Anda di halaman 1dari 4

Desenvolvimento

Conexo entre voc e sua carreira


A FIJO, em parceria com a PUCRS, est promovendo um espao para o aluno desenvolver a sua carreira e ter sucesso desde a elaborao do currculo at uma oportunidade de estgio ou de emprego no mercado de trabalho. Em breve, haver um local prprio para atendimento de alunos e ex-alunos que tm essas dvidas recorrentes e que precisam encaminhar de maneira mais slida o desenvolvimento de sua carreira.

O que ser promovido pelo Escritrio de Desenvolvimento de Carreiras:


workshops; espao para networking; eventos com pro ssionais renomados; feira de carreiras; espao virtual cheio de novidades sobre o mundo do trabalho. oportunidades de estgios e empregos; encontros de capacitao com alunos e diplomados PUCRS; orientaes individuais e em grupo sobre que caminho seguir dentre tantas possibilidades de carreira em cada rea.

Universidades Internacionais como exemplo


O projeto do Escritrio de Desenvolvimento de Carreiras surgiu a partir da observao da necessidade de um maior apoio ao aluno no que diz respeito orientao, ao planejamento e ao desenvolvimento de sua carreira. Buscando ampliar e quali car o trabalho que ser oferecido, foram feitas visitas s universidades de Oxford, Cambridge e Warwick. Aps uma anlise do que se realiza nessas instituies, de nimos nosso objetivo: promover espaos de aconselhamento, capacitao, orientao, voltados carreira e ao mundo do trabalho.

Falando em carreira...
Hoje, muito se fala em mercado aquecido, em muitas vagas para poucos pro ssionais especializados; tambm se diz que h poucas pessoas com conhecimento tcnico espec co e que as empresas esto sendo cada vez menos rigorosas na seleo pela grande demanda de vagas. Contudo, as oportunidades esto esperando por aqueles que pensam em se especializar e em colocar disposio das organizaes todas as suas habilidades. Mesmo com inmeras oportunidades em diversas reas, no to fcil assim conquistar aquela vaga pretendida, nem realizar aquele sonho de ter um bom emprego. Muitas pessoas pecam por detalhes que fazem grande diferena na hora do processo de seleo. Sim, porque tudo comea por este caminho: o da seleo. Todavia, antes mesmo do processo, h algo muito importante que precisa ser elaborado com cuidado at chegar s mos do recrutador e do selecionador. Trata-se de um documento no qual possvel colocar todas as experincias de trabalho, a formao, os cursos e especializaes, en m, descrever toda a vida pro ssional, a m de poder participar de um processo seletivo. O assunto em pauta o currculo.

Currculo, o seu importante aliado.


O mais intrigante, quando falamos em currculos, que, em algumas folhas e em apenas duas, no mximo devem ser expostas todas as experincias de maneira objetiva, clara e precisa, sem muitos rodeios; fundamental colocar em prtica a capacidade de sntese. Mesmo na era da tecnologia e da comunicao, em que muitas dvidas so sanadas pela prpria internet, muitos pro ssionais, sejam eles estudantes, graduados ou ps-graduados, questionam-se sobre como elaborar um currculo de sucesso. A primeira meta conquistar o recrutador e ser chamado para a entrevista. H diversos pro ssionais da rea de RH que sentem falta daquele currculo bem-estruturado, que o leva deciso de chamar o candidato para uma conversa na empresa. Deve-se pensar que esse documento precisa passar uma impresso de seriedade e compromisso; portanto, muitos enfeites, papel colorido e letras que saem do comum no devem fazer parte do

currculo. O pro ssional que valoriza esse documento de apresentao empresa ter, certamente, mais facilidade em concorrer vaga pretendida.

Itens importantes que faro a diferena


Ter um bom portugus o ideal revisar o contedo mais de uma vez e pedir para algum dar aquela ltima olhadinha, para certi car-se de que sua viso no estava viciada. Transmitir compromisso e seriedade muitos enfeites, papel colorido e letras que saem do comum no devem aparecer. Cuidar o e-mail que ser colocado no currculo: muitos jovens, citam e-mails pouco pro ssionais, como: gatinhadosurf@hotmail.com ou zemalandro@hotmail.com . No momento em que o pro ssional da rea de RH se depara com itens desse tipo, a credibilidade do candidato pode ser afetada. Devem ser colocados e-mails com nome e sobrenome para que no haja erros. Nmero de folhas: de duas a trs, no mximo. Para os menos experientes, uma folha basta; os selecionadores no cam mais de 40 segundos lendo currculo, por isso preciso fazer a diferena. Descrever as habilidades tcnicas, e no as comportamentais; no necessrio colocar o quanto s dinmico, pontual, interessado; essas caractersticas devem ser demonstradas na entrevista, pois, nesse momento, as habilidades comportamentais sero avaliadas.

PRESTE ATENO!

Dicas de como elaborar um currculo


PARTE INICIAL
Cabealho: no cabealho so colocadas as informaes de identi cao e contato: nome, data de nascimento, estado civil, bairro e cidade, telefones e e-mail. Objetivo pro ssional: geralmente, aparece logo aps o cabealho, com algumas palavras-chave que mostram ao selecionador que caminho o candidato quer seguir; portanto, no se devem colocar vrios objetivos pro ssionais em reas diferentes. importante que o candidato tenha foco e saiba o que quer e que seja preciso em seu objetivo. Resumo das quali caes: pode ser o diferencial do currculo. Nesse espao, podem ser resumidas todas as habilidades tcnicas; tambm podem ser descritos os resultados signi cativos que foram obtidos em cada experincia pro ssional. Esses dados vo aparecer novamente em seu currculo durante a leitura do recrutador. Pode ser escrito em itens; no mximo, em seis linhas. completo e, depois, sobre a graduao. Dados como nome da instituio, perodo de incio e trmino e a situao atual (se est cursando, se trancou a matrcula ou se j concluiu o curso) so fundamentais. Experincias pro ssionais: nesse item, a lgica a mesma, ou seja, os dados so colocados em ordem decrescente. Deve-se colocar o nome da empresa, o cargo ocupado, o perodo (dd/mm/aaaa) de incio e m da experincia, as atividades desenvolvidas (de forma resumida) e os resultados obtidos ou as realizaes importantes (principalmente em cargos executivos e de gerncia). Idiomas: o domnio de algum idioma, principalmente o ingls, ser um diferencial do candidato para a obteno da vaga. As empresas esto buscando, cada vez mais, pro ssionais que tenham essa habilidade de se comunicar com o mundo. Portanto, se o candidato tem domnio de alguma lngua, deve colocar em seu currculo. Geralmente, abre-se um subttulo referente a idiomas e ali so descritas as lnguas com as quais tem contato e o quanto de conhecimento tem em cada uma delas (bsico, intermedirio ou avanado). Caso haja certi cado de pro cincia, importante coloc-lo. Informtica: nessa parte, o fundamental colocar os conhecimentos de softwares, pacote O ce, linguagem de programao, banco de dados, en m, todos os conhecimentos adquiridos nessa rea. preciso valorizar muito esse tpico, dando nfase aos conhecimentos. Se tiver alguma certi cao ou curso em alguma plataforma, linguagem ou tecnologia, isso deve ser citado.

PARTE FINAL
Cursos e Eventos: devem ser descritos os cursos realizados que tm relao com a vaga pretendida. Por exemplo, se o pro ssional quer um cargo de Gerente Comercial e fez um curso de culinria italiana, no h necessidade de coloc-lo. Encher o currculo de palestras tambm no faz sentido. Devem ser citados aqueles cursos que tenham, ao menos, 16 horas de durao, descrevendo o nome do curso, o tempo de durao, o ms e o ano em que foi realizado. Os eventos incluem congressos, simpsios, seminrios e jornadas. Informaes adicionais: devem ser colocadas algumas informaes adicionais, como premiaes, trabalhos voluntrios, prticas realizadas na faculdade, monitorias e algum outro dado relevante que no tenha sido citado anteriormente no documento.

PARTE INTERMEDIRIA
Escolaridade: colocada sempre em ordem, da mais atual at a mais antiga. O aluno de graduao vai colocar informaes sobre o ensino mdio

Check List rpido e prtico!

O que no colocar no currculo


Capa No se coloca capa, pois o currculo no um trabalho acadmico. O cabealho escrito Currculo ou Curriculum Vitae Se o documento foi encaminhado para uma oportunidade de emprego, ca bvio que um currculo. Dica: colocar o nome em negrito e em letras maiores no incio da pgina. Hobbies No devem ser colocadas as seguintes informaes: se gosta de ler, escrever, passear no parque, tomar chimarro. Isso se desvia do mbito pro ssional. Deve-se falar sobre esse assunto apenas se houver alguma pergunta na entrevista. Dados dos pais Alguns candidatos colocam o nome dos pais e telefones. Esses dados so totalmente dispensveis. O selecionador no far uso disso. Altura e peso No devem ser colocadas caractersticas fsicas no cabealho do currculo. Algumas pessoas descrevem peso, altura, cor dos olhos e cabelos. Esses dados no fazem diferena para quem est selecionando; o selecionador observar esses aspectos na entrevista. Colocar documentos pessoais (RG, CPF) No devem ser colocados dados de nenhum documento pessoal; isso no importa ao selecionador; alm disso, pode trazer srios riscos ao candidato. Assinatura No se faz necessrio assinar ao nal; subentende-se que os dados so verdicos e que foi o candidato que elaborou o currculo. Cartas de referncia Hoje pouco se usam as cartas de referncia. Se forem solicitadas pelo selecionador durante a entrevista, devem ser entregues, mas no podem vir anexas ao currculo. Anexar documentos comprobatrios Tambm no devem aparecer em anexo diplomas, prmios, certi cados, pois o selecionador no ter tempo de ler tudo. Motivo de sada do emprego ou estgio O motivo de sada de cada experincia no deve ser citado. Isso pode ser exposto na entrevista. Remunerao em cada experincia No deve ser revelado o salrio recebido em cada atividade anterior. Isso algo pessoal e deve ser dito apenas na conversa com o selecionador. Pretenso salarial Se o candidato menciona um valor acima do que oferecem, no ir ser chamado, uma vez que no haver a possibilidade de pagamento do salrio pretendido. Se colocar um valor abaixo, mostrar que no sabe se valorizar e que est por fora do mercado. O melhor no colocar nada. Caso o entrevistador pea por e-mail a pretenso salarial ou que haja a necessidade de uma reformulao do currculo com a incluso desse dado, importante ir atrs de informaes para que mencione uma faixa salarial que esteja de acordo com o cargo. Nunca deve ser colocado: pretenso salarial a combinar, pois d uma impresso de vulnerabilidade. Foto A foto outro ponto polmico. A maioria dos especialistas no aconselha a incluso de fotos; muitos candidatos colocam fotogra as que tiram na praia, em festas, fazendo poses; alm disso, muitas tm pssima qualidade. Na dvida, no se deve arriscar. Um currculo sem foto ca muito mais valioso.

Exemplo de currculo:
O currculo abre espao para que o candidato possa fazer uma entrevista e mostrar todo o seu potencial. importante que seja atrativo e que no revele tudo, pois o selecionador precisa car curioso e querer conhec-lo pessoalmente.

Agende seu encontro


Local: Prdio 15 da PUCRS Horrios de Atendimento: das 10h30min s 12h / das 18h s 19h30min Entre em contato pelos telefones: 3205-3142 ou 3205-3125

Desenvolvimento

Venha conversar com a gente!


Fale Conosco: Voc tambm pode entrar em contato por meio dos e-mails: ana.carolina@ jo.org.br e lilianpc@ jo.org.br
REALIZAO: APOIO:

Contedo: Ana Carolina da Silva (Analista de Desenvolvimento de Carreiras) Apoio: Andr Hartmann Duh (Coordenador do Escritrio de Desenvolvimento de Carreiras) Lilian Pintos Cuello (Coordenadora da Central de Estgios FIJO) Reviso: Beatriz Kloss Produo Grfica: Fernando Oliveira

Anda mungkin juga menyukai