Anda di halaman 1dari 2

A membrana plasmtica separa o meio intracelular do intracelular ou extracelular e o principal responsvel pelo controle da penetrao e sada de substancias de clula.

. A membrana plasmtica participa de numerosas funes celulares. responsvel pela manuteno da Constancia do meio intracelular, que diferente do meio extracelular. Para que as clulas funcionem, cresam e se multipliquem, necessrio que as substncias adequadas sejam relacionadas e transferidas para dentro das clulas e as substncias desnecessrias sejam impedidas de penetrar, ento, eliminadas do citoplasma. A membrana uma estrutura lipoproteica, todas as membranas, celulares apresentam a mesma organizao bsica, sendo constitudas por duas camadas lipdicas fluidas e continuas, onde esto inseridas molculas proteicas. As unidades de membrana tm diferentes funes; a membrana plasmtica e as demais membranas celulares aparecem com duas camadas escuras, separadas por camada clara central. Admite-se que esse aspecto trilaminar decorre da reduo de tetrxido de smio usado como fixador e de sua deposio nas extremidades polares dos lipdios. A mesma estrutura triminar da membrana plasmtica vista em todas as membranas da clula. Por isso, a estrutura trilaminar foi denominada unidade de membrana ou membrana unitria. A lamina central clara, mede cerca de 3,5 nm, e as lminas escuras medem aproximadamente 2,0 nm cada uma. A espessura total das membranas unitrias varia de 7 a 10 nm. Apesar de morfologicamente parecidas, as unidades de membrana no so iguais, nem na morfologia, nem nas funes. Com o aperfeioamento das tcnicas de preparao dos tecidos. Fagocitose o nome dado ao processo pelo qual a clula, graas a formao de pseudpodos, engloba no seu citoplasma partculas slidas que, por suas dimenses, so visveis no microscpico ptico. Portanto, a fagocitose pode ser facilmente observada pelos estudos das clulas vivas com os microscpios de contraste de fase. A fagocitose tem lugar quando a partcula se fixa a receptores especficos da membrana celular, capazes de desencadear uma resposta na qual participa o citoesqueleto. O termo pinocitose foi usado inicialmente para designar o englobamento de gotculas de lquido, observada em clulas cultivadas. Essas clulas emitem delgadas expanses do citoplasma que englobam gotculas do meio de cultivo em vesculas de at 1 um de dimetro. Todavia, essa mensalidade de pinocitose restrita a raros tipos de celulares, principalmente nas culturas de clulas.

citoesqueleto
O citoesqueleto mantm a forma das clulas e responsvel pela contrao celular, pelos movimentos da clula e pelo deslocamento de organelas, vesculas e partculas no citoplasma. Ele tambm estabelece, modifica e mantm a forma das clulas. responsvel tambm pelos movimentos celulares com contrao, formao de pseudpodos e deslocamentos intracelular de ribossomos, organelas, cromossomos, vesculas e grnulos diversos. Os principais elementos do citoesqueleto so os microtbulos, filamentos de actina, filamentos de miosina, filamentos intermedirios e macromolculas proteicas diversas. Esse elemento estruturais contituem em conjunto dinmico que assume aspecto diferentes, de acordo com o tipo de celular e com as necessidades da clula. De todos do componentes do citoesqueleto, apenas os filamentos intermedirios so estveis, exercendo somento funes de sustentao, sem participar dos movimentos celulares. Os deslocamentos intracelulares de organelas e outras partculas so devidos s protenas motoras. Essa podem ser divididas em dois grandes grupos: os dinenas e cinesinas, que causam deslocamentos em associao com os microtbulos e as miosinas, que podem formar filamentos e atuam em associao com os filamentos de actina. No se conhece protena motora que se apie nos filamentos intermedirios para produzir deslocamentos intracelulares.

Anda mungkin juga menyukai