Anda di halaman 1dari 13

Monarquia de Julho (1830-1848)

Deposio de Carlos X e fim da censura


Princpio da livre discusso Liberdade de religio pensamento e de expresso

Parlamentarismo
Separao de poderes Equilbrios e discusso livre

Voto censitrio
Propriedade como condio da participao poltica Defesa da propriedade privada Preponderncia da burguesia (chamada por Donoso Corts uma classe discutidora)

Karl Marx

Para a Crtica da Filosofia do Direito de Hegel [1843]

O que a religio para Marx?


este o fundamento da crtica irreligiosa: o homem faz a religio; a religio no faz o homem. E a religio , de facto, a auto-conscincia e o sentimento de si do homem, que ou ainda no se conquistou ou voltou a perder-se. Mas o homem no um ser abstracto, acocorado fora do mundo. O homem o mundo do homem, o Estado, a sociedade. Este Estado e esta sociedade produzem a religio, uma conscincia invertida do mundo, porque eles so um mundo invertido. A religio a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopdico, a sua lgica em forma popular, o seu point dhonneur espiiritualista, o seu entusiasmo, a sua sano moral, o seu complemento solene, a sua base geral de consolao e de justificao. a realizao fantasmagrica da essncia humana, porque a essncia humana no possui verdadeira realidade. Por conseguinte, a luta contra a religio indirectamente a luta contra aquele mundo cujo aroma espiritual a religio.

O que a religio para Marx?


A misria religiosa , ao mesmo tempo, expresso da misria real e o protesto contra a misria real. A religio o suspiro da criatura oprimida, o mago de um mundo sem corao e a alma de situaes sem alma. o pio do povo. A abolio da religio enquanto felicidade ilusria dos homens a exigncia da sua felicidade real. O apelo para que eles deixem as iluses a respeito da sua situao o apelo para abandonarem uma situao que precisa de iluses. A crtica da religio , pois, em germe a crtica do vale de lgrimas de que a religio a aurola.

Karl Marx

Para a Questo Judaica

[1844]

Crtica liberdade religiosa


O homem emancipa-se politicamente da religio ao bani-la do direito pblico para o direito privado. A religio j no o esprito do Estado, onde o homem - ainda que de modo limitado, numa forma particular e numa esfera particular se comporta como ser genrico, em comunidade com outros homens; ela converte-se, agora, no esprito da sociedade burguesa, da esfera do egosmo, no esprito do bellum omnium contra omnes. J no a essncia da comunidade, mas a essncia da diferena. Converteu-se na expresso da separao do homem relativamente sua comunidade, a si mesmo e aos outros homens; converteu-se naquilo que foi na sua origem. No mais do que a confisso abstracta da insnia particular, do capricho particular, da arbitrariedade. A infinita disperso da religio na Amrica do Norte, por exemplo, j lhe d exteriormente a forma de um assunto puramente individual. A religio foi relegada para o nmero dos interesses privados, e desterrada da comunidade como tal. Porm, no nos deixemos enganar sobre as limitaes da emancipao poltica. A ciso do homem na vida pblica e na vida privada, o deslocamento da religio do Estado, para a sociedade civil, no constitui um estdio, mas o complemento da emancipao poltica, a qual, por isso mesmo, no suprime nem tem por objectivo suprimir a religiosidade real do homem.

Crtica liberdade religiosa


Figura [entre os direitos do homem] a liberdade de conscincia, o direito de praticar qualquer culto. O privilgio da f expressamente reconhecido, seja como um direito humano, seja como consequncia de um direito humano, da liberdade. [] A religio, longe de se constituir incompatvel com o conceito dos direitos humanos, incluise expressamente entre eles. Os direitos humanos proclamam o direito de ser religioso, s-lo como achar melhor e de praticar o culto que julgar conveniente. O privilgio da f um direito humano geral.

Crtica noo burguesa de liberdade


A liberdade, por conseguinte, o direito de fazer e empreender tudo aquilo que no prejudique os outros. O limite dentro do qual todo homem se pode mover inocuamente em direco a outro determinado pela lei, assim como as estacas marcam o limite ou a linha divisria entre duas terras. Trata-se da liberdade do homem como de uma mnada isolada, dobrada sobre si mesma. [] Todavia, o direito do homem liberdade no se baseia na unio do homem com o homem, mas, pelo contrrio, na separao do homem em relao a seu semelhante. A liberdade o direito a esta dissociao, o direito do indivduo delimitado, limitado a si mesmo. A aplicao prtica do direito humano da liberdade o direito humano propriedade privada.

Crtica propriedade privada


O direito humano propriedade privada, portanto, o direito de desfrutar do seu patrimnio e dele dispor arbitrariamente ( son gr), sem atender aos demais homens, independentemente da sociedade, o direito do interesse pessoal. A liberdade individual e esta aplicao sua constituem o fundamento da sociedade civil. Sociedade que faz com que todo homem encontre noutros homens no a realizao da sua liberdade, mas, pelo contrrio, a limitao desta. [] Nenhum dos chamados direitos do homem ultrapassa, portanto, o egosmo do homem, do homem como membro da sociedade civil, isto , do indivduo voltado para si mesmo, para o seu interesse particular, na sua arbitrariedade privada e dissociado da comunidade.

Crtica aos direitos do homem


Este homem, membro da sociedade burguesa, agora a base, a premissa do Estado poltico. E, como tal, reconhecido nos direitos do homem. A liberdade do homem egosta e o reconhecimento desta liberdade so a expresso do reconhecimento do movimento desenfreado dos elementos espirituais e materiais que formam seu contedo de vida. Por conseguinte, o homem no se libertou da religio; obteve, isto sim, liberdade religiosa. No se libertou da propriedade; obteve a liberdade de propriedade. No se libertou do egosmo da indstria; obteve a liberdade industrial.

Karl Marx e Friedrich Engels

Manifesto do Partido Comunista [1848]

Objectivo poltico do comunismo


Os comunistas so, pois, na prtica, o sector mais decidido, sempre impulsionador, dos partidos operrios de todos os pases; na teoria, eles tm, sobre a restante massa do proletariado, a vantagem da inteligncia das condies, do curso e dos resultados gerais do movimento proletrio. O objectivo mais prximo dos comunistas o mesmo do que o de todos os restantes partidos proletrios: formao do proletariado em classe, derrubamento da dominao da burguesia, conquista do poder poltico pelo proletariado. [] Neste sentido, os comunistas podem condensar a sua teoria numa nica expresso: supresso [Aufhebung] da propriedade privada.

Internacionalismo
Aos comunistas tem alm disso sido censurado que querem abolir a ptria, a nacionalidade. Os operrios no tm ptria. No se lhes pode tirar o que no tm. Na medida em que o proletariado tem primeiro de conquistar para si a dominao poltica, de se elevar a classe nacional, de se constituir a si prprio como nao, ele prprio ainda nacional, mas de modo nenhum no sentido da burguesia. Os isolamentos e as oposies nacionais dos povos vo desaparecendo j cada vez mais com o desenvolvimento da burguesia, com a liberdade de comrcio, com o mercado mundial, com a uniformidade da produo industrial e com as relaes de vida que lhe correspondem. A dominao do proletariado f-los- desaparecer ainda mais.

Anda mungkin juga menyukai