Anda di halaman 1dari 5

Maquiavel

Mais de quatro sculos nos separam da poca em que viveu Maquiavel. Muitos leram e comentaram sua obra, mas um nmero consideravelmente maior de pessoas evoca seu nome ou pelo menos os termos que a tem sua origem. Maquiavlico e maquiavelismo so adjetivo e substantivo que esto tanto no discurso erudito, no debate poltico, quanto na fala do dia-a-dia. Seu uso estrapola o mundo da poltica e habita sem nenhuma cerimnia o universo das relaes privadas. Em qualquer de suas acepes , porm , o maquiavelismo est associado a idia de perfdia , a um procedimento astucioso, velhaco, traioeiro. Estas expresses pejorativas sobreviveram de certa forma inclumes no tempo e no espao, apenas alastrando-se da luta poltica para as desavenas do cotidiano. Assim , hoje em dia , na maioria das vezes, Maquiavel mal interpretado. Maquiavel, ao escrever sua principal obra, O PRNCIPE, criou um manual da poltica, que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Talvez por isso sua frase mais famosa: -Os fins justificam os meios- seja to mal interpretada. Mas para entender Maquiavel em seu real contexto, necessrio conhecer o perodo histrico em que viveu. exatamente isso que vamos fazer. O panorama poltico : Maquiavel viveu durante a Renascena Italiana , o que explica boa parte das suas idias. Na Itlia do Renascimento reina grande confuso. A tirania impera em pequenos principados, governados despoticamente por casas reinantes sem tradio dinstica ou de direitos contestveis. A ilegitimidade do poder gera situaes de crise instabilidade permanente, onde somente o clculo poltico, a astcia e a ao rpida e fulminante contra os adversrios so capazes de manter o prncipe. Esmagar ou reduzir impotncia a oposio interna, atemorizar os sditos para evitar a subverso e realizar alianas com outros principados constituem o eixo da administrao. Como o poder se funda exclusivamente em atos de fora, previsvel e natural que pela fora seja deslocado, deste para aquele senhor. Nem a religio nem a tradio, nem a vontade popular legitimaram e ele tem de contar exclusivamente com sua energia criadora. A ausncia de um Estado central e a extrema

multipolarizao do poder criam um vazio, que as mais fortes individualidades tm capacidade para ocupar. At 1494, graas aos esforos de Loureno, o Magnfico, a pennsula experimentou uma certa tranqilidade. Entretanto, desse ano em diante, as coisas mudaram muito. A desordem e a instabilidade ficaram incontrolveis. Para piorar a situao, que j estava grave devido aos conflitos internos entre os principados, somaram-se as constantes e desestruturadoras invases dos pases prximos como a Frana e a Espanha. E foi nesse cenrio conturbado, onde nenhum governante conseguia se manter no poder por um perodo superior a dois meses, que Maquiavel passou a sua infncia e adolescncia.

Vida e obra
Maquiavel nasceu em Florena em 3 de maio de 1469, numa Itlia esplendorosa mas infeliz, segundo o historiador Garin. Sua famlia no mera aristocrtica nem rica. Seu pai , advogado como um tpico renascentista, era um estudioso das humanidades, tendo se empenhado em transmitir uma aprimorada educao clssica para seu filho. Maquiavel com 12 anos, j escrevia no melhor estilo e, em latim. Mas apesar do brilhantismo precoce, s em 1498, com 29 anos Maquiavel exerce seu primeiro cargo na vida pblica. Foi nesse ano que Nicolau passou a ocupar a segunda chancelaria. Isso se deu aps a deposio de Savonarola, acompanhado de todos os detentores de cargos importantes da repblica florentina. Nessa atividade, cumpriu uma srie de misses, tanto fora da Itlia como internamente, destacando-se sua diligncia em instituir uma milcia nacional. Com a queda de soverine, em 1512, a dinastia Mdici volta ao poder, desesperando Maquiavel, que envolvido em uma conspirao, torturado e deportado. permitido que se mude para So Cassiano, cidade pequena prxima de Florena, onde escreve sobre a Primeira dcada de Tito-Lvio , mas interrompe esse trabalho para escrever sua obra prima: O Prncipe , segundo alguns , destinado a que se reabilitasse com os aristocratas, j que a obra era nada mais que um manual da poltica. Maquiavel viveu uma vida tranqila em S. Cassiano. Pela manh, ocupava-se com a administrao da pequena propriedade onde est confinado. tarde, jogava cartas numa hospedaria com pessoas simples do povoado. E

noite vestia roupas de cerimnia para conviver, atravs da leitura com pessoas ilustres do passado, fato que levou algumas pessoas a consider-lo louco. A obra de Maquiavel toda fundamentada em sua prpria experincia, seja ela com os livros dos grandes escritores que o antecederam, ou sejam os anos como segundo chanceler, ou at mesmo a sua capacidade de olhar de fora e analisar o complicado governo do qual terminou fazendo parte. Enfim, em 1527, com a queda dos Mdici e a restaurao da repblica, Maquiavel que achava estarem findos os seus problemas, viu-se identificado por jovens republicanos como algum que tinha ligaes com os tiranos depostos. Ento viu-se vencido. Esgotaram-se suas foras. Foi a gota dgua que estava faltando. A repblica considerou-o seu inimigo. Desgostoso, adoece e morre em junho. Mas nem depois de morto, Maquiavel ter descanso. Foi posto no Index pelo conclio de Trento, o que levou-o, desde ento a ser objeto de excreo dos moralistas.

A nova cincia poltica


Maquiavel faleceu sem ter visto realizados os ideais pelos quais se lutou durante toda a vida. A carreira pessoal nos negcios pblicos tinha sido cortada pelo meio com o retorno dos Mdicis e, quando estes deixaram o poder, os cidados esqueceram-se dele, um homem que a fortuna tinha feito capaz de discorrer apenas sobre assuntos de Estado. Tambm no chegou a ver a Itlia forte e unificada. Deixou porm um valioso legado: o conjunto de idias elaborado em cinco ou seis anos de meditao forada pelo exlio. Talvez nem ele mesmo soubesse avaliar a importncia desses pensamentos dentro do panorama mais amplo da histria, pois especulou sempre sobre os problemas mais imediatos que se apresentavam. Apesar disso, revolucionou a histria das teorias polticas, costituindo-se um marco que modificou o fato das teorias do Estado e da sociedade no ultrapassarem os limites da especulao filosfica. O universo mental de Nicolau Maquiavel completamente diverso. Em So Casciano, tem plena conscincia de sua originalidade e trilha um novo caminho. Deliberadamente distancia-se dos tratados sistemticos da escolstica medieval e, semelhana dos renascentistas preocupados em fundar uma nova cincia fsica, rompe com o pensamento anterior, atravs da defesa do mtodo da investigao emprica.

O pensamento de Maquiavel
Maquiavel nunca chegou a escrever a sua frase mais famosa: os fins justificam os meios. Mas com certeza ela o melhor resumo para sua maneira de pensar. Seria praticamente impossvel analisar num s trabalho , todo o pensamento de Nicolau Maquiavel , portanto, vamos analis-lo baseados nessa mxima to conhecida e to diferentemente interpretada. Ao escrever O Prncipe, Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itlia poderosa e unificada. Expressa tambm a necessidade ( no s dele mas de todo o povo Italiano ) de um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legtimo rei e que defendesse seu povo sem escrpulos e nem medir esforos. Em O Prncipe, Maquiavel faz uma referncia elogiosa a Csar Brgia, que aps ter encontrado na recm conquistada Romanha , um lugar assolado por pilhagens , furtos e maldades de todo tipo, confia o poder a Dom Ramiro de Orco. Este, por meio de uma tirania impiedosa e inflexvel pe fim anarquia e se faz detestado por toda parte. Para recuperar sua popularidade, s restava a Brgia suprimir seu ministro. E um dia em plena praa , no meio de Cesena, mandou que o partissem ao meio. O povo por sua vez ficou , ao mesmo tempo, satisfeito e chocado. Para Maquiavel , um prncipe no deve medir esforos nem hesitar, mesmo que diante da crueldade ou da trapaa, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo. sou de parecer de que melhor ser ousado do que prudente, pois a fortuna( oportunidade) mulher e, para conserv-la submissa, necessrio (...) contrari-la. V-se , que prefere, no raramente, deixar-se vender pelos ousados do que pelos que agem friamente. Por isso sempre amiga dos jovens, visto terem eles menos respeito e mais ferocidade e subjugarem-na com mais audcia. Para Maquiavel, como renascentista que era, quase tudo que veio antes estava errado. Esse tudo deve incluir os pensamentos e as idias de Aristteles. Ao contrrio deste, Maquiavel no acredita que a prudncia seja o melhor caminho. Para ele, a coerncia est contida na arte de governar.

Maquiavel procura a prtica. A execuo fria das observaes meticulosamente analisadas, feitas sobre o Estado, a sociedade. Maquiavel segue o esprito renascentista, inovador. Ele quer superar o medieval. Quer separar os interesses do Estado dos dogmas e interesses da igreja. Maquiavel no era o vilo que as pessoas pensam. Ele no era nem malvado. O termo maquiavlico tem sido constantemente ml interpretado. Os fins justificam os meios .Maquiavel , ao dizer essa frase, provavelmente no fazia idia de quanta polmica ela causaria. Ao dizer isso, Maquiavel no quis dizer que qualquer atitude justificada dependendo do seu objetivo. Seria totalmente absurdo. O que Maquiavel quis dizer foi que os fins determinam os meios. de acordo com o seu objetivo que voc vai traar os seus planos de como atingi-los.

Concluso
Assim, a contribuio de Nicolau Maquiavel para o mundo imensa e fantstica. Maquiavel ensinou, atravs da sua obra , a vrios polticos e governantes. Alis, a obra de Maquiavel entrou para sempre no s na histria, como na nossa vida cotidiana atual, j que aplicvel a todos os tempos. possvel perceber que Maquiavel, fingindo ensinar aos governantes, ensinou tambm ao povo. E por isso que at hoje, e provavelmente para sempre, ele ser reconhecido como um dos maiores pensadores da histria do mundo.

Anda mungkin juga menyukai