Anda di halaman 1dari 3

Disciplina: 050404 - Fundamentos do Processo Administrativo Crditos acadmicos: 4 Horas aula: 60.

00 rea temtica: ADM - Administrao de Empresas Organizao acadmica: Bac Administrao EaD Competncias Pensar nas organizaes de forma sistmica; Capacidade de solucionar problemas e decidir de forma racional e eficaz, empregando as tcnicas mais adequadas para cada etapa do processo decisorial de forma sistmica; Compreender e analisar o processo de administrar organizaes e identificar as suas principais funes organizacionais e administrativas, tendo como referncia as etapas do processo administrativo (planejar, organizar, dirigir e controlar); Capacidade de propor aperfeioamentos ao processo administrativo das organizaes, demonstrando apropriao dos conceitos desenvolvidos ao longo do semestre; Capacidade de trabalhar em grupos, expor ideias fundamentadas em informaes e falar em pblico; Capacidade de interpretar, sintetizar e redigir textos tcnicos.

Conhecimentos Contedo, campo e objeto de estudo da Administrao. Administrao na sociedade moderna e o papel do administrador. Os tipos de organizao onde o Administrador desempenha seu papel. Contextualizao das reas funcionais existentes nas organizaes, enfocando as funes administrativas e de deciso (Finanas, Marketing, Recursos Humanos, Logstica, Produo e Materiais). O processo Administrativo: Planejamento (finalidades, etapas do processo, planejamento estratgico, ttico e operacional); Organizao (princpios fundamentais, departamentalizao, modelos de organizao); Direo (motivao, liderana, grupos, comunicao); Controle. Processo decisrio (tipos de decises, racionalidade limitada, etapas, tcnicas que auxiliam a tomada de deciso).

Metodologias, tcnicas e recursos de ensino e aprendizagem As aulas se desenvolvem dentro da plataforma virtual Moodle - Ambiente de Aprendizagem (www.moodle.org). Trata-se de um sistema de administrao de atividades educacionais destinado criao de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. Como meios de comunicao/interao, utilizam-se fruns para o desenvolvimento de discusso assincrnica e troca de material entre os participantes, e-mails, chats para ampliao de discusses sincrnicas (dentro da plataforma). Para expanso do contedo, utilizam-se um conjunto de ferramentas:

Arquivos para postagem e compartilhamento de arquivos comuns; Dirio Individual para registro de dvidas e apreenses pessoais em relao a atividade; Glossrio para o compartilhamento e ligao de termos utilizados pelo curso; Pgina Wiki para desenvolvimento de atividades de escrita colaborativa; Questionrios para composio de questes e resposta cujo material armazenado em uma base de dados; Tarefas para implementao e descrio de atividades com possibilidades de entrega em arquivo ou texto on-line; Lies com roteiros que permitem a disponibilizao de contedo em forma de pginas seguidas por perguntas; Quadro de Notas para integrao e correo de notas pelo professor atravs da configurao de uma escala de notas e, alm disso, aulas remotas (gravao de vdeos das aulas do professor disponibilizada na web). Os recursos materiais sero sempre utilizados em consonncia com as metodologias utilizadas: plataforma AVA recursos multimdia. utilizado tambm livro especfico da atividade acadmica, disponibilizado em via impressa e no formato pdf.

Metodologias, tcnicas e recursos de avaliao A avaliao da aprendizagem, de carter contnuo e processual, ser realizada de forma individual e coletiva no decorrer do processo formativo atravs de instrumentos e metodologias variadas, tais como: trabalhos individuais e em grupo, de participao crtica e reflexiva: dirio de campo, produes textuais, plano de carreira, portflio, currculo, projeto de aprendizagem, relatrios, exposio oral, estudos de casos, elaborao de snteses, resenhas ou artigos, entre outros, tendo como objetivo aferir o desenvolvimento das competncias previstas. Na modalidade distncia a avaliao da aprendizagem, de carter contnuo e processual, ser realizada de forma presencial e pelo acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem do aluno nas atividades a distncia. Sero utilizados instrumentos e metodologias variadas, caracterizados, em sua concepo, pela interdisciplinaridade e contextualizao de conhecimentos como: provas; trabalhos individuais e em grupos; participao crtica e reflexiva em fruns, chats e outras ferramentas de comunicao; estudos de casos; projetos de aprendizagem; elaborao de produes textuais. Os instrumentos e critrios de avaliao, bem como o modo como esta ser realizada estaro explicitados no programa da atividade acadmica a ser elaborado pelo professor.

Bibliografia bsica DAFT, R. Organizaes - Teoria e Projetos. So Paulo: Cengage Learning, 2008; MAXIMIANO. A. C. A. Introduo Administrao. Atlas,2008. HALL, RICHARD H. Organizaes - estruturas, processos e resultados. Ed. PRENTICE HALL BRASIL, So Paulo: 2004.

Bibliografia complementar CHIAVENATO, I. Administrao: teoria, processo e prtica. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 2000. DAFT, R. L. Teoria e projeto das organizaes. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. FAGGION, Gilberto Antnio. Teorias e funes organizacionais. So Leopoldo: Unisinos, 2010. 104p. (Coleo Ead Unisinos)

Anda mungkin juga menyukai