Anda di halaman 1dari 2

Renascimento comercial e urbano

Surgem os burgos e a burguesia


Fernanda Machado Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Florena, um dos centros do Renascimento na pennsula Itlica A Idade Mdia (476 a 1453) costuma ser conhecida como a poca em que a economia europia esteve praticamente estagnada. Essa afirmao feita porque a maior parte da populao vivia nos feudos, que eram grandes reas cercadas e isoladas uma das outras, com uma economia quase autosuficiente. Desse modo, costuma-se dizer que o comrcio de produtos praticamente desapareceu no perodo medieval. No entanto, devemos relativizar essa idia. Durante a Idade Mdia continuaram a existir profissionais como os artesos (ferreiros e construtores de mquinas, por exemplo), comerciantes e negociantes. As pessoas no deixaram de adquirir certos equipamentos fundamentais prtica da agricultura (como enxadas e arados), que eram, portanto, fabricados e comercializados. Ainda que essas atividades de comrcio tenham sido bastante restritas, numa Europa separada por feudos e ameaada por guerras entre os povos do continente, isso no significa que elas tenham desaparecido. O perodo de auge do feudalismo foi o que se costuma chamar de Alta Idade Mdia (sculos 5 a 10). Mas, a partir do sculo 10, as coisas comearam a mudar. Diversos fatores ajudam a explicar por que a agricultura deixara de ser a principal atividade econmica, abrindo espao para o chamado Renascimento comercial, que, a partir do sculo 11, inaugurou definitivamente a Baixa Idade Mdia, que se estenderia at o sculo 15.

Crescimento populacional
Assim, a Europa vivia em meados do sculo 10 uma relativa poca de paz, j que os ataques de um reino a outro haviam diminudo bastante. Essa queda no nmero de conflitos foi responsvel por um considervel aumento populacional: em 300 anos a populao da Europa cresceu de 8 milhes para 26 milhes de habitantes. Isso gerou um excedente populacional, que comeou a necessitar de mais espao e a expandir-se para fora dos feudos. Anteriormente, havia a populao de comerciantes, negociantes e artesos que, devido sua prtica profissional itinerante, comearam a se fixar no entorno dos feudos, constituindo, assim, as vilas e burgos. Dessa forma, aqueles que moravam nessas localidades eram conhecidos como burgueses e, ao longo dos sculos, essa denominao passou a denominar os comerciantes e os homens ricos. Com o aumento demogrfico na Europa, a populao dos burgos foi crescendo tambm. Isso se dava porque muitos servos acabavam por fugir dos feudos para escapar das imposies da relao servil. Ou ainda, porque aqueles servos que mais causavam problemas aos seus senhores eram expulsos de suas terras, indo engrossar a populao das vilas. Assim, essas pequenas localidades comearam a crescer e se tornar importantes concentraes de trabalhadores livres e comerciantes, onde passaram a ser organizadas feiras permanentes, o que resultou no surgimento de inmeras cidades.

O renascimento das cidades


Como anteriormente a maior parte da Europa era constituda por feudos, esse processo foi chamado de "Renascimento urbano", pois as cidades voltaram a se tornar importantes ncleos econmicos. Ao mesmo tempo, isso indicou tambm a decadncia dos vnculos feudais, pois os moradores da cidade passaram a negociar com os senhores o fim do pagamento de tributos e servios, atravs da compra da chamada carta de franquia. O aumento da liberdade poltica e econmica foi propiciando o aprimoramento do trabalho urbano. Os artesos, que faziam os produtos consumidos pelos europeus, passaram a ser organizar em entidades para alm de suas cidades. Para isso, formaram as guildas e as corporaes de ofcios, que eram associaes de trabalhadores de determinados profisses. Por exemplo, uma corporao de sapateiros ditava as normas de fabricao de seus produtos e as formas de sua comercializao, a fim de proteger esses profissionais no mercado e propiciar seu lucro.

Desenvolvimento da agricultura
Ainda que tenha favorecido principalmente o comrcio, essa expanso espacial pelo continente europeu foi estimulada at pelos nobres feudais. Os donos dos feudos viam seus campos serem esgotados pela explorao contnua e tinham interesse em expandir suas riquezas territoriais. Assim, incentivavam a ocupao de outras reas por seus servos, que atravs de outras formas de cultivo (como a utilizao rotativa do solo) e do uso de um tipo de arado mais resistente, conseguiram expandir tambm a produo agrcola, num processo chamado de "Renascimento agrcola". Houve, por sua vez, um outro fator que caminhou paralelamente a esse novo comrcio europeu e foi, ao mesmo tempo, o que contribui para que ele se expandisse mais: as Cruzadas. A Igreja catlica, aproveitando-se da legio de homens desocupados nos centros urbanos, comeou a realizar expedies para alm dos limites continentais, dando um outro sentido para a economia medieval. Com a justificativa de conquistar povos para a f crist e ao mesmo tempo reconquistar territrios de outros povos, nasceram as Cruzadas, expedies militares e religiosas que foram praticadas durante quase 200 anos, entre os sculos 11 e 13. Foram realizadas oito dessas expedies nesse perodo, que atravessaram o continente europeu, cruzaram mares e chegaram a outros continentes. Isso fez com as rotas comerciais acompanhassem esse traado aberto pela cruz e pela espada. Fernanda Machado historiadora.

Anda mungkin juga menyukai