Anda di halaman 1dari 37

Anatomia Humana CONSTRUO DO CORPO HUMANO PLANOS E EIXOS VARIAO ANATMICA Conceito de Anatomia A Anatomia pode ser considerada

da uma cincia que estuda macroscopicamente a constituio do corpo humano pela dissecao de peas de cadveres j fixadas com solues apropriadas. Anatomia vem do grego: (ana= em partes; tomein= cortar). Posio Anatmica A posio anatmica uma posio de referncia, que d significado aos termos direcionais utilizados na descrio nas partes e regies do corpo. As discusses sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relao entre uma e outra rea assumem que o corpo como um todo est numa posio especfica chamada POSIO ANATMICA. Descrio: De p na posio ortosttica; Olhos mirando o horizonte; Membros inferiores unidos; Calcanhares unidos; Membros superiores junto ao tronco; Palma das mos voltadas para frente. Posio anatmica Planos e eixos do corpo humano PLANOS DE DELIMITAO (Fig. A) Conceito: So planos que tangenciam a superfcie do corpo. Descrio: Verticais: Dorsal ou posterior, Ventral ou anterior, Laterais. Horizontais: Ceflico, cranial ou superior; Podlico ou inferior. EIXOS DE CONSTRUO (Fig. B) Conceito: So eixos imaginrios que unem o centro dos planos de delimitao opostos. Descrio: Longitudinal, crnio-podlico, crnio-caudal. Sagital, dorso-ventral, ntero-posterior. Transversal ou ltero-lateral. PLANOS DE SECO (Fig.C) Conceito: So planos que dividem o corpo em duas metades. Descrio Sagital ou mediano (direita e esquerda). Frontal ou coronal (ventral ou anterior e dorsal ou posterior). Transversal (superior ou cranial e inferior ou podlico).

Figura A

Figura B

Figura C

Princpios Gerais de Construo do corpo ANTIMERIA Conceito: O corpo est dividido em duas metades homlogas (aparentemente simtricas) atravs do plano mediano, uma direita e outra esquerda, chamadas de antmeros. Unidade Morfolgica: Antmeros direito e esquerdo. Simetrias: Externa ou de massa. Interna ou de construo. METAMERIA Conceito: O corpo est dividido em segmentos superpostos como uma pilha de moedas, atravs de planos transversos sucessivos no sentido crnio-podlico, chamados de metmeros. Unidade Morfolgica: Metmero Metameria oculta: Dermtomos (pele) PAQUIMERIA Conceito: O corpo est dividido em duas metades heterlogas (assimtricas) atravs do plano frontal ou coronal, uma anterior ou ventral (tubo esplncnico) e outra posterior ou dorsal (tubo neural), chamadas de paqumeros. Unidade Morfolgica Paqumero Paqumero dorsal (tubo neural) Paqumero ventral (tubo esplncnico) ESTRATIMERIA Conceito: O corpo possui estruturas dispostas em estratos ou camadas. Unidade Morfolgica: Estrato ou camada Normalidade e Alteraes da Normalidade NORMAL Critrio funcional: normal a estrutura do corpo que melhor desempenha uma funo.

Critrio estatstico: normal o mais frequente. VARIAO So pequenas alteraes da Normalidade sem comprometimento da funo. Fatores de Variao: Sexo, Raa, Idade, Biotipo (tipo constitucional), Evoluo, Meio ambiente. Ex.: Destrocardia (pice do corao voltado para a direita). ANOMALIA So grandes alteraes da normalidade ou grandes variaes que comprometem a funo. Ex.: Hidrocefalia (indivduo tem o encfalo aumentado). MONSTRUOSIDADE So alteraes profundas do plano de construo do corpo. Normalmente so incompatveis com a vida. SISTEMA ESQUELTICO Ossos So rgos rgidos, esbranquiados, constitudos por tecido conjuntivo mineralizado que reunidos entre si participam na formao do esqueleto. Possuem nervos e vasos sangneos. O corpo humano possui aproximadamente 206 ossos. Cartilagem A cartilagem uma forma de tecido de suporte firme e resistente, mas no tanto como o osso. No tem vasos sangneos nem linfticos e no recebe nervos. Trs tipos so conhecidos cartilagem hialina, fibrocartilagem e cartilagem elstica. Esqueleto um conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si para dar conformao ao corpo, proteo e sustentao de partes moles. Classificao dos ossos LONGOS: Ossos cujo comprimento predomina sobre a largura a espessura. Apresentam canal medular, duas epfises (proximal e distal) e uma difise (corpo). Ex.: Fmur

ALONGADOS: so ossos cujo comprimento predomina sobre a largura e a espessura. No apresentam canal medular. Ex.: Costelas.

CURTOS: so ossos cujo comprimento, largura e espessura se equivalem. Ex.: ossos do carpo e tarso.

PLANOS (laminares): so ossos cujo comprimento e a largura, predominam sobre a espessura. Ex.: Ossos do crnio, escpula.

IRREGULARES: so ossos que apresentam forma irregular. Ex.: Vrtebras.

PNEUMTICOS: so ossos que apresentam uma cavidade contendo ar. Ex.: osso etmide e osso esfenide.

SESAMIDES: so ossos curtos que se desenvolvem no interior de tendes ou cartilagens e auxiliam no deslizamento desses tendes. Ex.: Patela.

Arquitetura ssea SUBSTNCIA COMPACTA: so reas dos ossos constitudas por uma srie de lamelas concntricas que apresentam canais no seu interior. So responsveis pela resistncia dos ossos. SUBSTNCIA ESPONJOSA: so reas dos ossos constitudas por traves sseas dispostas em forma de rede. So responsveis por certa elasticidade dos ossos. PERISTEO: o tecido conjuntivo que envolve o osso externamente, com exceo das superfcies articulares. ENDSTEO: a camada de tecido conjuntivo que reveste o canal medular dos ossos. MEDULA SSEA: o tecido conjuntivo situado dentro dos ossos capaz de produzir clulas sangneas. Funes: PROTEO: protege rgos internos, tais como crebro e rgos torcicos; APOIO para msculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentao corprea; PRODUO SANGUNEA atravs da medula ssea que est na cavidade ssea, atravs do processo chamado hematopoiese; RESERVA DE MINERAIS: principalmente clcio e fsforo; ALAVANCA: Funcionamento, conjuntamente com articulaes, dos msculos esquelticos e tendes, para permitir o movimento do animal. Diviso do sistema esqueltico ESQUELETO AXIAL: ossos da cabea e da coluna vertebral, esterno e costelas. ESQUELETO APENDICULAR Esqueleto apendicular superior: escpula, clavcula, mero, rdio, ulna, carpos, metacarpos, falanges e sesamides. Esqueleto apendicular inferior: osso do quadril (lio, squio e pbis), fmur, tbia, fbula, ossos do tarso e metatarsos, falanges e sesamides.

MIOLOGIA Os msculos so rgos constitudos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estmulo nervoso. Os msculos podem ser formados por trs tipos bsicos de tecido muscular: Tecido Muscular Estriado Esqueltico Apresenta, sob observao microscpica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriao resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas protenas actina e miosina, responsveis pela contrao muscular. A clula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inmeros ncleos e pode atingir comprimentos que vo de 1mm a 60 cm. Tecido Muscular Liso Est presente em diversos rgos internos (tubo digestivo, bexiga, tero etc) e tambm na parede dos vasos sanguneos. As clulas musculares lisas so uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispem em hlice em seu interior, sem formar padro estriado como o tecido muscular esqueltico.

A contrao dos msculos lisos geralmente involuntria, ao contrrio da contrao dos msculos esquelticos. Tecido Muscular Estriado Cardaco Est presente no corao. Ao microscpio, apresenta estriao transversal. Suas clulas so uninucleadas e tm contrao involuntria.

Interior de um msculo A fibra muscular envolvida por uma camada chamada endomsio, formando um feixe de fibras musculares este feixe tambm envolvido por uma camada que se chama perimsio e esse conjunto de feixes constitui o msculo que envolvido pelo epimsio. Sarcmeros As fibras musculares esquelticas tem o citoplasma repleto de filamentos longitudinais muito finos, (as miofibrilas) constitudas por microfilamentos das protenas actina e miosina. A disposio regular dessas protenas ao longo da fibra produz o padro de faixas claras e escuras alternadas, tpicas do msculo estriado. As unidades de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila so chamadas sarcmeros. As faixas mais extremas do sarcmero, claras, so denominadas banda I e contm

filamentos de actina. A faixa central mais escura a banda A, as extremidades desta so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto sua regio mediana mais clara, (a banda H), contm miosina. Teoria do deslizamento dos filamentos Quando o msculo se contrai, as bandas I e H diminuem de largura. A contrao muscular se d pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Essa idia conhecida como teoria do deslizamento dos filamentos. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina quando o msculo estimulado. As projees da miosina puxam os filamentos de actina como dentes de uma engrenagem, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina, o que leva ao encurtamento das miofibrilas e conseqente contrao da fibra muscular. Anatomia Microscpica da Fibra Muscular: O tecido muscular consiste de clulas contrteis especializadas, ou fibras musculares, que so agrupadas e dispostas de forma altamente organizada. Cada fibra de msculo esqueltico apresenta dois tipos de estruturas filiformes muito delgadas, chamadas miofilamentos grossos (miosina) e finos (actina).

SISTEMA RESPIRATRIO O sistema respiratrio humano constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses rgos so as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquia, os brnquios, os bronquolos e os alvolos, os trs ltimos localizados nos pulmes. Fossas nasais: so duas cavidades paralelas que comeam nas narinas e terminam na faringe. Elas so separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior h dobras chamada cornetos nasais, que foram o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de clulas produtoras de muco e clulas ciliadas, tambm presentes nas pores inferiores das vias areas, como traquia, brnquios e poro inicial dos bronquolos. No teto das fossas nasais existem clulas sensoriais, responsveis pelo sentido do olfato. Tm as funes de filtrar, umedecer e aquecer o ar. Faringe: um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Laringe: um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espcie de lingeta de cartilagem denominada epiglote, que funciona como vlvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratrias.

O epitlio que reveste a laringe apresenta pregas, ascordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar. Figura 1 Traquia: um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos. Bifurca-se na sua regio inferior, originando os brnquios, que penetram nos pulmes. Seu epitlio de revestimento muco-ciliar adere partculas de poeira e bactrias presentes em suspenso no ar inalado, que so posteriormente varridas para fora (graas ao movimento dos clios) e engolidas ou expelidas. Figura 2

Figura 1

Figura 2

Pulmes: Os pulmes humanos so rgos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmes os brnquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquolos. O conjunto altamente ramificado de bronquolos a rvore brnquica ou rvore respiratria.

Cada bronquolo termina em pequenas bolsas formadas por clulas epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangneos, denominadas alvolos pulmonares. Fig 3 Diafragma: A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo msculo-membranoso que separa o trax do abdomen, presente apenas em mamferos, promovendo, juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios. Localizado logo acima do estmago, o nervo frnico controla os movimentos do diafragma. Fig 4

Figura 3

Figura 4

Sistema circulatrio
O sistema circulatrio humano composto pelo sangue, condutores (veias e artrias) e corao. O corao o rgo que bombeia o sangue. O sistema vascular composto pelos vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. As artrias so os vasos pelos quais o sangue sai do corao. Como a presso do sangue no lado arterial maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artrias mais espessa. As veias so os vasos que trazem o sangue para o corao; dentro delas h vlvulas que, caso o sangue comece a fluir na direo contrria do corao, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares so vasos microscpicos, com apenas uma camada de clulas e uma camada basal e que so responsveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno. O sangue segue um caminho contnuo, passando duas vezes pelo corao antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatrio em dois segmentos: a circulao pulmonar e a circulao sistmica. A circulao pulmonar ou pequena circulao inicia-se no tronco da artria pulmonar (que sai do ventrculo direito), seguindo pelos ramos das artrias pulmonares, arterolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvolos, possibilitando a hematose - troca de gases). At aqui o sangue venoso - rico em gs carbnico. A partir daqui o sangue arterial - rico em oxignio. Segue: vnulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no trio esquerdo do corao. A circulao sistmica a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do corao para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxignio de volta para o corao. A circulao sistmica , em termos de distncia, muito mais longa do que a circulao pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.

A circulao inicia-se no princpio da vida fetal. Calcula-se que uma poro determinada de sangue complete seu trajeto em um perodo aproximado de um minuto. Vasos sanguneos Os vasos sanguneos so tubos pelo qual o sangue circula. H trs tipos principais: as artrias, que levam sangue do corao ao corpo; as veias, que o reconduzem ao corao; e os capilares, que ligam artrias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo corao duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmes.

Corao (o centro funcional) O aparelho circulatrio formado por um sistema fechado de vasos sanguneos, cujo centro funcional o corao. O corao bombeia sangue para todo o corpo atravs de uma rede de vasos. O sangue transporta oxignio e substncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos. O corao formado por quatro cavidades; as aurculas direita e esquerda e os ventrculos direito e esquerdo. O lado direito do corao bombeia sangue carente de oxignio, procedente dos tecidos, para os pulmes, onde este oxigenado. O lado esquerdo do corao recebe o sangue oxigenado dos pulmes, impulsionando-os, atravs das artrias, para todos os tecidos do organismo. Ramificaes As artrias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os lquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha trs funes; libera o oxignio para os tecidos, proporciona os nutrientes s clulas do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, at que por ltimo, o sangue se rene na veia cava superior e inferior e conflui para o corao, completando o circuito.

Circulao portal A circulao portal um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino transportado para o fgado, onde ocorrem mudanas importantes no sangue, incorporando-o circulao geral at a aurcula direita. SISTEMA DIGESTRIO O sistema digestrio humano formado por um longo tubo musculoso, ao qual esto associados rgos e glndulas que participam da digesto. Apresenta as seguintes regies; boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus.

A parede do tubo digestivo, do esfago ao intestino, formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventcia. BOCA A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo a boca. A encontram-se os dentes e a lngua, que preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas.

A lngua

A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: amargo (A), azedo ou cido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinao resultam centenas de sabores distintos. A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea.

As glndulas salivares A presena de alimento na boca, assim como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). Trs pares de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal: partida, submandibular e sublingual:

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.

Imagem: www.webciencia.com/11_11glandula.htm

O sais da saliva neutralizam substncias cidas e mantm, na boca, um pH neutro (7,0) a levemente cido (6,7), ideal para a ao da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, empurrado pela lngua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esfago, impulsionado pelas ondas peristlticas (como mostra a figura do lado esquerdo), levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esfago. Atravs dos peristaltismo, voc pode ficar de cabea para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegar ao intestino. Entra em ao um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratrias. Quando a crdia (anel muscular, esfncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estmago.

FARINGE E ESFAGO

Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

A faringe, situada no final da cavidade bucal, um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio: por ela passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. O esfago, canal que liga a faringe ao estmago, localiza-se entre os pulmes, atrs do corao, e atravessa o msculo diafragma, que separa o trax do abdmen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.

ESTMAGO E SUCO GSTRICO O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. Um msculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estmago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que no se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando est vazio, tem a forma de uma letra "J" maiscula, cujas duas partes se unem por ngulos agudos.

Imagem: www.webciencia.com/11_09estom.htm

Segmento superior: o mais volumoso, chamado "poro vertical". Este compreende, por sua vez, duas partes superpostas; a grande tuberosidade, no alto, e o corpo do estmago, abaixo, que termina pela pequena tuberosidade. Segmento inferior: denominado "poro horizontal", est separado do duodeno pelo piloro, que um esfncter. A borda direita, cncava, chamada pequena curvatura; a borda esquerda, convexa, dita grande curvatura. O orifcio esofagiano do estmago o crdia. As tnicas do estmago: o estmago compe-se de quatro tnicas; serosa (o peritnio), muscular (muito desenvolvida), submucosa (tecido conjuntivo) e mucosa (que secreta o suco gstrico). Quando est cheio de alimento, o estmago torna-se ovide ou arredondado. O estmago tem movimentos peristlticos que asseguram sua homogeneizao. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao. A pepsina, enzima mais potente do suco gstrico, secretada na forma de pepsinognio. Como este inativo, no digere as clulas que o produzem. Por ao do cido clordrico, o pepsinognio, ao ser lanado na luz do estmago, transforma-se em pepsina, enzima que catalisa a digesto de protenas.

A pepsina, ao catalizar a hidrlise de protenas, promove o rompimento das ligaes peptdicas que unem os aminocidos. Como nem todas as ligaes peptdicas so acessveis pepsina, muitas permanecem intactas. Portanto, o resultado do trabalho dessa enzima so oligopeptdeos e aminocidos livres. A renina, enzima que age sobre a casena, uma das protenas do leite, produzida pela mucosa gstrica durante os primeiros meses de vida. Seu papel o de flocular a casena, facilitando a ao de outras enzimas proteolticas.
Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

A mucosa gstrica recoberta por uma camada de muco, que a protege da agresso do suco gstrico, bastante corrosivo. Apesar de estarem protegidas por essa densa camada de muco, as clulas da mucosa estomacal so continuamente lesadas e mortas pela ao do suco gstrico. Por isso, a mucosa est sempre sendo regenerada. Estima-se que nossa superfcie estomacal seja totalmente reconstituda a cada trs dias. Eventualmente ocorre desequilbrio entre o ataque e a proteo, o que resulta em inflamao difusa da mucosa (gastrite) ou mesmo no aparecimento de feridas dolorosas que sangram (lceras gstricas). A mucosa gstrica produz tambm o fator intrnseco, necessrio absoro da vitamina B12. O bolo alimentar pode permanecer no estmago por at quatro horas ou mais e, ao se misturar ao suco gstrico, auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal, transforma-se em uma massa cremosa acidificada e semilquida, o quimo. Passando por um esfncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digesto. INTESTINO DELGADO O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e leo (cerca de 1,5 cm).A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfncter muscular da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares tm ao detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas).

Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

O suco pancretico, produzido pelo pncreas, contm gua, enzimas e grandes quantidades de bicarbonato de sdio. O pH do suco pancretico oscila entre 8,5 e 9. Sua secreo digestiva responsvel pela hidrlise da maioria das molculas de alimento, como carboidratos, protenas, gorduras e cidos nuclicos. A amilase pancretica fragmenta o amido em molculas de maltose; a lpase pancretica hidrolisa as molculas de um tipo de gordura os triacilgliceris, originando glicerol e lcool; as nucleases atuam sobre os cidos nuclicos, separando seus nucleotdeos.

O suco pancretico contm ainda o tripsinognio e o quimiotripsinognio, formas inativas em que so secretadas as enzimas proteolticas tripsina e quimiotripsina. Sendo produzidas na forma inativa, as proteases no digerem suas clulas secretoras. Na luz do duodeno, o tripsinognio entra em contato com a enteroquinase, enzima secretada pelas clulas da mucosa intestinal, convertendo-se me tripsina, que por sua vez contribui para a converso do precursor inativo quimiotripsinognio em quimiotripsina, enzima ativa.

A tripsina e a quimiotripsina hidrolisam polipeptdios, transformando-os em oligopeptdeos. A pepsina, a tripsina e a quimiotripsina rompem ligaes peptdicas especficas ao longo das cadeias de aminocidos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entrico, soluo rica em enzimas e de pH aproximadamente neutro. Uma dessas enzimas a enteroquinase. Outras enzimas so as dissacaridades, que hidrolisam dissacardeos em monossacardeos (sacarase, lactase, maltase). No suco entrico h enzimas que do seqncia hidrlise das protenas: os oligopeptdeos sofrem ao das peptidases, resultando em aminocidos.
Suco digestivo Saliva Suco gstrico Enzima Ptialina Pepsina Quimiotripsina Tripsina Amilopepsina Rnase Dnase Lipase pH timo neutro cido Substrato polissacardeos protenas Produtos maltose oligopeptdeos

Suco pancretico

alcalino protenas peptdeos alcalino protenas peptdeos alcalino polissacardeos maltose alcalino RNA ribonucleotdeos alcalino DNA desoxirribonucleotdeos alcalino lipdeos glicerol e cidos graxos oligopeptdeos oligopeptdeos dipeptdeos aminocidos aminocidos aminocidos

Suco intestinal ou entrico

Carboxipeptidase alcalino Aminopeptidase alcalino Dipeptidase alcalino

Maltase Sacarase Lactase

alcalino alcalino alcalino

maltose sacarose lactose

glicose glicose e frutose glicose e galactose

No intestino, as contraes rtmicas e os movimentos peristlticos das paredes musculares, movimentam o quimo, ao mesmo tempo em que este atacado pela bile, enzimas e outras secrees, sendo transformado em quilo. A absoro dos nutrientes ocorre atravs de mecanismos ativos ou passivos, nas regies do jejuno e do leo. A superfcie interna, ou mucosa, dessas regies, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras (4 a 5 milhes), chamadas vilosidades; um traado que aumenta a superfcie de absoro intestinal. As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas.

Imagem: www.webciencia.com/11_13intes.htm

Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguneos do intestino passam ao fgado para serem distribudos pelo resto do organismo. Os produtos da digesto de gorduras (principalmente glicerol e cidos graxos isolados) chegam ao sangue sem passar pelo fgado, como ocorre com outros nutrientes. Nas clulas da mucosa, essas substncias so reagrupadas em triacilgliceris (triglicerdeos) e envelopadas por uma camada de protenas, formando os quilomcrons, transferidos para os vasos linfticos e, em seguida, para os vasos sangneos, onde alcanam as clulas gordurosas (adipcitos), sendo, ento, armazenados. INTESTINO GROSSO o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus.

Imagem: www.webciencia.com/11_14intest.htm

Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. Numerosas bactrias vivem em mutualismo no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades. As fibras vegetais, principalmente a celulose, no so digeridas nem absorvidas, contribuindo com porcentagem significativa da massa fecal. Como retm gua, sua presena torna as fezes macias e fceis de serem eliminadas. O intestino grosso no possui vilosidades nem secreta sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis. Como o intestino grosso absorve muita gua, o contedo intestinal se condensa at formar detritos inteis, que so evacuados. GLNDULAS ANEXAS Pncreas O pncreas uma glndula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreo externa dele dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal coldoco na ampola de Vater. O pncreas comporta dois rgos estreitamente imbricados: pncreas excrino e o endcrino.

Imagem: www.webciencia.com/11_17pancreas.htm

O pncreas excrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto. O pncreas endcrino secreta os hormnios insulina e glucagon, j trabalhados no sistema endcrino. Fgado

o maior rgo interno, e ainda um dos mais importantes. a mais volumosa de todas as vsceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfcie lisa e recoberta por uma cpsula prpria. Est situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

O tecido heptico constitudo por formaes diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de clulas hepticas ou hepatcitos, rodeadas por canais diminutos (canalculos), pelos quais passa a bile, secretada pelos hepatcitos. Estes canais se unem para formar o ducto heptico que, junto com o ducto procedente da vescula biliar, forma o ducto comum da bile, que descarrega seu contedo no duodeno. As clulas hepticas ajudam o sangue a assimilar as substncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esterides, estrgenos e outros hormnios. O fgado um rgo muito verstil. Armazena glicognio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipdios ou de protenas, e lipdios a partir de carboidratos ou de protenas. Sintetiza tambm o colesterol e purifica muitos frmacos e muitas outras substncias. O termo hepatite usado para definir qualquer inflamao no fgado, como a cirrose. Funes do fgado:

Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas; Metabolizar lipdeos; Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile. Sistema urogenital

Excreo e reproduo constituem duas funes biolgicas bsicas, que nos animais superiores se realizam por meio de uma srie de rgos complexos, os quais formam, em conjunto, o aparelho urogenital. Aparelho urogenital a unidade anatmica constituda pelos rgos formadores e eliminadores da urina e pelos rgos genitais responsveis pela reproduo e perpetuao da espcie. Na espcie humana, como em outros mamferos, o aparelho urinrio compe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinria e a uretra. Os rgos genitais compreendem, no homem, o pnis, os testculos, o epiddimo, a prstata, o escroto, o cordo espermtico e as vesculas seminais; na mulher, compreendem a vulva, a vagina, o tero, as trompas e os ovrios.

Aparelho urinrio humano

Os rins, situados em ambos os lados da coluna vertebral, no nvel das vrtebras lombares mais altas, tm forma comparvel de um feijo e apresentam uma incisura medial, que corresponde ao hilo, por onde passam o ureter, vasos sangneos, vasos linfticos e nervos. Em corte transverso, o rim consiste numa regio cortical exterior, numa regio medular, com reas em forma piramidal, e no bacinete (ou pelve renal), que conduz ao ureter. O bacinete divide-se em dois tipos de clices (os maiores e os menores). A estrutura de cada rim a de uma glndula tubular composta, cuja unidade filtradora, denominada nfron, compreende o corpsculo ou glomrulo renal e o tbulo renal correspondente. Os glomrulos renais compem-se de um enovelado capilar arterial envolvido por uma cpsula de paredes duplas, a cpsula de Bowman.

Ao sair do glomrulo, o tbulo se apresenta enovelado em formao compacta, poro que se conhece como tbulo contornado proximal, ainda localizado no crtex; penetra retilineamente no hilo, alcana pores variveis da medula e volta-se sobre si mesmo, para formar a ala de Henle; retorna zona cortical, ainda junto ao glomrulo, para enovelar-se novamente e constituir o tbulo contornado distal. Da por diante, torna-se retilneo, juntando-se com outros tbulos contornados distais para formar um tbulo coletor na zona medular. Vrios tbulos coletores se renem e desembocam nas papilas ou dutos papilares. Cerca de vinte tbulos coletores de cada papila desembocam nos clices. O rim abundantemente irrigado de sangue pela artria renal, ramo da aorta abdominal que nele penetra pelo hilo e logo se divide em vrios ramos. Esses ramos (artrias interlobares) alcanam a zona limtrofe entre o crtex e a medula (poro central do rim) e de sua ramificao provm as arterolas aferentes dos glomrulos renais, isto , as artrias que penetram nos respectivos glomrulos renais. Dentro dos glomrulos, os capilares se renem e formam a arterola eferente (muito menor que a aferente), que ramifica-se e toma parte na formao da rede capilar geral do rim.

Nessa rede capilar tem origem, como nos demais rgos, o sistema venoso do rim. As veias acompanham o trajeto das artrias e, por confluncias sucessivas, vm a constituir a veia renal, tributria da veia cava inferior. O volume de sangue que atravessa as artrias e veias renais em cada minuto corresponde a duas vezes o peso do rim. O processo de formao da urina comea com a ultrafiltrao passiva, no glomrulo, de um lquido equivalente ao plasma sangneo sem protenas (chamado filtrado glomerular). Esse lquido passa em seguida ao tbulo contorcido, enquanto o sangue filtrado no glomrulo transfere-se para os capilares que envolvem o tbulo. As substncias essenciais ao organismo (como aminocidos, glicose e gua) ainda presentes no filtrado glomerular so reabsorvidas pelas clulas da parede tubular e retornam ao sangue. Do total de gua filtrada nos glomrulos, 99,8% so reabsorvidos pelos tbulos. Aps atravessar a rede de capilares ps-glomerulares, o sangue chega ao coletor venoso.

Os tbulos coletores do rim lanam a urina na pelve renal, que resulta da confluncia dos clices maiores e desemboca no ureter. Este, por sua vez, une-se bexiga pelo stio renal. A bexiga uma dilatao em forma de bolsa, musculomembranosa situada na cavidade plvica, atrs do pbis. Trata-se de um rgo mvel, porm mantido em posio por diversas estruturas. A parede da bexiga constituda de trs grupos de msculos: expulsor da urina, trgono e esfncter. A poro mdia da camada muscular formada de fibras dispostas circularmente, enquanto as pores interna e externa so constitudas de fibras longitudinais. A mucosa da bexiga semelhante do ureter e da uretra. Sua capacidade de distenso grande: pode conter at 500cm3 de urina. A uretra, ltimo segmento das vias urinrias, diferente nos dois sexos, inclusive quanto a suas funes e relaes. No homem, parte desse segmento tambm funciona como via excretora espermtica. Na mulher, a uretra serve apenas para a eliminao da urina.
Aparelho Genital Masculino

Devem considerar-se nele, trs partes: os rgos genitais internos, os genitais externos e as glndulas anexas. Os rgos genitais internos so os testculos, as vias espermticas e a vescula seminal. As glndulas anexas ao aparelho reprodutor masculino so duas: a prstata e a glndula de Cowper. A prstata uma glndula situada debaixo da bexiga urinria, que lembra por sua forma e volume a uma castanha. Segrega um lquido que, ao misturar-se com o esperma antes da ejaculao, facilita o movimento das clulas sexuais, fenmeno importante no processo da fecundao. A glndula de Cowper, segrega uma substncia viscosa e ligeiramente alcalina que neutraliza os resduos da urina existentes na uretra e que d ao smen seu cheiro caracterstico.

Aparelho genital masculino

Aparelho Genital Feminino Consta de vrios rgos que , devido sua posio se classificam em dois grupos: rgos genitais internos e externos. Consideramos rgos internos- O ovrio, a trompa de falpio, o tero e a vagina. A trompa de Falpio o conduto que se estende desde o ovrio at o tero. Nele diferenciamos vrias partes: a intramural, situada na espessura da parede uterina, de 2 a 3 cm. ; a bolha , mais dilatada que prossegue com o infundbulo de corte irregular e recortado que formam as fibras que se adaptam como se o abraassem. Uma destas fibras que se aderem ao ovrio recebe o nome de franja ovrica da trompa.

A trompa uterina exerce uma dupla funo : conduzir a clula-ovo do ovrio at o tero e ser o receptculo para a fecundao. A vulva o conjunto dos rgos genitais externos. Nela se distinguem as seguintes regies anatmicas: Monte de Vnus que a regio pbica coberta de plos na mulher adulta; os lbios maiores so duas dobras de pele que cobrem os lbios menores, ou ninfas, o clitris, que um rgo impar, erctil e o orifcio vaginal.

Fisiologia do aparelho genital feminino: o ciclo menstrual na mulher se caracteriza pela apario peridica de uma hemorragia, a qual se denomina menstruao, e um processo fisiolgico provocado e regulado por hormnios que procuram a madurao de um ovocito e a expulso do ovrio (ovulao). Considera-se o primeiro dia do ciclo menstrual aquele em que comeam as regras; sua durao media de 28 dias. E os hormnios que o determinam tm uma dupla origem, a hipfise e o ovrio. As glndulas endcrinas modificam o ovrio e o endomtrio dando lugar ao ciclo ovrico e ao ciclo endometrial respectivamente (o ciclo ovrico condiciona totalmente ao ciclo endometrial) o lbulo anterior da hipfise segrega dois hormnios gonadotrpicos, folculo estimulante (FSH) e a luteinizante (LH), que determinam o ciclo ovrico. O ciclo ovrico comea quando a FSH chega ao ovrio, onde intervm na madurao do folculo primordial, que se converte no folculo de Graaf obtendo um ovocito maduro. Cerca do dcimo quarto dia do ciclo se produz a ovulao, provocada por certo nvel no sangue de FSH e LH simultaneamente. A partir deste momento e at fechar-se o ciclo, atua a LH estimulando a formao do corpo lteo. O ovrio produz hormnios esterides, estrgeno, progesterona e andrgenos. Os andrgenos so hormnios sexuais masculinos que se transformaro em estrgenos. Os folculos produzem fundamentalmente estrgenos (foliculina), sob o efeito da FSH hipofisria. O corpo lteo, estimulado pela LH libera sobretudo progesterona. Se bem que o mais freqente que tenham ao antagnica. Os estrognios e a progesterona trabalham, s vezes, de forma complementar, por exemplo, sobre as mamas exercem um efeito sincronizado ao regular sua turgncia ou flacidez em consonncia com o ciclo menstrual. Sistema Nervoso O sistema nervoso responsvel pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua funo perceber e identificar as condies ambientais externas, bem como as condies reinantes dentro do prprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condies. A unidade bsica do sistema nervoso a clula nervosa, denominada neurnio, que uma clula extremamente estimulvel; capaz de perceber as mnimas variaes que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alterao eltrica que percorre sua membrana. Essa alterao eltrica o impulso nervoso. As clulas nervosas estabelecem conexes entre si de tal maneira que um neurnio pode transmitir a outros os estmulos recebidos do ambiente, gerando uma reao em cadeia. Neurnios: clulas nervosas Um neurnio tpico apresenta trs partes distintas: corpo celular, dentritos e axnio. No corpo celular, a parte mais volumosa da clula nervosa, se localiza o ncleo e a maioria das estruturas citoplasmticas. Os dentritos (do grego dendron, rvore) so prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estmulos captados do ambiente ou de outras clulas em direo ao corpo celular. O axnio um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja funo transmitir para outras clulas os impulsos nervosos provenientes do corpo celular. Os corpos celulares dos neurnios esto concentrados no sistema nervoso central e tambm em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gnglios nervosos. Os dentritos e o axnio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurnios entre si e s clulas sensoriais, musculares e glandulares. Clulas Glia

Alm dos neurnios, o sistema nervoso apresenta-se constitudo pelas clulas glia, ou clulas gliais, cuja funo dar sustentao aos neurnios e auxiliar o seu funcionamento. As clulas da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encfalo. H diversos tipos de clulas gliais. Os astrcitos, por exemplo, dispem-se ao longo dos capilares sanguneos do encfalo, controlando a passagem de substncias do sangue para as clulas do sistema nervoso. Os oligodendrcitos e as clulas de Schwann enrolam-se sobre os axnios de certos neurnios, formando envoltrios isolantes. Impulso Nervoso A despolarizao e a repolarizao de um neurnio ocorrem devido as modificaes na permeabilidade da membrana plasmtica. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses ons na clula. Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na regio interna na membrana, provocando sua despolarizao. Em seguida abrem-se as "portas de passagem" de K+, permitindo a sada de grande quantidade desses ons. Com isso, o interior da membrana volta a ficar com excesso de cargas negativas (repolarizao). A despolarizao em uma regio da membrana dura apenas cerca de 1,5 milsimo de segundo (ms). O estmulo provoca, assim, uma onda de despolarizaes e repolarizaes que se propaga ao longo da membrana plasmtica do neurnio. Essa onda de propagao o impulso nervoso, que se propaga em um nico sentido na fibra nervosa. Dentritos sempre conduzem o impulso em direo ao corpo celular, por isso diz que o impulso nervoso no dentrito celulpeto. O axnio por sua vez, conduz o impulso em direo s suas extremidades, isto , para longe do corpo celular; por isso diz-se que o impulso nervoso no axnio celulfugo. A velocidade de propagao do impulso nervoso na membrana de um neurnio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagao rpida dos impulsos nervosos garantida pela presena da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. A bainha de mielina constituda por camadas concntricas de membranas plasmticas de clulas da glia, principalmente clulas de Schwann. Entre as clulas gliais que envolvem o axnio existem pequenos espaos, os ndulos de Ranvier, onde a membrana do neurnio fica exposta. Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurnio, pula diretamente de um ndulo de Ranvier para o outro. Nesses neurnios mielinizados, a velocidade de propagao do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ). Sistema Nervoso Diviso Partes Funes gerais Processamento e integrao de informaes Conduo de informaes entre rgos receptores de estmulos, o SNC e rgos efetuadores (msculos, glndulas...) Sistema nervoso Encfalo central (SNC) Medula espinal Sistema nervoso Nervos perifrico (SNP) Gnglios

Sinapses: transmisso do impulso nervoso entre clulas Um impulso transmitido de uma clula a outra atravs das sinapses (do grego synapsis, ao de juntar). A sinapse uma regio de contato muito prximo entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. Estas clulas podem ser tanto outros neurnios como clulas sensoriais, musculares ou glandulares. As terminaes de um axnio podem estabelecer muitas sinapses simultneas. Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das clulas que fazem sinapses esto muito prximas, mas no se tocam. H um pequeno espao entre as membranas celulares (o espao sinptico ou fenda sinptica). Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axnio da clula pr-sinptica, ocorre liberao, nos espaos sinpticos, de substncias qumicas denominadas neurotransmissores ou mediadores qumicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das clula ps-sinptica, desencadeando o impulso nervoso. Esse tipo de sinapse, por envolver a participao de mediadores qumicos, chamado sinapse qumica. Os cientistas j identificaram mais de dez substncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina (ou epinefrina), a noradrenalina (ou norepinefrina), a dopamina e a serotonina. Impulso Nervoso

Sinapses Neuromusculares A ligao entre as terminaes axnicas e as clulas musculares chamada sinapse neuromuscular e nela ocorre liberao da substncia neurotransmissora acetilcolina que estimula a contrao muscular.

Sinapses Eltricas Em alguns tipos de neurnios, o potencial de ao se propaga diretamente do neurnio prsinptico para o ps-sinptico, sem intermediao de neurotransmissores. As sinapses eltricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronizao de certos movimentos rpidos. Nervoso central Introduo O encfalo se aloja no interior do crnio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encfalo e a medula so formados por clulas da glia, por corpos celulares de neurnios e por feixes de dentritos e axnios. Sistema nervoso central - substncia branca e cinzenta A camada mais externa do encfalo tem cor cinzenta e formada principalmente por corpos celulares de neurnios. J a regio enceflica mais interna tem cor branca e constituda principalmente por fibras nervosas (dentritos e axnios). A cor branca se deve a bainha de mielina que reveste as fibras. Na medula espinal, a disposio das substncias cinzenta e branca se inverte em relao ao encfalo; a camada cinzenta interna e a branca, externa. Meninges Tanto o encfalo como a medula espinal so protegidos por trs camadas de tecido conjuntivo (as meninges). A meninge externa, mais espessa, a dura-mter; a meninge mediana a aracnide; e a mais interna a pia-mter, firmemente aderido ao encfalo e a medula. A piamter contm vasos sanguneos responsveis pela nutrio e oxigenao das clulas do sistema nervoso central.

Entre a aracnide e a pia-mter, h um espao preenchido pelo lquido cerebrospinal ou lquido cefalorraquidiano, que tambm circula nas cavidades internas do encfalo e da medula, esse lquido tem a funo de amortecer os choques mecnicos do sistema nervoso central contra os ossos do crnio e da coluna vertebral. Partes do encfalo Suas partes fundamentais so:

Lobo olfativo; Crebro; Tlamo;

Lobo ptico; Cerebelo; Bulbo raquidiano (ou medula oblonga).

Sistema Nervoso Perifrico Introduo O Sistema Nervoso Perifrico constitudo pelos nervos e gnglios nervosos e sua funo conectar o sistema nervoso central s diversas partes do corpo humano. Nervos e gnglios nervosos Nervos so feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos h vasos sanguneos, responsveis pela nutrio das fibras nervosas. As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axnios que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regies do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa. Gnglios nervosos so aglomerados de corpos celulares de neurnios localizados fora do sistema nervoso central. Os gnglios aparecem como pequenas dilataes em certos nervos. Nervos sensitivos, motores e mistos Nervos sensitivos so os que contm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos rgos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores so os que contm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central at os rgos efetuadores (msculos ou glndulas). Nervos mistos contm tanto fibras sensitivas quanto motoras. Sistema Nervoso Perifrico

Nervos cranianos So os nervos ligados ao encfalo, enquanto nervos ligados medula espinal so denominados nervos espinais ou raquidianos. Possumos doze pares de nervos cranianos, responsveis pela interveno dos rgos do sentido, dos msculos e glndulas da cabea, e tambm de alguns rgos internos. Nervos espinais ou raquidianos Dispem-se em pares ao longo da medula, um par por vrtebra. Cada nervo do par liga-se lateralmente medula por meio de duas "razes", uma localizada em posio mais dorsal e outra em posio mais ventral.

A raiz dorsal de um nervo espinal formada por fibras sensitivas e a raiz ventral, por fibras motoras. Gnglios espinais Na raiz dorsal de cada nervo espinal h um gnglio, o gnglio espinal, onde se localizam os corpos celulares dos neurnios sensitivos. J os corpos celulares dos neurnios motores localizam-se dentro da medula, na substncia cinzenta. Os nervos espinais ramificam-se perto da medula e os diferentes ramos inervam os msculos, a pele e as vsceras. Fisiologia do sistema nervoso Funes do encfalo As informaes vindas das diversas partes do corpo, chegam at as partes especficas do encfalo, chamadas de centros nervosos, onde so integradas para gerar ordens de ao na forma de impulsos nervosos que so emitidas s diversas partes do corpo atravs das fibras motoras presentes nos nervos cranianos e espinais. O encfalo humano contm cerca de 35 bilhes de neurnios e pesa aproximadamente 1,4 kg. A regio superficial do crebro, que acomoda bilhes de corpos celulares de neurnios (substncia cinzenta), constitui o crtex cerebral. O crtex cerebral est dividido em mais de quarenta reas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade especfica. Tlamo e Hipotlamo Todas as mensagens sensoriais, com exceo das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tlamo antes de atingir o crtex cerebral. Este uma regio de substncia cinzenta localizada entre o tronco enceflico e o crebro. O tlamo atua como estao retransmissora de impulsos nervosos para o crtex cerebral. Ele responsvel pela conduo dos impulsos s regies apropriadas do crebro onde eles devem ser processados. O hipotlamo, tambm constitudo por substncia cinzenta, o principal centro integrador das atividades dos rgos viscerais, sendo um dos principais responsveis pela homeostase corporal. Ele faz ligao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, atuando na ativao de diversas glndulas endcrinas. o hipotlamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balano de gua no corpo e est envolvido na emoo e no comportamento sexual. Tronco Enceflico Formado pelo mesencfalo, pela ponte e pela medula oblonga (ou bulbo raquidiano), o tronco enceflico conecta o crebro medula espinal. Alm de coordenar e integrar as informaes que chegam ao encfalo, ele controla a atividade de diversas partes do corpo. O mesencfalo responsvel por certos reflexos. A ponte constituda principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o crtex cerebral ao cerebelo. O bulbo raquidiano participa na coordenao de diversos movimentos corporais e possui importantes centros nervosos. Cerebelo o responsvel pela manuteno do equilbrio corporal, graas a ele que podemos realizar aes complexas, como andar de bicicleta e tocar violo, por exemplo. O crebro recebe as informaes de diversas partes do encfalo sobre a posio das articulaes e o grau de estiramento dos msculos, bem como informaes auditivas e visuais. Funes da medula espinal A medula espinal elabora respostas simples para certos estmulos. Essas respostas medulares, denominadas atos reflexos, permitem ao organismo reagir rapidamente em situaes de emergncia. A medula funciona tambm como uma estao retransmissora para o encfalo. Informaes colhidas nas diversas partes do corpo chegam medula, de onde so retransmitidas ao encfalo para serem analisadas. Por outro lado, grande parte das ordens elaboradas no encfalo passa pela medula antes de chegar aos seus destinos.

A parte externa da medula, de cor branca, constituda por feixes de fibras nervosas mielinizadas, denominados tratos nervosos, que so responsveis pela conduo de impulsos das diversas regies da medula para o encfalo e vice-versa. Diviso funcional do SNP As aes voluntrias resultam da contrao de msculos estriados esquelticos, que esto sob o controle do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico. J as aes involuntrias resultam da contrao das musculaturas lisa e cardaca, controladas pelo sistema nervoso perifrico autnomo, tambm chamado involuntrio ou visceral. SNP Voluntrio Tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. Ele constitudo por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos esquelticos. SNP Autnomo Tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivos, cardiovascular, excretor e endcrino. Ele contm fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos lisos das vsceras e musculatura do corao. Sistema Nervoso Autnomo

SNP Autnomo Simptico e SNP Autnomo Parassimptico O SNP autnomo (SNPA) dividido em dois ramos: simptico e parassimptico, que se distinguem tanto pela estrutura quanto pela funo. Enquanto os gnglios da via simptica localizam-se ao lado da medula espinal, distantes do rgo efetuador, os gnglios das vias parassimpticas esto longe do sistema nervoso central e prximos ou mesmo dentro do rgo efetuador. As fibras nervosas simpticas e parassimpticas inervam os mesmos rgos, mas trabalham em oposio. Enquanto um dos ramos estimula determinado rgo, o outro o inibe. Essa ao antagnica mantm o funcionamento equilibrado dos rgos internos. O SNPA simptico, de modo geral, estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Por exemplo, o SNPA simptico responsvel pela acelerao dos batimentos cardacos, pelo aumento da presso sangunea, pelo aumento da concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo. J o SNPA parassimptico estimula principalmente atividades relaxantes, como a reduo do ritmo cardaco e da presso sangunea, entre outras.

Mediadores qumicos no SNPA Simptico e Parassimptico Tanto nos gnglios do SNPA simptico como nos do parassimptico ocorrem sinapses qumicas entre os neurnios pr-ganglionares e os ps-ganglionares. Nos dois casos, a substncia neurotransmissora da sinapse a acetilcolina. No SNPA parassimptico, o neurotransmissor a acetilcolina, como nas sinapses ganglionares. J no simptico, o neurotransmissor , com poucas excees, a noradrenalina. Sistema endcrino formado pelo conjunto de glndulas que apresentam como atividade caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios. Frequentemente o sistema endcrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endcrino informaes sobre o meio externo, enquanto que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Dessa forma, o sistema endcrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenao e regulao das funes corporais. Alguns dos principais rgos que constituem o sistema endcrino so: a hipfise, o hipotlamo, a tiroide, as supra-renais, o pncreas, asgnadas (os ovrios e os testculos) e o tecido adiposo. Glndulas Endcrinas Os principais rgos do sistema endcrino so o hipotlamo, a hipfise, a tireide, as paratireides, os testculos e os ovrios. Durante a gravidez, a placenta tambm atua como uma glndula endcrina alm de suas outras funes. O hipotlamo secreta vrios hormnios que estimulam a hipfise: alguns desencadeiam a liberao de hormnios hipofisrios e outros a suprimem. Algumas vezes, a hipfise denominada glndula mestra por controlar muitas funes de outras glndulas endcrinas. Alguns hormnios hipofisrios produzem efeitos diretos, enquanto outros simplesmente controlam a velocidade com que outros rgos endcrinos secretam seus hormnios. A hipfise controla a velocidade de secreo de seus prprios hormnios atravs de um circuito de retroalimentao (feedback) no qual as concentraes sricas (sangneas) de outros hormnios endcrinos a estimulam a acelerar ou a alentecer sua funo. Nem todas as glndulas endcrinas so controladas pela hipfise. Algumas respondem de modo direto ou indireto s concentraes de substncias presentes no sangue: As clulas pancreticas secretoras de insulina respondem glicose e aos cidos graxos. As clulas paratireodeas respondem ao clcio e ao fosfato. A medula adrenal (parte da glndula adrenal) responde estimulao direta do sistema nervoso parassimptico. Muitos rgos secretam hormnios ou substncias similares aos hormnios, mas, geralmente, eles no so considerados parte do sistema endcrino. Alguns desses rgos produzem substncias que atuam somente na rea prxima de sua liberao, enquanto outros no secretam seus produtos na corrente sangnea. Por exemplo, o crebro produz muitos hormnios cujos efeitos so limitados basicamente ao sistema nervoso.

PRINCIPAIS GLNDULAS ENDCRINAS

Hormnios Os hormnios so substncias liberadas na corrente sangnea por uma glndula ou rgo e que afetam a atividade de clulas de um outro local. Em sua maioria, os hormnios so protenas compostas de cadeias de aminocidos de comprimento varivel. Outros so esterides, substncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormnios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormnios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfcie da clula ou no seu interior. A ligao de um hormnio a um receptor acelera, reduz ou altera a funo celular de uma outra maneira. Em ltima instncia, os hormnios controlam a funo de rgos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reproduo e as caractersticas sexuais. Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Alm disso, os hormnios controlam o volume de lquido e as concentraes de sal e de acar no sangue. Alguns hormnios afetam somente um ou dois rgos, enquanto outros afetam todo o organismo. Por exemplo, o hormnio estimulante da tireide produzido na hipfise e afeta apenas a tireide. Em contraste, o hormnio tireoidiano produzido na tireide, mas afeta clulas de todo o organismo. A insulina, produzida pelas clulas das ilhotas pancreticas, afeta o metabolismo da glicose, das protenas e das gorduras em todo o organismo. Controles Endcrinos Quando as glndulas endcrinas funcionam mal, as concentraes sricas dos hormnios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funes orgnicas. Para controlar as funes endcrinas, a secreo de cada hormnio deve ser regulada dentro de limites precisos. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormnio. O hipotlamo e a hipfise secretam seus hormnios quando detectam que a concentrao srica de um outro hormnio por eles controlado encontra-se muito alta ou muito baixa. Os hormnios hipofisrios ento circulam na corrente sangnea para estimular a atividade de suas glndulas alvo. Quando a concentrao srica do hormnio alvo a adequada, o hipotlamo e a hipfise deixam de produzir hormnios, uma vez que eles detectam que no h mais necessidade de estimulao. Este sistema de retroalimentao regula todas as glndulas que se encontram sob controle hipofisrio.
Principais Hormnios Hormnio Onde Produzido Adrenais Funo

Aldosterona

Ajuda na regulao do equilbrio do sal e da gua atravs de sua reteno e da excreo do potssio Faz com que os rins retenham gua e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da presso

Hormnio antidiurtico (vasopressina)

Hipfise

arterial

Corticosteride

Adrenais

Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ao antiinflamatria; mantm a concentrao srica de acar, a presso arterial e a fora muscular; auxilia no controle do equilbrio do sal e da gua Controla a produo e a secreo de hormnios do crtex adrenal Estimula a produo de eritrcitos Controla o desenvolvimento das caractersticas sexuais e do sistema reprodutivo femininos Aumenta a concentrao srica de acar Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produo de protenas Reduz a concentrao srica de acar; afeta o metabolismo da glicose, das protenas e das gorduras em todo corpo Controlam as funes reprodutoras, como a produo de

Corticotropina

Hipfise

Eritropoietina

Rins

Estrognios

Ovrios

Glucagon

Pncreas

Hormnio crescimento

do

Hipfise

Insulina

Pncreas

Hormnio luteinizante e hormnio folculoestimulante

Hipfise

espermatozides e de smen, a maturao dos vulos e os ciclos menstruais; controlam as caractersticas sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuio dos plos, a formao dos msculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traos da personalidade) Ocitocina Hipfise Produz contrao da musculatura uterina e dos condutos das glndulas mamrias Controla a formao ssea e a excreo do clcio e do fsforo Prepara o revestimento do tero para a implantao de um ovo fertilizado e prepara as glndulas mamrias para a secreo de leite Inicia e mantm a produo de leite das glndulas mamrias Controlam a presso arterial Regula o crescimento, a maturao e a velocidade do metabolismo Estimula a produo e a secreo de hormnios pela tireide

Paratormnio (hormnio paratireodeo)

Paratireides

Progesterona

Ovrios

Prolactina

Hipfise

Renina e angiotensina

Rins

Hormnio tireoidiano

Tireide

Hormnio estimulante da tireide

Hipfise

Determinados hormnios que so controlados pela hipfise variam de acordo com programas previstos. Por exemplo, o ciclo menstrual de uma mulher envolve flutuaes mensais da secreo do hormnio luteinizante e hormnio folculoestimulante pela hipfise. Os hormnios ovarianos (os estrognios e a progesterona) tambm apresentam flutuaes mensais.

Ainda no est claro como o hipotlamo e a hipfise controlam esses biorritmos. No entanto, sabe-se com certeza que os rgos respondem a algum tipo de relgio biolgico. Existem outros fatores que tambm estimulam a produo de hormnios. A prolactina, um hormnio secretado pela hipfise, faz com que as glndulas mamrias produzam leite. O lactente, ao sugar o mamilo, estimula a hipfise a secretar mais prolactina. A suco tambm aumenta a secreo de ocitocina, a qual provoca a contrao dos canais lactferos, conduzindo o leite at o mamilo para alimentar o lactente. As glndulas que no so controladas pela hipfise (p.ex., ilhotas pancreticas e paratireides) possuem seus prprios sistemas para determinar quando necessria uma maior ou uma menor secreo. Por exemplo, a concentrao de insulina aumenta logo aps as refeies, pois o organismo precisa processar os acares dos alimentos. Entretanto, se a concentrao de insulina permanecesse elevada, a concentrao srica de acar diminuiria perigosamente. Outras concentraes hormonais variam por razes menos bvias. As concentraes de corticosterides e do hormnio do crescimento so mais elevadas pela manh e mais baixos no meio da tarde. As razes dessas variaes dirias no so totamente conhecidas. A Funo dos Transmissores Embora todas as clulas respondam aos transmissores e a maioria delas os produzam, os seus efeitos so comumente agrupados em trs sistemas principais (o nervoso, o imune e o endcrino) essenciais para a coordenao das atividades do organismo. Esses trs sistemas tm muito em comum e cooperam entre si. Seus transmissores so compostos por protenas ou derivados das gorduras. Alguns transmissores percorrem somente uma curta distncia (inferior a 2,5 cm), enquanto outros percorrem distncias considerveis atravs da corrente sangnea para atingirem seus alvos. Os transmissores ligam-se s suas clulasalvo utilizando protenas receptoras especficas localizadas sobre a superfcie celular ou no interior da clula. Alguns transmissores alteram a permeabilidade das membranas celulares para determinadas substncias (p.ex., a insulina altera o transporte da glicose atravs das membranas celulares). Outros transmissores, como a adrenalina (epinefrina) e o glucagon, alteram a atividade de seus receptores, fazendo com que eles produzam outras substncias que atuam como transmissores secundrios. Eles afetam a atividade do material gentico da clula, alterando a produo celular de protenas ou a atividade das protenas que j se encontram no interior da clula. O efeito de um transmissor especfico depende de seu local de secreo. Por exemplo, a noradrenalina (norepinefrina) eleva a presso arterial quando as adrenais a secretam no sangue. No entanto, quando ela liberada no sistema nervoso, a noradrenalina estimula apenas a atividade das clulas nervosas prximas, sem afetar a presso arterial.
Hipotlamo

Se localiza na base do encfalo, sob uma regio enceflica denominada tlamo. A funo endcrina do hipotlamo est a cargo das clulas neurossecretoras, que so neurnios especializados na produo e na liberao de hormnios. A figura ao lado mostra o hipotlamo (acima) e a hipfise (abaixo). Hipfise (ou glndula Pituitria) A hipfise dividida em trs partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermdio, esse ltimo pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) designado adenohipfise e o lobo posterior, neuro-hipfise. Hormnios produzidos no lobo anterior da hipfise Samatotrofina (GH) - Hormnio do crescimento. Hormnio tireotrfico (TSH) - Estimula a glndula tireide. Hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) - Age sobre o crtex das glndulas supra-renais. Hormnio folculo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturao dos folculos ovarianos e dos espermatozides. Hormnio luteinizante (LH) - Estimulante das clulas intersticiais do ovrio e do testculo; provoca a ovulao e formao do corpo amarelo. Hormnio lactognico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produo de leite. Os hormnios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designao geral de gonadotrofinas. Hormnios produzidos pelo lobo posterior da hipfise Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do tero, facilitando, assim, a expulso do feto e da placenta. Hormnio antidiurtico (ADH) ou vasopressina - Constitui-se em um mecanismo importante para a regulao do equilbrio hdrico do organismo.

Tireide Situada na poro anterior do pescoo, a tireide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo so unidos na linha mediana por uma poro estreitada - o istmo. A tireide regulada pelo hormnio tireotrfico (TSH) da adeno-hipfise. Seus hormnios - tiroxina e triiodotironina - requerem iodo para sua elaborao.

Paratireides Constitudas geralmente por quatro massas celulares, as paratireides medem, em mdia, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto tireide. Seu hormnio - o paratormnio - necessrio para o metabolismo do clcio.

Supra-Renais ou Adrenais Em cada glndula supra-renal h duas partes distintas; o crtex e a medula. Cada parte tem funo diferente.

Os vrios hormnios produzidos pelo crtex - as corticosteronas - controlam o metabolismo do sdio e do potssio e o aproveitamento dos acares, lipdios, sais e guas, entre outras funes. A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormnios so importantes na ativao dos mecanismos de defesa do organismo diante de condies de emergncia, tais como emoes fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta. Hormnios produzidos pelas Ilhotas de Langerhans (no Pncreas)

INSULINA Facilita a penetrao da glicose, presente no sangue circulante, nas clulas, em particular nas do fgado, onde convertida em glicognio (reserva de glicose).

GLUCAGON (GLUCAGNIO) Responsvel pelo desdobramento do glicognio em glicose e pela elevao de taxa desse acar no sangue circulante.

Ovrios Na puberdade, a adeno-hipfise passa a produzir quantidades crescentes do hormnio folculo-estimulante (FSH). Sob a ao do FSH, os folculos imaturos do ovrio continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os vulos neles contidos. O folculo em desenvolvimento secreta hormnios denominados estrgenos, responsveis pelo aparecimento das caractersticas sexuais secundrias femininas. Outro hormnio produzido pela adeno-hipfise - hormnio luteinizante (LH) - atua sobre o ovrio, determinando o rompimento do folculo maduro, com a expulso do vulo (ovulao). O corpo amarelo (corpo lteo) continua a produzir estrgenos e inicia a produo de outro hormnio - a progesterona - que atuar sobre o tero, preparando-o para receber o embrio caso tenha ocorrido a fecundao. Testculos (Clulas de Leydig) Entre os tbulos seminferos encontra-se um tecido intersticial, constitudo principalmente pelas clulas de Leydig, onde se d a formao dos hormnios andrgenos (hormnios sexuais masculinos), em especial a testosterona. Os hormnios andrgenos desenvolvem e mantm os caracteres sexuais masculinos.

Outras funes endcrinas Alm das glndulas endcrinas, a mucosa gstrica (que reveste internamente o estmago) e a mucosa duodenal (que reveste internamente o duodeno), tm clulas com funo endcrina. As clulas com funo endcrina da mucosa gstrica produzem o hormnio gastrina; e as da mucosa duodenal produzem os hormnios secretina e colecistoquinina.

Anda mungkin juga menyukai