Anda di halaman 1dari 4

Universidade Federal da Fronteira Sul Aluna: Marcela Heloisa Andretta

AONDE FORAM PARAR OS CORPOS?


A pergunta que hoje em dia ainda est na mente de muitas pessoas aonde foram parar as pessoas que sumiram na ditadura militar?

Inmeras famlias no tiveram nem o direito de poder reclamar por seus parentes que desapareceram na ditadura, muitos deles acabaram enterrados em caixes vazios sem nenhum corpo mais com alguns pertences para de certa forma conseguir dar o descanso aos seus entes.

Foi descoberto recentemente que algumas pessoas que foram enterradas na dcada de 70 no eram quem realmente estavam atestadas em seus bitos, a ditadura acabava de certa forma dando um jeito de encontrar corpos para calar algumas famlias que imploravam por noticias.

Segundo o Egydio ainda existem 144 pessoas que desapareceram na ditadura, mais o que no comentado a quantidade de ndios Waimiri-Atroari que desapareceram nessa poca. Foram mais de 2.000 ndios desaparecidos, o principal motivo pelo seu desaparecimento foi a posse de terras dos ndios. Segundo o relatado o desaparecimento desses ndios aconteceu em vrias etapas, a primeira delas e a mais importante, foi de certa forma quando iniciouse a construo da rodovia BR 174, onde os operrios da obra pediam mensalmente para que fosse realizada a compra de armas, segundo eles era pra segurana, mais na verdade era para tirar do caminho da estrada muitos ndios que no eram favorveis a construo da rodovia. Oficialmente a FUNAI era a encarregada para zelar pelos direitos dos ndios, mais com algumas atitudes militares a FUNAI foi calada e prevaleceu a vontade militar.

OS DESAPARECIDOS
No site do desaparecidos polticos existem mais de 300 nomes de pessoas que sofreram com a ditadura militar, em cada nome aparece informaes das

pessoas e se foram encontradas ou relatos de jornais e documentos que atestam a sua morte, a maioria das pessoas foi atestada pelos legistas como indigente, alguns legistas tambm relatam que no possuem o corpo da vitima e sim pequenas partes, mais mesmo assim atestam as mortes.

Alguns casos relatados mostram algumas mortes completamente improvveis, como a morte do servidos publico Abelardo Rausch Alcantara que segundo investigaes se matou na frente de alguns policiais. Segundo os policiais o funcionrio publico, apos ter ido de vontade prpria testemunhar sobre alguns documentos que haviam sido apreendidos em sua residncia, pegou um copo que estava com gua a sua frente quebou-o na mesa e cortou o pulso com um dos cacos, um funcionrio acionou a ambulncia e a mesma estava a caminho do hospital quando se chocou com outro veiculo militar o que ocasionou um grande susto no servidor lhe causando um ataque crdia e em seguida ele veio a bito. Segundo a agencia carta maior so 144 o numero de desaparecidos da ditadura civil-militar atualmente, so 144 famlias que esperam acabar com a incerteza de no saber onde seus entes queridos esto. A reportagem de Paula Sacchetta, que foi publicada originalmente no Brasil de Fato, relata a busca do filho de Ruy Thales que aps esperar por mais de 20 anos por noticias do seu filho resolve enterr-lo mesmo sem ter um corpo, apenas objetos que ficaram esperando a volta do seu filho no seu quarto intocado que ainda esperava pela volta do jovem. Poucas pessoas ficaram sabendo que ali no existia o corpo de Ruy Carlos Vieira Berbert, o pai como j no tinha mais esperanas e nem foras para esperar resolveu fazer a cerimnia desta forma antes que ele partisse sem enterrar o filho. A verso que os oficiais, agentes do DOI-Codi, contaram ao pai de Ruy que ele se matou enforcado na cela logo aps o interrogatrio, nos primeiros dias do ano de 1972, no dia seguinte a sua morte o suposto Ruy foi enterrado em uma vala comum, junto com os indigentes. A famlia s soube dessas informaes no ano de 1979 quando um general ligado ao aparelho repressivo admitiu sua morte. Apesar dessas informaes os pais do Jovem declararam ao grupo Tortura Nunca Mais que esperaram por mais de 10 anos o retorno do filho, nada tirava da cabea dos pais que o filho alem de estar vivo. No ano de 1992 os pais de Ruy tiveram acesso ao acervo de documentos do DEOPS e nele conseguiram encontrar informaes sobre o paradeiro do corpo de seu filho, eles se dirigiram ao local e ao chegar l receberam informaes de que o cemitrio no saberia informar onde estariam os restos mortas de seu filho ento e conseqentemente seria impossvel exum-lo. A famlia se contentou apenas com um atestado de bito.

MEMORIAL DA RESISTNCIA DE SO PAULO


A saudade o revs de um parto; A saudade arrumar o quarto do filho que j morreu" Pedao de Mim - Chico Buarque

Em So Paulo existe o Memorial da resistncia que em seu arquivo possui diversos documentos que relatam algumas passagens que aconteceram na ditadura militar, algumas pinturas em suas paredes relatam o cronograma histrico dos fatos ocorridos no decorrer da ditadura, algumas salas foram recuperadas para mostrar os visitantes o que os presos da poca passavam. O memorial fica no prdio do antigo DEOPS/SP,Departamentos Estadual de Ordem Poltica e Social do Estado de So Paulo, prdio esse que foi utilizado pelo departamento nos anos nos anos de 1940 a 1983, alguns documentos mostram que alem de servir como um mini-presdio o DEOPS tambm teria celas de tortura. Algumas celas foram mantidas, moveis e pertences de alguns presos polticos foram colocado em exposio, objetos que os oficiais utilizavam para as torturas, e alguns objetos recuperados da poca. Tambm existe uma pequena biblioteca que possui alguns exemplares de livros que relatam alguns acontecimentos da ditadura, possui algumas cartas de presos polticos da poca, possui tambm gravaes de relatos de pessoas que perderam seus familiares e de ex presos polticos que relatam atravs de vdeos e em gravaes de udio os maus tratos que sofreram, e tambm alguns casos das angustias de ter que sair de seu pais para poder continuar vivendo. O acervo do Memorial tambm conta com copias digitalizadas de alguns documentos que foram obtidos no arquivo do DEOPS, fotos da poca de como eram algumas coisas que aconteciam ali dentro, fotos de pessoas e fotos de alguns jovens que foram as ruas lutar pelos direitos de uma nao inteira. As paredes do antigo DEOPS foram restauradas para e na sua restaurao foram descobertas marcaes que os presos polticos faziam nas paredes, de certa forma para marcar quem tinha passado por ali e tambm de contar os dias que j estavam ali. O lugar tem de certa forma uma energia pesada, ao entrar pela porta algo estranho acontece, parece que o local te prende de uma certa forma que voc no percebe o tempo que ficou ali. Os fatos so chocantes, o quarto das vozes, onde possvel escutar os relatos dos antigos presos polticos, tem vrios bancos onde podemos sentar colocar o fone de ouvido e escutar relato por

relato, no meio do guarto existe uma luz especial que esta direcionada para uma rosa vermelha em um jarro de vidro que foi colocada ali para simbolizar a luta dos presos polticos para sobreviver.

Anda mungkin juga menyukai