Anda di halaman 1dari 2

Enquanto a narrao o relato de um fato que ocorre em determinado tempo, a descrio o relato de um objeto, pessoa, cena ou situao esttica,

a, ou seja, no depende do tempo. Descrever desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo leitor em sua mente. Caractersticas de uma descrio - Utilizao de verbos de ligao. Eles servem para ligar o sujeito ao seu predicativo, na grande maioria dos casos. - Presena constante de adjetivos ou locues adjetivas. Eles constituem os predicados nominais e so comuns nesse tipo de texto devido a constante caracterizao que se d ao objeto descrito. - um texto parado, isto , no dinmico. Esse fato pode tornar o texto entediante, e ficando assim se tornar muito mais complicado convidar o leitor a l-lo. Pode-se evitar esse imprevisto com caracterizaes claras e utilizando-se caractersticas especficas, que tornaro a imagem descrita incomum e, portanto interessante de se apreciar. - A imagem que vai se construindo semelhante a um retrato, s que so utilizadas palavras, e por isso chamada de imagem verbal. Dependendo da riqueza de detalhes e clareza de informaes essa imagem vai se tornando mais ntida e mais acessvel a todos os tipos de leitores. Esse deve ser o principal objetivo de uma boa descrio. Dicas para uma boa descrio - Utilizar linguagem clara, ser direto e dinmico. - Descrever caractersticas que no se pode encontrar em qualquer lugar. essencial que se destaquem os traos distintivos, para que a imagem verbal no seja visualizada superficialmente. Isso enriquece a descrio e torna o texto mais atraente. Exemplos: dizer que o cabelo preto no novidade, pois muitas pessoas tm o cabelo preto, mas dizer que na raiz branca do cabelo podia-se perceber que era tingido uma caracterstica especfica, que ajuda a distinguir o indivduo da maioria. - Deve-se separar aspectos fsicos, emocionais e psicolgicos, caso haja os trs, e descrever um de cada vez para que a imagem possa ser construda coerentemente. Dentro de outros tipos de textos podem surgir pequenas descries, e isso representa uma pausa na linha do tempo em que a histria acontece. Esse recurso utilizado para chamar a ateno do leitor para determinada cena, pessoa, objeto, sensao, etc. Especificamente no texto descritivo, ou seja, na redao em que exigida uma descrio, os gneros no podem se misturar. Para tanto devemos seguir algumas dicas para a construo desse tipo de texto.

- Na introduo deve ser apresentada a imagem a ser descrita. Isso se faz de forma bem direta e especfica. Quando muito acrescentamos, podemos citar o espao em que a imagem se encontra. - Durante o desenvolvimento devem ser expostas as caractersticas da imagem, dando sempre nfase aos traos distintivos, como j foi falado. Deve-se tambm separar as caractersticas fsicas das psicolgicas e das emocionais. Podero ser dispostas uma em cada pargrafo, devido ao tamanho do texto. - Ao terminar a descrio propriamente dita, pode-se arrematar o texto atravs de uma caracterstica que tenha marcado a imagem como um todo, ou um impresso sua a respeito do todo da imagem. Isso deve ser feito sempre em terceira pessoa, sem se incluir.

Anda mungkin juga menyukai