Anda di halaman 1dari 27

NTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO As empresas so centros de produo de bens materiais ou de prestao de servios que tem uma importncia para

as pessoas que a elas prestam colaborao, para as comunidades que se beneficiam com sua produo e, tambm, para a nao que tem seus fatores de progresso o trabalho realizado por essas empresas. Nas empresas encontram-se presentes muitos fatores que podem transformar-se em agentes de acidentes dos mais variados tipos. Dentre esses agentes podemos destacar os mais comuns: ferramentas de todos os tipos; mquinas em geral; fontes de calor; equipamentos mveis, veculos industriais, substncias qumicas em geral; vapores e fumos; gases e poeiras, andaimes e plataformas, pisos em geral e escadas fixas e portteis. As causas, entretanto, podero ser determinadas e eliminadas resultando na ausncia de acidente ou na sua reduo, como ser explicado mais adiante quando forem abordados os Fatores de Acidentes. Desse modo muitas vidas podero ser poupadas, a integridade fsica dos trabalhadores ser preservada alm de serem evitados os danos materiais que envolvem mquinas, equipamentos e instalaes que constituem um valioso patrimnio das empresas. Para se combater as causas dos acidentes e se implantar um bom programa de preveno necessrio se torna, primeiramente, conhecer-se a sua conceituao. 1. CONCEITO LEGAL (de acordo com o artigo 19 da Lei n. 8213 de 24 de julho de 1991). ACIDENTE DO TRABALHO AQUELE QUE OCORRE NO EXERCCIO DO TRABALHO A SERVIO DA EMPRESA, PROVOCANDO LESO CORPORAL OU PERTURBAO FUNCIONAL QUE CAUSE A MORTE, OU PERDA, OU REDUO, PERMANENTE OU TEMPORRIA, DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO. 1. CONCEITO PREVENCIONISTA: ACIDENTE A OCORRNCIA IMPREVISTA E INDESEJVEL, INSTANTNEA OU NO, RELACIONADA COM O EXECCIO DO TRABALHO, QUE PROVOCA LESO PESSOAL OU DE QUE DECORRE RISCO PRXIMO OU REMOTO DESSA LESO. Diferena entre o CONCEITO LEGAL e o CONCEITO PREVENCIONISTA: A diferena entre os dois conceitos reside no fato de que no primeiro necessrio haver, apenas leso fsica, enquanto que no segundo so levados em consideraes, alm das leses fsicas, a perda de tempo e os materiais.

1. CLASSIFICAAO DOS ACIDENTES DO TRABALHO 1. ACIDENTE DO TRABALHO OU SIMPLESMENTE ACIDENTE: a ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada com o exerccio do trabalho, que provoca leso pessoal ou de que decorre risco prximo ou remoto desta leso. 2. ACIDENTE SEM LESO: o acidente que no causa leso pessoal. 3. ACIDENTE DE TRAJETO: o acidente sofrido pelo empregado no percurso residncia para o trabalho ou deste para aquela. 4. ACIDENTE IMPESSOAL: aquele cuja caracterizao independe de existir acidentado. 5. ACIDENTE INICIAL: o acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes. INSPEO DE SEGURANA 1 CONCEITO E IMPORTNCIA A inspeo de segurana consiste na observao cuidadosa dos ambientes de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que podero transformar-se em causas de acidentes do trabalho e tambm com o objetivo prtico de tomar ou propor medidas que impeam a ao desses riscos. A inspeo de segurana se antecipa aos possveis acidentes, mas quando repetidas, alcanam outros resultados: favorecem formao e o fortalecimento do esprito prevencionista que os empregados precisam ter; servem de exemplo para que os prprios trabalhadores exeram, em seus servios, controles de segurana; proporcionam uma cooperao mais aprofundada entre os Servios Especializados e CIPAs e os diversos setores da empresa; do aos empregados a certeza de que a direo da empresa e o poder pblico (no caso das inspees oficiais ) tm interesse na segurana do trabalho. 2- LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES Alguns atos inseguros podem ocorrer durante uma inspeo de segurana. Os processos educativos, a repetio das inspees, as campanhas e outros recursos se prestaro a reduzir sensivelmente a ocorrncia de tais atos. Quanto s condies inseguras, elas se tornam mais aparentes, mais visveis, mais notadas porque so situaes concretas, materiais mais durveis que alguns atos inseguros que, s vezes, aconteceu em poucos segundos.

Condies Inseguras Problemas de iluminao, rudos e trepidaes em excesso, falta de protetores em partes mveis de mquinas e nos pontos de operao, falta de limpeza e de ordem, passagens obstrudas, pisos escorregadios ou esburacados, escadas entre pavimentos sem protees, condies sanitrias insatisfatrias, ventilao deficiente ou imprpria, ferramentas desarrumadas, ferramentas defeituosas, substncias altamente inflamveis em quantidade excessivas na rea de produo, m distribuio de mquinas e equipamentos, condutores de eletricidade com revestimento estragado, roupas muito largas, colares, anis, cabelos soltos em operaes com mquinas de engrenagens mveis, calados imprprio, trnsito perigoso de material rodante, calor excessivo, resduos inflamveis acumulados, equipamentos de extino de fogo (se esto desimpedidos, se podem ser facilmente apanhados, se esto em situao de perfeito funcionamento). Atos Inseguros atos imprudentes, inutilizao, desmontagem ou desativao de protees de mquinas, recusa de utilizao de equipamento individual de proteo, operao de mquinas e equipamentos sem habilitao e sem treino, operao de mquinas em velocidade excessiva, brincadeira, posio defeituosa no trabalho, levantamento de cargas com utilizao defeituosa dos msculos, transporte manual de cargas sem ter viso do caminho, permanncia debaixo de guindastes e de cargas que podem cair, uso de fusveis fora de especificao, fumar em locais onde h perigo de fogo, correr por entre mquinas ou em corredores e escadas, alterar o uso de ferramentas, atirar ferramentas ou materiais para os companheiros e muitos outros. A presena de representantes da CIPA nas inspees de segurana sempre recomendvel, pois a assimilao de conhecimentos cada vez mais amplos sobre as questes de segurana e higiene e medicina do trabalho vai tornar mais produtivo, mais completo o trabalho educativo que a comisso desenvolve. Alm disso, a renovao dos membros da CIPA faz com que um nmero sempre maior de empregados passe a aprofundar os conhecimentos exigidos para a soluo dos problemas relativos a acidentes e doenas do trabalho. INVESTIGAO DOS ACIDENTES Cabe CIPA investigar, participar, com o SESMT quando existir da investigao dos acidentes ocorridos na empresa. Alm disso, no caso de acidente grave a CIPA dever reunir-se, extraordinariamente, at dois dias aps o infortnio. A CIPA tem como uma de suas mais importantes funes estudar os acidentes para que eles no se repitam, ou ainda evitar outros que possam surgir. Para tal devem conhecer as causas dos acidentes, ou seja, o que os faz acontecer, para que possam ento agir de modo a corrigir procedimentos, mtodos e/ou situaes inadequada preveno de acidentes. PROCURA DAS CAUSAS DOS ACIDENTES

Trs so os motivos que podem gerar a ocorrncia de um acidente. Cabe a CIPA estar atenta para evitar o acidente, atravs da identificao e anlise desses fatores que so: ATO INSEGURO CONDIO INSEGURA FATOR PESSOAL DE INSEGURANA 1) ATO INSEGURO a violao (consciente) de procedimento consagrado como correto. So fatos comuns: a falta de uso de protees individuais; a inutilizao de equipamentos de segurana; o emprego incorreto de ferramentas ou o emprego de ferramentas com defeitos; o ajuste; a lubrificao e a limpeza de mquinas em movimento; a permanncia debaixo de cargas suspensas; a permanncia em pontos perigosos junto a mquinas ou passagens de veculos; a operao de mquinas em velocidade excessiva; a operao de mquinas sem que o trabalhador esteja habilitado ou que no tenha permisso; o uso de roupas que exponham a riscos; o desconhecimento de fogo; as correrias em escadarias e em outros locais perigosos; a utilizao de escadas de mo sem a estabilidade necessria da manipulao de produtos qumicos; o hbito de fumar em lugares onde h perigo. 2) CONDIO INSEGURA - o risco relativo a falta de planejamento do servio e deficincias materiais no meio ambiente, tais como: Construo e instalaes em que se localiza a empresa:

1. prdio com rea insuficiente, pisos fracos e irregulares; 2. iluminao deficiente; 3. ventilao deficiente ou excessiva, instalaes sanitrias imprprias e insuficientes; 4. excesso de rudos e trepidaes; 5. falta de ordem e de limpeza; 6. instalaes eltricas imprprias ou com defeitos. Maquinaria:

1. localizao imprpria das mquinas;

2. falta de proteo em mveis e pontos de operao; 3. mquinas com defeitos. Matria-prima:

1. matria-prima com defeito ou de m qualidade; 2. matria-prima fora de especificao. Proteo do trabalhador:

1. proteo insuficiente ou totalmente ausente; 2. roupas no apropriadas; 3. calado imprprio ou de falta de calado; 4. equipamento de proteo com defeito. Produo:

1. cadncia mal planejada; 2. velocidade excessiva; 3. m distribuio. Horrios de trabalho:

1. esforos repetidos e prolongados; 2. m distribuio de horrios e tarefas. 3) FATOR PESSOAL DE INSEGURANA - o que podemos chamar de problemas pessoais do indivduo e que agindo sobre o trabalhador podem vir a provocar acidentes, como por exemplo: Problemas de sade no tratados; Conflitos familiares;

Falta de interesse pela atividade que desempenha; Alcoolismo; Uso de substncias txicas; Falta de conhecimento; Falta de experincia; Desajustamento fsico, mental ou emocional. A investigao de acidentes no poder nunca ter aspecto punitivo, pois o objetivo maior no descobrir culpados, mas sim causas que provocam o acidente, para que seja evitada sua repetio. CONSEQUNCIAS DO ACIDENTE o efeito do acidente, ou seja, so leses sofridas pelo homem e ainda os danos materiais e equipamentos.

Leses pessoais Perda de tempo Danos Materiais - Leso Pessoal ou Leso qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como conseqncia do acidente do trabalho. - Natureza da leso: a expresso que identifica a leso. Ex.: escoriao, choque eltrico... - Localizao da leso: indica a sede da leso. - Leso com perda de tempo leso pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao acidente. NOTA: Essa leso provoca morte, incapacidade total permanente, incapacidade parcial permanente ou incapacidade temporria total. - Leso sem perda de tempo - leso pessoal que no impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente

ANLISE DE ACIDENTES Todo acidente traz informaes teis para aqueles que se dedicam sua preveno. Sendo um acidente no comum, raro, pode revelar a existncias de causas ainda no conhecidas, causas que permaneciam ocultas e que no haviam sido notadas pelos encarregados da segurana. Sendo um acidente comum, sendo a repetio de um infortnio, j ocorrido, pode revelar possveis falhas nas medidas de preveno que, por alguma razo a ser determinada, no esto impedindo essa repetio. A CIPA deve participar em vrios aspectos relacionados com o estudo dos acidentes, preocupando-se em analisa-los e elaborando relatrios, registros, comunicaes e sugestes entre outras providncias, conforme o determinado na NR-5, item 5.16 da Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. A descrio do acidente deve ser feita com os pormenores possveis, deve ser mencionada a parte do corpo atingida e devem ser includas as informaes do encarregado. O diagnstico da leso ser estabelecido pelo mdico. Constaro, ainda, descries de como se desenvolveram os fatos relacionados ao acidente e a causa ou as causas que lhe deram origem. Esta investigao tem a participao de membro da CIPA. A CIPA deve concluir ainda sobre a causa do acidente, as possveis responsabilidade ( principalmente atos inseguros ) e propor medidas, a quem deva tom-las, para evitar que continuem presentes os riscos ou que eles se renovem. Convm ressaltar que o estudo de acidentes no deve limitar-se quelas considerados graves. Pequenos acidentes podem revelar riscos grandes. Por outro lado, acidentes sem leso devem se estudados cuidadosamente, porque podem transformar-se em ocorrncias com vtima. Perceber, em fatos que parecem no ter gravidade, os perigos, os riscos que em ocasio futura se revelaro fontes de acidentes graves, capacidade que os membros da CIPA devem desenvolver. Disso depender, em grande parte, a reduo ou a soluo definitiva de muitos problemas na rea de segurana do trabalho. COMUNICAO DE ACIDENTES A comunicao de acidentes obrigao legal. Assim, o acidentado, ou quem possa fazer isso por ele, deve comunicar o acidente logo que se d a ocorrncia. Convm lembrar que nem todos os acidentes do trabalho ocorrem no recinto da empresa. A empresa, por sua vez, deve fazer a comunicao do acidente Previdncia Social at o 1 ( primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso, de morte, de imediato autoridade competente, sob pena de multa varivel, entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. O acidentado ou seus dependentes recebero cpia da comunicao, bem como o sindicato da categoria. A comunicao deve conter informaes pormenorizadas. Tudo isso est na lei. Mas, comunicar o acidente empresa, s pessoas encarregadas de tomar providncias na rea da segurana tem importncia especial. que, conhecido o fato, podem ser postas em execuo as medidas imediatas e as de prazos maiores destinadas a corrigir a situao que est provocando o

acidente que atinge um trabalhador e que pode atingir outros se no forem removidas, eliminadas as causas. Mesmo o mais leve acidente pessoal deve ser comunicado e tambm os acidentes sem leso. A Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) dever ser preenchida em 6 vias sendo: 1. INSS 2. Ao segurado ou dependente 3. Sindicato dos Trabalhadores 4. Empresa 5. SUS 6. Delegacia Regional do Trabalho CADASTRO DE ACIDENTADOS Assim como, na empresa, existem preocupaes com controles de qualidade, produo, de estoque e de outros elementos da atividade produtiva, tambm com os acidentes deve existir igual ou maior interesse. O acompanhamento da variao na ocorrncia do infortnio exige que se faam registros cuidadosos sobre acidentados com relatrios completos. Tais registros podem colocar em destaque a situao dos acidentes por rea da empresa por causa, por tipos de leses, por dias da semana, por idade dos acidentados e por muitos outros fatores. Todos esses ngulos de viso, esses campos especiais de estudos vo-se complementar nas estatsticas que devem satisfazer s exigncias legais e tambm s necessidades dos rgos da empresa encarregados de resolver problemas de segurana. Os prprios acidentes de trajeto devem merecer estatsticas especiais. DIAS PERDIDOS Para um estudo mais cuidadoso a respeito de acidentes, necessrio juntar dados e coloclos em condies de se prestarem a comparaes entre departamentos de atividades semelhantes ou mesmo diferentes e entre empresas que possibilitem tais comparaes. Um dos dados que se prestam aos clculos que vo formar as estatsticas o relacionado aos dias perdidos nos acidentes. Trata-se dos dias em que o acidentado no tem condies de trabalho por ter sofrido um acidente que lhe causou uma incapacidade temporria. Os dias perdidos so contados de forma corrida, incluindo domingos e feriados, a partir do dia seguinte

ao do acidente at o dia anterior o da alta mdica. No acidente sem perda de tempo, caso em que o acidentado pode trabalhar no dia do acidente ou no dia seguinte, no so contados dias perdidos. DIAS DEBITADOS Nos casos em que ocorre incapacidade parcial permanente ou capacidade total permanente ou a morte, aparecem os dias debitados. Eles representam uma perda, um prejuzo econmico que toma como base uma mdia de vida ativa do trabalhador calculada em vinte (20) anos ou seis mil (6000) dias. uma tabela aceita e utilizada internacionalmente, que foi elaborada pela International Association of Industrial Accident Board and Comission, e que est transcrita a seguir: NATUREZA AVALIAO DIAS PERCENTUAL DEBITADOS Morte 100 6.000 Incapacidade total e permanente 100 6.000 Perda da viso de ambos olhos 100 6.000 Perda da viso de um olho 30 1.800 Perda do brao acima do cotovelo 75 4.500 Perda do brao abaixo do cotovelo 60 3.600 Perda da mo 50 3.600 Perda do 1 quirodatilo (polegar) 10 600 Perda de qualquer outro quirodatilo (dedo) 5 300 Perda de dois outros quirodatilos 12 750 Perda de trs outros quirodatilos (dedos) 20 1.200 Perda de quatro outros quirodatilos (dedos) 30 1.800

Perda do 1 quirodatilo (polegar) e qualquer quirodatilo (dedo) 20 1.200 Perda do 1 quirodatilo (polegar) e dois outros quirodatilos (dedos) 25 1.500 Perda do 1 quirodatilo (polegar) e trs outros quirodatilos (dedo) 33 2.000 Perda do 1 quirodatilo (polegar) e quatro outros quirodatilos (dedo) 40 2.400 Perda da perna acima do joelho 75 4.500 Perda da perna, no joelho ou abaixo dele 50 3.000 Perda do p 40 2.400 Perda do 1 pododatilo (dedo grande) ou de dois outros ou mais pododatilos (dedos do p) 5 300 Perda do 1 pododatilo (dedo grande) de ambos os ps 10 600 Perda de qualquer outro pododatilo (dedo do p) 0 0 Perda da audio de um ouvido 10 600 Perda da audio de ambos os ouvidos 50 3.000 Os dias debitados constituem, ainda, dado a ser includo no Anexo n. 1 da Portaria n. 3.214,de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. De acordo com o que estabelece a NR-5, item 5.16 dessa Portaria, em sua alnea m, a CIPA, a cada trimestre, encaminhar direo da empresa, devidamente preenchido, o Anexo I que

um formulrio com muitos dados e informaes sobre as atividades da comisso, sobre a empresa e, especialmente, sobre acidentes. Esse mesmo anexo, ser, posteriormente, encaminhado pelo empregador Delegacia Regional do Trabalho DRT. ESTATSTICAS Com o nmero de acidentados, com o nmero de dias debitados, podem ser calculados dois valores, denominados Taxa de Freqncia e Taxa de Gravidade. Muito embora no se trata de dados que precisem ser encaminhados DRT, eles so de grande importncia, pois se prestam a comparaes destinadas a acompanhar a evoluo dos problemas relativos a acidentes. 1) Taxa de Freqncia: representa o nmero de acidentados, com perda de tempo, que podem ocorrer em cada milho de homens horas - trabalhadas. A frmula a seguinte: Nmero de acidentados com perda de tempo X 1.000.000 Ex.: Se numa fbrica houve em um ms 5 acidentes e nesse ms foram trabalhadas 100.000 ( cem mil ) horas, o clculo ser feito da seguinte maneira: 5 X 1.000.000 = 50,00

100.000 A taxa de Freqncia ser 50.00. A multiplicao por um milho se presta a tornar possvel a comparao das Taxas de Freqncia entre departamentos de uma mesma empresa, entre empresas diferentes e mesmo entre empresas de pases diversos desde que usem o mesmo sistema de clculo. 2) Taxa de Gravidade: representa a perda de tempo ( dias perdidos + dias debitados ) que ocorre em conseqncia de um acidente em cada milho de homens horas - trabalhadas. A frmula da Taxa de Gravidade a seguinte: (dias perdidos + dias debitados) X 1.000.000 Homens horas - trabalhadas Os dias debitados s aparecem quando do acidente resulta a morte ou incapacidade total ou permanente ou a incapacidade parcial permanente. Nesses casos, preciso consultar a tabela especial para o clculo dos dias debitados segundo a natureza de leses, tabela esta j transcrita.

H portanto, dois clculos possveis para a TG. Ex.: Se numa indstria houve trinta ( 30 ) dias perdidos com acidentes, em um ms com 100.000 homens horas - trabalhadas, a TG ser calculada da seguinte forma: 30 X 1.000.000 = 300 100.000 Seriam 300 dias perdidos em 1.000.000 ( um milho ) de horas trabalhadas. Se num dos acidentes ocorreu uma leso que provocou uma incapacidade parcial permanente com 300 ( trezentos ) dias debitados, o clculo passar a ser este: ( 300) X 1.000.000 = 33.000 100.000 TERMOS USADOS NAS FRMULAS: 1-ACIDENTADO COM PERDA DE TEMPO aquele cuja leso, oriunda de acidente do trabalho, o impede de voltar ao trabalho no dia seguinte ao do acidente. 2- HOMENS-HORAS TRABALHADAS o tempo real em que os empregados permaneceram expostos aos riscos do trabalho, a servios do empregador. 3- DIAS PERDIDOS: So os dias que o empregado ficou afastado do trabalho, para recuperao da leso, sofrida em conseqncia de acidente. No so contados o dia do acidente e o dia da alta. Faz-se a contagem de dias corridos, incluindo domingos, feriados e outros dias que pr qualquer motivo, no houve expediente no estabelecimento. 4- DIAS DEBITADOS: So nmeros de dias que se somam aos dias perdidos, nos casos de morte ou de qualquer incapacidade permanente, total ou parcial, adquirida pr algum acidentado, de acordo com tabela especfica para tal fim. H outros clculos que enriquecem e valorizam as estatsticas. Eles so realmente importantes e servem como argumento nas divulgaes educativas que so feitas em favor da preveno de acidentes. Permitem identificar as principais causas de acidentes, os riscos mais freqentes e que merecem medidas de correo mais rpidas. As estatsticas possibilitam o controle dos resultados dos programas de segurana desenvolvidos, ou seja, saber se esto sendo eficientes ou no. Tambm, atravs dos dados estatsticos, possvel fazer-se o levantamento de falhas de segurana que um acidente apenas no permitiria que fossem notadas.

conveniente fazer uma referncia especial aos chamados acidentes de trajeto que aparece separadamente dos demais infortnios. Estes so acidentes que ocorrem no trajeto da residncia para o trabalho e do trabalho para a residncia do empregado. o trajeto usual que o empregado percorre, para este tipo de acidente, convm fazer estudos parte porque eles, tambm, pesam negativamente nas atividades da empresa. CAMPANHAS DE SEGURANA Entre as atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, esto a promoo do interesse dos empregados pelos assuntos ligados Preveno de acidentes e de doenas do trabalho, a proposio de cursos e de treinamentos para os empregados, a promoo anual da Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho ( SIPAT ) e a proposio aos empregados de que concedam prmios s sugestes sobre assuntos relacionados s atividades da CIPA. Pode-se dizer que a CIPA est sempre envolvida em campanhas. Cabe CIPA promover, anualmente, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho, comunicando DRT a sua programao (NR 5, item 5.16, alnea o) e participar junto com a empresa anualmente de Campanhas de Preveno da AIDS (NR-5, item 5.16, alnea p). As Semanas Internas procuram criar uma mentalidade prevencionista ou refora-la quando ela existe. Essas semanas podem ter como objetivo a divulgao de medidas gerais de preveno, ou, tambm, de medidas preventivas especiais para determinados tipos de acidentes. Uma vantagem das Semanas est na sua atuao intensa, concentrada dentro de um certo perodo de tempo. Durante um a campanha do gnero, podem ser desenvolvidas competies entre departamentos da empresa, podem ser realizados concursos com prmios especiais, podem ser promovidos cursos com distribuio de folhetos, com projees cinematogrficas, com demonstraes prticas, com apresentao e estudo de cartazes. As sugestes devem ser incentivadas na poca das campanhas e mantidas permanentemente. As Semanas devem ser criativas, fazendo divulgao macia de idias prevencionista como: frase especiais, smbolos impressos em folhetos, em pequenos brindes. O trabalhador que vive uma campanha, que influenciado por ela, adquire um grau maior de conhecimentos, de conscientizao. O que se pode esperar, de imediato, a reduo dos acidentes em geral ou de algum tipo especial, com melhoria na produtividade, com diminuio em prejuzos materiais, com garantias maiores para os prazos de produo e entrega, etc, e principalmente, o fator mais importante da atividade produtiva, o elemento humano, o patrimnio maior em qualquer empreendimento. RISCOS AMBIENTAIS So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos e ergonmicos existentes nos ambientes de trabalho e capazes de causar danos sade do trabalhador em funo de sua natureza, ou intensidade e tempo de exposio.

GRUPO 1 GRUPO 2 VERDE RISCOS FSICOS VERMELHO RISCOS QUMICOS

GRUPO 3 MARRON RISCOS

GRUPO 4 AMARELO RISCOS

GRUPO 5 AZUL RISCOS ACIDENTES

BIOLGICOSERGONMICOS Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura Inadequada Vrus Controle rgido de Bactrias produtividade

Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas defeituosas e inadequadas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de

Rudos Vibraes Radiaes ionizantes

Poeiras Fumos Nvoas Neblinas

Protozorios Imposio de ritmos excessivos Fungos Trabalho em turno e Parasitas Bacilos noturno

Frio Gases Calor Vapores Presses anormais Umidade Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral

incndio ou exploso Armazenamento

Jornadas de trabalho prolongadas

inadequado Animais peonhentos

Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras do STRESS fsico e/ou psquico A legislao determina que os agentes nocivos devem ser ELIMINADOS ou CONFINADOS no ambiente de trabalho. Outras situaes de risco que podero contribuir para ocorrncia de acidentes.

Alm disso impe s empresas o pagamento do adicional de insalubridade, sempre que os nveis encontrados no ambiente de trabalho no estejam em acordo com as normas emitidas pelo ministrio do Trabalho. O pagamento adicional no isenta as empresas de fornecerem Equipamentos de proteo Individual e devero ser esgotados todos os meios disponveis para controle dos riscos ambientais, no se coadunando a prtica de insalubridade e no cuidar para que os agentes agressivos sejam eliminados do ambiente. Agentes agressivos inibem o trabalhador e fazem com que as empresas percam seus valiosos recursos humanos com doena ou acidentes. Deve-se, procurar estabelecer, no caso da empresa possuir em sua fase de produo agentes agressivos, uma poltica de recrutamento e seleo voltada para cuidar para que no haja agravamento de situao de doena j existentes, atravs de exames admissionais realizados por mdicos do trabalho, e adotandolhes sistemas de exames complementares para cada funo da empresa. A CIPA poder em muito ajudar a combater tal situao, a partir do momento que traz tais assuntos s suas reunies e que passa a despertar maior interesse de quantos militam na empresa para o problema. Alm disso, os membros da CIPA devem adotar uma postura maior de orientao desses riscos ao trabalhador e o que representam para eles e suas famlias. A verificao da empresa desses agentes no meio ambiente de trabalho, somente pode ser feita com a utilizao de instrumentos prprios ( no caso de rudo decibilmetro, no caso de iluminamentos luxmetro, etc.) e por profissionais devidamente habilitados pelo MTb. A Associao Brasileira para Preveno de Acidentes ABPA, sempre que solicitada poder orientar a empresa em como proceder nos casos da suspeita de agentes agressivos no meio de trabalho, podendo tambm ser solicitado auxlio ao prprio Ministrio do Trabalho atravs dos Servios de Segurana e Medicina do Trabalho existentes nas delegacias regionais em todos os Estados. A CIPA E A PROTEO CONTRA INCNDIO Uma das atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA a de estudar medidas de proteo contra incndio recomendado tais medidas ao empregador e aos Servios Especializados em Segurana e em Higiene e Medicina do Trabalho quando a empresa mantiver esses servios, cumprindo o que a lei estabelece. Essa importante atribuio ser entre vrias outras, tambm importantes, obrigaes que os membros da CIPA devem cumprir de acordo com o determinado na Portaria n 3214, de 08 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. A proteo contra incndios procura evitar um dos graves problemas a segurana das pessoas, de mquinas, equipamentos e instalaes.

Fazer a preveno de incndios, garantir a proteo contra incndios evitar que o fogo destruidor cause prejuzos de todas as espcies, comeando pelos mais graves que so a perda de vidas humanas ou a inutilizao de seres humanos para o trabalho. A proteo contra incndios comea nas medidas que a empresa e todos os que nela trabalham tomam para evitar o aparecimento do fogo. Existem, tambm, outras importantes medidas que tm a finalidade de combate-lo logo no seu incio, evitando que se espalhe. A grande maioria dos incndios pode ser evitada. Controlada no seu incio. As pessoas certas, tomando providncias certas, no momento certo, evitam, impedem que um princpio de incndio se transforme em destruio completa. Pode-se concluir que a palavra de ordem prevenir e, sendo necessrio, combater o fogo com rapidez e com eficincia. Mas, para combater o fogo necessrio ter bons equipamentos de combate, indispensvel que se saiba como utiliz-los e preciso conhecer o inimigo que se pretende dominar e eliminar. O FOGO PROCESSOS DE EXTINO Para que haja fogo devem atuar trs elementos: Combustvel aquilo que vai queimar e transformar-se; Calor que d incio combusto; Oxignio um gs que existe no ar atmosfrico e que chamado de comburente. Esses trs elementos so denominados elementos essenciais do fogo. Isso quer dizer, que se faltar um deles, no haver fogo. Como so os trs elementos do fogo, se forem representados por trs pontos e se forem ligados ter-se- o que se chama de tringulo do fogo. Calor Oxignio Combustvel Eliminando um desses elementos, terminar a combusto, isto , a queima. preciso conhecer e identificar bem o incndio que se vai combater para escolher o equipamento correto. Um erro na escolha de um extintor pode tornar intil o esforo de combater as chamas ou pode piorar a situao aumentando as chamas, espalhando-as ou criando novas causas de fogo.

CLASSES DE INCNDIO Os incndios so divididos em quatro (4) classes: Classe A Combustvel comum Ex.: papis, madeira, tecidos. Lixo etc,. Caractersticas: Queimam em profundidade, deixa resduos aps a queima (cinzas). Modo de eliminao: resfriamento (gua pura ou solues de gua com algum produto). Classe B lquidos inflamveis Ex.: lcool, benzol, gasolina, leo, tinner, graxa, etc,. Caractersticas: Queima somente na superfcie, no deixa resduos. Modo de eliminao: Abafamento (extintor de gs carbnico, p qumico ou espuma qumica). Classe C Equipamentos eltricos Ex.: motores, geradores, instalaes eltricas, etc,. Caractersticas: Deixa resduos, queima por completo. Modo de eliminao : Classe D Metais Pirofricos Ex.: magnsio, acetileno, butano, GLP, etc,. Caractersticas: Modo de eliminao: TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE INCNDIO Os mais utilizados so: extintores

hidrantes chuveiros automticos ou outros.. EXTINTORES

1. Extintor de espuma Seu funcionamento ocorre pela reao qumica entre duas substncias (sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio dissolvidos em gua), bastando, para isso, inverter a posio do aparelho. 1. Extintor de gua pressurizada O agente extintor a gua. H dois tipos comerciais: COM PRESSO PERMANENTE (pressurizado) um cilindro com gua sob presso, cuja carga controlada atravs do manmetro do qual provido. O manuseio simples. O operador deve aproximar-se at uma distncia conveniente, retirar o pino de segurana e, dirigir o jato de gua para a base do fogo. COM PRESSO INJETADA (a pressurizar) H uma ampola de gs externa e, uma vez aberta a vlvula da referida ampola, o gs liberado, pressionando a gua. 1. Extintor de gs carbnico (CO ) Ao ser acionado o gatilho, o gs passa por uma vlvula num forte jato. No combate com extintor de CO , o operador dever aproximar-se o mximo possvel do fogo, devido ao curto alcance do jato desse aparelho. Ideal para equipamentos delicados (pois no deixa resduo). 1. Extintor de p qumico seco Podem ser sob presso permanente ou injetada. So mais eficientes que os de gs carbnico, mas deixam poeiras em suspenso e resduos. SINALIZAO DOS EXTINTORES
2 2

Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um retngulo vermelho no piso. Nos casos onde houver dificuldades de visualizao imediata dos extintores devem ser colocadas, em locais visveis setas vermelhas, indicando as localizaes exatas dos extintores.

Deve ser pintado de vermelho uma rea de 1x1m2 no piso localizado em baixo do extintor a qual no deve ser obstruda de forma nenhuma.

sistema de proteo por hidrantes, chuveiros automticos e outros devem ser estudados dentro de projetos de engenharia. A gua para incndio deve ser exclusiva, e guardada em reservatrios especiais para essa utilizao. POSICIONAMENTO DO EXTINTOR

A parte superior do extintor porttil deve ficar no mximo 1,60m do piso. No deve ser localizado nas paredes das escadas. extintor sobre rodas deve ser posicionado em pontos centrais em relao aos extintores manuais e aos limites da rea a proteger. IDENTIFICAO DO EXTINTOR

retngulo indicador da posio do extintor deve conter uma legenda para identificar o tipo de agente contido no extintor. Esta legenda escrita em letras brancas, deve obedecer aos seguintes critrios:

AGENTE gua

LEGENDA AG

Gs CarbnicoCO2 Espuma P Qumico


CUIDADOS Todos os extintores devero ser revidados e testados hidrostaticamente a cada 5 anos. Extintores de gua, espuma qumica e p seco, devem ter suas cargas trocadas anualmente.

ES PO

Os extintores de CO2 devem ser pesados a cada seis meses e as ampolas de gs dos extintores de gua e de p qumico seco ( aparelhos pressurizados ) a cada trs meses. BRIGADA CONTRA INCNDIO Conforme estabelece a Portaria 3214/78 (NR-23) toda empresa dever ter sua brigada contra incndio composta por pessoas adestradas no uso correto dos equipamentos de combate incndio e, sempre que possvel, os Cipeiros devem pertencer ao grupo de combate ao fogo. Esta brigada deve ser permanente e muito importante que inclua o pessoal da vigilncia. Os vigias, por fora de suas funes, permanecem na fbrica 24 horas por dia e devem estar aptos a dar, junto com elementos da brigada, o primeiro combate. TREINAMENTO O treinamento dever ser dado a todo elemento da brigada, ensinando-o a:

saber localizar, de imediato, o equipamento de combate ao fogo; utilizar-se de um extintor; engatar mangueiras; fechar uma rede de splinkers( chuveiros automticos contra fogo ). Durante o treinamento dever ser dado nfase ao controle de pnico e evacuao da rea, verificando as vias de acesso, portas de emergncias, significado do sinal de alarme, deixando bem caracterizadas as rotas de fuga. Os exerccios podero ser realizados sem aviso prvio ( mas programado ), com a simulao do incndio real, testando-se a eficincia do material de proteo contra incndio e o desempenho da brigada. PROVIDNCIAS Recomendaes para o caso de incndio:

Toda rea deve ser evacuada. A brigada no tem todos os recursos e no domina todas as tcnicas de combate ao fogo. Portanto em caso de dvidas, deve ser chamado imediatamente o Corpo de Bombeiros;

Antes de dar-se combate a incndio, deve se desligada a entrada de fora a emergncia.

Em qualquer caso, deve ser mantida a calma, deve-se atuar com serenidade. PREVENO DE INCNDIOS Como j foi dito, a medida para prevenir o incndio no permitir que se forme o tringulo do fogo. Como fazer isto? H vrias maneiras: O Cipeiro pode desenvolver e estudar medidas de seu local de trabalho:

1. Armazenagem de Material Manter sempre, se possvel, a substncia inflamvel longe de fonte de calor e de comburente, como no caso de operaes de solda e oxi-corte. Manter sempre no local de trabalho, a mnima quantidade de inflamvel para uso, como no caso, por exemplo, de operaes de pintura, nas quais o solvente armazenado deve apenas ser o suficiente para um dia de trabalho; Possuir um depsito fechado e ventilado para armazenagem de inflamveis e, se o mais longe da rea de trabalho de operaes; Proibio de fumar nas reas onde existem combustveis ou inflamveis.

1. Manuteno Adequada Instalao eltrica apropriada Fios expostos ou descascados podem ocasionar curtos-circuitos, que de focos de incndio se encontrarem condies favorveis formao de chamas. Instalaes eltricas mal projetadas Podero provocar aquecimento nos fios e podem ser de origem de incndios. Pisos anti-fascas Em locais onde h inflamveis, os pisos devem ser anti-fascas, porque, um simples prego no sapato poder ocasionar um incndio. Pela mesma razo, chaves eltricas blindadas oferecem maior proteo que chaves de faca.

Instalao Mecnica Falta de manuteno e lubrificao em equipamentos mecnicos pode ocasionar aquecimento por atrito em partes mveis, criando a perigosa fonte de calor.

1. Ordem e limpeza Os corredores, com papis e estopas sujas de leo pelo cho, so lugares onde o fogo pode comear a se propagar, sendo mais difcil a sua extino. EXERCCIOS SOBRE NR 05 - C I P A RESPONDA E JUSTIFIQUE: 1) As empresas privadas e publicas que possuem empregados regidos pela CLT ficam obrigadas a organizar e manter uma CIPA em funcionamento? 2) A CIPA tem como objetivo observar e relatar condies de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos? 3) A CIPA composta de representantes do empregador e no precisa dos representantes dos empregados? 1. Na CIPA no necessrio suplentes? 1. Quando uma empresa no se enquadrar no quadro I da CIPA a administrao dever designar um responsvel pelo cumprimento das atribuies da CIPA? 1. Os membros titulares da CIPA podero ser reconduzidos por mais de dois mandatos? 1. Os representantes dos empregados podero ser eleitos na presena de todos? 1. Assumiro a condio de membros titulares os mais antigos da empresa? 1. Em caso de empate, assumir o candidato que tiver maior tempo no estabelecimento? 1. A eleio poder ser a qualquer hora do dia ? 1. Dever ter folha de votao mas no necessrio guard-la? 1. O mandato dos membros ter durao de 02 anos?

1. A eleio para o novo mandato da CIPA, dever ser convocada na ultima reunio da CIPA? 1. O membro titular eleito perder o mandato quando? 1. O empregador designar o Presidente da CIPA? 1. E o Vice Presidente ser indicado como? 1. Cite algumas atribuies da CIPA. 1. de competncia de quem elaborar o calendrio anual de reunies ordinrias da CIPA? 1. Cite algumas atribuies do Presidente da CIPA? 1. E o Vice Presidente ter quais funes? 1. O empregador dever promover o curso sobre preveno de acidentes somente para os titulares da CIPA? 1. Cite algumas das funes da Secretria da CIPA? 1. O curso de preveno de acidentes dever ser promovido aos cipeiros quando? 1. Uma vez registrada a CIPA no Mte. a empresa poder reduzir o numero de membros da CIPA por qualquer motivo? 1. Ocorrendo acidente grave, como se deve proceder? 1. Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolar no MTe. as atas de eleio e posse e o calendrio anual de reunies em quanto tempo? O QUESTIONARIO ABAIXO PODER SER USADO PARA FACILIAR O LEVANTAMENTO DE RISCOS NA ELABORAO DO MAPA DE RISCO, SE A CIPA CONSIDERAR NECESSARIO. ELE FUNCIONA COMO UMA SRIE DE LEMBRETES. 1 GRUPO RISCOS QUMICOS 1 Existem produtos qumicos no setor? Quais? 2 Existem emanaes de gases, vapores, nvoas, fumos, neblinas e outros? De onde so provenientes?

3 Como so manipulados os produtos qumicos? 4 Existem equipamentos de proteo coletiva no setor? Quais? 5 Estes equipamentos so eficientes? Se no forem eficientes, indique as possveis causas? 6 Quais so os equipamentos de Proteo Individual utilizados neste setor? 7 Existem riscos de respingos neste setor? Quais? 8 Existe risco de contaminaes? Atravs de que? 9 Usam leos/graxas e lubrificantes em geral? 10 Usam solventes? Quais? 11 Sobre os processos de fabricao existem outros riscos a considerar? Quais? Observaes complementares: Recomendaes: 2 GRUPO RISCOS FSICOS 1 Existe rudo constante no setor? 2 Existe rudo intermitente no setor? 3 Indique os equipamentos mais ruidosos? 4 Os funcionrios utilizam protetor auricular? 5 Existe calor excessivo neste setor? 6 Existe problemas com o frio neste setor? 7 Existe radiao no setor? Onde? 8 A iluminao adequada e suficiente? 9 Indique os pontos deficientes?

10 Existe problemas de vibraes? Onde? 11 Existe umidade no setor? 12 Existem equipamentos de Proteo Coletiva no setor? Eles so eficientes? Se no, indique as possveis causas? Observaes complementares: Recomendaes: 3 GRUPO RISCOS BIOLGICOS 1 Existe problema de contaminao por vrus, bactrias, fungos e bacilos no setor? 2 Existe problema de parasitas? 3 Existe problema de proliferao de insetos? Onde? 4 Existe problema de aparecimento de ratos? Onde? Observaes Complementares: Recomendaes: 4 GRUPO RISCOS ERGONMICOS 1 O trabalho exige esforo fsico pesado? 2 Indique as funes e o local relativos aos esforos fsicos? 3 O trabalho exercido em postura incorreta? 4 Indique as causas da postura incorreta? 5 O trabalho exercido em posies incmodas? 6 Indique a funo, o local e equipamentos ou objetos relativos posio incmoda. 7 O ritmo de trabalho excessivo? Em que funes?

8 O trabalho montono? Em que funes? 9 H excesso de responsabilidade ou acmulo de funes? 10 - H problema de adaptao com EPIs? Quais? Observaes complementares: Recomendaes: 5 GURPO RISCOS DE ACIDENTES 1 Com relao ao arranjo fsico, os corredores e passagens esto desimpedidos e sem obstculos? 2 Indique os pontos onde aparecem estes problemas. 3 Os materiais ao lado das passagens esto convenientemente arrumados? 4 Os produtos qumicos esto convenientemente guardados? 5 Os servios de limpeza so organizados no setor? 6 O piso oferece segurana aos trabalhadores? 7 Existem chuveiros de emergncia e lava-olhos no setor? 8 Com relao a ferramentas manuais, estas so usadas em bom estado de conservao? 9 As ferramentas utilizadas so adequadas? 10 As mquinas e equipamentos esto em bom estado? 11 As mquinas esto em local seguro? 12 O operador para as mquinas para lubrific-las? Se no, explique por que. 13 O boto de parada de emergncia das mquinas so visveis e esto em local prximo aos operadores? 14 A chave geral das mquinas de fcil acesso?

15 Indique outros problemas de acionamento ou desligamento de equipamentos. 16 As mquinas tem proteo (nas engrenagens, correias, polias, contra estilhaos)? Indique os equipamentos e mquinas que necessitam de tais protees? 17 Os operadores param as mquinas para ajust-las ou consert-las? 18 Os dispositivos de segurana das maquinas atendem as necessidades de segurana? 19 Nas operaes que oferecem perigo os operadores usam EPI? 20 Quanto aos riscos com eletricidade, existem maquinas ou equipamentos com fios soltos sem isolamento? Indique onde? 21 Os interruptores de emergncia esto sinalizados (pintados de vermelho)? Indique onde falta. 22 Existem cadeados de segurana nas caixas de chaves eltricas, ao operar com alta tenso ? Indique onde falta. 23 H instalaes eltricas provisrias? Indique onde. 24 Indique os pontos com sinalizao insuficiente ou inexistente. 25 Quanto ao transporte de materiais, indique o meio de transporte e aponte os riscos. 26 Quanto a edificao, existem riscos aparentes? Onde. Observaes complementares: Recomendaes: 38

Anda mungkin juga menyukai