Anda di halaman 1dari 12

Antenas Inteligentes GTA Grupo de Teleinformtica e Automao Escola Politcnica

1. Introduo

A atual condio da sociedade da Era Digital fez com que todos dependessem cada vez mais de aplicaes sem fio. Aps algum tempo, com a intensificao do uso desses aparelhos (celulares, internet sem fio, rdios), a comunicao comea a apresentar falhas e reduo na qualidade da transmisso. A interferncia que passava a incomodar levou pesquisa de formas alternativas para se transmitir dados, diminuindo a interferncia entre canais de comunicao diferentes. Dessa procura por novas formas de transmisso surgiu, dentre outros, o conceito de antenas inteligentes. Antenas Inteligentes so sistemas (conjuntos) de antenas que reagem s mudanas do ambiente dinamicamente, com o objetivo de fornecer um sinal de maior qualidade e gerar um melhor aproveitamento das faixas de freqncia nas comunicaes sem fio. A utilizao de algoritmos mais eficientes, aliado a melhorias significantes no hardware, fez com que o uso de antenas inteligentes aumentasse consideravelmente na ltima dcada. As comunicaes sem fio acabaram se tornando a rea mais promissora para a aplicao das antenas, devido qualidade das pesquisas que vm sendo feitas, e demanda daquele servio por parte da populao.

2. Histrico

Os sistemas precursores das Antenas Inteligentes, ainda largamente utilizados no mercado atual, so conhecidos por antenas convencionais. Esses aparelhos, existentes nos sistemas automatizados, so classificadas sob dois termos principais: onidirecionais ou setorizados. Esses termos esto relacionados forma de distribuio de sinal para o ambiente, por parte do referido aparelho. A forma como o sinal distribudo por esses modelos de antenas causa um desperdcio de recursos, visto que a maior parte do sinal transmitido irradia em direes que no coincidem com a verdadeira posio do usurio, para quem o sinal direcionado. Alm disso, o sinal proveniente de um antena convencional poder funcionar como interferncia para outros usurios que no estejam utilizando esse sinal que chega a eles. Tambm h a interferncia sentida pela base emissora, que recebe sinais oriundos de vrios usurios pelos quais ela no responsvel. Desde que iniciou-se a comunicao via a utilizao de redes sem fio ("Wireless Networks"), tem sido utilizado uma simples antena de dipolo, que irradia e recebe igualmente em todas as direes o sinal transmitido. Para encontrar e alcanar os usurios destinatrios, o sinal gerado distribudo onidirecionalmente (uniformemente) no meio, e se espalha seguindo um padro de irradiao que se assemelha s ondas circulares concntricas que se propagam em um piscina. O desperdcio de recursos obtido com as transmisses onidirecionais so compensadas com um aumento da intensidade na taxa de emisso do sinal. Todavia, a maior fora de propagao do sinal s faz aumentar a interferncia observada nas bases emissoras e nos usurios alheios aos diversos sinais que os alcanam a todo momento. Quanto s antenas setorizadas, pode-se verificar que h um avano na qualidade de servio, em relao s antenas onidirecionais. O modelo de setorizao baseado na diviso de uma rea coberta por determinada estao transmissora em subreas. Sendo que cada uma

destas subreas ter cobertura atravs de um sinal emitido por uma antena direcional posicionada na base transmissora. Haver um setor para cada antena direcional existente na base. A diviso em setores permite que o alcance do sinal aumente, dado que agora cada setor ter uma emisso individual de sinal para o meio. Esse modelo tambm permite a reutilizao das faixas de frequncia, sem que ocorra a alta e costumeira taxa de interferncia do modelo anterior. A setorizao melhorou o caso das antenas onidirecionais, mas ainda faltava algo que dispensasse a necessidade de criao de vrios setores. Assim poderia-se otimizar ainda mais o consumo de energia e recursos, bem como tratar com mais eficincia a interferncia existente entre estaes transmissoras e usurios. No cenrio que abrange a necessidade de aperfeioamento das comunicaes sem fio, e o contnuo processo de desenvolvimento de hardware/software, foi elaborado o conceito das Antenas Inteligentes, que ser tratado a seguir.

3. Caracterizao

Uma Antena Inteligente consiste em um sistema que engloba mltiplos elementos de antena e um processador de sinal, na maior parte das vezes, digital. Os elementos de antena so materiais especificamente configurados para a obteno de maiores ganhos de qualidade na comunicao, dado uma certa frequncia ou uma faixa de frequncia. O processador responsvel por ajustar e calibrar a radiao e/ou os elementos da antena. O ganho de um antena equivale a qualquer variao (para mais ou para menos) na fora do sinal de rdio-frequncia medido pelo equipamento emissor ou receptor. Esse valor de diferena costuma ser medido em termos de decibis (dB) ou graus de ampliao da onda. Os elementos de antena processam os sinais adaptativamente, de modo a explorar melhor o canal de comunicao disponvel no ambiente onde a transmisso efetuada. Esse processamento dos sinais de entrada nos elementos ocorre principalmente atravs de variaes (ajustes) na fase a na amplitude da onda. Todos os elementos de antena devem ser combinados (associados) com o objetivo de se adaptar o canal de transmisso atual ao usurio que receber e utilizar o sinal emitido. Essa adaptao da emisso de sinal para com o ambiente e o usurio final a parte qual corresponde o termo "Smart", que d nome ao modelo das Antenas Inteligentes ("Smart Antennas"), e as diferencia das antenas convencionais.

Antenas Inteligentes so consideradas uma tecnologia chave para o aumento da capacidade de comunicao e qualidade em redes sem fio, como as redes 3G. As antenas oferecem um ganho de capacidade de servio que supera em mais de 100% a mdia das tecnologias utilizadas atualmente. Tambm so capazes de reduzir a menos da metade a quantidade de estaes transmissoras necessrias para estabelecimento da comunicao. Elas so uma das tecnologias mais promissoras na rea de redes sem fio de alta capacidade. A tecnologia por trs das Antenas Inteligentes se tornou vivel recentemente, devido ao aumento do poder computacional das novas mquinas e queda dos custos destas no mercado. Redes de computadores complexas foram muito beneficiadas com as antenas, dado que agora o processamento dos sinais sem fio pode ser feito em tempo real, otimizando o funcionamento dessa rede.

4. Uma Analogia para as Antenas Inteligentes

Para um melhor entendimento do que representam as antenas inteligentes, feita uma comparao com o funcionamento da cabea de uma pessoa. A cabea equipada com um par de orelhas para recepo de sinais, uma boca para a emisso de sinais, e um crebro responsvel pelo processamento desses sinais. 1 Caso: Agora imagine-se em um campo aberto com seus olhos fechados. A uma certa distncia, h um pessoa falando com voc. Com a inteno de ouvir melhor essa pessoa, voc vira a sua cabea em direo a ela. Voc capaz de determinar a direo da voz devido diferena de atraso da chegada da voz em cada um dos ouvidos. O crebro decodifica essa diferena e te diz a direo da fonte sonora. Assim, voc fica na melhor posio para falar, de modo que a outra pessoa aproveite a sua voz ao mximo, e vice-versa. 2 Caso: Considere agora que voc est em uma festa com muito barulho em volta. No outro lado da sala, h um amigo seu tentando cham-lo pelo seu nome. Voc ir escutar porque reconhece a voz do seu amigo produzindo o som, e porque o seu nome o som mais facilmente reconhecido por voc. O seu nome o seu cdigo. Seu crebro decifrou essa informao a partir de todo o barulho presente na festa. Voc vira sua cabea para focar no origem do som do seu nome e aumenta o tom da sua voz para responder. Ao fazer isso, voc adiciona

mais rudo ao ambiente j barulhento, e torna outras conversar paralelas, alm da sua, mais difceis de prosseguir. A partir do exposto, possvel imaginar o quo mais fcil seria para todos se a comunicao entre voc e seu amigo fosse feita sem necessidade de aumentar o volume da voz. Uma maneira de fazer isso seria que voc e seu amigo se equipassem com microfones direcionais e altamente sensveis. Se ambos estivessem com tais equipamentos, seriam necessrios apenas sussurros para que voc e seu amigo conversassem em meio ao barulho do ambiente. A premissa de funcionamento das Antenas Inteligentes semelhante maneira descrita para as cabeas das pessoas do exemplo.

5. Tipos de Antenas

Considerando uma abordagem dos termos que so utilizados para categorizar as antenas inteligentes, possvel enumerar algumas variaes de nomenclatura, tais como: Matriz de Antena com Regulagem de Fase Dinmica ("Phased Array"), Processamento Espacial ("Spacial Processing"), "Digital Beamforming", Sistemas de Antenas Adaptativas ("Adaptive Antenna Systems"), dentre alguns outros de menor expressividade. importante ressaltar que todos os termos citados representam diferentes implementaes do sistema de Antenas Inteligentes, mesmo que em pequenos detalhes de arquitetura e/ou funcionamento. A motivao para a elaborao desses variados modelos de antena consiste na necessidade constante da apario de novas tecnologias do mercado, para solucionar situaes que ficam sempre em evidncia no mercado da comunicao sem fio. Ao passo que o conceito de Antenas Inteligentes foi amadurecendo e os aparelhos foram se desenvolvendo, pde-se elaborar uma diviso de categorias, levando-se em conta o "nvel de inteligncia" da antena, isto , considerando-se a arquitetura escolhida, a complexidade do algoritmo utilizado e a estratgia para transmisso do sinal. Baseado nos critrios de diviso citados acima, pode-se enumerar duas categorias principais para as Antenas Inteligentes: i. Feixes Comutados ou Lobos Comutados ("Switched Beam") - formado por mltiplos feixes de base fixa, com sensibilidade ampliada em direes particulares. Esse sistema de antenas detecta a fora do sinal, escolhe um dos feixes pr-determinados para estabelecer a comunicao. Conforme o aparelho receptor se move pelo ambiente, os feixes utilizados so trocados de modo que o aparelho receba sempre o sinal de um feixe mais prximo a ele. Ao invs de moldar a antena direcional com as propriedades metlicas e o design fsico de antenas convencionais, os feixes comutados combinam a sada de vrias antenas de tal forma que estas formem finos feixes setorizados. Assim, possvel obter uma maior seletividade espacial, quando comparado a antenas convencionais; Matriz de Antenas Adaptativas ("Adaptive Array") - a mais avanada tecnologia atualmente na rea de Antenas Inteligentes. Utilizando-se de novos algoritmos para processamento de sinais, os sistemas adaptativos levam vantagem devido sua capacidade de localizar com eficincia e mapear diferentes tipos de sinais. Essa capacidade permite que a interferncia encontrada no meio seja dinamicamente minimizada e a recepo do sinal pretendida seja maximizada.

ii.

Observao: Ambos os sistemas tem por objetivo aumentar o ganho na transmisso, de acordo com o posicionamento do usurio no meio. No entanto, apenas a Matriz de Antenas Adapativas consegue prover um ganho timo, ao mesmo tempo em que identifica, mapeia e minimiza sinais geradores de interferncia.

Exemplos:

Antena convencional

Feixes Comutados (ou Lobos Comutados)

Matriz de Antena Adaptativa [1]

Matriz de Antena Adaptativa [2] Vale observar que o desempenho dessas tcnicas est diretamente relacionado complexidade da estrutura da antena. Isso explica em parte o fato de a Matriz de Antena Adaptativa ser a mais usada e eficiente. Um novo e promissor caso Nos ltimos anos, um novo modelo de Antena Inteligente foi elaborado e est em ascenso no mercado. Trata-se do uso de antenas mltiplas tanto na base transmissora quanto no ponto de recepo do sinal. Essa nova tecnologia ficou conhecida por MIMO ("multiple-input and multiple-output"), e atraiu a ateno na rea das comunicaes sem fio rapidamente, visto que capaz de oferecer aumentos significantes no alcance do sinal e na taxa de acerto das transmisses. E esse ganho extra obtido sem necessidade de aumentar a banda ou a quantidade de energia fornecida ao sistema. Todos os modelos de antenas apresentados acima possuem aplicaes especficas, que sero abordadas em um tpico mais frente.

6. Arquitetura e Funcionamento

Como as Antenas Inteligentes funcionam Os sistemas tradicionais de Feixes Comutados e Matriz de Antenas Adaptativas habilitam a estao transmissora a personalizar os feixes gerados para cada um dos usurios a ela conectada. Em termos gerais, cada feixe gerado pela base dedicado a um determinado usurio, e esse feixe forma um campo em torno do usurio, com a inteno de evitar, ou pelo menos reduzir, interferncia e rudos oriundos de fora desse campo. Escutando o usurio (Processamento "Uplink") Nessa situao, assume-se que a antena inteligente utilizada apenas na estao transmissora. O aparelho receptor se comunica atravs de sinais onidirecionais com a base, e faz com que esta tenha a incumbncia de selecionar os sinais desejados e separ-los dos outros que dividem o mesmo meio de propagao. Normalmente, o sinal recebido por cada um dos elementos de antena multiplicado por um valor, que representa um ajuste de amplitude e fase da onda. Esses sinais recebidos e ajustados so combinados para montar o sinal de sada do sistema. Um algoritmo adaptativo controla os valores multiplicadores, baseado em objetivos pr-definidos. Para sistemas de Feixes Comutados, os ajustes efetuados com o sinal de entrada j caracterizam um ganho mximo no servio. Porm, em sistemas de Matriz de Antenas Adaptativas, outros fatores devem ser levados em conta. E os clculos dinmicos feitos para acerto do sinal permitem que o sistema mude seu padro de propagao, para otimizar ainda mais a recepo do sinal. Transmitindo para o Usurio (Processamento "Downlink") O que dierencia os sistemas de Feixes Comutados e Matriz de Antenas Adaptativas nesse modelo a maneira como a transmisso efetuada por cada um deles. Sistemas de Feixes Comutados se comunicam com os usurios por meio da mudana de feixes, buscando um que favorea mais a transmisso. J os sistemas de Matriz de Antenas Adaptativas interpretam o ambiente, considerando os sinais de radio-frequncia existentes, e executam uma transmisso mais seletiva e precisa. O tipo de processamento Downlink escolhido depende de o sistema de comunicao usar Time Division Duplex (TDD), que transmite e recebe na mesma frequncia, ou usar Frequency Division Duplex (FDD), que utiliza frequncias separadas para transmitir e receber. Na maior parte dos sistemas FDD, a queda de rendimento do uplink e downlink e outras caracteristcas de propagao podem ser considerados fatores independentes, ao passo que em sistemas TDD, os canais de uplink e downlink so tomados como recprocos. Comparao entre Feixes Comutados e Matriz de Antenas Adaptativas A figura a seguir serve para ilustrar uma comparao feita entre trs tipos de antenas: uma convencional setorizada, e as duas antenas inteligentes citadas no subttulo acima. As reas do grfico representam qual tipo de antena mais eficaz, considerando um sinal emitido com certo alcance. O grfico da esquerda apresenta um ambiente com pouca interferncia no meio de propagao, enquanto o grfico da direita exibe uma situao em que h grande interferncia.

Aps a anlise dos grficos, possvel notar que as antenas inteligentes possuem um aproveitamento maior ao da antena convencional em ambos os experimentos. O baixo nvel de interferncia no grfico da esquerda representa um sistema sem fio com menores nveis de penetrao. O lado direito da imagem, onde h alta interferncia, mostra um sistema sem fio com mais usurios, ou com apenas um usurio que utiliza prticas de reuso de frequncia. O cenrio descrito serve para mostrar que a capacidade de os sistemas adaptativos evitarem interferncias resulta em ganhos significantes na cobertura do ambiente. As Antenas Inteligentes oferecem qualidade e alcance maiores, quando comparados queles garantidos pelas antenas convencionais.

7. Algoritmos

Para o processamento dos sinais que so emitidos, e para anlise dos sinais recebidos, as Antenas Inteligentes fazem uso de algoritmos que so responsveis por adaptar o sinal, visando a mxima eficincia da comunicao. Esses algoritmos so conhecidos por "Algoritmos de Adaptao de Pesos", onde o termos "Pesos" equivale a valores numricos que so calculados pela Antena e utilizados para ajustes no sinal processado. A unidade de processamento de sinal a responsvel por identificar o usurio, separ-lo dos demais usurios e ajustar o sinal obtido com a transmisso. A base da Antena, por sua vez, tem as seguintes atribuies, que so executadas em sequncia: estimar a direo de chegada de todos os componentes emissores/receptores do meio; determinar se o sinal proveniente de uma certa direo o sinal desejado, ou se uma fonte de interferncia; computar os pesos para a Antena, de modo que a razo entre o sinal gerado e o rudo do meio seja mxima. Os Algoritmos de Adaptao so modelados para processar e executar as sries de instrues citadas acima. H 3 divises principais de algoritmos, que esto mostrados abaixo: I. Algoritmos de Referncia Temporal ("Temporal Reference Algorithms") (TR) algoritmos TR so baseados no conhecimento prvio da estrutura de tempo de partes do sinal recebido. As sequncias de formao de sistemas 2G e 3G, por exemplo, satisfazem a essa condio. O receptor ajusta os pesos de tal maneira que a

II.

III.

diferena entre o sinal de sada e a sequncia de formao conhecida seja mnima. Os mesmos pesos so ento usados para a recepo dos dados transmitidos. Algoritmos de Referncia Espacial ("Spatial Reference Algorithms") (SR) - algoritmos SR estimam a direo de chegada de ambos os sinais: o desejado e o causador de interferncia. Eles se baseiam no prvio conhecimento da geometria fsica da antena. Na maioria dos sistemas de comunicaes mveis, o tempo que uma frente de onda leva para atravessar a antena muito menor que um bit de intervalo. Assim, a suposio de banda estreita para antenas se torna vlida e fica possvel estimar os atrasos de tempo da onda entre os elemento de antena como mudanas de fase. O algoritmo precisa de informaes adicionais para o clculo da direo de chegada de cada um dos sinais. Aps a identificao do usurio, esses sinais podem ser separados e detectados. Algoritmos Cegos ("Blind Algorithms") (BA) - em vez de se basear em sequncias de formao ou propriedades do receptor, os algoritmos cegos tambm podem ser aplicados para adaptao de pesos. Basicamente, esses algoritmos tentam extrair do sinal recebido a resposta do canal e os dados transmitidos, sendo que esses dois so desconhecidos. Essa tentativa de reconhecimento ocorre nos elementos da antena e, mesmo que estes no conheam os bits atuais, os algoritmos cegos utilizam informaes adicionais sobre a estrutura do sinal transmitido. Caso sequncias de formao sejam usadas em combinao aos algoritmos cegos, estes passam a se chamar "Algoritmos Semi-cegos", e apresentam performance superior aos algoritmos TR e BA isolados. Atualmente, os algoritmos cegos e semi-cegos requerem um alto elevado tempo computacional para ser empregado em tempo real. Porm os algoritmos semi-cegos j apresentam avanos e esto mais perto de serem usados em tempo-real.

8. Aplicaes
Como j foi dito, a tecnologia das Antenas Inteligentes capaz de melhorar significantemente a performance de sistemas baseados em redes sem fio, considerando um grupo de usurios em potencial. Com o uso das antenas, possvel que celulares, pontos de acesso sem fio, e outros aparelhos do gnero consigam obter valores mais altos para a qualidade do sinal, bem como uma maior capacidade e cobertura de transmisso no meio. Os sistemas de Antenas Inteligentes so aplicveis maioria dos protocolos e padres das redes sem fio, necessitando apenas de algumas modificaes para a plena implantao. Alguns exemplos:

GSM

Mtodos de Acesso Analgico - Frequency Division Multiple Access (FDMA) (por exemplo: AMPS, TACS, NMT); Digital - Time Division Multiple Access (TDMA) (por exemplo: GSM, IS-136) e Code Division Multiple Access (CDMA) (por exemplo: IS-95); Mtodos Duplex - Frequency Division Duplex (FDD) e Time Division Duplex (TDD).

As Antenas Inteligentes produzidas para o mercado GSM so capazes de aumentar o poder de recepo de sinal e reduzir a interferncia sentida no aparelho receptor. A tecnologia GSM opera sobre uma combinao da tcnica de Mltiplo Acesso por Diviso de Tempo (TDMA) mais um gerenciamento de alocao de frequncia. Assim, cada ligao entre base emissora e usurio possui seu prprio intervalo de tempo e frequncia. A Interferncia sentida apenas a partir de outros usurios, utilizando outros aparelhos. Redes 3G Neste caso, o uso das Antenas tambm garante uma maior eficincia na recepo do sinais e uma menor interferncia no interior da clula. Porm os sistemas CDMA apresentam benefcios um pouco superiores.

Todos os telefones mveis 3G so sistemas de rdio CDMA. Em sistemas CDMA, as Antenas oferecem muito mais que reduo no poder de transmisso. Elas tambm reduzem a interferncia na clula porque elas elas diminuem a energia necessria para manter ligaes entre base e usurio. Isto particularmente importante quando se pretende obter altas taxas de dados (o que uma caracterstica do 3G). Uma conexo de alta capacidade pode transmitida em uma simples conversa na energia, necessria para obter a conexo em sistemas CDMA causa usurios. requerer mais que dez vezes a quantidade de energia de voz via GSM. Disso, percebe-se que uma reduo conexo, mais til. Aumentar a energia de uma um prejuzo na performance da comunicao dos

MIMO ("Multiple-Input and Multiple-Output") As variadas tcnicas MIMO que existem mantm os benefcios principais oferecidos pelas Antenas Inteligentes. A utilizao da MIMO melhora a experincia do usurio e a capacidade do sistema em qualquer de rede sem fio. Essas condies so atingidas atravs da reduo de interferncia, aumento do alcance do sinal e das taxas de dados, e melhora da qualidade do servio de comunicao. H algumas reas em que as tcnicas MIMO so mais utilizadas e melhor aproveitadas, devido a aumentos na capacidade de conexo e qualidade que adicionada aos sistemas de redes sem fio. Dentre as tecnologias que utilizam MIMO, destacam-se:

Celulares; Wi-Fi; WiMax (IEEE 802.16); RFID; Rdio digital AM/FM; TV mvel via satlite; Ultrawideband (UWB).

9. Vantagens e Desvantagens

Como grande parte das tecnologias inovadoras, as Antenas Inteligentes possuem prs e contras no seu processo de implantao e utilizao. Entretanto, a situao das Antenas parece ser bem favorvel para o seu sucesso. Como, por sinal, j vem acontecendo. A seguir, seguem listados os principais pontos a favor e contra sobre as Antenas: Vantagens i. Possibilidade de uso por um nmero maior de usurios - devido ao fato de as antenas inteligentes direcionarem a transmisso para alvos especficos, as frequncias podem ser utilizadas por mais de um usurio. E mais usurios na mesma frequncia representa menor custo de operaes pelo provedor, no que diz respeito manuteno de diversas faixas faixas de frequncia; Campo de alcance do sinal se amplia - como as antenas inteligentes procuram o ganho no aparelho que executa a comunicao, o alcance da transmisso aumenta. Esse aumento do alcance gera uma economia no que diz respeito quantidade de antenas menos eficientes que seriam necessrias para fornecer a mesma rea de cobertura; Determinao da posio geogrfica - as antenas inteligentes trabalham com sinais direcionados a alvos bem definidos. Dessa maneira, possvel descobrir com considervel preciso onde determinado aparelho est posicionado. Esse dado permite que novas utilidades sejam adicionadas a esses aparelhos, tais como servios de emergncia guiada e informaes de localidades;

ii.

iii.

iv.

v.

vi. vii.

Segurana - a condio de no enviar o sinal em todas as direes ao seu redor j representa um fator de segurana para as antenas. Para se tentar interceptar um sinal em particular, seria necessrio estar no mesmo lugar que a antena receptora ou em algum outro ponto entre as antenas emissora e receptora; Menor Interferncia - a interferncia costuma ser causada principalmente pela irradiao do sinal em todas as direes. como as antenas utilizam sinais com direo definida, a interfncia cai consideravelmente, alm de possibilitar o reuso da faixa de frequncia e aumentar o campo de alcance do sinal; Maior Largura de Banda - essa vantagem uma consequncia da reutilizao das faixas de frequncias por mais de um usurio. A banda disponvel acaba sendo utilizada por uma quantidade maior de usurios; Fcil integrao e implementao - antenas inteligentes no so um novo padro ou protocolo. Assim, as antenas podem ser implementadas a partir de aparelhos e antenas comuns.

Desvantagens i. ii. Complexidade - antenas inteligentes so um pouco mais complexas que as antenas tradicionais. Por causa disso, falhas e erros em um sistema de antenas inteligentes costumam ser mais difceis de se encontrar e corrigir; Maior Custo - por serem mais complexas que as antenas tradicionais, as antenas inteligentes tambm so mais custosas do ponto de vista da implanatao (por exemplo, existe a necessidade de equipamentos com alto poder de processamento). H ainda que se ressaltar que esse custo elevado pode ser compensado pela reduo de custos na manuteno das faixas de frequncias utilizadas, que so menores mais eficientes que as tradicionais; Maior Tamanho - as sequncias ("arrays") de antenas utilizadas no modelo de antena inteligente so maiores que o modelo tradicional. Essa diferena pode ser bem notvel, parecendo que a proposta das antenas inteligentes algo feio e invivel; Localizao - a localizao das antenas inteligentes deve ser planejada para um aproveitamento timo do sinal. O possvel problema que antenas tradicionais tm uma posio tima que difere daquela das antenas inteligentes. Essa variao requer novos clculos para a implanataao do novo modelo de antenas.

iii. iv.

v.

10. Concluso

vi.
vii. viii. ix. A partir do exposto, possvel inferir que as Antenas Inteligentes ("Smart Antennas") so teis para aperfeioar a experincia do usurio e a capacidade do servio de transmisso e comunicao oferecido. A qualidade do servio sem fio ampliada principalmente devido aos seguintes fatores: reduo do efeito da interferncia sobre a transmisso, aumento das taxas de envio e recebimento de dados, e a expanso do alcance do sinal As Antenas Inteligentes j so elementos chave para o funcionamento de muitos aparelhos ligados s redes sem fio. E muitos destes so imprescindveis no cotidiano das pessoas. Atualmente, fica difcil imaginar como seria a vida sem o celular, o rdio e os pontos de acesso sem fio Wi-Fi. Essa tecnologia tende a se firmar como o padro para conexo entre aparelhos sem fio. Com o passar dos anos, e os progressos obtidos nas pesquisas e no mercado, a tecnologia barateada e esses aparelhos sem fio podem passar a utilizar as Antenas Inteligentes no seu interior, para efetuar o processamento dos sinais.

x.

xi.
xiii. xiv.

11. Perguntas e Respostas

xii.

Mostrar Todas Ocultar Todas

1. Por que pode-se afirmar que h um desperdcio de recursos na transmisso via antenas convencionais? (Ocultar Resposta) As antenas convencionais propagam uniformemente seu sinal a todos os pontos que esto dentro do seu alcance. Enquanto isso, o usurio receptor posiciona-se em pontos particulares do ambiente, recebendo apenas a pequena parte do sinal de que ele necessita. O resto da banda desperdiada, alm de poder causar interferncia em outras transmisses que ocorram no mesmo meio de propagao.

xv.

xvi. xvii.

2. Explique a utilizao do termo "Inteligentes", que qualifica essa nova tecnologia de antenas. (Ocultar Resposta) Atravs do uso de algoritmos e do processamento dos sinais transmitidos, essas antenas so capazes de dinamicamente identificar o usurio receptor, determinar sua posio e escolher a melhor rota para envi-lo o sinal. ou As antenas so capazes de filtrar as interferncias que ocorrem no ambiente, provenientes de outras fontes emissoras. Essa funo tambm desempenhada pelos algoritmos das antenas, que mapeiam a interferncia alheia, tendo por objetivo a minimizao do efeito dessa nas transmisses, aliado a uma maximizao da qualidade do sinal emitido. 3. Quais so os dois principais tipos de Antenas Inteligentes?
Resposta) (Ocultar

xviii.
xix. xx. Feixes Comutados ("Adaptive Array"). ("Switched Beam") e Matriz de Antenas Adaptativas

xxi.
xxii. xxiii. xxiv. xxv. xxvi. xxvii. xxviii. xxix. xxx. xxxi. xxxii. xxxiii. xxxiv. xxxv. 4. Cite uma vantagem e uma desvantagem, relacionadas ao uso de Antenas Inteligentes. (Ocultar Resposta) Vantagens: Possibilidade de uso por um nmero maior de usurios; Campo de alcance do sinal se amplia; Determinao da posio geogrfica; Segurana; Menor Interferncia; Maior Largura de Banda; Fcil integrao e implementao. Desvantagens: Complexidade; Maior Custo; Maior Tamanho; Localizao. 5. Cite trs aplicaes que fazem uso das Antenas Inteligentes.
Resposta) (Ocultar

xxxvi.
xxxvii. xxxviii. xxxix. xl. xli. xlii. xliii. xliv. xlv. xlvi. xlvii. Respostas Possveis: Redes GSM; Redes 3G; Telefones Celulares; Wi-Fi; WiMax; RFID; Rdio digital AM/FM; TV mvel via satlite Ultrawideband (UWB).

Anda mungkin juga menyukai