Anda di halaman 1dari 22

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO

Direito do Ambiente

O Direito da Energia na actualidade uma breve reflexo

Ana Cristina Pitarma Aluna n 17966 Subturma 7

ndice

1. Introduo s matrias energticas. A questo das energias renovveis ... 1 2. Energias renovveis .................................................................................... 4 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 Energia solar ......................................................................................... 5 Energia elica ....................................................................................... 6 Energia geotrmica ............................................................................... 8 Biomassa/Bioenergia ............................................................................ 9 Energia das ondas .............................................................................. 10 Energia hdrica .................................................................................... 11

3. Utilizao de energias renovveis ............................................................. 12 4. O papel internacional da lei na promoo das energias renovveis .......... 14 5. Energia nuclear .......................................................................................... 15 6. Concluses ................................................................................................ 18 7. Fontes ........................................................................................................ 20

1. renovveis

Introduo s matrias energticas. A questo das energias

A energia indispensvel vida quotidiana nas actuais sociedades civilizadas. Todos utilizamos, por exemplo, televises, foges, microondas, carregadores de telemveis, computadores e gua aquecida (apesar da referncia a todos, certo que, infelizmente, nem todas as pessoas tm a oportunidade de usufruir destes bens). , ento, essencial percebermos como produzida a energia e o que podemos fazer para termos a possibilidade de continuar a utiliz-la. Assim, com este trabalho pretende-se fazer uma breve reflexo acerca da importncia actual da energia e do papel que as energias renovveis tm e tero para o futuro.

H vrios princpios fundamentais em matria de ambiente que devem ser aqui indicados, no fosse a energia uma matria to ligada ao ambiente: Princpio da preveno devem ser tomadas medidas destinadas a evitar a produo de efeitos danosos no ambiente. Neste caso, estas medidas devem visar, por exemplo, a diminuio da emisso de gases de efeito de estufa, o que passa pela aposta nas energias renovveis; Princpio do desenvolvimento sustentvel obriga ponderao dos custos ambientais aquando da tomada de determinada medida. Est consagrado no artigo 66/2 da Constituio; Princpio do aproveitamento racional dos recursos naturais devem ser adoptados critrios de eficincia ambiental na tomada de decises por parte dos poderes pblicos, de modo a racionalizar o aproveitamento dos recursos naturais1. Encontra-se previsto no artigo 66/2 d) da Constituio.

Cf. SILVA, Vasco Pereira da, Verde Cor de Direito Lies de Direito do Ambiente, Almedina,

2002, pag. 74

Em Portugal h diversas normas respeitantes questo energtica, seja porque se referem especificamente a esse assunto, seja porque apesar de fazerem referncia proteco do ambiente, tambm podem ser ligadas energia, uma vez que os dois assuntos podem ser relacionados entre si. Ao nvel da Constituio, deve referir-se o artigo 9 (relativo s tarefas fundamentais do Estado), particularmente as alneas d) (onde mencionada a efectivao dos direitos ambientais) e e) (na qual salientada a importncia da defesa da natureza e do ambiente). H, ainda, o artigo 66, referente ao direito ao ambiente e do qual se salienta a alnea d), e o artigo 81 m), no qual indicado que uma das principais tarefas do Estado adoptar uma poltica nacional de energia, com preservao dos recursos naturais e do equilbrio ecolgico []. Para alm disso, tambm podemos referir a Lei de Bases do Ambiente (Lei n11/87 de 7 de Abril), mais propriamente a alnea h) do artigo 4, na qual encontramos mais uma manifestao do princpio do aproveitamento racional dos recursos naturais.

No mbito da Unio Europeia (doravante UE), h que referir o artigo 3/5 do Tratado da Unio Europeia, no qual estipulado que a UE prossegue, entre outros valores, o desenvolvimento sustentvel do planeta. Quanto ao Tratado Sobre o Funcionamento da UE (doravante TFUE), importante mencionar os artigos 4/1 e 2 i) (segundo o qual a energia um domnio enquadrado nas competncias partilhadas entre a UE e os Estados-Membros)2 e 194 (que especificamente direccionado para a matria da energia e do qual se deve salientar a alnea c) do n1).

O que significa, de acordo com o artigo 2/2 do TFUE, que os Estados-Membros s podem

exercer a sua competncia se a UE no tiver actuado.

Podemos, ainda, referir a Poltica Energtica Europeia, prevista na Comunicao COM(2007) 1 final, na qual reforada a importncia da utilizao de energias renovveis, salientando-se, no entanto, que o desafio que se coloca poltica em matria de energia renovvel encontrar o justo equilbrio entre instalar hoje uma capacidade de energia renovvel em grande escala e esperar at que a investigao faa baixar o seu custo amanh. H tambm o Roteiro das Energias Renovveis, estabelecido pela Comunicao COM(2006) 848 final, e a Directiva n 2001/77/CE, relativa produo de electricidade a partir de fontes de energia renovveis. Por fim, refira-se que em 2009 o Parlamento Europeu aprovou o Pacote clima-energia (um pacote de medidas), que integra as seguintes matrias: comrcio de licenas de emisso, contribuio de cada Estado-membro para a reduo das emisses, captura e armazenagem de carbono e energia proveniente de fontes renovveis. Com este pacote, pretende-se que a UE reduza em 20% as emisses de gases com efeitos de estufa, aumente para 20% a parte das energias renovveis no consumo de energia e aumente a eficincia energtica em 20%, tudo at 2020. Para alm disso, fixada uma meta de 10% de energias renovveis no sector dos transportes (tambm at esse ano).

2. Energias renovveis As energias renovveis constituem uma forma de combate a diversos problemas, nomeadamente aqueles que so colocados pelas alteraes climticas, a questo da dependncia (crescente) das importaes (neste caso de combustveis fsseis petrleo, gs e carvo), a presso exercida sobre os recursos energticos e o abastecimento seguro de energia a preos acessveis a todos os consumidores. Para alm disso, a utilizao de energias renovveis permite reduzir as emisses de gases com efeito de estufa provenientes da produo e consumo de energia.

Refira-se, desde j, que as energias renovveis podem ter um impacto negativo no meio ambiente. O que importante que esse impacto seja o mais diminuto possvel.

Apesar de, normalmente, referirmo-nos a energias alternativas e energias renovveis como sinnimos, a Professora Carla Amado Gomes faz (e, na minha opinio, correctamente) uma distino entre as duas expresses. A Professora indica que no s h formas de produo de energia ditas alternativas (ao petrleo) que no utilizam recursos renovveis (por exemplo, o gs natural e a energia nuclear), como tambm h fontes de energia renovvel que no so, verdadeiramente, uma alternativa, na medida em que a sua captao e transformao acarreta elevados custos econmicos.

Feitos estes reparos iniciais, seguidamente faremos uma caracterizao sumria das principais energias renovveis (solar, elica, geotrmica, biomassa, das ondas e hdrica). Refira-se, a propsito da generalidade das energias renovveis, que as instalaes de produo destas energias em regime especial entregam Rede Elctrica Nacional e ao Comercializador de ltimo Recurso (EDP) toda a energia produzida e obtm uma remunerao cujo valor se encontra estabelecido no Decreto-Lei n 225/2007 de 31 de Maio.
4

2.1 Energia solar Portugal um dos melhores pases europeus no que concerne o potencial de aproveitamento desta fonte de energia, uma vez que tem um n mdio anual de horas de sol no valor de entre 2200 e 3000, no continente, e entre 1700 e 2200, respectivamente, nos arquiplagos dos Aores e da Madeira. No entanto, o potencial inferior utilizao efectiva.

Vantagens desta fonte de energia: Utilizaes finais directas;

Disponibilidade geogrfica, sobretudo em locais onde outras fontes de energia so escassas ou inexistentes.

Desvantagens desta fonte de energia: Necessidade de construo de grandes superfcies para captao desta energia (a central fotovoltaica de Moura, para uma potncia instalada de 62 MW, ocupa uma superfcie aproximada de 114 hectares).

Usos para a energia solar: Aquecimento e iluminao edifcios; Aquecimento gua piscinas;

Fornecimento de gua quente sanitria nos sectores domstico, servios, indstria e agropecuria; Produo de elevadas temperaturas para gerao de

electricidade, atravs de tecnologias de concentrao da radiao.

2.2 Energia elica Atravs desta fonte de energia, o vento utilizado para produzir energia mecnica ou elctrica.

Neste campo, o potencial portugus reside nas montanhas, pois apenas nesses locais a velocidade e a regularidade do vento so susceptveis de aproveitamento energtico. Estamos a falar, mais concretamente, da zona a norte do rio Tejo e a sul junto Costa Vicentina e Ponta de Sagres.

Vantagens desta fonte de energia (para alm dos claros benefcios que confere enquanto energia renovvel): Limpa e no poluente. No produz gases com efeito de estufa nem outros agentes de poluio (excepto na manufactura das turbinas); Por cada MWh3 desta energia so reduzidas entre 0,8 e 0,9 toneladas de emisses de gases com efeito de estufa, que seriam produzidas pela utilizao dos combustveis fsseis na produo dessa energia elctrica; um recurso nacional, fivel e que gera cinco vezes mais emprego por Euro investido do que as tecnologias ligadas ao carvo ou energia nuclear.

Custos desta fonte de energia: Custo do investimento apesar de os custos dos aerogeradores terem vindo a diminuir nos ltimos anos, o investimento inicial por kW de potncia instalada continua a ser superior ao da produo de electricidade originada em derivados de petrleo. Estima-se que estejamos a falar de valores na ordem dos 1000 ou 1200 euros/kW instalado. Para alm disso, tambm deve ser considerado o elevado custo dos terrenos;
3

Tempo de vida til do gerador;

MWh unidade de energia

Taxa de juro do montante investido; Custos de explorao e manuteno;

Quantidade de energia produzida/velocidade mdia do vento para que o aerogerador funcione o vento tem de atingir uma velocidade superior a 9 Km/h. Para alm disso, e como bvio, o vento no sopra sempre que precisamos de electricidade.

certo que os parques elicos tm um impacto reduzido no ambiente quando comparados com as centrais convencionais; no entanto, h, ainda, a questo do rudo provocado pela deslocao das ps e o impacto visual causado na paisagem, se bem que a relevncia destes factores diminui se considerarmos o facto de os parques elicos estarem instalados em locais desabitados, no afectando a populao (porque o vento incmodo para o desenvolvimento da generalidade das actividades humanas). Alis, em muitos casos esto localizados em reas com estatuto de proteco, uma vez que nesses locais as condies do vento so melhores.

A capacidade mundial de produo de energia elica tem aumentado exponencialmente nas ltimas dcadas, muito mais que outras energias renovveis. Isto deve-se s rpidas evolues tecnolgicas ocorridas ao nvel das turbinas, sobretudo reduzindo a manuteno e o nmero de problemas mecnicos. Refira-se que o projecto de construo de parques elicos pode estar sujeito a avaliao de impacto ambiental, de acordo com o artigo 3. i) do anexo II e o artigo 1/3 b) do Decreto-Lei n 69/2000 de 3 de Maio.

2.3 Energia geotrmica Esta energia tem origem no interior da Terra. O seu aproveitamento implica a existncia de um fludo, normalmente gua, para transportar o calor do interior da Terra para a superfcie. Se no houver este fludo, pode recorrerse injeco de gua.

A primeira central de energia elctrica geotrmica foi construda em Larderello (na Toscnia), em 1913, com uma potncia de 250 kW; um ano depois, j fornecia energia elctrica indstria qumica e aos centros urbanos na regio da Toscnia. Actualmente, tem 400 MW de potncia elctrica.

O potencial da energia geotrmica para satisfazer a procura mundial crescente de energia bastante elevado, nomeadamente por ser uma energia pouco poluente.

Algumas utilizaes finais do uso directo da energia geotrmica: Aquecimento do ambiente; Aquecimento de gua para uso domstico e nos servios; Aquecimento de estufas, instalaes pecurias e aquicultura; Secagem de produtos agrcolas,

Deve referir-se o Decreto-Lei n 87/90 de 16 de Maro, referente ao aproveitamento dos recursos geotrmicos, e o Decreto-Lei n 90/90 de 16 de Maro, relativo utilizao dos recursos geolgicos. O artigo 51 deste ltimo Decreto-Lei, ao fazer meno a uma regulamentao prpria, remete para o Decreto-Lei n 87/90.

2.4 Biomassa/Bioenergia A biomassa a matria orgnica, de origem vegetal ou animal, que pode ser utilizada como fonte de energia

Tipos de biomassa usados para fornecer energia: Resduos, incluindo os florestais e os das indstrias da fileira florestal Resduos agrcolas e das indstrias agro-alimentares e seus efluentes Excrementos animais provenientes das exploraes pecurias Fraco orgnica dos resduos slidos urbanos Esgotos urbanos

Assim, a bioenergia a energia obtida atravs desta matria orgnica. Actualmente, representa aproximadamente 11% do consumo de energia primria mundial, sendo o nico recurso energtico com carbono que no emite CO2.

Os combustveis lquidos ou gasosos produzidos atravs da biomassa e utilizados nos transportes so designados por biocombustveis. Temos como exemplos o biodiesel, o bioetanol, o biometanol, o biohidrognio e o leo vegetal puro ou tratado com hidrognio.

2.5 Energia das ondas Ao subirem e descerem, as ondas movimentam a gua que se encontra numa cmara fechada. Nessa cmara, o ar que se comprime e expande acima da gua faz mover uma turbina que transforma a energia mecnica em energia elctrica.

Esta fonte de energia encontra-se desigualmente distribuda pelo planeta, no s porque nem todos os pases tm fronteiras martimas, mas tambm porque a fora do vento tem que ser suficiente para criar as ondas.

Os dispositivos de extraco de energia das ondas podem ser instalados na costa, em guas pouco profundas ou ao largo, em guas de maior profundidade.

Uma das condies mais favorveis para o desenvolvimento da energia das ondas em Portugal a existncia de pontos de ligao rede elctrica junto costa.

10

2.6 Energia hdrica Esta energia assenta no potencial resultante dos fluxos de gua dos rios.

A energia hdrica resulta da rotao de uma turbina hidrulica, produzindo-se energia elctrica. Para o aproveitamento deste recurso so construdas barragens hidroelctricas.

A construo de barragens pode ter efeitos negativos no ambiente e nos ecossistemas fluviais, uma vez que, por exemplo, estas ocupam reas muito extensas e dificultam a reproduo de determinadas espcies de peixes. Para diminuir esse impacto, possvel optar pela construo de minihdricas, para potncias iguais ou inferiores a 10 MW.

11

3. Utilizao de energias renovveis H vrios factores que influenciam a extenso da adopo de tecnologias energticas sustentveis, nomeadamente: Grau de pesquisa efectuado por instituies pblicas e privadas; Nvel de assistncia providenciada pelo Governo; Razes econmicas; Nvel de aceitao social destas tecnologias;

Nvel de educao pblica em matrias de desenvolvimento sustentvel; Lei.

A propsito deste ltimo factor e no mbito da energia solar, refira-se a traduo de uma citao de Alan Miller: A extenso dos problemas legais que impediro a introduo de tecnologias de energia solar incerta A ateno dos advogados ser necessriapara assegurar que as leis e regulaes existentes no interferem desnecessariamente com o uso de energia solar e para redigir novas leis que promovam a energia solar de forma a que as solues no criem mais problemas, para alm daqueles que resolvem4.

Os Professores Adrian Bradbrook5 e Rosemary Lyster6 afirmam que o grau de aprofundamento das tecnologias energticas sustentveis depende de 3 factores: regulao, incentivo e educao.

Expresso original: The extent to which legal problems will impede the introduction of solar

energy technologies is uncertain The attention of lawyers will be necessary to assure that existing laws and regulations do not unnecessarily interfere with the use of solar energy, and to draft new laws promoting solar energy to be sure the solutions do not create more problems than they solve. Esta referncia foi retirada de LYSTER, Rosemary e BRADBROOK, Adrian, Energy Law and the Environment, Cambridge, Cambridge University Press, 2006, pag. 29, que por sua vez a retiraram de A. Miller, Legal Obstacles to Decentralised Solar Energy Technology: Part II, 1979, Solar Energy Reporter 761, pag 783
5

Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Adelaide

12

Quanto ao primeiro factor (que est, naturalmente, associado lei), efectivamente, para serem realizados investimentos por parte de entidades privadas, estas tm de saber, previamente, os seus direitos e deveres, ou seja, tm de conhecer a sua posio legal. Nenhuma entidade investe num mercado que lhe totalmente desconhecido. Por outro lado, a regulao e o incentivo esto associadas uma outra. Como dizem os Professores Adrian Bradbrook e Rosemary Lyster, regulao sem incentivo significa que no h um estmulo para ir alm dos limiares mnimos, enquanto que incentivo sem regulao pode no resultar em qualquer aco.7 Relativamente lei, um facto que esta pode ser introduzida, primariamente, com uma funo educativa. Basta pensarmos, por exemplo, nas leis que estabelecem a obrigatoriedade de uso do cinto de segurana nas viagens de automvel. A mesma lgica de educao aplica-se ao sector da energia.

Professora na Faculdade de Direito da Universidade de Sydney e Directora do Centro

Australiano de Direito do Clima e do Ambiente


7

Cf. LYSTER, Rosemary e BRADBROOK, Adrian, Energy Law and the Environment,

Cambridge, Cambridge University Press, 2006, pag. 30

13

4. renovveis

O papel internacional da lei na promoo das energias

At h alguns anos atrs, a energia era vista como um assunto discutido e decidido, isoladamente, por cada Estado, necessitando de uma interveno internacional legal mnima (se que necessitasse de alguma). Actualmente, devido, nomeadamente, preocupao mundial com o ambiente, remoo das barreiras nas trocas comerciais, ao aumento da utilizao mundial de energia e crise do petrleo de 1973, a lei tem, em termos internacionais, um papel muito relevante no mbito da questo energtica, sobretudo incentivando o uso de energias renovveis. Efectivamente, h diversos instrumentos internacionais relativos a esta matria, destacando-se os seguintes: Declarao de Estocolmo, de 1972 (na qual foi discutida a questo das actuaes do Homem e o seu efeito no meio ambiente); Conveno-Quadro das Naes Unidas relativa s alteraes climticas, de 1992 (que salientou a importncia de evitar que os nveis dos gases do efeito de estufa interfiram negativamente com o clima da Terra); Declarao do Rio, de 1992 (cujo objectivo foi estabelecer uma parceria entre Estados no sentido do respeito pelo ambiente); Agenda 21, de 1992 (ligada proteco da atmosfera); Protocolo de Quioto (instrumento que entrou em vigor em 2005 e atravs do qual foram assumidos compromissos ao nvel da reduo da emisso dos gases que agravam o efeito de estufa).

14

5. Energia nuclear Embora no constitua uma fonte de energia renovvel, a energia produzida nas centrais nucleares constitui uma matria objecto de uma forte discusso nos dias de hoje, pelo que merece uma referncia. A energia nuclear o maior exemplo de como os motivos polticos podem ser da maior relevncia no que respeita a aceitao ou rejeio de uma dada forma de energia (neste caso rejeio). Seja por motivos de segurana/risco de acidente (reforados por desastres como o de Chernobyl) ou pela incapacidade de neutralizar os efeitos das radiaes presentes nos resduos utilizados e nas instalaes ps-desmantelamento, a energia nuclear ainda, hoje em dia, motivo de controvrsia.

O primeiro reactor nuclear foi construdo em 1942, em Chicago. Em 1956 entrou em funcionamento, no Reino Unido, a primeira central nuclear comercial. Hoje em dia, cerca de 17% da electricidade mundial produzida atravs de energia nuclear, proveniente de uma das 450 centrais nucleares existentes. Dessas 450, 186 so europeias. 15 dos 27 Estados-membros da UE tm centrais nucleares. A UE o maior produtor de energia nuclear do mundo, garantindo cerca de um tero da electricidade consumida. A Frana obtm cerca de 75% da sua electricidade atravs da energia nuclear (produzida em 59 centrais). Cerca de 15% da energia elctrica consumida anualmente em Portugal importada de centrais nucleares espanholas (que so, no total, 9). Na prtica, uma nica central (de ltima gerao) em Portugal poderia fornecer cerca de 25% da electricidade consumida no nosso pas. A construo de uma central nuclear demora pelo menos uma dcada (desde a fase do projecto at ao incio do funcionamento). Isto implica um planeamento muito antecipado, que tenha em conta as previses das necessidades energticas.
15

Trata-se de uma fonte de energia com baixo teor de carbono; de facto, em comparao com as centrais de combustveis fsseis, uma central nuclear tem um impacto ambiental virtualmente inexistente (no emite CO2, SO2 nem NO2). Alm disso, os custos de manuteno so baixos. , assim, bastante atractiva. Podemos, ainda, argumentar que o recurso energia nuclear traz, potencialmente, maior segurana energtica, na medida em que as reservas conhecidas de urnio passvel de extraco a custos reduzidos localizam-se maioritariamente em pases que so parceiros comerciais mais atraentes e seguros para a UE, nomeadamente Austrlia, Canad, Nambia, Rssia e Brasil (em comparao com os pases vendedores de combustveis fsseis, uma vez que alguns deles tm regimes no democrticos, o que pode levar ao surgimento de problemas polticos internacionais).

A construo de uma central nuclear acarreta basicamente os mesmos custos totais que as centrais de combustveis fsseis; o que sucede que estes custos so repartidos de forma diferente. Assim, necessrio um investimento inicial muito elevado (aproximadamente cerca de 3 mil milhes, se estivermos a falar de um modelo recente), mas este valor , posteriormente, abatido ao longo do perodo da vida da central (normalmente, pelo menos 30 anos). Para alm disso, relativamente ao desmantelamento da central, so normalmente conferidos apoios estatais.

O projecto de construo de uma central nuclear est sujeito a avaliao de impacto ambiental, por aplicao do artigo 2. b) do anexo I e do artigo 1/3 a) do Decreto-Lei n 69/2000 de 3 de Maio.

Refira-se que Portugal tem um reactor nuclear, mas que serve apenas fins de investigao, ou seja, no utilizado para produzir energia. Situa-se na Bobadela (concelho de Loures) e o nico reactor nuclear de investigao da Pennsula Ibrica.

16

Fig. 1 Reactor nuclear da Bobadela

Est instalado num pavilho prprio, com a presso interna ligeiramente superior presso atmosfrica para que no seja libertada radioactividade para o exterior em caso de acidente.

17

6. Concluses O Direito da Energia uma das vertentes do Direito do Ambiente em que verdadeiramente verificamos que este tem ligao com outras disciplinas que no o Direito. Efectivamente, h necessidade de analisar, nomeadamente, factores econmicos (por exemplo, saber se deve ser feito um investimento naquela energia renovvel), sociais (analisar em que medida que a tomada daquela deciso vai afectar ou beneficiar as populaes) ou fiscais (eventualmente, ponderar a introduo de incentivos fiscais, de forma a promover a verificao de um determinado resultado), para alm, de, naturalmente, factores ambientais (investigar de que modo que aquela aco pode vir a prejudicar o ambiente). Tendo a energia um impacto to forte no ambiente, torna-se necessrio definir polticas energticas que respeitem este sector, procurando um equilbrio entre as necessidades energticas e as limitaes ambientais, o que apela ao recurso ao princpio da proporcionalidade; temos de saber se a medida em questo adequada ao fim da eficincia energtica (vertente da adequao), se , de entre as medidas adequadas, a que causa menos danos ao ambiente (vertente da necessidade) e se no origina um desequilbrio excessivo entre ambiente e eficincia energtica (vertente do

equilbrio/proporcionalidade stricto sensu). Verifica-se que para atingir um desenvolvimento sustentvel vai ser necessria mais do que uma fonte de energia. A combinao de medidas que envolvam vrios recursos ser muito mais proveitosa e segura, mesmo utilizando combustveis fsseis. Alis, se pensarmos bem, ainda que adoptemos uma poltica completamente pr-energias renovveis, no seria possvel rejeitar as energias fsseis, seja porque aquelas implicam um investimento que no traz frutos imediatos (na medida em que necessrio planeamento, eventual realizao de estudos de impacto ambiental, etc.), seja porque, possivelmente, no so suficientes. Por exemplo, a quantidade de energia solar produzida depende do n de horas de sol; a energia das ondas s est disponvel para pases que tenham fronteiras martimas. Com

condicionantes desta espcie, pode tornar-se complicado fazer face s


18

necessidades energticas das populaes se rejeitarmos de todo as energias fsseis. Assim, devemos promover a diversificao, isto , em vez de eliminarmos totalmente os combustveis mais poluentes, devemos tentar investir mais nas tecnologias menos poluentes. Relativamente questo da energia nuclear, tal como a Professora Carla Amado Gomes refere, os argumentos podem resumir-se na seguinte equao: o benefcio do potencial energtico, aliado estabilidade econmica que gera vs. o custo do potencial risco de contaminao, no s das geraes presentes como das futuras8. Verifica-se que h inmeros argumentos a favor e contra; resta, agora, ponder-los. Da nossa parte, consideramos que o investimento na energia nuclear seria bastante benfico para o pas. certo que os custos iniciais so muito elevados e h um risco de acidente, mas, por outro lado, esses custos so abatidos ao longo do perodo de vida da central nuclear e a tecnologia j avanou bastante desde o acidente de Chernobyl, precisamente para evitar esse tipo de problemas. Note-se que Espanha tem centrais nucleares, pelo que se houver um acidente numa dessas centrais, Portugal tambm ser afectado (quer tenha ou no centrais nucleares), portanto, mesmo no tendo, actualmente, uma central em funcionamento, j estamos a correr um risco, independentemente da nossa vontade. No que diz respeito s energias renovveis, conclui-se que Portugal tem um nvel de aproveitamento muito abaixo do seu potencial. Efectivamente, poderia haver um maior investimento, sobretudo na energia solar, elica das ondas e hdrica, uma vez que dispomos de condies ideais ao seu aproveitamento. Nos ltimos anos, a energia renovvel que tem recebido mais ateno (embora, como se disse, ainda seja insuficiente) a elica, havendo mais de 100 parques elicos em funcionamento no nosso pas, com uma potncia instalada superior a 1000 MW.

Cf. GOMES, Carla Amado, O regime jurdico da produo de electricidade a partir de fontes

de energia renovveis: aspectos gerais, in GOMES, Carla Amado e MIRANDA, Jorge (coord.), Temas de Direito da Energia, Coimbra, Almedina, 2008, pag. 67

19

7. Fontes

Bibliografia GOMES, Carla Amado, O regime jurdico da produo de electricidade a partir de fontes de energia renovveis: aspectos gerais, in GOMES, Carla Amado e MIRANDA, Jorge (coord.), Temas de Direito da Energia, Coimbra, Almedina, 2008; LYSTER, Rosemary e BRADBROOK, Adrian, Energy Law and the Environment, Cambridge, Cambridge University Press, 2006; SILVA, Vasco Pereira da, Verde Cor de Direito Lies de Direito do Ambiente, Almedina, 2002.

Internet http://europa.eu/legislation_summaries/energy/index_pt.htm

(consultado a 12 de Abril de 2012); http://www.dgge.pt (consultado a 12 de Abril de 2012); http://www.itn.pt/memoria/press/fev2012_superinteressante-

n166_nossoreactor.pdf (consultado a 5 de Maio de 2012); http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-

//EP//TEXT+IM-PRESS+20081208BKG44004+0+DOC+XML+V0//PT#title5 (consultado a 15 de Maio de 2012); http://pqge.no.sapo.pt/energiahidrica.htm (consultado a 19 de

Maio de 2012).

Outros eBook das Actas do Colquio Ambiente & Energia, realizado na

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa nos dias 20 e 21 de Outubro de 2010


20

Anda mungkin juga menyukai