Anda di halaman 1dari 3

Circuito impresso

CIRCUITO IMPRESSO

1. EXECUO PELO MTODO ARTESANAL

1. Corte da placa de circuito impresso (PCI). 2. Se do corte resultarem rebarbas, retir-las com as costa de um canivete ou uma lima. 3. Limpeza da placa com gua, esfrego e p de limpeza ou ento com uma borracha. 4. Passagem do desenho do circuito impresso para a placa, utilizando um papel qumico ou atravs de desenho directo. 5. Desenhar as pistas e os pontos de soldadura do circuito impresso na placa com uma caneta para acetato ou atravs de decalques resistente ao cido. 6. Secagem da tinta (alguns segundos). 7. Gravao do desenho do circuito impresso atravs do ataque qumico realizado com percloreto de ferro diludo em gua. (10 a 30min na mquina de gravar, depende do estado do percloreto). Ateno! O percloreto de ferro altamente corrosivo e deixa marcas na roupa. 8. Lavagem da placa com sabo ou detergente e gua corrente. 9. Furao da PCI. 10. Limpeza da placa com esfrego e gua. 11. Secagem da humidade da placa (alguns segundos). 12. Aplicao de verniz protector (por ex. SK10). 13. Secagem do verniz (24h temperatura ambiente).

Antnio Francisco

Circuito impresso

2. EXECUO PELO MTODO FOTOGRFICO

1. Corte da placa de circuito impresso (PCI). 2. Se do corte resultarem rebarbas, retir-las com as costa de um canivete ou uma lima. 3. Limpeza da placa com gua, esfrego e p de limpeza. 4. Secagem da humidade da placa (alguns segundos). 5. Aplicao do verniz fotosensvel (por ex. positiv 20). 6. Secagem do verniz em meio onde no incida a radiao ultravioleta (UV). Tempo: 24h temperatura ambiente; 20min em estufa de infravermelhos (IR). 7. Impresso do desenho do circuito impresso na placa, atravs da exposio radiao ultravioleta (UV). Tempo: 2min na insoladora de UV. Ateno! No expr a vista radiao UV. 8. Revelao do desenho do circuito impresso em soluo de soda custica. Tempo: Alguns segundos. Ateno! Usar luvas de plstico nesta operao. 9. Lavagem da solda custica da placa com gua corrente. 10. Gravao do desenho do circuito impresso, atravs do ataque qumico, com percloreto de ferro diludo em gua. Tempo: 10 a 30min na mquina de gravar (depende do estado do percloreto). Ateno! O percloreto de ferro altamente corrosivo e deixa marcas na roupa. 11. Lavagem da placa com sabo ou detergente e gua corrente. 12. Furao da PCI. 13. Limpeza da placa com esfrego e gua. 14. Secagem da humidade da placa (alguns segundos). 15. Aplicao de verniz protector (por ex. SK10). 16. Secagem do verniz (24h temperatura ambiente).

Antnio Francisco

Circuito impresso

3. SOLDADURA MANUAL em CIRCUITO IMPRESSO


REGRAS de EXECUO
O ferro de soldar (convencional) a utilizar deve possuir uma potncia de aproximadamente 30W e uma ponta de longa durao no demasiado fina. A solda indicada a de 60/40; constituida por 60% de estanho (Sn) e 40% de chumbo (Pb). Esta solda deve possuir ncleo de resina e dimetro entre 1 e 1,5mm. Caso o ferro seja de temperatura controlada, a mesma deve ser regulada para 370C. Para executar a soldadura, procede-se do seguinte modo: 1. Encostar a ponta do ferro ao terminal do componente e ao cobre da pista do circuito impresso de modo que a superfcie de contacto seja a maior possvel e o aquecimento seja simultneo. 2. Aproximar o fio de solda de forma que o decapante (resina), que derrete primeiro, se espalhe pela superfcie a soldar e faa o trabalho de limpeza. 3. Fundir a solda necessria para realizar a operao. Abundncia de solda no sinal de uma boa soldadura. 4. Retirar o fio de solda. 5. Esperar que a solda se espalhe completamente em torno do terminal do componente e na pista do circuito impresso. 6. Retirar a ponta do ferro de soldar. 7. Deixar a solda arrefecer sem vibraes. Estas operaes devem ser executadas o mais rapidamente possvel para no se correr o risco de se avariarem os componentes durante a soldadura. No final a solda deve apresentar um aspecto brilhante e a seguinte forma:

Caso as soldaduras apresentem as formas a seguir indicadas, esto incorrectas, tratam-se de soldaduras secas.

Terminal pouco aquecido

Cobre da PCI pouco aquecido

Terminal e cobre da PCI pouco aquecidos

Antnio Francisco

Anda mungkin juga menyukai