Anda di halaman 1dari 16

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Biologia e Geologia


11./12. Anos de Escolaridade Prova 702/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
16 Pginas

2009

VERSO 1
Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens do Grupo I (1, 2, 3, 4, 5 e 6), do Grupo II (1, 3, 4, 5 e 6), do Grupo III (1, 2, 3, 5, 6, 7.1 e 7.2) e do Grupo IV (1, 2, 3, 4 e 5).

Prova 702.V1 Pgina 1/ 16

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Prova 702.V1 Pgina 2/ 16

Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica alternativa correcta. Para responder aos itens de associao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada afirmao e o nmero que identifica o nico elemento da chave que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenamento, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702.V1 Pgina 3/ 16

GRUPO I

A serra de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimnio da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural, tambm um local de grande relevncia do ponto de vista geolgico. Deve a sua origem a um fenmeno de intruso magmtica. A actividade magmtica da regio est relacionada com a abertura do oceano Atlntico, de sul para norte, e com a abertura do golfo da Biscaia. Uma vez que as Placas Euro-Asitica e Norte-Americana se encontravam unidas e que o Atlntico no se encontrava totalmente aberto, um brao de mar insinuava-se, de sul para norte, constituindo a Bacia Lusitnica, onde as formaes sedimentares se foram depositando. A histria geolgica desta regio comea com a deposio de sedimentos em meio marinho profundo. Devido ao preenchimento da bacia por sedimentos e a variaes do nvel do mar, o ambiente de deposio evoluiu sucessivamente, no decurso do Mesozico, para marinho menos profundo, recifal, laguno-marinho, fluvial e lacustre. As rochas magmticas geradas a grandes profundidades, h cerca de 80 milhes de anos, metamorfizaram as formaes sedimentares do Mesozico. Posteriormente, estas foram erodidas, ficando a descoberto o ncleo gneo, que se encontra actualmente acima das plataformas sedimentares que o rodeiam. Este ncleo apresenta uma estrutura em domo, de forma aproximadamente elptica, alongada na direco E-W, com 10 km de comprimento e 5 km de largura. Algumas das rochas que o constituem so granitos, dioritos e gabros, que resultaram de um mesmo magma parental. A Figura 1 representa, sem relaes de escala, um corte geolgico da regio.

Figura 1 Corte geolgico da serra de Sintra

1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. O fenmeno de intruso magmtica que deu origem serra de Sintra foi responsvel pelo aparecimento de rochas _______ com textura _______. (A) (B) (C) (D) metamrficas sedimentares metamrficas sedimentares no foliada no foliada foliada foliada

Prova 702.V1 Pgina 4/ 16

2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. De entre as rochas sedimentares, a deposio mais _______ da unidade de conglomerados permite inferir que houve _______ da energia do agente transportador. (A) (B) (C) (D) antiga aumento recente aumento antiga diminuio recente diminuio

3. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. A existncia, na serra de Sintra, de gabros, dioritos e granitos, formados a partir de um mesmo magma parental, permite inferir que (A) (B) (C) (D) na formao destas rochas ocorreu um processo de diferenciao magmtica. o magma parental manteve a composio qumica durante a solidificao. os minerais constituintes das rochas formadas possuem o mesmo ponto de fuso. as rochas formadas nestas condies tm a mesma constituio mineralgica.

4. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter afirmaes correctas. A actividade magmtica da regio trouxe instabilidade geolgica, com deformao das rochas encaixantes. Esta afirmao baseia-se no princpio do _______, que corresponde a um pensamento _______. (A) (B) (C) (D) mobilismo fixista catastrofismo fixista mobilismo evolucionista catastrofismo evolucionista

5. Ordene as letras de A a F, que se referem a acontecimentos ocorridos na regio da actual serra de Sintra, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica desses acontecimentos. Inicie a ordenao pela afirmao A. A. B. C. D. E. F. Formao da Bacia Lusitnica. Formao da aurola de metamorfismo. Fossilizao das pegadas dos dinossauros. Ocorrncia de uma falha. Deposio de sedimentos em meio marinho. Instalao da intruso magmtica.

Prova 702.V1 Pgina 5/ 16

6. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Foi possvel reconstituir o paleoambiente do Mesozico na serra de Sintra, devido ... (A) (B) (C) (D) ocorrncia de rochas magmticas. existncia de fsseis de idade na regio. ocorrncia de fenmenos de metamorfismo. existncia de fsseis de fcies na regio.

7. No final do Mesozico, extinguiram-se os dinossauros e formou-se a serra de Sintra. O registo fssil que comprova a presena desses animais na regio encontra-se em estratos com posio vertical. Explique a posio actual dos estratos em que se observa o registo fssil de dinossauros, tendo em conta a posio original dos estratos onde esse registo ter ocorrido.

Prova 702.V1 Pgina 6/ 16

_____________________ Pgina em branco _____________________

Prova 702.V1 Pgina 7/ 16

GRUPO II
Vrios so os insectos produtores de fio de seda, mas apenas sete espcies so criadas para fins comerciais. O bicho-da-seda da amoreira, Bombix mori, contribui com 95% da produo mundial de seda, enquanto outros, como Antheraea yamamai, Antheraea pernyi, Antheraea mylitta, Antheraea assama, Atlacus ricini e Philosamia cynthia, contribuem com os restantes 5%. O bicho-da-seda, na fase de lagarta, fia a seda ao redor do seu corpo e, depois de 3 dias de fiao, o casulo fica completo. A lagarta converte-se em pupa, no interior do casulo, e ao fim de, aproximadamente, 10 a 12 dias, transforma-se em borboleta (fase adulta), rompendo o casulo e quebrando o longo fio de seda em muitos fios curtos. O fio de seda de B. mori produzido em glndulas com clulas especializadas na sua sntese. O fio constitudo principalmente por trs componentes proteicos: a fibrona, a sericina e a P25. A fibrona o principal componente do fio de seda, e a sericina uma protena que possui propriedades adesivas, fundamental para manter as fibras de fibrona unidas. A P25 uma glicoprotena que tem um papel importante na manuteno da integridade do fio de seda. A glndula sericgena, estrutura onde produzida o fio de seda, ilustrada na Figura 2, dividida morfologicamente em trs partes: posterior, mediana e anterior. Na regio posterior, as clulas sintetizam as molculas de fibrona e de protena P25, que formam o fio insolvel e, na regio mediana, segregam a sericina. Estas molculas so lanadas no lmen da glndula, deslocando-se para a regio anterior, onde ocorre a estruturao do fio de seda, pronto para a formao do casulo.

Adaptado de http://www.dbc.uem.br

Figura 2 Par de glndulas sericgenas

1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A fibrona um polmero constitudo, essencialmente, por _______ unidos por ligaes _______. (A) (B) (C) (D) aminocidos peptdicas monossacardeos glicosdicas aminocidos glicosdicas monossacardeos peptdicas

2. As protenas que constituem o fio de seda so sintetizadas nas clulas secretoras, enquanto o fio estruturado no lmen da glndula. Relacione o processo de transporte destas protenas para o lmen com as suas caractersticas estruturais.

Prova 702.V1 Pgina 8/ 16

3. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. O bicho-da-seda, na fase adulta, capta oxignio para as suas clulas atravs de _______, realizando uma difuso _______ de gases. (A) (B) (C) (D) traqueias indirecta pulmes indirecta traqueias directa pulmes directa

4. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Os insectos, apesar de serem ectotrmicos, podem ser animais muito activos, porque... (A) (B) (C) (D) possuem um exosqueleto quitinoso. dependem das variaes da temperatura do meio. tm uma superfcie respiratria muito eficaz. apresentam um sistema circulatrio aberto.

5. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Antheraea yamamai e Antheraea pernyi so produtores de fio de seda e pertencem (A) (B) (C) (D) ao mesmo gnero e mesma famlia. ao mesmo gnero, mas no mesma famlia. mesma espcie e mesma famlia. mesma espcie, mas no ao mesmo gnero.

6. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A sntese de fibrona a partir de sequncias nucleotdicas _______ reflecte a _______ do cdigo gentico. (A) (B) (C) (D) iguais redundncia diferentes redundncia iguais ambiguidade diferentes ambiguidade

7. Nos seres eucariontes, o cdigo gentico , em regra, universal, e a informao gentica individual. Explique o significado biolgico desta afirmao.

Prova 702.V1 Pgina 9/ 16

GRUPO III

O Grand Canyon, nos EUA, para alm das suas paisagens assombrosas, apresenta expostos cerca de 2000 milhes de anos da histria geolgica desta regio da Terra. um vale largo e profundo, que foi escavado pelo rio Colorado e pelos seus afluentes. Ao longo do curso do rio Colorado, foram construdas barragens que controlaram o seu caudal e alteraram o regime de cheias. O bloco diagrama da Figura 3 representa, de forma muito simplificada, as formaes geolgicas existentes num local do Grand Canyon.

Adaptado de Marshak, S., Earth, Portrait of a Planet, 2005

Figura 3 Corte transversal de um local no Grand Canyon

1. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. No corte geolgico representado, (A) (B) (C) (D) as falhas ocorreram aps a deposio da srie estratigrfica II. o vale do Grand Canyon mais antigo do que a srie estratigrfica II. a srie estratigrfica I sofreu deformao e exposio subarea. as sries estratigrficas I e II so contemporneas.

2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. As falhas representadas so _______, dado que o tecto _______, relativamente ao muro. (A) (B) (C) (D) normais desceu normais subiu inversas desceu inversas subiu

Prova 702.V1 Pgina 10/ 16

3. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Em consequncia da construo de barragens no curso do rio Colorado e por este ter alcanado rochas mais _______ meteorizao, a eroso provocada pelo rio _______. (A) (B) (C) (D) vulnerveis aumentou vulnerveis diminuiu resistentes aumentou resistentes diminuiu

4. H cerca de 10 milhes de anos, devido a fenmenos tectnicos, ocorreu uma elevao da crosta na zona onde viria a formar-se o Grand Canyon. Antes desse fenmeno, o rio flua numa zona plana pouco acima do nvel do mar. Aps essa elevao, a aco do rio foi decisiva para a formao do vale do Grand Canyon. Explique de que forma essa elevao da crosta contribuiu to decisivamente para a formao do Grand Canyon.

5. Faa corresponder a cada uma das afirmaes de A a E o respectivo conceito, utilizado para a reconstituio da histria da Terra, indicado na chave. Afirmaes A Assume que as leis fsicas so vlidas, independentemente do espao e do tempo. B Atribui um valor numrico, expresso em unidades de tempo. C A sua aplicao atribui uma idade superior aos estratos mais profundos, relativamente aos superficiais. D Resultou da preservao de seres vivos com distribuio estratigrfica limitada. E Estratos rochosos idnticos separados por um vale constituram, no passado, um nico estrato. Chave I Princpio da sobreposio II Princpio da continuidade lateral III Princpio da identidade paleontolgica IV Idade relativa V Idade radiomtrica VI Princpio do actualismo VII Fssil indicador de idade VIII Fossilizao

6. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. As rochas que se encontram na base do Grand Canyon pertencem, possivelmente, a um escudo continental, porque este tipo de formao (A) (B) (C) (D) constitudo, essencialmente, por rochas sedimentares. corresponde a zonas mais recentes do continente americano. constitudo por rochas intensamente metamorfizadas. corresponde a zonas de orogenia recente.

Prova 702.V1 Pgina 11/ 16

7. A barragem de Hoover, construda no rio Colorado, a jusante do Grand Canyon, originou o lago Mead, que corresponde sua albufeira. Aps o seu enchimento, em 1935, ocorreram, nos anos seguintes, mais de 600 sismos locais. Estes sismos foram condicionados por diversos factores, como as condies geolgicas e hidromecnicas especficas da rea, a carga suplementar causada pelo reservatrio e a dinmica da variao do nvel da gua do lago. 7.1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A construo da barragem de Hoover provocou o aumento da sismicidade, o que permitiu concluir que a carga suplementar causada pelo reservatrio _______ as tenses ao nvel das _______ existentes. (A) (B) (C) (D) diminuiu falhas aumentou falhas diminuiu dobras aumentou dobras

7.2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A _______ dos sismos, definida rigorosamente por Richter, permite avaliar a energia libertada no _______. (A) (B) (C) (D) intensidade hipocentro magnitude epicentro magnitude hipocentro intensidade epicentro

Prova 702.V1 Pgina 12/ 16

_____________________ Pgina em branco _____________________

Prova 702.V1 Pgina 13/ 16

GRUPO IV

Ginkgo biloba uma espcie arbrea, cujos ancestrais surgiram no final da Era Primria. Esta espcie chegou actualidade, porque encontrou refgio em vales profundos, quentes e hmidos, no Sudoeste da China, permanecendo inalterada desde h milnios. rvore de grande porte, de 25 a 40 metros de altura, alberga no interior das suas clulas uma alga verde unicelular, que participa no seu metabolismo. Esta associao rara uma endossimbiose. Quando Jocelyne T. Guiller procedia a estudos citolgicos em G. biloba, observou que as suas clulas em cultura, desprovidas de parede, entravam em necrose em poucas semanas. Em paralelo, surgiam, neste meio, amontoados de formaes esfricas de um verde brilhante. Constatou, posteriormente, tratar-se de uma alga unicelular do gnero Coccomyxa. Posta a possibilidade de ter ocorrido contaminao externa do meio de cultura, a observao de intensa proliferao da alga, no interior de clulas de G. biloba em necrose, veio confirmar a origem endgena desta alga. Observaes feitas posteriormente permitiram detectar a existncia de Coccomyxa, num estado celular transitrio imaturo, em clulas no necrosadas de diferentes tecidos de G. biloba. Estas formas precursoras da alga no apresentam quaisquer organitos visveis num citoplasma homogneo. Supe-se que a existncia de formas imaturas da alga em clulas vivas de G. biloba se deve represso exercida pelo genoma da rvore sobre o genoma do intruso tolerado. Este passa a poder manifestar-se quando as clulas daquela entram em necrose, possibilitando, ento, a proliferao da alga. Esta relao simbitica, que se revela estvel, poder ter comeado no momento em que uma alga do gnero Coccomyxa, ocasionalmente alojada perto do gmeta feminino, ter sido conduzida at ele com os gmetas masculinos. Includa no ovo, a alga ter resistido digesto intracelular, ajustando o seu processo de diviso no interior do hospedeiro. Estudos genticos de amostras de Coccomyxa recolhidas em G. biloba, em diferentes locais do globo, demonstraram semelhanas genticas entre estas algas. Estas semelhanas sugerem que este tipo de simbiose intracelular foi e continua a ser transmitida de gerao em gerao.
Adaptado de T. Guiller, J., Pour la Science, Fevereiro 2008

1. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. A relao existente entre Coccomyxa e Ginkgo biloba uma endossimbiose, porque... (A) (B) (C) (D) a alga e a planta apenas sobrevivem se permanecerem juntas. as algas do gnero Coccomyxa provm de um ancestral comum. as algas vivem no interior das clulas da rvore, com benefcio para ambas. a alga simbionte com Ginkgo biloba desenvolve-se em clulas necrticas.

2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A existncia de formas _______ de Coccomyxa em clulas necrticas de Ginkgo biloba resulta da _______ do DNA do hospedeiro. (A) (B) (C) (D) maturas ... expresso imaturas ... represso imaturas ... expresso maturas ... represso

Prova 702.V1 Pgina 14/ 16

3. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Nos estudos efectuados em culturas de clulas de Ginkgo biloba, a hiptese de contaminao exgena por Coccomyxa foi posta de parte, porque... (A) (B) (C) (D) foram observadas algas no meio extracelular durante a proliferao. Coccomyxa apenas proliferava no meio intracelular de Ginkgo biloba. havia libertao de clulas da alga a partir de clulas hospedeiras. se formaram amontoados de clulas de Coccomyxa.

4. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Atendendo s condies de sobrevivncia exigidas por Coccomyxa no interior da planta, pouco provvel a proliferao de clulas algais nos vasos _______, porque estes so constitudos por clulas _______. (A) (B) (C) (D) xilmicos ... muito especializadas flomicos ... muito especializadas xilmicos ... sem contedo celular flomicos ... sem contedo celular

5. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A relao entre Coccomyxa e Ginkgo biloba foi originada na fase _______ do ciclo de vida da planta, enquanto a disperso da alga pelos tecidos da planta se iniciou com a diviso _______ do zigoto do hospedeiro. (A) (B) (C) (D) haplide ... mittica diplide ... meitica diplide ... mittica haplide ... meitica

6. Estudos genticos em Coccomyxa sugerem que, uma vez estabelecida a relao endossimbitica com Ginkgo biloba, a alga se transmitiu de gerao em gerao. Explique de que modo os resultados dos estudos efectuados permitem relacionar a transmisso da relao endossimbitica, de gerao em gerao, com a forma como se iniciou esta relao.

FIM

Prova 702.V1 Pgina 15/ 16

COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 20 pontos pontos pontos pontos pontos pontos pontos

Subtotal .................................. 50 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 10 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 20 pontos Subtotal .................................. 55 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos .................................................................................................................................................... 10 pontos .................................................................................................................................................... 10 pontos .................................................................................................................................................... 5 pontos 7.1. ............................................................................................................................................ 7.2. ............................................................................................................................................ 5 pontos 5 pontos

Subtotal .................................. 50 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. 6. .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 5 .................................................................................................................................................... 20 pontos pontos pontos pontos pontos pontos

Subtotal .................................. 45 pontos

TOTAL .......................................................... 200 pontos

Prova 702.V1 Pgina 16/ 16

Anda mungkin juga menyukai