Anda di halaman 1dari 9

CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE Laureate International Universities CURSO DE ADMINISTRAO

JADERSON SOARES VIEIRA

INSTITUIO DE DIREITO TRABALHO DE PESQUISA: PATENTE

MANAUS 2011

JADERSON SOARES VIEIRA

INSTITUIO DE DIREITO TRABALHO DE PESQUISA: PATENTE

Trabalho solicitado turma ADN 0202, para obteno parcial de nota na disciplina de Instituio de direito, ministrado pela prof. Walter Miguel Calvente.

MANAUS 2011

INTRODUO
Este trabalho mostra o que patente, como ela e importantes para as naes desenvolvidas e no desenvolvida para que ela gere crescimento e desenvolvimento. Pases que investem em novas tecnologias so os pases mais desenvolvidos mostra tambm que o Brasil e uns dos pases que menos investem em tecnologia e em novas patentes e tambm exemplos.

1. Patente

Uma patente e uma concesso pblica, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criao. Em contrapartida, disponibilizado acesso ao pblico sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicaes que caracterizam a novidade no invento. Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de preveno de outros de fabricarem, usarem, venderem, oferecerem vender ou importar a dita inveno.

2.

SISTEMA MUNDIAL DE PATENTES

2.1 A Sistema Mundial de Patente


Efeito negativo Uma possvel introduo de um sistema Mundial de Patentes sero predominantemente negativos para a maioria das naes do Terceiro Mundo, com efeitos tanto mais negativos quanto menos desenvolvidos forem os pas. como o processo em curso no mbito da Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), de harmonizar a lei de patentes em nvel internacional, pode afetar os pases em desenvolvimento. Embora ainda no esteja formalmente na agenda, esse processo pode levar ao estabelecimento de um Sistema Mundial de Patentes SMP, ou WPS - Worldwide Patent System. Um Sistema Internacional de Patentes iria reduzir ou mesmo eliminar a flexibilidade disponvel para os pases considerarem as prioridades nacionais ao processar pedidos de patentes, e usar isto de forma estratgica para desenvolver sistemas nacionais de pesquisas e capacidade de desenvolvimento. Por exemplo, o SMP ir provavelmente impor uma definio relativamente ampla do termo "inveno", como preferem os pases industrializados, deixando os pases em desenvolvimento incapazes de definir critrios mais rigorosos antes de conceder direitos de patentes.

Efeito positivo Uma anlise mostra que sero sobretudo a grandes empresas multinacionais, que possuem interesses em vrios pases, que iro se beneficiar de um Sistema Mundial de Patentes. Os pases desenvolvidos, em especial os pases de lngua inglesa, alm de outros pases onde idiomas mais importantes so utilizados, tambm tero a ganhar. Isto se deve principalmente porque o SMP reduziria substancialmente a duplicao de trabalho e contribuiria para reduzir as tarefas tanto para as empresas multinacionais quanto para os escritrios de patentes nacionais.

2.2 Sistemas Mundiais de Patente no Brasil


No Brasil houve uma reduo de 13,5% no nmero de patentes em comparao com dados do ano anterior. No entanto, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), escritrio que cuida da concesso de patentes no pas, est entre os 20 escritrios que mais concedem patentes no mundo: 12 lugar. No Brasil, o nmero de patentes concedidas para no-residentes foi maior do que as patentes concedidas para residentes. Ainda assim, em ambos os casos, houve uma reduo das patentes concedidas. Os nmeros patentes concedidas para residentes e uma reduo de 17% das patentes concedidas para no-residentes. O relatrio da Ompi aponta que o Brasil o ltimo colocado em relao a patentes obtidas em outros pases, com cerca de mil - os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com cerca de 160 mil patentes. Entretanto, o Brasil teve um aumento de 4%, do nmero de patentes concedidas em outros pases. Podemos dizer que o cupuau e um produto tipicamente brasileiro e exclusivamente na Amaznia, mas japoneses e a unio europia esto brigando pela sua patente esse e um exemplo de como Brasil no cria sua patente e perde esses direitos e tambm podemos citar a borracha que foi levado para Europa.

2.3 Indecisos no desenvolvimento


O relatrio ressalta que "as patentes depositadas por pases como Brasil, ndia, Israel e frica do Sul aumentam fora de seus territrios - um sinal de crescente internacionalizao e diversidade dos sistemas de patentes". O Brasil o 17 na lista que mede a relao entre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o nmero de patentes concedidas para residente. O pas concede 0,29 patentes para residentes a cada US$ 1 milho investidos em P&D. O relatrio aponta ainda que a Coria do Sul e a China tiveram participao significativa no aumento dos depsitos de patentes em todo o mundo. Os escritrios chineses registraram um aumento de 42,1% no nmero de patentes depositadas por residentes. Na China, os depsitos por no-residentes aumentaram 23,6%. Os escritrios que mais recebem demandas para depsitos de patentes, segundo dados da Ompi, so os do Japo, Estados Unidos, China, Coria do Sul e o Escritrio Europeu de Patentes. De acordo com o relatrio, as cinco regies representam 77% das demandas por depsitos de patentes e 74% das patentes concedidas em todo o mundo.

Obrigaes do titular da patente

1. Pagamento de anuidades: durante todo o perodo de vigncia da patente, o proprietrio deve pagar uma taxa ao INPI, a anuidade, relativa manuteno do processo do pedido de privilgio ou do prprio privilgio. O no pagamento e comprovao destas taxas, acarreta a extino do privilgio se a patente j foi concedida, ou o arquivamento do processo em andamento; 2. Explorao efetiva da patente: depois de concedida a patente, o titular dever iniciar a explorao ou comercializao do produto objeto dessa patente. Caso isso no venha a ocorrer num prazo de at 3 anos da concesso da patente, ele pode ficar sujeito a um processo de licena compulsria (cap. VIII, seo III, 1o. e 5o. da lei no. 9279/96). Nesse caso, o direito de licena de explorao pode ser concedido a qualquer outra pessoa ou empresa com legtimo interesse, capacidade tcnica e econmica para realizar a explorao eficiente do objeto da patente.

Tipos de patentes

1. Patentes de Inveno (PI) avanos do conhecimento tcnico que combinem atividade inventiva e aplicao industrial. Validade: 20 anos (contados da data de depsito); 2. Modelo de Utilidade (MU) nova forma ou disposio de objeto de uso prtico, com aplicao industrial, que represente melhoria funcional de produto ou processo j existente. Caracterizado como um ato inventivo. Validade: 15 anos (contados da data de depsito).

DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADES INDUSTRIAL

So regidas por duas leis diferentes. Respectivamente . E ambas so ramos da propriedade intelectual. Obras literrias, cientficas e artsticas (dentre elas ilustraes) realmente so criaes do intelecto protegidas pela Lei de Direitos Autorais, e no pela Lei da Propriedade Industrial. Mas elas tambm so passveis de registro. A peculiaridade da Lei de Direitos Autorais que ela no torna o registro indispensvel. A titularidade advm da criao em si, e no do registro. Mas se o autor quiser registrar sua obra (na

Biblioteca Nacional), pode fazer sem problemas. Alm disso, no d pra dizer que por se tratar de desenho e necessariamente protegido pela Lei de direitos autorais. Afinal, a grande maioria das marcas, protegidas pela Lei da Propriedade Industrial, so desenhos. Na verdade, o que vai definir a lei aplicvel no a forma exterior da criao intelectual, mas a sua finalidade. Se para incremento de uma atividade empresarial, ser uma propriedade industrial (marca), caso no, direitos autorais. Como autores dessas obras tm direitos morais e patrimoniais sobre estas. Os direitos morais sero sempre nossos. Os direitos patrimoniais podem ser vendidos, cedidos, emprestados e renunciados. So dos direitos patrimoniais que so cedidos/vendidos durante nossos projetos. Um desenho criado para ser uma marca, s passar a ser protegido como tal, aps o registro do rgo responsaveis. Antes disso ser interpretado pelo Direito como um desenho qualquer Marca registrada e no patenteada. Pode ser de trs formas. Nominal, Figurativa e Mista. Mas isso no significa que seja uma marca formada apenas por uma palavra, ou por apenas o smbolo ou ainda um desenho com smbolo + palavra. Patente o nome do ttulo jurdico outorgo ao criador de invenes, modelos de utilidade e desenhos industriais.

CONCLUSO

Quando voc inventa algum objeto, no importando sua finalidade, necessrio que ele seja registrado, para que ningum faa uma cpia da sua inveno e saia por a comercializando e se dizendo um gnio. Assim como os direitos autorais, a funo da patente dar o devido crdito aos criadores de novas tecnologias. Por novas tecnologias, no podemos nos restringir a objetos eletrnicos, mas tambm a diferentes maneiras que as pessoas encontram para executar tarefas, sejam elas quais forem.

BIBLIOGRAFIA
marcasepatentessef.com. br marcasepatentessef.com. br pt.board.bigpoint.com
needesign.com www.museu-goeldi.br/institucional/i_prop_patentes.htm noticias.universia.com.br INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial www6.inpi.gov.br

Anda mungkin juga menyukai