Anda di halaman 1dari 10

COMISSO CIDADANIA

DE

COMISSO

DE

CONSTITUIO

DE

PROJETO DE LEI No 5.369, DE 2009

Institui o Programa de Combate ao Bullying. Autor: Deputado VIEIRA DA CUNHA Relator: Deputado ESPERIDIO AMIN

I RELATRIO

O Projeto de Lei n 5.369, de 2009, institui o Programa de Combate ao Bullying. A esse propsito, pode-se ler no seu art. 1, in verbis: Art. 1 Fica institudo o Programa de Combate ao Bullying em todo o territrio nacional, vinculado ao Ministrio da Educao, que expedir as normas e procedimentos necessrios a sua execuo, observadas as diretrizes prescritas na presente lei. Pargrafo nico. No contexto da presente Lei, bullying considerado todo ato de violncia fsica ou psicolgica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivao evidente, praticado por indivduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidla ou agredi-la, causando dor e angstia vtima, em uma relao de desequilbrio de poder entre as partes envolvidas. Nesta Casa, a Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado aprovou a matria na forma de Substitutivo, o qual determina a incluso de medidas de conscientizao, preveno,

diagnose e combate ao bullying escolar no projeto pedaggico elaborado pelas escolas pblicas e privadas de educao bsica no pas. Em seguida, a Comisso de Educao e Cultura aprovou tambm a matria, mas na forma de Substitutivo prprio, que inclui a matria na Lei n 8.069, de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. Esse Substitutivo define como Bullying a intimidao sistemtica a prtica de atos de violncia fsica ou psquica de modo intencional e repetitivo, exercida por indivduo ou grupo de indivduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angstia ou humilhao vitima. Essa definio parece a esta Relatoria um avano em face da proposio original e do Substitutivo da Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado pois ela encontra um conceito e em vernculo que d conta da noo definida, tornando, assim, praticamente dispensvel o estrangeirismo. O Substitutivo da Comisso de Educao no chegou, porm, a dar esse passo. Esta relatoria opta, sem titubeios, pela substituio do anglicismo bullying pela expresso intimidao sistemtica. Considerou-se aqui que a palavra bulimento tambm no seria a melhor alternativa, haja vista que ela no designa com preciso o que as proposies em exame visam a designar. Por trazer larga gama de significados, o termo bulimento acabaria se tornando, se adotado, fonte segura de equvocos, os quais se procura aqui prevenir. A autora do Substitutivo na Comisso de Educao e Cultura, Deputada Maria do Rosrio, em complementao de voto, com duas subemendas, modificou o seu Substitutivo. Portanto, o Substitutivo ali aprovado j incorpora essas duas subemendas. A primeira delas se refere necessidade de comunicao, por parte dos dirigentes de estabelecimentos de ensino, clubes e agremiaes recreativas, dos casos ocorridos de intimidao sistemtica, bem como das providncias tomadas. A segunda se refere s medidas de preveno dessa malfadada prtica. Ao Projeto de Lei n 5.369, de 2009, apensaram-se, nos termos regimentais, os Projetos de Lei n 6.481, de 2009, de autoria do Deputado Maurcio Rands, e o Projeto de Lei n 6.725, de 2010, da lavra do Deputado Inocncio de Oliveira.

O primeiro apenso dispe sobre medidas de preveno e combate ao Bullying, a serem inclusas nos programas pedaggicos das escolas privadas e pblicas da educao bsica. O segundo apenso inclui na Lei n 9.394, de 1996, inciso que determina promover medidas de conscientizao, preveno e combate a todos os tipos de violncia, com nfase nas prticas sistemticas de intimidao ou constrangimento fsico ou psicolgico, cometidas por alunos no mbito da escola. o relatrio.

II VOTO DO RELATOR

Cabe a esta Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania examinar as proposies quanto constitucionalidade, juridicidade e tcnica legislativa, consoante a alnea a do inciso IV do art. 32 do Regimento Interno da Cmara dos Deputados. No que concerne ao projeto principal, cabe dizer que ele, ao criar um programa de combate ao Bullying, vinculado ao Ministrio da Educao, traz inconstitucionalidade palmar referente iniciativa legislativa. Enfim, cria-se, por norma de iniciativa parlamentar, um programa a ser desenvolvido pelo Ministrio da Educao, o que caracteriza transgresso do art. 2 da Carta Magna, o qual dispe sobre a independncia e harmonia entre os Poderes da Repblica. A forma correta de encaminhar uma proposio de programa endereado ao Poder Executivo, na forma do Regimento Interno da Cmara dos Deputados, a Indicao (RICD, art. 113, I). Considerando a inconstitucionalidade explcita do projeto principal, deixo de examin-lo no que toca aos aspectos de juridicidade e de tcnica legislativa. Por sua vez, o Substitutivo apresentado na Comisso de Segurana e Combate ao Crime Organizado corrige o problema de forma do Projeto de Lei n 5.389, de 2009, ao transformar a proposio em norma geral para escolas pblica e privadas. Subsistem, porm, problemas constitucionais que passo a apontar.

Com efeito, apenas uma parte do Substitutivo includa na Lei de Diretrizes e Bases da Educao, que a forma constitucional de obrigar as escolas pblicas e privadas a incluir determinados contedos em seus programa escolares (CF, art. 22, XXIV) Os dispositivos que no integrarem esse diploma normativo no tm fora legal para obrigar as escolas a inclu-los em sua programao pedaggica. Por outro lado, parece-me que no cabe introduzir toda a parte doutrinria e definidora na Lei de Diretrizes e Bases da educao. Esses aspectos podem, muito bem, ser cobertos por regulamentos do Poder Executivo ou mesmo por resolues do Conselho Nacional de Educao. O Substitutivo da Comisso de Segurana e Combate ao Crime Organizado, de autoria do Deputado Antnio Carlos Biscaia, deve, portanto, ser emendado. A prpria palavra buillying, estrangeirismo , parece despicienda, se se considerarem os enormes recursos com que conta a Lngua Portuguesa, a ltima flor do Lcio, que descendente direta da riqussima experincia lingustica da tradio romana. A expresso intimidao sistemtica, que aparece no Substitutivo da Comisso de Educao e Cultura, designa, de modo preciso, o que o chamado bullying pretende designar. As definies parecem de m tcnica aqui, podendo ser deixadas para a doutrina e a prtica pedaggica, para o regulamento e, sobretudo, para as resolues do Conselho Nacional de Educao, que no deve ser esvaziado pela legislao infraconstitucional. O Substitutivo da Comisso de Comisso de Segurana e Combate ao Crime Organizado, se forem feitas as alteraes nele aqui sugeridas, passar a ser constitucional, jurdico e de boa tcnica legislativa. Quanto ao Substitutivo da Comisso de Educao e Cultura, de autoria da Deputada Maria do Rosrio, constitucional, jurdico, e ser tambm de boa tcnica e redao legislativa, se expurgado do termo bullying e das definies, que, como j indiquei acima, podem ser deixadas para a doutrina, para os regulamentos e para as resolues do Conselho Nacional de Educao e mesmo dos Conselhos Estaduais de Educao. Uma definio aqui mataria toda a dinmica e a riqueza das discusses doutrinrias e das interpretaes concretas geradas pela prtica pedaggica nas escolas.

No convm a lei dizer tudo sobre matrias que dependem, sobretudo, da prtica pedaggica. Demais, h a limitao constitucional: a atuao do legislador aqui deve se restringir a diretrizes e bases, na forma do art. 22, XXIV, da Constituio Federal. As emendas apresentadas na Comisso de Educao e Cultura, considerando que foram aprovadas como partes do Substitutivo ali votado, na forma da complementao de voto, no sero aqui analisadas individualmente. Emendado na forma aqui proposta, o Substitutivo da Comisso de Educao e Cultura passa a ser constitucional, jurdico e de boa tcnica legislativa. O Projeto de Lei n 6.481, de 2009, o primeiro apenso, cujo autor o Deputado Maurco Rands, apresenta problemas j encontrados em proposies anteriores aqui mencionadas, quais sejam: introduz diretriz para a educao bsica fora da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (art. 22, XXIV, da Constituio Federal); usa o estrangeirismo desnecessrio que no se adapta dinmica de nossa lngua, a qual Olavo Bilac chamou de ultima flor do Lcio, em expresso consagrada por seu poema Lngua Portuguesa. O Projeto de Le n 6.481, de 2009, emendado na forma proposta neste parecer, passa a ser constitucional, jurdico e de boa tcnica legislativa. O segundo apenso, o Projeto de Lei n 6.725, de 2010, da lavra do Deputado Inocncio Oliveira, acrescenta o inciso IX ao art. 12 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a seguinte redao: Art. 12 ....................................................................... ................................................................................... IX promover medidas de conscientizao , preveno e combate a todos os tipos de violncia, com nfase nas prticas sistemticas de intimidao ou constrangimento, fsico ou psicolgico, cometidas por alunos no mbito da escola. (NR) Esse segundo apenso constitucional, jurdico e de boa tcnica legislativa.

Haja vista o que acabo de expor, voto pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei n 5.369, de 2009; voto pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa do Substitutivo da Comisso de Segurana e Combate ao Crime Organizado e do Substitutivo da Comisso de Educao e Cultura, na forma da respectiva Subemenda Substitutiva; voto pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa do Projeto de Lei n 6.481, de 2009, na forma da Emenda Substitutiva aqui apresentada; e, por fim, voto pela constitucionalidade, juridicidade e boa tcnica legislativa do Projeto de Lei n 6.725, de 2010.

Sala da Comisso, em

de

de 2012.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator

2012_5438

COMISSO CIDADANIA

DE

COMISSO

DE

CONSTITUIO

DE

SUBEMENDA SUBSTITUTIVA AO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 5.369,DE 2009, APRESENTADO NA COMISSO DE SEGURANA PBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Inclui dispositivo no art. 12 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 1 Essa Lei dispe sobre a incluso de medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate intimidao sistemtica no projeto de pedaggico elaborado pelas escolas pblicas e privadas de educao bsica. Art. 2 O art. 12 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a viger acrescido do seguinte inciso IX: Art. 12 ...................................................................... IX promover medidas de conscientizao e combate a todos os tipos de violncia, com nfase nas prticas sistemticas de intimidao ou constrangimento fsico e psicolgico, cometidas por alunos na escola. (NR) Art. 3 Esta Lei entra em vigor noventa dias aps a sua publicao.

Sala da Comisso, em

de

de 2012.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator


2012_5438

COMISSO CIDADANIA

DE

COMISSO

DE

CONSTITUIO

DE

SUBEMENDA SUBSTITUTIVA AO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 5.369,DE 2009, APRESENTADO NA COMISSO DE EDUCAO E CULTURA

Inclui os arts. 53-A e 245-A na Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, e o inciso IX no art. 12 na Lei n 9.364, de 20 de dezembro de 1996, com o fim de prevenir a intimidao sistemtica em suas vrias formas. Art. 1 Esta Lei Inclui os arts. 53-A e 245-A na Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, e dispositivo no art. 12 na Lei n 9.364, de 20 de dezembro de 1996, com o fim de prevenir a intimidao sistemtica em suas vrias formas. Art. 2 A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar acrescida dos artigos 53-A e 245-A: 53-A dever do estabelecimento de ensino, clubes e agremiaes recreativas, assegurar medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate a violncia e intimidao sistemtica. 1 Entende-se por intimidao sistemtica a prtica de atos de violncia fsica ou psquica de modo intencional e repetitivo, exercida por indivduo ou grupos de indivduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angstia ou humilhao vtima, tais como: I promover a excluso de aluno do grupo social; II injuriar, difamar ou caluniar; III subtrair coisa alheia para humilhar;

IV perseguir; V discriminar; VI amedrontar; VII instigar ou praticar atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnolgicos e ambientes virtuais. 2 Denomina-se intimidao sistemtica virtual o uso de instrumentos ou ferramentas da rede mundial de computadores, telefonia mvel e outros meios de troca de dados, informaes e interao virtual, com a finalidade de atingir a honra e a imagem de pessoa, incitar a violncia, adulterar fotos, fatos e dados pessoais. 56-A Os dirigentes de estabelecimentos de ensino, clubes e agremiaes recreativas, comunicaro ao Conselho Tutelar os casos e as providncias tomadas pela entidade de: I maus-tratos envolvendo seus alunos, scios ou visitantes, sendo esses crianas e adolescentes; II casos de intimidao sistemtica envolvendo seus alunos, scios ou visitantes, sendo esses crianas e adolescentes; Art. 2 O art. 12 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do inciso IX: Art. 12 (...) IX promover medidas de conscientizao, preveno e combate a todos os tipos de violncia, com nfase nas prticas de intimidao sistemtica ou constrangimento fsico e psicolgico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais ou integrantes de escola e comunidade escolar. Art. 3 Esta Lei entra em vigor noventa dias aps a sua publicao.

Sala da Comisso, em

de

de 2012.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator


2012_5438

10

COMISSO CIDADANIA

DE

COMISSO

DE

CONSTITUIO

DE

EMENDA SUBSTITUTIVA AO PROJETO DE LEI N 6.481,DE 2009 PROJETO DE LEI N DE DE 2009


(Do Sr. MAURCIO RANDS)

Inclui o inciso IX no art. 12 na Lei n 9. 394, de 20 de dezembro de 1996, para prevenir a intimidao sistemtica no mbito da escola. O CONGRESSO NACIONAL DECRETA: Art. 1 Essa Lei introduz de medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate intimidao sistemtica no projeto pedaggico, elaborado pelas escolas pblicas e privadas de educao bsica no pas. Art. 2 O art. 12 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a viger acrescido do seguinte inciso IX: Art. 12 ....................................................................... IX promover medidas de conscientizao, preveno, diagnose e combate intimidao sistemtica com violncia fsica ou psicolgica, no mbito escolar. Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data da sua publicao. Sala da Comisso, em de de 2012.

Deputado ESPERIDIO AMIN Relator


2012_5438

Anda mungkin juga menyukai