Anda di halaman 1dari 10

Luis Filipe 27575 Luis Alves - 27852

A Civilizao egpcia datada do ano de 4.000 a.C., permanecendo estvel por 35 sculos, apesar de inmeras invases das quais foi vtima. A sociedade tinha como caracterstica uma hierrquisao muito acentuada onde era praticamente impossivel uma alterao de estatuto social. Cada classe social tinha obrigaes para com o estado, quem tinha menos poder deveria obdecer a quem estava mais acima na hierarquia.

A sociedade era seguintes classes:


FARA:

dividida

nas

No topo desta sociedade estava o Fara, que alm de governador era considerado uma divindade na terra. O seu poder era politico e religioso.
SACERDOTES:

Sacerdotes que eram respsaveis por rituais e festas todas religiosas, tinham tambem como funo administrar os bens oferecidos aos deuses. .

NOBRES e ESCRIBAS:

Os Nobres que eram os chefes militares e os escribas, os primeiros responsaveis pela segurana e os escribas que eram responsaveis pela escrita e por registar a vida do fara.
COMERCIANTES:

Outra classe de grande importancia a dos comerciantes que desenvolveram uma economia baseada no comrcio e na circulao de riquezas entre seu povo e as civilizaes vizinhas.
ESCRAVOS:

Na base estavam os escravos que eram povos dominados nas conquistas do estado egipcio.

importante citar o papel das mulheres na sociedade. As mulheres tinham certos direitos como o de possuir e vender imveis, fazer contratos, casar e de se divorciar, receber heranas. Em caso de divorcio, os maridos tinham obrigaos financeira para com as esposas e crianas que tiveram durante o casamento.

E em caso de falecimento do marido as mulheres assumiam a chefia militar, e se por algum acaso esse marido fosse fara do Egipto, as mulheres poderiam tambm assumir o cargo de chefe de estado, assim como aconteceu Clepatra, que chegaram a se tornar Faras.

A vida quotidiana no antigo Egipto girava em torno do rio Nilo, e das suas terras frteis nas suas margens. A inundao anual do Nilo enriquecia o solo e trazia boas colheitas.

Devido rigidez hierrquica (castas), a formao de uma classe mercantil era difcil nesta sociedade, mas ainda assim, o Egipto teve um certo dinamismo comercial, principalmente com a Nbia e a Sria de onde vinham as pedras preciosas, marfim, perfumes e madeira, estes eram pagos com a exportao de cereais, vinho, leos vegetais e papiro. Internamente era possvel realizar trocas, como pagar uma casa com mveis e estofos, mas ouro e prata tambm funcionavam como moeda.

As pirmides permitem concluir que os egpcios dispunham de pedreiras bem organizadas. Desenvolveram uma diversificada ourivesaria e fabricavam mveis, sarcfagos e carros de guerra de madeira, bem como armas de bronze.

A economia do Antigo Egipto assentava na agricultura. Em teoria todas as terras pertenciam ao fara, mas seu uso pode ser enquadrado no modo de produo asitico, em coexistiam a propriedade colectiva do solo mas a propriedade privada tambm foi uma realidade. H documentos que revelam que a partir da IV dinastia afirmou-se uma tendncia para a privatizao do solo, resultado de doaes de terras por parte do fara aos funcionrios ou da aquisio desta por parte dos mesmos.

A produo no era orientada para o mercado e o uso de moeda era limitado, predominava uma economia natural, porm com alguns excedentes permitiam-lhe algumas exportaes como troca por outro produtos. As primeiras moedas comearam a circular no Egipto Antigo por volta do sculo V a.C. Antes disso, a troca de mercadorias era o recurso mais utilizado. Os egpcios estabeleceram uma importante rede de comrcio exterior. Comercializavam com a Nbia, a Palestina, Biblos, Creta e Grcia

A grande Pirmide de Khufu, em Giza. Mais conhecida como Pirmide de Cheops, a edificao consiste em 2,3 milhes de blocos de calcrio que pesam pelo menos sete milhes de toneladas. Com 146, 6 metros de altura, manteve o record de estrutura mais alta, jamais edificada, durante quatro mil anos.

Ao contrrio do que muitos pensam, sabe-se hoje que as pirmides no foram construdas por escravos. Estima-se que aproximadamente 5.000 trabalhadores especializados trabalhavam ao longo do ano, apoiados por mais 20.000 trabalhadores temporrios que trabalhavam apenas alguns meses por ano. Muitos desses eram provavelmente agricultores que ficavam sem trabalho durante trs meses do ano em funo das cheias do rio Nilo.

O Egipto antigo demostrava uma forte vertente de planeamento, organizao, e controlo. controlo. Com uma populao a rodar uma centena de milhares de habitantes, com problemas para resolver como transportes, habitao, administrao.

Prticas e princpios (autoridade, responsabilidade, descrio de tarefas). Esta sociedade era hierrquica, ou seja, cada segmento possua funes e poderes determinados. Os administradores Egpcios reconheceram o valor do planeamento e o uso de conselheiros.

Controle de operaes de grande escala

Importncia da especializao na organizao total.

http://www.algosobre.com.br/historia/historia-do-egito.html http://antigoegito.org/?p=75 http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_antiga/gifs_egito.html http://www.authorstream.com/Presentation/oprofdehistoria-42457-ANTIGO-EGIPTO-Localiza-o-geogr-fica-economia-sociedadeEducation-ppt-powerpoint/ http://www.egito.fernandofelix.com.br/economia.php Isla / Apontamentos do Prof. Luis Andrade / 2012

Anda mungkin juga menyukai