Anda di halaman 1dari 12

PORTUGUS

Recortadora
MODELO 3709

DUPLA ISOLAO

MANUAL DE INSTRUES
IMPORTANTE:
Para sua prpria segurana, LEIA e COMPREENDA este manual de instrues antes da utilizao. GUARDE ESTE MANUAL DE INSTRUES PARA CONSULTAS FUTURAS.

ESPECIFICAES
Modelo Capacidade do mandril com pina Velocidade em vazio (mn-1) Comprimento total Peso Classe de segurana 3709 6 mm ou 1/4" 30.000 199 mm 1,5 kg /II

Devido ao nosso contnuo programa de pesquisa e desenvolvimento, estas especificaes esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. Observao: As especificaes podem variar de pas para pas Aplicao Esta ferramenta para aparar e recortar madeira, plstico e materiais semelhantes. Fonte de alimentao Esta ferramenta s deve ser ligada a uma fonte de alimentao com a mesma tenso que a indicada na placa de identificao e s pode ser operada com energia de CA de fase nica. Como tem dupla isolao, de acordo com os padres europeus, pode tambm ser usada em tomadas sem fio terra.

NORMAS GERAIS DE SEGURANA

GEA001-2

AVISO: Leia todas as instrues. Falha em seguir todas as instrues descritas abaixo pode resultar em choque eltrico, incndio e/ou ferimentos graves. O termo ferramenta eltrica em todos os avisos listados abaixo refere-se a ferramenta operada por eletricidade (com fio) ou a ferramenta operada por bateria (sem fio).

GUARDE ESTAS INSTRUES


Segurana da rea de trabalho
1. Mantenha a rea de trabalho limpa e bem iluminada. reas de trabalho desorganizadas e escuras so propensas a acidentes. No opere ferramentas eltricas em ambientes com perigo de exploso, como prximo a gases, poeira ou lquidos inflamveis. Ferramentas eltricas produzem fascas, as quais podem incendiar a poeira ou gases. Mantenha crianas e espectadores afastados quando utilizando a ferramenta eltrica. Distraes podem causar a perda de controle. Os plugues das ferramentas eltricas devem ser compatveis com as tomadas. Jamais modifique o plugue. No use um plugue adaptador para ferramentas eltricas aterradas. Plugues sem modificao e tomadas compatveis reduzem o risco de choque eltrico. Evite o contato com superfcies aterradas tais como canos, radiadores, foges e refrigeradores. O risco de choque eltrico aumenta se o seu corpo estiver ligado terra. No exponha ferramentas eltricas chuva ou umidade. gua na ferramenta eltrica aumentar o risco de choque eltrico. No use o fio inapropriadamente. Nunca use-o para carregar, puxar ou desligar a ferramenta eltrica. Mantenha o fio longe do calor, leo, arestas cortantes ou peas 8. rotativas. Fios danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque eltrico. Quando operar uma ferramenta eltrica ao ar livre, use um fio de extenso prprio para esse tipo de ambiente. O uso de fio eltrico prprio para o ambiente externo reduz o risco de choque eltrico.

2.

Segurana pessoal
9. Tenha cuidado, fique atento no que est fazendo e use bom senso ao operar a ferramenta eltrica. No use uma ferramenta eltrica quando estiver cansado ou sob a influncia de drogas, lcool ou medicamentos. Um momento de distrao ao operar a ferramenta eltrica poder resultar em ferimentos graves. 10. Use equipamentos de segurana. Use sempre culos de proteo. Equipamentos de segurana como mscaras protetoras contra p, sapatos de segurana com sola antiderrapante, capacete ou proteo auricular usados de acordo com as condies apropriadas reduzem o risco de ferimentos. 11. Evite a ligao acidental. Certifique-se que o interruptor esteja desligado antes de ligar o plugue na tomada. Carregar ferramentas eltricas com o dedo no interruptor ou ligar a ferramenta na tomada com o interruptor ligado pode provocar acidentes. 12. Retire qualquer chave de ajuste ou de fenda antes de ligar a ferramenta eltrica. Uma chave de fenda ou de ajuste deixada em uma parte rotativa da ferramenta poder resultar em ferimentos graves.
3

3.

Segurana eltrica
4.

5.

6.

7.

13. No tente se estender alm do ponto de conforto. Mantenha-se sempre numa posio firme e equilibrada. Isto possibilitar mais controle da ferramenta eltrica em situaes inesperadas. 14. Use roupas apropriadas. No use roupas largas ou jias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peas rotativas. Roupas soltas, jias e cabelos longos podem ficar presos nas peas rotativas. 15. Se forem fornecidos dispositivos para conexo do extrator e coletor de p, certifique-se de que esses sejam conectados e usados devidamente. O uso destes dispositivos pode reduzir os riscos relacionados poeira.

Uso e cuidados da ferramenta eltrica


16. No force a ferramenta eltrica. Use a ferramenta eltrica apropriada para o trabalho. A ferramenta eltrica correta ir executar o trabalho melhor e com mais segurana na velocidade para a qual foi projetada. 17. No use a ferramenta se o interruptor no liga e desliga. Qualquer ferramenta eltrica que no puder ser controlada pelo interruptor perigosa e precisar ser consertada. 18. Desligue o plugue da tomada e/ou retire a bateria da ferramenta antes de realizar qualquer ajuste, trocar acessrios ou guardar as ferramentas eltricas. Estas medidas preventivas de segurana reduzem o risco de ligar a ferramenta eltrica acidentalmente. 19. Guarde as ferramentas eltricas fora do alcance de crianas e no permita que

pessoas no familiarizadas com a ferramenta ou com essas instrues a utilize. As ferramentas eltricas so perigosas nas mos de usurios no treinados. 20. Faa a manuteno de ferramentas eltricas. Verifique se h desbalanceamento ou atrito das peas rotativas, danos ou quaisquer outras condies que possam afetar o funcionamento da ferramenta eltrica. Se houver qualquer problema, leve a ferramenta para ser consertada antes de usar. Muitos acidentes so causados devido manuteno inadequada das ferramentas eltricas. 21. Mantenha as ferramentas de corte sempre limpas e afiadas. Ferramentas com cortes bem afiados tendem a ter menos atrito e so mais fceis de controlar. 22. Use a ferramenta eltrica, acessrios e brocas de acordo com estas instrues e de maneira adequada para cada tipo especfico de ferramenta eltrica, levando em considerao as condies de trabalho e o tipo de atividade a ser executada. O uso da ferramenta eltrica para operaes diferentes daquelas para as quais ela foi projetada pode resultar em situaes perigosas.

Consertos
23. Leve a sua ferramenta eltrica para ser consertada por pessoal tcnico qualificado e use apenas peas de substituio idnticas. Isto ir garantir a segurana da sua ferramenta eltrica.

REGRAS ADICIONAIS DE SEGURANA


1. Segure a ferramenta pelas partes isoladas quando executando uma operao onde a ferramenta de corte possa tocar em fios ocultos ou no seu prprio fio. O contato com um fio ligado carregar as partes metlicas da ferramenta e causar choque eltrico no operador. 2. 3. 4.

ENB054-1

Use proteo auricular durante perodos extensos de operao. Manuseie as brocas com muito cuidado. Antes de utilizar a ferramenta, verifique cuidadosamente se a broca no est trincada ou danificada. Troque imediatamente a broca se esta estiver trincada ou danificada.

5.

Evite cortar pregos. Inspecione a pea de trabalho e remova todos os pregos antes da operao. 6. Segure a ferramenta com firmeza. 7. Mantenha as mos afastadas das peas rotativas. 8. Antes de ligar a ferramenta, certifique-se que a broca no faz contato com a pea de trabalho. 9. Antes de utilizar a ferramenta na pea de trabalho, deixe-a funcionar por alguns instantes. Observe se h vibrao ou oscilao, o que pode indicar instalao deficiente da broca. 10. Preste ateno no sentido de rotao e avano da broca. 11. No deixe a ferramenta funcionando sozinha. Ligue-a somente quando estiver segurando-a firmemente.

12. Desligue a ferramenta e aguarde at que a broca pare completamente antes de retirla da pea de trabalho. 13. No toque na broca imediatamente aps a operao; ela pode estar muito quente e causar queimaduras. 14. Sempre coloque o fio de alimentao para trs, afastado da ferramenta. 15. No sujar a base da ferramenta com diluente, gasolina, leo, etc. Esses produtos podem causar rachaduras na base da ferramenta. 16. Lembre-se que necessrio usar cortadores com dimetro do eixo correto e que sejam apropriados para a velocidade da ferramenta.

GUARDE ESTAS INSTRUES

DESCRIO FUNCIONAL
PRECAUO: Certifique-se sempre de que a ferramenta esteja desligada e desconectada da tomada antes de executar qualquer ajuste ou verificar o seu funcionamento.

Insira a broca completamente na pina cnica e aperte firmemente a porca da pina com as duas chaves. Para remover a broca, siga os procedimentos de instalao em ordem inversa.
1
1. Desapertar 2. Apertar 3. Segurar

Ajuste da salincia a broca


Para ajustar a salincia da broca, desaperte a porca de aperto e mova a base da ferramenta para cima ou para baixo como desejado, girando o parafuso de regulao. Aps ajustar, aperte a porca com firmeza para prender a base da ferramenta.
3 1 5 2
1. Base 2. Escala 3. Salincia da broca 4. Porca de aperto 5. Parafuso de regulao

OPERAO
Coloque a base da ferramenta na pea de trabalho a ser cortada sem que a broca faa contato. A seguir, ligue a ferramenta e aguarde at que a broca atinja a velocidade mxima. Mova a ferramenta para a frente sobre a superfcie da pea de trabalho, mantendo a base da ferramenta rente pea e avanando suavemente at concluir o corte. Ao cortar bordas, a superfcie da pea de trabalho deve ficar no lado esquerdo da broca no sentido de avano.

Ao do interruptor
Para ligar a ferramenta, mova o interruptor na posio de ligado I (ON). Para deslig-la, mova o interruptor na posio de desligado O (OFF).
1. Alavanca do interruptor

1 1 4 2 3 4

MONTAGEM
PRECAUO: Certifique-se sempre de que a ferramenta esteja desligada e desconectada da tomada antes de executar qualquer trabalho de manuteno na mesma.

1. 2. 3. 4.

Pea de trabalho Sentido de rotao da broca Vista de cima da ferramenta Direo de avano

Instalao ou remoo da broca da recortadora


PRECAUO: Utilize somente as chaves fornecidas com a ferramenta.

NOTA: Avanar a ferramenta rpido demais pode resultar em corte com qualidade inferior ou danificar a broca e o motor. Avanar muito devagar pode queimar ou danificar o corte. A taxa de avano adequada depende do tamanho da broca, do tipo da pea de trabalho e da profundidade do corte. Antes de iniciar o corte na prpria pea, recomendvel fazer um corte de teste num pedao de madeira. Assim poder

ver exatamente como o corte ser e tambm poder verificar as dimenses. Ao usar a sapata de recorte, a guia reta ou a guia de recorte, lembre-se de manter a mesma no lado direito no sentido de avano. Isso far com que ela fique rente ao lado da pea de trabalho. PRECAUO: Dado que o uso excessivo pode causar a sobrecarga do motor ou dificuldade de controlar a ferramenta, a profundidade do corte no deve ser superior a 3 mm cada passada quando cortando entalhes. Se deseja cortar entalhes mais profundos do que 3 mm, faa vrias passadas regulando a profundidade da broca progressivamente.
2 3
1. Direo de avano 2. Sentido de rotao da broca 3. Pea de trabalho 4. Guia reta

1 2 3 2

1. Protetor da base 2. Parafusos 3. Chave de fenda

Prenda o modelo na pea de trabalho. Coloque a ferramenta no modelo e mova a ferramenta junto com o modelo guia deslizando ao longo do lado do modelo. NOTA: A pea de trabalho ser cortada num tamanho um pouco diferente do modelo. Deixe uma distncia (X) entre a broca de desbaste e a parte de fora do modelo guia. A distncia (X) pode ser calculada usando-se a seguinte equao: Distncia (X) = (dimetro externo do modelo guia dimetro da broca de desbaste) / 2
1 2 5
1. 2. 3. 4. 5. Broca Base Modelo Pea de trabalho Modelo guia

1 4

Modelo guia
O modelo guia proporciona uma manga atravs da qual a broca passa, permitindo o uso da recortadora com padres do modelo.
3 4

Guia reta (acessrio)


A guia reta usada efetivamente para fazer cortes retos quando chanfrando ou entalhando.

Remover o deflector de estilhaos. Desaperte os parafusos e remova o protetor da base. Coloque o modelo guia na base e recoloque o protetor da base. Aperte os parafusos para prender o protetor da base.

Afixe a placa guia guia reta usando o parafuso e a porca borboleta.

1 2 3 4

1. 2. 3. 4.

Parafuso Placa guia Guia reta Porca borboleta

Para cortar crculos entre 70 mm e 121 mm de raio.


1
1. 2. 3. 4. 5. Porca borboleta Placa guia Guia reta Furo central Parafuso

Remover o deflector de estilhaos. Afixe a guia reta com o parafuso de fixao (A). Desaperte a porca borboleta da guia reta e ajuste a distncia entre a broca e a guia reta. Aperte firmemente a porca borboleta na distncia desejada. Ao cortar, mova a ferramenta com a guia reta rente ao lado da pea de trabalho.
1 2
1. Parafuso de fixao (A) 2. Guia reta 3. Porca borboleta 4. Base

2 3

Para cortar crculos entre 121 mm e 221 mm de raio. NOTA: No possvel cortar crculos de 172 mm e 186 mm de raio usando esta guia.
1
1. 2. 3. 4. 5. Porca borboleta Placa guia Guia reta Furo central Parafuso

4 5

2 3

4 3

No possvel usar a guia reta se a distncia (A) entre o lado da pea de trabalho e a posio de corte for larga demais para a guia reta ou se o lado da pea de trabalho no for reto. Nesse caso, afixe uma tbua reta pea de trabalho e utilize-a como uma guia contra a base da recortadora. Avance a ferramenta no sentido da seta.

Alinhe o furo central da guia reta com o centro do crculo a ser cortado. Bata um prego de menos de 6 mm de dimetro no orifcio central para prender a guia reta. Rode a ferramenta para a direita ao redor do prego. Recortes, cortes curvos em folheado de mveis e cortes semelhantes podem ser feitos facilmente com a guia de recorte. O rolete da guia desloca-se seguindo a curva e assegura um corte de preciso.
1. Prego 2. Furo central 3. Guia reta

1 2 3

Cortes circulares
Pode-se fazer cortes circulares se montar a guia reta e a placa guia como mostrado na ilustrao. Os raios mximo e mnimo (distncia entre o centro do crculo e o centro da broca) dos crculos a serem cortados so os seguintes: Mn.: 70 mm Mx.: 221 mm
8

Instale a guia de recorte na base da ferramenta usando o parafuso de fixao (A). Desaperte o parafuso de fixao (B) e ajuste a distncia entre a broca e a guia de recorte girando o parafuso de regulao (1 mm por volta). Na distncia desejada, aperte o parafuso de fixao (B) para prender a guia de recorte no lugar.
1 2 3
1. Parafuso de fixao (A) 2. Parafuso de regulao 3. Parafuso de fixao (B) 4. Guia de recorte

Use uma chave de fenda para remover as tampas dos porta-escovas. Retire as escovas de carvo gastas, coloque as novas e feche as tampas dos porta-escovas. Para manter a SEGURANA e a CONFIABILIDADE do produto, os reparos e outros procedimentos de manuteno ou ajustes devero ser realizados por centros de assistncia tcnica autorizada Makita, sempre utilizando peas de reposio originais Makita.
1. Chave de fenda 2. Tampa do portaescovas

Ao cortar, mova a ferramenta com o rolete da guia deslocando-se sobre o lado da pea de trabalho.
2
1. Pea de trabalho 2. Broca 3. Rolete da guia

ACESSRIOS
PRECAUO: Estes acessrios ou conectores so recomendados para o uso com a sua ferramenta Makita especificada neste manual. O uso de qualquer outro acessrio ou conector pode apresentar riscos de ferimentos pessoais. Use o acessrio ou conector apenas para o fim a que se destina. Se desejar informaes detalhadas acerca desses acessrios, solicite ao centro de assistncia tcnica autorizada Makita local.

3 1

MANUTENO
PRECAUO: Certifique-se sempre de que a ferramenta esteja desligada e desconectada da tomada antes de executar qualquer inspeo ou manuteno na ferramenta.

Trocar as escovas de carvo


Remova e verifique as escovas de carvo regularmente. Troque-as quando estiverem gastas at a marca limite. Mantenha as escovas de carvo limpas e livres para que deslizem nos porta-escovas. Ambas as escovas de carvo devem ser trocadas ao mesmo tempo. Use somente escovas de carvo idnticas.
1. Marca limite

CERTIFICADO DE GARANTIA
Sr. Consumidor: Toda ferramenta eltrica MAKITA inspecionada e testada ao sair da linha de produo, sendo garantida contra defeitos de material ou fabricao por 3 meses (por lei) + 9 meses do fabricante, a partir da data da compra. Se algum defeito ocorrer, leve a ferramenta completa ao seu revendedor ou a oficina autorizada. Se a inspeo pela autorizada apontar problemas causados por defeito de material ou fabricao, todo o conserto ser efetuado gratuitamente.

A GARANTIA SER VLIDA SOB AS SEGUINTES CONDIES:


0102Apresentao da Nota Fiscal de compra ou deste Certificado de Garantia devidamente preenchido. No atendimento de consertos em Garantia; o Sr. Consumidor dever apresentar obrigatoriamente: - Nota Fiscal de compra da ferramenta contendo em sua discriminao: tipo, modelo, voltagem e nmero de srie de fabricao, localizados na placa de inscrio afixada na carcaa da mesma ou ainda, este Certificado devidamente preenchido, carimbado, datado e assinado pelo REVENDEDOR. 03Por ser uma Garantia complementar legal, fica convencionado que a mesma perder totalmente sua validade se ocorrer uma das hipteses a seguir: A Se o produto for examinado, alterado, fraudado, ajustado, corrompido ou consertado por pessoas no autorizadas pela MAKITA DO BRASIL; B Se qualquer pea, parte ou componente agregado ao produto caracterizar-se como no original; C Se ocorrer a ligao em corrente eltrica adversa da mencionada na embalagem, na placa de inscrio e na etiqueta afixada no cabo eltrico da ferramenta; D Se o nmero de srie que identifica a ferramenta e que tambm consta no verso deste, estiver adulterado, ilegvel ou rasurado. 04Esto excludos desta Garantia, os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural do produto ou pela negligncia do Sr. Consumidor no descumprimento das Instrues contidas no Manual de Instrues; bem como, se o produto no for utilizado em service regular. As ferramentas de corte, tais como: serras, fresas, abrasivos, devero seguir as especificaes exigidas pela mquina. Esta Garantia no abrange eventuais despesas de frete ou transporte.

0506-

Makita do Brasil Ferramentas Eltricas Ltda.

10

Makita do Brasil Ferramentas Eltricas Ltda.

CERTIFICADO DE GARANTIA - CONSUMIDOR


MODELO: CLIENTE: ENDEREO: FONE: MUNICPIO: ESTADO: N SRIE: VOLTAGEM
127V 220 V

REVENDEDOR: NOTA FISCAL: DATA DA COMPRA:


/ /

1. 2. 3. 4.

PARA USO DA ASSISTNCIA TCNICA

CARIMBO E ASSINATURA

11

Makita do Brasil Ferramentas Eltricas Ltda.


Fbrica R. Makita Brasil, 200, B.dos Alvaregas, So Bernardo do Campo-SP - CEP 09852-080 884629-212

Anda mungkin juga menyukai