Anda di halaman 1dari 10

Escritrio J. C.

Arthur Contbil e Fiscal S/C Ltda

Rua Chico Pontes, 665 Vila Guilherme So Paulo SP CEP 02067-001 Tel.: 6909-0470 69090201 6909-3930 / Fax.: 6909-0679

Contadores:
Jos Carlos Arthur - CRC 1SP052529/O-7 & Douglas Pereira Arthur - CRC 1SP162404/O-9

www.jcarthur.com.br email: jcarthur@jcarthur.com.br

CARTILHA SETOR PESSOAL

CARTILHA SETOR PESSOAL CARTILHA SETOR PESSOAL


IINTRODUO NTRODUO

Estamos atravs dessa cartilha dando conhecimento aos nossos clientes algumas informaes tericas sobre Admisso at a resciso do funcionrio.

Ento recebido essa cartilha e lida pelo responsvel, entendemos que ser de grande valia para esclarecimentos de dvidas , e mesmo se surgirem dvidas estaremos a inteira disposio para esclarecer . Lembramos que os procedimentos descritos na cartilha seguem a legislao vigente.

Exposto os pontos acima, entendemos que esto cientes dessa responsabilidade do cumprimento das informaes dessa cartilha, pois todo erro cometido e no solucionado poder em uma fiscalizao caber as penalidades regidas pela CLT, INSS .

ADMIISSO FUNCIIONRIIOS ADM SSO FUNC ONR OS


Aps o candidato ter passado pela fase de seleo, responsabilidade esta do departamento de recrutamento e seleo ou eventualmente quando a empresa for pequena pelo supervisor de Recursos Humanos e o chefe da rea, iremos dar incio ao procedimento para contratao do candidato. Nessa fase iremos iniciar pela solicitao dos devidos documentos : Carteira de Trabalho Cdula de identidade. xerox Ttulo de eleitor xerox Certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino com 18 anos ou mais) xerox C.P.F - xerox Atestado de Sade Ocupacional (Admissional) Fotos 3 x 4 Certido de Casamento xerox Certido de Nascimento dos filhos at de 21 anos ou invlidos de qualquer idade, necessria para pagamento do salrio famlia e deduo do imposto de renda xerox Comprovante de residncia (conta telefone ou luz ) xerox Observao: Para continuidade do recebimento do Salrio Famlia, todos os anos nos meses de Maio e Novembro, deve ser apresentada novamente os seguintes documentos: Maio: - Xerox da Caderneta de Vacinao dos filhos menores de 7 anos Maio / Novembro - Comprovante de Freqncia Escolar dos filhos a partir de 7 anos

RETENO DOS DOCUMENTOS DE IIDENTIIFIICAO PESSOAL-RETENO DOS DOCUMENTOS DE DENT F CAO PESSOAL Impossibilidade
O Depto Pessoal ou RH, no pode reter nenhum tipo de documento de identificao pessoal do empregado, ainda que este seja apresentado em forma de fotocpia. A empresa, necessitando dos documentos, ter o prazo de 5(cinco) dias para extrair os dados necessrios e devolv-los ao empregado. A reteno dos referidos documentos constitui infraes penais, punveis com pena de priso simples de 1(um) a 3 (trs) meses ou com multa (Lei n 5.553/68).

O empregado dever ser registrado no momento em passa a prestar servio empresa. NO EXISTE PRAZO DE TOLERNCIA PARA O REGISTRO. No confundir a ausncia de prazo para registro, com o prazo de devoluo da CTPS.

REGIISTRO DO EMPREGADO REG STRO DO EMPREGADO

Carteira de Trabalho
Dever ser devolvida no prazo Maximo de 48 horas: Obs.: O empregado pode trabalhar em outra empresa, desde que, seja em horrios diferentes.

ATESTADO DE GRAVIIDEZ E ESTERIILIIZAO E ANTECEDENTE Proiibiio ATESTADO DE GRAV DEZ E ESTER L ZAO E ANTECEDENTE Pro b o
proibida a adoo de qualquer prtica discriminatria para efeito de admisso de empregado, manuteno do contrato de trabalho, por motivo de sexo, origem, raa, cor, estado civil, situao familiar ou idade (art. 7, XXXIII-CF) Desta forma constitui crime, a empresa que: a) exigir das mulheres teste, exame, percia, laudo, atestado, declarao ou qualquer outro procedimento relativo esterilizao ou o estado de gravidez para a admisso; b) exigir do candidato atestado de antecedente; c) induzir ou instigar esterilizao gentica; d) promover controle de natalidade, salvo o oferecimento de servios e de aconselhamentos ou planejamento familiar, realizada atravs de instituies pblicas ou privadas, submetidas s normas do Sistema nico de Sade SUS. A no observao do disposto supracitado, acarretar a deteno de dois anos, multa do empregador, de seu representante legal, bem como multa administrativa de dez vezes o valor do maior salrio pago pelo empregador, elevado em 50% em caso de reincidncia, e a proibio de obter emprstimos com financiamentos junto a instituies financeiras.

A resciso contratual por ato discriminatrio faculta o empregado optar pela: 1 readmisso com ressarcimento integral de todo o perodo de afastamento, mediante pagamento das remuneraes devidas, corrigidas monetariamente, acrescidos de juros legais; 2 percepo em dobro da remunerao do perodo de afastamento, corrigida monetariamente e acrescida dos juros legais (Lei n 9.029, de 13.04/1995).

VALE TRANSPORTE VALE TRANSPORTE


Para os funcionrios que optarem pela utilizao do vale transporte, a empresa poder descontar na sua folha de pagamento at 6% do salrio do funcionrio desde que este no seja supere o valor do Vale Transporte entregue ao funcionrio.

FALTAS ,, ATRASOS E SADAS ANTECIIPADAS FALTAS ATRASOS E SA DAS ANTEC PADAS


Faltas, atrasos e sadas antecipadas, corresponde ao desconto em folha do funcionrio referente perodo que o mesmo esteve ausente da empresa. Os dias correspondentes as faltas sero computados para efeito de frias e 13 salrio e devero ser lanados em dias, j os atrasos e sadas antecipadas devero ser lanados em horas e no sero computados para efeito de frias e 13 salrio. Em se tratando de funcionrios horistas, alem dos dias e horas, devemos efetuar tambm o desconto do DSR correspondente a semana da falta ou atraso. Conforme preceitua a Lei 605/40 artigos 6 e 7 respectivamente. Os dias correspondentes ao desconto do DSR no sero computados para efeito de frias e 13 salrio. Polmica: Muitos legisladores entendem que deve ser descontado o DSR inclusive para funcionrio mensalista.

Faltas que podem ser abonadas conforme o art.473 da CLT.


O EMPREGADO PODER DEIXAR DE COMPARECER AO SERVIO SEM PREJUZO DO SALRIO : IAT 2 (DOIS) DIAS CONSECUTIVOS , EM CASO DE MORTE DO CNJUGUE, ASCENDENTE, DESCENDENTE, IRMO OU PESSOA DECLARADA COMO DEPENDENTE ECONMICO;

II- AT 3 (TRS) DIAS CONSECUTIVOS, EM VIRTUDE DE CASAMENTO ; III- POR 1 (UM) DIA, EM CASO DE NASCIMENTO DE FILHO, NO DECORRER DA 1a.SEMANA ; IV- POR 1 (UM) DIA, EM CADA 12 (DOZE) MESES DE TRABALHO , EM CASO DE DOAO DE SANGUE, DEVIDAMENTE COMPROVADA; VAT 2 (DOIS) DIAS OU NO PARA O FIM DE SE ALISTAR ELEITOR, NOS TERMOS DA LEI RESPECTIVA;

VI- NO PERODO DE TEMPO EM QUE TIVER DE CUMPRIR AS EXIGNCIAS DO SERVIO MILITAR ; VII- NOS DIAS EM QUE ESTIVER COMPROVADAMENTE REALIZADO PROVAS DE EXAME VESTIBULAR PARA INGRESSO EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO SUPERIOR.

FRIIAS IINDIIVIIDUAIIS // PROPORCIIONAIIS FR AS ND V DUA S PROPORC ONA S


Frias Individuais
Conforme o Capitulo IV das Frias Anuais I Do Direito a Frias e da sua Durao, da CLT Art. 129 - Todo empregado ter direito anualmente ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao. Art. 130 - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: Dias de Faltas Dias de Direito

At 5 De 06 at 14 De 15 at 23 De 24 ate 32 Acima de 32

30 dias corridos 24 dias corridos 18 dias corridos 12 dias corridos 00 dias corridos

- vedado descontar, do perodo de frias, as faltas do empregado ao servio. O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio.

No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo:


- deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou totaldos servios da empresa; e - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos.

Concesso e da poca das Frias


As frias sero concedidas pela empresa, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos; Funcionrios menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. Importante: A empresa dever comunicar o funcionrio com uma antecedncia mnima de 30(trinta) dias e o pagamento das mesmas dever ser efetuado 2(dois) dias teis antes do inicio das frias ou do inicio do abono pecunirio se for o caso. - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

facultado ao empregado converter 1/3 das frias em dias trabalhados, o mesmo ser pago a titulo de abono pecunirio com seu respectivo 1/3.

13 SALRIIO OU GRATIIFIICAO NATALIINA 13 SALR O OU GRAT F CAO NATAL NA


Todo empregado, urbano, rural ou domstico, bem como os trabalhadores avulsos tm direito ao recebimento do 13 salrio, independentemente da remunerao a que faz juz. O 13 Salrio pago, convencionalmente, em duas parcelas, sendo a 1 entre os meses de Fevereiro e novembro de cada ano e a 2 at o dia 20 de Dezembro. Contudo, o empregado pode receber a 1 parcela do 13 salrio por ocasio das frias, desde que a solicite ao empregador durante o ms de janeiro do correspondente ano, ou seja, at o dia 31 deste ms (Lei n 4.749/65, art. 2, 2/ e Decreto n 57155/65, art4). Lembrando que o adiantamento da 1 parcela, por ocasio das frias, somente possivel quando esta so gozadas entre os meses de fevereiro e novembro (art. 2, caput,Lei n 4.749/65). Obs.: importante observar o documento coletivo de trabalho da respectiva categoria profissional que pode conter prazos diferentes aos aqui descritos, desde que estes sejam mais benficos ao funcionrio.

Contagem de avos
Decreto 57155 - de 3 de Novembro de 1965 Art.1 O pagamento da gratificao salarial, instituida pela Lei n 4.090, de 13 de julho de 1962, com as alteraes constantes da Lei n 4.749, de 12 de agosto de 1965, ser efetuado pelo empregador at o o dia 20 de dezembro de cada ano, tomando-se por base a remunerao devida nesse ms, de acordo com o tempo de servio do empregado no ano em curso. Pargrafo nico - A gratificao corresponder a 1/12 (um doze avos) da remunerao devida em dezembro, por ms de servio, do ano correspondente, sendo que a frao igual ou superior a 15(quinze) dias de trabalho, ser considerado como ms integral.

RESCIISO RESC SO
Os tipos de rescises mais comuns so: Demisso, Pedido de Demisso e Trmino de Contrato Aos funcionrios que tiverem contrato firmado com a empresa por um perodo igual ou superior a um ano, o recibo de quitao s ser valido quando feito com a assistncia do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministrio do Trabalho, independente do desligamento ter sido a pedido do empregado.

No recibo de quitao ou Termo de Resciso, qualquer que seja o motivo de desligamento, deve ter especificado a natureza de cada parcela paga ao empregado e seu respectivo valor, sendo vlido somente a quitao das parcelas discriminadas. Demisso Demisso quando o desligamento do funcionrio ocorre por iniciativa do empregador, podendo ser por justa causa ou sem justa causa. Aviso Prvio Trabalhado No caso do aviso prvio trabalhado, da data em que o empregador comunicar o funcionrio o contrato ser reincidido aps 30 dias. Conforme o Art.488 da CLT, durante o curso do aviso, o horrio de trabalho normal do funcionrio ser reduzido em duas horas dirias ou caso seja vontade do funcionrio poder faltar 7 (sete) dias corridos, sem prejuzo do salrio integral. Aviso Prvio Indenizado No caso do empregador, dispensar o funcionrio do cumprimento do aviso prvio de 30 dias, ser devido ao empregado a remunerao integral acrescida do reflexo de horas extras, adicional noturno e comisses, e ainda a os dias de aviso indenizado devero contar para tempo de servio para frias e 13 salrio. Pedido de Demisso O funcionrio que pedir demisso ter que dar um aviso prvio para o empregador de 30 dias, neste caso ele no ter o beneficio da reduo de 2 horas dirias ou 7 dias corridos, como ocorre no caso de dispensa sem justa causa, caso o empregado no queira cumprir o aviso prvio o empregador poder descontar da sua resciso o valor correspondente a um salrio.

QUADRO DE HORRIO DE TRABALHO MARCAO DE PONTO QUADRO DE HORRIO DE TRABALHO MARCAO DE PONTO
O Horrio de Trabalho deve constar de quadro de horrio e ser afixado em lugar bem visvel. O Quadro de horrio ser discriminativo no caso de no ser. O Horrio unico para todos os empregados de uma mesma seo ou turma. O Horrio de trabalho dever ser anotado no registro de empregados, iniciando-se tambm os acordos ou contratos coletivos celebrados. Para os estabelecimentos com mais de 10 empregados ser obrigatoria a marcao de ponto com a anotao da hora de entrada e de saida, devendo ser pr-assinalado o perodo de repousos, em registro manual, mecnico ou eletrnico. A empresa que adotar registros manuais, mecnicos ou eletrnicos indidualizados de controle de horrio de trabalho, contendo hora de entrada e saida, bem como ao pr assinalao do periodo de repouso ou alimentacao fica dispensada do uso do quadro de horrio. Os Cartes De Ponto Utilizados Nos Relgios Marcadores Devem Ser Assinados Pelo Empregado, Fazendo Prova Em Favor Do Empregador No Caso De Reclamacao Trabalhista De Horas Extraordinariamente Trabalhadas. Se O Trabalho For Executado Fora Do Estabelecimento Do Empregador, O Horario De Trabalho Constar , Tambm , De Ficha , Papeleta Ou Registro De Ponto Em Poder Do Empregado. Faculta Aos Empregadores E Empregados , Em Comum Acordo , Adotarem Sistemas Alternativos De Controle De Jornada De Trabalho, Desde Que Autorizados Por Conveno De Trabalho. O USO DESTA FACULDADE , IMPLICA NA PRESUNCAO DE CUMPRIMENTO INTEGRAL PELO EMPREGADO DA JORNADA DE TRABALHO , CONTRATUAL OU CONVENCIONADA, VIGENTE NO ESTABELECIMENTO. NOS SERVICOS QUE EXIJAM TRABALHO AOS DOMINGOS COM EXCECAO DOS ELECOS TEATRAIS SERA OBRIGATORIA UMA ESCALA DE REVEZAMENTO , QUINZENAL PARA AS MULHERES , E MENSAL PARA OS HOMENS.

FISCALIZAO DO MINISTRIO DO TRABALHO ALERTA FISCALIZAO DO MINISTRIO DO TRABALHO ALERTA


Sr. Empregador . Referente as fiscalizaes na rea Trabalhista, solicitamos sua Ateno e Verificao aos tpicos relacionados abaixo: Sua Empresa possui ??? 1. IMPLANTAO DO PCMSO: (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional )referente controle dos Atestados Admissionais , Perodicos , Demissionais , Mudana de Funo, De Retorno ao trabalho Por Motivo : Doena, Acidente, ou Parto. 2. QUADRO DE HORRIO:Deve ser renovado sempre que ocorrer mudana de horrio. Obs: As empresas que possuem Carto de Ponto esto dispensadas. 3. ACORDO P/ COMPENSAO DE HORAS DE TRABALHO:Obs: Obrigatrio p/ empresas que no funcionam aos Sbados. Total de Horas : ( 8 horas - 2a a 6a feiras e aos Sbados4horas)totalizando 44 horas semanais. 4. LIVRO DE PONTO ou Carto de Ponto. 5. FICHA DE CONTROLE DE INSPEO DE EXTINTORES. 6. AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS - CONTRU 7. INDICAO DA LOCALIZAO DA CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS E O NOME DA PESSOA TREINADA. 8. LAUDO TCNICO DE ILUMINAO OBSERVANDO OS LIMITES DA NBR 5413. 9. LAUDO TCNICO SOBRE CONDIES DE SEGURANA DAS INSTALAES ELTRICAS. 10. IMPLANTAO CIPA EMPRESAS COM + 20 EMPREGADOS. 11. PPP APARTIR DE 01/2004 12. LAUDO DE RISCOS AMBIENTAIS ASSIM COMO PPRA (PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS) : Apresentao laudo de Avaliaes de Anlise Ergonmica do Trabalho. PS. Estamos notificando aos senhores empregadores que estes tpicos acima relacionados so solicitados mediante uma fiscalizao do Ministrio do trabalho, para tanto, estamos alertando aos senhores devido as fiscalizaes futuras.Caso seja de vosso interesse indicamos algumas empresas que executam esses servios.***

QUADRO DE AVISOS OBRIGATRIOS QUADRO DE AVISOS OBRIGATRIOS


QUADRO DE HORRIO DE TRABALHO (maiores e menores); CAPTULO IV DO TTULO III DA CLT : " DA PROTEO DO TRABALHO DO MENOR " PARA EMPRESAS QUE EMPREGAREM MENORES; ESCALA DE REVEZAMENTO, NOS SERVIOS QUE EXIJAM TRABALHO DESTINADOS AO REPOUSO (MENSAL P/HOMENS, QUINZENAL P/MULHERES); NOS DIAS

GUIA DE RECOLHIMENTO DA PREVIDNCIA SOCIAL (GRPS), AS EMPRESAS SO OBRIGADAS A FIXAR CPIA DA GRPS NO QUADRO DE HORRIO DE TRABALHO . AS CPIAS DA GRPS DEVEM PERMANECER AFIXADAS DURANTE O PERODO DE 1 MS ( UM MS ); ACORDOS E CONVNES COLETIVAS: CPIAS AUTNTICAS DAS CONVENES E DOS ACORDOS DEVERO SER AFIXADAS DE MODO VISVEL , PELOS SINDICATOS CONVENIADOS, NAS RESPECTIVAS SEDES E NOS ESTABELECIMENTOS DAS EMPRESAS COMPREENDIDAS NO SEU CAMPO DE APLICAO.

DOCUMENTOS PARA CONTRATAO AUTNOMO DOCUMENTOS PARA CONTRATAO AUTNOMO


Quando sua empresa for admitir um autnomo antes dele iniciar o trabalho Deve-se solicitar Xerox Dos Documentos Abaixo Ao RG CPF INSCRIO INSS OU No. PIS INSCRIO PREFEITURA DO MUNICIPIO XEROX COMPROVANTE ENDEREO (TELEFONE OU LUZ)

OBRIGAES ACESSRIAS DAS EMPRESAS CONTRATANTES DE OBRIGAES ACESSRIAS DAS EMPRESAS CONTRATANTES DE SERVIOS DE MO DE OBRA DE OUTRAS EMPRESAS -- ((RETENO DE 11% SERVIOS DE MO DE OBRA DE OUTRAS EMPRESAS RETENO DE 11% INSS )) INSS
OS SERVIOS COM CESSO DE MO DE OBRA SO AQUELES EM QUE A EMPRESA CONTRATADA ALOCA PESSOAS A SUA EMPRESA (CONTRATANTE) PARA EXECUO DOS SERVICOS . EXEMPLOS : Servios de limpeza, conservao , zeladoria, vigilncia e segurana ou por intermdio de trabalho temporrio ou de cooperativa de trabalho. POIS CONFORME A LEI , CASO A SUA EMPRESA CONTRATE ALGUM SERVICO NAS CARACTERISTICAS ACIMA, DEVER RETER 11% SOBRE O VALOR BRUTO DA NOTA FISCAL, FATURA, OU RECIBO DE PRESTAO DE SERVIOS. E RECOLHER A GUIA DE INSS EM NOME DA EMPRESA CONTRATADA AT O DIA DOIS DO MS SUBSEQUENTE AO DA EMISSO DO DOCUMENTO.

RETENO PAGAMENTO A AUTNOMOS,, SCIOS,, E DEMAIS RETENO PAGAMENTO A AUTNOMOS SCIOS E DEMAIS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS DESDE 01//04//2003 CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS DESDE 01 04 2003 Instt..normattiiva Inss//dc n..87,, lleii 10..666 Ins norma va Inss dc n 87 e 10 666
DESDE 01/04/2003 A LEGISLAO PREVIDNCIARIA FOI ALTERADA EM RAZO DA PUBLICAO DA MEDIDA PROVISRIA N. 83, CONVERTIDA EM LEI 10.666, REGULAMENTADA PELA IN N. 87 DE 27/03/2003. AS PRINCIPAIS ALTERAES REFEREM-SE A: APOSENTADORIA ESPECIAL DOS COOPERADOS FILIADOS A COOPERATIVA DE TRABALHO E PRODUO (ACRSCIMO DE ALIQUOTA) CONTRIBUINTE INDIVIDUAL (RESPONSABILIDADE PELO RECOLHIMENTO) COOPERATIVA DE TRABALHO (INSCRIO DOS COOPERADOS NO INSS ) PRESTAO DE SERVIOS MEDIANTE CESSO DE MO DE OBRA (APOSENTADORIA ESPECIAL ACRSCIMO DE ALIQUOTA) CONTRIBUINTE INDIVIDUAL E FACULTATIVO (EXTINO DA ESCALA DE SALRIO BASE ) GRIFAMOS A EXPLICAO NO QUE SE TANGE AOS AUTNOMOS, SCIOS, TITULARES, CARRETEIROS AUTONOMOS (CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS) O QUE MUDOU DESDE 01/04/2003 ? A EMPRESA OBRIGADA A ARRECADAR A CONTRIBUIO PREVIDENCIARIA DO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL A SEU SERVIO, MEDIANTE DESCONTO NA REMUNERAO PAGA, DEVIDA OU CREDITADA A ESTE SEGURADO, E RECOLHER O PRODUTO ARRECADADO JUNTAMENTE COM AS CONTRIBUIES A SEU CARGO AT O DIA DOIS DO MS SEGUINTE AO DA COMPETNCIA, PRORROGANDO-SE O VENCIMENTO PARA O DIA TIL SUBSEQUENTE QUANDO NO HOUVER EXPEDIENTE BANCARIO NO DIA DOIS. (ART.13 IN.87) A EMPRESA QUE REMUNERAR CONTRIBUINTE INDIVIDUAL DEVER FORNECER A ESTE, COMPROVANTE DE PAGAMENTO PELO SERVIO PRESTADO CONSIGNANDO, ALM DOS VALORES DA REMUNERAO E DO DESCONTO FEITO A TITULO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA, A SUA IDENTIFICAO COMPLETA, INCLUSIVE COM O NMERO NO CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURDICA (CNPJ) E O NUMERO DE INSCRIO DO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS. (ART.14 IN.87) FICA EXTINTA, A PARTIR DE 01 DE ABRIL DE 2003, A ESCALA TRANSITRIA DE SALRIO BASE, UTILIZADA PARA FINS DE ENQUADRAMENTO FIXAO DO SALRIO DE CONTRIBUIO DOS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS E FACULTATIVOS FILIADOS AO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA SOCIAL, ESTABELECIDA PELA LEI 9876 DE 26 DE NOVEMBRO DE 1999. (ART.25 IN.87) O SALRIO DE CONTRIBUIO DO SEGURADO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, A PARTIR DA COMPETNCIA ABRIL DE 2003 PASSA A SER, INDEPENDENTEMENTE DA DATA DE SUA INSCRIO A REMUNERAO AUFERIDA EM UMA OU MAIS EMPRESAS OU PELO EXERCCIO DE SUA ATIVIADADE POR CONTA PRPRIA, DURANTE O MS, OBSERVADOS OS LIMITES MNIMO E MXIMO DO SALRIO CONTRIBUIO. (PARAGRAFO 2O. DO ART. 25 IN.87) EM RESUMO AGORA AS EMPRESAS QUANDO PAGAREM REMUNERAO A : SCIOS, TITULARES, AUTONOMOS, CARRETEIROS, DEVERO RETER NO RECIBO DE SEU PAGAMENTO O INSS (CARN DE INSS ) ANTES PAGO PELO PRPRIOS SCIOS, AUTONOMOS, CARRETEIROS AGORA NO MAIS, DEVERO SER RETIDOS NA FONTE PELA FONTE PAGADORA CONFORME FUNDAMENTOS LEGAIS ACIMA.

PRAZO PARA CONSERVAO DE DOCUMENTOS DA EMPRESA PRAZO PARA CONSERVAO DE DOCUMENTOS DA EMPRESA
OS DOCUMENTOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIRIOS DE UMA EMPRESA, A PRICPIO PODERO SER DESCARTADOS NO PRAZO DE CINCO ANOS, CONTADOS DA DATA DO PAGAMENTO OU DOIS ANOS DA RESCISO CONTRATUAL, EM FACE DA ALTERAO DO PRAZO PRESCRICIONAL PARA O TRABALHADOR URBANO INTRODUZIDA PELA CONSTITUIO FEDERAL.. ENTRETANTO, H DOCUMENTOS QUE POR DISPOSIO LEGAL OU POR MEDIDA CAUTELAR DEVEM PERMANECER ARQUIVADOS POR PRAZO MAIOR. ASSIM TEMOS : 2 ANOS : TERMOS DE RESCISO DE CONTRATO DE TRABALHO, AVISO PREVIO, PEDIDO DE DEMISSO 3 ANOS : CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS, A CONTAR DA POSTAGEM 5 ANOS : CARTES, FICHAS OU LIVRO DE PONTO, RECIBOS DE PAGAMENTO, RECIBOS DE ADIANTAMENTO, GUIAS DE RECOLHIMENTO SINDICAL E ASSISTENCIAL (PARA AS CONTRIBUIES DESCONTADAS E NO RECOLHIDAS NO OCORRE PRAZO PRESCRICIONAL). RELAO DE CONTRIBUIO SINDICAL E ASSISTENCIAL, ATESTADOS MDICOS, SOLICITAO DE ABONO DE FRIAS , RECIBO DE ABONO/GOZO DE FRIAS, VALE TRANSPORTE, ETC... 10 ANOS : DOCUMENTOS SUJEITOS FISCALIZAO DO INSS, TAIS COMO: FOLHA DE PAGAMENTO, ATESTADOS MDICOS RELATIVOS A AFASTAMENTO POR INCAPACIDADE OU SALRIO MATERNIDADE, RECIBO E FICHA DE SALRIO FAMILIA, PIS, ACONTAR DA DATA PREVISTA PARA O SEU RECOLHIMENTO, SALRIO EDUCAO; 30 ANOS : TODOS OS DOCUMENTOS RELATIVOS AO FGTS. RESSALTA-SE TAMBM QUE OS DOCTOS COMO A RAIS, FICHA OU LIVRO DE REGISTRO DE EMPREGADOS SEJAM MANTIDOS POR PRAZO INDETERMINADO, POIS PODEM SER SOLICITADOS A QUALQUER TEMPO.

GPS PARA CADA EMPRESA ENVIAR PARA SEU SINDICATO DE EMPREGADOS PARA PROTOCOLAR NOSSO ESCRITORIO NO FAZ..MAIS ..MUITO CUSTO

PLANILHA A SER ENVIADA AO ESCRITRIO TODO O MES PARA FINS PLANILHA A SER ENVIADA AO ESCRITRIO TODO O MES PARA FINS DE FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGTO.. DE FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGTO
No Nome Func. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. Horas Extras (Total/Ms) Comisses (Total/Ms) Faltas/Dia (Total/Ms) Faltas/Hora (Total/Ms) Adiantamento (Valor/Ms)

INCLUIR PROCEDIMENTOS
PISO SALARIO E COMUNICAR SOBRE SIND.EMPREGADOS COMO ARQUIVAR OS DOCUMENTOS FUNCIONARIOS (PRONTUARIOS) REGULAMENTO INTERNO DA EMPRESA CONTRATO DE TRABALHO POR ESCRITO EMPRESA X FUNCIONARIO

Anda mungkin juga menyukai