Anda di halaman 1dari 2

melhores praticas.

qxd

5/11/2008

17:16

Page 22

MELHORES PRTICAS
Paredes de concreto
Para atingir a produtividade ideal e o desempenho esperado, sistema exige ateno a pontos fundamentais da execuo
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fundaes
Para a correta montagem das frmas, o nivelamento das fundaes deve ser rigoroso. Caso contrrio, haver diferenas no topo dos painis que comprometero o alinhamento superior das paredes. Por isso, recomenda-se a execuo de uma laje na cota do terreno, evitando o contato com o terreno bruto. As dimenses desta devem exceder as da periferia dos painis externos para permitir o apoio e facilitar a montagem dos moldes. Caso a opo seja por laje tipo radier, recomenda-se concretar a calada externa simultaneamente.

Montagem das armaduras


Quem define e especifica a montagem de telas soldadas e reforos o projeto estrutural. De modo geral, a montagem da armadura principal, em tela soldada, deve ser feita primeiro. Depois, so acrescentadas as armaduras de reforos, as ancoragens de cantos e as cintas. Para agilizar a montagem das armaduras, recomenda-se cortar previamente os locais onde sero posicionadas as esquadrias de portas e janelas.

Instalaes
Eletrodutos, caixas de interruptores, tomadas, luz e tubulaes devem ser fixados s armaduras para evitar que se desloquem quando do lanamento do concreto. Espaadores entre esses elementos e as faces dos moldes garantem o recobrimento pelo concreto e o posicionamento das peas. Deve-se proteger as caixas eltricas contra a entrada de concreto e conseqente obstruo dos dutos. possvel utilizar produtos prprios para paredes de concreto, que contam com tampas removveis. Kits hidrulicos podem aumentar a produtividade, mas exigem testes antes da instalao.

22

TCHNE 140 | NOVEMBRO DE 2008

melhores praticas.qxd

5/11/2008

17:16

Page 23

Montagem das frmas


Para orientar o posicionamento dos painis, necessrio marcar as linhas das faces internas e externas das paredes no piso de apoio. comum iniciar a montagem dos painis pela parede que concentra as instalaes hidrulicas. Primeiro os cantos, formando um "L", e depois a face interna. A partir da, segue-se a seqncia com conectores, como grampos ou pinos, sempre obedecendo distribuio indicada na planta executiva. Esquadrias e escoras de prumo, que mantm os painis em p, so posicionadas em seguida. Por fim, o ajuste milimtrico do prumo das paredes.

Desenforma e cura
Ao atingir a resistncia e a elasticidade previstas em projeto, o concreto deve ser desenformado sem choques para evitar o aparecimento de fissuras por aes mecnicas. Os painis devem ser limpos, com cuidadosa remoo da pelcula de argamassa que adere superfcie. Limpos, devem receber o agente desmoldante. Este, por sua vez, deve ser escolhido de acordo com o material das superfcies madeira, metal ou plstico. A cura, em geral a mida, deve ser iniciada cedo para evitar o surgimento de fissuras superficiais. Recomenda-se molhar as superfcies pelo menos cinco vezes por dia.

Concretagem
importante tomar precaues para manter a homogeneidade do concreto. Peas muito esbeltas exigem que o lanamento seja feito por janelas abertas na parte lateral ou por meio de funis ou trombas. A preferncia deve ser pelo concreto auto-adensvel, que dispensa vibrao e, altamente
Divulgao: ABCP

viscoso, menos suscetvel segregao dos materiais. Se o concreto for convencional, durante e imediatamente aps o lanamento, a vibrao faz-se necessria para eliminar espaos vazios e a formao de ninhos, especialmente nos pontos que concentram instalaes.

Colaborao: Ary Fonseca Jr., gerente de edificaes da ABCP (Associao Brasileira de Cimento Portland) e coordenador nacional da Comunidade da Construo, e engenheiro Roberto Barella Filho, diretor da GMO Engenharia e consultor tcnico da ABCP

23

Anda mungkin juga menyukai