Anda di halaman 1dari 10

N

o dia 31 de maro de 1964, foras militares devidamente treinadas na Escola das Amricas do Panam desencadearam o Golpe CivilMilitar que afundou o pas nas trevas do arbtrio durante 21 anos. O Golpe de Estado ocorreu depois de intensos preparativos e conspiraes entre as classes dominantes e interlocutores norte-americanos, aliando militares s foras civis que viam no governo legitimo do Presidente Joo Goulart uma ameaa a supremacia de seus negcios. Depois de 46 anos do Golpe de Estado, chamamos a ateno da opinio publica para a nociva promoo do esquecimento, principalmente entre as geraes mais jovens, sobre as conseqncias e seqelas do nefasto golpe, que ainda perduram entre ns. uma tendncia omisso e a reviso dos fatos da Histria promovida junto aos que no conheceram toda a realidade e extenso deste movimento civil-militar, com a inteno de que os atos de traio cometidos pelos golpistas no sejam lembrados. Os pronunciamentos em parte da mdia, atribuindo uma conotao mais branda ao sanguinrio golpe que prendeu mais de 50.000 pessoas, ceifou a vida de mais de 450 patriotas e reprimiu as liberdades durante 21 anos, ato inaceitvel. Conclamamos todas as foras polticas progressistas do pas a unirem-se na reivindicao de JUSTIA E VERDADE sobre os fatos ocorridos h 46 anos. Esclarecer e no esquecer os atos do regime tirnico dos militares no poder e seus aliados na elite econmica, que oprimiram durante 21 anos as lutas por um Brasil mais justo e igualitrio para seu povo.

OGOLPE
ATERRORISMO DE ESTADO DITADURA O

PELA DIFUSO DA VERDADE ENTRE OS JOVENS! POR UM BRASIL SOLIDRIO E JUSTO!

RESISTNCIA E LUTA
Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!...
Castro Alves

driano Diogo iniciou suas atividades polticas em 1963, no Colgio Estadual Firmino de Proena, na Mooca, na resistncia ao golpe militar de 1964 e depois no Colgio Estadual Amrico de Moura, na Vila Prudente, onde organizou o movimento secundarista. Em 1969, entrou no curso de Geologia na USP - Universidade de So Paulo e passou a organizar o movimento cultural na universidade. Por suas aes polticas, contrrias ao regime ditatorial de Emlio Garrastazu Mdice, no movimento estudantil do DCE da USP, Adriano Diogo foi preso e torturado pela Oban Operao Bandeirantes em 1973. Quando finalmente foi libertado, em 1975, organizou a luta pela anistia e pelos direitos humanos. Engajou-se nas reivindicaes populares e foi um dos lderes do movimento de moradia dos encortiados do centro da cidade de So Paulo e do bairro da Mooca. Atualmente, Adriano Diogo Deputado Estadual (PT) e defende a abertura dos arquivos do perodo da ditadura militar e a punio dos torturadores. Para ele, as mesmas foras polticas que deram o golpe de 64 e apoiaram o regime militar fazem oposio ao governo Lula e so contrrias candidatura de Dilma para a presidncia. O aparato repressivo ainda est intacto e a tortura continua sendo um mtodo consagrado para a obteno de informaes. Seu mandato trabalha em defesa do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), na luta diria contra os neo-golpistas do PSDB e do DEM.

17/3/73 - Morre sob torturas, nas dependncias do Doi-Codi/SP, o estudante de Geologia da USP, Alexandre Vannucchi Leme

Fichas policiais de Alberto Alonso (o Babo, foto a de cima), Adriano Diogo (o Mug, no meio) e o retrato de Alexandre Vannuchi Leme; eles formavam os trs As da Geologia.

Golpe foi tramado e tentado vrias vezes

Carlos Lacerda e militares, tramaram contra a democracia desde o segundo governo de Getlio Vargas.

Posse do presidente Joo Goulart.

O golpe de primeiro de abril de 1964 no foi um fato corriqueiro, nem aconteceu por acaso. Foi uma trama ardilosa, preparada e ensaiada durante muito tempo. Muito mais que isso, o golpe foi tentado vrias vezes antes dessa data. Tentaram derrubar Getlio Vargas em seu mandato popular, eleito democraticamente. No conseguiram sua derrubada, mas o levaram ao suicdio e provocaram o fim de um governo democraticamente eleito. Na conspirao contra Getlio foram criadas e desenvolvidas algumas lideranas golpistas, que ressurgem em 1964. O partido da trama foi a UDN, Unio Democrtica Nacional e a mais saliente e destacada liderana golpista foi o jornalista Carlos Lacerda, governador do estado da Guanabara na poca do golpe de abril e um dos expoentes da derrubada de Joo Goulart. A morte de Getlio no acabou com o projeto dos golpistas de tomada do poder, mas atrasou a derrubada da democracia por uma dcada. A reao do povo nas ruas mostrou que no seria to fcil a aceitao de uma ditadura. Os mesmos personagens conspiraram contra a Democracia e o governo de Juscelino Kubitschek com uma esfarrapada alegao de que o presidente estava aliado aos comunistas. Outra vez a fora popular desmobilizou o golpe. A eleio de Jnio Quadros deu flego para os traidores da Democracia e sua renncia forou nova tentativa desesperada de derrubada das instituies democrticas. No queriam permitir a posse do vice-presidente, que estava na China em visita oficial. Alegaram que a visita indicava uma ligao com o comunismo e que ele no poderia assumir a Presidncia da Repblica por causa disso. Houve grande mobilizao popular, encabeada pelo governador Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul, com a criao da Rede da Legalidade, que exigia o respeito ao voto popular e a posse do Vice-Presidente constitucional. A campanha da Legalidade foi vitoriosa e os golpistas exigiram, como ltimo recurso, que Joo Goulart fosse empossado mediante um acordo poltico, que transformou o sistema poltico brasileiro em parlamentarista. Ainda tinham a esperana de fazer de Jango um boneco sem poder ou iniciativa. Por dois anos o pas foi governado por gente como Tancredo Neves, primeiro-ministro, de confiana dos golpistas e depois aliado na trama de 64.

Os golpistas Marechal Castelo, 1 ditador e Costa e Silva o 2 ditador.

Com a fora de seu mandato e o apoio popular decisivo, Jango conseguiu governar e propor a volta do Presidencialismo atravs de um plebiscito popular. A grande mobilizao do povo, principalmente das camadas pobres da populao, derrotou o parlamentarismo no referendo de 1962, por larga margem de votos. Aos golpistas s restou o caminho da traio aos princpios democrticos. A conspirao contra a democracia comeou nesse momento. A articulao contra o povo e a democracia teve a orientao do governo dos EUA e os adeptos da ruptura institucional partiram para o tudo ou nada. A Escola Superior de Guerra, nos moldes da Escola de Guerra ianque, criada em 1946, serviu de base de organizao para a conspirao no Brasil. O governo dos EUA investiu grandes somas em dlares para a propaganda contra o governo democrtico, para comprar parlamentares e coloc-los dentro do esquema de golpismo. Quem afirmou isso foi o ex-embaixador americano no Brasil, durante o golpe, Lincoln Gordon. Eu tinha cinco milhes de dlares para investir em deputados e senadores confiveis ao nosso governo, disse ele sem nenhuma vergonha ou preocupao com a tica quando visitou o pas anos atrs. Para garantir o sucesso da derrubada da Democracia em nosso pas, o governo dos EUA colocou sua frota de guerra nas costas do Brasil para garantir que nada sasse errado durante a tomada do poder. O ex-governador de So Paulo, imposto pela ditadura na dcada de 70, Paulo Egdio Martins, diz em suas memrias que a frota americana foi mesmo mobilizada para o golpe e estava preparada para invadir nosso pas, em caso de guerra civil, ou para retirar os golpistas, em caso de vitria das foras legalistas, fiis Democracia. Para mobilizar os setores conservadores do pas, os conspiradores criaram um certo IBAD (Instituto Brasileiro de Ao Democrtica) com dinheiro e orientao ianque. Esse organismo tinha a funo de fazer propaganda contra o governo, causar instabilidade entre a populao e denunciar o perigo comunista que rondaria o pas com a continuidade do governo democrtico. Diziam que Jango e os comunistas preparavam um golpe de Estado para a implantao de uma Repblica Anarco-Sindicalista. Na realidade,

O golpe de 64 foi uma agresso imperialista contra o Brasil

Eu tinha cinco milhes de dlares para investir em deputados e senadores confiveis ao nosso governo
Lincoln Gordon embaixador americano no Brasil durante o golpe.

O golpista General Golbery do Couto e Silva criou o IPES, centro da conspirao e depois criou o SNI, centro de perseguio, torturas e assassinatos. Foi eminncia parda durante toda a ditadura.

queriam dizer que a Democracia servia aos interesses da classe operria, organizada em sindicatos e isso eles no queriam aceitar de jeito nenhum. A produo de material contra o governo ficou sob a responsabilidade do IPES (Instituto de Pesquisa Econmica e Social), que era tambm o servio secreto dos golpistas. Esse organismo secreto dos conspiradores tinha como tarefa maior o mapeamento de quem eram as lideranas populares, sindicais e do governo, e onde estariam na hora da represso da ditadura ser deflagrada. O criador desse centro de conspirao e espionagem foi o general Golbery do Couto e Silva, depois pea central de todos os governos ditatoriais e criador do SNI (Servio Nacional de Informao), principal rgo de represso poltica da ditadura. Os arquivos do tal IPES foram agregados ao do SNI com a vitria dos golpistas. Os conspiradores de antes viram os torturadores durante a ditadura. Consolidada a ditadura, o governo imperialista dos EUA treinou militares brasileiros na Escola das Amricas, na base naval ianque no Canal do Panam, na prtica de torturas e guerra contra seu povo. Por l passaram centenas de oficiais das Foras Armadas brasileiras, colocados a servio da represso poltica e dos interesses de um governo estrangeiro. Os mais destacados torturadores brasileiros passaram por esse centro de preparao de repressores. Alm dos brasileiros, torturadores de outros pases latino-americanos tambm aprenderam a prtica do terror de Estado nesse lugar. O terror de Estado foi implantado desde a primeira hora da ditadura. Antes de terminar o ano de 1964, foram assassinadas 17 pessoas. Algumas foram fuziladas em manifestaes de rua, outras mortas em sesses de torturas e encobertas por falsas verses de suicdios improvveis. Os golpistas no perdoaram seu colega de farda, Coronel Aviador Alfeu de Alcntara Monteiro, que se recusou a aderir ao novo regime ditatorial e o mataram com uma rajada de metralhadora pelas costas. No comeo do ms de maio, o dirigente comunista Carlos Marighella quase foi morto em cerco feito por militares e policiais civis. Desarmado, ele correu, procurou refgio dentro de um cinema, foi localizado e recebeu um tiro no peito, mas no morreu. Mesmo preso e algemado maca, Marighella gritou seu nome,

Carlos Marighella foi baleado ao resistir priso nos primeiros dias do golpe.

Um Estado terrorista, anti-povo e de entrega do pas


Cel. Alfeu foi morto pelas costas, o assassino cel. Roberto Hiplito da Costa ficou impune.

A ditadura deu um pas para o americano Ludwig dentro da Amaznia.

que estava sendo preso e seria morto pela ditadura. Isso salvou sua vida e deixou a ditadura sem ao naquele momento, que teve que soltar o lder comunista pouco tempo depois da priso. Ao mesmo tempo em que prendia, torturava e matava opositores polticos, a ditadura militar implantava o terror sobre nosso povo. Sindicatos foram invadidos, suas diretorias trocadas por interventores pelegos e sufocada qualquer tipo de oposio dentro da entidade de classe dos trabalhadores. Ao movimento operrio s sobrou o caminho da oposio clandestina dentro de suas entidades de classe e de atuao discreta e cuidadosa para que no permitir prises e torturas. Os operrios conscientes, que insistiam em continuar a oposio sindical, sofreram uma perseguio maior ainda com a colaborao dos patres. Foram criadas as listas negras em que constavam os nomes dos operrios, inimigos do regime, que no poderiam conseguir emprego. Esse mtodo perverso levou a fome aos lares de milhares de famlias de trabalhadores e contou com a participao direta das empresas simpticas ao regime ditatorial. O mesmo aconteceu com entidades estudantis. A sede da UNE (Unio Nacional dos Estudantes) foi invadida, saqueada e incendiada por tropas militares nos primeiros dias do golpe. Todas as entidades estudantis sofreram interveno e s funcionaram as que fossem leais ao novo regime. O governo ilegtimo, surgido com o golpe de abril de 1964, atrelou o pas aos interesses de uma potncia estrangeira, os EUA. Empresas brasileiras foram sufocadas pelo governo militar e compradas por uma ninharia por empresas estrangeiras, notadamente norte-americanas. O que no conseguiam pelo sufocamento econmico, era feito pelos decretos secretos, como foi o caso da PANAIR, empresa de aviao, smbolo da soberania nacional da poca. O latifndio foi reforado e as conquistas das lutas camponesas de antes de 64 destrudas. O smbolo de entrega de terras nacionais para estrangeiros foi o chamado Projeto Jari, quando uma rea superior a muitos pases europeus foi dada ao empresrio ianque Daniel Keith Ludwig no extremo norte de nosso pas, em plena Amaznia. A implantao desse estrangeiro em nosso pas se deu com muita represso aos trabalhadores rurais, oposio no Congresso Nacional e imprensa popular de oposio

Para a populao pobre o regime criou o terror do Esquadro da Morte, quadrilhas organizadas e formadas por policiais corruptos, ligados ao trfico de drogas. Esses bandos impunes matavam marginais e trabalhadores inocentes e faziam propaganda de seus atos criminosos expondo cadveres com cartazes identificando sua quadrilha por uma caveira e duas tbias cruzadas. Essa quadrilha de assassinos de cidados dos bairros pobres das grandes cidades serviu de base para a criao do aparato de represso poltica. O mais famoso desses assassinos foi o famigerado delegado Srgio Fleury, que ensinou suas tcnicas de torturas e assassinatos aos militares da chamada Operao Bandeirante, articulao do exrcito com polcia civil e militar, financiada por Eles torturavam, empresrios de direita empenhados em acabar com a agitao sindical e popular. assassinavam
O marginal Srgio Fleury ensinou a prtica de tortura aos militares do DOI-CODI.

Alex de Paula Xavier torturado e assassinado em 20 de janeiro de 1972, DOI/CODI-SP comandado pelo major Brilhante Ustra.

e fotografavam suas vtimas

Terrorismo de Estado prendeu, torturou, matou e desapareceu com corpos


A represso poltica, que inicialmente acontecia nos DOPS e nos quartis com os IPMs (Inqurito Policial-Militar), ganhou uma vasta estrutura militar de represso aos inimigos internos, como chamavam a oposio ditadura. A criao do SNI - Servio Nacional de Informaes deu a partida para a formao de uma extensa rede de organismos de represso aos opositores e populao em geral. Tudo tinha no comando o ditador de planto, mas as trs foras armadas, as polcias militares e civis, rgos estatais e universidades participavam do processo de identificao e captura dos inimigos do regime. A organizao popular se manifesta nas ruas do pas atravs das passeatas estudantis e das greves operrias de Osasco e Contagem, notadamente. A ditadura, com medo de perder o controle, edita o AI-5 (Ato Institucional nmero 5), em 13 de dezembro de 1968, e abre a temporada de caas aos inimigos, com forte incentivo violncia do Estado. A represso s passeatas de estudantes e trabalhadores, deram lugar prtica de torturas aos presos polticos, seguidas de longos perodos de desaparecimentos. Em julho de 1969 lanada a Operao Bandeirante, a famigerada OBAN, sob o pretexto de combate aos grupos armados. Dirigida por militares do exrcito, composta por policiais civis e
Antnio Benetazzo durante os dias 28 e 29 de outubro de 1972, foi torturado ininterruptamente e, no fim do dia 30, foi assassinado, no DOI/CODI-SP comandado pelo major Brilhante Ustra.

Virgilio Gomes da Silva torturado e assassinado em 1969, na sede do DOI-CODI pelos majores Inocncio F. de Matos Beltro e Valdir Coelho.

militares, alm de membros dos grupos terroristas CCC (Comando de Caa aos Comunistas) e MAC (Movimento Anti-Comunista), e financiada por empresrios colaboradores e beneficirios da ditadura, esse organismo para-militar ilegal, mas no clandestino, funcionou nas dependncias do quartel da Polcia do Exrcito e depois ocupou a 36 Delegacia de Polcia de So Paulo, na rua Tutia, bairro do Paraso. Esse grupo para-militar, clebre pelas mais brutais torturas e assassinatos aos militantes de oposio, tinha especial interesse em saquear as casas dos presos e no prmio pago pelos empresrios pela captura dos inimigos mais destacados na luta contra a ditadura. A Operao Bandeirante foi legalizada, dentro da estrutura militar, em maio de 1970, quando foram criados os DOI-CODIs (Destacamentos de Operao e Informao dos Centro de Operao de Defesa Interna), hierarquicamente ligadas ao comando das trs Foras Armadas, centralizadas no Estado Maior das Foras Armadas e chefiadas pelo general ocupante da Presidncia da Repblica. Em paralelo funcionavam os Centros de Informao do Exrcito, da Marinha, da Aeronutica, os DOPS (Departamentos de Ordem Poltica e Social) das polcias civis estaduais e das polcias militares. Formavam a chamada Comunidade de Informaes, intrincada rede de espies e assassinos torturadores com uma cadeia de comando prpria e sem vnculos com as demais hierarquias das suas corporaes. Todas tinham como objetivo a identificao, captura, tortura e assassinato dos opositores. Com a ocupao da Presidncia da Repblica pelo general Ernesto Geisel, a cruel prtica do desaparecimento com os corpos dos presos polticos virou rotina. Como a ditadura sempre negou a existncia de presos polticos, alm da prtica de torturas, passaram a desaparecer com as prprias pessoas presas.

Joaquim Alencar de Seixas torturado e assassinado em 1971, na sede do DOI-CODI na presena do comandante major Brilhante Ustra.

Antnio Carlos Bicalho Lana torturado e assassinado em 1973, no stio 31 de maro, centro clandestino de tortura do DOI-CODI comandado pelo major Brilhante Ustra.

Defesa de torturadores contra a Democracia


A defesa da impunidade dos torturadores uma agresso Democracia. A ditadura era um regime ilegtimo e ilegal. A prtica

Flix Freire, Aldir Maciel, Jos Brant e Ustra so alguns dos homens que se destacaram nos rgos de represso pela frieza e morbidez, receberam licena da ditadura para matar e ocultar cadveres.

de torturas, apesar de ser poltica do estado ditatorial, sempre foi negada e a impunidade daqueles que mataram homens, mulheres e crianas em longas sesses de torturas um incentivo manuteno dessa prtica nos dias de hoje. A ditadura desrespeitou suas prprias leis e a Conveno de Genebra contra crimes de guerra. Para esconder seus crimes, os torturadores assumiram um discurso anticomunista at os dias de hoje. Alegam apenas que mataram comunistas e terroristas terrveis para esconder que saquearam, violentaram sexualmente militantes e receberam prmios em dinheiro dado por empresrios interessados na manuteno daquele estado de terror. Cometeram crimes de lesa-humanidade e no h lei que os faa inocentes ou que seus crimes sejam esquecidos pelas pessoas civilizadas. Os defensores da impunidade dos torturadores berram que se for para julg-los, deveriam ser julgados os dois lados. Esquecem que suas vtimas foram presas, torturadas e condenadas pelas terrveis leis da prpria ditadura. Ningum quer a volta do regime de barbrie, o julgamento de assassinos torturadores por leis democrticas, com amplo direito defesa e sem qualquer tipo de violncia. Torturador no pode ser perdoado por lei de Anistia ou por qualquer outra lei. Cometeram crimes contra a Humanidade e devem pagar por isso.

instaurados, em todo o pas, os Inquritos Policiais Militares (IPMs) para enquadrar todos os que eram considerados adversrios pelo regime ainda nesse ano, Alceu Amoroso Lima (Tristo de Athayde), entre outros, j falava em Anistia

1965

13/3/65 - Intelectuais lanam Manifesto que pede liberdade, democracia e direitos individuais julho/65 - O coronel reformado Jefferson Cardin de Alencar Osrio comanda a primeira tentativa de derrubada da ditadura pela fora das armas no Rio Grande do Sul. As Foras Armadas de Libertao Nacional toma vrias cidades na serra gacha e marcha pelos estados de Santa Catarina e Paran, onde cercada e desarticulada, com vrios guerrilheiros presos. 27/10/65 - Ato Institucional n 2 (extingue os partidos polticos e cassa seus registros, suspende garantias constitucionais de estabilidade, vitaliciedade, inamovibilidade, prev possibilidade de decretao do estado de stio). 24/11/65 - Ato Complementar nmero 4 - Institui o bipartidarismo: cria Arena e MDB.

1967
Marechal Costa e Silva, o segundo ditador

Frente Ampla rene os adversrios (Jango, Juscelino e Lacerda) e lana manifesto em que clama por Democracia e Anistia Geral. 15/3/67 - Marechal Arthur da Costa e Silva ocupa a Presidncia do Brasil. 3/4/67 - Segunda tentativa de derrubada da ditadura lanada na Serra de Capara (MG e ES). Oito so presos.

Breve histrico da ditadura 1964


1/4/64 - Golpe de 64 - O presidente Joo Goulart deposto por um golpe de Estado, comandado pelas Foras Armadas. 1/4/64 - Um grupo de militares e terroristas de extrema direita incendeiam a sede da Unio Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Ato Institucional n 1 - (Permite, mediante investigao sumria, demisso, disponibilidade ou aposentadoria dos que "houvessem atentado contra a Segurana do Pas, o regime democrtico e a probidade administrativa, excluda a apreciao judicial)". Confere ao Presidente da Repblica faculdade de suspender direitos polticos, e cassar mandatos legislativos.
Marechal 11/4/64 - O Congresso Nacional monta farsa legal para aprovar a Castelo Branco, indicao do marechal Castelo Branco como presidente da o primeiro Repblica, a mando dos golpistas. ditador

1968

28/3/68 - Morto a tiros o estudante Edson Luiz de Lima Souto, durante a represso policial utilizada para desalojar os estudantes que haviam ocupado o Restaurante Calabouo, no Rio de Janeiro. junho de 1968 - Passeata dos 100 mil, no Rio de Janeiro rene estudantes, artistas, clero, intelectuais, sindicalistas e populares na maior manifestao contra a ditadura. 2 semestre de 1968 - Paulo Macarini, deputado (MDB/SC), apresenta na Cmara Federal projeto de Anistia Geral. 12/10/68 - Polcia invade o 30 Congresso UNE, realizado clandestinamente em Ibina, So Paulo, e prende 1240 estudantes 13/12/68 Congresso fechado e a ditadura edita o Ato Institucional n 5, que autoriza o presidente da Repblica a colocar em recesso o Congresso Nacional e as Assemblias Legislativas estaduais, lhe d plenos poderes para cassar

saem as primeiras listas de cassaes de mandatos

10

11

mandatos eletivos, suspender direitos polticos, demitir ou aposentar juzes e funcionrios. Suspende o habeas corpus e autoriza julgamento de crimes polticos por tribunais militares.

7/12/70 A VPR (Vanguarda Popular Revolucionria) captura, no Rio, o embaixador da Sua, Giovanni Enrico Bcher, e o troca por 70 presos.

1969

26/1/69 - O capito do exrcito Carlos Lamarca e mais sete militares aderem VPR (Vanguarda Popular Revolucionria) e levam 63 fuzis do quartel de Quitana, So Paulo. 1/7/69 - Criada em So Paulo a Operao Bandeirantes (Oban), maior centro de torturas do Estado. 31/8/69 - Junta Militar assume no lugar de Costa e Silva, afastado por doena. 4/9/69 - Um grupo de guerrilheiros da ALN (Ao Libertadora Nacional) e do MR-8 (Movimento Revolucionrio 8 de outubro) capturam o embaixador americano Charles Elbrick, no Rio de Janeiro, e o trocam pela libertao de 15 presos polticos. 9/9/69 - Ato Institucional n 14 cria a pena de morte para presos polticos. 18/9/69 - Entra em vigor a Nova Lei de Segurana Nacional, muito mais dura. 30/10/69 - General Emlio Garrastazu Mdici passa a ocupar a Presidncia da Repblica. outubro/novembro - Priso de vrias pessoas, inclusive frades dominicanos. 4/11/69 - O lider comunista Carlos Marighella assassinado em emboscada na Alameda Casa Branca, So Paulo /SP.
Automvel do deputado Rubens Paiva, metralhado, no Alto da Boa Vista - RJ, seu corpo nunca foi encontrado.

1971

20/1/71 - O ex-deputado federal Rubem Paiva preso no Rio de Janeiro e morto sob torturas. Os militares do DOI-CODI desaparecem com seu corpo e at hoje considerado desaparecido. 17/9/71 - O capito Carlos Lamarca, da VPR (Vanguarda Popular Revolucionria), cercado no serto da Bahia e executado por um grupo de torturadores do DOI-CODI.

1972

O MDB defende em seu programa a Anistia Geral, proposta pelo grupo dos "autnticos" 12/4/72 - Militantes do PC do B (Partido Comunista do Brasil) deflagram os combates da guerrilha do Araguaia, no sul do Par, Maranho e Gois. A luta se estende at 1974.

1973

17/3/73 - Morre sob torturas, nas dependncias do Doi-Codi/SP, o estudante de Geologia da USP, Alexandre Vannucchi Leme 30/3/73 - D. Paulo Evaristo Arns celebra missa na Catedral da S, em So Paulo, em homenagem a Alexandre Vannuchi Leme, com a presena de 3 mil pessoas.

1970

11/3/70 - O MRT (Movimento Revolucionrio Tiradentes, a VPR (Vanguarda Popular Revolucionria) e a REDE (Resistncia Democrtica) capturam o cnsul do Japo em So Paulo, Nobuo Okushi, e o trocam por cinco militantes presos, dentre eles Madre Maurina Borges, freira presa e violentada na cidade de Ribeiro Preto. maio de 70 A Oban (Operao Bandeirante legalizada e passa a integrar a estrutura militar de represso poltica e vira Doi-Codi/So Paulo. 11/6/70 - A ALN (Ao Libertadora Nacional) e a VPR (Vanguarda Popular Revolucionria) capturam, no Rio, o embaixador da Alemanha, von Holleben, e o trocam por 40 presos. 23/10/70 - O lder revolucionrio Joaquim Cmara Ferreira (Comandante Toledo) capturado e morto sob torturas num stio clandestino da represso.

foi torturado pelos membros da equipe A, chefiada pelo torturador de nome Dr. Jos e pelo investigador conhecido por Dr. Tom e composta por: Caio ou Alemo, Dr. Jac, Silva, Rubens, todos orientados pelo comandante daquele departamento, o ento major Carlos Alberto Brilhante Ulstra.

1974

15/3/74 - a vez do general Ernesto Geisel ocupar a Presidncia da Repblica. 2 semestre de 1974 A exigncia de uma Anistia feita durante a campanha eleitoral de vrios candidatos do MDB. 15/11/74 - Oposio obtm expressiva vitria nas eleies parlamentares e MDB elege 335 deputados estaduais, 160 deputados federais e vrios senadores.

1975

15/3/75 - Therezinha Zerbini cria o Movimento Feminino pela Anistia. Tese da Anistia no Brasil aprovada no Congresso Mundial da Mulher (1975), realizado no Mxico. So criados no exterior um grande nmero de comits pela anistia aos presos polticos no Brasil. setembro, outubro Priso de vrios jornalistas e militares ligados ao PCB (Partido Comunista Brasileiro) 25/10/75 O jornalista Vladimir Herzog, diretor da TV Cultura, torturado at a morte no Doi-Codi de So Paulo. Sindicato dos Jornalistas mobiliza protesto da categoria e da sociedade para contestar a verso oficial de suicdio, imposta pela represso. H grande repercusso em todo o pas e no Exterior.

12

13

31/10/75 - Culto ecumnico, na Catedral da S, se transforma em ato pblico de protesto contra a ditadura.

1977

1977 - A luta pela Anistia ganha as ruas e assumida pelo movimento estudantil e movimentos populares, entre os quais o Movimento contra a Carestia. ditadura cassa vrios mandatos de parlamentares. maro/77 - Relatrio do Governo dos Estados Unidos denuncia violaes dos direitos humanos no Brasil. 30/3/77 - Em So Paulo, passeata com 5.000 estudantes marca a reconstruo do Movimento Estudantil e dos movimentos populares. 3/5/77 - Assemblia geral de estudantes na PUC/SP cria o Comit de Anistia Primeiro de Maio. 5/5/77 - Concentrao de 10 mil estudantes no Largo de So Francisco quase deflagra uma batalha campal contra o forte aparato montado pela represso.

1976

janeiro - Reunio nacional de estudantes em Campinas aprova a Campanha Nacional de Luta por Liberdades Democrticas. 16/1/76 - O Doi-Codi prende e tortura at a morte o operrio Manuel Fiel Filho. Novamente a ditadura alega a verso de suicdio, logo desmascarada. 17/1/76 - O General Geisel, que ocupa a Presidncia da Repblica, demite do comandante do II Exrcito, devido a repercusso do assassinato de Manoel Fiel Filho, durante o ano - vrias cassaes. 8/03/1976 - Comit Pr-Amnistia Geral no Brasil, de Lisboa, publica dossi com relatos de torturas e documentos de presos polticos brasileiros. maio de 1976 - Assemblia geral dos universitrios cria o DCE Livre Alexandre Vannuchi Leme, da Universidade de So Paulo, desrespeitando as leis ditadura.

Manuel Fiel Filho assassinado em 17 de Janeiro de 1976 no DOI-CODI-SP.

A invaso foi comandada pelo cel. Erasmo Dias.

junho de 1977 - Criao em So Paulo da Comisso de Mes em Defesa dos Direitos Humanos/SP. 4/6/77 - Represso invade III Encontro Nacional de Estudantes, em Belo Horizonte, e prende mais de 400 estudantes, delegados eleitos em todo o Pas. 11/08/77 - Ato pblico no Largo So Francisco em que e lida a Carta aos Brasileiros, elaborada pelo professor Goffredo da Silva Telles. 18/9/77 - Ato realizado na igreja da Penha pelo Movimento Justia e Libertao, contra as ameaas de priso e expulso de religiosos. 22/9/77 - Estudantes desafiam ditadura e realizam, na PUC/SP o seu III Encontro Nacional de Estudantes. 22/9/77 - A PUC/SP e invadida como represlia a realizao do III Encontro Nacional de Estudantes. Mais de 2 mil estudantes so presos e vrios so feridos pela represso. Cinco estudantes so gravemente queimadas por bombas de gs mostarda.

14/4/76 - A estilista Zuzu Angel, me do militante Stuart Angel Jones, que ficou conhecida por denunciar a tortura, morte e Stuart Angel, aps inmeras ocultao de cadver de seu filho, Stuart Angel, assassinado em sesses de tortura, foi torturas pelo Cenimar. Morta em estranho acidente de carro. Ao amarrado traseira de que tudo indica foi morta pelo DOI-CODI do Rio de Janeiro. um jipe da Aeronutica e
arrastado pelo ptio com a boca colada ao cano de descarga do veculo, o que ocasionou sua morte por asfixia e intoxicao por monxido de carbono, no DOI-CODI/RJ.

Julho de 1976 - Moo pedindo a Anistia aprovada pela 28. Reunio Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia), em Braslia 19/8/76 Direita mais radical do que a ditadura joga bombas na Associao Brasileira de Imprensa e na Ordem dos Advogados do Brasil, Rio de Janeiro. 4/9/76 - Bomba no Cebrap, So Paulo. 22/9/76 - O bispo Dom Adriano Hiplito, de Nova Iguau-RJ, e sequestrado e espancado pelos terroristas de extrema direita. 6/12/76 - Bomba contra Editora Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro.

1978

Primeiros dias de 1978 - Comea mobilizao para a formao do Comit Brasileiro de Anistia (CBA), pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, em todo o pas. 10 e 11 de maro - Reunio preparatria da Conferncia Internacional pela Anistia e Democracia no Brasil, que foi realizada em Roma em junho de 1979. 29 a 31/3/78 Familiares de desaparecidos polticos entregam carta ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, em visita ao Brasil. 12/5/1978 - Constituio formal do CBA/SP.

Os agentes assassinaram Pedro Pomar e ngelo Arroyo e mudaram o cenrio para insinuar que houvera confronto entre os comunistas e a polcia. No havia armas ali.

10/12/76 Os assassinos do DOI-CODI de So Paulo invadem a sede do PC do B na Lapa e executam os dirigentes comunistas Pedro Pomar e ngelo Arroyo. Alem disso, prendem e torturam ate a morte Joo Baptista Franco Drummond, episodio conhecido como Chacina da Lapa.

14

15

12/5/78 - Comea a greve dos metalrgicos no ABC: 1.600 operrios da Saab-Scania. A greve alastra-se por So Paulo, Osasco e Campinas, at junho. Termina em 27/7. 13/10/78 - So revogados o AI-5 e outros atos da ditadura. 27/10/78 - Justia condena Unio em ao pela morte de Wladimir Herzog. A sentena desmente a verso oficial do suicdio e responsabiliza a Unio pela morte do jornalista. 17/10/78 - Promulgada a Emenda Constitucional n 11, que revoga o AI-5 e outros atos institucionais do regime militar. 2 a 5 de novembro de 1978 - I Congresso Nacional pela Anistia So Paulo. 27/11/78 - Nova Lei de Segurana Nacional reduz as penas dos presos polticos. 29/12/78 - Decreto suspende o banimento de vrias pessoas, entre elas Apolnio de Carvalho, Gregrio Bezerra e Jos Dirceu.

23 a 30/6 e 1/71979 - O Congresso Internacional de Anistia no Brasil, realizado em Roma, aprova o manifesto Apelo Nao, pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. 15 a 17/ junho/ 1979 III Encontro Nacional dos Movimentos de Anistia, Rio de Janeiro. 07/07/1979 - IV Encontro Nacional dos Movimentos pela Anistia, Piracicaba, SP. 22/7/79 a 22/8/79 - Greve Nacional de Fome dos Presos Polticos pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. 30/07/79 - Caminhada pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita CBA-SP 08/08/79 - Dia Nacional de Repdio ao Projeto de Anistia do Governo. 19/08/79 - Theodomiro Romeiro dos Santos, condenado morte pela ditadura, foge da priso, em Salvador, devido a ameaas a sua vida. 21/8/79 - Mais de 10 mil pessoas realizam um grande Ato Pblico na Praa da S, promovido pelo CBA-SP contra o projeto de anistia do Governo. 28/8/79 - Sancionada a Lei da Anistia (Lei Federal 6.683). 28/8/79 - Denncia, no Congresso Nacional, da descoberta de restos mortais de alguns presos polticos (entre eles Luis Eurico Tejera Lisboa), dados como desaparecidos. 18/09/79 - Dia Nacional de Luto, pelos mortos e desaparecidos, promovido pelo CBA-SP. 6/9 a 29/9/79 - Voltam ao Brasil Leonel Brizola, Miguel Arraes, Mrcio Moreira Alves, Gregrio Bezerra. 25/10/79 - Criao do Prmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (iniciativa apresentada por Helena Greco, no CBA/MG, aprovada no I Congresso Nacional pela Anistia e executada por Comisso Mista (Comisso Nacional de Movimentos pela Anistia e Sindicato dos Jornalistas). 29/10/79 - Greve dos metalrgicos, So Paulo e Guarulhos. 30/10/79 - O lder metalrgico Santo Dias da Silva e executado pela Policia militar de so Paulo durante piquete de grevistas diante da fbrica Sylvania, em Santo Amaro/SP. 15 a 18 de novembro - Salvador - II Congresso Nacional pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.
O general Joo Baptista Figueiredo o ltimo ditador.

1979

janeiro - Parlamentares cassados em janeiro de 1969, depois da edio do AI-5, recuperam seus direitos polticos. Entre eles, Mrio Covas. 11/2/79 - No Estdio do Morumbi, So Paulo, jogo entre Santos e Cornthians, aberta uma faixa pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, no meio da torcida corintiana. 13/3/79 - Greve dos metalrgicos do ABC. 15/3/79 - O general Joo Baptista Figueiredo passa a ocupar a Presidncia da Republica 15/3/1979 - Termina a greve de fome dos presos polticos do Presdio do Barro Branco/SP. 23/3/79 - Interveno no Sindicato dos Metalrgicos do ABC. maio - O senador Teotnio Vilela, presidente da Comisso Mista que analisa a proposta de Anistia, inicia visitas a presos polticos em todo o pas. Teotnio, golpista em 64, senador da Arena, partido do Governo, declara no haver encontrado nenhum perigoso terrorista, mas apenas jovens idealistas, que haviam lutado por suas convices. 1/5/79 - Comemorao do Primeiro de Maio em So Bernardo do Campo, com manifestaes pela Anistia. 29/5/79 - XXXI Encontro Nacional de Estudantes em Salvador/BA, para reconstruo da UNE, decide pelo apoio irrestrito Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.

2/12/79 - Sete estudantes de Santa Catarina so presos com base na nova LSN por terem vaiado o presidente Figueiredo, em 30/11.

16

17

Torturadores da ditadura
esto impunes
rgos de represso da ditadura militar

aparato repressivo dos tempos da ditadura militar continua praticamente intacto no Brasil. Nenhum torturador foi punido, os arquivos dos pores do regime no foram abertos, o monitoramento de organizaes e ativistas sociais continua e vrios torturadores esto na ativa, desempenhando funes na administrao Vrios integrantes dos pblica ligadas rea da segurana pblica.

Adriano Diogo afirma ter receio da permanncia de ex-torturadores em rgos de segurana pblica. Vejo com muito medo. Esses caras so perigosos. Minha tese de que o aparato repressivo no foi desmontado, est intacto. A tortura continua sendo um mtodo consagrado para a obteno de informaes.
Para o jurista Hlio Bicudo, a Lei de Anistia tem sido interpretada de maneira oportunista para abranger vtimas e algozes. Basta uma leitura com alguma ateno para perceber que no uma lei de duas mos. A lei abrange apenas os adversrios do regime, que foram punidos, cumpriram penas de vrios anos. Agora a vez dos torturadores. Segundo Bicudo, a tortura crime contra a humanidade e, portanto, imprescritvel. Infelizmente, nossos tribunais tm falhado, os torturadores no cometeram crimes polticos. Dizem que a lei buscou a paz. Mas a paz sem justia no existe. Enquanto no se fizer justia, esse clamor vai continuar. Esse clamor passa pela punio dos torturadores, frisa o jurista.

1964-1985
ocupam cargos pblicos atualmente Por Lcia Rodrigues

No Cear, o ex-delegado da Polcia Federal, Jos Armando da Costa, o corregedor dos rgos de Segurana Pblica do Estado. Ele acusado de torturar presos polticos durante os anos de chumbo. Entre as atribuies do cargo que exerce atualmente est, por exemplo, a fiscalizao dos casos de tortura praticados pelos policiais cearenses. A sensao de impunidade e desdm em relao aos direitos humanos tambm pode ser identificada no Estado de So Paulo, onde ex-torturadores tambm atuam diretamente na rea da segurana pblica. O torturador da Operao Bandeirantes (Oban) e do Destacamento de Operaes de Informaes Centro de Operaes de Defesa Interna (DOI-Codi) Aparecido Laertes Calandra, teve aposentadoria publicada no Dirio Oficial do dia 13 de maro. Antes disso, em 01 de janeiro de 2010, foi promovido a delegado de 1 classe. O capito Ubirajara, como era conhecido nos pores do regime, ganhou projeo quando o governador tucano Geraldo Alckmin o nomeou, em 2003, para a chefia do Departamento de Inteligncia da Polcia Civil paulista, rgo responsvel, por exemplo, pelo servio de escutas telefnicas. A contragosto Alckmin teve de recuar na deciso por presso das entidades de direitos humanos e de ex-presos polticos torturados pelo policial. Antes de revogar a nomeao, Alckmin chegou a declarar, no entanto, que no via nada que desabonasse a permanncia de Calandra no cargo. O ex-torturador do DOI-Codi se aposentou na Unidade de Inteligncia Policial do Departamento de Administrao e Planejamento da Polcia Civil de So Paulo. O deputado Adriano Diogo uma de suas vtimas. Ele ficou preso por 90 dias no DOI-Codi paulista. O Calandra era um dos torturadores mais ativos. Me colocou no pau de arara, deu choques eltricos, chutes Era um cara super-agressivo, terrvel, terrvel. Era chefe de equipe.

Ele tambm passou por um constrangimento na Assembleia Legislativa de So Paulo, em 2007, quando exibiu o filme do cineasta Srgio Rezende, Lamarca, que retrata a trajetria do comandante da Vanguarda Popular Revolucionria (VPR) e ex-capito do exrcito Carlos Lamarca. Segundo o deputado, vrios militares da velha guarda compareceram ao evento e fizeram provocaes. Tinha um grupo de coronis que nos ameaou, foi barra pesada. Perguntavam por que estvamos exibindo o filme sobre aquele canalha traidor. Criticaram as pessoas do PT que tinham sido presas, chamaram de terroristas

REPRESSO
Carlos Alberto Augusto, o Carlinhos Metralha, delegado plantonista do Departamento de Investigaes do Crime Organizado do Deic. Nos anos 70, integrou a equipe do delegado-torturador Srgio Paranhos Fleury, no Departamento de Ordem Poltica e Social (Dops). Hoje, um dos protetores do Cabo Anselmo, militar que agia infiltrado em organizaes de esquerda durante a ditadura. Anselmo entregou a prpria companheira, Soledad Barret, para a morte. A paraguaia estava grvida dele quando foi assassinada junto com vrios militantes da VPR, em Recife, pelas foras da represso, aps terem sidos delatados por Anselmo. Foi de Metralha tambm o convite espalhado pela internet, em maio do ano passado, para o comparecimento missa de 30 anos da morte de Fleury, que aconteceu em So Paulo. Mais discreto, mas no menos truculento, Dirceu Gravina ou JC, como era conhecido nos pores em aluso a Jesus Cristo (usava cabelos compridos na poca), acabou descoberto depois de ter aparecido na mdia em funo de um caso que sua delegacia estava investigando. Hoje, est lotado na sede do Departamento de Polcia do interior 8, em Presidente Prudente, regio oeste do Estado. O delegado tambm foi promovido em 01 de janeiro de 2010.

Edio da reportagem publicada no especial da Revista Caros Amigos sobre a Direita Brasileira.

Anda mungkin juga menyukai