Anda di halaman 1dari 3

PARSEL teaching learning materials compiled by the consortium as part of an EC FP6 funded project (SAS6-CT-2006-042922-PARSEL).

A tua famlia est satisfeita com a conta da electricidade?


Disciplina: Fsica. Anos de escolaridade: 8 Contedo curricular: Potncia e energia. Tempo previsto: 4 aulas de 45 minutos cada. Tipo de actividade: Concepo de um questionrio; Clculos; Tomada de deciso relativamente a
formas realistas de diminuir o consumo de energia.

Cenrio
Hoje em dia, graas ao desenvolvimento tecnolgico, cada vez mais aparelhos funcionam a electricidade. Imagina o que aconteceria se houvesse um apago neste preciso momento! O que deixaria de funcionar? Infelizmente, e graas ao grande uso de aparelhos elctricos, a conta da electricidade passou a constituir uma parte significativa do oramento familiar. Mas, esto as famlias satisfeitas com as contas de electricidade? Estarias interessado em influenciar os membros da tua famlia no sentido de verem como possvel reduzir esta conta? Que aparelhos consomem mais energia? So essenciais? Em baixo apresentamos um exemplo de uma conta de electricidade:

Concepo: Jack Holbrook Instituio: ICASE


Pas: Reino Unido

A tua tarefa
Com a turma toda: 1. Discute e compara diferentes contas de electricidade e descobre que parmetros / factores contribuem para o total da conta paga. Identifica quais so internos (relativos famlia) e quais so externos (relativos ao estado). 2. Procura descobrir que parmetros / factores so usados em casa e com que frequncia. Para tal, constri um questionrio, em grupo, propondo questes pertinentes. Em grupo: 1. Cada grupo deve apresentar cinco questes. 2. Discute as questes e cria um questionrio comum turma. 3. Cada membro do grupo deve levar o questionrio para casa e aplic-lo sua famlia. Cada membro deve trazer o questionrio respondido na aula seguinte.

Concepo: Jack Holbrook Instituio: ICASE


Pas: Reino Unido

Em grupo: 1. Cada grupo deve escolher um aparelho elctrico de utilizao domstica e estudar a sua potncia, energia de transformao e energia de consumo num determinado perodo de tempo. 2. Em grupo, planeia e implementa uma experincia que permita determinar o consumo de cada aparelho. Em grupo: 1. Cada grupo responsvel por analisar cada grupo de 2/ 3 questes e por apresentar os resultados sob a forma de diagrama ou quadros. 2. Prepara a apresentao dos resultados da experincia (medidas, clculos, etc.). 3. Discute e apresenta as concluses. A turma toda: 1. Apresentao, comparaes e discusso dos resultados de cada grupo. 2. A turma deve considerar os seguintes aspectos na discusso final: i) Como possvel diminuir a conta de electricidade? ii) O que quer dizer potncia e at que ponto importante considerar este parmetro na reduo da conta de electricidade? iii) Proteco do ambiente (centrais elctricas, diferentes combustveis) iv) Efeitos no oramento de estado (combustveis importados) 3. Discute se as pessoas em geral se sentem satisfeitas com a sua conta de electricidade ou se gostariam de ter sugestes acerca de como reduzir as contas e pensa em ideias que possam ser usadas para mudar hbitos de consumo de energia elctrica.

Concepo: Jack Holbrook Instituio: ICASE


Pas: Reino Unido

Anda mungkin juga menyukai