Anda di halaman 1dari 4

5 EXPERIMENTO

DETERMINAO DE PERDA DE CARGA

1. Objetivos O objetivo do presente experimento estudar a perda de carga distribuda num trecho de tubo liso em um escoamento de gua em regime plenamente desenvolvido, permanente, incompressvel e turbulento em tubos circulares. Alm disso, faz parte desse experimento medir a perda de carga localizada em um registro tipo gaveta, conforme ilustra a figura 2, com trs aberturas diferentes. A seguir tem-se um desenho esquemtico do aparato experimental a ser utilizado:

Figura 1: Desenho esquemtico do aparato experimental utilizado para medir perdas de carga. O item 1 ilustra a bomba centrfuga; 2 reservatrio principal; 3 reservatrio utilizado para medir vazo; 4, 5, 6 diferentes tipos de vlvulas.

Figura 2: Desenho esquemtico de uma vlvula tipo gaveta.

2. Introduo A perda de carga total considerada como a soma das perdas. As perdas de carga se classificam em perdas distribudas e localizadas. A perda de carga distribuda se deve aos efeitos do atrito no escoamento completamente desenvolvido em tubos de seo constante. J a perda de carga localizada se deve ao fato dos vrios acessrios que uma tubulao deve conter como: vlvulas, registros, luvas, curvas, etc. No escoamento turbulento no podemos avaliar a queda de presso analiticamente; devemos recorrer a dados experimentais e utilizar a anlise dimensional para correlacionlos. No escoamento turbulento completamente desenvolvido, a queda de presso, P, devida ao atrito, num tubo horizontal de rea constante, depende do dimetro do tubo, D, do seu comprimento, L, da sua rugosidade, e, da velocidade mdia do escoamento, V , da densidade, , e da viscosidade, , do fluido. Com isso tem-se a equao de Darcy-Weisback para se calcular o fator de atrito de uma tubulao de seo constante:

f=

P L 2 DV 2

Como dito anteriormente, o escoamento num sistema de tubos pode necessitar passar por uma diversidade de acessrios, curvas ou mudanas sbitas de rea. Perdas de carga adicionais so encontradas, sobretudo, como resultado da separao do escoamento. A energia eventualmente dissipada pela mistura violenta nas zonas separadas. Essas perdas sero menores e denominadas perdas localizadas se o sistema consistir em longos trechos de seo constante. As perdas de carga localizadas podem ser expressas como:
2

V P = K 2 situao.

em que K o coeficiente de perda e deve ser determinado experimentalmente para cada importante observar que para o escoamento em curvas de tubos e acessrios o coeficiente de perda, K, varia com o dimetro (a bitola) do tubo do mesmo modo que o fator de atrito, f, para o escoamento num tubo retilneo.

3. Roteiro para determinar a perda de carga em um trecho reto de tubo

Medir oito valores de vazo variando-se a rotao do motor da bomba; Para cada vazo medir a diferena de presso do trecho de tubo; Com cada um destes valores de vazo, calcular o nmero de Reynolds do escoamento no tubo; Para cada nmero de Reynolds, calcular o valor do fator de atrito de DarcyWeisback; Compare os resultados com o diagrama de Moody para tubo lisos; Trace um grfico log-log de f versus Re com os resultados experimentais e com a correlao de Blasius para tubo lisos:

f=

0,3164 Re 0, 25

onde Re o nmero de Reynolds do escoamento. Comente os resultados.

4. Roteiro para determinar a perda de carga em um registro tipo gaveta


Para cada posio de abertura do registro, medir a diferena de presso antes e aps o registro para cada vazo. Para cada vazo e posio de abertura do registro, calcular o coeficiente de perda K.

V Trace um grfico de versus P para cada posio de abertura do registro. O 2 que se pode comentar a respeito da inclinao da reta do grfico.

5. Relatrio
O relatrio dever ser elaborado segundo o especificado na Norma Brasileira NB-887 (NBR 10719) de agosto de 1989, intitulada Apresentao de Relatrios TcnicosCientficos O relatrio dever conter as seguintes partes: Introduo - Na introduo devero ser mencionados de forma clara e concisa o objetivo a ser atingido, os experimentos efetuados e os meios empregados para tanto (equipamentos de medida, bancadas, ferramentas de visualizao, etc...); Formulao analtica - Equacionamento matemtico a ser resolvido numericamente; Resultados grficos e numricos obtidos; Concluses.

Anda mungkin juga menyukai