Anda di halaman 1dari 25

HERMENUTICA JURDICA: A CONTRIBUIO DO PENSAMENTO DE PETER HBERLE NO CONSTITUCIONALISMO DEMOCRTICO PARA A CONCRETIZAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELOS INTRPRETES

DA CONSTITUIO HERMENUTICA JURIDICA: LA CONTRIBUICIN DEL PENSAMIENTO PETER HBERLE EN LO CONSTITUCIONALISMO DEMOCRTICO PARA LA CONCRETIZACIN DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES POR LOS INTRPRETES DE LA CONSTITUCIN

Caroline Mller Bitencourt Mnia Clarissa Hennig Leal

RESUMO O presente artigo tem como escopo estudar a contribuio do pensamento do renomado doutrinador alemo Peter Hberle, para a democratizao da interpretao constitucional e, conseqentemente do prprio Direito. Frente constatao que os mtodos tradicionais apresentados pela velha hermenutica jurdica no atendeu s necessidades da sociedade contempornea, onde uma de suas principais caracterstica o pluralismo, a proposta de Hberle vem ao encontro das necessidades sociais e democrticas refletidas na Constituio de 1988, como a realizao da cidadania, a garantia da liberdade, o respeito s diferenas atravs da dignidade da pessoa humana. Assim constata o autor que vivemos em um entorno cultural, onde a realidade influencia e influenciada pela Constituio. Portanto, nesta sociedade aberta, os indivduos, mais do que destinatrios da norma constitucional, passam a ser seus autnticos intrpretes, pois segundo Hberle, todo aquele que vive a Constituio cotidianamente um intrprete constitucional. neste sentido, que a nova hermenutica constitucional da sociedade aberta dos seus intrpretes vem a romper com antigos dogmas do Direito, atravs do reconhecimento de que a Constituio, e, conseqentemente o prprio Direito, indissocivel da realidade cultural em que vive, motivo pelo qual considera a Constituio um fenmeno cultural, um dever-ser que necessita tambm refletir e ser refletida pela imagem o ser humano neste Estado Constitucional. Somente diante desta interao, ser possvel a concretizao dos direitos fundamentais no constitucionalismo contemporneo. PALAVRAS-CHAVES: CONSTITUIO, CONSTITUCIONAL, SOCIEDADE ABERTA, CONCRETIZAO DE DIREITOS. INTERPRETAO PLURALISMO E

Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em Braslia DF nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008.

5132

RESUMEN El presente artculo tiene como inters estudiar la contribuicin del pensamiento del renomado doctinador alemano Peter Hberle para la democratizacin de la interpretacin constitucional en nombre de la concretizacin de los derechos fundamentales. Frente a la constatacin que los metodos tradicionales presentados por la vieja hermenutica juridica no sirve a las necesidades de la sociedad contempornea, donde un de sus principales caractersticas es el pluralismo, la propuesta de Hberle viene al encontro de las necesidades sociales y democrticas reflejas en la Constituicin del ao 1988, como la realizacin de la ciudadana, la garantia de la libertad. El respecto a las diferenas travs de la dignidad de la persona humana. Asi, dice el autor que vivimos en un entorno cultural donde la realidad influencia y es influenciada por la Constitucin. Por lo tanto, nesta sociedad abierta, los individuos, ms que destinatrios de la regla constitucional, passan a autnticos intrpretes, una vez que, segundo Hberle todo aqul que vive la Constitucin cotidianamente es un intrprete constitucional. Es neste sentido que la nueva hermenutica constitucional da la sociedad abierta de sus intrpretes viene a romper con los antiguos dogmas del Derecho, travs de su reconocimiento de que la Constitucin y, por consecuencia, el propio derecho, es indisociable de la realidad cultural en que vive, razn por la cual considera la Constitucin un fenmeno cultural, un dever-ser que necesita tambin reflejar y ser reflejada por la imagen el ser humano en este Estado Constitucional. Solamente con esta interacin sera posible la concretizacin de los derechos fundamentales nel constitucionalismo contemporneo. PALAVRAS-CLAVE: CONSTITUCIN, CONSTITUCIONAL, SOCIEDAD ABIERTA, CONCRETIZACIN DE DERECHOS INTERPRETACIN PLURALISMO Y

Notas introdutrias

H muito o direito no vinha apresentando respostas satisfatrias atravs da tradicional hermenutica constitucional. Reconhecer a individualidade e a complexidade das relaes sociais trouxe um novo desafio ao direito: preparar suas prprias estruturas para abertura de dogmas e conceitos fechados, bem como o dever de chamar e abrir-se a realidade e participao social, com intuito de realizar justia e concretizar os direitos fundamentais. Fazer isso isoladamente no campo jurdico, seria restringir e aprisionar estas questes, no entanto, se o direito e a jurisdio constitucional proporcionarem a devida abertura para o exerccio da cidadania, uma nova forma de ver e viver a Constituio poder estar nascendo. Motivo pelo qual, a velha hermenutica, como ensina Bonavides mostra-se superada, e abre espao para uma nova hermenutica mais construtivista e concretizadora dos direitos fundamentais:

Os direitos fundamentais, em rigor, no se interpretam; concretizam-se. A metodologia clssica da Velha Hermenutica de Savigny, de ordinrio aplicada lei e ao Direito

5133

Privado, quando empregada para interpretar direitos fundamentais, raramente alcana decifrar-lhes o sentido.Os mtodos tradicionais, a saber, gramatical, lgico, sistemtico e histrico, so de certo modo rebeldes a valores, neutros em sua aplicao, e por isso mesmo impotentes e inadequados para interpretar direitos fundamentais. Estes se impregnam de peculiaridades que lhes conferem um carter especfico, demandando tcnicas ou meios interpretativos distintos, cuja construo e emprego gerou a Nova Hermenutica[1].

certo, porm, que a jurisdio tem se ocupado de um campo de tenso entre direito e poltica e, sob a gide de uma democracia, requer constantes debates e deliberaes. A ampliao do papel da cidadania, a legitimidade das instituies investidas do direito de propor os remdios constitucionais, a prpria participao de tcnicos para melhor compreenso de questes especficas, o instituto ainda recente do amicus curie e, essencialmente, o debate pblico que ocorre em face das polmicas que giram em torno da questo da atuao do Judicirio na efetividade de direitos tm demonstrado a necessidade de uma democratizao da jurisdio, devendo estar aberta na busca da melhor soluo condizente democracia. A grande dificuldade reside no fato que estes mecanismos e possibilidades ainda no so devidamente explorados e efetivamente incorporados prtica cotidiana da jurisdio e da prpria cidadania.

Visando compreender de que forma deve se dar a abertura do Direito a estes novos fenmenos culturais e sociais da sociedade pluralista, mister as idias propostas pelo renomado doutrinador alemo acerca de que forma apresenta-se a sociedade democrtica e de que forma o Direito deve se comportar para que a Constituio atinja sua eficcia material, refletindo a realidade e os verdadeiros anseios da sociedade aberta e pluralista, onde a Constituio deve ser vista como um fenmeno cultural vivenciado por todos seus intrpretes.

1 A abertura da interpretao constitucional

Em se tratando da superao do positivismo e da nova proposta hermenutica de abertura dos seus conceitos atravs do reconhecimento da fora normativa da Constituio e de seus princpios constitucionais, referencial a doutrina de Peter Hberle[2], que em suas obras tem procurado demonstrar que a Constituio tem de ser vivida cotidianamente, da forma que a Constituio influencia a realidade social, e, tambm ser influenciada por ela. Segundo sua concepo, todo aquele que vive a Constituio em seu cotidiano um intrprete constitucional, pois vivemos sob a gide de uma sociedade pluralista em constante mutao.

5134

Com efeito, na Velha Hermenutica interpretava-se a lei, e a lei era tudo, e dela tudo podia ser retirado que coubesse na funo elucidativa do intrprete, por uma operao lgica, a qual, todavia, nada acrescentava ao contedo da norma; em a Nova Hermenutica, ao contrrio, concretiza-se o preceito constitucional, de tal sorte que concretizar algo mais do que interpretar, , em verdade, interpretar com acrscimo, com criatividade. Aqui ocorre e prevalece uma operao cognitiva de valores que se ponderam. Coloca-se o intrprete diante da considerao de princpios, que so as categorias por excelncia do sistema constitucional. A liberdade tambm se viu afetada desde que se desfez a singularidade da face subjetiva dos direitos fundamentais, hoje direitos de dupla dimenso ou dupla face: a subjetiva e a objetiva, sendo esta, a certos aspectos, a que mais renovou os fundamentos do direito constitucional contemporneo[3].

Acerca do pluralismo da sociedade, cabe uma referncia expressa por Galuppo, para melhor compreenso da importncia da proposta de Hberle para esta forma de sociedade, como o caso da sociedade democrtica brasileira:

Exatamente por causa da pretenso inerente aos vrios grupos hegemnicos, uma sociedade pluralista s pode subsistir, enquanto sociedade pluralista, se for, tambm, uma sociedade tolerante. Pois somente em uma sociedade tolerante possvel a coexistncia de projetos distintos sobre realizar a vida boa e, mais que isto, somente em uma tal sociedade possvel que tais projetos se atualizam na maior medida possvel. O pluralismo, no de fato, uma mera coexistncia de concepes divergentes, mas uma convivncia desses projetos, realizados e atualizados da melhor forma exeqvel. Se um projeto no puder ser realizado de forma alguma, por limitaes impostas pelo grupo que assume o poder central, ento os projetos minoritrios so fadados a desaparecerem, e com eles o prprio pluralismo (...) Evidentemente, a defesa do pluralismo uma caracterstica do Estado Democrtico de Direito, paradigma que a Constituio do Brasil prescreve no s como modelo de Estado, mas tambm como um projeto para a sociedade[4].

Segundo Gilmar Ferreira Mendes, na apresentao da obra do autor, Hberle prope pela adoo de uma hermenutica constitucional adequada nova sociedade que nos apresentada, extremamente pluralista, tambm chamada de sociedade aberta. Esse o motivo da necessidade de uma reviso da metodologia jurdica tradicional, a fim de satisfazer as exigncias do conflitos que se apresentam nesta sociedade. Refere-se que, por mais importante e indispensvel que possa ser a interpretao aplicada por juzes no exerccio de sua atividade jurisdicional, no e nem deve ser a nica, pois todo aquele que vive a Constituio por sua vez, seu legtimo intrprete[5]. Em suas palavras:

5135

Hberle anota que no existe norma jurdica, seno norma jurdica interpretada, ressaltando que interpretar um ato normativo nada mais do que coloca-lo no tempo ou integr-lo na realidade pblica (...) Portanto, o processo constitucional torna-se parte do direito de participao democrtica. O peculiar significado da proposta de Hberle para uma democratizao da interpretao constitucional, ou se quiser, para a hermenutica constitucional da sociedade aberta[6].

Segundo o renomado autor, a teoria da interpretao de uma sociedade que se apresenta fechada, reduz o espao para a interpretao, pois ficar apenas no mbito do poder judicirio e nos procedimentos formalizados. Busca uma teoria que considere a Constituio, bem como a realidade Constitucional, e que para tanto, necessita da incorporao das cincias sociais e das teorias jurdico-funcionais, e de mtodos hermenuticos que despertem o interesse e sejam voltados precisamente ao entendimento dos cidados, na realizao do bem-estar de todos[7]. Assim:

Prope-se, pois, a seguinte tese: no processo de interpretao constitucional, esto potencialmente vinculados todos os rgos estatais, todas as potncias pblicas, todos os cidados e grupos, no sendo possvel estabelecer-se um elenco cerrado ou fixado com numerus clausus de intrpretes da Constituio. Os critrios de interpretao constitucional ho de ser tanto mais abertos quanto mais pluralista for sociedade[8].

Hberle entende que h duas formas de interpretao: sentido lato e estrito. No deixa de reconhecer a importncia das duas no processo de concretizao da constituio, mas chama a ateno ao risco que ficar adstrito apenas s formas tradicionais no sentido de enrrigecer a Constituio ao pluralismo cultural, estratificando seu prprio desenvolvimento. Por isso, deve a interpretao em sentido lato e em sentido estrito coexistir, muito embora considere a segunda de maior importncia, podendo esta englobar a primeira no processo interpretativo, mas sempre subsistir jurisdio constitucional em fornecer a ltima interpretao da constituio que, para ser legtima, deve estar de acordo com a primeira[9]. Como explica Bonavides acerca das duas formas de interpretao:

A interpretao em sentido estrito a interpretao que usa todos os mtodos tradicionais enunciado por Savigny, de procedncia civilista. A interpretao lata a que oferece um largo terreno ao debate e renovao, tendo sido habitualmente ignorada ou desprezada pelos conceitos do jurista tcnico, de viso formalista, que fica assim tolhido de conhecer a verdade constitucional em sua essncia e fundamento. Essa ltiam modalidade, considerada a mais importante, acaba absorvendo a primeira ou, segundo os crticos da teoria, dissolvendo a normatividade e eficcia da norma constitucional (...). A interpretao da Constituio nessa acepo lata realmente

5136

interpretao, visto que serve de ponte para ligar o cidado, como intrprete ao jurista, como hermeneuta profissional. Com isso se faz juridicamente relevante a interpretao viva do cidado em face daquela que compreende, por via cognitivas e racionais o jurista habilitado, a primeira impessoal, a segunda, exercida consciente e personalizadamente. A interpretao em sentido estrito, que o juiz leva a cabo o desempenho ordinrio de seu trabalho profissional, padece do influxo da prpria interpretao (...) Unidas as duas interpretaes, podem ento os direitos fundamentais e a democracia pluralista, tanto na prtica como na teoria, ser levada efetivamente a srio[10].

No tocante ao fato de quem vem a ser os intrpretes na interpretao lata, no jurdica, embora deva pertencer a todo aquele que vive a Constituio em seu cotidiano, Hberle enumera outros participantes que exercem grande influncia neste processo, tais como: as pessoas que tem direito de manifestao em um processo, os estudiosos e experts que compem as Comisses especiais, os peritos, os convidados a representar interesses nas audincias pblicas, grupos de presso organizados, requerentes ou partes nos procedimentos administrativos, a opinio pblica pluralista e democrtica, bem como, a prpria doutrina constitucional por participar em vrios nveis no processo, bem como por estimular a participao de outros agentes e de outras foras.[11]

O entendimento que a interpretao da Constituio deve ser a mais aberta possvel, no devendo restringir-se no mbito da jurisdio, exsurge do fato que, segundo o autor, a Constituio um produto cultural, de nossa vivncia em sociedade. Para tanto, para compreender melhor sua doutrina, mister entender o conceito de cultura.

2. O conceito de cultura segundo Hberle

H muitas formas de se conceituar a cultura. No entanto, a cultura que influencia a Constituio no entendimento do autor, um conceito significativamente amplo que procura abarcar a realidade social em todos os seus aspectos. Como preleciona:

Evidentemente, cuando se piensa em la cultura no se parte ni del concepto jurdico ni del estatal, sino todo lo contrario: se pasa de la idea de cultura a la del Derecho, completando las ideas cotidianas con datos y definiciones socilogicos y antropolgicos; y es ah, justo entoces, cuando aparecen rpidamente los estrechos lmites de la definicin seleccionada (y ello por muy asequible que resulte el concepto jurdico de la cultura en la prctica)[12].

5137

E apresenta assim a seguinte definio:

(...) la cultura debe ser contemplada primero a nivel histrico, en cuanto a su tradicin y legados socieles; segundo, a nivel normativo, como regras y usos sociales, incluyendo cada uno de los respectivos valores e ideales de conducta; tercero, a nivel psicolgico, como adaptacin superadora de problemas, como procesos de aprendizaje o como conjunto de costumbres seculiares; cuarto, a nivel estructural entendido ste como conjunto de modelos de organizacin de la propia cultura, o bien a nivel gentico, entendido ste en el sentido de cultura como producto, como ideas o como simbolos. Estamos seguros mediante el empleo exclusivo de los susodichos parmetros antropolgico-sociolgicos, que pretenden sintetizar lo que deba ser entendido por <<cultura>>, apenas podr resolverse sin problemas la operatividad del << Estado cultural>> ni su respectivo Derecho Constitucional[13].

Dessa forma, nos apresenta um conceito que envolve a vivncia dos cidados, tanto no aspecto histrico, ontolgico, considerando as regras que so estipuladas pela sociedade, como tambm o aspecto psicolgico no sentido que se vive e do que se aprende nas experincias cotidianas. Por bvio, o autor reconhece a cultura em sentido educacional, aquela que em consenso nos transmitida seja pela experincia histrica ou como forma de regulamentao social, mas ele traz a multiplicidade de aspectos que podem envolver e influenciar tudo que vemos e vivemos.

A cultura tambm se apresenta por diferentes aspectos, considerando o Direito Constitucional Cultural em sua estruturao, que ocorre a nvel jurdico-individual, com relao liberdade subjetiva do indivduo de entender, criar, expressar-se, recebendo boa formao; no sentido jurdico-institucional, que se refere formao de todos enquanto povo, nao; e, no sentido jurdico- corporativo, que fazem referncia as garantias efetivas ao direito de associaes culturais, de participao cultural dos cidados[14].

Dessa forma, est superado o antigo entendimento de que cultura algo que somente existe e deve estar disposio dos cidados mais instrudos. O conceito aberto de cultura significa a cultura de todos e para todos. Nesse aspecto, abarca tanto a cultura tradicional transmitida institucionalmente nas escolas, como tambm a cultura popular, fruto do cotidiano dos cidados, bem como o que se chama de cultura alternativa ou subcultura, que ocorre tanto no tempo de trabalho, como no tempo do cio[15].

5138

Outra preocupao que o autor apresenta, de que forma se deve dar e a quem caber a proteo dessa cultura em sentido lato. Motivo pelo qual, esta dever ser a preocupao do Direito Constitucional Cultural, com suas preocupaes e programas a nvel de federao em se tratando de estados nacionais, em um primeiro momento. Assim diz: La riqueza de toda esta multiplicidad cultural pervive gracias al <<Derecho constitucional cultural>> ya consolidado a nvel federal, junto com todos sus elementos como el del libertad cultural, pluralismo y divisin de poderes[16].

Contudo, em outro de seus escritos, Hberle demonstra de que forma poder se dar a proteo internacional dos bens culturais. Segundo ele, a proteo nacional que se d atravs dos textos jurdicos- constitucionais, por sofrerem influncia da realidade, esto em constante mutao, vivos em desenvolvimento. atravs desta proteo nacional que se obtm a proteo internacional dos bens culturais da humanidade como um todo, dos patrimnios universais, bem como das culturas nacionais e transnacionais, pois ambas se completam mutuamente[17]. Neste sentido tece sua linha de raciocnio:

Cuando ms diversa y efectiva se ala proteccin nacional de los bienes culturales se consigue la proteccin internacional no sea <<platnica>>. Y vice versa, cada Estado constitucional se ve precisado, por causa de la proteccin internacional de los bienes culturales y las consecuentes obligaciones jurdico-internacionales a construir, tomarse en serio y derrarrolar una protecin nacional. Los nuevos textos constitucionales han sido muy tiles para este propsito. As pudiera llegarse a un orden de reciprocidad que recuerda al de la regra aurea, a una comunidad de bienes culturales mundiales gracias a la proteccin de los bienes culturales y los drechos humanos cuando nos encontramos en una poca de progresivo economicismo y creciente cada en la barbarie[18].

Contudo, ao se tratar de proteo dos bens culturais e conseqentemente dos direitos fundamentais, antes de entender de que forma ocorre a relao da Constituio com a cultura em sentido amplo, recorre-se a outra obra do autor[19], pois salutar entender como atualmente o Estado Constitucional, para compreender porque se tutela em favor dos direitos culturais e da sociedade aberta dos intrpretes constitucionais.

3. Qual nosso tipo de Estado Constitucional?

5139

At ento foi explanado acerca da necessidade da abertura da interpretao constitucional sociedade, dado o entorno cultural que influencia a Constituio, que por sua vez tambm influencia esta cultura constitucional.

Contudo, seguindo os ensinamentos de Hberle, o atual Estado constitucional somente existe, graas a todas as mudanas paradigmticas ocorridas com a Revoluo Francesa de 1789, que mudaram tambm a histria cultural de parte da humanidade. Como Explana:

El tipo Estado Constitucional es la producin comunitria, formalizada em textos jurdicos y contextos culturales, de muchos tiempos y muchos lugares; merece admiracin, as como nuestro esfuerzo para poder valorar la relativa contribuicin de 1789[20].

Ensina que o conjunto de textos constitucionais ps - 1789, tanto em sentido lato, que se referem filosofia, msica, literatura, contribuem como campo de fora cultural s codificaes para dogmtica jurdica, pois esta realidade refletida nestes campos ser recepcionada e inclusa nos textos constitucionais. No sentido dos textos da dogmtica jurdica, esse suporte que empresta aos textos constitucionais, constitui em um chamado fermento, fator impulsionador da realidade constitucional. Contudo, podem recepcionar como tambm reformar as idias de 1789, em distintos pases, com o intuito de prevenir para que no se chegue novamente a extremos como em um passado remoto. Por isso a realidade histrica-cultural nos remete a intangibilidade de certas clusulas fundamentais para a realidade de um Estado Constitucional, tais como a soberania popular, os direitos fundamentais, entre outros[21].

Quanto ao que forma e compe o contedo de um Estado Constitucional importante a seguinte explanao do autor:

Existen muchas fuerzas, muchos partcipes, muchos mdios pluralistas de la opinin pblica, cada vez ms y en constante renovacin, que textual y contextualmente han contribuido a acuar intensamente el curso- considerado abierto de la Historia con relacin al Estado en su derrollo como tipo, y an influyen como sociedad abierta de intrpretes y creadores de la Constitucin por evidentes y lacerantes que sigan resultando los dficits de pluralismo. Tal pluralidad traza las lneas de fuerza en las que se sitan todas las provisionales manifestaciones finales hasta hoy, del tipo constitucional[22].

5140

V-se ento, que o tipo de Estado Constitucional que se vive, mais do que estar relacionado com todos os direitos e garantias contidos na carta Magna, delineados pelos princpios que a norteiam, tem tambm relao pluralidade cultural que se vive, em face da forma de sociedade aberta de intrpretes e criadores da Constituio, permitindo que estes direitos tomem forma ao ser vivenciados na realidade desta sociedade. Assim:

Si en materia de dignidade hunana, liberdad, igualdad, fraternidad, pero tambin de justicia social y bin comn, se pone a prueba el tipo Estado constitucional mediante trial and error, ste puede adoptar en formas democrticas un perfil relativamente logrado. Cabe asi-mismo estructurar ese tipo a la luz del paradigma de la sociedad abierta de intrpretes y creadores de la Constitucin en sus procesos de aparicin, despliehue y crecimiento: muchas fuerzas han aportado historicamente en formas y modos de incidencia paralelos contribuiciones textuales e contextuales que hoy mantienen vivo al Estado Constitucional[23].

Dessa forma, afirma o autor, que o tipo de Estado Constitucional que se vive, tem fortes reflexos das conquistas de 1789 e delas no pode retroceder, com todas suas garantias e direitos que passam a ser fundamentais a existncia dessa forma de Estado, tais como princpios da soberania popular, liberdade, igualdade, democracia, direitos fundamentais. Tambm, ensina que pode apresentar estas conquistas em diferentes lugares de forma distinta, haja vista que, o pluralismo cultural tambm ter influncia na sociedade aberta dos intrpretes constitucionais e conseqentemente na realidade do contedo desta Constituio.

4. A Constituio como um produto cultural.

A jurisdio constitucional apenas uma parte integrante do processo interpretativo da Constituio. A legitimidade da jurisdio vista atravs da amplitude que inclui conceitos centrais como a noo de Constituio e a noo de sociedade, pois onde ocorre tambm - a atividade hermenutica. A Constituio analisada sob um prisma cultural, sendo que ela tanto condiciona e influencia a realidade, como tambm por ela influenciada. Significa dizer que qualquer alterao na realidade cultural de uma nao influenciar a interpretao constitucional, o que justifica as diversas interpretaes possveis, de um mesmo texto legal[24], em diferentes tempo e espao. Hberle considera:

5141

O processo poltico no um processo liberto da Constituio; ele formula pontos de vistas, provoca e impulsiona desenvolvimento que, depois se revelam importantes da perspectiva constitucional, quando, por exemplo, o juiz constitucional reconhece que misso do legislador, no mbito das alternativas compatveis com a Constituio, atuar desta ou daquela forma[25].

NO MESMO SENTIDO, OUTRO AUTOR ENSINA A IMPORTNCIA DOS CIDADOS NO PROCESSO DE INTERPRETAO E DE CONCRETIZAO DA CONSTITUIO:

A Constituio jurdica est condicionada pela realidade histrica. Ela no pode ser separada da realidade histrica do seu tempo. A pretenso da eficcia da Constituio somente pode ser realizada se levar em conta essa realidade. A Constituio Jurdica no configura apenas a expresso de uma realidade. Graas ao elemento normativo, ela ordena e conforma a realidade poltica e social. As possibilidades, mas tambm so limites da fora normativa da Constituio resultam da correlao entre ser (Sein) e dever (Sollen)[26].

A norma constitucional no tem existncia autnoma em face da realidade que pretende retratar. A essncia da Constituio repousa na sua vigncia, na sua prtica cotidiana, quer dizer, na situao que ela pretende concretizar na realidade social. Dessa forma, ela se constitui num dever-ser, pois ao mesmo tempo em que reflete a realidade social, a realidade refletida por ela. Isso remete sua eficcia enquanto norma fundamental e, por conseqncia, ela no pode ser desvinculada das condies histricas em que se d a sua realizao[27]. Ainda:

A Constituio transforma-se em fora ativa se existir a disposio de orientar a prpria conduta segundo a ordem nela estabelecida, se fizerem presente na conscincia em geral particularmente, na conscincia dos principais responsveis pela ordem constitucional[28].

5142

Nesta esteira, salutares as consideraes de Hberle no que concerne ao argumento de que tanto a realidade cultural quanto o cidado possuem importncia na vivncia da Constituio: La realidad jurdica del Estado constitucional representa solo una parte de la realidad de una Constitucin viva, que, en profundidad, es de naturaleza cultural. Los textos constitucionales deben ser literalmente cultivados para que resulten una Constitucin.[29]

Dito de outro modo, a concretizao da Constituio e dos direitos fundamentais, no deve ficar condicionada, adstrita aos rgos e funes estatais, embora, a vinculao judicial lei e a independncia pessoal e funcional dos juzes no podem escamotear o fato de que o juiz interpreta a Constituio na esfera pblica e na realidade[30]. Portanto, tambm na vivncia e exerccio da democracia os cidados cumprem um papel decisivo na realidade da Constituio, na medida em que a realidade cultural e social vivenciada ter influncia e por ela ser influenciada. Permite-se, assim, que um mesmo texto legal tenha diferentes interpretaes e aplicao, estando em constante mutao. Assim, Hennig Leal ensina:

A Constituio se converte, ento, em ordem jurdica fundamental de um processo livre e aberto, sendo que, enquanto tal, ela mesma se transmuta em um processo (permanente), o que faz com que o Direito Constitucional passe a se configurar, como um direito pblico, aberto, por excelncia. Mais do que isso: na compreenso de Hberle, uma constituio em sentido amplo, que no s do estado em sentido estrito, seno que engloba e estrutura a sociedade como um todo (e, indiretamente, tambm a esfera privada) como o caso da Constituio democrtica- no pode faz-lo to somente em sentido passivo, isto , ela no pode incorporar estes elementos exclusivamente como objetos, ela precisa incorpor-los, tambm, de forma ativa, enquanto sujeitos[31].

Outra questo de extrema relevncia que Hberle coloca para a compreenso da Constituio como cincia da cultura, que os seres humanos no vivem apenas sua cultura de forma isolada, na verdade, vivem no que o autor denomina de entorno cultural:

Ahora bien, es um hecho que el hombre slo vive de cultura; sin embargo, s vive essencialmente en un entorno cultural, que es produscto tanto de generacionaes anteriores como de las actuales. La cultura es y crea toda una gama de possibilidades al poner en prctica sus proprios logros en el seno de una historia concebida como realidad abierta[32].

5143

Portanto, v-se que o Direito Constitucional Cultural uma norma jurdica dotada de garantias e fora coercitiva, mas no se pode reduzi-lo a isso, em face de todos elementos reais, ideais, sociais e tambm estatais que ele compreende e que se localizam no tipo de Estado Constitucional simultaneamente, visando se chegar a um tipo de ser mais adequadamente possvel, e ainda, a um tipo de dever-ser timo. Para tal tarefa o direito Constitucional deve ser tomado como cincia, possuindo elementos que lhe so essenciais para seus objetivos de dever-ser[33]:

Sus elementos son: 1) la dignidad humana como premissa que deriva de la cultura de todo un puebo y de unos derechos humanos universales, a su vez entendidod como vivencia de la individualidad o especificidad de un puebo determinado que logra su identidad tanto en la tradicin histrica como en sus propia experiencias, y que refleja sus esperanzas en forma de deseos y aspiraciones de futuro; 2) el principio de soberana popular, pero no entendido como la competencia propia y exclusiva de hacer lo que como tal le plazca, ni tampoco como magnitud mstica a imponer a sus ciudadanos, sino como frmula identificadora de una colaboracin que se renueva cada vez de forma abierta y responsable; 3 ) la Constitucin como pacto, en cuyo marco se formulan objetivos educacionales y valores orientativos posibles y necessarios; 4) el principio de divisin de poderes, tanto en su acepcin estatal ms estricta como e su sentido plural ms amplio; 5) el Estado de Derecho y el Estado social de Derecho, dndose en ellos tambin el principio de cultural estatal <<abierta>> (o principio de la apertura de la cultura estatal) y dems garantias de los derechos fundamentales (...) Todos estos elementos se ensablan en el seno de una democracia constitucional basada en el pluralismo como principio[34].

Ante todo exposto, a Constituio muito mais do que uma ordem jurdica que deve conduzir o exerccio dos cidados nos seus direitos e obrigaes para com a sociedade; a Constituio a expresso cultural de um povo, sua autorepresentao, seu legado cultural e tambm o que fundamenta suas esperanas e desejos para o futuro. Pode-se dizer que a realidade jurdica apenas uma parte da Constituio; a autntica Constituio composta pela letra viva, que resultado da vivncia dos seus intrpretes na sociedade aberta, como expresso e instrumento mediador da cultura e depsito de vivncias, saberes, experincia para uma gerao futura. A cultura constitucional ser o somatrio de toda tradio das experincias, vivncias, esperanas e possibilidades reais de realizao futura numa escala de valores e expectativas tanto dos seus cidados, como das associaes, rgos estatais, na tarefa de interpretar a Constituio nesta sociedade aberta e pluralista[35].

Pois bem, aqui j se tratou da abertura da interpretao, diante do fato que a realidade cultural tem influncia na Constituio e ao mesmo tempo a Constituio influencia esta

5144

realidade. Tambm foi abordado qual o tipo de Estado Constitucional que vivemos diante da influncia de 1789 e do pluralismo da atual sociedade. A considerao da Constituio como um fenmeno cultural, faz com que os intrpretes desta sociedade aberta possuam um papel decisivo na realidade que esta pretende retratar, mas questiona-se de que forma o ser humano, que tambm ser o intrprete da Constituio necessita se sentir e se ver nesse processo, para realizar seu papel nesta forma de sociedade aberta e da Constituio como produto cultural.

5. A imagem do ser humano e o Estado Constitucional

Para tratar desta questo, recorre-se a uma distino importante traada por Hberle, das imagens do ser humano dentro do Estado Constitucional.

Explana o autor, que so trs as imagens que se identifica: a imagem de Deus, que tanto nas Constituies mais antigas, como nas nossas mais modernas, o Estado Constitucional pressupem e se baseia em uma certa imagem de Deus, pelas fortes influncias do cristianismo nos pases ocidentais . Esta imagem hoje em dia, to aberta e plural, que pode dizer ser a imagem do ser humano se encontra dentro de seu contexto cultural. A outra diz respeito imagem do ser humano e a imagem do mundo, como codeterminante e codeterminado, como o caso da Declarao Universal de 1789, bem como a Declarao das Naes Unidas de 1948, que nos diz que o mundo comunga ideais que prezam o respeito ao direitos humanos e a sua dignidade. E, a imagem do povo, que est relacionada idia de democracia, unidas pelas idias de direitos naturais como pelas tradies culturais. Est ligada a idia de ser humano como possuidor dos direitos fundamentais e de direitos polticos de participao.[36]

A forma de identificao do ser humano no Estado Constitucional reflete-se atravs de sua normatividade que pode se misturar em diferentes pocas retratando contextos culturais diferentes, proporcionando tambm assim, uma dinmica do seu texto, pois historicamente sofrem modificaes. Tambm, pode-se observar na histria atravs da necessidade do ser humano de proteo de certos bens, como foi a liberdade e democracia em 1789, a dignidade essencialmente a partir de 1919, a proteo internacional dos direitos culturais, o direito ao meio ambiente nas mais recentes Constituies. Portanto, deve-se ter sempre em mente, qual a imagem que necessitamos ter dentro do Estado Constitucional que est sempre aberto a modificaes e influncias culturais. Contudo:

5145

El tipo Estado Constitucional no establece ninguna imagem unitaria del ser humano; ms bien, presupone un ser humano que es tan complejo como contradictorio y lo capta solo en aspectos parciales. Adems, en cada caso, de acuerdo a un campo particular de problemas, lo capta en un sentido valedero. Quiera tomar el ser humano tal como es, o tal como se ha vuelto en la naturaleza y la cultura (quiz tambin hasta cierto punto gracias al desarrollo del Estado Constitucional como tipo). El Estado Constitucional, con su imegem del ser humano, rechaza implicitamente todas las ideologas de creacin de um nuevo hombre, sea como fuera este[37].

Explica que muito se discute acerca da questo do dever-ser no Estado Constitucional, da questo existente entre o direito e a realidade que este pretende retratar, pois todas estas implicaes tm influncia na natureza em conceitos como funo social, na interpretao constitucional que deve ser orientada pela realidade, bem como a relao existente entre programa normativo e mbito normativo. E, justamente, a diferenciao entre o direito e a realidade que constitui a cincia do direito, pois ela que reclama status de validez. Embora o normativo reclame e tenha autonomia frente realidade, no se pode olvidar que assim como ele determina uma realidade, tambm o Direito ser transformado por ela. Motivo pelo qual, as teorias jurdicas tendem a se adaptar com a confrontao da prxis com o passar do tempo, pois tambm afeta a questo da problemtica da imagem do ser humano no Estado Constitucional[38], no seguinte sentido:

Para nuestra problemtica de la imagen, este significa que el jurista trabaja con la imagen del ser humano y de la comunidad, as como la imagen del mundo, al nivel del deber, pero en perspectiva a un ser. El <<estabelecimiento de los hechos>>, junto la obtencin de la norma es el mbito central de la concepcin juridica del mundo, siendo el caso, que ya aqu al procedimiento diferenciado (por ejemplo, de las normas processuales) la corresponde una fuerza determinante. (...) El jurista conoce sus normas y realidad aludida en ellas a partir de otros fenmenos culturales como, pro ejemplo, la moral y las costumbres, asimismo sabe diferenciar sus demandas y realidades aunque su paulatina diferenciacin a partir de una unidad e identidad previas representa un gran logro de la cultura jurdica occidental: lo cual ha trado la liberdad individual y ha hecho posible el pluralismo ideal y real[39].

A questo de que o objeto do prprio direito, do trabalho e atuao do jurista, vem a ser o ser humano e suas condutas na sociedade em que vive, regida por normas

5146

pr-estabelecidas em uma sociedade pluralista que influencia o Direito e por ele tambm influenciada, torna indissocivel o dever-ser do ser humano, que tambm intrprete constitucional, da realidade em que vive e se identifica e todo o seu entorno cultural.

6. O que muda para o Direito Constitucional com a doutrina de Peter Hberle

Nestes poucos pargrafos, pode-se ter uma idia da proposta inovadora do renomado autor, que traa um perfil da sociedade contempornea, e procura atravs da abertura da interpretao constitucional rever antigos conceitos e adequar o Direito ao pluralismo da sociedade de cada tempo.

A ousadia de sua proposta hermenutica est justamente no fato, que a interpretao constitucional deve sofrer um processo de democratizao, no sentido de ser mais ampla e participativa possvel, sob pena de ficar adstrita aos rgos jurisdicionais causando uma estratificao na evoluo da Constituio, do prprio Direito e conseqentemente da sociedade. Como melhor elucida Hennig Leal:

Segundo ele, at hoje a teoria da interpretao constitucional sempre se centrou muito na sociedade fechada de intrpretes, fixando seu foco no aspecto jurdico e formal, em que a interpretao uma atividade de cunho predominantemente estatal e institucional. Se o tema quiser ser levado a srio, no entanto, preciso que se considerem, igualmente, a formao e a realidade constitucionais, o que implica, necessria e conseqentemente, a formao de um amplo e pluralista crculo de intrpretes, onde cada um vivencia a norma cidado, grupos, rgo estatais , tambm, o seu intrprete legtimo, direta e indiretamente. Esta viragem, que rompe com a noo puramente institucional e insere tal atividade numa esfera aberta, formada por pessoas concretas, , por seu turno, cunhada por Hberle, como personalizao (Personalisierung) da jurisdio e da interpretao constitucional[40].

Ainda no entendimento de Hennig Leal, antes de sua doutrina, a questo da interpretao Constitucional, prioritariamente girava em torno de duas questes principais, que eram as funes e objetivos da interpretao e sobre de que forma se d o procedimento, os mtodos de sua aplicao, ou seja, o ponto central era de como e para quem. Com a proposta inovadora de Hberle, o ponto fulcral a ser acrescentado na questo da interpretao ser quem, procurando identificar quem so e sero os participantes deste processo de interpretao e prtica jurdica. Dessa forma, fala-se de

5147

democratizar a tarefa de interpretar a Constituio; e ainda, segundo o autor, no h interpretao sem o reconhecimento desta potencionalidade, pois condio de legitimadora prpria interpretao a participao do maior nmero de pessoas neste processo. neste sentido, que a incorporao da realidade interpretao constitucional alarga o crculo aberto dos seus intrpretes[41].

HBERLE logra en tres interesantes pasos una casi completa disolucin de la Constitucin como norma. En primer lugar primer paso el crculo de partcipes en la interpretacin constitucional se extiende a >>todos los rganos del Estado, a todas las potencias pblicas, todos los ciudadanos y grupos<<, la llamada sociedad abierta de la interpretacin constitucional. El Pueblo mismo, y precisamente como magnitud plural, se coloca en el lugar de los >>pensadores racionales y justos<< como portadores de consenso de la argumentacin tpica. Desde esta apertura democrtizadora de la interpretacin resulta segundo paso que la interpretacin no slo se convierte en un proceso abierto, sino tambin pblico; quin vive y actualiza la Constitucin, tambin la interpreta. Finalmente, la Constitucin misma va a parar tercer paso -, lgica inmanente, a la >>realidad constituida y lo pblico<<, al >>proceso pblico<<. Todas las fuerzas realmente relevantes que actan sobre la Constitucin, tienen tambin relevancia terica, son participes legitimados de la interpretacin constitucional. La Constitucin se convierte en >>espejo de lo pblico y real<<, pero >>no slo espejo, sino tambin fuente de luz<<. El espejo es, sin embargo, siempre slo un reflejo, nunca una fuente de luz propia. La interpretacin jurdica de la Constitucin slo mediatiza >>lo pblico y la realidad plurales, las necesidades y posibilidades de la comunidad<< que se sitan ante, en y tras el texto constitucional. >>El jurista-constitucional es slo un intermediario<<[42].

Por sua vez, incisivo na questo do reconhecimento do Direito Constitucional, como tambm sendo um direito cultural. Insiste na tese que o pluralismo deve ser protegido pelo Estado como forma nica para a manuteno e realizao material da democracia. Na medida em que se reconhece o pluralismo da sociedade e o fato que vivemos sob a influncia de um entorno cultural em constante mutao, dado seu entendimento de cultura visto em item anteriormente abordado, torna-se ntido o fato que ao viver e cumprir as normas, os indivduos passam a ser tambm seus intrpretes, capazes de influenciar e serem influenciados. Segundo sua tese, impossvel separar norma e realidade social. Assim:

Tal assertiva encontra o seu fundamento no fato que, em um Estado democrtico, tambm a questo da legitimidade deve ser colocada numa perspectiva democrtica, sendo que a democracia no se envolve unicamente a partir de aspectos formais; antes pelo contrrio, ela se da cotidianamente na poltica e na prxis. Dentro deste contexto,

5148

em que a supremacia do povo no se d somente no dia da eleio, a interpretao aparece como um espao de exerccio desse mesmo elemento democrtico, de modo que - pode-se afirmar na democracia, o cidado interprete da Constituio![43]

Com a proposta de Hberle, a jurisdio constitucional no pode mais ser vista de forma fechada, restrita as instituies e seus rgos. A legitimidade do que ser decidido no mbito da jurisdio constitucional depender do quanto foi considerado do processo aberto de interpretao que ocorre antes mesmo de se chegar esfera jurisdicional. Dessa forma, mais do que democratizar a Constituio, ele prope democratizar os rgos jurisdicionais na medida em que se reconhece a importncia de se trazer a realidade ao direito, Constituio, o prprio judicirio tende se abrir s novas mudanas e exigncias dessa sociedade pluralista e democrtica. Bonavides diz: A democracia de Hberle, sensvel a uma espcie de metodologia tpica concretista, a que serve de escudo, no a do povo-massa, absoluto, possuidor de um novo gnero de Direito divino, mas a do povo cidado (...)[44]

Impende, nesta seara argumentativa as consideraes expostas pelo autor para a contribuio do entendimento da proposta de Hberle:

A fora produtiva do pluralismo nasce, segundo aquele publicista, do jogo alternativo do dissenso e do consenso, que estabelece por igual unidade aberta da res pblica, pressupondo-se nessa concepo um desenvolvimento contnuo do pluralismo como teoria e prxis da Constituio. Deixa-nos o novo mtodo concretista a impresso de que ele se fez para tornar mais fcil por via interpretativa a mudana constitucional, com uma subordinao precariamente dissimulada da Constituio formal Constituio material[45].

Por bvio que a proposta de Constituio aberta de Hberle, se aperfeioa na medida e que a democracia se realiza na vivncia cotidiana dos seus cidados. A compreenso da importncia da cultura para a interpretao constitucional, bem como a fundamentalidade do papel dos cidados, no exerccio da cidadania e da suas liberdades nesta forma de Estado, primordial e decisiva para a concretizao material da Constituio, da forma como clama a sociedade pluralista.

5149

Consideraes finais

Diante da apresentao de algumas das principais idias de Peter Hberle para a concretizao da Constituio nesta sociedade pluralista, nota-se grandes inverses de dogmas e paradigmas do Direito com sua inovadora proposta hermenutica.

O fato de abrir o leque de intrpretes constitucionais, at ento adstrito aos rgos e instituies oficiais, passa a desenvolver um processo de democratizao da interpretao, da Constituio de do prprio Direito. Algo que sem dvida vem ao encontro de uma sociedade altamente pluralista onde seus conflitos tm acentuado cunho cultural, e que se encontra em permanente transformao.

Segundo o renomado autor, mais do que vivenciar uma cultura, o ser humano, o intrprete constitucional da sociedade aberta, vive em um entorno cultural, onde diariamente influencia e ser influenciado por diferentes culturas, vivncias e realidades. Como para ele a realidade indissocivel do Direito, da Constituio, na medida em que a Constituio passa a ser influenciada pela realidade e esta tambm sofre influncia da Constituio, da normatizao, este fenmeno alarga o circulo dos seus intrpretes, uma vez que, a realidade que se apresenta pluralista, altamente complexa nos seus atores e interlocutores sociais.

E, justamente essa fuso de realidade, Constituio, Direito e seus novos intrpretes na sociedade pluralista, que permitir que a Constituio esteja em constante transformao evolutiva, capaz de acompanhar as mudanas culturais, histrias e sociais dos seres humanos ao seu tempo. Sempre que se restringe a interpretao dos fenmenos sociais a um pequeno grupo que se diz ter legitimidade e competncia para tanto, a Constituio e a prpria sociedade tendem a sofrer um processo de estratificao, ou um processo de involuo social.

Por estes, e tantos outros fatores condicionantes, que a proposta do renomado autor significativamente contributiva a evoluo do Direito e da hermenutica Constitucional, na medida em que se reconhece a importncia do Direito acompanhar os fenmenos sociais e culturais do seu tempo, onde mais do que aplicar a norma, o direito passa a se preocupar em quais as reais necessidades que a realidade reclama atravs dos intrpretes constitucionais da sociedade aberta e pluralista.

5150

7. Referncias Bibliogrficas

BCKENFRDE. Ernst-Wolgang. Escritos sobre Derechos Fundamentales- Ls mtodos de la interpretacin constitucional Inventario y critica, 1993.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 21 ed. So Paulo: Mallheiros, 2007.

GALUPPO, Marcelo Campos. Hermenutica Constitucional e Pluralismo. In: Hermenutica e Jurisdio Constitucional - Estudos em homenagem ao professor Jos Alfredo de Oliveira Baracho. Coordenao: Jos Adrcio Leite Sampaio, lvaro Ricardo de Souza Cruz. Belo Horizente: Del Rey, 2001.

HBERLE, Peter. La imagen del ser humano dentro del Estado Constitucional. Trad. Carmen Zanala. Per: Fondo Editorial de la Pontifica Universidad Catlica del Per, 2001.

_________. Teoria de la Constituicin como ciencia de la Cultura. Trad. Emilio Mikunda. Madrid: Editorial Tecnos, 2000.

_________. Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997.

_________. La Proteccin Constoticional y universal de los Bienes Culturales: un analisis comparativo. In: Revista Espanhola de Derecho Constitucional. Ano 18. Nm. 54. Sietembre-Diecembre. Madrid, 1998.

_________.Liberdad, Igualdad e Fraternidad. 1789 como historia, actualidad y futuro del Estado constitucional. Trad. Incio Gutirrez Gutirrez.Madrid: Editorial Trotta, 1998. 5151

HESSE, Konrad. A Fora Normativa da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1991.

LEAL, Mnia Clarissa Hennig. Jurisdio Constitucional Aberta. Reflexes sobre a Legitimidade e os Limites da Jurisdio Constitucional na Ordem Democrtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007.

[1] BONAVIDES Paulo. Curso de Direito Constitucional, 21 edio. So Paulo: Malheiros, 2007, p. 592. [2] Sua obra mais difundida Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. [3] BONAVIDES Paulo. Curso de Direito Constitucional , 21 edio, So Paulo: Malheiros, 2007. p. 633. [4] GALUPPO, Marcelo Campos. Hermenutica Constitucional e Pluralismo. In: Hermenutica e Jurisdio Constitucional - Estudos em homenagem ao professor Jos Alfredo de Oliveira Baracho. Coordenao: Jos Adrcio Leite Sampaio, lvaro Ricardo de Souza Cruz. Belo Horizente: Del Rey, 2001. p. 53. [5] HBERLE, Peter. Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997. p. 09. [6] Ibidem, p. 10. [7]HBERLE, Peter. Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997. p. 11. [8] Ibidem, p. 13. [9] Ibidem, p. 41-43, passim. [10] BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 21 ed. So Paulo: Mallheiros, 2007. p. 510.

5152

[11] HBERLE, Peter. Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997. p. 20-23. [12] HBERLE, Peter. Teoria de la Constituicin como ciencia de la Cultura. Trad. Emilio Mikunda. Madrid: Editorial Tecnos, 2000. p.24. [13] Ibidem. p.25-26. [14] HBERLE, Peter. Teoria de la Constituicin como ciencia de la Cultura. Trad. Emilio Mikunda. Madrid: Editorial Tecnos, 2000. p. 29-30. Ibidem, p. 29- 30. [15]Ibidem, p.30-31 [16] Ibidem, p. 31. [17] HBERLE, Peter. La Proteccin Constoticional y universal de los Bienes Culturales: un analisis comparativo. In: Revista Espanhola de Derecho Constitucional. Ano 18. Nm. 54. Sietembre-Diecembre. Madrid, 1998. p.26. [18]HBERLE, Peter. La Proteccin Constoticional y universal de los Bienes Culturales: un analisis comparativo. In: Revista Espanhola de Derecho Constitucional. Ano 18. Nm. 54. Sietembre-Diecembre. Madrid, 1998. p. 26-27. [19] A obra a que se faz referncia Liberdad, Igualdad e Fraternidad. 1789 como historia, actualidad y futuro del Estado constitucional. Trad. Incio Gutirrez Gutirrez.Madrid: Editorial Trotta, 1998. [20] HBERLE, Peter. Liberdad, Igualdad e Fraternidad. 1789 como historia, actualidad y futuro del Estado constitucional. Trad. Incio Gutirrez Gutirrez.Madrid: Editorial Trotta, 1998. p. 68. [21] HBERLE, Peter. Liberdad, Igualdad e Fraternidad. 1789 como historia, actualidad y futuro del Estado constitucional. Trad. Incio Gutirrez Gutirrez.Madrid: Editorial Trotta, 1998. p. 72-73. [22] Ibidem, p. 74 [23]HBERLE, Peter. Liberdad, Igualdad e Fraternidad. 1789 como historia, actualidad y futuro del Estado constitucional. Trad. Incio Gutirrez Gutirrez.Madrid: Editorial Trotta, 1998. p.74-75 [24] LEAL, Mnia Clarissa Hennig. Jurisdio Constitucional Aberta. Reflexes sobre a Legitimidade e os Limites da Jurisdio Constitucional na Ordem Democrtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007. p. 114-115.

5153

[25] HBERLE, Peter. Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997. p. 27. [26] HESSE, Konrad. A Fora Normativa da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1991. p.24. [27] Ibidem. p. 15. [28] HESSE, Konrad. A Fora Normativa da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1991. p. 05. [29] HBERLE, Peter. Libertad, Igualdad, Fraternidad. 1789 Como Histria, Actualidad y Futuro del Estado Constitucional. Traduo: Ignacio Gutierrez. Madrid: Editorial Trotta, 1998. p. 47. [30]Idem, Hermenutica Constitucional. A sociedade aberta dos intrpretes da Constituio: contribuio para uma interpretao pluralista e procedimental da Constituio. Traduo: Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Editora Srgio Antnio Fabris, 1997 p. 31. [31] LEAL, Mnia Clarissa Hennig. Jurisdio Constitucional Aberta. Reflexes sobre a Legitimidade e os Limites da Jurisdio Constitucional na Ordem Democrtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007. p. 115-116. [32] HBERLE, Peter. Teoria de la Constituicin como ciencia de la Cultura. Trad. Emilio Mikunda. Madrid: Editorial Tecnos, 2000. p.31. [33] Ibidem, p.32-33 [34] Ibidem, p. 33-34 [35] HBERLE, Peter. Teoria de la Constituicin como ciencia de la Cultura. Trad. Emilio Mikunda. Madrid: Editorial Tecnos, 2000. p.33-36. passim. [36] HBERLE, Peter. La imagen del ser humano dentro del Estado Constitucional. Trad. Carmen Zanala. Per: Fondo Editorial de la Pontifica Universidad Catlica del Per, 2001.p. 26-32, passim. [37] Ibidem, p. 61. [38] HBERLE, Peter. La imagen del ser humano dentro del Estado Constitucional. Trad. Carmen Zanala. Per: Fondo Editorial de la Pontifica Universidad Catlica del Per, 2001.p. 49-50. [39] Ibidem, p.50-51.

5154

[40] LEAL, Mnia Clarissa Hennig. Jurisdio Constitucional Aberta. Reflexes sobre a Legitimidade e os Limites da Jurisdio Constitucional na Ordem Democrtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007. p. 116-117. [41] LEAL, Mnia Clarissa Hennig. Jurisdio Constitucional Aberta. Reflexes sobre a Legitimidade e os Limites da Jurisdio Constitucional na Ordem Democrtica. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007. p. 117. [42] BCKENFRDE. Ernst-Wolgang. Escritos sobre Derechos Fundamentales- Ls mtodos de la interpretacin constitucional Inventario y critica, 1993, p. 24-25. [43]Ibidem, p. 117-118. [44] BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 21 ed. So Paulo: Mallheiros, 2007. p. 515. [45] Ibidem, p.516

5155

A HERMENUTICA CONSTITUCIONAL NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO:ESTUDOS SOBRE A COMPLEXIDADE SOCIAL E DECISIONISMO NO UNIVERSO JURDICO CONSTITUTIONAL HERMENEUTICS IN DEMOCRATIC STATES: CONCERNING SOCIAL COMPLEXITY AND DECISIONISM INTO THE JURIDICAL FIELD.

Daniel Barile da Silveira RESUMO O constitucionalismo moderno trouxe consigo para a contemporaneidade complexas questes consoante s diversas formas de entendimento de um texto constitucional. Em Dworkin, a compreenso da Constituio como integridade pea central na estruturao de uma sociedade aberta e plural de indivduos que se consideram mutuamente iguais (modelo ps-convencional de comunidade). Dessa comunidade emanam princpios, sempre compreendidos como normas, no como valores. Assim, o presente trabalho visa demonstrar qual a inadequabilidade de entender uma comunidade no como constituda por princpios, mas como se fosse uma ordem concreta de valores (Alexy), demonstrando quais os riscos que tal concepo carrega para o constitucionalismo. PALAVRAS-CHAVES: CONSTITUIO PRINCPIOS CONSTITUIO COMO INTEGRIDADE.

ABSTRACT Modern constitutionalism has brought itself to the current ages difficult questions about constitutional interpretation, which denotes a crisis of sense into the juridical discussion of how to conceive and interpretate the constitutional law commands. R. Dworkin established a paradigm which concerns in conceiving the Constitution as integrity, extremely important to solve numerous problems of our complex society. In other hand, R. Alexy understands Constitution as a order of values, which brings a new conception of the whole constitutional hermeneutics. The present article intends to confront these paradigms and search for a respected solution into the modern juridical debate. KEYWORDS: INTEGRITY.

CONSTITUTION

PRINCIPLES

CONSTITUTION

AS

Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em Braslia DF nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008.

5156

Anda mungkin juga menyukai