Anda di halaman 1dari 7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

Usucapio
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Usucapio (do latim usucapio, ou "adquirir pelo uso") o direito que um cidado adquire, relativo posse de um bem mvel ou imvel, em decorrncia do uso deste bem por um determinado tempo. Para que tal direito seja reconhecido, necessrio que sejam atendidos determinados pr-requisitos previstos em lei.

ndice
[esconder] 1 Conceituaes na legislao brasileira 2 Usucapio de bens imveis 2.1 Usucapio ordinria 2.2 Usucapio extraordinria 2.3 Usucapio especial urbana 2.4 Usucapio especial rural 3 Usucapio de bens mveis 3.1 Usucapio extraordinria 4 Conceituaes na legislao portuguesa 5 Referncias 6 No Brasil 6.1 Legislao 7 Bibliografia 8 Em Portugal 8.1 Legislao

[editar] Conceituaes na legislao brasileira


Na legislao brasileira, a usucapio est prevista principalmente no Cdigo Civil Brasileiro e na Constituio da Repblica Federativa do Brasil. previsto o direito aquisio da propriedade para bens imveis, exceto os imveis pblicos. Os pr-requisitos fundamentais para a aquisio do direito so: 1. A posse, por um determinado tempo, do bem mvel ou imvel; e 2. Que a posse seja ininterrupta e pacfica.

[editar] Usucapio de bens imveis


A doutrina jurdica brasileira identifica quatro modalidades de usucapio de bens imveis, previstos na legislao:
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 1/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

1. 2. 3. 4.

Usucapio ordinria; Usucapio extraordinria; Usucapio especial urbana; Usucapio especial rural.

[editar] Usucapio ordinria


A usucapio ordinria depende de justo ttulo e de boa-f. Ela caracterizada pela posse que, cumulativamente, ocorra: De maneira mansa e pacfica; Ininterruptamente (continuamente); Sem oposio do proprietrio; e Por prazo igual ou superior a 10 anos. Podendo este prazo ser minimizado quando ocorrer algumas das situaes abaixo comprovadas O prazo de 10 anos ser reduzido para 05 anos quando, comprovadamente, o possuidor houver adquirido o imvel onerosamente, com registro posteriormente cancelado, e: O possuidor houver realizado, no imvel, investimentos de interesse econmico e social; ou O possuidor houver estabelecido, no imvel, a sua moradia habitual. Base legal: art. 1.242 do Cdigo Civil Brasileiro.

[editar] Usucapio extraordinria


A usucapio extraordinria independe de justo ttulo ou de boa-f. caracterizada pela posse que, cumulativamente, ocorra: Posse com nimo de dono; Posse justa (nao for violenta, clandestina ou precria) e sem oposio - de maneira mansa e pacfica. Ininterruptamente (continuamente); Por prazo igual ou superior a 15 anos. O prazo de 15 anos ser reduzido para 10 anos quando o possuidor houver, comprovadamente: Estabelecido, no imvel, a sua moradia habitual; ou Realizado, no imvel, obras ou servios de carter produtivo. Nessa modalidade, possvel requerer ao juiz que declare a usucapio por sentena (sentena declaratria), o que posteriormente poder servir de ttulo para o registro da posse no Cartrio de Registro de Imveis. Base legal: art. 1.238 do Cdigo Civil Brasileiro.

[editar] Usucapio especial urbana


A usucapio especial urbana subdividida em duas modalidades: individual e coletiva. Urbana individual - A usucapio urbana individual ocorre somente no caso de imveis urbanos com rea de at 250 metros quadrados. necessrio que o imvel tenha sido ocupado com animus de
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 2/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

moradia para si prprio ou para abrigo de sua famlia, e ainda, que o indivduo tenha tratado o imvel como se dono fosse. No h exigncia de justo ttulo e presume-se a boa-f, mas exigido que o possuidor no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural, e que a posse tenha ocorrido: De maneira mansa e pacfica; Ininterruptamente (continuamente); Sem oposio do proprietrio; e Por prazo igual ou superior a 05 anos. Urbana coletiva - A usucapio urbana coletiva ocorre somente no caso de imveis urbanos com rea superior a 250 metros quadrados. necessrio que o imvel tenha sido ocupado por uma populao de indivduos de baixa renda, como se donos fossem, sem que seja possvel identificar as respectivas reas de cada possuidor, tendo todos destinado o imvel para moradia deles ou de suas famlias. No h exigncia de justo ttulo e presume-se a boa-f, mas exigido que os possuidores no sejam proprietrios de outros imveis, urbanos ou rurais, e que a posse tenha ocorrido: De maneira mansa e pacfica; Ininterruptamente (continuamente); Sem oposio do proprietrio; e Por prazo igual ou superior a 05 anos. Base legal: artigo 183 da Constituio Federal; e artigos 9, 10, 11, 12, 13 e 14 das Diretrizes Gerais da Poltica Urbana (Estatuto das Cidades)

[editar] Usucapio especial rural


Pode ser adquirida, por sentena judicial, a quem, no sendo proprietrio de outro imvel rural ou urbano, possua, como se dono fosse, por cinco anos ininterruptos e sem oposio do proprietrio, rea rural de terra no superior a 50 hectares, desde que nela produza por seu trabalho ou de sua famlia e nela tenha sua moradia. No h exigncia de justo ttulo e presume-se a boa-f. Base legal: artigo 191 da Constituio Federal.

[editar] Usucapio de bens mveis


Existem duas modalidades de usucapio de bens mveis. importante lembrar que usucapio das coisas mveis tambm se aplica o disposto nos artigos 1.243 e 1.244 do Cdigo Civil Brasileiro. Portanto, o indivduo que solicita a posse de um bem mvel pode: Acrescentar a posse dos seus antecessores sua posse, para efeito de cmputo temporal, contanto que todas as posses tenham ocorrido de maneira contnua e pacfica; e Tambm ser futuramente sujeitado aplicao da usucapio, pois o novo dono est to sujeito usucapio quanto esteve o primeiro dono. Usucapio de imvel e mvel. principais caractersticas: Imvel: 15, 10 e 5 anos. 15 anos: possuidor de boaf, independente de possir imvel urbano ou rural; 10 anos: caso o possuidor mantenha residncia sua ou de da famlia;
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 3/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

[editar] Usucapio extraordinria


A usucapio extraordinria independe de justo ttulo e de boa-f. Ela caracterizada pela posse de bem mvel que, cumulativamente, ocorra: 1. De maneira incontestvel; 2. Ininterruptamente (continuamente); e 3. Por prazo igual ou superior a 5 anos. Base legal: artigo 1.261 do Cdigo Civil Brasileiro.

[editar] Conceituaes na legislao portuguesa


Na legislao portuguesa, a usucapio encontra-se normatizada no captulo VI do Decreto-Lei n 47.344, de 25 de novembro de 1966 (Cdigo Civil Portugus). Princpios fundamentais para a aquisio do direito usucapio: 1. necessria a permanncia no imvel por, no mnimo, 5 anos, ou a posse do bem mvel por, no mnimo, 2 anos; 2. Quando a posse de boa-f, menor o lapso de tempo necessrio aquisio do direito; 3. Nenhuma posse violenta ou oculta tem seu lapso de tempo computado. As disposies gerais referentes usucapio so tratadas nos artigos 1287 a 1292 do Cdigo Civil Portugus. A usucapio de bens imveis tratada nos artigos 1293 a 1297. A usucapio de bens mveis tratada nos artigos 1298 a 1300. Embora a usucapio no esteja claramente definida na Constituio da Repblica Portuguesa, o Cdigo Civil Portugus, ao tratar da usucapio e suas modalidades, visa atender s diretrizes e aos princpios preconizados pelo artigo 65 da Constituio Portuguesa ("Habitao e urbanismo"), principalmente o que prev o inciso 4 do referido artigo.

[editar] Referncias [editar] No Brasil


[editar] Legislao
Constituio da Repblica Federativa do Brasil Cdigo Civil Brasileiro (lei federal n 10.406, de 10 de janeiro de 2002) Diretrizes Gerais da Poltica Urbana (lei federal n 10.257, de 10 de julho de 2001)

[editar] Bibliografia
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: direitos reais. 6a edio - So Paulo: Atlas, 2006. (ISBN 8522442800) DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2008. pp. 317318.

[editar] Em Portugal
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 4/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

[editar] Legislao
Constituio da Repblica Portuguesa Cdigo Civil Portugus (pgina da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php? title=Usucapio&oldid=29982717" Categorias: Direito agrrio Direitos reais, coisas e bens
Ferramentas pessoais

A Wikipdia possui o: Portal do Direito O Wikcionrio possui o verbete usucapio

Entrar / criar conta


Espaos nominais

Artigo Discusso
Variantes Vistas

Ler Editar Ver histrico


Aes Busca

Navegao

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro
Colaborao

Boas-vindas Ajuda
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 5/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos
Imprimir/exportar

Criar um livro Descarregar como PDF Verso para impresso


Ferramentas

Pginas afluentes Alteraes relacionadas Carregar ficheiro Pginas especiais Ligao permanente Citar esta pgina
Noutras lnguas

Catal esky Dansk Deutsch English Espaol Franais Hrvatski Italiano Latina Norsk (bokml) Polski Slovenina Svenska Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 01h28min de 7 de maio de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.
pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio 6/7

10/05/12

Usucapio Wikipdia, a enciclopdia livre

Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

pt.wikipedia.org/wiki/Usucapio

7/7

Anda mungkin juga menyukai