Anda di halaman 1dari 13

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do m o u s e. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto I itens de 1 a 20 4

Existe atriz infalvel?


C o m o e por que a mstica de grande dama da interpretao se formou e m torno de Fern a n d a Montenegro
1

De acordo com o text o, Fernanda Montenegro foi a nica atriz brasileira a conquistar o Oscar de melhor atriz nos mais de setenta anos da cerimnia. Na opinio da autora, os brasileiros so cheios de complexos quanto ao valor de sua cultura.

10

13

16

19

22

25

28

31

A grande dama, o monstro sagrado, a melhor de todas: seja qual for a ocasio, pelo menos uma dessas alcunhas vem sempre anexada ao nome de Fernanda Montenegro, como se fizesse parte dele. Mas pode existir uma atriz infalvel? Na sexta-feira, a atriz volta ao cartaz nos cinemas com Casa de Areia (Brasil, 2005). Dirigido pelo genro de Fernanda, Andrucha Waddington, o filme traz a atriz e sua filha, Fernanda Torres, como sucessivas geraes de me e filha isoladas nos Lenis Maranhenses entre as dcadas 10 e 70 e demonstra que mesmo intrpretes de talento no esto livres de tatear quando lhes falta roteiro de substncia. A ausncia mais sentida nos vrios papis que Fernanda desempenha em Casa de Areia a do seu humor. Alm de ser um trao marcante de sua personalidade civil, ele quase sempre usado pela atriz como uma espcie de fiel da balana um dado dissonante que ora acentua a dramaticidade de suas personagens, ora abate a solenidade delas, quando no as duas coisas ao mesmo tempo. Fazer ressalvas a Fernanda quase um tabu. No que ela estimule abertamente o culto a sua pessoa. Ao contrrio: a questo, justamente, que Fernanda se tornou uma das reservas artsticas e morais do pas e elas, como se sabe, no so numerosas. Fernanda , por exemplo, a recordista em prmios nacionais e estrangeiros entre os quais evidentemente se destaca a indicao ao Oscar de atriz, a nica conquistada pelo Brasil na categoria nos mais de setenta anos da cerimnia. Em uma cultura cheia de complexos quanto a sua prpria validade, esse aval adquire um peso esmagador. E talvez conte mais ainda por Fernanda cultivar a modstia em um pas que valoriza (do seu jeito, bem entendido) esse trao de carter.
Isabela Boscov. Veja, 11/5/2005, p. 146 (com adaptaes).

Considerando os aspectos lingsticos do texto I, julgue os itens que se seguem. 6 No subttulo da reportagem, a expresso e por que pode ser deslocada para o final do perodo sem sofrer nenhuma alterao grfica. A nica exigncia, nesse caso, o acrscimo do ponto-de-interrogao no final do subttulo. a melhor de todas ( .1-2) uma estrutura que se apresenta no superlativo relativo de superioridade. O plural de sexta-feira sexta-feiras, assim como o de porta-bandeira porta-bandeiras. No primeiro perodo do texto, fazendo-se a devida adaptao de letra maiscula, os dois-pontos podem ser substitudos por ponto final, sem que ocorra prejuzo sinttico-semntico. Na orao Mas pode existir uma atriz infalvel? (.4-5), o vocbulo sublinhado pode ser substitudo por ter sem que haja mudana de sentido. As palavras infalvel ( .5) e carter ( .31) possuem acentuao justificada pela mesma regra. So paroxtonas terminadas em l e r. No trecho quando lhes falta roteiro de substncia ( .11-12), o termo sublinhado refere-se a intrpretes de talento ( .1011). A regra que justifica a acentuao da palavra papis ( .12) a de que so acentuados todos os vocbulos paroxtonos terminados em is. O vocbulo fiel ( .15) foi empregado no texto com o mesmo sentido que na seguinte orao: Ele foi fiel ao seu juramento. A palavra ele ( .15) substitui a palavra humor ( .13). O verbo ser, em duas ocorrncias na linha 2, expressa idia de presente. As vrgulas em Fernanda , por exemplo, a recordista em prmios ( .23-24) foram empregadas para isolar um elemento de valor explicativo. Em entre os quais evidentemente se destaca a indicao ao Oscar de atriz ( .24-25), a autora empregou inadequadamente a preposio. Segundo as normas gramaticais, em vez de ao, ela deveria ter empregado pelo.

7 8 9

10

11

12

13

14 15 16 17

Com base nas idias apresentadas no texto I, julgue os itens seguintes. 1 Depreende-se do texto que um roteiro de pouca qualidade compromete o desempenho at de intrpretes talentosas como Fernanda Montenegro. Segundo a autora, o humor, que uma caracterstica marcante de Fernanda Montenegro, no aparece no filme Casa de Areia. No filme, de acordo com o que se depreende do texto, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres fazem os papis de me e filha que vivem conflitos marcados pelo choque de geraes.

18

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

19

A vrgula que aparece no trecho Em uma cultura cheia de complexos quanto a sua prpria validade, esse aval adquire um peso esmagador ( .27-29) pode ser retirada sem que se incorra em erro gramatical. No ltimo perodo, os parnteses em (do seu jeito, bem entendido) foram empregados com o objetivo de isolar um segmento explicativo dentro de uma informao maior.

29

ANCINE ser dirigida por uma diretoria colegiada

composta por um diretor-presidente e trs diretores, todos nomeados pelo presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal. 30 Os dirigentes da ANCINE somente perdero o mandato em decorrncia de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. A doutrina brasileira define ato administrativo como sendo toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Acerca de atos administrativos, julgue os seguintes itens. 31 32 Competncia, finalidade, forma, motivo e objeto so os cinco requisitos necessrios formao de um ato administrativo. A competncia administrativa no pode ser transmitida ou prorrogada pela vontade dos interessados, mas pode ser delegada, desde que as normas reguladoras da administrao permitam. 33 Avocao o ato pelo qual uma autoridade ou rgo, judicirio ou administrativo, encaminha o exame e a deciso de um processo pendente de apreciao a uma autoridade ou rgo de grau inferior. 34 Fato do prncipe todo ato oriundo de determinao estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisvel, que no onera a execuo de contrato administrativo. 35 A administrao pratica ato de imprio quando faz desapropriaes ou interdies de atividades, utilizando a sua supremacia sobre o administrado. Os atos administrativos ordinatrios mais utilizados so as instrues, as circulares, os avisos, as portarias, as ordens de servio, os ofcios e os despachos. Quanto a esses tipos de atos, julgue os itens que se seguem. 36 37 Os avisos so atos emanados dos ministros de Estado a respeito de assuntos afetos aos seus ministrios.

20

Julgue os itens que se seguem, relativos Medida Provisria (MP) n. 2.228/2001. 21 Obra cinematogrfica toda obra audiovisual cuja matriz original de captao uma pelcula com emulso

fotossensvel ou material de captao digital. Essa obra destina-se, inicialmente, mas no de forma prioritria, ao mercado de salas de exibio. 22 Toda obra cinematogrfica cuja durao seja superior a 70 minutos e inferior a 90 minutos considerada de longa metragem. 23 O Conselho Superior do Cinema presidido pelo chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica. 24 As receitas da ANCINE provm unicamente das dotaes consignadas no Oramento-Geral da Unio, dos crditos especiais, dos crditos adicionais, de transferncias e

repasses que lhe forem conferidos e do produto da renda de publicaes e material tcnico. 25 O quadro de pessoal efetivo da ANCINE ser composto por, no mximo, 250 empregos pblicos. Julgue os seguintes itens, com base no Decreto n. 4.121/2002, que aprovou a estrutura regimental da ANCINE. 26 Segundo esse decreto, um dos objetivos da ANCINE estimular, em todos os nveis sociais, o acesso s obras cinematogrficas e videofonogrficas, no dando preferncia s nacionais em relao s estrangeiras. 27 O combate pirataria de obras audiovisuais no

Provimentos so atos administrativos externos, que contm determinaes e instrues expedidas pelos tribunais para a regularizao e a uniformizao dos servios, especialmente os da justia, com o objetivo de evitar erros e omisses na observncia de regimento interno.

competncia da ANCINE, mesmo em articulao com rgos governamentais ou associaes privadas. 28 Compete ANCINE aferir, semestralmente, o cumprimento da obrigatoriedade de as empresas proprietrias, locatrias ou arrendatrias de salas de exibio pblica comercial exibirem obras cinematogrficas brasileiras de longa metragem. 38

Quando um juiz, em funes administrativas, profere uma deciso em papis, requerimentos e processos administrativos sujeitos a sua apreciao, correto afirmar que ele emitiu um despacho administrativo.

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

39

Portarias so atos administrativos internos pelos quais os chefes de rgos, reparties ou servios expedem determinaes gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funes e cargos secundrios. As portarias tambm so utilizadas para iniciar sindicncias ou processos administrativos disciplinares.

41

As informaes contidas nas janelas das figuras I e II so suficientes para se concluir que os acessos Internet que permitiram obt-las no foram realizados por meio de conexo do tipo segura. O IE6 disponibiliza recursos por meio de opo do menu que permitem definir uma conexo segura para o acesso Internet, em que so garantidas privacidade e autenticidade na troca de informaes entre mquinas, pela ativao de sistemas criptogrficos e de firewall.

40

Ordens de servio so atos administrativos expedidos de forma escrita, de carter uniforme, a determinados 42 funcionrios ou agentes administrativos incumbidos de certo servio, ou do desempenho de certas atribuies em circunstncias especiais.

Caso se deseje editar o contedo da pgina web que est sendo visualizada na figura II, possvel faz-lo por meio dos recursos acessveis ao se clicar o boto . de determinado

43

Considere

que,

aps

execuo

procedimento na janela do IE6 da figura I, tenha sido obtida a janela ilustrada a seguir. Caso o nmero 500 nessa janela fosse alterado para 1.000 e o boto fosse clicado, ento as informaes apresentadas seriam suficientes para s e concluir que as taxas de transmisso para download de pginas web seriam dobradas.

Figura I

44

possvel enviar o contedo da pgina web mostrada na figura I na forma de corpo de mensagem de correio eletrnico, tal como ilustrado a seguir, no valendo o mesmo para a pgina web da figura II.

Figura II Considere a sesso de uso do Internet Explorer 6 (IE6) que obteve a pgina web mostrada na figura I acima. Considere ainda que, na referida sesso de uso, o hyperlink foi clicado e obteve-se, como resultado dessa ao, a execuo da janela do IE6 ilustrada na figura II. A partir dessas informaes, julgue os seguintes itens, considerando finalmente que o IE6 esteja sendo executado em um computador PC.

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

edio. Para acessar tal janela, suficiente realizar as seguintes aes: fechar o menu pressionada a tecla 45 As informaes contidas na janela do IE6 da figura II so suficientes para se concluir que a pgina web mostrada nessa figura corresponde a informaes contidas em arquivo do tipo PDF. Como o IE6 no possui funcionalidade prpria que permite a exibio de arquivos do tipo PDF na rea de pginas, necessrio que recursos adequados sejam p reviamente configurados no computador para que a pgina web dessa figura possa ser visualizada. 49 ; teclar ; pressionar e manter ; liberar a tecla .

Caso se deseje alterar a margem superior de pgina do documento em edio, possvel faz-lo por meio da rgua vertical mostrada esquerda da janela ou por meio de opo encontrada no menu , que permite definir

determinado valor para a referida margem. 50 Ao se clicar a opo observado na margem direita. , o alinhamento

margem esquerda do documento em edio ficar igual ao

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Excel 2002, julgue os prximos itens. Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002 com um documento em processo de edio e sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. 46 Sabendo que o ponto de insero est posicionado 52 51 Caso se deseje ajustar a largura da coluna B para se visualizar adequadamente todo o texto contido na clula B2 da planilha, pode-se fazer uso da opo Coluna, encontrada no menu .

Considere a realizao do seguinte procedimento: selecionar as clulas A4 , A5 e A6 e, a seguir, clicar . Aps a realizao dessas aes, os contedos das clulas A4 , A5 e A6 sero classificados em ordem crescente, bem como os contedos das clulas B4 , B5 e B6 .

imediatamente antes de O, ento, para se inserir um novo pargrafo com fonte em negrito e contendo a expresso Nota Imprensa, suficiente realizar o seguinte ; 53

procedimento: teclar

para fechar o menu

digitar a expresso mencionada; teclar o texto digitado; pressionar ; teclar e manter .

; selecionar pressionada a

O boto permite definir uma rea de impresso da planilha que se deseja imprimir.

tecla 47

; liberar a tecla

Por meio da opo programa Paint do Windows.

, possvel inserir no

documento em edio um desenho elaborado por meio do 48

Word

disponibiliza janela que permite localizar as de determinada palavra no documento em

ocorrncias

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

A figura acima mostra a janela Desktop do Windows XP. Com relao a essa janela e ao Windows XP, julgue os itens seguintes. 54 Para abrir a pasta Meus documentos, suficiente clicar com o boto direito do mouse, fazendo que aparea uma list a de opes, e, nessa lista de opes, clicar Abrir. Ao se aplicar um clique duplo em , aberta a janela Meu computador, que possui funcionalidades que permitem, entre outras aes, iniciar o processo de formatao de um disquete de 3.

55

56 57

Ao se clicar

, no lado direito de

, fecha-se a janela Desktop.

As informaes contidas na janela so suficienes para concluir que, ao se clicar e, em seguida, clicar duas vezes o boto , ser exibida uma janela que permite acesso aos diversos computadores conectados mesma rede a que o computador em uso estiver conectado.

Julgue os itens seguintes, relativos a deficincias de desempenho de computadores do tipo PC e possveis solues para sanar essas deficincias. 58 Caso o computador esteja levando um tempo excessivo para executar programas e apresentando sinais de estar fazendo um nmero elevado de acessos a disco, uma possvel soluo para esse problema substituir a sua RAM dinmica por chips do tipo ROM. Caso o microprocessador do computador seja do tipo Pentium 4 e esteja apresentando uma baixa velocidade de processamento, ento pode-se aumentar essa velocidade substituindo o microprocessador por outro do tipo 386. Caso o computador possua instalado um modem de 14,4 kbps e a conexo com a Internet por meio de rede dial up esteja lenta, possvel aumentar a taxa de transmisso de informao substituindo-se esse modem por outro de 28,8 kbps.

59 60

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Julgue os itens a seguir, acerca das unidades oramentrias e administrativas. 61 Embora como exceo, uma unidade oramentria pode, eventualmente, no-corresponder a uma estrutura administrativa. Entende-se por unidade administrativa a estrutura da administrao pblica no-contemplada nominalmente no oramento da Unio, no podendo, assim, executar seus programas diretamente. Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de execuo financeira e oramentria no governo federal. 63 Com base na discriminao pormenorizada dos programas oramentrios (no nvel de elemento de despesa) e nos limites estabelecidos pelo decreto de programao oramentria e financeira, e aps registradas as propostas de programao financeira, o rgo responsvel pelo processo registra a programao financeira aprovada, elaborando o fluxo dos desembolsos do perodo, propiciando o

62

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

acompanhamento das sadas da conta nica em favor dos rgos setoriais. 64 Descentralizao de crdito a transferncia, de uma unidade oramentria ou administrativa para outra, do poder de utilizar crditos oramentrios ou adicionais que estejam sob sua superviso ou lhe tenham sido dotados ou transferidos. So operaes descentralizadoras de crdito oramentrio a cota, o repasse e o sub-repasse. A ordem bancria de crdito o documento utilizado para pagamentos diretamente ao credor, em espcie, na agncia de domiclio bancrio da unidade gestora, quando for comprovada a inexistncia de domiclio bancrio do credor ou quando for necessria a disponibilizao imediata dos recursos correspondentes. So restos a pagar processados as despesas em que o credor j tenha cumprido suas obrigaes, entregado o material, prestado os servios ou executado a etapa da obra, dentro do exerccio, tendo, portanto, direito lquido e certo, estando em condies de pagamento imediato. Representam os casos de despesas j liquidadas, faltando apenas o pagamento. 67 O pagamento de despesas inscritas em restos a pagar automtico, tal como ocorre com o pagamento de qualquer despesa pblica, exigindo-se, apenas, a verificao do empenho e da liquidao, independentemente de requerimento do credor. Aps o cancelamento da inscrio da despesa como restos a pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido pela reinscrio do empenho em restos a pagar, apenas ao final do exerccio financeiro em que ocorrer a solicitao do pagamento. Despesas de exerccios anteriores so as dvidas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros anteriores queles em que devam ocorrer os pagamentos e que no estejam inscritos em restos a pagar, no caso de se referirem ao exerccio imediatamente anterior. Liquidao da despesa a modalidade de pagamento de despesa permitida em casos excepcionais e somente quando a realizao dessa despesa no possa subordinar-se ao processo normal de atendimento por via de ordem bancria. A disponibilidade de caixa indispensvel para dar incio execuo financeira do oramento, muito embora a descentralizao de crditos oramentrios independa de haver saldo bancrio.

74

Os projetos culturais apoiados pelo PRONAC sero incentivados mediante a concesso de prmios a criadores, autores, artistas, tcnicos e suas obras, filmes, espetculos musicais e de artes cnicas em concursos e festivais realizados no estrangeiro. Pessoas fsicas no podem dispor de parte de seu imposto sobre a renda para patrocnio de projetos culturais, conforme dispe essa lei.

75

65

A respeito da Lei n. 8.685/1993, que criou mecanismos de fomento atividade audiovisual, julgue os prximos itens. 76 A lei citada trata da possibilidade de aplicao de recursos oriundos da tributao da remessa de lucros decorrentes da explorao de obras audiovisuais estrangeiras no mercado nacional e da co-produo de obras audiovisuais

66

cinematogrficas brasileiras de produo independente. 77 Conforme essa lei, os contribuintes que desejarem investir em obras audiovisuais s podero faz-lo por meio do mercado de capitais. 78 A referida lei no menciona qualquer tipo de contrapartida dos produtores de obras audiovisuais cinematogrficas que se beneficiem de incentivos fiscais nela previstos. 79 Constitui crime obter redues de impostos, utilizando-se fraudulentamente de qualquer benefcio desta lei. Esse crime punvel com pena de recluso e multa. 80 A fiscalizao da efetiva aplicao dos recursos

68

comprometidos nesta lei fica por conta do Congresso Nacional por intermdio do Tribunal de Contas da Unio. As modalidades de comunicao jornalismo, rdio, televiso, relaes pblicas, cinema, edio esto presentes na vida das pessoas com o objetivo de fazer pensar, de transmitir mensagens, de difundir informao e conhecimento etc. As relaes pblicas (RP) so realizadas por meio do processo de comunicao humana e seu propsito fundamental a interao da organizao com seu pblico. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens acerca das RP. 81 As RP so um instrumento de marketing utilizado pela organizao para promover, primordialmente, realiz aes o

69

70

Acerca da Lei n. 8.313/1991, que instituiu o Programa Nacional de Apoio Cultura (PRONAC), julgue os seguintes itens. 71 72 Essa lei foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Sendo um programa de mbito internacional, o PRONAC promove e estimula projetos culturais e artsticos ligados aos pases que integram o MERCOSUL. As finalidades do PRONAC incluem a promoo e o estmulo produo cultural e artstica brasileiras de modo regionalizado, com valorizao dos recursos humanos e temas locais.

73

conhecimento e a compreenso das

e dos

objetivos da organizao por parte do pblico-alvo.

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

82

Diferentemente de outras funes organizacionais tais como produo, financeira, recursos humanos e administrao, as 89

estabilidade dessa credibilidade junto aos pblicos antigo e novo. O trabalho realizado por Jane como RP utilizado para lograr tanto metas organizacionais para os quanto de metas postos individuais funcionais,

RP no contm aspectos de deciso e de relao de poder no ambiente organizacional. 83 De modo geral, as atividades de RP so exercidas por meio da anlise de tendncias do interesse do pblico, na tentativa de prever conseqncias relativas aceitao de um produto ou servio oferecido pela organizao. 84 Quando bem administradas, as RP facilitam as transaes com diversos pblicos, alm do pblico-alvo, e garantem plenamente o carter de fidelidade e de multiplicao praticadas por aqueles pblicos. 85 A atividade de RP em si tica, pois til para a sociedade. Entretanto, os problemas ticos das RP podem ser gerados pelos profissionais que a praticam, como ocorre em outras atividades. Uma empresa brasileira do ramo cinematogrfico est se expandindo para outros estados da Federao, alm do seu estado de origem. Essa empresa, apesar de ter credibilidade no mercado, identificou a necessidade de legitimar mais o seu p roduto junto ao novo pblico. Com esse propsito, a empresa contratou Jane, uma profissional de RP com ampla experincia na rea, excelente competncia tcnica e interpessoal. Diante da situao hipottica apresentada acima, julgue os seguintes itens acerca de importantes aspectos relacionados atividade de RP. 86 Considere que o comportamento profissional de Jane pautado no princpio de que o cliente a razo de ser da empresa e deve ser bem atendido. Por isso, ela trata cordialmente o pblico, est sempre bem-humorada e detm todas as informaes quanto ao funcionamento e aos

estabelecidas

ocupantes

sendo que a eficcia das RP depende da harmonia entre esses dois tipos de metas. 90 Para o bom exerccio da funo de RP, suficiente que J ane detenha conhecimentos embasados no marketing, na comunicao, sociologia. na administrao, na lingstica e na

servios oferecidos pela empresa. Nessa situao, correto afirmar que essa conduta de Jane leva a um desempenho eficiente. 87 Jane deve manter constante comunicao com o pblico externo e eventualmente com o pblico interno para verificar como est a imagem da empresa junto a esses pblicos. 88 Como a empresa j tem credibilidade no mercado, o desempenho de RP de Jane no ter grande influncia na

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

etapa do processo produtivo em captao em preparao em filmagem em finalizao finalizado lanado total

quantidade de projetos 528 x 8 y 96 z

97 % do total 66% 100%

O veculo desenvolveu a maior velocidade no ltimo trecho do trajeto, isto , no intervalo de tempo 210 300. t

RASCUNHO

A tabela acima mostra as quantidades de projet os de produo de obras cinematogrficas por etapas do processo produtivo no ano de 2004. Suponha que as quantidades x, y e z satisfaam as seguintes hipteses: x est para y assim como 6 est para 5, e x est para z assim como 3 est para 5. Com base nessas informaes hipotticas, julgue os itens seguintes. 91 A quantidade de projetos que esto em processo de filmagem corresponde a 2% do total. 92 A quantidade z de projetos lanados o dobro da quantidade de projetos em finalizao. 93 A quantidade x de projetos em preparao inferior a 50.

d
310 220 160

120 140 180

210

300

A figura acima mostra o grfico do deslocamento d de um veculo, em quilmetros, em funo do tempo t, em minutos. Sabendo-se que a velocidade dada pelo quociente entre o deslocamento d e o tempo t e que o veculo partiu da origem em t = 0, julgue os itens que se seguem. 94 O veculo ficou parado durante um perodo de tempo inferior a 40 minutos. 95 A velocidade do veculo nos primeiros 120 minutos foi constante. 96 No intervalo de tempo 215 < t < 260, a distncia percorrida pelo veculo foi superior a 40.000 metros.

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

Julgue os itens seguintes. 98 99 Em uma caixa dgua cujo volume interno de 1m3, pode-se colocar at 1.000 litros de gua. 2 e Considere que os trs nmeros n1 = a + 1, n2 = 5a 2 n3 = 2a + 4, em que a uma constante real, esto em progresso aritmtica cuja soma superior a 30. Nesse caso, a razo dessa progresso inferior a 8.

110 O capital inicial aplicado inferior a R$ 3.200,00.


RASCUNHO

100 Considere que um capital de R$ 4.000,00 ficou aplicado por 2 meses taxa de juros compostos de 10% ao ms. Se o montante obtido foi corrigido pela inflao do perodo obtendo-se um total de R$ 5.082,00, ento a inflao do perodo foi superior a 7%. 101 Considere que o capital de R$ 5.000,00 aplicado taxa de juros compostos de 6% ao ms e sejam M 1, M 2 , . . . , M n os montantes gerados por esse capital aps o 1. ms, 2. ms, ..., n-simo ms, respectivamente. Ento os montantes M n formam uma progresso geomtrica de razo igual a 1,06. 102 Considere que 2 lados de um retngulo medem 6 cm, os outros dois medem x cm, em que x um nmero real positivo e que 26 cm < permetro do retngulo < 28 cm. Ento x maior que 8. 103 Considere que 8 copiadoras igualmente produtivas, trabalhando 4 horas por dia, produzem em 5 dias 160.000 cpias. Ento, em 5 dias de trabalho sero necessrias 7 dessas copiadoras, trabalhando 6 horas por dia, para produzirem 210.000 cpias. O consumo de gua, em litros, em uma repartio durante um dia de expediente expresso pela funo y = t2 + 22t 105, em que y 0, dado em litros e t o tempo, em horas. Supondo que (a, 0) e (b, 0) so os pontos de interseo do grfico da funo y com o eixo Ot, julgue os itens subseqentes. 104 a + b = 15. 105 O maior consumo de gua foi de 16 litros. 106 O consumo de gua foi superior a 12 litros no intervalo de tempo 9 < t < 14. Em certo dia 8 pessoas foram ao cinema e outras 6 pessoas foram ao teatro, gastando R$ 154,00 com os ingressos. Em outro dia 3 pessoas foram ao cinema e outras 5 pessoas foram ao teatro, pagando um total de R$ 99,00 pelos ingressos. Supondo que os valores dos ingressos para o cinema nos dois dias sejam os mesmos e o mesmo ocorrendo com os ingressos para o teatro, julgue os itens que se seguem. 107 O ingresso para o cinema custa a metade do ingresso para o teatro. 108 O total pago com os ingressos para o teatro, nos dois dias, foi superior a R$ 160,00. Um capital foi aplicado por 7 meses taxa de juros simples de 48% ao ano e rendeu R$ 840,00 de juros nesse perodo. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir. 109 A taxa trimestral equivalente taxa referida acima inferior a 10%.
UnB / CESPE ANCINE CADERNO CHAPLIN
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

w ww.pciconcursos.com.br

Tabela I finalidade do projeto produo de obras cinematogrficas nacionais construo/reforma de salas de exibio comercializao/distribuio de obras cinematogrficas nacionais formao de recursos humanos/capacitao dos profissionais para o cinema nacional total n. de projetos atendidos 10 20 n. de projetos no-atendidos 20 60

114 Dos recursos distribudos pelo programa, 25% foram destinados construo/reforma de salas de exibio,

sendo concedidos, em mdia, R$ 250 mil por projeto desse tipo.


RASCUNHO

70

20

100

200

200 Tabela II

300

finalidade do projeto produo de obras cinematogrficas nacionais construo/reforma de salas de exibio comercializao/distribuio de obras cinematogrficas nacionais formao de recursos humanos/capacitao dos profissionais para o cinema nacional total Tabela III
p rojeto v a l o r milhes) atendi d o ( R $ 1 2 3 4 5 6 7

valor distribudo (R$ milhes) 10 5 3 2 20

10

total 10

2,0 1,6 1,0 1,0 1,0

0,8 0,8 0,7 0,6 0,5

A tabelas I e II acima apresentam informaes referentes a um programa hipottico de incentivo a projetos na rea cinematogrfica no Brasil, classificados quanto s finalidades dos projetos

avaliados pelo programa. A tabela III apresenta os valores que foram aplicados nos 10 projetos atendidos que tinham como finalidade a produo de obras cinematogrficas nacionais. Com relao s informaes apresentadas acima, julgue os itens a seguir, considerando o universo de projetos atendidos e

no-atendidos pelo programa de incentivo mencionado. 111 Esse programa atendeu a dos projetos avaliados.

112 Dos projetos avaliados, 60% tiveram como finalidade a formao de recursos humanos/capacitao dos profissionais para o cinema nacional. 113 Em mdia, cada projeto avaliado pelo programa e cuja finalidade era a produo de obras cinematogrficas nacionais recebeu R$ 1 milho.

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

10

w ww.pciconcursos.com.br

115 Se todos os projetos atendidos destinados comercializao/distribuio de obras cinematogrficas nacionais tiverem recebido o mesmo valor, ento o desvio-padro dos recursos distribudos para essa finalidade foi igual ou superior a R$ 127 mil. 116 A moda dos valores distribudos aos projetos de produo de obras cinematogrficas nacionais atendidos pelo programa igual a R$ 1 milho. 117 A mediana dos valores distribudos para os projetos de produo de obras cinematogrficas nacionais atendidos pelo programa igual a R$ 5,5 milhes. 118 Considere que o programa decida dar mais R$ 500 mil para cada projeto atendido destinado produo de obras cinematogrficas nacionais. Nesse caso, a mdia e o desvio-padro dos valores distribudos para esses projetos sero aumentados em R$ 500 mil, com relao aos valores mostrados na tabela III. 119 O histograma no adequado para representar graficamente os valores apresentados na tabela II. 120 Dos projetos atendidos para a produo de obras cinematogrficas nacionais, 30% receberam, cada um, menos de R$ 0,75 milho.
RASCUNHO

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

11

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova que vale quinze pontos , faa o que se pede, usando o espao indicado no presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em local indevido. Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. ATENO! Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Como parte do macrossetor cultural, o audiovisual brasileiro integra uma cadeia produtiva complexa, que inclui a produo, a distribuio e a exibio de produtos audiovisuais. Elabore um texto dissertativo acerca da referida cadeia produtiva, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: produo; distribuio; exibio; atores da cadeia produtiva; relao do Estado com a cadeia produtiva.

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

12

w ww.pciconcursos.com.br

UnB / CESPE ANCINE

CADERNO CHAPLIN

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 4: Tcnico em Regulao da Atividade Cinematogrfica e Audiovisual

13

w ww.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai