Anda di halaman 1dari 3

KELLY SOUZA, Luciana Torres; RIBAS, Jos Roberto; COSTA, Isabel de S Affonso.

Atividades Fsica, Educativa e de Dana: Um Estudo dos Valores dos Consumidores Idosos. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro 25-29 set, 2010. Acesso: Base de Dados ENANPAD. Autor do Fichamento: Ludymila Calado da Silva

Principiais Conceitos e Idias: [...] O processo de envelhecimento da populao vem ocorrendo intensamente nos ltimos anos, em conseqncia da queda dos ndices de natalidade, associada queda da mortalidade, alm do fato de as pessoas estarem vivendo mais. Quanto aos aspectos ligados sade, a participao em atividades fsicas leves e moderadas pode retardar os declnios funcionais dos idosos, sendo importante que os governos promovam o envelhecimento ativo e Conceitos saudvel, com o intuito de manter o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade. As atividades no mbito fsico, educativo e de dana necessitam estar em destaque nos estudos, por representarem um importante papel no uso consciente e qualitativo do tempo disponvel do idoso, caracterstico das mudanas advindas da organizao social do trabalho. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 2) [] O estudo contribui para um entendimento acerca dos motivos que conduzem o consumidor idoso a participar dos servios de atividades fsica, educativa e de dana, favorecendo tambm a canalizao eficaz dos investimentos nestas atividades, de forma a atender expectativas e necessidades evidentes. O envelhecimento parte do processo de vida, em que, com o passar do tempo, as O bem estar das atividades capacidades vo dando espao s limitaes. Dependendo da fsicas filosofia de vida e dos valores pessoais e sociais, para alguns o envelhecimento pode ser um perodo vazio, sem valor, intil, sem sentido; j para outros pode ser um tempo de liberdade, de desligamento de compromissos profissionais, de fazer atividades que no se teve tempo de realizar, de aproveitar a vida. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 3) [] Com o passar dos anos as pessoas assumem novos papis e tendem a redefinir suas necessidades de consumo e prioridades. Moschis (1994, 1996) cita que muitos especialistas em marketing tm centrado seus esforos em oferecer produtos e servios que preencham o novo tempo disponvel dos aposentados. Os Comportamento do consumidores idosos passam pela transio de papis; produtos e consumidor idoso servios posicionam e facilitam a adaptao dos consumidores aos novos papis. As pessoas idosas tornam-se consumidoras potenciais de experincias que as coloquem em pleno contato com a vida e com o afeto. Tendem a procurar lugares onde possam ampliar suas redes de contatos, como clubes para terceira idade, que promovem: bailes, viagens, jogos e chs da tarde. As experincias adquiridas passam a ser fonte de prazer e alegria. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 4)

Valores

[] Valores pessoais refletem as escolhas que o indivduo faz de uma variedade de valores sociais ou sistemas de valores ao qual o indivduo exposto. Apesar de serem influenciados pelos valores sociais dos grupos a que pertencem, os indivduos selecionam e escolhem os valores sociais para desenvolver seus prprios valores. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 5) [] A cadeia meios-fim busca explicar como a relao dos atributos de um produto ou servio facilita o alcance de estados finais desejados (valores). As conseqncias refletem motivaes de ordem psicossocial e funcional. A primeira tem a ver com melhorias no posicionamento social, tais como ganhar mais dinheiro ou ser mais produtivo. A segunda est relacionada a estados objetivos, tais como sentir-se melhor ou parecer mais atraente. Nesta abordagem os trs nveis de associaes se apresentam de forma distinta, onde dos atributos de produtos ou servios (A) partem para conseqncias (C) e de conseqncias partem para valores pessoais (V). Uma seqncia A-C-V forma o que Gutman (1982) denominou por cadeia meios-fim. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 8) [] A pesquisa pode ser caracterizada como de cunho descritivo, uma vez que, de acordo com Gil (1999), teve como objetivo descrever caractersticas de determinada populao e o estabelecimento de relaes entre variveis; ao mesmo tempo, fez uso de tcnica padronizada de coleta. O universo da pesquisa de campo foi os idosos, entre 60 e 85 anos, aposentados, que utilizam os servios de atividades fsica, educativa e de dana, h no mnimo um ano para as atividades de dana e fsica, e seis meses para a atividade educativa (devido durao dos cursos) e que sejam associados AAPVR, entidade esta que conta com 45 mil associados,sendo considerada a maior da America Latina em nmero de associados (AAPVR, 2008, 2009). Os idosos foram selecionados de forma intencional trs segmentos de dez sujeitos para cada atividade, os quais estavam engajados no curso ou entretenimento para as atividades fsica, educativa e de dana. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 8) [] E a possibilidade de ter uma vida variada, vivenciando momentos diferentes e estimulantes, a autodeterminao obtida na independncia que atingem ao no dependerem das pessoas para realizar suas atribuies do dia-a-dia, a conformidade por estarem na companhia de pessoas que possuem o mesmo objetivo, a felicidade atingida em poder estar junto a pessoas alegres e fazer mais amizades (benevolncia). Os consumidores deste segmento so atrados pela compra de servios que favoream a independncia e a sensao de liberdade. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 15)

Cadeias meios-fim

Metodologia de pesquisa

Beneficio das atividades fsicas

[...] Sob os aspectos fisiolgicos e sociolgicos, pode-se concluir que a participao ativa nestas atividades pode resultar em benefcios tanto para a sade quanto para elevar a auto-estima e o desejo por viver mais e com qualidade de vida, indicadores de que a motivao dos idosos se apresenta tanto pelo aspecto utilitrio quanto hednico. O perfil heterogneo do consumidor idoso foi comprovado atravs dos mapas hierrquicos, onde foram identificados diversos atributos e conseqncias diferentes entre si, porm, quando os valores foram analisados, constatou-se que os idosos apresentavam semelhanas, dependendo das atividades que participaram. (KELLY SOUZA,RIBAS,COSTA.Pg.15) [...] Conclumos que esta pesquisa contribui para o avano da cincia da Administrao, na rea de marketing e setor de servios para idosos, servindo s organizaes, no sentido de avaliar, melhorar e aprimorar os servios destinados ao consumidor idoso. Os valores, como alvos que os consumidores querem atingir utilizando determinado servio ou produto, so fundamentais para o posicionamento de novos servios. (KELLY SOUZA; RIBAS; COSTA, 2010, pg. 15)

Concluso

Referncias Relevantes : FARIA, D.L.M.P. Estou aposentado! E agora? In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 18, Curitiba, 2004. Anais... Curitiba, ANPAD, 2004 PORTO, J.B.; TAMAYO, A. Estrutura dos valores pessoais: a relao entre valores gerais e laborais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.23, n.1, p.63-070, 2007.

Anda mungkin juga menyukai