Anda di halaman 1dari 5

Trabalho de fsica IV

1) O deslocamento de um objeto oscilando em funo do tempo mostrado na figura abaix o. Quais so (a) a frequncia; (b) a amplitude; (c) o perodo; (d) a frequncia angular des se movimento?

2) Quando um corpo de massa desconhecida ligado a uma mola ideal cuja constante igual a 120 N/m, verifica-se que ele oscila com uma frequncia igual a 6,0 Hz. Determine a) o perodo, b) a frequncia angular, c) a massa do corpo.

3) Um gato com massa igual a 4 kg est preso a uma mola ideal de massa desprezvel e oscila verticalmente em MHS. A amplitude do movimento 0,05 m. No ponto mais alto do mov imento, a mola est na posio natural, ou seja, no est esticada. Calcule a energia potencial elsti ca da mola (considerando-a igual a zero quando ela est esticada), a energia cintica do gato, a energia potencial gravitacional do sistema em relao ao ponto mais baixo do movimento e a s oma das trs energias quando o gato est a) no ponto mais alto do movimento; b) no ponto mais b aixo do movimento; c) no ponto de equilbrio.

4) Um objeto de 2,14 kg suspenso por uma mola. Prende-se a ele um corpo de 325 g que provoca uma distenso adicional de 1,8 cm. Calcule o perodo do movimento quando, re movendo-se o corpo, o objeto posto a oscilar.

5) Ondas transversais em uma corda possuem velocidade de 8 m/s, amplitude de 0,0 7 m e comprimento de onda igual a 0,32 m. As ondas se movem no sentido x, e em t= 0 s a extremidade x = 0 m da corda possui deslocamento mximo para cima.

a) Calcule a frequncia, o perodo e o nmero de ondas dessas ondas. b) Determine a funo de onda que descreve essa onda. c) Calcule o deslocamento transversal de uma partcula situada no ponto x = 0,36 m no instante t = 0,15 s. d) A partir do instante calculado no item (c), quanto tempo a partcula situada no ponto x = 0,36 m leva para atingir o deslocamento mximo para cima?

6) Um oscilador harmnico simples no ponto x = 0 m gera uma onda em uma corda. O oscilador opera em uma frequncia de 40 Hz e com uma amplitude de 3 cm. A corda po ssui uma densidade linear de 50 g/m e est esticada a uma tenso de 5 N. a) Determine a velocidade da onda. b) Calcule o comprimento de onda. c) Escreva a funo de onda dessa onda. Suponha que o oscilador tenha o seu deslocamento mximo para cima no tempo t = 0 s. d) Calcule a acelerao transversal mxima dos pontos na corda.

7) Dois pulsos ondulatrios triangulares esto se aproximando em uma corda esticada, como indicado na figura abaixo. Os dois pulsos so idnticos e se deslocam com velocidade igual a 2 cm/s. A distncia entre as extremidades dianteiras dos pulsos igual a 1 cm para t = 0 s. Desenhe a forma da corda para t = 0,25 s, t = 0,5 s, t = 0,75 s,t = 1 s e t = 1,25 s.

Suponha que o pulso que se desloca para a esquerda esteja abaixo do nvel da corda esticada, em vez de acima. Desenhe, nesta situao, os mesmos diagramas que voc desenhou anteri ormente.

8) A equao de uma onda transversal viajando em uma corda muito longa dada por y = 6 . 10-2 . Sen(2p.x +4p.t) (todas unidades esto no S.I.). Calcule. a) A amplitude; b) a frequncia; c) a velocidade da onda; d) o comprimento de onda ; e) a velocidade transversal mxima de uma partcula na corda.

9) A velocidade de uma onda em uma corda esticada de 172 m/s quando a intensidad e da fora de 123 N. Para que valor a intensidade da fora deve ser elevada de modo que a velocidade se torne 180 m/s.

10) Qual a amplitude de uma onda resultante da combinao de duas ondas senoidais de mesma frequncia e mesmo sentido de propagao, se suas amplitudes so 3,2 cm e de 4,19 cm e diferem em fase de p/2 rad.

11) Uma corda de 8,26 m e massa de 122 g est presa nas duas extremidades. Ela fic a sujeita a uma trao de 96,7 N e posta a vibrar. a) qual a velocidade das ondas na corda? b) q ual o comprimento de onda da maior onda estacionria possvel? c) qual a frequncia da onda?

Anda mungkin juga menyukai