Anda di halaman 1dari 88

SAERS

RIO GRANDE DO SUL |

ISSN 1983-0149

B O L E T I M P E D A G G I C O D E AVA L I A O D A E D U C A O

2008

MATEMTICA

o
ANO

ISSN 1983-0149

RIO GRANDE DO SUL AVALIAO DA EDUCAO SAERS 2008

BOLETIM PEDAGGICO DE MATEMTICA DO 1o ANO DO ENSINO MDIO

Ficha Catalogrfica

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educao. Boletim Pedaggico de Avaliao da Educao: SAERS 2008 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v.1 (jan/dez. 2008), Juiz de Fora, 2008 Anual Editor: Anderson Crdova Pena Contedo: v.1 1 ano do ensino mdio ISSN 1983-0149 1. Ensino mdio - Avaliao - Peridicos CDU 371.3+373.5:371.26(05)

Governo do Estado do Rio Grande do Sul


Yeda Rorato Crusius Governadora do Estado Mariza Abreu Secretria de Estado da Educao

Unio dos Dirigentes Municipais de Educao Seo Rio Grande do Sul - UNDIME/RS
Lige Brusius Secretria Munipal de Educao de Igrejinha Presidente da UNDIME/RS

Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul SINEPE/RS
Osvino Toillier Presidente do SINEPE/RS

Centro de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora Comisso Coordenadora do SAERS/08
Ivonilda Mello Hansen Diretora do Departamento de Planejamento Secretaria de Estado da Educao Maria Lcia Leito de Carvalho Diretora Adjunta do Departamento de Planejamento Secretaria de Estado da Educao Sonia Maria Nogueira Balzano Diretora do Departamento Pedaggico Secretaria de Estado da Educao Snia Elizabeth Bier Diretora Adjunta do Departamento Pedaggico Secretaria de Estado da Educao Maria da Graa Pinto Bulhes Assessora Tcnica do Gabinete da SE Secretaria de Estado da Educao Karin Fleck Hexsel Secretria de Educao de Nova Santa Rita Representante da UNDIME/RS Roberto Py Gomes da Silveira Diretor do Colgio Farroupilha Representante do SINEPE/RS Mnica Timm de Carvalho Diretora do Colgio Israelita Brasileiro Representante do SINEPE/RS Tiago Zilli - 2 Tenente Colgio Militar de Porto Alegre Coordenao Geral Lina Ktia Mesquita Oliveira Consultor Tcnico Manuel Fernando Palcios da Cunha e Melo Coordenao Estatstica Tufi Machado Soares Coordenao de Divulgao dos Resultados Anderson Crdova Pena Equipe de Banco de Itens Vernica Mendes Vieira (Coord.) Mayra da Silva Moreira Equipe de Anlise e Medidas Wellington Silva (Coord.) Ailton Fonseca Galvo Clayton Vale Rafael Oliveira Equipe Responsvel pela Elaborao do Boletim Lina Ktia Mesquita Oliveira (Org.) Manuel Fernando Palcios da Cunha e Melo (Org.) Anderson Crdova Pena Equipe de Lngua Portuguesa Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (Coord.) Josiane Toledo Ferreira Silva (Coord.) Ana Letcia Duin Tavares Maika Som Machado Edson Munck Equipe de Matemtica Lina Ktia Mesquita Oliveira (Coord.) Denise Mansoldo Salazar Maringela de Assumpo de Castro Tatiane Gonalves de Moraes Alexandre Rodrigues Soares Equipe de editorao Hamilton Ferreira (Coord.) Clarissa Aguiar Marcela Zaghetto Raul Furiatti Moreira Vinicius Peixoto

Comisso Tcnica do SAERS/08


Coordenao Estadual de aplicao das provas e questionrios Susana Silveira de Lima Carine Adriana Christ Pinos Maria Aparecida Ferrazzo Superviso da elaborao das provas e questionrios Alexandre Rodrigues Soares Jane Graeff de Oliveira Maria Ins Medeiros Maria Rejane Ferreira da Silva Raquel Adlia Zanotto Maffessoni Sandra Mariz Negrini Consultor em Avaliao Jos Francisco Soares - GAME/UFMG

Sumrio
7 8 9 10 13 19 27 75 85
Apresentao Linha de Chegada! Preparao para Viagem Travessia O Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul A Matriz de Referncia O Diagnstico A Mudana Linha de Partida: O Comeo

Apresentao
Prezado(a) Professor(a), O objetivo central da Secretaria de Estado da Educao garantir uma escola de qualidade para todas as crianas e jovens gachos. Para isso, preciso assegurar prdios em condies de funcionamento, equipamentos, professores capacitados, uma poltica de valorizao do magistrio que articule qualificao e desenvolvimento profissional com melhoria da qualidade do ensino e um sistema para avaliar constantemente a aprendizagem dos alunos. No que se refere avaliao, aplicamos, em 2008, pela terceira vez, testes cognitivos de Matemtica e de Lngua Portuguesa aos alunos da 2 srie/3 ano e 5 srie/6 ano do ensino fundamental e 1 ano do ensino mdio. com grande satisfao que entregamos a voc o resultado dessa avaliao por meio do Boletim Pedaggico do SAERS Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul. Por meio da anlise detalhada das informaes contidas neste boletim, voc poder entender melhor todas as etapas do processo de avaliao, identificando os nveis de aprendizagem alcanados pelos alunos e as competncias e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Nesse processo, sua ao fundamental. A partir dos resultados do SAERS no Estado e em suas diferentes regies, a Secretaria da Educao pode aprimorar suas polticas, buscando apoiar as escolas para a melhoria da qualidade do ensino e, assim, reverter a perda de posio do Rio Grande do Sul, frente aos demais estados da Regio Sul e, tambm, ao Pas, no que se refere educao bsica. Para isso, indispensvel a mobilizao da comunidade escolar pais ou responsveis, alunos, professores, funcionrios e equipe de direo da escola. Garantir uma BOA ESCOLA PARA TODOS uma tarefa de todos ns.

Mariza Abreu Secretria de Estado da Educao

Linha de Chegada!
Professor, Em 2008, a sua escola participou do Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul. Para voc se apropriar dos resultados dessa avaliao em larga escala, especfica do nosso Estado, ns, da Comisso Coordenadora do SAERS, em conjunto com o Centro de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora, o CAEd/UFJF, elaboramos este Boletim. Com o Boletim Pedaggico, pretendemos promover a discusso dos resultados, possibilitando a todos conhecer o desempenho da escola, identificando as habilidades fundamentais que foram, e as que ainda no foram, adequadamente desenvolvidas pelos alunos. Esse um passo importante para o reconhecimento de boas prticas pedaggicas e para a construo de novas aes capazes de elevar os nveis de aprendizagem dos alunos. O SAERS, ao eleger a escola como unidade bsica de anlise, permite diagnosticar o quanto o sistema escolar se aproxima ou se distancia de uma educao de qualidade. A partir desse diagnstico, possvel definir, alm de novas prticas pedaggicas, polticas pblicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e para a reduo das desigualdades educacionais. Neste boletim, convidamos voc, professor, para uma interessante caminhada que comea pela chegada dos resultados da avaliao de sua escola. Nossa caminhada est quase comeando...

Preparao para Viagem


Professor, como em toda viagem, antes de seguir a caminhada, preciso planejar e providenciar as condies para o bom desenvolvimento do passeio, durante o qual passaremos por quatro estaes e nove trilhas. Para que voc possa aproveitar melhor as paradas feitas em cada uma das estaes, importante providenciar:

Passaporte: O

Para completar nosso percurso, teremos que enfrentar vrios desafios. de grande importncia que voc vena esses desafios, pois isso lhe permitir extrair todas as informaes que o Boletim Pedaggico apresenta. Tais desafios so passaportes, que tm como objetivo proporcionar reflexo e aprendizado. Aconselhamos que voc avance de uma trilha para outra somente quando todos os conceitos tratados na anterior estiverem bem claros. Com o objetivo de dinamizar nossa caminhada, criamos uma rede interativa, um Portal, para troca de experincias, debates e muitas outras informaes, que se constitui num guia de viagem. em diversos Estados. O endereo www.caed.ufjf.br e tambm www.educacao.rs.gov.br. Nele, voc tambm encontrar a Matriz de Referncia para Avaliao, a Escala de Proficincia e os resultados de sua escola e de todas as outras que participaram da avaliao. Poder consultar vrios documentos e fazer muitas outras descobertas. Para organizar todas essas informaes, voc pode registrar o seu aprendizado em um Dirio de Bordo. de Bordo: interessante que voc tenha um caderno para anotar as suas dvidas, opinies e sugestes sobre este Boletim e o Portal. Com esse caderno, voc poder redefinir a trajetria, rever as direes; enfim, refletir sobre seu percurso. Isso ajudar voc a aproveitar melhor a viagem, repensando constantemente o caminho percorrido e o que voc ainda percorrer. Essas anotaes so muito importantes e, portanto, devem ser compartilhadas com todos os colegas de viagem. e troque informaes sobre o Boletim com a direo e a equipe pedaggica, com a sua Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) ou Secretaria Municipal de Educao.

Guia de Viagem: O Portal da Avaliao um site com informaes sobre avaliaes externas realizadas O

Dirio O

viajantes: Voc no deve viajar sozinho. Forme um grupo de colegas em sua escola, converse Os

Travessia
Roteiro da viagem
Professor, como em toda viagem, antes de seguir a caminhada, preciso estruturar bem o roteiro a seguir. ele que garante a permanncia no percurso traado, evita desvios e perda de tempo. Em nosso roteiro, esto previstas quatro estaes nas quais temos muito a conhecer! Leia atentamente o Roteiro, siga as instrues e aproveite ao mximo, para que juntos possamos fazer uma excelente viagem. J est quase na hora da partida! Vejamos em quais estaes voc dever passar.

Estao: O SISTEMA DE AVALIAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL


Objetivo a alcanar: Conhecer a histria do
Sistema de Avaliao da Educao do Rio Grande do Sul e a sua importncia para a melhoria da qualidade da educao em nosso Estado.

Trilhas a percorrer: Histria e os Objetivos A


Grande do Sul SAERS.

do Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Estado do Rio

Passaporte: Consultar o

Portal da Avaliao nos sites www.caed.ufjf.br ou www.educacao.rs.gov.br e identificar os marcos legais que instituem o sistema nacional de avaliao do rendimento escolar. Registrar em seu dirio de bordo.

Contextualizar o SAERS em relao s avaliaes da educao realizadas no pas, apontando


suas semelhanas e diferenas. Para isso, consulte o Portal e registre no seu dirio de bordo.

Debater com os colegas: Para que avaliar em larga escala?

Estao: A MATRIZ DE REFERNCIA


Objetivos a alcanar: Compreender a Matriz de Referncia para Avaliao e suas relaes com a Matriz Curricular de
Ensino.

Entender a composio dos testes de proficincia e como eles so analisados. Trilhas a percorrer: Matriz de Referncia para Avaliao em Matemtica do 1 ano do Ensino Mdio. A Composio dos Testes de Proficincia. A Metodologia de Anlise dos Testes. A Passaporte: Estabelecer

as relaes entre o que proposto na Matriz de Referncia para Avaliao e os Parmetros e Diretrizes Curriculares.

Estabelecer a relao entre Matriz Curricular e Matriz de Referncia para Avaliao. Debater sobre a importncia do desenvolvimento de competncias e habilidades na escola e
sobre o trabalho realizado com esse objetivo na sua escola.

Consultar o Guia de Elaborao de Itens para conhecer a metodologia de elaborao de itens.

Estao: O DIAGNSTICO
Objetivo a alcanar: Conhecer quais competncias e habilidades em Matemtica foram consolidadas pelos alunos de
sua escola e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

Trilhas a percorrer: Anlise dos Resultados da Escola. Escala Nacional de Proficincia em Matemtica. A Passaporte: Consultar a Escala no Portal da Avaliao. Compor o Quadro do Diagnstico Pedaggico da Escola.

Estao: A MUDANA
Objetivo a alcanar: Utilizar os resultados do SAERS para elevar os nveis de aprendizagem dos alunos. Trilhas a percorrer: Sugestes de Atividades Pedaggicas. Escola: Compromisso de Todos. Boa Passaporte: Aplicar em sala algumas das atividades sugeridas. Entrar em contato com outros professores para o debate dos resultados do SAERS. Divulgar os resultados do SAERS para a comunidade escolar.

Finalizaremos nossa jornada no ponto de partida. Parece estranho terminar assim, mas voc entender o porqu. Agora sua vez: consulte o Portal, leia este Boletim, leia de novo e releia quantas vezes achar necessrio e o mais importante pergunte! As dvidas e questionamentos que voc anota no Dirio de Bordo no devem ficar no papel. Troque informaes, busque outras opinies, converse, interaja com mais viajantes, use os canais de comunicao feitos para voc! Tenha uma boa viagem!!

O Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul

Nesta Estao, voc ter uma nica trilha a percorrer: 9 1 Trilha: A Histria e os Objetivos do SAERS.

Bem-vindo primeira Estao!

A qualidade da educao consiste na manuteno de um sistema de ensino eficiente no qual os alunos apresentem elevao dos nveis de aprendizagem, indicada por melhor desempenho aliado melhoria do fluxo escolar. Esse o maior desafio enfrentado pelos sistemas educacionais!
Os resultados das avaliaes em larga escala permitem conhecer o funcionamento do sistema pblico de educao. Esse o primeiro passo para a implementao de aes polticas e pedaggicas voltadas para a melhoria da educao, porque esses resultados indicam as dificuldades de cada escola e de cada regio do sistema em geral. O objetivo da Secretaria de Estado da Educao do Rio Grande do Sul, ao instituir o SAERS, desenvolver um sistema de avaliao cujos resultados apresentem informaes importantes para o planejamento de aes em todos os nveis do sistema de ensino. Nesta Estao, voc ter uma nica trilha a percorrer.

Trilha 1

A Histria e os Objetivos do SAERS

Professor, o Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul SAERS uma iniciativa da Secretaria da Educao, em parceria com a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime/RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). O sistema, institudo por meio do decreto estadual n 45.300, de 30 de outubro de 2007, visa a avaliar, de forma objetiva e sistemtica, a qualidade da educao bsica oferecida nas escolas gachas, para formular, com base nos seus resultados, polticas pblicas, estratgias e aes, com vista ao estabelecimento de padres de qualidade para a educao no Estado. O SAERS tem como finalidade fornecer subsdios para a implementao de aes de formao continuada de professores, divulgao das boas prticas de escolas com melhores resultados e identificao das escolas com resultados insuficientes, para receber apoio e realizar o replanejamento de sua gesto e ao pedaggica. O SAERS, alm de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a reduo das desigualdades educacionais, visa ao desenvolvimento de uma cultura de avaliao que envolva toda a comunidade escolar. A realizao de avaliaes sistemticas do sistema de ensino do Estado do Rio Grande do Sul est garantida pela lei 10.576/95, que versa sobre a Gesto Democrtica do Ensino Pblico. A lei determina que seja feita uma avaliao de todos os estabelecimentos da rede pblica, coordenada e executada pela Secretaria da Educao do Estado. A meta analisar o desempenho de todo o sistema educacional, gerando informaes que subsidiem decises sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Participam do SAERS as escolas da rede pblica estadual, urbanas e rurais, independente do nmero de alunos, alm de escolas municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. So diagnosticadas, mediante a aplicao de testes, as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos alunos da 2 srie/3 ano e 5 srie/6 ano do ensino fundamental e do 1 ano do ensino mdio, nas reas de Lngua Portuguesa e de Matemtica, entendidos como momentos decisivos no percurso escolar dos alunos, de forma a permitir a interveno pedaggica para a correo

15

ESTAO - O SISTEMA DE AVALIAO DO RIO GRANDE DO SUL

dos problemas de aprendizagem detectados pelo processo de avaliao. No mesmo perodo, so aplicados questionrios a alunos, professores e diretores ou supervisores das unidades escolares com o objetivo de identificar fatores externos e internos s escolas que influenciam nos resultados de aprendizagem dos alunos. Em 1996, foram avaliados os alunos da 2, 5 e 7 sries do ensino fundamental e 2 srie do ensino mdio. Tanto em 1997 como em 1998, em parceria com a FAMURS*, aplicaram-se testes de Lngua Portuguesa, Redao e Matemtica para os alunos de 4 e 8 sries do ensino fundamental e 3 srie do ensino mdio. No perodo entre 1999 e 2004, o Estado deixou de realizar avaliaes. Em 2005, o SAERS foi realizado pela primeira vez, aplicando testes a 4.531 alunos das 223 escolas da rede estadual da 25 e da 32 Coordenadoria Regional da Educao, e a 41.894 alunos de 1.243 escolas de 77 redes municipais de ensino que aderiram ao processo de avaliao. Os testes de Lngua Portuguesa e Matemtica foram aplicados a alunos da 2 srie/3 ano e 5 srie/6 ano do ensino fundamental e 1 ano do ensino mdio. Em 2007, o SAERS aplicou testes de Lngua Portuguesa e de Matemtica a alunos da 2 srie/3 ano e 5 srie/6 ano do ensino fundamental e 1 ano do ensino mdio de todas as escolas da rede estadual, de escolas municipais de 56 municpios, de 18 escolas da rede particular, e uma federal, num total de 288.734 alunos avaliados. Alm disso, alunos, professores e diretores preencheram questionrios que coletaram dados contextuais e informaes sobre as condies de infraestrutura de cada escola. Dessa forma, o SAERS/2007 constituiu, por um lado, continuidade do processo retomado em 2005 e, por outro lado, ponto de partida para a reconstruo da avaliao externa de carter censitrio, no apenas por amostra. Para a Secretaria de Estado da Educao, alm de acompanhar os resultados obtidos nas escolas estaduais avaliadas em 2005, tratava-se, em 2007, de implementar processo avaliativo do desempenho acadmico dos alunos no primeiro ano de gesto, com carter universal, de forma a possibilitar a reorientao das polticas pblicas de educao nos quatro anos subsequentes correspondentes execuo do Plano Plurianual elaborado em 2007. Para os Municpios que participaram do SAERS/2005, com a implementao de processo avaliativo do desempenho acadmico dos alunos no primeiro ano de gesto, tratava-se, em 2007, de verificar se as polticas adotadas reverteram-se em melhoria dos nveis de aprendizagem dos alunos. No SAERS/2008, foram avaliados 243.584 alunos das 2.690 escolas da rede estadual e alunos das escolas municipais de 5 Municpios que aderiram ao processo de avaliao, alm de 15 escolas privadas e uma federal que tambm aderiram. Escolas 2.706 Alunos 243.584

Os resultados do SAERS devero permitir que as secretarias de educao e as escolas reorientem suas reas de atuao e aes prioritrias, especialmente quanto formao continuada de seus professores e, no caso das secretarias, ao exerccio da funo redistributiva em relao a suas escolas quanto alocao de recursos humanos e/ou materiais, sempre na perspectiva da equidade e melhoria da qualidade do ensino.
SAERS 2008

Voc tem sido parte importante dessa histria, uma vez que sua apropriao dos resultados das avaliaes condio para que esse processo se traduza em melhoria na qualidade da educao ofertada a nossos alunos.

16

* Federao das Associaes dos Muncipios do Rio Grande do Sul.

Passaporte:
1. Consulte o Portal da Avaliao no site www.caed.ufjf.br e/ou tambm www.educacao.rs.gov.br e identifique os marcos legais que instituem o sistema nacional de avaliao do rendimento escolar. Registre em seu dirio de bordo. 2. Contextualize o SAERS em relao s avaliaes da educao realizadas no pas, apontando suas semelhanas e diferenas. Para isso, consulte o Portal e registre no seu dirio de bordo. 3. Debata com os colegas: Para que avaliar em larga escala?

E por falar em avaliao, voc sabe o que deu origem aos testes de proficincia que seus alunos fizeram? Falaremos disso na prxima Estao. At l!

17

ESTAO - O SISTEMA DE AVALIAO DO RIO GRANDE DO SUL

A Matriz de Referncia

Para continuar sua caminhada, voc ter que passar pelas trilhas desta Estao: 9 2 Trilha: A Matriz de Referncia para Avaliao em
Matemtica do 1 ano do Ensino Mdio.

9 3 Trilha: A Composio dos Testes de Proficincia. 9 4 Trilha: A Metodologia de Anlise dos Testes. Bem-vindo Estao: A Matriz de Referncia!

19

ESTAO - A MATRIZ DE REFERNCIA

20

SAERS 2008

Professor, em sua experincia docente, voc j deve ter percebido que as crianas tm contato com os nmeros mesmo antes de frequentar a escola. Elas veem placas, folhetos de supermercados, teclados de computadores e celulares, controles de eletrodomsticos, dentre outros objetos. Tambm observam, em situaes do dia a dia, as pessoas somando, dividindo, multiplicando... Em seus jogos, brincadeiras e na interao com o outro, ao longo do seu desenvolvimento, as crianas vivenciam momentos fundamentais para criao de esquemas cognitivos ligados ao pensamento matemtico, essenciais aprendizagem desse componente curricular. E qual o seu papel e o da escola nessa histria?
escola cabe a tarefa de sistematizar e organizar o conhecimento da Matemtica por meio de uma proposta pedaggica que proporcione aos educandos o domnio do cdigo matemtico e sua utilizao em situaes da vida nas quais ele se fizer necessrio. O aprendizado da Matemtica envolve o desenvolvimento de diversas habilidades, como, por exemplo, calcular o resultado de uma multiplicao, resolver problemas com nmeros naturais, ler e selecionar informaes em tabelas, dentre outras. Essas habilidades vo tornando-se cada vez mais complexas, medida que o educando avana em sua escolarizao. Assim, a cada etapa da escolarizao correspondem nveis de consolidao dessas habilidades cuja finalidade garantir no s a continuidade dos estudos, mas o sucesso escolar do aluno e sua efetiva insero na sociedade. Ao implementar suas aes pedaggicas, voc, professor, d vida aos elementos curriculares da educao matemtica, o que possibilita o desenvolvimento de competncias e habilidades dos alunos. Essa a chave do processo de ensino e de aprendizagem e, por conseguinte, o seu papel nessa histria. Para que suas aes, efetivamente, contribuam para o avano da aprendizagem dos alunos, fundamental que voc possa identificar quais habilidades j foram consolidadas, quais esto em desenvolvimento e, principalmente, quais ainda no foram consolidadas por seus alunos. Para isso, voc sabe, preciso avaliar. Em seu trabalho, voc realiza avaliaes em sala de aula as quais permitem acompanhar a aprendizagem dos alunos. Esse tipo de avaliao chamado de avaliao interna. Mas existem tambm outros tipos de avaliao, complementares interna, que permitem o diagnstico do desempenho do aluno naquelas habilidades consideradas bsicas para seu perodo de escolaridade. A avaliao externa, ou avaliao em larga escala, permite esse tipo de anlise. disso que iremos tratar agora.
ESTAO - A MATRIZ DE REFERNCIA

Nesta Estao, voc conhecer o que foi avaliado nos testes do SAERS do 1 ano do EM de Matemtica e a composio dos testes e sua metodologia de anlise.

21

Trilha 2

A Matriz de Referncia para Avaliao em Matemtica do 1o do Ensino Mdio

Ao passar por esta trilha, voc ver: diferena entre Matriz Curricular de Ensino e Matriz de Referncia para Avaliao. A Matriz de Referncia para Avaliao em Matemtica do 1 ano EM. A
Para a efetivao de uma avaliao em larga escala, necessria a construo de um elemento que d transparncia e legitimidade ao processo avaliativo, informando com clareza o que foi avaliado. Esse elemento o que chamamos de Matriz de Referncia para Avaliao. Uma Matriz de Referncia para a avaliao em larga escala no pode ser confundida com a Matriz Curricular, pois apenas uma amostra representativa da Matriz Curricular do Sistema de Ensino. A Matriz Curricular de Ensino ampla e espelha as diretrizes e os parmetros de ensino cujo desenvolvimento deve ser obrigatrio para todos os alunos. Imagine a Matriz de Referncia para avaliao em larga escala como uma bssola indicativa do que ser avaliado, informando o que se espera dos alunos naquele perodo da escolaridade. Essa a diferena bsica entre uma Matriz de Referncia para Avaliao e a Matriz Curricular. Em outras palavras, a Matriz de Referncia para Avaliao, utilizada para elaborar os testes de larga escala, surge da Matriz Curricular de Ensino e contempla apenas aquelas habilidades consideradas fundamentais e possveis de serem avaliadas em testes de mltipla escolha.

Quais so os elementos que compem a Matriz de Referncia para Avaliao?


Ela composta por um conjunto de descritores. Os descritores, como o prprio nome indica, descrevem uma habilidade. Eles associam o contedo programtico e o nvel de operao mental desenvolvido pelos alunos. Os descritores so utilizados como base para a construo dos itens de testes das disciplinas e, a partir das respostas dadas a eles, verificam-se quais habilidades os alunos, efetivamente, desenvolveram. Agora, vamos conhecer a Matriz de Referncia para Avaliao em Matemtica do SAERS 2008, 1 ano do EM.

22

SAERS 2008

Matriz de Referncia para Avaliao em Matemtica SAERS 1 ano do Ensino Mdio


I. Espao e Forma D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 D10 D11 D12 D13 D14 D15 D16 D17 D18 D19 D20 D21 D22 D23 D24 D25 D26 D27 D28 D29 D38 D30 D31 D32 D33 D34 D35 D36 D37 Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas. Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificaes. Identificar propriedades de tringulos pela comparao de medidas de lados e ngulos. Identificar relao entre quadrilteros por meio de suas propriedades. Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos lados, do permetro, da rea em ampliao e/ou reduo de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. Reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros, identificando ngulos retos e no-retos. Reconhecer que as imagens de uma figura construda por uma transformao homottica so semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou no se alteram. Resolver problema utilizando propriedades dos polgonos (soma de seus ngulos internos, nmero de diagonais, clculo da medida de cada ngulo interno nos polgonos regulares). Interpretar informaes apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. Utilizar relaes mtricas do tringulo retngulo para resolver problemas significativos. Reconhecer crculo/circunferncia, seus elementos e algumas de suas relaes. Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas. Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas. Resolver problema envolvendo noes de volume. Resolver problema utilizando relaes entre diferentes unidades de medida. Identificar a localizao de nmeros inteiros na reta numrica. Identificar a localizao de nmeros racionais na reta numrica. Efetuar clculos com nmeros inteiros, envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados das operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Resolver problema com nmeros inteiros, envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Reconhecer as diferentes representaes de um nmero racional. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados. Identificar fraes equivalentes. Reconhecer as representaes decimais dos nmeros racionais como uma extenso do sistema de numerao decimal, identificando a existncia de ordens, como dcimos, centsimos e milsimos. Efetuar clculos que envolvam operaes com nmeros racionais (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Resolver problema com nmeros racionais envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao). Efetuar clculos simples com valores aproximados de radicais. Resolver problema que envolva porcentagem. Resolver problema que envolva variao proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. Resolver problema envolvendo sequncias numricas a partir de padres de regularidade. Resolver problema que envolva equao do 2 grau. Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade observada em sequncias de nmeros ou figuras (padres). Identificar uma equao ou inequao do 1 grau que expressa um problema. Identificar um sistema de equaes do 1 grau que expressa um problema. Identificar a relao entre as representaes algbrica e geomtrica de um sistema de equaes do 1 grau. Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos. Associar informaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos grficos que as representam, e vice-versa.
ESTAO - A MATRIZ DE REFERNCIA

II. Grandezas e Medidas

III. Nmeros e Operaes/lgebra e Funes

Calcular o valor numrico de uma expresso algbrica.

IV. Tratamento da Informao

23

Passaporte:
1. Professor, para avanar em seu trajeto de compreenso de uma Matriz de Referncia para Avaliao, fundamental que voc estabelea as relaes entre o que proposto na Matriz de Referncia para Avaliao e os Parmetros e Diretrizes Curriculares. 2. hora de utilizar novamente seu Dirio de Bordo! Escreva o que um descritor e qual a relao entre Matriz Curricular de Ensino e Matriz de Referncia. A resposta a essa atividade essencial para voc prosseguir em sua caminhada. 3. Debata com seus colegas: Como desenvolvemos competncias, habilidades e contedos na nossa escola?

Professor, no quadro a seguir, voc pode ver como os descritores da Matriz de Referncia se articulam com os domnios e competncias da Escala de Proficincia.
DOMNIO COMPETNCIAS
Localizar objetos em representaes do espao ESPAO E FORMA Identificar figuras geomtricas e suas propriedades Reconhecer transformaes no plano Aplicar relaes e propriedades Utilizar sistemas de medidas GRANDEZAS E MEDIDAS Medir Grandezas Estimar e comparar grandezas Conhecer e utilizar nmeros NMEROS, OPERAES E LGEBRA

DESCRITORES
D1 D2, D3, D4 D5,D6 * D7 D11, D12 D8,D9,D10 D13, D14, D15, D16, D21, D22, D24 D17, D18, D19, D20, D25, D26 D23 D27,D28 *

Realizar e aplicar operaes Utilizar procedimentos algbricos

TRATAMENTO DA INFORMAO

Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade

* Essas habilidades sero avaliadas nos anos posteriores.

24

SAERS 2008

A Escala de Proficincia e o detalhamento dos domnios voc ver mais adiante.

Trilha 3

A Composio dos Testes de Proficincia

A caminhada por esta trilha lhe permitir: Entender como so montados os testes de proficincia que foram aplicados a seus alunos.
Montamos os testes seguindo o modelo denominado Blocos Incompletos Balanceados BIB, no qual os itens so organizados em blocos, com itens de diferentes graus de dificuldade, os quais compem cadernos diferentes, de forma a contemplar todas as habilidades essenciais para cada perodo de escolaridade avaliado.

srie/3 ano do ensino fundamental: 2


49 itens de Lngua Portuguesa em 7 blocos com 7 itens. 49 itens de Matemtica em 7 blocos com 7 itens. Cada teste com 2 blocos de Lngua Portuguesa e 2 de Matemtica, com 28 itens no total. Ditado de um texto simples.

srie/6 ano do ensino fundamental: 5


77 itens de Lngua Portuguesa em 7 blocos com 11 itens. 77 itens de Matemtica em 7 blocos com 11 itens. Cada teste com 2 blocos de Lngua Portuguesa e 2 de Matemtica, com 44 itens no total.

ano do ensino mdio: 1


91 itens de Lngua Portuguesa em 7 blocos com 13 itens. 91 itens de Matemtica em 7 blocos com 13 itens. Cada teste com 2 blocos de Lngua Portuguesa e 2 de Matemtica, com 52 itens no total. Dessa forma, possvel comparar as respostas aos itens do SAERS e identificar se houve avano do desempenho dos alunos nos diferentes anos de escolaridade, analisar se esse desenvolvimento o desejvel, bem como verificar se o desempenho da escola melhorou, o que indica melhoria de aprendizagem e avano na qualidade do ensino.

Passaporte:
1. Voc pode saber mais sobre a elaborao de itens buscando no Portal da Avaliao o Documento Guia de Elaborao de Itens de Matemtica. Registre os resultados de seus estudos em seu Dirio de Bordo e depois discuta com outros professores.

25

ESTAO - A MATRIZ DE REFERNCIA

Trilha 4

A Metodologia de Anlise dos Testes

Esta trilha apresentar a voc: introduo metodologia de anlise dos testes de proficincia. Uma

Os resultados da aplicao dos testes constituem um conjunto de informaes importantes organizadas em uma base de dados, identificados por Coordenaria Regional de Ensino (CRE), municpio, escola, srie, turno, turma e por aluno. Aps a montagem da base de dados, feito o tratamento estatstico das respostas dos itens, utilizando-se os procedimentos da Teoria da Resposta ao Item TRI. Essa uma modelagem que possibilita gerar para cada aluno uma medida de sua habilidade, denominada proficincia. Um dos resultados mais importantes da TRI a construo e interpretao de escala de habilidades em nveis pr-fixados. Apresentaremos, na prxima Estao, a Escala de Proficincia e os resultados de sua escola. Se, at aqui, algum conceito no ficou claro para voc, retome sua leitura. Aprofunde seu entendimento. Troque informaes com seus colegas e, s assim, voc estar melhor equipado para nossa viagem.

26

SAERS 2008

O Diagnstico

Nesta parte da sua caminhada, voc ter que passar pelas seguintes trilhas: 9 5 Trilha: Anlise dos Resultados da Escola. 96 Trilha: A Escala Nacional de Proficincia em Matemtica. 9 7 Trilha: Os Perfis de Desempenho em Matemtica. Bem-vindo Estao: O Diagnstico!

Bem-vindo aos resultados de desempenho em Matemtica de sua escola no SAERS!


Professor, como voc pode ver, todo processo avaliativo, seja aquele realizado em sala de aula ou o externo, parte da premissa de que a avaliao deve produzir seus resultados com um propsito especfico: servir de subsdios para a construo de um diagnstico. No caso da sala de aula, voc, professor, pode utilizar diversos instrumentos para avaliao da aprendizagem de seus alunos. Esses instrumentos podem ser provas discursivas, provas fechadas, portflios, apresentao de trabalhos e muitos outros. As informaes provenientes desses instrumentos, como voc bem sabe, possibilitam tomadas de atitude em relao aprendizagem de seus alunos. Voc pode avanar nos assuntos, voltar em alguns pontos do contedo que julgar pertinentes ou dar ateno especial a alguns alunos que voc identificar com dificuldades. Uma das formas de expressar esse rendimento o boletim com o resultado das avaliaes peridicas em cada componente curricular. Na avaliao em larga escala, o diagnstico da escola, obtido pelo resultado do desempenho do conjunto de alunos. Por isso, foi preciso criar um esquema capaz de posicionar a escola em relao s habilidades e competncias avaliadas. Esse esquema a Escala de Proficincia. Nesta Estao, voc ter acesso aos resultados de sua escola em Matemtica e aprender como a Escala de Proficincia pode ser til para a melhoria da aprendizagem de seus alunos.

29

ESTAO - O DIAGNSTICO

Trilha 5

Anlise dos Resultados da Escola

Parabns por ter chegado at aqui! Esta uma trilha bem especial, no tenha pressa em percorr-la.

Aqui, voc encontrar: resultados de proficincia em Matemtica de sua escola. Os

Para voc aproveitar da melhor forma possvel esta trilha, os resultados de sua escola so apresentados de trs diferentes formas nas prximas pginas.

Quadro das Mdias Comparadas de Proficincia: apresentada a mdia de proficincia de

sua escola. Esse quadro tambm permite que voc compare as mdias e avalie a participao da sua escola na realizao do teste. Com essa informao, voc poder saber o nmero estimado de alunos para a realizao do teste e quantos, efetivamente, participaram da avaliao, bem como poder comparar a mdia de sua escola e a mdia do Municpio, da CRE, do Estado e do Pas. Como os resultados so construdos tendo por base a mesma escala do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB)*, voc tambm pode comparar a proficincia da sua escola com as mdias do Brasil e do Estado no SAEB. Esse quadro bem interessante para voc localizar sua escola em relao a todas essas instncias. A apresentao do Quadro das Mdias Comparadas de Proficincia possibilita identificar a evoluo do desenvolvimento de habilidades e competncias de seus alunos. de sua escola e da rede estadual ao longo das ltimas avaliaes do SAERS.

Grfico da Evoluo das Mdias: permite que voc avalie a evoluo das mdias de Proficincia

Esses dados so muito relevantes, mas apenas com a anlise das mdias no possvel determinar o real panorama de desempenho dos alunos da escola. Assim, nos dois grficos seguintes, Percentual de Alunos por Nvel de Proficincia, voc encontrar a distribuio dos alunos ao longo das faixas de proficincia no Estado e na sua escola. Esses grficos permitiro a voc identificar a quantidade de alunos que esto nos nveis de Desempenho Abaixo do Bsico, Bsico, Proficiente e Avanado. Essa informao ser importantssima para quando voc estudar os Perfis de Desempenho. Ento...vamos nessa que ainda tem muito cho pra andar!

SAERS 2008

30

* O SAERS avalia a 1 srie do EM utilizando as matrizes de referncia da 8 srie do SAEB. Isso permite a comparabilidade entre os dois programas de avaliao.

Resultados da sua escola no SAERS 2008


Quadro das Mdias Comparadas

Compare a mdia de sua escola com as outras mdias. Como voc interpreta a posio de sua escola? Quais os fatores que podem ter contribudo para esse resultado? E a participao de sua escola? Caso voc considere essa posio pouco satisfatria, como modificar essa situao para as prximas avaliaes? Registre suas respostas no Dirio de Bordo.

Grfico da Evoluo das Mdias

Voc viu, nesse grfico, uma comparao entre a evoluo das mdias de proficincia de sua escola e da rede estadual. Sua escola tem melhorado ao longo do SAERS? A que voc atribui essa evoluo?

31

ESTAO - O DIAGNSTICO

Grficos do Percentual de Alunos por Nvel de Proficincia No Estado:

Em sua escola:

SAERS 2008

Agora que voc j conhece o percentual de alunos em cada nvel de proficincia e a evoluo da proficincia de sua escola, preciso identificar quem so esses alunos. Para isso, temos que conhecer as caractersticas que determinam os nveis de proficincia. Prepare-se, vamos entrar em mais uma trilha!

32

Trilha 6

A Escala Nacional de Proficincia em Matemtica

Desenvolvimento do estudante ao longo da Educao Bsica


A caminhada por esta trilha possibilitar a voc: estudo da Escala de Proficincia em Matemtica. O
Professor, a Escala de Proficincia uma espcie de rgua construda com critrios prprios que serve para apresentar os resultados da avaliao. Em sua viagem pelos caminhos da avaliao, a Escala de Proficincia um mapa para orient-lo com relao s competncias que seus alunos desenvolveram. Na avaliao realizada em sala de aula, voc usa, muitas vezes, uma escala com um intervalo de 0 a 10, que estabelece a nota do aluno em uma prova. Trabalhar com uma medida que expressa a quantidade de questes acertadas pode funcionar para avaliar os alunos em sala de aula. Para obter essa nota, como j falamos, voc pode utilizar vrios instrumentos. Entretanto, quando um sistema inteiro est sendo avaliado, necessrio ter uma medida especfica para isso. Essa medida o que chamamos de Escala de Proficincia, que descreve, em cada nvel, as competncias e as habilidades que os estudantes da escola desenvolveram. No SAERS, h uma escala descrita para as habilidades em Lngua Portuguesa e Matemtica. Para cada uma das disciplinas, a escala nica e cumulativa para todas as sries avaliadas. Assim, quanto mais o estudante caminha ao longo da escala, mais habilidades ter desenvolvido. Portanto, esperado que alunos da 2 srie/3 ano alcancem mdias numricas menores que os de 5 srie/6 ano, e esses alcancem mdias menores que as alcanadas pelos alunos de 1 ano do ensino mdio. A Escala de Proficincia em Matemtica do SAEB, utilizada no SAERS, varia de 0 a 500 pontos, de modo a conter, em uma mesma rgua, a distribuio dos resultados do desempenho dos alunos no perodo de escolaridade avaliado. A mdia de proficincia obtida por sua escola deve ser alocada, na rgua da Escala de Proficincia, no ponto correspondente. Isso permitir que voc realize um diagnstico pedaggico bastante til. Vamos conhecer juntos a interpretao pedaggica da Escala Nacional de Proficincia em Matemtica.
ESTAO - O DIAGNSTICO

33

34
MATEMTICA
0 25 50 100 150 200 250 275 300 75 125 175 225 325 350 375
Escola

SAERS 2008

Educao Bsica
400 425 450 475

Escala de Proficincia: viagem pelo desenvolvimento da Matemtica.

INTERVALOS

500

DOMNIOS

COMPETNCIAS

Localizar objetos em representaes do espao

Espao e Forma

Identificar figuras geomtricas e suas propriedades

Reconhecer transformaes no plano

Aplicar relaes e propriedades

Utilizar sistemas de medidas

Grandezas e Medidas

Medir grandezas

Estimar e comparar grandezas

Conhecer e utilizar nmeros

Nmeros, Operaes e lgebra

Realizar e aplicar operaes

Utilizar procedimentos algbricos

Tratamento da em tabelas e grficos Informao

Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas

Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade

Legenda:

A gradao de cores indica a complexidade da competncia desenvolvida

Passaporte:
Consulte no Portal da Avaliao a Escala de Proficincia. A forma como a escala est apresentada no Portal permite uma interao muito maior com o texto. Voc far grandes descobertas. Esperamos que goste!

Como voc viu, a Escala de Proficincia em Matemtica composta por quatro domnios: Espao e Forma; Grandezas e Medidas; Nmeros, Operaes e lgebra; e Tratamento da Informao. Cada um dos domnios se divide em competncias que, por sua vez, renem um conjunto de habilidades que so apresentadas por meio dos descritores da Matriz de Referncia. As cores, que vo do amarelo ao vermelho, representam a gradao das habilidades desenvolvidas, pertinentes a cada competncia apresentada na escala. Vejamos, ento, as competncias e as habilidades presentes nos domnios da Escala Nacional de Proficincia em Matemtica.

Vamos continuar caminhando!

35

ESTAO - O DIAGNSTICO

Detalhamento dos domnios e competncias da escala


DOMNIO: ESPAO E FORMA Professor, na Matemtica, o estudo do Espao e Forma de fundamental importncia, para que o aluno desenvolva vrias habilidades, como percepo, representao, abstrao, levantamento e validao de hipteses, orientao espacial, alm de propiciar o desenvolvimento da criatividade. Vivemos num mundo em que, constantemente, necessitamos movimentar-nos, localizar objetos, localizar ruas e cidades em mapas, identificar figuras geomtricas e suas propriedades para solucionar problemas. O estudo deste domnio pode auxiliar a desenvolver todas essas habilidades, podendo tambm ajudar-nos a apreciar, com outro olhar, as formas geomtricas presentes na natureza, nas construes e nas diferentes manifestaes artsticas. Neste domnio, encontram-se duas competncias: a localizao de objetos em representaes do espao e a identificao de figuras geomtricas e suas propriedades. Essas competncias so trabalhadas desde a Educao Infantil at o Ensino mdio, permitindo que, a cada ano de escolaridade, os alunos aprofundem e aperfeioem o seu conhecimento neste domnio, desenvolvendo, assim, o pensamento geomtrico necessrio para solucionar problemas. No 1 ano do ensino mdio, este domnio engloba quatro competncias, as quais sero detalhadas a seguir.

COMPETNCIA: Localizar objetos em representaes do espao


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Localizar objetos em representaes do espao

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Um dos objetivos do ensino de Espao e Forma em Matemtica propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia de localizar objetos em representaes planas do espao. Essa competncia desenvolvida desde os anos iniciais do ensino fundamental por meio de tarefas que exigem dos alunos, por exemplo, desenhar, no papel, o trajeto casa-escola, identificando pontos de referncias. Para o desenvolvimento dessa competncia nos anos iniciais do ensino fundamental, so utilizados vrios recursos, como a localizao de ruas, pontos tursticos, casas, dentre outros, em mapas e croquis. Alm disso, o uso do papel quadriculado pode auxiliar o aluno a localizar objetos, utilizando as unidades de medidas(cm, mm), em conexo com o domnio Grandezas e Medidas. Nos anos finais do ensino fundamental, o papel quadriculado um importante recurso, para que os alunos localizem pontos utilizando coordenadas. Os alunos cuja proficincia se encontra no intervalo de 200 a 250 pontos na escala, marcado pelo amarelo-claro, esto no incio do desenvolvimento dessa competncia e mostram-se capazes de realizar atividades que envolvam referenciais diferentes da prpria posio, como, por exemplo, localizar qual o objeto est situado entre outros dois. Tambm localizam e identificam a movimentao de objetos e pessoas em mapas e croquis.

O amarelo-escuro, 250 a 300 pontos na escala, indica um novo grau de complexidade dessa competncia. Nesse intervalo, os alunos mostram-se capazes de associar uma trajetria representada em um mapa sua descrio textual. Por exemplo: dada uma trajetria entre duas localidades, no mapa,o aluno verifica qual a descrio textual que representa esse deslocamento, e vice-versa.
SAERS 2008

Veja um exemplo de item que avalia habilidade de deslocamento.

36

EXEMPLO
(M090288A8) A figura abaixo representa o mapa de um bairro, em que cada quadrado representa um quarteiro, cuja distncia entre duas esquinas de 100m.

Uma pessoa saiu da esquina indicada pelo ponto P e percorreu o seguinte percurso: A) Q. B) R. C) S. D) T. caminhou 300 metros na direo Sul; depois caminhou 200 metros na direo Leste; e, finalmente, caminhou mais 100 metros na direo Sul.

Ao final desse percurso, essa pessoa chegou na esquina indicada pela letra

Percebe-se que, at o momento, as habilidades requeridas para localizar objetos utilizam como representaes pontos de referncias contidas em mapas, croquis e papel quadriculado. Outra forma de localizar pontos diz respeito ao uso do plano cartesiano composto de dois eixos perpendiculares. No intervalo de 300 a 375 pontos, os alunos j conseguem realizar atividade de localizao, utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. Por exemplo: dado um objeto no plano cartesiano, o aluno identifica o seu par ordenado, e vice-versa. Na Escala de Proficincia, a maior complexidade dessa competncia est indicada pelo laranja-claro. COMPETNCIA: Identificar figuras geomtricas e suas propriedades
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Identificar figuras geomtricas e suas propriedades

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

No intervalo de 200 a 250, representado pelo amarelo-claro, os alunos comeam a desenvolver a habilidade de identificar quadrilteros e tringulos, utilizando como atributo o nmero de lados. Assim, dado um conjunto de figuras, os alunos, pela contagem do nmero de lados, identificam aqueles que so tringulos e os que so quadrilteros. Em relao aos slidos, os alunos identificam suas propriedades comuns e suas diferenas, utilizando um dos atributos; nesse caso, o nmero de faces.

37

ESTAO - O DIAGNSTICO

Nessa competncia, a denominao de figuras geomtricas ser utilizada de forma geral para se referir tanto s figuras bidimensioniais como s tridimensionais. Em todos os lugares, ns nos deparamos com diferentes formas geomtricas arredondadas, retilneas, simtricas, assimtricas, cnicas, esfricas, dentre muitas outras. A percepo das formas que esto ao nosso redor desenvolvida pelas crianas, mesmo antes de entrarem na escola. Nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos comeam a desenvolver as habilidades de reconhecimento de formas, utilizando alguns atributos das figuras planas (um dos elementos que diferenciam o quadrado do tringulo o atributo nmero de lados) e tridimensionais (conseguem distinguir a forma esfrica de outras formas). Nas sries finais do ensino fundamental, so trabalhadas as principais propriedades das figuras geomtricas.

Os alunos cuja proficincia se encontra entre 250 e 300 pontos j so capazes de identificar algumas caractersticas de quadrilteros relativas a lados e ngulos e, tambm, de reconhecer alguns polgonos, como pentgonos, hexgonos, entre outros, considerando, para isso, o nmero de lados. Em relao aos quadrilteros, conseguem identificar as posies dos lados, valendo-se do paralelismo. Com relao aos slidos geomtricos, esses alunos identificam os objetos com forma esfrica a partir de um conjunto de objetos do cotidiano e reconhecem algumas caractersticas dos corpos redondos. A partir das caractersticas dos slidos geomtricos, os alunos discriminam entre poliedros e corpos redondos, bem como identificam a planificao do cubo e do bloco retangular. O amarelo-escuro indica o desenvolvimento dessas habilidades. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M09167SI)

A figura abaixo representa um cubo em que as faces opostas tm

o mesmo smbolo.

A planificao correta desse cubo A)

B)

C)

D)

38

No intervalo laranja-claro, 300 a 375 pontos na escala, os alunos reconhecem um quadrado fora de sua posio usual. muito comum, ao rotacionarmos um quadrado 90 graus, os alunos no identificarem a figura como sendo um quadrado. Nesse caso, os alunos consideram essa figura como sendo um losango. Em relao s figuras tridimensionais, os alunos identificam alguns elementos dessas figuras, como, por exemplo, faces, vrtices e bases, alm de contarem o nmero de faces, vrtices e arestas dos poliedros. Ainda, em relao s figuras planas, os alunos reconhecem alguns elementos da circunferncia, como raio, dimetro e cordas.

SAERS 2008

Os alunos que apresentam proficincia a partir de 375 pontos j consolidaram as habilidades referentes aos nveis anteriores e so capazes, ainda, de identificar a quantidade e as formas dos polgonos que formam um prisma, bem como identificar slidos geomtricos a partir de sua planificao (prismas e corpos redondos), e vice-versa. O vermelho indica a consolidao das habilidades vinculadas a essa competncia. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M11209SI)

Considere as figuras abaixo:

As figuras I, II e III correspondem, respectivamente, s planificaes de: A) prisma, cilindro, cone. B) pirmide, cone, cilindro. C) prisma, pirmide, cone. D) pirmide, prisma, cone. E) pirmide, cone, prisma.

COMPETNCIA: Reconhecer transformaes no plano


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Reconhecer transformaes no plano

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Existem vrios tipos de transformaes no plano. Dentre elas, podemos citar as isometrias, que tm como caractersticas a preservao de distncias entre pontos do plano, como translaes, rotaes e reflexes, e as transformaes por semelhana, que preservam a forma, mas no preservam, necessariamente, o tamanho. As habilidades relacionadas a essa competncia dizem respeito s transformaes por semelhana e, devido sua complexidade, comeam a ser desenvolvidas em nveis mais altos da Escala de Proficincia. Os alunos que se encontram no intervalo entre 325 e 350 pontos na escala, representado pelo amarelo-claro, comeam a desenvolver as habilidades dessa competncia. Esses alunos so os que resolvem problemas que envolvem escalas e constante de proporcionalidade.
ESTAO - O DIAGNSTICO

O amarelo-escuro, 350 a 375, indica que os alunos com uma proficincia que se encontra nesse intervalo j conseguem realizar tarefas mais complexas, pois reconhecem a semelhana de tringulos a partir da medida de seus ngulos, bem como comparam reas de figuras planas semelhantes desenhadas em uma malha quadriculada, obtendo o fator multiplicativo. Veja, a seguir, um exemplo de um item que os alunos realizam com sucesso.

39

EXEMPLO
(M050001-PUB)

Observe os desenhos abaixo.

A rea da Figura I A) duas vezes a rea da Figura II. B) quatro vezes a rea da Figura II. C) seis vezes a rea da Figura II. D) oito vezes a rea da Figura II.

COMPETNCIA: Aplicar Relaes e Propriedades


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Aplicar relaes e propriedades

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

A resoluo de problemas uma capacidade cognitiva que deve ser desenvolvida na escola. O ensino da Matemtica pode auxiliar nesse desenvolvimento, considerando que a resoluo de problemas no o ponto final do processo de aprendizagem, e sim o ponto de partida da atividade matemtica, propiciando ao aluno desenvolver estratgias, levantar hipteses, testar resultados, utilizar conceitos j aprendidos em outras competncias. No campo do Espao e Forma, espera-se que os alunos consigam aplicar relaes e propriedades das figuras geomtricas planas e no-planas em situaes-problemas. O amarelo-claro, 300 a 350 pontos na escala, indica que os alunos trabalham com ngulo reto e reconhecem esse ngulo como sendo correspondente a um quarto de giro. Em relao s figuras geomtricas, conseguem aplicar o Teorema da soma dos ngulos internos de um tringulo para resolver problemas e diferenciar os tipos de ngulos: agudo, obtuso e reto. Em relao ao estudo do crculo e circunferncia, esses alunos estabelecem relaes entre as medidas do raio, dimetro e corda. Veja, a seguir, um exemplo de um item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M090187SI-PUB)

Lucas desenhou uma figura formada por dois hexgonos. Veja o que ele desenhou.

Nessa figura, a soma das medidas dos ngulos A) 60 B) 120 C) 240 D) 720
SAERS 2008

40

No intervalo representado pela cor amarelo-escura, 350 a 375 pontos, os alunos resolvem problemas geomtricos mais complexos, utilizando o Teorema de Pitgoras e a lei angular de Tales, alm de resolver problemas que envolvem o clculo do nmero de diagonais de um polgono e de utilizar relaes para o clculo da soma dos ngulos internos e externos de um tringulo. Em relao ao estudo do crculo e circunferncia, esses alunos calculam os ngulos centrais em uma circunferncia dividida em partes iguais. Os alunos cuja proficincia se encontra no intervalo entre 375 e 400 pontos, marcado pelo laranja-claro, resolvem problemas mais complexos envolvendo o teorema de Pitgoras e relaes mtricas no tringulo retngulo.

DOMNIO: GRANDEZAS E MEDIDAS O estudo de temas vinculados a este domnio deve propiciar aos alunos: conhecer aspectos histricos da construo do conhecimento; compreender o conceito de medidas, os processos de medio e a necessidade de adoo de unidades-padro de medidas; resolver problemas, utilizando as unidades de medidas; estabelecer conexes entre grandezas e medidas com outros temas matemticos, como, por exemplo, os nmeros racionais positivos e suas representaes. Atravs de diversas atividades, possvel mostrar a importncia e o acentuado carter prtico das Grandezas e Medidas, para poder, por exemplo, compreender questes relacionadas aos Temas Transversais, alm de sua vinculao a outras reas de conhecimento, como as Cincias Naturais (temperatura, velocidade e outras grandezas) e a Geografia (escalas para mapas, coordenadas geogrficas). Essas competncias so trabalhadas desde a educao infantil at o Ensino mdio, permitindo que, a cada ano de escolaridade, os alunos aprofundem e aperfeioem o seu conhecimento neste domnio. Para o 1 ano do ensino mdio, agrupam-se, neste domnio, trs competncias, as quais sero detalhadas a seguir.

COMPETNCIA: Utilizar sistemas de medidas


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Utilizar sistemas de medidas

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

No intervalo representado pelo amarelo-claro, de 175 a 225, os alunos conseguem ler horas e minutos em relgio digital e de ponteiro em situaes simples, resolver problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para clculo de intervalos (dias e semanas, minutos e horas), bem como estabelecer relaes entre diferentes medidas de tempo (horas, dias, semanas), efetuando clculos. Em relao grandeza comprimento, os alunos resolvem problemas relacionando metro e centmetro. Quanto grandeza dinheiro, so capazes de identificar quantas moedas de um mesmo valor equivalem a uma quantia inteira dada em reais, e vice-versa.

41

ESTAO - O DIAGNSTICO

Um dos objetivos do estudo de Grandezas e Medidas propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia: utilizar sistemas de medidas. Para o desenvolvimento dessa competncia, nos anos iniciais do ensino fundamental, podemos solicitar aos alunos que marquem o tempo por meio de calendrio. Destacam-se, tambm, atividades envolvendo culinria, o que possibilita um rico trabalho, utilizando-se diferentes unidades de medida, como o tempo de cozimento: horas e minutos, e a quantidade dos ingredientes: litro, quilograma, colher, xcara, pitada e outros. Os alunos utilizam tambm outros sistemas de medidas convencionais para resolver problemas.

Os alunos que apresentam uma proficincia entre 225 e 300 pontos desenvolvem tarefas mais complexas em relao grandeza tempo. Esses alunos relacionam diferentes unidades de medidas, como, por exemplo, o ms, o bimestre, o ano, bem como estabelecem relaes entre segundos e minutos, minutos e horas, dias e anos. Em se tratando da grandeza dinheiro, resolvem problemas de trocas de unidades monetrias, que envolvem um nmero maior de cdulas e em situaes menos familiares. J so capazes, tambm, de resolver problemas realizando clculo de converso de medidas das grandezas comprimento (quilmetro/metro), massa (quilograma/grama) e capacidade (litro/mililitro). Veja, a seguir, um exemplo de item a que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M050133A8) Carla ganhou de presente de aniversrio o Jogo da Vida. Depois de jogar uma partida, ela somou suas notas e descobriu que tinha 6.050 reais. Como nesse jogo h somente notas de 100, de 10 reais e de 1 real, Carla ganhou

A) 6 x 100 reais e 5 x 1 real. B) 6 x 100 reais e 5 x 10 reais. C) 60 x 100 reais e 5 x 10 reais. D) 60 x 100 reais e 50 x 10 reais.

No intervalo de 300 a 350 pontos, marcado pelo laranja-claro, os alunos resolvem problemas, realizando converso e soma de medidas de comprimento (quilmetro/metro) e massa (quilograma/ grama). Nesse caso, os problemas envolvendo converso de medidas assumem uma complexidade maior do que aqueles que esto na faixa anterior. Veja um exemplo de item que esses alunos respondem. EXEMPLO
Para fazer uma receita, Regina precisa de 1 kg de carne. Ao tirar o pacote de carne da geladeira, v que ele tem apenas 625 gramas. De quantos gramas de carne ela ainda precisa para fazer a receita?
(M04301SI)

A) 375 gramas. B) 325 gramas. C) 425 gramas. D) 485 gramas.

Percebe-se que, at o momento, as habilidades requeridas dos alunos para resolver problemas utilizando converso de medidas envolvem as seguintes grandezas: comprimento, massa, capacidade. H problemas que trabalham com outras grandezas, como, por exemplo, as grandezas volume e capacidade, estabelecendo a relao entre suas medidas m3 e litro. Acima de 350 pontos nas Escala de Proficincia, as habilidades relacionadas a essa competncia apresentam uma maior complexidade. Nesse nvel, os alunos so capazes de resolver problemas envolvendo a converso de m3 em litros. O vermelho indica a consolidao das habilidades relacionadas a essa competncia. COMPETNCIA: Medir grandezas
INTERVALOS
COMPETNCIAS

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Medir grandezas

SAERS 2008

42

Um outro objetivo do ensino de Grandezas e Medidas propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia medir grandezas. Essa competncia desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental, quando, por exemplo, solicitamos aos alunos para medirem o comprimento e largura da sala de aula, usando algum objeto como unidade. Essa uma habilidade que deve ser amplamente discutida com os alunos, pois, em razo da diferena dos objetos escolhidos como

unidade de medida, os resultados encontrados sero diferentes. E perguntas como Qual a medida correta? so respondidas da seguinte forma: Todos os resultados so igualmente corretos, pois eles expressam medidas realizadas com unidades diferentes. Alm dessa habilidade, ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, a habilidade de medir a rea e permetro de figuras planas, a partir das malhas quadriculadas, utilizando-se de processo de contagem, tambm trabalhada. No intervalo de 150 a 225 pontos na escala, os alunos conseguem resolver problemas de clculo de rea, relacionando o nmero de metros quadrados com a quantidade de quadradinhos contida em um retngulo desenhado em malha quadriculada. A cor amarelo-clara indica o desenvolvimento dessa habilidade. Veja o item que eles resolvem com sucesso. EXEMPLO
(M04167MG) Utilizando, como unidade de medida, o quadradinho do papel quadriculado, a rea da palavra PAZ representada abaixo igual a:

A) 18 quadradinhos. B) 31 quadradinhos. C) 45 quadradinhos. D) 50 quadradinhos.

Os alunos cuja proficincia se encontra entre 225 e 275 pontos j realizam tarefas mais complexas, sendo capazes de comparar e calcular reas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Em relao ao permetro, demonstram a habilidade de identificar os lados e, conhecendo suas medidas, calcular a extenso do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada, bem como calcular o permetro de figura sem o apoio de malhas quadriculadas. Ainda, reconhecem que a medida do permetro de um polgono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz metade, quando os lados dobram ou so reduzidos metade. Veja, a seguir, um item que os alunos resolvem com sucesso. EXEMPLO
(M090013A8) A figura abaixo mostra um polgono desenhado em uma malha quadriculada, em que todos os quadradinhos tm o mesmo tamanho e o lado de cada um deles corresponde unidade de medida de comprimento.

Duplicando-se as medidas dos lados desse polgono, o permetro do novo polgono ficar A) dividido por 2. B) dividido por 4. C) multiplicado por 2. D) multiplicado por 4.

43

ESTAO - O DIAGNSTICO

No intervalo representado pelo laranja-claro, de 275 a 325 na escala, os alunos calculam a rea com base em informaes sobre os ngulos da figura e o volume de slidos a partir da medida de suas arestas. Aqueles alunos cuja proficincia se encontra no intervalo de 325 a 400, laranja-escuro, resolvem problemas envolvendo o clculo aproximado da rea de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas cuja borda formada por segmentos de retas e arcos de circunferncias. Tambm calculam a rea do trapzio retngulo e o volume do paraleleppedo. Em relao ao permetro, nesse intervalo, realizam o clculo do permetro de polgonos, sem o apoio de malhas quadriculadas, e do volume de paraleleppedo retngulo de base quadrada. A partir de 400 pontos na escala, os alunos so capazes de resolver problemas que envolvem a decomposio de uma figura plana em tringulos, retngulos e trapzios retngulos e calculam a rea desses polgonos. O vermelho indica a consolidao das habilidades relativas a essa competncia. COMPETNCIA: Estimar e comparar grandezas
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Estimar e comparar grandezas

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

O estudo de Grandezas e Medidas tem tambm como objetivo propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia: estimar e comparar grandezas. Muitas atividades cotidianas envolvem essa competncia, como comparar tamanhos dos objetos, pesos, volumes, temperaturas diferentes e outras. Nos anos iniciais do ensino fundamental, essa competncia trabalhada, por exemplo, quando solicitamos aos alunos que comparem dois objetos, estimando as suas medidas e anunciando qual dos dois maior. Atividades como essas propiciam a compreenso do processo de medio, pois medir significa comparar grandezas de mesma natureza e obter uma medida expressa por um nmero. No intervalo de 225 a 275, os alunos conseguem estimar medida de comprimento, usando unidades convencionais e no convencionais. O amarelo-claro indica o incio do desenvolvimento dessa habilidade. O amarelo escuro, 275 a 350 pontos, indica que os alunos com uma proficincia que se encontra nesse intervalo j conseguem realizar tarefas mais complexas relativas a essa competncia, como, por exemplo, resolver problemas estimando outras medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais como o litro. A partir de 350 pontos, os alunos comparam os permetros de figuras desenhadas em malhas quadriculadas. O vermelho indica a consolidao das habilidades referentes a essa habilidade.

44

SAERS 2008

DOMNIO: NMEROS, OPERAES E LGEBRA Como seria a nossa vida sem os nmeros? Em nosso dia a dia deparamo-nos com eles a todo momento. Vrias informaes essenciais para a nossa vida social so representadas por nmeros: CPF, RG, conta bancria, senhas, nmero de telefones, nmero de nossa residncia, preos de produtos, calendrio, horas, entre tantas outras. No por acaso que Pitgoras, um grande filsofo e matemtico grego (580-500 a.C), elegeu como lema para a sua escola filosfica Tudo Nmero, pois acreditava que o universo era regido pelos nmeros e suas relaes e propriedades. Este domnio envolve, alm do conhecimento dos diferentes conjuntos numricos, as operaes e suas aplicaes resoluo de problemas. As operaes aritmticas esto sempre presentes em nossas vidas. Quantos clculos temos que fazer? Oramento do lar, clculos envolvendo nossa conta bancria, clculo de juros, porcentagens, diviso de uma conta em um restaurante, dentre outros. Essas so algumas das muitas situaes com que nos deparamos em nossas vidas e nas quais precisamos realizar operaes. Alm de nmeros e operaes, este domnio tambm envolve o conhecimento algbrico, que requer a resoluo de problemas por meio de equaes, inequaes, funes, expresses, clculos, entre muitos outros. O estudo da lgebra possibilita aos alunos desenvolver, entre outras capacidades, a de generalizar. Quando fazemos referncia a um nmero par qualquer, podemos represent-lo pela expresso 2n (n sendo um nmero natural). Essa expresso mostra uma generalizao da classe dos nmeros pares. Vamos detalhar as competncias referentes ao 1o ano do ensino mdio, as quais auxiliam na formao do pensamento aritmtico do aluno. COMPETNCIA: Conhecer e utilizar os nmeros
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Conhecer e utilizar nmeros

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

As crianas, nos anos iniciais do ensino fundamental, tm contato com os nmeros e j podem perceber a importncia deles na vida cotidiana. J conhecem a escrita de alguns nmeros e j realizam contagens. Nessa fase da escolaridade, os alunos comeam a conhecer os diferentes conjuntos numricos e a perceber a sua utilizao em contextos do cotidiano. Entre os conjuntos numricos estudados, esto os naturais e os racionais em sua forma fracionria e decimal. No podemos nos esquecer de que o domnio de nmeros est sempre relacionado a outros domnios, como o das Grandezas e Medidas. Na etapa final do ensino fundamental, os alunos resolvem problemas mais complexos que envolvem diferentes conjuntos numricos, como os naturais, inteiros e racionais. Os alunos que se encontram no intervalo de 150 a 200 pontos, representado pelo amarelo-claro, desenvolveram habilidades bsicas relacionadas ao sistema de numerao decimal. Por exemplo: dado um nmero natural, esses alunos reconhecem o valor posicional dos algarismos, a sua escrita por extenso e a sua composio e decomposio em unidades e dezenas. Eles mostram-se, tambm, capazes de representar e identificar nmeros naturais na reta numrica. Alm disso, reconhecem a representao decimal de medida de comprimento expressa em centmetros e localizam esses nmeros na reta numrica em uma articulao com os contedos de Grandezas e Medidas, dentre outros. O amarelo escuro, 200 a 250 pontos, indica que os alunos com proficincia nesse intervalo j conseguem elaborar tarefas mais complexas. Eles trabalham com a forma polinomial de um nmero, realizando composies e decomposies de nmeros de at trs algarismos, identificando seus valores relativos. J em relao aos nmeros racionais, reconhecem a representao de uma frao por meio de representao grfica.

45

ESTAO - O DIAGNSTICO

Veja, a seguir, um exemplo de um item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M050244A8) Observe

o retngulo abaixo.

Que frao representa a parte pintada desse retngulo? A) 3 5 B) C) D) 3 8 5 3 8 3

No laranja-claro, intervalo de 250 a 300 pontos, os alunos percebem que, ao mudar um algarismo de lugar, o nmero se altera. Identificam e localizam nmeros inteiros em uma reta numrica ou em uma escala no unitria. Transformam uma frao em nmero decimal, e vice-versa. Localizam, na reta numrica, nmeros racionais na forma decimal e comparam esses nmeros, quando tm diferentes partes inteiras. Nesse intervalo, aparecem, tambm, habilidades relacionadas porcentagem. Os alunos estabelecem a correspondncia 50% de um todo com a metade. Um exemplo de item que utiliza a resoluo de problemas envolvendo a noo de 50% apresentado a seguir. EXEMPLO
Uma professora ganhou ingressos para levar 50% de seus alunos ao circo da cidade. Considerando-se que essa professora leciona para 36 alunos, quantos alunos ela poder levar?
(IT-033236)

A) 9 B) 18 C) 24 D) 36

No intervalo de 300 a 375 pontos, marcado pelo laranja-escuro, os alunos desenvolveram habilidades mais complexas relacionadas a fraes equivalentes. Eles j resolvem problemas identificando mais de uma forma de representar numericamente uma mesma frao. Por exemplo, so capazes de perceber, com apoio de uma figura, que a frao meio equivalente a dois quartos. Alm disso, resolvem problemas, identificando um nmero natural (no informado), relacionando-o a uma demarcao na reta. Esses alunos so capazes, tambm, de transformar fraes em porcentagens, e vice-versa, de identificar a frao como razo e a frao como parte-todo, bem como identificar os dcimos, centsimos e milsimos de um nmero decimal.
SAERS 2008

46

Acima de 375 pontos na escala, os alunos, alm de j terem consolidado as habilidades relativas aos nveis anteriores, conseguem localizar na reta numrica nmeros representados na forma fracionria, comparar nmeros fracionrios com denominadores diferentes e reconhecer a leitura de um nmero decimal at a ordem dos dcimos. O vermelho indica a consolidao das habilidades associadas a essa competncia.

COMPETNCIA : Realizar e aplicar operaes


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Realizar e aplicar operaes

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

Essa competncia envolve as habilidades de clculo e a capacidade dos alunos de resolver problemas que envolvem as quatro operaes bsicas da aritmtica. Envolve tambm o conhecimento dos algoritmos utilizados para o clculo dessas operaes. Alm do conhecimento dos algoritmos, essa competncia envolve a sua aplicao na resoluo de problemas que englobam os diferentes conjuntos numricos, seja em situaes especficas da Matemtica, seja em contextos do cotidiano. No intervalo representado pelo amarelo-claro, de 150 a 200 pontos, em relao adio e subtrao, os alunos realizam operaes envolvendo nmeros de at trs algarismos com reserva. J em relao multiplicao, realizam operaes com reserva, tendo como multiplicador um nmero com um algarismo. Os alunos resolvem problemas utilizando adio, subtrao e multiplicao, envolvendo, inclusive, o sistema monetrio. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M02004CE) Amanda

e Laura tm juntas 31 bonecas. Amanda tem 19 bonecas. Quantas bonecas Laura tem? A) 8 B) 12 C) 28 D) 56

Os alunos cuja proficincia se encontra no intervalo de 200 a 250 pontos, amarelo escuro, em relao s operaes, realizam subtraes mais complexas com quatro algarismos e com reserva. Realizam tambm multiplicaes com reserva, com multiplicador de at dois algarismos. Realizam divises e resolvem problemas que envolvem divises exatas com divisor de duas ordens. Alm disso, resolvem problemas envolvendo duas ou mais operaes. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M04403SI)

Em um pacote cabem 18 biscoitos. Quantos biscoitos sero necessrios para encher 140 pacotes do mesmo tamanho? A) 140 B) 1120 C) 1400 D) 2520

O laranja-claro, intervalo de 250 a 300 pontos, indica um novo grau de complexidade dessa competncia. Os alunos com proficincia nesse nvel resolvem problemas de contagem, utilizando multiplicaes retangulares em situaes contextualizadas. Tambm efetuam adio e subtrao com nmeros inteiros, bem como realizam clculo de expresses numricas envolvendo o uso de parnteses e colchetes com adio e subtrao, alm de calcular porcentagens e resolver problemas do cotidiano que envolvem porcentagens em situaes simples.

47

ESTAO - O DIAGNSTICO

Aqueles alunos cuja proficincia se localiza no intervalo de 300 a 350 j calculam expresses numricas envolvendo nmeros inteiros e decimais positivos e negativos, inclusive potenciao. Eles conseguem, ainda, resolver problemas que envolvem soma de nmeros inteiros e porcentagens, alm de calcular raiz quadrada e identificar o intervalo em que est inserida a raiz quadrada no exata de um nmero, bem como efetuar arredondamento de decimais. O laranja-escuro indica a complexidade dessas habilidades. No intervalo representado pelo vermelho, acima de 350 pontos, os alunos calculam o resultado de expresses envolvendo, alm das quatro operaes, nmeros decimais (positivos e negativos, potncias e razes exatas). Efetuam clculos de diviso com nmeros racionais (forma fracionria e decimal simultaneamente). Nesse nvel, os alunos consolidam as habilidades relativas a essa competncia. COMPETNCIA: Utilizar procedimentos algbricos
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Utilizar procedimentos algbricos

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

O estudo da lgebra possibilita ao aluno desenvolver vrias capacidades; dentre elas, a de abstrair, generalizar, demonstrar, sintetizar procedimentos de resoluo de problemas. As habilidades referentes lgebra so desenvolvidas no ensino fundamental e vo desde situaes-problema, em que se pretende descobrir o valor da incgnita em uma equao, utilizando-se uma balana de dois pratos, at a resoluo de problemas que envolvem equaes do segundo grau. Uma das habilidades bsicas dessa competncia diz respeito ao clculo do valor numrico de uma expresso algbrica, em que utilizado o conceito de varivel. No intervalo representado pelo amarelo-claro, 275 a 300, os alunos mostram-se capazes de calcular o valor numrico de uma expresso algbrica. No intervalo de 300 a 350, indicado pelo amarelo-escuro, os alunos j identificam a equao de primeiro grau e sistemas de primeiro grau, adequados resoluo de problemas. Esses alunos tambm determinam o clculo numrico de uma expresso algbrica em sua forma fatorada e resolvem problemas envolvendo: grandezas diretamente proporcionais, variaes entre mais de duas grandezas, juros simples, porcentagem e lucro. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M090085A8) Um nmero maior do que outro 4 unidades e a soma desses dois nmeros 192. Se x o menor desses nmeros, ento uma equao que permite calcular o valor de x

A) x + 4 = 192 B) x + 4x = 192 C) x + (x 4) = 192 D) x + (x + 4) = 192


SAERS 2008

O laranja-claro, 350 a 400 pontos na escala, indica uma maior complexidade nas habilidades associadas a essa competncia. Nesse nvel de proficincia, os alunos resolvem problemas que recaem em equao do segundo grau, sistemas de equaes do primeiro grau e problemas mais complexos envolvendo juros simples.

48

Os alunos cuja proficincia se localiza no intervalo de 400 a 425 pontos, laranja-escuro, resolvem problemas que envolvem grandezas inversamente proporcionais e sistemas de duas equaes. No campo das sequncias numricas, identificam uma regularidade em uma sequncia numrica e determinam o nmero que ocupa uma determinada posio na sequncia. Acima de 425 pontos na escala, indicado pelo vermelho, os alunos resolvem problemas relacionando a representao algbrica com a geomtrica de um sistema de equaes do primeiro grau.

DOMNIO: TRATAMENTO DA INFORMAO O estudo de Tratamento da Informao de fundamental importncia nos dia de hoje, tendo-se em vista a grande quantidade de informaes que se apresentam no nosso cotidiano. Na Matemtica, alguns contedos so extremamente adequados para tratar a informao. A Estatstica, por exemplo, cuja utilizao pelos meios de comunicao tem sido intensa, utiliza-se de grficos e tabelas. A Combinatria tambm utilizada para desenvolver o Tratamento da Informao, pois ela nos permite determinar o nmero de possibilidades de ocorrncia de algum acontecimento. Um outro conhecimento necessrio para o Tratamento da Informao refere-se ao contedo de Probabilidade, por meio da qual se estabelece a diferena entre um acontecimento natural, que tem um carter determinstico, e um acontecimento aleatrio, cujo carter probabilstico, avaliando-se se um acontecimento mais provvel ou menos provvel. Com o estudo desses contedos, os alunos desenvolvem as habilidades de fazer uso, expor, preparar, alimentar e/ou discutir determinado conjunto de dados ou de informes a respeito de algum ou de alguma coisa. Vamos detalhar as competncias relativas ao 1o ano do ensino mdio relacionadas a esse domnio.

COMPETNCIA: Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos.


INTERVALOS
COMPETNCIAS
Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

No intervalo representado pelo amarelo-claro, de 150 a 200 pontos, os alunos leem informaes em tabelas de coluna nica e em tabelas de dupla entrada. De 200 a 250 pontos, intervalo indicado pelo amarelo-escuro, os alunos localizam informaes e interpretam dados num grfico de colunas por meio da leitura de valores no eixo vertical, bem como identificam grficos de colunas que correspondem a uma tabela com nmeros positivos e

49

ESTAO - O DIAGNSTICO

Um dos objetivos do ensino do contedo Tratamento da Informao propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia: ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos. Essa competncia desenvolvida nas sries iniciais do ensino fundamental por meio de atividades relacionadas aos interesses das crianas. Por exemplo, ao registrarem os resultados de um jogo, ou ao anotarem resultados de respostas a uma consulta que foi apresentada, elas podero, utilizando sua prpria forma de se expressar, construir representaes dos fatos e, pela ao mediadora do professor, essas representaes podem ser interpretadas e discutidas. Esses debates propiciam novas oportunidades para a aquisio de outros conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes. Nas sries finais do ensino fundamental, temas mais relevantes podem ser explorados e utilizados a partir de revistas e jornais. O professor pode sugerir a realizao de pesquisas com os alunos sobre diversos temas e efetuar os registros dos resultados em tabelas e grficos para anlise e discusso.

negativos. Esses alunos tambm conseguem ler grficos de setores e localizar dados em tabelas de mltiplas entradas, alm de resolver problemas simples envolvendo as operaes, identificando dados apresentados em grficos ou tabelas, inclusive com duas entradas. Veja, a seguir, um item que os alunos resolvem com sucesso. Exemplo
(M06149SI) A tabela a seguir mostra o menor e o maior preo de alguns produtos em supermercados da cidade de Belos Mares.

Preos nos supermercados de Belos Mares Produto Tomate Banana Prata Alface Cenoura Ovos brancos Quantidade Quilo Quilo Unidade Quilo Dzia Menor preo (R$) 0,75 0,58 0,47 0,59 1,48 Boa Verdura Central Seleo Horizonte Via Brasil Maior preo (R$) 2,47 1,85 0,60 1,69 2,79 Seleo Verdemar Horizonte Verdemar Ponto Bom

Jornal da Cidade, 2/12/2005

Na data da publicao da tabela, Sueli comprou uma unidade de alface pelo menor preo. Qual foi o supermercado onde Sueli comprou esse alface? A) Verdemar. B) Boa Verdura. C) Ponto Bom. D) Seleo.

Os alunos com proficincia entre 250 e 325 , laranja-claro, so capazes de identificar o grfico de colunas correspondente ao grfico de setores e reconhecem o grfico de colunas correspondente a dados apresentados de forma textual; associam informaes contidas em um grfico de colunas a uma tabela que o representa, utilizando estimativas. O vermelho, acima de 325 pontos, indica que os alunos leem, utilizam e interpretam informaes a partir de grficos de linha do plano cartesiano, alm de analisarem os grficos de colunas representando diversas variveis, comparando seu crescimento. Nesse nvel de proficincia, as habilidades relativas a essa competncia esto consolidadas. COMPETNCIA: Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade
INTERVALOS
COMPETNCIAS
Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade

25

50

75

100

125

150

175 200

225 250

275

300

325

350

375

400 425

450

475

500

50

Um dos objetivos do ensino do Tratamento de Informao em Matemtica propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade. Essa competncia deve ser desenvolvida, desde as sries iniciais do ensino fundamental, por meio da resoluo de problemas de contagem simples e a avaliao das possibilidades de ocorrncia, ou no, de um evento. Algumas habilidades vinculadas a esta competncia no ensino fundamental so exploradas juntamente com o domnio Nmeros, Operaes e lgebra. Quando tratamos essa habilidade dentro do Tratamento de Informao, ela se torna mais forte no sentido de o professor perceber a real necessidade de trabalhar com ela. O professor deve resolver problemas simples de possibilidade de ocorrncia, ou no, de um evento ou fenmeno, do tipo Qual a chance? Apesar de esse conhecimento intuitivo ser muito comum na vida cotidiana, convm trabalhar com

SAERS 2008

os alunos a diferena entre um acontecimento natural, que tem um carter determinstico, e um acontecimento aleatrio, cujo carter probabilstico. Tambm possvel trabalhar em situaes que permitam avaliar se um acontecimento mais ou menos provvel. No se trata de desenvolver com os alunos as tcnicas de clculo de probabilidade, mas, sim, de explorar a ideia de possibilidade de ocorrncia, ou no, de um evento ou fenmeno. Intuitivamente, compreendero que alguns acontecimentos so possveis, isto , tm chance de ocorrer (eventos com probabilidades no nulas). Outros acontecimentos so certos, garantidos (eventos com probabilidade de 100%), e h aqueles que nunca podero ocorrer (eventos com probabilidades nulas). As habilidades associadas a essa competncia so mais complexas, por isso comeam a ser desenvolvidas em nveis mais altos da Escala de Proficincia. No intervalo representado pelo amarelo-claro, de 375 a 400 pontos, os alunos comeam a desenvolver essa competncia, mostrando-se capazes de calcular a probabilidade de um evento acontecer no lanamento de um dado, bem como a probabilidade de ocorrncia de dois eventos sucessivos, como, por exemplo, ao se lanar um dado e uma moeda. O intervalo amarelo-escuro, 400 a 425 pontos, indica uma complexidade maior nessa competncia. Nesse intervalo, os alunos conseguem resolver problemas de contagem, utilizando o princpio multiplicativo sem repetio de elementos, e calculam a probabilidade de ocorrncia de um evento simples. Veja, a seguir, um exemplo de item que os alunos realizam com sucesso. EXEMPLO
(M11023MG) Sr. Mrio ganhou na loteria um carro novo. Na hora de receber o prmio ficou sabendo que poderia fazer sua escolha entre 4 modelos diferentes: Gol, Fiesta, Palio ou Corsa e tambm poderia escolher uma das 6 cores: azul, amarelo, verde, preto, cinza ou vermelho. De quantas maneiras diferentes, o Sr. Mrio poder escolher o seu carro?

A) 10 B) 24 C) 34 D) 36

Professor, agora que voc j conhece os domnios, as competncias e as habilidades que possibilitam a interpretao pedaggica do desempenho alcanado por sua escola em Matemtica, vamos conhecer o quadro dos padres de desempenho de seus alunos. J caminhamos bastante, mas ainda falta mais um pouco.

51

ESTAO - O DIAGNSTICO

Os padres do desempenho estudantil do SAERS


Professor, como voc viu, na Escala de Proficincia em Matemtica, existem intervalos que vo de 0 a 500 pontos. Esses intervalos so chamados de Nveis de Proficincia. Como o desempenho apresentado em ordem crescente e cumulativa, os estudantes posicionados em um nvel mais alto da escala revelam ter desenvolvido no s as habilidades do nvel em que se encontram, mas tambm aquelas dos nveis anteriores. Esses nveis de proficincia foram agrupados em categorias de desempenho, caractersticos do perodo de escolaridade avaliado. A introduo de nveis de desempenho para apresentao dos resultados foi feita para facilitar o uso pedaggico dos resultados da avaliao pelas escolas. Considerando-se outros projetos de avaliao adotados no Brasil e no exterior, principalmente o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (PISA), os nveis da escala de proficincia foram divididos em quatro padres assim denominados: Abaixo do Bsico, Bsico, Adequado e Avanado. A proficincia dos alunos apresentada atravs de mdias e tambm por meio do percentual de alunos cujas mdias esto situadas em cada um dos quatro padres de desempenho: Abaixo do Bsico: os alunos que se encontram nesse nvel apresentam um conhecimento rudimentar e superficial, abaixo de valores compatveis com o uso rotineiro da competncia. Bsico: os alunos que se encontram nesse nvel apresentam um conhecimento parcial e restrito revelando que desenvolveram parcialmente as competncias esperadas para a srie/ano na qual se encontram. Adequado: esse nvel sintetiza a qualidade do aprendizado que se pretende. Os alunos que nele se encontram demonstram slido conhecimento e desenvolvimento das habilidades esperadas para seu perodo de escolarizao. Avanado: os alunos cuja proficincia se encontra nesse nvel ultrapassaram o aprendizado esperado, dominando completamente suas competncias, e ainda so capazes de solucionar questes que envolvem temas complexos.

Quadro dos Padres de Desempenho


Padres de Desempenho Abaixo do Bsico Bsico Adequado Avanado Nvel de Proficincia Abaixo de 240 Entre 240 e 315 Entre 315 e 365 Acima de 365

Veja a descrio das habilidades desenvolvidas pelos alunos nos Nveis de Proficincia, bem como a anlise pedaggica dos itens caractersticos de cada um desses padres de desempenho.
SAERS 2008

52

At 240 pontos - Abaixo do Bsico Neste nvel, os estudantes da 5 srie/6ano do ensino fundamental e do 1 ano do ensino mdio so capazes de: Identificar figuras geomtricas planas simples, quadrilteros (lados e ngulo reto) e crculo. Identificar propriedades comuns e diferena entre os slidos geomtricos (nmeros de faces). Identificar entre os diversos slidos aqueles que tm superfcie arredondada. Resolver problemas de clculo de rea e comparar rea de figuras poligonais com apoio da malha quadriculada. Reconhecer e utilizar o princpio do valor posicional do sistema de numerao decimal. Resolver problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para o clculo de intervalos (dias e semanas, horas e minutos, ms e ano), de comprimento (m e cm) e de massa (kg, g), utilizando as operaes a partir delas, alm de medir o comprimento de um objeto com o auxlio de uma rgua e estimar medida de comprimento, usando medidas convencionais e no convencionais. Resolver problemas simples envolvendo adio ou subtrao, incluindo o sistema monetrio brasileiro e nmeros racionais na forma decimal com o mesmo nmero de casas decimais. Utilizar algoritmos para efetuar adies com reserva, subtraes com at quatro algarismos com reserva, multiplicaes com nmeros de at dois algarismos e divises exatas por nmeros de at dois algarismos com nmeros naturais. Localizar nmeros naturais na reta numrica e identific-lo em um intervalo dado. Reconhecer a lei de formao de uma sequncia de nmeros naturais, com auxlio de representao na reta numrica. Reconhecer a escrita por extenso de nmeros naturais e a sua composio /decomposio, inclusive na escrita decimal, em casos mais complexos. Decompor um nmero natural nas suas diversas ordens, e vice-versa. Identificar um nmero natural em um intervalo dado. Ler e interpretar informaes em tabelas de at dupla entrada, grficos de colunas duplas e grficos de setores. Resolver problemas que envolvem a interpretao de dados apresentados em grficos de barras e tabelas. Identificar a localizao (lateralidade) ou a movimentao de objeto representaes grfica, tomando como referncia a prpria posio ou um referencial diferente. Ler horas e minuto, em relgio digital e de ponteiro. Identificar os lados e conhecendo suas medidas, calcular extenso do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada. Identificar a forma ampliada de uma figura simples em uma malha quadriculada. Identificar as cdulas que formam uma quantia de dinheiro inteira e trocas de moedas em valores monetrios pequenos. Reconhecer a representao numrica de uma frao com apoio de representao grfica. Os estudantes do 1ano do ensino mdio ainda so capazes de: Identificar grfico de colunas que corresponde a uma tabela com nmeros positivos e negativos. Localizar dados em tabelas de mltiplas entradas. Localizar pontos usando coordenadas em um referencial quadriculado. Resolver problemas simples que envolvem as operaes, usando dados apresentados em grficos ou tabelas, inclusive com duas entradas. Calcular o permetro de figuras sem o apoio de malhas quadriculadas.

Nesse nvel, quais itens os alunos so capazes de resolver?

53

ESTAO - O DIAGNSTICO

Item M050224A8
(M050224A8)

Observe a figura desenhada na malha quadriculada abaixo. Nessa malha, cada quadradinho tem 1cm2 de rea.

A rea dessa figura mede A) 23 cm2. B) 25 cm2. C) 26 cm2. D) 28 cm2.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 59,2% B 8,3% C 8,2% D 23,1% Brancos e Nulos 1,2%

Esse item avalia a habilidade do aluno calcular a rea de figuras planas desenhadas em malha quadriculada. Para acertar esse item, o aluno precisa contar os quadradinhos limitados pelo contorno da figura alternativa A (59,2%). O aluno que marca a opo B (8,3%) calcula a rea total da malha e desconta apenas os trs quadradinhos no topo da figura. Ao optar por C (8,2%), ele calcula a rea total da malha e desconta apenas os dois quadradinhos na base da figura. Ao escolher a opo D (23,1%), o aluno calcula a rea total da malha quadriculada, desconsiderando o traado da figura. A vivncia de situaes envolvendo medidas de superfcie imprescindvel para o aluno entender o processo de medio dessas grandezas e o porqu de o centmetro quadrado ser a unidade de medida adequada, e no o centmetro linear. importante que essas noes sejam construdas pelo aluno por meio de atividades nas quais ele possa ter experincias reais com medies. a prtica inerente s atividades que contribui para uma correta compreenso.

54

SAERS 2008

Item M090003A8
(M090003A8) Lucas e seus amigos saem do ponto A, em direo praia. Na primeira bifurcao, eles pegam o caminho sua direita; na segunda bifurcao eles pegam o caminho sua esquerda e na terceira bifurcao eles escolhem o caminho sua direita.

Em que praia eles chegam? A) Praia Azul. B) Praia do Sol. C) Praia das Conchas. D) Praia Forte.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 9,9% B 9,7% C 72,6% D 6,9% Brancos e Nulos 0,9%

A finalidade desse item avaliar a habilidade do aluno localizar-se ou movimentar-se, tomando como referncia algum ponto em um mapa. Para acertar esse item, o aluno segue as orientaes apresentadas no enunciado, a fim de localizar a posio inicial de Lucas no ponto A. Nesse ponto, Lucas deve estar de frente para as praias e seguir os comandos apresentados para o seu deslocamento at a Praia das Conchas alternativa C (72,6%). O aluno que escolhe a opo A (9,9%) parece no ter desenvolvido bem a lateralidade, trocando a esquerda pela direita. A alternativa B (9,7%) foi escolhida pelo aluno que no considera a primeira bifurcao e usa apenas os dois primeiros comandos. A opo D (6,9%) indica a possibilidade do aluno no ter assimilado corretamente os trs comandos, fixando-se sempre direita. Ao deparar-se com uma situao em que dever localizar-se e movimentar-se em um mapa, o aluno deve posicionar-se no lugar indicado pelo enunciado e percorrer o caminho proposto. Para isso, a lateralizao precisa ser trabalhada com abordagens variadas desde as sries iniciais do ensino fundamental.

55

ESTAO - O DIAGNSTICO

Item M050182A8
(M050182A8) Joo tinha R$ 350,00 e queria comprar um aparelho de som e um liquidificador para sua casa. Ele conseguiu encontrar os 2 produtos por R$ 299,90. Joo ainda ficou com

A) R$ 50,10 B) R$ 51,00 C) R$ 51,10 D) R$ 149,90

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 61,0% B 12,2% C 19,9% D 6,0% Brancos e Nulos 0,9%

Esse item avalia a habilidade do aluno operar com os nmeros racionais em situao-problema. Para tanto, o aluno subtrai 299,90 de 350,00, operando atentamente com as reservas e posicionando corretamente as casas decimais. Assim, ele obtm o resultado R$ 50,10 alternativa A (61,0%). Ao marcar a opo B (12,2%), o aluno apresenta dificuldade com as casas decimais e efetua apenas 350 299. Na opo C (19,9%), ele desconsidera o emprstimo realizado. Na opo D (6,0%) revela maior dificuldade, ao inverter os algarismos para subtrair o maior pelo menor (399,90 250,00). Para resolver um problema envolvendo subtrao com decimais, o aluno deve compreender o significado desse tipo de nmero, saber codific-lo pela escrita especfica, reconhecendo suas ordens e o princpio posicional em nmeros com vrgula.

56

SAERS 2008

Item M050079A8
(M050079A8) Henrique mora em Cabina e Renato mora em Miravante. Veja, no quadro abaixo, a medida da rea dessas cidades, em km.

CIDADES Cabina Miravante

REA (km) 6 438,5 9 314,8

Qual a diferena entre as reas das cidades de Cabina e Miravante? A) 2 876,3 km. B) 3 124,3 km. C) 3 876,3 km. D) 3 986,3 km.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 63,6% B 20,8% C 9,7% D 4,9% Brancos e Nulos 1,0%

Esse item avalia a habilidade do aluno operar com os nmeros racionais em situao-problema. Para acertar esse item, o aluno extrai os dados da tabela e efetua a subtrao entre 9314,8 e 6438,5, posicionando corretamente as casas decimais, encontrando, assim, o resultado 2876,3 km2 alternativa A (63,6%). Ao marcar a opo B (20,8%), o aluno subtrai o algarismo maior pelo menor de cada nmero, efetuando 9438,8 6314,5. Ao optar por C (9,7%), o aluno efetua 9314,8 6438,5, mas desconsidera a reserva feita na centena e acaba por efetuar simplesmente 9 - 6 no milhar. A opo D (4,9%) indica que o aluno desconsidera todas as reservas efetuadas. Esse item mostra erros especficos da subtrao. Enquanto a adio comutativa e permite que as parcelas sejam invertidas sem causar problemas, na subtrao, revela-se um erro comum, quando o minuendo apresenta algarismos menores que o subtraendo, e o aluno efetua subtraendo menos minuendo, evidenciado na opo B. Outro perfil de erro o de compensao ou reserva, como ocorre nas opes C e D. Tais dificuldades apontam para memorizao falha de algoritmos sem devida compreenso.

57

ESTAO - O DIAGNSTICO

De 240 at 315 pontos - Bsico Neste nvel, os estudantes da 5 srie/6ano do ensino fundamental e do 1 ano do ensino mdio so capazes de: Calcular expresso numrica (soma e subtrao), envolvendo o uso de parnteses e colchetes. Calcular o resultado de uma diviso por um nmero de dois algarismos, inclusive com o resto. Identificar algumas caractersticas de quadrilteros relativas aos lados e ngulos. Reconhecer ngulos de 90 como mudana de direo em uma malha quadriculada. Identificar planificaes de um cubo e de um cilindro dada em situao contextualizada (lata de leo, por exemplo). Reconhecer alguns polgonos (tringulos, quadrilteros, pentgonos e hexgonos) e crculos. Reconhecer a modificao sofrida no valor de um nmero, quando um algarismo alterado, e resolver problemas de composio ou decomposio mais complexos do que nos nveis anteriores. Reconhecer que a medida do permetro de um polgono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz metade, quando os lados dobram ou so reduzidos metade. Reconhecer o m2 como unidade de medida de rea. Reconhecer a invarincia da diferena em situao-problema. Comparar nmeros racionais na forma decimal, no caso de ter diferentes partes inteiras, e calcular porcentagens simples. Localizar nmeros racionais na forma decimal na reta numrica. Ler horas em relgios de ponteiros em situaes mais gerais (8h e 50 min). Reconhecer o grfico de colunas correspondente a dados apresentados de forma textual. Identificar o grfico de colunas correspondente a um grfico de setores. Resolver problemas: de intervalo de tempo que envolve horas e minutos, operando com essas grandezas, inclusive com reserva; realizando clculo de converso de medidas: de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representao numrica na forma decimal); comprimento (m/ km); e de capacidade (mL/L); de soma, envolvendo combinaes, e de multiplicao, envolvendo configurao retangular em situaes contextualizadas. Identificar as posies dos lados de quadrilteros (paralelismo). Estabelecer relao entre fraes prprias e imprprias e as suas representaes na forma decimal, assim como localiz-las na reta numrica. Identificar poliedros e corpos redondos, relacionando-os s suas planificaes. Reconhecer que 50% correspondem metade e resolver problemas que envolvem proporcionalidade, requerendo mais de uma operao. Resolver problemas de situaes de troco, envolvendo um maior nmero de informaes e operaes. Reconhecer diferentes planificaes de um cubo. Resolver problemas: utilizando multiplicao e diviso, em situao combinatria; de soma e subtrao de nmeros racionais (decimais) na forma do sistema monetrio brasileiro, em situaes complexas; estimando medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais (L); simples de contagem, envolvendo o princpio multiplicativo.

58

SAERS 2008

Os estudantes do 1ano do ensino mdio ainda so capazes de: Associar uma trajetria, representada em um mapa, sua descrio textual. Localizar nmeros inteiros e nmeros racionais, positivos e negativos, na forma decimal, na reta numrica. Resolver problemas de contagem em uma disposio retangular, envolvendo mais de uma operao. Identificar a planificao de um cubo e de um cilindro em situao contextualizada. Reconhecer e aplicar, em situaes simples, o conceito de porcentagem. Reconhecer e efetuar clculos com ngulos retos e no-retos. Ler tabelas de dupla entrada e reconhecer o grfico de colunas correspondentes, mesmo quando h variveis representadas. Efetuar clculos de nmeros inteiros positivos que requerem o reconhecimento do algoritmo da diviso inexata. Localizar pontos no plano cartesiano. Calcular volumes por meio de contagem de blocos. Identificar equaes e sistemas de equaes de primeiro grau que permitem resolver problemas. Calcular o valor numrico de uma expresso algbrica simples. Reconhecer o grfico de linhas correspondente a uma sequncia de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos). Identificar frao como parte de um todo, sem apoio da figura. Calcular o valor numrico de uma expresso algbrica, incluindo potenciao. Identificar a localizao aproximada de nmeros inteiros no ordenados, em uma reta em que a escala no unitria. Solucionar problemas de clculo de rea com base em informaes sobre os ngulos de uma figura.

Nesse nvel, quais itens os alunos so capazes de resolver?

59

ESTAO - O DIAGNSTICO

Item M090013A8
(M090013A8) A figura abaixo mostra um polgono desenhado em uma malha quadriculada, em que todos os quadradinhos tm o mesmo tamanho e o lado de cada um deles corresponde unidade de medida de comprimento.

Duplicando-se as medidas dos lados desse polgono, o permetro do novo polgono ficar A) dividido por 2. B) dividido por 4. C) multiplicado por 2. D) multiplicado por 4.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 13,7% B 15,6% C 56,1% D 12,8% Brancos e Nulos 1,8%

Esse item tem por objetivo avaliar a habilidade do aluno resolver problema de proporcionalidade, envolvendo o permetro de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas. Para acertar esse item, o aluno percebe que, ao duplicar as medidas dos lados, o permetro tambm duplica, ou seja, fica multiplicado por dois alternativa C (56,1%). Ao escolher as alternativas A (13,7%) ou B (15,6%), o aluno no reconhece caractersticas prprias envolvendo proporcionalidade dos lados de um polgono. J o aluno que escolhe a alternativa D (12,8%), possivelmente, confunde a relao de proporcionalidade entre lados e permetro com a relao entre lados e a medida da rea da figura. O fato de a figura estar apoiada sobre uma malha quadriculada pode ter atrado os alunos para essa resposta. O estudo do conceito de proporcionalidade fundamental para a formao matemtica e, equivocadamente, muitas vezes fica limitado ao campo numrico. fundamental que o aluno possa experimentar relaes entre os lados de uma figura e seu permetro ou sua rea, quando as suas dimenses so multiplicadas ou divididas por um valor.

60

SAERS 2008

Item M08327SI
(M08327SI)

Na reta numrica abaixo, M e N representam nmeros inteiros.

Os nmeros correspondentes a M e N, so, respectivamente, A) -3 e 4. B) -3 e 6. C) -6 e 4. D) -6 e 6.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 46,8% B 10,8% C 6,3% D 34,9% Brancos e Nulos 1,2%

Esse item avalia a habilidade do aluno localizar os nmeros inteiros na reta numrica, considerando-se a sua representao geomtrica. Para acertar esse item, o aluno, possivelmente, considera que os intervalos apresentados na reta esto de dois em dois, para, em seguida, posicionar corretamente os nmeros inteiros, localizando os valores correspondentes s letras M e N, respectivamente, 6 e 6 alternativa D (34,9%). O aluno que marca a opo A (46,8%) conta os traos sem considerar que precisa contar de dois em dois, como sugerem os dois nmeros indicados na representao da reta numrica. Ao escolher a opo B (10,8%), o aluno mostra contar corretamente de dois em dois para chegar a N, mas volta a contar de um em um do 0 (zero) at M. A opo C (6,3%) sugere que o aluno seguiu corretamente o padro de zero a M, mas voltou a contar de um em um para localizar N. O trabalho com reta numrica contribui para que o aluno identifique a ordenao dos nmeros de forma crescente ou decrescente. Contribui ainda para uma articulao favorvel entre o estudo dos nmeros e tpicos da geometria.

61

ESTAO - O DIAGNSTICO

Item M050063A8
(M050063A8) Os nmeros decimais podem ser representados na reta numrica. Observe a reta abaixo.

Qual o smbolo que representa o valor 36,7?


A) B) C) D)

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 3,0% B 18,0% C 75,6% D 2,6% Brancos e Nulos 0,8%

Esse item avalia a habilidade do aluno reconhecer que, entre dois nmeros inteiros, existem infinitos nmeros racionais ou fracionrios, ou ainda decimais que podem ser localizados na reta numrica. Para acertar o item alternativa C (75,6%), o aluno deve considerar que cada tracinho representado entre dois nmeros inteiros corresponde a um dcimo e, em seguida, observar que 36,7 est mais prximo do nmero 37. Ao marcar a opo A (3,0%), o aluno mostra localizar corretamente os dcimos, contando erroneamente a partir do nmero 35, ou incio da representao da reta. Ao escolher a opo B (18,0%), o aluno mostra no reconhecer nmeros racionais em uma reta. A opo D (2,6%) sugere que o aluno no reconhece nmeros racionais em uma reta, escolhendo o ponto mais prximo do 37. Nesse item, os conceitos exigidos so o conhecimento da reta numrica e da ordenao dos nmeros racionais. Alm disso, requer do aluno a observao de que os pontos esto igualmente espaados e que o comprimento entre cada tracinho consecutivo igual a 0,1.

62

SAERS 2008

Item M090274A8
(M090274A8)

Observe a figura abaixo.

Se realizarmos um giro de 90 nessa figura, no sentido horrio, a figura que encontraremos ser A)

B)

C)

D)

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 22,0% B 9,4% C 60,3% D 7,2% Brancos e Nulos 1,1%
ESTAO - O DIAGNSTICO

Esse item avalia a habilidade do aluno reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros com apoio de imagens de figuras sendo transformadas. Para isso, o aluno deve, em primeiro lugar, identificar o sentido horrio e, em seguida, rotacionar a figura 90 graus alternativa C (60,3%). Na opo A (22,0%), o aluno faz o giro de 90 contrrio ao que se pede no enunciado, ou seja, gira a figura 90 no sentido anti-horrio. O aluno que marca a opo B (9,4%) faz o giro de 90 solicitado, porm com espelhamento no eixo horizontal. Ao escolher a opo D (7,2%), o aluno pode ter feito o giro da figura de 90 no sentido horrio, seguido de espelhamento no eixo vertical.

63

Atividades que envolvem movimentao no plano podem favorecer bastante a construo da ideia de ngulo, pois estimulam as ideias de direo e sentido. Em particular, esse trabalho facilita a construo do conceito de ngulo como giro, o que ser bastante til em etapas mais avanadas de escolaridade.

64

SAERS 2008

De 315 at 365 pontos - Adequado Neste nvel, os estudantes da 5 srie/6 ano do ensino fundamental e do 1 ano do ensino mdio so capazes de: Identificar a localizao (requerendo o uso das definies relacionadas ao conceito de lateralidade) de um objeto, tendo por referncia pontos com posio oposta sua e envolvendo combinaes. Realizar converso e soma de medidas de comprimento e massa (m/km e g/kg). Identificar mais de uma forma de representar numericamente uma mesma frao e reconhecer fraes equivalentes. Identificar um nmero natural (no informado), relacionando-o a uma demarcao na reta numrica. Reconhecer o significado da palavra permetro. Efetuar operaes com horas e minutos, fazendo a reduo de minutos em horas. Reconhecer um quadrado fora da posio usual. Identificar elementos de figuras tridimensionais. Os estudantes do 1ano do ensino mdio ainda so capazes de: Avaliar distncias horizontais e verticais em um croqui, usando uma escala grfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo o paralelismo entre retas. Contar blocos em um empilhamento representado graficamente e saber que, em figuras obtidas por ampliao ou reduo, os ngulos no se alteram. Calcular o volume de slidos a partir da medida de suas arestas. Ordenar e comparar nmeros inteiros negativos e localizar nmeros decimais negativos com o apoio da reta numrica. Transformar frao em porcentagem, e vice-versa. Identificar a equao do primeiro grau adequada para a soluo de um problema. Solucionar problemas: envolvendo propriedades dos polgonos regulares inscritos (hexgono), para calcular o seu permetro; envolvendo porcentagens diversas e suas representaes na forma decimal; envolvendo o clculo de grandezas diretamente proporcionais e a soma de nmeros inteiros. Resolver problemas: calculando ampliao, reduo ou conservao da medida (informada inicialmente) de ngulos, lados e rea de figuras planas; localizando pontos em um referencial cartesiano; envolvendo o teorema sobre a soma dos ngulos internos de um tringulo; envolvendo clculo numrico de uma expresso algbrica em sua forma fracionria; envolvendo variao proporcional entre mais de duas grandezas; envolvendo porcentagens diversas e suas representaes na forma fracionria (incluindo noo de juros simples e lucro); de adio e multiplicao, envolvendo a identificao de um sistema de equaes do primeiro grau com duas variveis. Classificar ngulos em agudos, retos ou obtusos, de acordo com suas medidas em graus. Realizar operaes, estabelecendo relaes e utilizando os elementos de um crculo ou circunferncia (raio, dimetro, corda). Reconhecer as diferentes representaes decimais de um nmero fracionrio, identificando suas ordens (dcimos, centsimos, milsimos). Identificar a inequao do primeiro grau adequada para a soluo de um problema. Calcular expresses numricas com nmeros inteiros e decimais positivos e negativos. Solucionar problemas em que a razo de semelhana entre polgonos dada, por exemplo, em representaes grficas que envolvem o uso de escalas.

65

ESTAO - O DIAGNSTICO

Efetuar clculos de razes quadradas e identificar o intervalo numrico em que se encontra uma raiz quadrada no-exata. Efetuar arredondamento de decimais. Ler informaes fornecidas em grficos que envolvem regies do plano cartesiano. Analisar grficos de colunas, representando diversas variveis, comparando seu crescimento.

Nesse nvel, quais itens os alunos so capazes de resolver?

66

SAERS 2008

Item M090297A8
(M090297A8)

No plano cartesiano abaixo, o segmento AB paralelo ao eixo y e tem medida 3, e o ponto A tem coordenadas A (1,-1)

As coordenadas do ponto B so A) (1, 2) B) (1, 3) C) (3, -1) D) (4, -1)

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 22,9% B 37,0% C 26,9% D 11,6% Brancos e Nulos 1,6%

Esse item avalia a habilidade do aluno compreender que cada ponto no plano cartesiano representa um par ordenado, e vice-versa. Para acertar esse item, o aluno deve observar que o ponto B possui a mesma abscissa do ponto A, e a sua ordenada corresponde distncia dele ao eixo das abscissas, ou seja, (1,2) alternativa A (22,9%). A opo B (37,0%) sugere que o aluno observa que o segmento AB paralelo ao eixo y e conclui corretamente que os pontos A e B possuem a mesma coordenada x. Entretanto, o aluno afirma erroneamente que a coordenada y de B igual ao comprimento do segmento AB, obtendo a resposta incorreta B (1,3). A opo C (26,9%) sugere que o aluno tenha usado a medida do segmento como valor de x e mantido o valor de y apresentado para o ponto A. Aluno que opta por D (11,6%) soma a medida do segmento com o valor de x apresentado no par ordenado do ponto A. Assim como na opo C, o aluno inverte os papis das coordenadas no par ordenado. A representao de pontos no plano cartesiano um importante recurso para auxiliar o aluno a visualizar a posio de objetos. O desenvolvimento dessa habilidade necessita receber uma ateno especial em sala de aula, pois, por meio dos conceitos geomtricos, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive.

67

ESTAO - O DIAGNSTICO

Acima de 365 pontos - Avanado Neste nvel, os estudantes do 1ano do ensino mdio so capazes de: Resolver problemas envolvendo ngulos, inclusive utilizando a lei angular de Tales e aplicando o teorema de Pitgoras. Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as ltimas s suas planificaes. Identificar o slido que corresponde a uma planificao dada. Reconhecer a proporcionalidade entre comprimentos em figuras relacionadas por ampliao ou reduo. Calcular volume de paraleleppedo. Calcular o permetro de polgonos sem o apoio de malhas quadriculadas. Calcular ngulos centrais em uma circunferncia dividida em partes iguais. Calcular o resultado de expresses envolvendo, alm das quatro operaes, nmeros decimais (positivos e negativos, potncias e razes exatas). Efetuar clculos de diviso com nmeros racionais (forma fracionria e decimal simultaneamente). Calcular expresses com numerais na forma decimal com quantidades de casas diferentes. Obter a mdia aritmtica de um conjunto de valores. Analisar um grfico de linhas com sequncia de valores. Estimar quantidades baseadas em grficos de diversas formas. Resolver problemas. utilizando propriedades dos polgonos (nmero de diagonais, soma de ngulos internos, valor de cada ngulo; envolvendo a converso de m3 em litro; que recaem em equao do 2 grau; de juros simples; usando sistema de equaes do primeiro grau. Resolver problemas utilizando propriedades de tringulos e quadrilteros. Utilizar propriedades de polgonos regulares. Calcular a rea de figuras simples ( tringulo, paralelogramo, retngulo, trapzio). Aplicar as propriedades da semelhana de tringulos na resoluo de problemas. Reconhecer que a rea de um retngulo quadruplica, quando seus lados dobram. Resolver problemas envolvendo crculos concntricos. Resolver problemas com nmeros inteiros positivos e negativos no explcitos com sinais. Efetuar uma adio de fraes com denominadores diferentes. Resolver problemas selecionando as informaes relevantes, interpretando-as. Reconhecer o valor posicional de um algarismo decimal e a nomenclatura das ordens. Localizar fraes na reta numrica.

Nesse nvel, quais itens os alunos so capazes de resolver?

68

SAERS 2008

Item M050107A8
(M050107A8)

Roberta quer representar esse prdio por meio de um bloco retangular.

Para isso, deve escolher um dos moldes abaixo.

Qual deles Roberta deve usar para montar o bloco retangular e representar o prdio? A) O molde 1. B) O molde 2. C) O molde 3. D) O molde 4.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 50,7% B 10,6% C 16,7% D 21,0% Brancos e Nulos 1,0%

Esse item avalia a habilidade do aluno reconhecer as propriedades comuns e as diferenas entre as figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificaes. Para acertar esse item, o aluno deve reconhecer o bloco retangular como um slido formado por seis faces e, em seguida, observar que as faces laterais, duas a duas, so retngulos de dimenses diferentes, como representado pela alternativa A (50,7%). Para marcar a opo B (10,6%), o aluno considera a possibilidade de o edifcio ter sido erguido na forma de um prisma de base triangular, desconsiderando o enunciado que informava tratar-se de bloco retangular, observando apenas o desenho feito em perspectiva. O aluno que escolhe a opo C (16,7%) identifica corretamente a planificao de um bloco retangular (considerando tambm corretamente ser o quadrado um retngulo) e erra ao avaliar as propores apresentadas na imagem do edifcio. A opo D (21,0%) aponta para um aluno com dificuldades bsicas, ao decidir por uma figura que no representa a planificao de nenhum objeto tridimensional. Esse item aborda uma situao do cotidiano que envolve elementos da Geometria. Para a sua resoluo, pressupe-se conceito de face, o conceito de faces opostas de um cubo e, consequentemente, a habilidade de o aluno identificar a planificao de uma figura tridimensional.

69

ESTAO - O DIAGNSTICO

Item M090147A8
(M090147A8)

Rose multiplicou a idade atual de seu filho pela idade que ele ter daqui a 5 anos e obteve como resultado 14 anos. Qual a idade atual do filho de Rose? A) 2 anos. B) 5 anos. C) 7 anos. D) 9 anos.

QUADRO DE PERCENTUAL POR OPO DE RESPOSTA


A 31,4% B 5,6% C 16,4% D 45,3% Brancos e Nulos 1,3%

Esse item avalia a habilidade do aluno resolver situaes-problema envolvendo uma equao de 2 grau. Para acertar esse item, o aluno, possivelmente, reconhece que, se a idade hoje x, dentro de 5 anos ela ser x+5, montando a equao obtida pela transformao de linguagens. Em seguida, ele resolve a equao do segundo grau obtida, retornando para o enunciado e descartando a raiz negativa, para marcar a alternativa A (31,4%). A escolha da alternativa B (5,6%) indica que, possivelmente, o aluno selecionou uma informao do problema como resposta, demonstrando no ter-se apropriado do sentido da situao. A escolha da alternativa C (16,4%) indica que o aluno resolveu a equao , mas no considerou o sinal negativo de uma das razes, ou considerou a idade do filho dentro de 5 anos. J o aluno que escolheu a alternativa D (45,3%) no interpretou o problema, efetuando simplesmente 14 5. A converso de um texto em lngua materna para a linguagem simblica demanda, antes de tudo, que o aluno se aproprie do sentido da situao apresentada, para que ele possa, ao final, controlar o sentido da expresso obtida. Isso se mostra mais relevante, quando se envolve uma equao do segundo grau que, em muitos casos, apresenta uma raiz negativa, que, poucas vezes, pode ser adotada como soluo de um problema contextualizado.

70

SAERS 2008

Professor, como voc viu, essa foi uma longa etapa. Caminhamos pelos resultados de sua escola, pelos perfis de desempenho, pelos nveis da escala e pela anlise pedaggica dos itens. Valeu aprender tudo isso. Ser com base nesse aprendizado que construiremos, a seguir, o Quadro do Diagnstico Pedaggico de sua escola. Prepare-se, nossa caminhada est chegando ao seu ponto principal!

Passaporte:
Para elaborar o diagnstico pedaggico de sua escola, volte aos resultados de desempenho. Com base nesses dados, preencha os quadros diagnsticos a seguir.

71

ESTAO - O DIAGNSTICO

72
SISTEMA DE AVALIAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL

SAERS 2008

Matemtica - 1 ano do Ensino Mdio


Nmero de Estudantes no 1 ano EM:__________ Nmero de Estudantes que fizeram o teste:__________

Mdia da Escola:__________

Quadro do Diagnstico Pedaggico


PERCENTUAL DE ESTUDANTES QUAIS HABILIDADES OS ESTUDANTES J DESENVOLVERAM?
EM CADA INTERVALO (%) EM CADA CATEGORIA DE DESEMPENHO (%) EM RELAO MDIA DA ESCOLA (%)

INTERVALO

At 240

ABAIXO DO BSICO

Abaixo da Mdia:

Na Mdia:
BSICO

240 a 315

Acima da Mdia:
ADEQUADO

315 a 365

Acima de 365

AVANADO

Professor, com as informaes dos Quadros Diagnsticos da sua escola, nas diferentes sries, possvel identificar, e at mesmo nomear, os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e que podem ter a sua permanncia na escola ameaada pelos fantasmas da evaso, reprovao e excluso. Mas isso s um diagnstico. E um diagnstico tem por objetivo apenas apontar a situao em que uma dada realidade se encontra.

Para a escola, o diagnstico que voc elaborou um norteador para as aes de transformao da realidade escolar em direo garantia do direito do aluno a uma educao de qualidade. O diagnstico , pois, o incio dessa transformao. Lembra que dissemos que nossa viagem terminaria no Ponto de Partida? Ento, agora, essa ideia est comeando a fazer sentido...

73

ESTAO - O DIAGNSTICO

74

SAERS 2008

A Mudana

Nesta parte de sua caminhada, voc ter que passar pelas seguintes trilhas:

Muito bem, continue a caminhada!

75

ESTAO - A MUDANA

9 7 Trilha. Sugestes de Atividades Pedaggicas. 9 8 Trilha. Boa Escola: Compromisso de Todos.

76

SAERS 2008

Professor, temos certeza de que, depois de ler este Boletim, vencer os desafios propostos at aqui e interagir com as informaes do Portal, voc, agora, sabe mais sobre a avaliao que foi realizada em nosso Estado. Mas conhecimento implica em responsabilidades. Sabemos que no existem frmulas mgicas que faam desaparecer os problemas da educao e que muitos desses problemas so decorrentes da prpria estrutura social, como a pobreza, o desemprego, a violncia e a falta de apoio familiar. Essa realidade transcende os muros da escola, mas seus efeitos na aprendizagem so sentidos em cada sala de aula.
Alm disso, sabemos que os resultados das avaliaes dos alunos no decorrem apenas do que eles aprenderam naquele ano, mas dependem, tambm, de sua trajetria escolar. Ainda assim, a escola capaz de fazer a diferena na vida de nossos alunos, elevando o nvel de aprendizagem por meio do trabalho realizado coletivamente na escola. Por isso, toda e qualquer ao direcionada melhoria da prtica pedaggica fundamental! Agora que o diagnstico j est definido, o que fazer com essa informao? Nesta altura da viagem, reflita sobre algumas aes que permitam melhorar a realidade de sua escola.

77

ESTAO - A MUDANA

Trilha 7

Sugestes de Atividades Pedaggicas

Professor, voc aprendeu, neste Boletim, a identificar as habilidades que j foram desenvolvidas por seus alunos e aquelas que ainda esto em fase de desenvolvimento ao final do 10 ano de escolarizao. Nossa proposta, agora, que voc reflita sobre algumas sugestes de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, a fim de desenvolver habilidades importantes, para que os alunos nesse nvel de ensino prossigam com seu processo de escolarizao.

Domnio Espao e Forma


A habilidade de localizao/movimentao de um objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas, caracterstica deste domnio, est diretamente relacionada com o desenvolvimento das habilidades de percepo espacial, importante no estudo da Geometria. Alm da utilidade em situaes cotidianas comuns, o desenvolvimento dessa habilidade prepara o aluno para o estudo das coordenadas cartesianas e o traado de grficos. A seguir, veremos algumas atividades que podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade.

Possibilitar que o aluno vivencie vrias situaes de aprendizagem, experimentando posies,

localizando-se e movimentando-se no ptio da escola, na sala de aula, na quadra e nos corredores, de acordo com critrios determinados. do aluno na sala de aula, etc.

Utilizar algumas situaes, como localizar ruas e prdios em mapas diversos, localizar a posio Representar sistemas de equaes no plano cartesiano, usando malha quadriculada para a
representao das retas e eixos.

Manipular embalagens de diferentes formas e tamanhos e colees de slidos geomtricos, Recortar e montar os slidos mais conhecidos e classific-los, explorando seus elementos e
percebendo melhor as relaes entre eles.

ampliando a viso espacial dos alunos, desenvolvendo sua visualizao espacial e tornando mais compreensvel a transio do espao bidimensional para o tridimensional.

Instigar Propor

uma atitude de observao e investigao das formas presentes no ambiente e, assim, criar oportunidades, para que eles exercitem modos de representao, descrio e classificao prprios do tratamento geomtrico. atividades que envolvam medies, em especial o clculo de alturas inacessveis. A construo do astrolbio e sua utilizao facilitam a compreenso das razes trigonomtricas no tringulo retngulo e suas aplicaes.

78

SAERS 2008

Domnio Grandezas e Medidas


O domnio Grandezas e Medidas, alm de ter um forte carter social, tambm um domnio integrador da Matemtica, pois relaciona a Geometria com Nmeros, Operaes e lgebra. Por isso, importante que o professor proponha atividades, em sala de aula, com formas diversas e contextos significativos para os alunos. A seguir, veremos algumas atividades que podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade.

Propor atividades com o uso de papel quadriculado para a construo de figuras e estudo de

suas medidas, bem como atividades prticas envolvendo o clculo de rea e volume, a fim de se ampliarem os conceitos geomtricos. conceitos como permetros, reas e volumes, identificando e diferenciando caractersticas relevantes a esses conceitos. formas e tamanhos; isso contribui para desenvolver a visualizao espacial, identificar regularidades, fazer generalizaes e para o aperfeioamento da linguagem algbrica. slidos para facilitar a elaborao de modelos matemticos, clculo de rea e volume.

Construir e manipular maquetes, slidos geomtricos e geoplano, para que o aluno formalize Promover experincias para o aluno manipular, construir, planificar embalagens de diferentes

oportunidades de observao, investigao, representao, descrio e classificao dos Criar o Material Dourado, utilizando os cubinhos como unidade de medida de volume. Usar Utilizar situaes-problema para conceituar arestas, vrtices e faces, atravs de planificaes,
montagem e desmontagem de caixas de diversos tamanhos. trenas, etc.

Trabalhar com sistema de medidas

e suas transformaes, usando balanas, fitas mtricas,

79

ESTAO - A MUDANA

Domnio Nmeros e Operaes


A anlise das regras de numerao decimal importante para o aluno compreender a escrita e a representao de qualquer nmero e garantir, assim, o desenvolvimento de diferentes habilidades inerentes resoluo de problemas matemticos. A seguir, veremos algumas atividades que podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade.

leitura de um termmetro, que evidencia a necessidade dos nmeros negativos, quando Fazer

se deseja expressar medidas acima e abaixo de um referencial, no caso, o ponto zero. Alm disso, esse exemplo tambm serve para o aluno perceber a ordenao dos nmeros negativos, importante para a representao dos pontos no plano cartesiano. subdivises. Essas situaes desenvolvem a localizao de pontos no plano e tambm a noo de coordenadas cartesianas, preparando o aluno para a leitura, interpretao e construo dos grficos de funes.

Apresentar situaes variadas, em que a reta numrica aparea com diferentes padres de

Quanto resoluo de problemas, o professor pode, sempre que possvel, trabalhar com os

alunos uma sequncia de aes que iro ajud-los nessa tarefa, tais como: compreender a relao entre o contexto do problema e o clculo necessrio; escolher uma estratgia para resolver o clculo e selecionar a mais adequada; aplicar a estratgia, rever os dados e o resultado para avaliar se a soluo encontrada pertinente ou no. ser resolvidos aritmtica ou algebricamente e que as equaes so ferramentas eficientes para resolver problemas cuja resoluo aritmtica pode ser complicada e, s vezes, at impossvel. pode ser trabalhada, por exemplo, com charadas criadas pelos alunos e situaes sugeridas pelos mesmos.

Propor atividades com o objetivo de levar os alunos a perceberem que alguns problemas podem

Resolver situaes-problema envolvendo sistemas de equao do 1 grau uma habilidade que Habituar
os alunos a realizarem estimativas e a validarem as respostas que encontraram para os problemas propostos. Essas simples aes possibilitam aos alunos antecipar possveis solues, descartar solues implausveis e verificar a veracidade de suas respostas.

Domnio Tratamento da Informao


A incluso do tema Tratamento da Informao se justifica pela sua importncia social e nesse tema que a Matemtica manifesta mais claramente a sua utilidade no dia a dia. Por isso, o professor deve utilizar informaes em suas diversas formas, de modo que o aluno possa explorar, a partir da leitura e da discusso das mesmas, os processos que a Estatstica utiliza para represent-la. A seguir, veremos algumas atividades que podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade.

Grficos e tabelas aparecem, frequentemente, em meios de comunicao. O professor pode


SAERS 2008

realizar atividades que tenham como ponto de partida a utilizao de jornais e revistas, onde os alunos podem interpretar as informaes neles contidas. seu posterior registro em uma tabela e em um grfico tambm so atividades que despertam o interesse dos alunos, motivando-os a participar e a desenvolver essa habilidade.

Simulaes de pesquisas em sala de aula com temas relacionados ao interesse dos alunos e o

80

Professor, voc trabalha esse tipo de atividade com seus alunos? Voc tem novas sugestes para o trabalho com essas habilidades? Rena suas sugestes, divulgue-as em sua escola. E, quem sabe, no prximo ano, suas sugestes fiquem registradas em uma nova estao...

Passaporte:
Com base nas sugestes que voc viu aqui, desenvolva algumas atividades com seus alunos. Registre em seu Dirio de Bordo essa experincia e divulgue-a em sua escola.

81

ESTAO - A MUDANA

Trilha 8

Boa Escola: Compromisso de Todos

Professor, a avaliao realizada pelo SAERS permite acompanhar o desempenho de sua escola em relao s habilidades e competncias fundamentais para o sucesso escolar de seus alunos em Matemtica. Mas, para que o diagnstico que voc elaborou se torne efetivamente um instrumento de transformao de sua realidade escolar, necessria a participao de todos da escola, a comear pelos gestores, desenvolvendo, assim, uma cultura de avaliao. Os gestores tm um papel muito importante na disseminao e anlise dos resultados da escola. Seu diretor dever propor momentos especficos no calendrio escolar para o estudo do Boletim Pedaggico. Participe dessas reunies e discuta com os professores de todas as disciplinas os tpicos que voc anotou em seu Dirio de Bordo. Para ajudar, sugerimos alguns assuntos a serem debatidos nas reunies com a equipe. So eles:

9 As relaes entre prtica pedaggica, avaliao interna e avaliao externa. 9 A contribuio dos resultados do SAERS para a melhoria da gesto escolar e da gesto
pedaggica.

9 A relao entre os contedos tratados em sala de aula e os Descritores da Matriz de


Referncia para avaliao. Lembramos que essas so algumas questes para orientar o debate sobre a avaliao externa em sua escola. Mas elas no se esgotam aqui. Elabore outras e crie grupos de estudo para envolver cada vez mais sua escola em uma cultura de avaliao. Um caminho promissor a reflexo coletiva sobre as competncias e habilidades cognitivas desenvolvidas pelos alunos nos diferentes nveis de desempenho e as metas de aprendizagem previstas no Projeto Pedaggico da escola. Utilize, para isso, os Quadros Diagnsticos que voc construiu com base nos resultados de desempenho no SAERS. Essa reflexo poder resultar em um plano de aes de interveno pedaggica que redimensione o prprio Projeto Pedaggico.

82

SAERS 2008

A partir da, a escola poder:


projetos de recuperao para os alunos identificados com baixo desempenho, de modo Criar
a consolidar as competncias e habilidades consideradas fundamentais para o perodo de escolarizao em que eles se encontram. dos alunos utilizados pela escola.

Discutir com todos os professores e repensar os mecanismos de avaliao da aprendizagem Realizar o monitoramento dos processos de avaliao de todos os componentes curriculares
desenvolvidos com todos os alunos.

Professor, como dissemos no incio de nossa caminhada, preciso garantir o direito a uma educao de qualidade. Para isso, no basta apenas o esforo de todos da escola, professores, gestores, especialistas. necessrio tambm envolver os alunos e suas famlias na discusso sobre os resultados do SAERS. Esse debate precisa romper os limites da escola e chegar s famlias de nossos alunos.

Para isso, sugerimos:

Divulgar os resultados do SAERS para os alunos, de uma forma que eles possam compreender Promover

a avaliao que foi realizada como um instrumento a favor da melhoria da qualidade da educao. reunies com os pais dos alunos ou responsveis, dando uma ateno especial na explicao dos Quadros Diagnstico, deixando claro que eles tm uma importante participao na aprendizagem e desempenho escolar de seus filhos. a comunidade escolar na desafiante tarefa de melhorar, ainda mais, os resultados alcanados pela escola.

Comprometer

Professor, saiba que conhecer os resultados da avaliao um direito da sociedade e, ao divulg-los aos familiares de seus alunos, voc est garantindo o princpio da transparncia e criando laos mais fortes de comprometimento em prol de um sistema de educao com equidade e qualidade.

83

ESTAO - A MUDANA

LINHA DE PARTIDA: O COMEO...


Professor, Vencemos uma importante etapa de nossa viagem.

Neste Boletim, voc viu o desempenho de sua escola nos testes de proficincia. Conheceu a Matriz de Referncia para Avaliao, comparou dados, analisou informaes, enfim aprendeu um pouco mais sobre o SAERS. Agora voc j sabe quais os pontos fortes e os pontos fracos, o que est indo bem e o que ainda precisa ser melhorado em sua sala de aula, em sua escola. Enfim, voc e toda a sua comunidade escolar tm em mos dados e indicadores sobre o processo de desenvolvimento das habilidades e competncias bsicas do 1 ano do ensino mdio em Matemtica. Naqueles aspectos em que seus alunos foram bem sucedidos, voc pode manter e at intensificar as suas prticas. Por outro lado, no desanime se os resultados que voc recebeu no foram satisfatrios. Eles podero ser melhorados. Temos certeza de que voc e sua escola esto preocupados com isso e encontraro estratgias para reverter essa situao. Faltou explicar uma ltima coisa. Voc se lembra de que, no incio, dissemos que essa seria uma viagem diferente? Vamos, finalmente, esclarecer o porqu. Aqui no o fim, mas onde efetivamente comea o trajeto real: aplicar em seu trabalho docente os conhecimentos que voc desenvolveu ao trilhar conosco todo esse caminho. Acreditamos que a prtica constante da ao e reflexo, tendo por base os dados da

avaliao em larga escala, contribuir para que a escola seja capaz de cumprir o seu papel: o de ser instrumento que proporcione equidade de oportunidades a nossos alunos. Agora, j deve estar clara a razo deste material ter sido apresentado na forma de um caminho a ser trilhado. Ele no deve ficar guardado na estante ou na gaveta. Este Boletim deve acompanh-lo, professor, nas reunies, nas conversas com seus colegas, com o diretor, enfim ele a sua bssola para muitas outras descobertas! Essa no uma responsabilidade exclusivamente sua, professor, mas de toda a comunidade escolar. Porm voc uma das figuras centrais nesse processo.

Nossa histria, na verdade, est apenas comeando! Este o ponto de partida. Bem-vindo ao incio!

Este Boletim para ser usado e compartilhado por todos os professores da sua escola. Aproveite-o bem! At a prxima!...

SAERS 2008

86

SISTEMA DE AVALIAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL

Anda mungkin juga menyukai