Anda di halaman 1dari 10

Direito Processual Civil - 13 de maro de 2012 Prof. Eduardo Talamini Bibliografia: MARQUES, J. Frederico.

"Manual de Processo Civil" SANTOS, M. Amaral. SILVA, O. Batista da. "Curso de Processo Civil" DINAMARCO, C. Rangel. "Teoria Geral do Processo" **** "Instituies de Direito Processual Civil" THEODORO JR., Humberto. BUENO, C. Scarpinella. "Curso Sistemtico de Processo Civil" MEDINA, J. Miguel Garcia. **** DIDIER JR., Fredie. MARINONI, L. Guilherme. "Curso de Processo Civil" WAMBIER, L. Rodrigues. "Curso avanado de Processo Civil" >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 1. Noes introdutrias Conflito de interesses: a necessidade de uma pessoa em relao a um bem para suprir uma necessidade. Estas so ilimitadas, enquanto aqueles so limitados. Dessa forma, so disputas que surgem em relao a um mesmo bem. A auto-tutela ocorre quando o prprio indivduo se vale da fora para prevalecer seu interesse. Ex.: legtima defesa, desforo imediato: uso de fora proporcional para evitar o desapossamento de algo; direito a greve. Auto-composio: tentativa de dilogo, ainda que exacerbado. Soluo acordada, ajuste entre os envolvidos no conflito buscando resolver a situao. Negociao. Mediao: quando um terceiro se interpe buscando uma aproximao entre as partes para resolver o conflito. Composio Heternoma: pede-se para um terceiro resolver, julgar o conflito entre as partes. Na arbitragem, as partes acordam, livremente, em delegar para um terceiro a resoluo do conflito. Equivalente jurisdicional. A partir da idia de Estado, poder estatal, um de seus poderes o de resolver conflitos entre as pessoas que esto sob sua jurisdio estatal. A jurisdio a atividade pela qual o Estado se prope em eliminar conflitos entre as pessoas sob seu poder. Dessa forma, o Estado se apresenta como um terceiro, que no parte no processo. Monoplio da fora pelo Estado. A jurisdio somente a atividade estatal. Em uma situao excepcional, o Congresso pode desempenhar tarefa jurisdicional.

Ao: atividade pela qual o indivduo pede ao Estado sua atividade jurisdicional, proteo. Provocao para que a jurisdio acontece, e o direito de ter seu litgio resolvido. garantia fundamental. Processo: quando o Estado ouve as partes, sujeitos so tratados de forma igual, podendo produzir provas, dialogar. O conjunto de atos mediante o exerccio do contraditrio quando a outra parte tambm tem o direito a ser ouvida. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 15/03/12 Direito Processual Civil: conjunto de normas, regras e princpios, que disciplinam o exerccio da jurisdio e tudo a que se possa incolor nisso. o ramo do ordenamento que disciplina a jurisdio. tambm a cincia que estuda tal conjunto de normas. Seu objeto a jurisdio e tudo o que nela implica, seus modos, agentes, caractersticas, comparao com outras atividades do Estado. tambm o procedimento e ato pelo qual a jurisdio atua. No obstante, estudam-se as garantias do processo, como o contraditrio, ampla defesa, etc. A figura da ao tambm faz parte do objeto. pela ao que se provoca o uso da jurisdio. Existem os objetos de estudo por afinidade: por exemplo, a organizao judiciria e equivalentes jurisdicionais. Autonomia: a ao existe at se no h o direito material. Ela autnoma. No direito brasileiro, os conflitos do poder publico e do mbito privado, dado o sistema da jurisdio una. Se difere do contencioso administrativo francs. Entre os prprios entes privados e entre privados e pblicos. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 20/03/12 Direito penal e processo civil: toda sano penal, automaticamente, autoriza a promoo de um processo de execuo civil, para reparao de danos da vtima; tambm, a autotutela tipificada como crime pelo direito penal (art. 345, CP) e na administrao publica, art. 350. Processo penal e processo civil: existem pontos em comum entre as diversas reas do processo. No processo, quando as partes esto de acordo, no h necessidade de processo, conquanto isso no acontece na rea penal, dada as excees. O processo civil acaba por ser aplicado subsidiariamente ao processo penal. O direito processual civil acaba por se relacionar com todos os ramos do direito.

Processo e Constituio: a tutela constitucional do processo: o conjunto de normas, regras e princpios da CF, que se prestam a regular a atuao jurisdicional, dandolhe garantias e proteo, para que possa funcionar de maneira eficaz. A jurisdio, por sua vez, presta-lhe a aplicar o ordenamento jurdico, a partir da constituio. Uma rgida, que ocupa um papel hierrquico eficiente, s possvel devido a jurisdio constitucional. a) tutela constitucional do processo: estabelecimento de princpios e garantias fundamentais para o bom andamento do processo. Contraditrio, ampla defesa, etc. Outro aspecto a separao dos poderes pela prpria CF, definindo que a funo jurisdicional ser efetuado pelo Judicirio. A exceo do monoplio da jurisdio aquela competncia atribuda ao Senado para julgar crimes administrativos do Presidente, Vice, etc. O judicirio e toda sua estrutura dada pela CF. Ainda, pela CF que se define quais os entes da federao podem editar formas sobre o direito processual civil: essas normas so de competncia da Unio, enquanto normas procedimentais podem ser feitas pelos Estados-membro. O controle de constitucionalidade no Brasil pode ser feito por qualquer rgo jurisdicional. Qualquer juiz pode considerar uma lei nula por ela ferir a Constituio no julgamento de casos concretos. o chamado controle difuso (incidental) de constitucionalidade. Em contraposio, h o controle direto de constitucionalidade, que est concentrado no STF. Direto e abstrato. Nesse caso, examina-se a norma em si, e no o caso concreto. Ainda existem as aes constitucionais: mandado de segurana, hbeis corpus, mandado de injeo, ao popular, aes de controle direto de constitucionalidade, etc.

1.5 Norma Processual Geral e abstrato, ou seja, no destina-se a um caso concreto, h a hiptese da norma. aquela que imputa consequncias a um fato. Os consequncias, contanto, no so sempre penas e sanes. O fundamental que a norma jurdica estabelea a consequncia de um fato que vier a ocorrer. b) normas de conduta e instrumentais: no matar, afrontar a honra, poder de celebrar contratos. Livre desempenho de faculdades. As estruturais, ou instrumentais, por sua vez, tm por finalidade regular a criao e aplicao das outras normas. No processo civil as normas so, em primeiro lugar, instrumentais, pois regulam a jurisdio. As leis e os costumes so as principais fontes do direito processual civil. A jurisprudncia acaba por operar de maneira conjunta com as outras fontes. Um costume s se consagra pelo uso reiterado e pelo reconhecimento da jurisprudncia, afirmando-a. Tambm, a jurisprudncia que confere sentido s leis. Conjunto de decises judiciais que cristalizam um entendimento.

1.6 Eficcia da lei processual no tempo e no espao. Saber qual lei deve ser aplicada em tal processo. Principio da territorialidade. No Brasil, as normas processuais sempre sero as nacionais, enquanto as normas para o julgamento do mrito podem ser estrangeiras. Intertemporal: vale a norma processual que era vigente no momento em que tramita o processo. Como solucionar o problema da mudana da lei processual durante o trmite da lide: a) Da unidade processual: mudanas normativas so desconsideradas; b) Das fases processuais: a norma nova no se aplicar a fase que estiver em curso, apenas na que est por vir. c) Isolamento dos atos processuais: aplica-se a nova norma no prximo ato do processo. No Brasil, a teoria mais aplicada justamente a dos atos processuais. (bibliografia: Galeno Lacerda). 1.7 Perfil Histrico do Direito Processual a) direito romano De maneira muito precoce, um modelo racional de processo j se estabelece, ainda que com algumas razes religiosas. Legis actiones (arcaico a clssico): um processo muito solene, em que as partes deveriam pronunciar discursos prontos, para dar inicio ao processo. Esse procedimento possua duas etapas: i) in iure: as partes conflitantes, espontaneamente, se dirigiam at o magistrado (pretor). A presena do ru era indispensvel para o andamento do processo. A interveno do Estado era muito tnue: o pretor apenas intermediava o acordo entre as partes. Possua, nesta fase, um carter eminentemente contratual, de um negocio jurdico. A litiscontestatio determina os prximos acontecimentos do processo, como a escolha do juiz, que era um agente privado; ii) in iudicium: produo de provas, testemunhas, e prolao da sententia. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 27/03/12 b) a lex aebutia Nos conflitos envolvendo estrangeiros, havia a atuao do pretor peregrino, dentro e fora de Roma. O pretor peregrino comea a emitir formulas autorizando novos modelos de aes: ele possua um poder criador. Tais modelos passavam a ser incorporados em lbuns. O processo usado pelos estrangeiros se mostrava como algo muito mais eficiente e gil do aqueles usados pelos cidados romanos.

a partir dessa lex que se generaliza o uso dos processos formulrios pelos romanos, em 149 a.C. Processo bem menos formal e mais eficiente, anseio dos cidados romanos. Nessa fase, passa-se a contar, freqentemente, com o auxilio de um advogado ou jurisconsulto. Com o tempo, o processo passa a perder seu carter evidentemente privado e passa a se inserir na esfera publica, na figura do imperador. O juiz, dessa forma, se torna um funcionrio do Estado, recebendo poderes estatais. O pretor, por sua vez, no desapareceu, apenas continuou com atividades paralelas. Medidas de urgncia podiam ser tomadas, atravs dos interditos. Estes dano era de competncia do juiz, e sim do pretor. Contudo, isso no era concebido como jurisdio. c) cognio extraordinria Atuao do juiz quando ele tem conhecimentos dos fatos da causa e do direito, para saber como decidir. Em Roma, era extraordinrio porque para o Imperador (e seus representantes) decidir no era necessrio litiscontestatio como nos modelos antigos. um modelo que responde ao atual. Nessa fase, passa a existir uma petio inicial escrita obrigatria, e a instalao do instituto da citao, principalmente para os rus. Assim, deixa de ser obrigao do ru comparecer em juzo: revelia. A litiscontestatio passa a ser a denominao da defesa do ru. Em seguida, a fase probatria. Por fim, o juiz lavra sua sentena, apresentando sua fundamentao. A sentena, ento, passa a ser objeto de uma apellatio, um recurso. Esse modelo de processo vigorou durante a vigncia do Imprio Romano. Foi paulatinamente substitudo pelo processo dos povos germnicos. Esse era um processo em assemblias, onde todos expressavam sua opinio e ficavam vinculados. No h a concepo de partes do processo. Havia uma grande parte mstica e religiosa nesse sistema, porm. A distino entre processo civil e penal no existia: nao havia uma clara separao entre os dois gneros de processo.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 29/03/12 2. JURISDIO

A atividade administrativa e jurisdicional so vistas como aplicao das leis, e no como criao das mesmas. A partir de Locke e Montesquieu, para os direitos serem preservados importante que eles sejam atribudos a estruturas dinmicas diferentes: legislativo, judicirio e executivo. Freios e contrapesos. H um estabelecimento de regime poltico prprio para essas trs atividades. O judicirio possui um auto-governo e uma certa competncia administrativa, para criar leis que tangem sua atuao. 2.1 Critrio orgnico Jurisdio aquilo que os rgos judicirios criam e atuam. No Brasil, o legislativo atua como jurisdio ao poder julgar o Presidente. (art. 52. CF) 2.2 Critrio das garantias A atividade jurisdicional seria aquela desenvolvida por rgos e agentes estatais protegidos por especificas garantias de autonomia e independncia. Contudo, muitos rgos possuem tais garantias, mas no possuem jurisdio, como o Presidente e as agencias reguladoras. 2.3 Critrio das sanes: A atividade jurisdicional caracterizada por aplicar sanes: uma resposta negativa aos sujeitos que vo contra o ordenamento. 2.4 Coisa julgada Produo de atos definitivos e imutveis, a coisa julgada. Nao suficiente, pois nem todo ato jurisdicional produz coisa julgada. 2.5 Justa composio da lide A jurisdio a atividade que se volta para a lide. Nao s resolver os conflitos, mas sim terminar o processo de implementao do direito em resolver o conflito. O direito, na lei, ainda no realidade. s na lide que se completa o processo de implementao do direito. O direito quando nao aplicado na jurisdio, ainda nao fechou seu ciclo. O direito s se concretiza quando h uma sentena. Para Liebman, h jurisdio mesmo contra a vontade dos sujeitos, mesmo sem a ide no sentido de clssico, quando h acusao e resistncia da outra parte. Pacificar conflitos nao suficiente para classificar como jurisdio ou nao. 2.6 Substitutividade

Jurisdio consiste na atuao do direito no caso concreto, atravs de um agente que se pe no lugar das partes, como um terceiro imparcial, para aplicar a vontade do ordenamento e do direito naquele caso. O administrador, ao contrario do juiz, tem tarefas a serem cumpridas, de acordo com a lei. O agente jurisdicional diferente: o rgo jurisdicional tem a funo bsica e primordial de fazer cumprir a lei. Cumprir a lei nao apenas a orientao do juiz, mas seu objetivo final tambm. Ele esta ali para definir qual lei aplicvel no caso das partes. Principal critica: existem leis voltadas para o juiz, que ele deve cumprir: regras do juiz, seu comportamento, etc. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 10/04/12 2. JURISDIO 2.2 Limites da jurisdio Indiferentes jurdicos: medidas e providncias que so equivalentes entre si. A funo jurisdicional no pode interferir na discriocionariedade quando o sujeito a possui de acordo com a lei. A analise disso s pode ser feita a partir dos casos concretos. 2.3 Poder Judicirio Compete principalmente ao judicirio o desempenho da jurisdio. sua funo essencial, de acordo com o art. 5, XXXV, CF. Analise de casos onde h leso de direito. Tambm h as funes instrumentais: CF, art. 96, I (funo administrativa) e funo legislativa: art. 96, II. Essas funes sao sempre instrumentais para com a funo jurisdicional. A principal funo da STF o zelo e a preservao da Constituio, que cada vez mais possui caractersticas de um tribunal constitucional.

A diviso entre justia comum e justias especializadas: estas ultimas tratam de peculiaridades do direito material, que medem uma estrutura orgnica mais elaborada e maior preciso e especializao. No Brasil, elas so a trabalhista, eleitoral e militar, como A JT trata de todas as relaes jurdicas de trabalho, e no s os de emprego (EC 45). A Justia do Trabalho lida apenas com as relaes na esfera cvel, jamais no mbito penal. uma jurisdio eminentemente civil. A Justia Eleitoral trata com questes atinentes ao poder cvico, de votar e ser votado. Sua competncia tambm civil, mas possui uma certa jurisdio penal, pois ela que julga os crimes eleitorais. Interessante notar que a JE no possui um quadro fixo e permanente de juzes, sendo estes designados a partir da justia comum, quando necessrio. Por fim, a Justia Militar, que no integra a estrutura do exercito, e sim do judicirio. Preocupa-se com os crimes militares. Dessa forma, possui uma jurisdio exclusivamente penal. Na JM, alm dos juzes militares, tem-se tambm a formao de um conprevistos na CF. A justia comum tambm sofre um desdobramento: a federal e a estadual. Ambas possuem competncias civis e penais. Quando h um interesse federal envolvido, a Constituio diz que sao de competncia da justia federal, ou seja, todo litgio que envolver um ente federal. A competncia penal federal, por sua vez, mais complicada, pois o crime deve ser tipificado como federal. O STJ, justia comum, possui um status equivalente ao TST, TSE e STM. Nos crimes dolosos contra vida, a Constituio prev a instituio do Tribunal do Jri. Neste perodo, o particular se torna um agente publico. No primeiro grau, existem os Juizados Especiais que julgam causas de menor complexidade e menor valor. A grande peculiaridade dos JECs que cabem recursos s turmas recursais, e no a tribunais de segundo grau. Ou seja, no h aquela dupla jurisdio. Os Tribunais de Contas possuem funo substancialmente administrativo, e organicamente fazem parte da estrutura do legislativo. Suas decises podem ser revistas pelo poder Judicirio. 2.4 Garantias do judicirio a) do poder judicirio so as garantias institucionais e basicamente de independncia em relao a outros poderes. Autonomia administrativa, oramentaria e financeira e organizacional. Art. 99, CF. b) dos magistrados possuem garantias pessoais. So garantias instrumentais a um fim maior, buscando sempre a maior imparcialidade. So elas, segundo o art. 95, CF: a vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsidio. Vedao dos juzes: pargrafo nico do art. 95.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 12/04/12 Jurisdio voluntria: atuao dos juzes em negcios jurdicos que nao permitem que os atos sejam praticados somente pelos particulares, necessria a interveno do juiz. Contudo, aqui no h um desacordo, no h litgio, uma busca por solucionar um problema. Dado isso, a doutrina tradicional no considera essa categoria como jurisdio, e sim como uma atividade administrativa. Ex.: sucesso. Quando do falecimento, preciso apresentar para o juiz a questo e determine a partilha dos bens. o processo de inventrio. Em 2006, houve uma mudana na lei, onde no necessrio ir mais at o juiz, mas somente oficializar a partilha em uma escritura publica, salvo em caso de interesse de incapaz. Por fim, jurisdio voluntria a administrao pblica de interesses privados desempenhados pelo poder judicirio. Contudo, para FAZZALARI, essa atividade no coaduna com a categoria administrativa de atividade. Para o autor, isso uma quarta atividade, sui generis, que nao pode ser confundida com atividade administrativa e menos ainda com a jurisdio. A doutrina moderna, por sua vez, afirma que essa atividade sim uma jurisdio, pois o objetivo no seria a soluo de uma lide, e sim a atividade do juiz em substituir as partes de forma imparcial. As partes existem sim, no so apenas interessados. Parte aquele que pratica o contraditrio, mesmo que no haja um conflito. A no aplicao de sano e a no produo de coisa julgada no so suficientes para dizer que no h jurisdio. Pois bem, considera-se como jurisdio essa atividade porque o juiz se apresenta como um nao-sujeito, imparcial a discusso. A prova maior da jurisdio a possibilidade de ao contra o escrivo, enquanto no se promover ao contra o juiz, caso haja um desentendimento. Equivalentes jurisdicionais: atividade que apta a produzir um resultado equiparvel ao de jurisdio, ainda que no a seja. a) soluo autocompositiva: acordo entre as partes. A transao um negcio jurdico que se celebra visando o fim de um conflito: i) em sentido estrito: acordo das partes em que cada uma decide abrir mo de algo para celebrar a transao, existem concesses reciprocas; ii) renuncia ao direito em que se funda a ao, tambm conhecido

como a renuncia da pretenso; iii) reconhecimento da pretenso do adversrio: curva-se aos requerimentos do adversrio. A transio sempre vinculante as partes e possuem status de negocio jridico. O juiz competente para homologar a petio deve ser o mesmo que auxiliou no conflito. E nesse caso, a transio possui status e fora de coisa julgada material. Ademais, casos existiro em que o processo esta em curso, e o juiz procura fazer as partes entrarem em acordo: a conciliao, que se difere da mediao. Esta, por sua vez, ocorre quando as partes recorrem a um agente privado. (art. 125, IV, CPC). b) arbitragem: as partes recorrem aos rbitros para que eles resolvam o conflito, e ditem os direitos para as partes. No direito brasileiro, a sentena do rbitro vale como ttulo executivo judicial, no necessita de homologao. Aqui tem-se um terceiro imparcial que impe uma soluo ao litgio, o que leva muitos a acreditar que a arbitragem uma atividade de jurisdio estatal. Contudo, isso alvo de muitas criticas, dado que quem delega poderes aos particulares so as partes e nao o Estado. c) sentenas estrangeiras: pode uma sentena estrangeira ser executada no Brasil? Na maior parte das vezes, o ordenamento permite que um juiz estrangeiro decida a lide e a sentena seja executada no Brasil, desde que antes sofra a homologao pelo judicirio brasileiro, atravs do STJ (EC 45). d) Juizados Especiais: a prpria jurisdio, e no um equivalente. um rgo do poder judicirio, inserido na sua organizao.

Anda mungkin juga menyukai