Anda di halaman 1dari 6

FACULDADE ASSIS GURGACZ CURSO ENGENHARIA CIVIL

http://www.fag.edu.br

Disciplina: Qumica Geral Professor: Janes Caciano Frozza

Turma: 03 Perodo: 1 Noturno Acadmicos: Higor Prado Leonardo Sott Lucas Martini Tiscoski Maike Vensoloski Zaias

ATIVIDADE EXPERIMENTAL 03-2012-04


REATIVIDADE DOS METAIS E REAOES QUIMICAS

02 DE MAIO DE 2012

1. TITULO: Reatividade dos metais e reaes qumicas 03-2012-04 2. OBJETIVO: Comprovar, experimentalmente, a ocorrncia da oxidao de diferentes metais em meio cido e a alterao da massa aps a combusto da palha de ao. 3. RESUMO: aula laboratorial vem mostrar a reatividade dos metais em meio acido, e tambm a capacidade dos metais aumentarem a massa aps reaes qumicas. 4. INTRODUO: Uma caracterstica dos metais o fato de terem um nmero pequeno de eltrons no ltimo nvel energtico, e tambm a baixa fora de atrao que o ncleo exerce sobre esses eltrons, facilitando a doao dos mesmos. Pode-se chamar de reatividade de um metal a capacidade que ele possui para deslocar outro em uma reao de deslocamento.

O metal mais reativo (menos nobre) desloca o menos reativo (mais nobre).

O metal menos reativo (mais nobre) no desloca o mais reativo (menos nobre).

Fig.1 Esquema de deslocamento entre metais.

As reaes de deslocamento, nas quais um elemento A desloca um elemento B, podem ser previstas segundo a srie eletroqumica. A srie eletroqumica dos metais, escala de nobreza ou fila de reatividade qumica, coloca os elementos em ordem decrescente de reatividade, e em ordem crescente de nobreza. Quanto mais nobre o elemento, menos reativo ele , e vice-versa. Assim, metais nobres como o ouro (Au), a prata (Ag) e a platina (Pt), dificilmente so atacados por substncias qumicas.

FILA DE REATIVIDADE DOS METAIS


Aumenta a reatividade

Li > K > Rb > Cs > Ba > Sr > Ca> Na > Mg > Al > Mn > Zn > Fe > Co > Ni > Sn > Pb > H 2 > Cu > Ag > Pd > Pt > Au Alcalinos e Alcalinos terrosos
Metais mais comuns no cotidiano

Metais Nobres

Reagem com HCl

No reagem com HCl

Aumenta a nobreza

Fig.2 Fila de reatividade dos metais Os metais mais nobres (menos reativo) que o hidrognio no so deslocados por ele, portanto no reagem com cidos.

5. MATERIAIS E REAGENTES: 5.1) Materiais utilizados: 1 Parte: -Uma estante de tudo de ensaio -6 tubos de ensaio. 2 Parte: -Fsforo; -Balana analtica; -Cadinho.

5.2) Reagentes Utilizados: 1 Parte: -100 ml de soluo de HCl 6 mol/l; -Amostras de tamanhos similares de: Magnsio; Cobre (fio de cobre); Zinco; Estanho; Alumnio;

Palha de ao (Bombril ou similar). 2 Parte: 1g palha de ao (Bombril ou similar).

5.3) Procedimento: 1 Parte Enumeramos os tubos de ensaio de 1 a 6, em cada tubo colocou-se um pedao dos seis metais que tinha como amostra, que foram os seguintes: magnsio, cobre, zinco, estanho, alumnio e palha de ao. Logo aps adicionamos 100 ml de acido clordrico em cada tubo. Observou-se, ento, o ocorrido em cada um dos tubos de ensaio. 2 Parte Acomodou-se aproximadamente 1g da palha de ao dentro do cadinho, em seguida foi feita a pesagem, anotando o valor da massa. Ateou-se fogo na palha de ao utilizando fsforo, ventilando o sistema em busca de total combusto. Aps a queima foi medido a sua pesagem.

6. RESULTADOS E DISCUSSO: 1 Parte: Ao primeiro tubo com Magnsio, Macroscopicamente possvel visualizar a dissoluo do magnsio, embora se saiba que microscopicamente, seus tomos esto apenas deslocando os tomos de hidrognio da soluo de HCl, e ocupando seu lugar. possvel observar uma efervescncia da soluo quando o magnsio adicionado, e o aquecimento do tubo de ensaio. A reao demonstrada abaixo ocorreu porque o magnsio mais reativo que o hidrognio, assim, Mg desloca o H da soluo.

2Mg + 2HCl

2MgCl + H2

Ao segundo tubo se adiciona alguns fragmentos de cobre; No possvel observar reao, uma vez que o Cu se encontra depois do hidrognio na fila de reatividade qumica, logo ele no capaz de deslocar o hidrognio do HCl. No tubo de Zinco, reage e a soluo de HCl adquire uma colorao branca, e apresenta uma certa efervescncia ocasionada pela liberao de H2. A reao ocorre porque o zinco, posicionado antes do hidrognio na fila de reatividade qumica, consegue deslocar os tomos de hidrognio da soluo de HCl.

Zn + 2HCl

ZnCl2 + H2

No tubo quarto de Estanho, aparentemente no houve reao, pelo menos que fosse visvel macroscopicamente, embora de acordo com a fila de reatividade qumica (vide fig.2) o ferro esteja situado anterior ao hidrognio.

No quinto tubo de ensaio contendo Alumnio; demora um pouco mais para reagir se comparado com o magnsio, provavelmente pela sua posio na fila de reatividade qumica (vide Fig.2). A reao no apresenta uma efervescncia grande como no caso do magnsio.

Al + HCl

AlCl + H2

Palha de ao (Ferro) - Aparentemente no houve reao, pelo menos que fosse visvel macroscopicamente, embora de acordo com a fila de reatividade qumica (vide fig.2) o ferro esteja situado anterior ao hidrognio. 2 Parte: Aps a queima da palha de ocorre o consumo do oxignio do ar, o que produz uma substncia composta de ferro e oxignio. A massa da substncia formada , ento, maior do que a massa da palha de ao inicial tem um aumento de aproximadamente 2,3%.

7. CONCLUSO: 1 Parte: Atravs do experimento foi possvel comprovar os resultados esperados. Na primeira etapa do experimento, como esperado, o magnsio, por ser o mais eletropositivo dos quatro metais utilizados, foi o que reagiu mais rapidamente. A reao ocorreu entre os hidrognios ionizveis presentes na soluo de HCl, uma vez que o hidrognio possui uma maior afinidade por eltrons. A reao em questo libera gs hidrognio. 2 Parte: O ao como uma uma liga na presena de oxignio, o ferro pode sofrer uma oxidao e produzir xido de ferro, assim tendo seu aumento.

8. REFERNCIAS: GONALVES, Ana Maria Aoki; MESSAROS, Maria. Qumica I. Edio Experimental. So Paulo, Cetec Ceeteps, 1998.

CANTO, Eduardo Leite do; PERUZZO, Francisco Miragaia. Qumica na abordagem do cotidiano Volume nico. Editora Moderna. Dados de editorao no encontrados. BROWN, Lawrence S.; HOLME, Thomas A. Qumica geral aplicada engenharia. So Paulo: Cengage Learning, 2009. < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reacoes-inorganicas/reacoes-

inorganicas.php>. Acesso em: 25 abr. 2010. < http://www.mundovestibular.com.br/articles/1104/1/REATIVIDADE-DE-METAIS/Paacutegina1.html>. Acesso em: 25 abr. 2010. < http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/reatividade-dos-

metais.htm>. Acesso em: 25 abr. 2010 9. EXERCICIOS: 9.01) Qual dos metais liberou mais quantidade de gs? R: O magnsio por ter oxidado todo seu elemento. 9.02) Qual dos metais sofreu o maior desgaste? R: O magnsio, por ser o mais eletropositivo dos metais. 9.03) Qual o conceito de metal nobre? R: Metal nobre um metal resistente corroso e oxidao, ao contrrio da maior parte dos chamados metais vis, tais como ferro, nquel, chumbo e zinco. Os metais nobres no devem ser confundidos com os metais preciosos, embora muitos metais nobres sejam preciosos. 9.04) Qual o objetivo industrial de formar ligas metlicas? R: Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria no empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relao ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produo. 9.05) No procedimento dois apresente o calculo da diferena de massa antes da queima e depois da queima? R: Cadinho: 24,420g, ferro: 1,033g Total do peso: 25,453g Efetuado a queima: Total do peso: 25,623g Aumento de 0,237g no ferro oxidado. 9.06) Na palha de ao, antes da combusto a balana no indicava a massa de oxignio que seria incorporada a ela, ou seja, o aumento da massa indicado pela balana devese incorporao da massa do oxignio ao ferro, formando o xido de ferro. ferro + oxignio xido de ferro

Anda mungkin juga menyukai