Anda di halaman 1dari 3

Data ___/___/2011

DNA colegiodna2011@hotmail.com T com Dvida? Faa DNA Disciplina:

Srie: Professor: Aluno (a)

01- (UERJ) a infeco bacteriana uma das mais importantes causas de morte de indivduos que sofreram queimaduras extensas pelo corpo. cite uma caractersticas do tecido conjuntivo que auxilia na proteo contra infeces bacterianas. 02- (UEL) Os esquemas a seguir referem-se circulao de trs grupos de vertebrados.

I. Nos peixes, o sangue passa uma s vez pelo corao a cada ciclo. II. No ventrculo dos anfbios, h mistura de sangue arterial com venoso. III. Nos mamferos, no h mistura entre sangue arterial e venoso. correto o que se afirma em a) I, somente. b) III, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III. 03- o controle da abertura dos estmatos das folhas envolve o transporte ativo de ons potssio. a) Descreva a importncia do potssio no processo de abertura dos estmatos. b) Nomeie as clulas responsveis pelo controle dessa abertura. 04- (PUC-PR) Sobre o exemplo: "A lua brilhou alegre no cu", afirmamos: I. O verbo brilhar intransitivo. II. O verbo brilhar transitivo direto. III. O verbo brilhar transitivo indireto. IV. O predicado nominal. V. O predicado verbal. VI. O predicado verbo-nominal. a) Esto corretas I e VI. b) Esto corretas I e V. c) Esto corretas II e V.

Para quem faz DNA, a seleo natural!

d) Est correta apenas IV. e) Esto corretas III e VI. 05- (UM-SP) No perodo: "O homem andava triste porque no conseguiu que seu irmo lhe desse apoio naquela difcil empresa", os verbos andar (andava), conseguir (conseguiu) e dar (desse), quanto predicao, classificam-se em: a) intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto. b) de ligao, transitivo direto, transitivo direto e indireto. c) de ligao, transitivo direto e indireto, transitivo direto e indireto. d) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto e indireto. e) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto. 06- (UFU-MG) "O sol entra cada dia mais tarde, plido, fraco, oblquo."; "O sol brilhou um pouquinho pela manh." Pela ordem, os predicados das oraes acima classificam-se como: a) nominal e verbo-nominal. b)verbal e nominal. c) verbal e verbo-nominal. d) verbo-nominal e nominal. e) verbo-nominal e verbal. 07- Construa o grfico da seguinte funo modular: F(x) = x2 - 4 |x| + 3 08- Dado um cubo de aresta

l, qual o volume do octaedro cujos vrtices so os centros das faces do cubo?

09- (PUC-SP, adaptada) Os dimetros de pizzas grandes e mdias so 40 cm e 36 cm, respectivamente. Qual deve ser o preo da mdia, se a grande custa R$ 20,00 e os preos so proporcionais s reas de pizzas? 10- D o nome dos cidos a seguir: a)H2S2O3 b)H3SbO3 c)HMnO4 d)H2CrO4 11- Dar a frmula dos xidos abaixo: a) xido de ferro III b) xido de potssio c) xido de clcio d)xido de alumnio e) xido ferroso f)xido de cobre II g) Pentxido de dinitrognio 12- D o balanceamento da equao abaixo pelo mtodo de oxirreduo. Fe + HNO3 Fe (NO3)2 + NH4 NO3 + H2O 13- (UFC) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Jlio II em 1506, representou para o sculo XVI um marco importante nas dinmicas europias de expanso martima. O tratado visava: Para quem faz DNA, a seleo natural!

a) demarcar os direitos de explorao dos pases ibricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expanso comercial martima; b) estimular a consolidao do reino portugus, por meio da explorao das especiarias africanas e da formao do exrcito nacional; c) impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criao de um sistema de monoplio que atingia todas as riquezas coloniais; d) reconhecer a transferncia do eixo do comrcio mundial do Mediterrneo para o Atlntico, depois das expedies de Vasco da Gama s ndias; e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a explorao colonial, aps a destruio da Invencvel Armada de Filipe II, da Espanha. 14- A chegada dos portugueses ndia alarmava os venezianos que ento dominavam o comrcio das especiarias, pelo Mediterrneo. Com relao ao perodo expansionista dos estados nacionais europeus, assinale a alternativa incorreta: a) Os esforos da Escola de Sagres foram, em parte, responsveis pela utilizao do astrolbio, entre outros instrumentos de navegao, e pelas viagens de expanso ultramarina portuguesa. b) A centralizao do poder e a formao dos estados nacionais europeus tm uma estreita relao com o desenvolvimento econmico comercial. c) Os reis limitavam o poder da Igreja em seus territrios, pois atribuam-se o direito de investidura dos bispos, sem consultar o papa. d) Os reis borgonheses conseguiram muito tarde a centralizao poltica do reino devido s lutas constantes contra os rabes. e) A burguesia portuguesa desenvolveu suas atividades em cidades litorneas em funo da pesca e depois do comrcio entre o Mediterrneo e o Mar do Norte. 15- Em 1492 ocorreu um fato da maior importncia histrica. Alguns historiadores consideram um "descobrimento", outros um "encontro de dois mundos." Referimo-nos chegada dos europeus Amrica, sobre o que se pode afirmar: ( ) a chegada dos europeus interrompeu o desenvolvimento das civilizaes e dos povos que habitavam a Amrica; ( ) o contato entre os habitantes da Amrica e os europeus provocou a mortandade de parte da populao nativa resultando em uma das maiores catstrofes demogrficas da histria; ( ) vrios fatores impulsionaram o "encontro entre os dois mundos": o surgimento do estado moderno, a necessidade de alimentar uma populao cada vez maior e as exigncias do mercantilismo em utilizar ouro e prata como meio de troca; ( ) Portugal fez-se pioneiro na expanso martima e transformou-se numa potncia superior Espanha, tornando-se independente das monarquias francesa e inglesa; ( ) na empresa da conquista associaram-se aos reis capitais de mltiplas burguesias.

Para quem faz DNA, a seleo natural!

Anda mungkin juga menyukai