Anda di halaman 1dari 99

A

A
Sigla de ampre, unidade usada para medir a intensidade de uma corrente eltrica.

AAC
Sigla de Advanced Audio Coding. Tambm conhecido como MPEG-2 Part 7 ou MPEG-4 Part 3, um formato de udio digital, que recorre a compresso com perda de dados. Ele oferece compresso mais eficiente do que outros formatos, como MP3, com qualidade semelhante quela de um CD de udio sem compresso. Foi popularizado pela Apple Computer atravs de seus produtos iPod e QuickTime. O AAC foi projetado como um codec de desempenho melhor em relao ao MP3, sendo promovido como seu sucessor para codificao de udio em taxas de bits mdias a altas. Algumas melhorias em relao ao MP3 so: taxas de amostragem de 8 kHz a 96 kHz (no MP3: 16 kHz a 48 kHz); at 48 canais; melhor manuseio de freqncias acima de 16 kHz.

ABNT
Sigla da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, entidade do governo que estabelece regras e padrs tcnicos e de procedimentos. Trabalha em parceria com o INMETRO: a ABNT estabelece a norma (chamadas de NBR - Norma Brasileira) e o INMETRO fiscaliza.

Absoro acstica
Fenmeno fsico que corresponde dissipao da energia sonora (som) em outra forma de energia, geralmente calor. medida em sabines, e 1sabin a quantidade de absoro oferecida por uma rea de um metro quadrado de espao aberto (uma janela, por exemplo). Materiais porosos e/ou flexveis (tecidos, espumas, etc) so em geral muito absorventes, enquanto materiais no porosos e/ou rgidos (metal, vidro, concreto, etc) em geral so pouco absorventes.

Cada material tem um ndice (ou coeficiente) de absoro prprio, que varia de acordo com a frequncia sonora.

Absorvedor de Helmholtz
Tipo de absorvedor acstico sintonizado, construdo para absorver determinadas faixas de frequncias que estejam sobressaindo em um ambiente. Podem ser implementados usando blocos de madeira ou alvenaria, formando um bojo e um gargalo, com o interior revestido de material absorvedor. Muito utilizado em estdios.

Absorvedor sintonizado
Tipo de absorvedor feito para eliminar ondas sonoras estacionrias (em geral, sons graves) existentes em um determinado local fechado (quarto, salo, auditrio, etc). construdo especialmente para absorver uma determinada frequncia ou faixa de frequncias. O exemplo mais comum de absorvedores sintonizados so os bass-traps, tambm conhecidos como armadilha de graves.

Absorvidade
Relativo quantidade de som que um material absorve. Mesmo que coeficiente de absoro.

AC Cord
Cabo de energia, cabo de fora. o cabo que conecta o equipamento eltrico tomada de energia. Em alguns aparelhos, pode ser removido. Em outros no.

AC In
a entrada do cabo de energia de um aparelho eltrico. Em alguns aparelhos eltricos, onde o cabo de energia pode ser removido, o nome que se d ao conector onde se encaixa o cabo, onde se pluga o AC Cord.

AC Power
Ref. Eletricidade. Abreviao do termo ingls "Alternating Current Power". Energia eltrica de corrente alternada.

AC, ACV
Sigla de Alternating Current ou ainda Alternating Current Voltage. a voltagem de corrente alternada, tipo de energia eltrica disponibilizada pelas concessionrias em nossas residncias.

AC-3
Algoritmo de compresso de dados de udio digital utilizado em DVDs e transmisso de HDTV. Desenvolvido pelos laboratrios. Dolby. Permite a gravao de at seis canais de udio. Tambm conhecido por

Dolby Digital 5.1. Muitos aparelhos de Home-Theaters so compatveis com a tecnologia.

Acoustic Lens
Lentes acsticas. Dispositivo fabricado em alumnio ou plstico para a disperso de altas freqncias. Normalmente colocado na frente das cornetas de mdio e/ou tweeters.

Acstica (Acoustical, Acoustics)


Cincia que estuda a interao entre o som e o ambiente onde o mesmo produzido ou reproduzido. A acstica se preocupa com os fenmenos fsicos da propagao de ondas sonoras, tais como reflexo, absoro, difuso,

reverberao. Uma "boa" acstica torna o som mais fcil de entender, j uma acstica "ruim" torna as coisas mais complicadas e difceis. Em geral a preocupao com acstica deve vir desde o projeto de construo.

Acstico (acoustic)
Instrumento musical que produz som por si s, sem precisar estar ligado energia eltrica ou a outro equipamento. Por exemplo: violes e outros instrumentos de corda, flauta e outros instrumentos de sopro, percusses em geral. Por outro lado, instrumentos eltricos precisam ser ligados energia ou outros equipamentos para poder funcionar. Da o seu nome: guitarra eltrica, contrabaixo eltrico, etc.

ADAT
Abreviao de "Alesis Digital Audio Tape". Modelo do gravador multipistas digital da Alesis. Lanado no inicio de 1993, tornou-se quase um padro, ao permitir gravar at 40 minutos em 8 trilhas de udio em uma fita S120. usado em estdios profissionais. Grava em fitas de vdeo Super VHS (S-Vhs). Tambm modular, podendo-se ligar vrios aparelhos em conjunto de forma a se obter uma quantidade maior de canais (8, 16, 24, 32, etc). Hoje est em desuso, porque os estdios esto gravando diretamente em computador. A Alesis licenciou a tecnologia para outros fabricantes, sendo possvel encontrar ADATs de outras marcas.

AES
Sigla da Audio Enginnering Society, Sociedade dos Engenheiros de udio. Congrega engenheiros e profissionais de udio do mundo todo, em busca de troca de informaes e estabelecimento de normas e padres. Mais informaes em www.aesbrasil.org.

AES/EBU
Srie de padres estabelecidos em 1985 para a transmisso de canais de udio em equipamentos digitais,

estabelecidos pela Audio Engineering Society (AES) e a European Broadcast Union (EBU). Permitem a transmisso de um sinal estreo por um nico cabo balanceado equipado com conector XLR, por at 100 metros, ou por um cabo de rede do tipo coaxial (o padro das redes da poca), com conector BNC. Atualmente j possvel usar cabos de par tranado com conectores RJ-45. um padro profissional, mas se assemelha em funo ao S/PDIF, de uso domstico.

AF, Audio Frequency


Termo usado para definir qualquer equipamento que trabalhe com frequncias audveis, aquelas dentro do espectro sonoro humano, de 20Hz a 20kHz (nota: alguns autores consideram os limites como 16Hz e 22kHz).

Agulha
Os antigos tocadores de disco de vinil eram equipados com uma agulha, que ao percorrer as trilhas do disco, transformavam as irregularidades encontradas em sinais eltricos e por consequncia som.

Algoritmo (Algorithm)
Conjunto de procedimentos internos de um software, dedicados execuo de uma tarefa. usado em geral para designar a qualidade da programao de um determinado equipamento digital, tais como compressores, processadores de efeitos, etc.

Aliasing
Efeito (indesejado, por sinal) pelo qual, em um processo de converso de um sinal analgico para digital, as frequncias presentes originalmente que superam a frequncia de amostragem reaparecem como distoro no harmnica no som. Por exemplo, em uma gravao feita com taxa de amostragem de 44,1kHz (qualidade de CD), a maior frequncia aproveitvel de 22,05kHz. Se um sinal maior que 22,05kHz for inserido no conversor A/D, ser interpretado e digitalizado erradamente. Quando o sinal for reconvertido para analgico, esse sinal no voltar a ser maior que 22,05kHz (acima da faixa audvel), mas sim ser convertido como um sinal indesejado dentro da faixa audvel. Para evitar o surgimento de frequncias de aliasing, existe filtros anti-aliasing nas entradas dos conversores A/D, que bloqueiam todos os sinais que estejam acima da frequncia mxima de gravao.

Alinhamento
Termo que se refere aos ajuste que fazemos nas caixas de PA, ajustes esses que podem ser de posicionameto, equalizao, delay e tantos quanto necessrio para que o som chegue da maneira mais uniforme possvel a todo o pblico.

Alta Fidelidade (High Fidelity - HiFi)


Equipamentos capazes de reproduzir o udio com a maior fidelidade possvel, empregando os melhores projetos e componentes, sem compromissos com o custo. Tambm conhecidos como equipamentos High-End. So os preferidos dos audifilos. O termo est geralmente associado a som domstico, e no sonorizao profissional, pois esta pressupe que todos os equipamentos sejam de alta fidelidade.

Alta frequncia
Relativo ao espectro sonoro, um som de alta frequncia corresponde a um som agudo. O termo usado como sinnimo de agudo.

Altas
Termo usado como sinnimo de altas frequncias, agudos. Exemplo: "muitos crossovers so de 4 bandas: baixas, mdias-baixas, mdias-altas e altas".

Alto-falante ou Altifalante ou Sonofletor (Speakers ou Loudspeakers)


um dispositivo transdutor que converte um sinal eltrico em ondas sonoras. So dividos em faixas de freqncia de trabalho: tweeter (agudos), mid-range ou driver (mdios) e woofer (graves). No alto-falante ocorre a transformao inversa quela do microfone: a corrente eltrica transformada em vibraes mecnicas do ar, reconstituindo o som inicial. Apesar de existirem alguns tipos com construo diferente (por exemplo, piezoeltricos), a maioria dos altofalantes so do tipo dinmico. Nesses, h uma bobina, um diafragma (um cone circular ou elptico, geralmente de papelo por ter peso menor, ou polipropileno), um im permanente (ou um eletrom) e uma suspenso chamada "aranha". O diafragma fica preso na carcaa de metal por meio de um sistema de suspenso de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa. Na parte central do cone, fica a bobina, posicionada entre os plos de um im permanente e em suspenso pela "aranha", um disco de tecido ondulado grosso coberto com resina que facilita a movimentao da mesma. Ligase o enrolamento da bobina aos fios de sada do amplificador. No momento que surgir corrente eltrica nestes fios a bobina ir se movimentar de acordo com a corrente, "interagindo" com o campo magntico criado pelo im permanente (ou eletroim). A movimentao da bobina ir tambm movimentar o diafragma (o cone de papelo), que ir criar turbulncia ritmada no ar, ou seja, ondas sonoras. Pode-se ento afirmar que o som produzido pelo alto-falante nada mais do que a turbulncia ritmada no ar provocada pela vibrao do diafragma.

Alto-falantes Coaxiais, Triaxiais, Quadriaxiais, Pentaxiais


Os woofers (alto-falantes de graves) tem o desenho de um cone. Como os tweeters so muito menores que os woofers, projetou-se um tipo de alto-falante em que o tweeter instalado por cima do woofer, aproveitando-se do espao entre o fundo do cone a sua borda. Surgiu assim os alto-falantes coaxiais, muito utilizados em sonorizao automotiva, por ocuparem um espao menor. Usados muito raramente em sonorizao ao vivo (PA), mas existem alguns modelos assim fabricados principalmente para caixas monitoras de tamanho reduzido. Depois dos coaxiais, surgiram os triaixias, com um tweeter e um mid-range instalados por cima do woofer. Existem at modelos pentaaxiais!

Falante coaxial profissional da Oversound. Note a existncia dos dois ms, um para o woofer, outro para o driver.

Altura
Relativo frequncia de um som, entre 20Hz e 20.000Hz. Quanto maior frequncia, mais alto o som. Os agudos so chamados de "altas frequncias" por causa disso. Muitos erroneamente associam altura com volume de som, quando na verdade o volume a intensidade do som, sua amplitude.

AM (Amplitude Modulation)
Abreviao de Amplitude Modulada. Tipo de transmisso que utiliza o princpio da variao de amplitude de uma

portadora de R.F., de acordo com o sinal de udio do programa a ser transmitido. A radiodifuso em AM, pode ser transmitida em faixas de ondas mdias (MW) ou de ondas curtas (SW). A resposta em freqncia de udio limitada, indo de 40Hz a aproximadamente 5kHz; geralmente as transmisses so monofnicas, embora tambm haja uma padro tcnico para estereofonia.

Ambincia
Sensao acstica de espao. Qualidade acstica de um local de audio. "Atmosfera" criada por um determinado ambiente. a percepo do som produzido com as interaes com a acstica local. possvel, atravs de processadores de efeitos, simular o comportamento de um som em um determinado ambiente, como reverberao, eco, etc.

Amostragem (Sampling)
Processo de digitalizao de um som, em que um conversor A/D (analgico para digital) codifica o sinal sonoro em nmeros binrios (0,1), que so a base do sistema digital. A qualidade do som digitalizado depender das caractersticas adotadas na converso, como a resoluo (8, 16, 24bits ou mais) e taxa de amostragem (22,05kHz, 44,1kHz, 48kHz, etc). Quanto maior a resoluo e/ou a taxa de amostragem, melhor ser o resultado, mas tambm maior ser o arquivo resultante.

Amp
Diminutivo de amplificador.

Amperagem
Diz-se amperagem da mxima capacidade de intensidade de corrente eltrica que um dispositivo suporta, sem sofrer danos. Todo equipamento que conduz corrente eltrica tem uma capacidade de amperagem: os fios e cabos, os disjuntores, os fusveis, os conectores, soquetes de lmpadas, etc. Se excedermos esse limite, em geral a proteo isoladora (plstico, borracha) derrete, podendo causar curto-circuito e risco de incndio.

Ampre
Unidade de medida de intensidade de uma corrente eltrica. 1 ampre (1A) corresponde corrente produzida por uma tenso de 1 volt sobre uma resistncia de 1 ohm. comum encontrar tambm o miliAmpr (mA), correspondente 1/1000 ampre. Os fusveis dos equipamentos eltricos so sempre medidos em ampres (por exemplo: 1A, 10A, 15A, 200mA, 150mA).

Amplificao
o processo de aumento da magnitude de um sinal eltrico, sem contudo alterar suas caractersticas de freqncia e perfil de forma de onda.

Amplificador (Amplifier)
Um amplificador pode ser considerado como qualquer dispositivo que consegue manipular um pequeno sinal eltrico e com ele produzir um sinal bem maior (maior amplitude), mas mantendo as outras caractersticas originais da onda. Para produzir esse aumento no sinal, o equipamento "gasta" energia eltrica. Existem diversos mtodos se de fazer isso, alguns mais eficientes que outros, alguns adequados para sinais de udio ou no. Isso d origem s diversas classes de amplificadores.

Amplificador Analgico
Amplificador que utiliza circuitos lineares. Em um amplificador analgico, o sinal de sada anlogo (idntico) ao sinal de entrada, apenas teve sua amplitude alterada.

Amplificador Classe A
Em tese, a mais linear de todas as classes de amplificao anloga. Os dispositivos ativos de sada (vlvulas ou transistores) so polarizados de um modo que a corrente quiescente seja igual a 50 % ou at mais (em aplicaes de alta fidelidade) da corrente de pico prevista para circular sobre a carga. Desta forma os dispositivos conduzem corrente (consomem energia eltrica) durante todo o ciclo do sinal e jamais atingem o ponto de corte. Produz excelente linearidade e baixssimos nveis de distoro, mas tem a enorme desvantagem de ter baixssima eficincia eltrica. Rendimento terico entre 20 e 25%. Dada sua desvantagem, um tipo raro de amplificador, mais usado em sistemas de baixas potncias. Alguns amplificadores de guitarras so construdos com essa tecnologia.

Amplificador Classe AB
Devido ao baixo rendimento da classe "A" os pesquisadores experimentaram reduzir a polarizao nos dispositivos de sada (vlvulas ou transistores) e polariza-los em um ponto intermedirio qualquer entre a classe A e a classe B. Um amplificador assim polarizado funciona em classe A para sinais de pequena magnitude e em classe B para sinais elevados. Exige o uso de pares de dispositivos e apresenta um rendimento terico de 66%. Apresenta muito boa linearidade e baixssimos nveis de distoro. A classe AB a classe mais utilizada dentre todas as outras classes para amplificadores de udio.

Amplificador Classe AB+B


constitudo por dois pares de transistores de potncia no estgio final do amplificador. O primeiro par opera em classe AB a fim de reduzir as distores por crossover. O segundo par opera em classe B, sendo este escravo do primeiro. A combinao das classes AB e B produz amplificadores muito eficientes.

Amplificador Classe AS
um amplificador classe S operando em uma regio extremamente linear, como se fosse classe A. Em repouso os dispositivos de sada so comutados uma relao cclica de exatamente 50%. O sinal de udio presente na entrada do amplificador modulado em PWM. Eficincia tpica de 90%. Tambm conhecido por: classe D.

Amplificador Classe B
Nesta classe, quando em repouso, os dispositivos de sada (transistores ou vlvulas), so polarizados no limiar do ponto de corte e jamais conduzem simultaneamente, ou seja, quando um dispositivo est conduzindo o outro apresenta-se em corte. Praticamente no h qualquer corrente circulando atravs dos mesmos. Consequentemente tambm no h dissipao de calor quando em repouso. Nesta classe o prprio sinal de udio responsvel pela conduo dos dispositivos de potncia, isso aumenta o rendimento para aproximadamente 70%-80%. Devido ao fato de ser utilizada toda a curva de corrente dos dispositivos (os extremos da curva so altamente no lineares), a classe "B" no possui linearidade em baixas potncias e o aparecimento de distores inevitvel, mas para sinais de grande amplitude essa distoro muito pequena quando comparada com a amplitude do sinal, tornando a distoro menos perceptvel. Por causa de suas caractersticas, a classe B "pura" no adequada para amplificadores de udio. No existem amplificadores desse tipo no mercado.

Amplificador Classe D
Classe "genrica" que engloba todas as classes de amplificao em que os dispositivos de sada no operam de forma linear, mas sim como chaves comutadoras. Neste tipo de amplificador a dissipao de calor mnima e consequentemente sua eficincia alta, teoricamente de 100%, mas na prtica dificilmente ultrapassa a marca dos 95%. Existem diversos tipos de amplificadores classe D e muitos modos de modulao, sendo que o mais conhecido o tipo PWM.

Amplificador Classe F
uma forma de amplificador de potncia sintonizado, tambm conhecido como: Amplificador biharmnico, poliharmnico, Classe "D" de terminao nica, ou ainda, Classe DC. Do mesmo modo que na classe E, o amplificador carregado por um circuito ressonante sintonizado, mas alm da freqncia fundamental o mesmo tambm projetado para ressonar em uma ou mais harmnicas. No utilizada em udio.

Amplificador Classe G
Desenvolvida por Tohru Sampei da Hitachi Company of Japan em 1976, essa classe foi originalmente comercializada com o nome de dynaharmony. um amplificador tradicional classe AB no qual foi adicionado um par suplementar de transistores. Os dispositivos de sada so alimentados por uma tenso relativamente baixa. Quando baixas potncias so solicitadas, estes transistores so os responsveis pela amplificao do sinal. A partir de um determinado limite, ou quando o amplificador est prximo da saturao, entra em ao o segundo par de transistores, os quais so alimentados por uma fonte de alimentao suplementar. Rendimento mdio de aproximadamente 70% (mximo terico de 86 %).

Amplificador Classe H
Na amplificao classe "H", um amplificador linear, classe "A" ou "AB", tem a sua tenso de alimentao mantida em um valor relativamente baixo, para pequenos ou mdios nveis de sinal. Com o objetivo de no gerar grande dissipao de potncia. Na presena de nveis mais altos de sinal de entrada, a tenso sobre os dispositivos de sada comutada por um conjunto de chaves eletrnicas, para um valor mais elevado, apenas durante o tempo necessrio. Amplificadores classe "H" podem ser projetados com um ou mais nveis de comutao, com suas respectivas chaves e tenses correspondentes. Em geral so bons para graves, mas no recomendados para agudos, pois os estgios de comutao podem no trabalhar na frequncia exigida por eles. Eficincia mdia de aproximadamente 80%.

Amplificador Classe S
Desenvolvida em 1932, a classe S emprega a tcnica PWM em conjunto com um filtro passa baixas. Em sntese um amplificador classe D, em geral de alta eficincia.

Amplificador Classe Super-A


Classe de amplificao desenvolvida pela JVC e apresentada na reunio da AES em 1978. A classe Super-A um sistema de polarizao dinmica que impede os transistores de entrarem na regio de corte, evitando assim o chaveamento e seus respectivos efeitos. No Brasil, a Gradiente, ento parceira da JVC, chegou a lanar alguns modelos de amplificadores classe Super-A.

Amplificador de udio
Nome genrico para definir qualquer amplificador que consegue manipular sinais de udio.

Amplificador de Potncia
Termo usado para definir os amplfiicadores de grande potncia, utilizados em sonorizao profissional.

Amplificador de Referncia
Amplificador especialmente construdo para estdios, com caractersticas especiais como resposta de frequncia extremamente linear e baixssimos nveis de distoro, de forma no produzir nenhum tipo de alterao no som original.

Amplificador Digital
Amplificador que faz uso de tcnicas digitais em seus circuitos de udio. Em um amplificador digital, o sinal analgico convertido em uma seqncia numrica antes de ser amplificado. Geralmente as informaes digitais so convertidas novamente para analgicas e somente ento esto disponveis para excitar adequadamente um alto-falante.

Amplificador Integrado
Nas dcadas de 1970 e 1980, quando a miniaturizao de componentes era rara, amplificadores integrados correspondiam ao amplificador de potncia com o pr-amplificador junto (integrados), mais voltados para o mercado domstico que para o mercado profissional. Em geral, possuem controles de graves e agudos, e seletores de entrada de sinal.

Amplificador Multiuso
Termo pelo qual ficaram conhecidos no Brasil os equipamentos de sonorizao que englobam em s gabinete um mixer de um ou mais canais, o amplificador e at mesmo a caixa acstica. Em geral, voltado para o mercado amador, para a realizao de pequenos eventos, no para sonorizao profissional.

Amplitude
A amplitude de uma onda sonora nos d a intensidade de som, o volume que escutamos. Quanto mais amplitude, maior ser o deslocamento de ar produzido pelas ondas sonoras, e nossos ouvidos percebero o som com maior intensidade. Corresponde ao eixo vertical em um grfico de uma onda senoidal. Note que a onda sonora tem amplitudes acima (positivos) e abaixo (negativos) da linha zero (eixo horizontal), mas nossos ouvidos entendem tudo como uma coisa s, isto , som.

Note: h variao do dobro de intensidade (de 1 para 2, de -1 para -2), mas a frequncia permanece sempre a mesa

Ampop
Referente Eletrnica. So amplificadores operacionais, utilizados em um circuito eletrnico para elevar um sinal eltrico a nveis operacionais para outras partes dos circuitos. Os pr-amplificadores de microfones, em uma mesa de som, so exemplos de ampops.

Analisador de Espectro (Spectrum Anayser)


Equipamento utilizado para monitorar a resposta de frequncia de um sistema de sonorizao, em tempo real, mostrando os diferentes grupos de frequncia em forma de grfico de barras. So utilizados em udio profissional para acertar a equalizao da sonorizao em um ambiente. No Analisador, v-se as frequncias que esto "faltando" ou "sobrando" em um ambiente e da ajusta-se o equalizador ou at mesmo a acstica do local.

Analisador RTA (Real Time Analyser)


Mesmo que Analisador de Espectro.

Analgico (Analog)
1. Sinal de udio que corresponde a ondas senoidais contnuas. 2. Componente que trabalha com um sinal que uma rplica do original (senoidal). A maioria dos equipamentos de udio profissional so analgicos, mas est havendo uma penetrao cada vez maior dos equipamentos digitais, que convertem os sinais eltricos em bits. As mesas digitais tem cada vez mais adeptos, assim como alguns perifricos.

Anecico
O que no apresenta eco. Diz-se do lugar que no apresenta reflexes de som. Veja Cmara Anecica.

ANRS
Sigla de Automatic Noise Reduction System - sistema automtico de reduo de rudos, foi desenvolvido pela JVC no incio da dcada de 1970. Similar o Dolby-B NR, este tambm um sistema utilizado para diminuir os chiados em gravaes. Os sinais de baixo nvel so comprimidos durante a gravao e expandidos na mesma proporo ao serem reproduzidos, de forma a reduzir o rudo sem alterar o balano tonal do programa. Durante o processo, o chiado (hiss) inerente fita de gravao na regio dos 5 kHz reduzido em aproximadamente 10 dB. um sistema complementar, isto , precisa ser utilizado durante a gravao e reproduo do material.

ANSI
Abreviao de "American National Standards Institute". Instituio americana de normas tcnicas. equivalente a ABNT brasileira.

Aqurio
Nome genrico de dispositivos usados para controle do som de baterias acsticas. Em geral, formado por placas de acrlico transparente (da o nome) com revestimento absorvedor internamente, de forma a reduzir/controlar o volume total de som produzido pelo instrumento.

Tambm pode definir o local, em um estdio, onde ficam os msicos. O nome, nesse caso, vem das janelas acusticamente isoladas que separam os msicos da sala tcnica, onde ficam os equipamentos de gravao. Em alguns estdios, h vrios aqurios, sendo que os msicos ficam em um, baterista em outro, cantores em outro, etc.

Aranha (shock-mount)

Suporte para microfone utilizado em estdios, equipado com material amortecedor, de forma a impedir que vibraes indesejadas (podem causar rudos) cheguem ao microfone. O microfone preso na aranha, e esta presa no pedestal ou suporte.

Armadilha de graves
Tipo de absorvedor acstico sintonizado, construdo especialmente para absorver sons graves. Mais conhecido no Brasil como "bass-traps".

Array
Conjunto de duas ou mais caixas acsticas, dispostas de maneira a produzir o som como uma nica.

Ataque (Attack)
O primeiro dos componentes da dinmica de um som. um dos componentes do envelope sonoro de um instrumento musical. o tempo (attack time) que leva para o som de um instrumento partir de um determinado valor inicial (em geral, zero) at atingir seu ponto mximo (attack level).

Pratos de bateria e outros instrumentos de percusso em geral tem tempo de ataque muito rpido, enquanto instrumentos de cordas normalmente tem tempos de ataque mais suaves.

Atenuao
Reduo do nvel de um sinal de udio. Essa reduo pode ser tanto na amplitude (volume) de um som causada por absorvedores acsticos, como tambm reduo do sinal eltrico atravs de controles como os faders de volume.

Atenuar
Diminuir o nvel de um sinal de udio. Exemplo: atenuar os graves = diminuir os graves

Aterramento
Ligao com a terra, com o cho. Em aparelhos eltricos que possuem carcaas metlicas, condutoras de eletricidade, por norma de segurana esses equipamentos devem possuir ligao, atravs de fio terra, com o aterramento de uma instalao eltrica. Assim, no caso de uma fase (um fio positivo) se soltar e encostar na carcaa metlica, essa energia ser direcionada para o cho, e no para algum que toque no aparelho. Assim, o aterramento tem funo primordial de segurana. A segunda funo do aterramento servir de referncia de potencial zero (voltagem = 0) para um circuito eltrico. Muitos aparelhos funcionam melhor quando ligados com fio terra, pois suas fontes de alimentao usam esse referencial como parmetro para fazer seu trabalho. A falta de aterramento pode se traduzir em superaquecimento, desempenho insuficiente, entre outros problemas.

Em sistemas balanceados de transmisso de sinal, comum chamarmos a blindagem do sinal, feita pela malha do cabo, de aterramento. Neste caso, o aterramento do sinal de udio, e no tem nada a ver com o aterramento eltrico.

Ativo
Dispositivo que necessita de energia eltrica para funcionar, e com isso capaz de fornecer ganho de potncia ou de tenso a um sinal. Em geral, o termo utilizado em contraponto dispositivos que no precisam de energia eltrica para funcionar. Por exemplo: Caixa acstica passiva - precisa ser ligada a um amplificador. J a caixa acstica ativa tem amplificador prprio incorporado Captadores passivos equipam a maioria das guitarras e contrabaixos. Mas h alguns que possuem captadores ativos, em geral alimentados por pilhas ou baterias de 9V. Divisor de frequncias passivo - recebe o sinal do amplificador e divide-o para os diversos alto-falantes de uma caixa acstica. Por outro lado, o divisor de frequncias ativo (mais comum ser chamado de crossover) um equipamento que precisa de eletricidade, e funciona antes dos amplificadores.

ATRAC
Sigla de Adaptative Transform Acoustic Code - tcnica de compresso do sinal digital de udio, com perdas. Desenvolvido pela Sony para que se possa regstrar num MD (minidisc) todo o contedo de um CD. O MD tem uma menor capacidade de armazenamento, da a necessidade de compresso de dados. Trabalha com bitrates de 292 kb/s (stereo) e 146 kb/s (mono). Apenas so gravados os componentes do som que so percebidos pelo sistema auditivo humano, o que permite que um disco com 64 mm de dimetro guarde 80 minutos de udio em estreo, com boa fidelidade (para comparao, um CD tem 120mm de dimetro e guarda 74 minutos). Uma verso aperfeiada, o ATRAC3, consegue atingir perto do dobro da reduo de dados obtida pelo formato ATRAC original com a qualidade similar ao MP3, o que o torna indicado para utilizao na Internet. Outra verso, o ATRAC3plus (utilizada no HiMD), analisa perodos mais longos de sinais de udio, de forma a obter informao com maior preciso e usa um algoritmo que permite a melhor alocao de dados para uma gama

mais ampla de sinais. Como resultado, consegue-se um nvel de compresso ainda mais elevado, da ordem de 1/20 da fonte de sinal original, permitindo o aparecimento de gravadores baseados em RAM (chips de memria). A mais recente atualizao, o ATRAC Advanced Lossless, proporciona reduo para aproximadamente metade do tamanho original da fonte (algo entre 30 e 80%, a depender do contedo) sem perda de qualidade.

Audio (Audition)
Ato de ouvir, escutar os sons. Termo usado em escolas de msica e canto para designar as apresentaes individuais dos alunos para os professores ou pequeno pblico.

udio
Som. Fenmenos fsicos (vibraes) que ocorrem dentro do espectro audvel, de 20Hz a 20kHz. Cincia que estuda a captao, processamento, armazenamento e reproduo de sinais sonoros.

Audio Signal
Sinal de udio. Sinais de udio so divididos em trs nveis distintos: 1. Nvel de sinal de Microfone (-40dBu ou menos); 2. Nvel de sinal de Instrumento (-20dBu a -10dBu); 3. Nvel de sinal de Linha (-10dBu a +30dBu)

Audio Tape
Qualquer fita magntica prpria para gravao de sinais de udio. Exemplos: Fita cassette, Fita de uma polegada, Adat e etc .

Audifilo
udio = som, filos = amigo. Amigo do som. Pessoa que gosta muito de udio e msica, e assim procura ter os melhores equipamentos, todos Hi-Fi (de alta fidelidade).

Audiometria
Exame mdico feito por fonoaudiologistas, com o auxlio do audimetro, tem por objetivo medir a capacidade auditiva de um indivduo.

Audimetro
Instrumento mdico que avalia a capacidade de audio de um individuo, usado nos exames de Audiometria.

Auto
Abreviao de funo automtica. Vrios equipamentos tem opes de controles manuais ou automticos (Auto), quando o prprio aparelho analisa o sinal e escolhe a melhor opo de ajuste. Compressores, por exemplo, podem ter seus ajustes de temporizao definidos pelo usurio ou por uma funo automtica. Muitos equalizadores digitais tambm permitem fazer AutoEq (equalizao automtica).

Auto By-Pass
Funo "By pass" automtica. Esse recurso permite que em caso de falta de energia eltrica os aparelhos sejam colocados em "By pass" atravs de rels, ou seja, o sinal de udio passa direto pelo circuito do aparelho sem alterao.

Auto Eq
Funo de ajuste automtico de equalizao, disponvel em alguns equalizadores digitais. Esses aparelhos, atravs do uso de microfones de medio e rudo rosa, analisam as frequncias que esto "faltando" e "sobrando" em um determinado ambiente e conseguem determinar a melhor curva de equalizao possvel para o local.

Automao (Automation)
Recurso comum em mesas digitais e programas para computador de udio. Registra todos os movimentos e alteraes feitas e os repete posteriormente.

AUX IN
Entrada Auxiliar. Entrada comum em mesas de som onde normalmente so ligados Tape deck, CD Player e sinais de udio de teles. Dispositivo muito comum tambm em equipamentos domsticos.

AUX OUT
Sada Auxiliar. Em mesas de som serve para conectar efeitos digitais, sadas para gravao ou enviar sinal de monitor para o retorno.

Auxiliar
Em mesas de som, a designao dada a linhas de sinal de udio que podem ser utilizadas para se enviar uma cpia do sinal dos canais para fora da mesa, em geral para monitoria ou para processamento externo. Em geral, encontramos em uma mesa dois tipos de auxiliares, os auxiliares pr-fader e os auxiliares ps-fader. Os auxiliares pr-fader tem a cpia do sinal retirada antes do fader de volume do canal, e assim pode atuar completamente independente do volume principal. Por causa disso, indicado para uso em retorno de msicos (monitoria). Os auxiliares ps-fader tem a cpia do sinal retirada depois do fader de volume do canal, e dele dependente. Indicado para o uso com mdulos de processamento (efeitos, por exemplo).

AV, A/V
Relativo a "udio e vdeo", audiovisual. Nome dado a conectores de entrada de sinal de udio e vdeo em aparelhos domsticos, como televisores, DVDs Players, etc.

AWG

Abreviao de "American Wire Gage". Padro americano de especificaes de bitola cabos condutores de eletricidade, com base no sistema mtrico americano (polegadas). Quanto menor o nmero AWG, maior a bitola do cabo. Por exemplo, AWG 10 representa um cabo de 5,2 mm de bitola, enquanto AWG 20 corresponde a uma bitola de 0,5 mm. Aproximadamente a cada dez nmeros se multiplica ou divide a bitola por 10, e a cada trs nmeros se multiplica ou divide a bitola por 2. No Brasil, at a dcada de 1990 essa norma era comum, quando ento o INMETRO obrigou os fabricantes a expressarem a bitola do cabo em milmetros quadrados (mm).

Axial
Relativo ao eixo, ao centro. um termo utilizado em cabos e alto-falantes, quando temos 2 peas compartilhando o mesmo centro (coaxial) ou mais (triaxial, pentaaxial, etc).

Azimute (Azimuth)

ngulo entre o eixo vertical da cabea magntica (gravadora ou reprodutora) e a fita magntica K-7 em um Tape-Deck. O correto ajuste de Azimute importante para uma boa resposta em freqncias elevadas.

B
Backup
Cpia de segurana. O termo se refere a qualquer coisa, desde fotocpias (xerox), cpias de CD/DVD, cpias de arquivos de computador ou mesmo equipamentos sobressalentes, mantidos como reserva tcnica em caso de perda ou quebra do principal.

Baffle
Painel de madeira de uma caixa de som, onde os falantes so fixados. Seria o painel frontal da caixa. Outros painis internos de madeira em caixas acsticas, como os que formam os labirintos e as cornetas, tambm so chamados de baffles. Em ginsios e auditrios, baffles so pains sonoros semelhantes a biombos usados para corrigir a acstica de um ambiente. Podem ser refletivos ou absorventes, impedindo que som entre ou saia de certo espao, minimizar vazamentos, etc.

Esse tipo de baffle tambm podem ser encontrado em estdios e mesmo em sonorizao ao vivo, ajudando ao controle de som.

Baffle Finito
Tipo de caixa acstica dotada de uma sada de ar (um duto, prtico, etc), permitindo assim que o som gerado pela parte traseira do alto-falante consiga sair da caixa. So as caixas Bass-Reflex.

Baffle Infinito
Projeto de caixa acstica que no permite que a onda traseira saia da caixa. Caixa Selada.

Baixa Frequncia
Relativo ao espectro sonoro, um som de baixa frequncia um som grave.

Baixas
Relativo ao espectro sonoro, refere-se s baixas-frequncias, os sons graves.

Balance
Balano. O ajuste de Balance, presente em quase todos os equipamentos domsticos, permite alterar o equilbrio de volume entre canais. Pode-se, por exemplo, enviar mais som para o canal esquerdo (Left) ou para o direito (Right), ou a mesma quantidade de som para ambos. Interessante, em residncias, para controlar o som em ambientes diferentes: Left na sala e Right no quarto, por exemplo. Em sonorizao profissional, a funo mais semelhante o PAN (Panorama) das mesas de som.

Balanceado (Balanced)
Em equipamentos, diz-se do aparelho que dispe de entradas e sadas balanceadas, em geral com plugue XLR ou P10 TRS (P10 estreo). Em cabos, diz-se do cabo que possui fio com 3 condutores e plugue com 3 contatos (XLR ou P10 TRS). Dois condutores levam o sinal (positivo e negativo), o terceiro (a malha) uma blindagem ligada ao chassi ou terra do sistema. Em um sistema balanceado, os terminais positivos e negativos esto mesma diferena de potencial (esto "balanceados") em relao blindagem. A grande vantagem a excelente imunidade contra rudos e interferncias.

Banda (band)
Faixa de frequncias. O espectro sonoro humano tem banda que vai de 20Hz a 20.000Hz. Muito usado em telecomunicaes para definir as faixas de frequncias de um determinado tipo de transmisso. Por exemplo, a banda de VHF vai de 30MHz (exclusive) a 300MHz (inclusive).

Banheira
Nome dado ponta de uma medusa onde so conectados os cabos de microfones e instrumentos. Normalmente uma chapa ou caixa de alumnio onde ficam fixados os conectores de painel.

Barramento
Caminho que um sinal tem que seguir at chegar a um destino. Em uma mesa de som, cada linha de sinal considerado um barramento. H os barramentos de canais (cada canal isoladamente, o caminho que o sinal tem que percorrer at chegar no fader) e os barramentos de sada (Masters, submasters, auxiliares, matrix, etc.) Em determinadas mesas, pode-se escolher a quais barramentos podemos enderear cada um dos canais.

Mesa de som onde possvel encaminhar o sinal de cada canal para os Masters L/R ou para algum dos Submasters. Estes podem ser endereados ou no para as sadas Masters.

Bass Amp
Amplificador para Contra Baixo

Bass Drum Pedal


Pedal do bumbo da bateria. Tambm chamado de "Kick Drums" ou simplesmente pedal.

Bass-Traps
Tipo de absorvedor acstico sintonizado, construdo especialmente para a absoro de sons graves. H diversos tipos e modelos. O tipo mais simples (e tambm o mais usado) feito por uma folha de lmina de madeira (frmica, por exemplo), revestida com material absorvente atrs. A onda sonora faz a lmina vibrar como uma membrana, e o material atrs dissipa a energia.

Batida (beat, beats per minute)


Nome popular dado as marcaes de andamento de uma msica. Corresponde em geral marcao de contrabaixo ou bumbo de bateria. Pode-se marcar o andamento de uma msica em batidas por minutos (bpm).

Batimento (beating)
Se duas notas tm frequncias ligeiramente diferentes (por exemplo, dois violes, um desafinado em relao ao outro), quando as notas so produzidas ao mesmo tempo surge o fenmeno sonoro de batimento. A onda sonora resultante sofrer interferncias construtivas e destrutivas das duas ondas originais, quando elas ficam em fase ou em oposio de fase. O resultado aparece como na figura abaixo:

Para ouvir o batimento entre uma frequncia de 500Hz e outra de 503Hz:

www.somaovivo.mus.br/downloads/batimento.mp3

Bons msicos usam o batimento como ferramenta de auxlio afinao dos instrumentos. medida que as duas frequncias se forem aproximando, o batimento tornar-se- gradualmente mais lento e desaparecer quando elas forem idnticas (unssono).

Bi-Amplificao (bi-amp ou bi-amping)


Muitas caixas acsticas so feitas para trabalhar com sistemas de bi-amplificao, onde o espectro sonoro dividido em duas faixas de frequncias (duas bandas), em geral uma de graves e outra de mdios e agudos, sendo cada banda encaminhada para um amplificador e seu respectivo alto-falante. Um amplificador alimentar os falantes de graves e outro amplificador alimentar os falantes de agudos. Vrias caixas ativas trabalham em sistema de bi-amplificao (com dois amplificadores internos), com a vantagem de que cada amplificador especializado apenas em um tipo de frequncia e no necessrio passar por um divisor de frequncias passivo depois (o sinal dividido antes do amplificador, por um crossover ativo interno). Este sistema traz diversas vantagens, entre elas uma maior eficincia, j que o divisor de frequncias passivo em geral acarreta perdas de potncia. Algumas caixas passivas podem trabalhar em sistema full-range (todo o espectro de udio) ou bi-amp. Em geral, a seleo do tipo de funcionamento depender do tipo de conexo utilizada. Por exemplo, se usado conector P10, a caixa trabalhar em modo full-range. Se usado conector Speakon, a caixa trabalhar em modo bi-amp.

Blindagem
Tipo de dispositivo usado para reduzir interferncias eletromagnticas e de rdio-frequncia que possam interferir em sinais de udio. O termo muito comum em cabos. A malha metlica que envolve o(s) condutore(s) central(is) tem por funo fazer a blindagem do cabo contra essas interferncias. Alguns cabos usam dupla blindagem: alm da malha, h uma folha semelhante a papel alumnio, que tambm ajuda a proteger contra interferncias.

BNC (Bayonet Neill Concelman)


Tipo de conector coaxial desenvolvido originalmente para redes de conectores e depois portado para

equipamentos de udio e vdeo. Em udio, ele pode ser encontrado em mesas de som, para ligao de lmpadas de iluminao do tipo gooseneck ou para interligao de equipamentos digitais, usado para entrada/sada de sinais de sincronizao (wordclock ou outro sistema).

Bobina (coil)
Bobinas (tambm conhecidas como indutores) so um tipo de componente eltrico/eletrnico constitudo de um fio condutor esmaltado (um tipo de isolante) enrolado com vrias voltas em torno de si mesmo ou em torno de um ncleo de ferro/ferrite. Muito utilizada em eletrnica, pois a variao da corrente eltrica no enrolamento cria um campo magntico, o que traz diversas aplicaes, inclusive em udio. Em microfones dinmicos, ao falarmos, estamos movendo o diafragma, que est ligado a uma bobina envolvida por um m. Esse movimento do diafragma e consequentemente da bobina produz variaes de voltagem, que corresponde ao sinal de udio. Em alto-falantes, o princpio o mesmo, s que no sentido inverso. A energia fornecida pelo amplificador faz a bobina (que est envolta por um m) se mover, e com isso ela empurra o diafragma (em um woofer, o cone), movimentando o ar a sua volta, produzindo som. Em divisores de frequncia, usada a propriedade das bobinas de variar sua resistncia eltrica na proporo direta da frequncia do sinal a ela aplicado, funcionando assim como um filtro passa-baixas (as altas frequncias encontram uma resistncia altssima e no conseguem passar).

Bobina Mvel
Tipo de bobina que equipa um alto-falante ou um microfone. A bobina fixada ao cone do alto-falante e centrada em um entreferro imantado preso traseira do chassis metlico do alto-falante. Uma tenso alternada proveniente do amplificador de potncia faz com que uma corrente se produza na bobina, o que origina foras eletromagnticas na mesma, com o seu conseqente deslocamento ao longo do entreferro (por isso o nome, mvel) , movendo consigo o diafragma ou cone do alto-falante. Em microfones dinmicos, as cpsulas tambm utilizam, com o mesmo princpio de funcionamento, s que ao contrrio.

Booster
Tipo de amplificador muito empregado em som automotivo, que refora a sada de potncia. O Booster trabalha com baixa impedncia de entrada, banda de passagem limitada e nvel mais alto de rudos que um mdulo de potncia que recebe o sinal de um pr-amplificador em alta impedncia. O termo tambm usado para pramplificadores de radiofreqncia em receptores de FM, que melhoram a recepo de sinal.

Breathing (respirao)
Efeito indesejado que acontece quando um compressor est mal regulado em seu tempo de Release. Na medida que o compressor se ativa e desativa, pequenos harmnicos somem e tornam a reaparecer, dando um efeito de "respirao".

Brilho (brightness)
Pessoas sem formao musical costumam se referir aos agudos de um som como "brilho". "Est faltando brilho na voz", por exemplo, significa falta de agudos. Dizer "mais brilho" seria equivalente a dizer "mais agudos". Tambm pode se referir quantidade de harmnicos gerados por um instrumento musical. Um instrumento que gera muitos harmnicos definido como "brilhante".

Bypass
Termo usado para se referir a um desvio, caminho alternativo para a passagem de um sinal eltrico. Em udio, muitos equipamentos de processamento de sinal (efeitos, equalizadores, compressores) possuem um boto chamado Bypass. Esse boto permite encaminhar o sinal da entrada diretamente para a sada, sem alterao, desabilitando o processamento interno do aparelho. bastante til para conferirmos as diferenas no udio introduzidas pelo equipamento (comparar o sinal com e sem o processamento).

C
C.A.
Abreviao de Corrente Alternada. Termo genrico, geralmente usado para designar a alimentao eltrica utilizada nas residncias, escritrios, etc. O termo mais comumente utilizado AC, do ingls.

C.C.
Abreviao de Corrente Contnua, tipo de energia fornecida por pilhas e baterias. O termo mais comumente utilizado DC, do ingls.

Cabea
Em equipamentos de gravao com fita magntica (tapes de rolo, gravadores cassete, video-cassete, gravadores DAT, ADAT, etc), a gravao, apagamento e reproduo do contedo feito por um dispositivo chamado "cabea". Assim, um gravador tem no mnimo 3 cabeas, mas o mais comum que alguma delas tenha dupla funo, em geral gravao ou reproduo.

Aparelhos de 3 cabeas eram muito interessantes porque permitiam acompanhar (pela cabea de reproduo) a qualidade do sinal que estava sendo gravado (pela cabea de gravao), simultaneamente. S que eram bem mais caros.

Cabeote
Tipo de amplificador para instrumentos musicais ou uso geral (microfones/instrumentos). um misto de mesa de som (inclui prs, controles de volume e em geral uma nica equalizao para todas as entradas), com amplificador integrado. Difere-se dos amplificadores multiuso por no vir equipado com a caixa acstica, que fica a escolha do usurio.

Cabo (Cable)
O termo largamente usado como sinnimo de fio, condutor eltrico. Mas, na verdade, o termo refere-se ao conjunto de fio e plugues de conexo. So os cabos que fazem a interligao entre diversos dispositivos.

Cabo Balanceado
Mesmo que fio balanceado

Cabo Blindado
Cabo que contm pelo menos uma forma de proteo contra interferncias eletromagnticas. Podem ser coaxiais ou balanceados.

Cabo Blindado
Mesmo que fio blindado

Cabo coaxial
Mesmo que fio coaxial

Cabo Insert
Tipo de cabo utilizado em udio utilizado para insertar um aparelho em outro, em geral um processador (equalizador, compressor, mdulo de efeitos) em um canal da mesa de som. Para uso em sonorizao profissional, padronizou-se um cabo com conector P10 TRS (P10 estreo) no lado da mesa de som e 2 fios com conectores P10 TS (P10 mono) no lado do processador. No P10 TRS, o T (tip, ponta) retira o sinal e o envia para o processador, e o R (ring, anel) faz o retorno do sinal processado para a mesa de som.

Cabo ptico (optical cable)


Tipo de cabo que no conduz eletricidade, mas sim um sinal de luz. No formado por fios metlicos, mas sim por fibra ptica. Muitos equipamentos digitais possuem conexes pticas, pois as mesas so completamente imunes s interferncias eletromagnticas e alcanam grandes distncias sem perdas (2km ou mais).

Cabo paralelo
Mesmo que fio paralelo

Cabo PP
Mesmo que fio PP

Cabo Y
Cabo ou adaptador que divide um sinal de udio em dois ou mais. Tambm conhecido como cabo "splitter". Em geral, tem um conector em uma ponta e dois na outra.

Caixa Amplificada
Sistema de sonorizao "tudo-em-um". Entradas de sinal, pr-amplificao (equalizao, volume), amplificao e projeo de som (alto-falantes) em um nico equipamento. Quando especfico para instrumento (com caractersticas especficas para ele), chamada de "cubo". Quando tem vrias entradas distintas (microfone, instrumentos, etc), chamada de "caixa multi-uso" ou at mesmo "amplificador multi-uso". Em geral, so usados para sonorizaes pequenas, amadoras.

Caixa Ativa
Caixa acstica profissional com amplificador integrado nela mesma. Uma das vantagens a eliminar a perda de potncia por causa do comprimento do fio entre o amplificador e a caixa acstica.

Cmara Anecica
Compartimentos ou salas sem reflexo sonora (eco), em geral totalmente isolada de todos os sons externos, onde o silncio total ou prximo a isso, e totalmente revestida de material absorvente para que no haja reverberaes internas. Comuns em laboratrios acsticos, so usados para testar com preciso falantes, microfones, equipamentos de udio e outros materiais acsticos sem a interferncia de sons e rudos do ambiente externo ou mesmo influncias causadas pela acstica do local.

Cmara de Eco
Equipamento eletrnico que simula o efeito de eco. Nos anos de 1970 e 1980, as cmaras de eco eram produzidas conseguiam seu efeito atravs de um intrincado sistema de molas, fcil de dar problema. Hoje no existem mais cmaras de eco propriamente ditas, mas os mdulos de efeito ainda so chamados por muitos dessa forma.

Canal (Channel)
Em sonorizao, refere-se s entradas e sadas de sinal que um equipamento dispe. As mesas de som tm vrios canais de entrada e de sada, assim como as caixas multi-uso. Fora as mesas, praticamente todos os equipamentos de udio so providos de dois canais. Os cubos em geral tem um s. Os canais podem ser utilizados independentemente um do outro: no porque tem dois canais que o equipamento estreo, mas todo equipamento de dois canais pode ser utilizado em estreo.

Cpsulas de bobina mvel


Tipo de cpsula fabricada a partir dos mesmos princpios de construo que um alto-falante. As caractersticas so: tamanho muito maior que as condensadoras, baixa sensibilidade, alta resistncia (muito durveis) e no precisam de energia para funcionar. Os microfones de mo (em formato de "sorvete" geralmente usam esse tipo de cpsula.

Cascata
1. Posicionamento de dois ou mais equipamentos em que um alimenta o outro. Pode-se dizer que uma ligao tpica mesa-equalizador-compressor-amplificador uma ligao em "cascata". 2. Define a ligao de vrios amplificadores interligados entre si.

Circuito Ativo
Circuito eltrico que contm em sua construo elementos ativos, componentes que necessitam de energia eltrica externa para o seu funcionamento. Circuitos integrados, transistores, vlvulas eletrnicas e outros. Quase tudo em sonorizao so circuitos ativos.

Clip, clipping, clipagem, clipando


Pico de sinal, sobrecarga, saturao, distoro. A clipagem sempre ruim e pode danificar equipamentos se tiver uma durao grande. Equipamentos profissionais costumam ter luzes (leds) indicadoras da clipagem. Sempre que um equipamento entrar em clipping, significa que o sinal de entrada est muito alto, e necessrio abaix-lo. Isso feito no equipamento que est enviando o sinal. Por exemplo: se um amplificador est em clipping, necessrio abaixar o sinal do que vem antes, seja a mesa de som, equalizador ou compressor. Se o master da mesa est clipando, tem que abaixar o canal que est em excesso. Se um canal da mesa est em clipping, necessrio abaixar no ganho. O clip produz distoro no som produzido, e deve sempre ser evitado.

Coaxial
Diz-se coaxial quando duas coisas compartilham o mesmo centro. Cabo coaxial: dois condutores com o mesmo centro; alto-falante coaxial: dois alto-falantes com o mesmo centro.

Coeficiente de absoro acstica


Corresponde a quanto de energia sonora (som) um determinado material absorve, em relao uma determinada frequncia. Medido em sabines. Os valores mais comuns de serem encontrados so menores que 1, sendo que 1 correspondende quantidade de som absorvido por um espao de 1 metro quadrado de "ar aberto" (uma janela, por exemplo).

Ao se escolher um material para tratamento acstico de um local, escolhe-se em relao ao ndice de absoro acstica na frequncia que deseja-se atenuar. Assim, comum, em um determinado ambiente, usar diversos tipos de material, para se absorver todas as frequncias desejadas.

Compact Cassete
Fita Cassete.

Compact Disc (CD)


O Compact Disc atingiu o mercado em 1982, lanado pela Philips, e em poucos anos tornou obsoletos os LongPlays, discos analgicos at ento dominantes no mercado. O CD trouxe para o udio a tecnologia digital, at ento reservada aos computadores. O padro do CD - 16 bits, 44,1 kHz - permite uma relao sinal/rudo de 96 dB, com banda passante de 20 Hz a 20.000 kHz. Os CDs so lidos por um feixe de raio laser, da faixa mais interna faixa externa, com velocidade linear constante, o que significa uma velocidade angular varivel entre 500 e 200 rpm (revolues por minuto).

Compander
Termo usado para designar os equipamentos do tipo compressor-expansor. Sistemas de reduo de rudo, como Dolby C, usam companders.

Compressor
Processador utilizado para limitar a extenso dinmica de um sinal (os altos e baixos). Quando escutamos um rdio FM, por exemplo, notamos que o sinal tem praticamente o mesmo volume sempre, independente da msica, ou seja, altamente comprimido. Um compressor muito til para evitar que o nvel sonoro (volume) exceda um parmetro mximo pr-estabelecido. Por exemplo, em uma igreja, pode ser utilizado para limitar os pregadores que tem costume de falar ora baixo, ora gritando.

Conector (connector)
Terminal final de um cabo, geralmente metlico, que une uma pea outra. Existem inmeros tipos de

conectores em sonorizao: P10, P2, XLR, Speakon, banana, RCA, etc.

Cooler
Ventilador usado para refrigerao. Destinado a refrigerar circuitos eletrnicos usados em amplificadores, mesas de som, computadores e etc. Se um dispositivo tem um cooler, o mesmo no deve ser obstrudo de maneira alguma, sob pena de dano ao equipamento.

Cordless
Sem Cabo. Sem Fio. Mais usado o termo "wireless".

Corneta Exponencial
Componente do falante projetado para reproduzir altas frequncias. Uma corneta exponencial tem uma taxa de expanso que aumenta exponencialmente. Todas as cornetas utilizadas em udio so exponenciais.

Corrente
Taxa do fluxo (medido em ampres) de eletrecidade em um circuito.

Corrente Alternada
Corrente eltrica cuja intensidade e sentido variam periodicamente em rpidos espaos de tempo (ciclos). No Brasil o padro 60 ciclos, na Argentina so 50 ciclos.

Corrente Contnua
Corrente eltrica cuja intensidade constante, ou varia muito pouco. Normalmente fornecida em baixa voltagem 1,5v, 3v, 9v, 12v, 48v. por pilhas ou baterias.

Crossover
Divisor de freqncias. Equipamento que recebe o sinal sonoro "completo" e o divide em freqncias altas, mdias e graves, por exemplo. Em sonorizao de pequeno porte, o crossover passivo (no precisa de energia eltrica) e fica dentro das caixas de som, dividindo o som que vai para os alto-falantes. Em sistemas de grande porte, so usados crossovers ativos, que dividem o som em at 4 faixas de freqncia (graves, mdiograves, mdio-agudos e agudos), sinais estes que so encaminhados para amplificadores exclusivos e para os alto-falantes correspondentes. Os crossovers costumam ser de 2 vias, 3 vias ou 4 vias. Vd. Via.

D
D

Em notao musical, a letra "D" maiscula representa o acorde musical R maior.

D/A
Abreviao de "Digital to Analog". Interface que faz a converso de sinais de udio Digitais para Analgicos.

dBu
Medio eltrica de potncia. O dBu igual a 1 miliwatt ou 1/1000 de Watt, que o mesmo que 0,775 Volts aplicados a uma impedncia de 600 Ohms. O valor de +30 dBu equivale a 1 Watt, e +50 dBu 100 Watts. Muito utilizado em udio, para medir a potncia de sada de um equipamento de udio (mesa, equalizador, etc).

dBV
Medida eltrica de tenso. O dBV igual a 1 Volt. O valor de +10 dBV, por exemplo, equivale a 20 Volts

dBx
Sistema de reduo de rudos utilizado em gravaes analgicas no qual a totalidade da gama de freqncias linearmente comprimida durante a gravao e expandida na reproduo. O sistema dBx utiliza maiores valores de compresso e expanso que o sistema Dolby de reduo de rudos.

DC
Abreviao de "Direct Corrent". Energia eltrica de corrente continua. Energia constante que fornecida por baterias, pilhas e etc. uma corrente eltrica de polaridade constante, ao contrrio de AC, que alterna direo/polaridade.

Decaimento (Decay Time)


um dos componentes da dinmica do som, do envelope sonoro de um instrumento musical. Acontece logo aps o ataque, um caimento de nvel entre o mximo (attack level) e o nvel de sustentao.

Decibelmetro (dB Meter)


Dispositivo eletrnico usado para medir nvel sonoro. Usa decibis como unidade de medida. Existem modelos digitais e analgicos e mais conhecido por "Sound Level Meter".

Decodificador (Decoder, em ingls)


Circuito eletrnlco que decodifica um sinal previamente codificado. Podemos citar o caso dos sinais correspondentes aos canais de um sistema tipo Dolby Surround Digital. Na gravao, os at cinco canais ( esquerdo, direito, central e surround traseiro e mais subwoofer, so codificados em duas vias. Na reproduo, temos a decodificao, quando ento obtemos os canais completos. Podemos tambm citar os estgios decodificadores multiplex usados nos sintonizadores de FM-estreo, a fim de se obter dois canais de udio que foram transmitidos por uma nica portadora.

Delay (atraso)
Todo o atraso do som em relao a outra coisa (outro som ou uma imagem, por exemplo) considerado como delay. Na televiso, comum vermos situaes onde o som chega atrado em relao imagem. As reflexes de som que ocorrem em um determinado local (por causa da acstica) sempre chegam aos ouvidos atrasados em relao ao som direto da fonte. Nem sempre o delay ruim. Como as diferenas de tempo de atraso provocam diferentes sensaes auditivas, muitos efeitos interessantes (que encontramos nos mdulos de efeito) so criados a partir da variao de tempo de delay, como os reverbs, chorus e flanger.

Diagrama Esquemtico (Schematic Diagram em ingls)


Desenho ilustrativo do esquema de um aparelho. So mostrados todos os componentes (circuitos integrados, transistores, resistores, capacitores, etc.) com seus respectivos valores, ou no. Neste ltimo caso necessrio que o mesmo seja acompanhado de uma lista de material, com todos os componentes devidamente especificados. utilizado para consertar o aparelho, comparando-se os valores do esquema com os obtidos com aparelhos de medio (osciloscpio, multmetro).

Digital

Diz-se digital do dispositivo em que o sinal representado por nmeros binrios (bits, bytes). Em udio, a onda sonora analgica original (a voz de uma pessoa, por exemplo) captada e transformada em nmeros binrios por um conversor A/D (analgico para digital), sendo ento processada, armazenada e ou convertida novamente para analgica, para chegar aos nossos ouvidos. A grande vantagem dos sinais digitais em relao aos analgicos so: a facilidade de armazenamento; a facilidade de processamento (incluso de efeitos, correes diversas, etc) e a possibilidade de obtermos cpias sem perda qualquer tipo de perda de qualidade.

Digital Delay
Processador digital que simula ambientes com eco ou reverberao o som mais agradvel. Muito usado como efeitos de vozes. Tambm pode ser usado para corrigir atrasos em sistemas de som em grandes reas.

Digital Mixer
Mesa de som digital.

Direct Out
Sada de sinal, sada de linha de cubos ou mesas de som. uma ligao em paralelo, existente em alguns equipamentos, pois o sinal enviado do mesmo jeito que entrou para outro aparelho. No sofre equalizao nem alterao no volume. Em um cubo de instrumento, a sada Direct Out permite a sada do sinal para a mesa de som, e o msico e o operador da mesa podem regular seus sinais independentemente. J na mesa de som, a sada Direct Out permite fazer ligaes de mesa de palco (para os msicos) e mesa de PA (para o pblico), com regulagens independentes. Esse recurso tambm utilizado para gravaes, onde a mesa recebe sinal que ser amplificado e o Direct Out envia o sinal para o computador que ir grav-lo.

Display
Tela. Pode ser uma referncia a tela do computador ou a tela de cristal liquido.

Distoro (Distortion)
Pode ser intencional (um efeito de distoro na guitarra) ou a distoro que todo aparelho insere no sinal. Quando um aparelho trabalha no seu limite (ou prximo a ele), em clipping ou no, pode inserir distoro no sistema. Quando entra em clipping, a distoro passa a ser muito grande, e leva queima. A norma de projeto de alto-falantes especifica que eles tm que suportar 5% de distoro. Microfonia considerada distoro. Existem diversos tipos de distoro.

Distoro de Intermodulao de Transiente (TIM)


Distoro de intermodulao que ocorre momentaneamente durante breves picos de sinal (transientes).

Distoro por lntermodulao (lMD - Intermodulation Distortion)


Quando dois (ou mais) tons fundamentais so aplicados simultaneamente a um elemento no linear, a forma de onda do sinal de sada conter no somente freqncias harmnicas dos dois tons, como tambm outras

freqncias esprias, que correspondem soma, diferena e outras combinaes matemticas dos tons aplicados, causando dissonncia.

Domo (Dome, em ingls)


Tipo de membrana para alto-falantes caracterizada por seu aspecto convexo semi-esfrico e que proporciona melhor disperso s freqncias mais elevadas. O domo largamente empregado em tweeters.

Driver Fenlico
tipo de driver de tecnologia mais antiga, com resposta de freqncia principal na faixa dos mdios. A maioria atende a faixa de 1KHz a 10KHz, apesar de existirem alguns modelos que podem atingir valores mais altos. So usados em caixas de 3 vias, em conjunto com woofers e tweeters. Esto em desuso, sendo substitudos por drivers titnio.

Driver Titnio
Tipo de driver de tecnologia mais recente, com diafragma de titnio. A resposta de freqncia passa a ser de 1KHz a at bem prximo a 20KHz. O timbre mais natural um conjunto driver fenlico + tweeter. o falante de mdio-agudos preferido para novos projetos de caixas acsticas.

Dropout (ou Drop-Out)


Termo que se refere microfones sem fio. O Dropout aquela interrupo que acontece na transmisso do sinal, em geral quando o sinal cai abaixo do mnimo aceitvel pelo receptor. Acontece com mais freqncia nos microfones de uma antena s. Mas um problema que facilmente resolvido com o posicionamento do receptor (RX) prximo ao transmissor (TX) e com a aquisio de um mic sem fio true diversity. um dos indicadores de qualidade do sem fio. Em mics sem fio de boa qualidade praticamente no h dropout.

Drum
bateria (instrumento de percusso).

DVD (Digital Versatile Disc)


O DVD uma evoluo do conceito do CD, empregando um leitor tico mais avanado e com muito maior capacidade de armazenamento de udio, vdeo e dados. O DVD tem a capacidade de at duas camadas (layers) por cada lado, enquanto o CD s pode ser gravado em uma camada e apenas em um lado. O DVD Vdeo, com capacidade para 2 horas de vdeo digital (8 horas em duas camadas por dois lados) pode ser lido por aparelhos conectados ao televisor e provavelmente suceder comercialmente ao videodisco e fitas de VCR; o DVD-ROM, com capacidade para 4,38 gigabytes (15,9 gigabytes em duas camadas por dois lados - o DVD de camada dupla perde um pouco da densidade de gravao em relao ao simples) pode ser lido por computadores e tem como variaes o DVD-R (que pode ser gravado uma nica vez) e o DVD-RAM (que pode ser gravado inmeras vezes). O DVD-Audio ainda no tem completamente definidos seus padres.

Dynamic

Dinmico. Em microfones, indica um tipo de cpsula construda com o mesmo principio de funcionamento de um alto-falante.

E
Ear Phone
Fone de ouvido, do tipo pequeno, de encaixar dentro da orelha, bem prximo ao canal do tmpano.

Ear Plug
Protetor auricular. (protetor de ouvido). Tipo de equipamento de proteo, no formato de uma espuma que se encaixa dentro do canal do tmpano. utilizado quando a necessidade de proteo no to grande.

Effects
Define qualquer tipo de processador de efeito digital ou analgico. Exemplo: Delay, reverb, chorus e etc.

Eficincia (Efficiency)
O quociente percentual da sada de um sinal em relao sua entrada; uma medida comum do rendimento eltrico ou mecnico de um dispositivo. Em um alto-falante, est na capacidade deste em transformar os impulsos eltricos em energia sonora com a menor perda possvel. Em um transformador, a capacidade de transmitir a energia do seu primrio para o circuito secundrio, perdendo um mnimo de potncia. Em uma lmpada incandescente, temos eficincia de 5% (95% da energia perdida como calor e 5% como luz). Em uma lmpada fluorescente tpica, a eficincia de 50%. A eficincia de um amplificador classe AB tpico de 60%, e a eficincia de um alto-falante de 5 a 10%.

EFX
Uma das abreviaes de "Effects". Efeitos

Eltrico (electric)
Diz-se do equipamento que precisa de energia eltrica para funcionar.O termo tambm aplicado a instrumentos musicais, para demonstrar que no conseguem produzir som por si prprios, precisando ser conectados a outros aparelhos para isso. Por exemplo, o piano eltrico, a guitarra eltrica, o contrabaixo eltrico.

Endorsee, endorseement
Patrocnio, patrocinado. Muitas empresas tem endorsees, msicos renomados que recebem todo o material de uma determinada marca para trabalhar, gratuitamente. Em compensao, por contrato s podem trabalhar com a marca. muito comum no meio musical profissional, acontecendo at em relao a equipamentos de sonorizao.

Entrada Auxiliar (Auxiliary lnput)


Entrada de sinal em equipamentos onde pode ser ligado um CD player, um sintonizador, um "tape-deck", etc. uma entrada de alto nvel e, portanto, o sinal a ela aplicado tambm dever ser de nvel elevado. O conector padro o RCA

Entrada com Misturador (lnput Mixing)


Entrada de mixers (Disk-jqueis ou DJs) destinada mistura de diversas entradas (microfone ou linha) para gravao.

Entrada de Gravador (Tape Input)


Entrada existente em amplificadores, para a ligao de um gravador. Conector RCA.

Entrada de Linha (Line lnput)


Jaque de entrada de udio em equipamentos destinado a receber sinais de alto nvel, como instrumentos musicais, ou mesmo outros equipamentos (uma mesa ligada outra, um CD Player, um MP3 Player, etc). O conector padro o P10.

Envelope Sonoro
O envelope sonoro o comportamento dinmico de um som no decorrer do tempo. Compe-se de 4 estgios: ataque (attack), decaimento (decay), sustentao (sustain) e relaxamento (release).

um dos componentes do timbre, permitindo-nos diferenciar um som vindo de um instrumento ou outro, ainda que de mesma nota musical (mesma frequncia).

EQ
Abreviao de "equalizer", equalizador. Pode se referir a parte de equalizao de um equipamento.

Equalizao (Equalization)
Processo de alterao da curva de resposta de um equipamento por meio de filtros seletivos em freqncia com a finalidade de obteno de uma resposta final plana ou com efeitos especiais.

Equalizador Grfico (Graphic EQ, Equalizer)


Equipamento acessrio cuja funo a de alterao da curva de resposta em freqncia. So normalmente empregados equalizadores de oitavas (10 faixas) e um tero de oitava (30 faixas).

Escurso
Extenso ou medio do movimento de um cone de alto-falante.

Espectro sonoro
Faixa de frequncias que o ouvido consegue perceber. O homem tem espectro sonoro entre 16Hz (alguns autores consideram o limite mnimo como 20Hz) e 20.000Hz (alguns autores consideram o limite mximo como 22kHz). Cada animal tem um espectro sonoro diferente: os cachorros tm espectro sonoro entre 16Hz at 45kHz, os elefantes conseguem perceber a partir de 12Hz.

No homem, o espectro sonoro diminui com a idade, em um processo natural, lento e gradual chamado presbiacusia.

Estado Slido (Solid State)


Designao genrica para denominar os circuitos que utilizam semicondutores (transistores e circuitos integrados). S encontrado em equipamentos muito, muito antigos, onde o termo servia para designar um equipamento que usa circuitos integrados (transistores) no lugar de vlvulas.

Estgio de Sada (Output Stage)

Estgio final de um amplificador onde gerada a potncia de udio que ir acionar o alto-falante.

Estereofonia (Stereophonic System)


Sistema de gravao, reproduo, ou qualquer outro tipo de processamento do som, que utiliza dois ou mais canais de som com o objetivo de criar uma sensao de espacialidade no som. O ouvinte se sente como que "envolvido" pela fonte sonora. .

Expression Pedal
Pedal de Expresso. Tem vrias funes pr-ajustveis dependendo do equipamento onde esta sendo utilizado. Pode operar como um simples pedal de volume, para deslocar a afinao em tempo real (pitch) ou ajustar de valores em processadores de efeitos (data entry). Costuma aparecer em teclados.

F
Fade
Uma mudana gradual de um nvel para outro. Exemplo: Aumentar (Fade IN) ou diminuir (Fade OUT) o volume.

Faixa Dinmica (Dynamic Range)


Conjunto de sinais, dos mais altos aos mais baixos, em um programa de udio. Refere-se comumente capacidade de um equipamento de udio de responder a este conjunto de sinais. Esta caracterstica medida em decibis (dB).

Falante
Forma abreviada de Alto-Falante.

Fase
Descreve a relao entre duas ou mais ondas e como afetam uma a outra. Quando ondas esto "em fase", suas amplitudes so adicionadas criando uma nova onda com amplitude maior. Se as ondas esto "fora de fase", elas tm um efeito cancelativo.

Fator de Amortecimento (damping)


Refere-se capacidade de se extinguir mais rapidamente um movimento vibratrio (Fsca Mecnica). Nos amplificadores de udio, o fator de amortecimento uma importante especificao tcnica, expressando a capacidade do amplificador em controlar rigorosamente os movimentos do cone do falante. Quanto maior o valor do fator de amortecimento, melhor.

Fidelidade (Fidelity)

Em udio, em geral o termo se refere comparao entre o sinal original e o reproduzido. Quanto mais prximo do original, melhor. Basicamente, o que se busca em sonorizao profissional so equipamentos de alta fidelidade (Hi-Fidelity).

Filtro de Agudos (High Filter, HI Filter, Hi Cut)


Circuito para eliminar os rudos de freqncia alta (chiados, esttica, etc.). Pode ser do tipo ativo (utilizando transistores, C.I., etc.) ou passivo (resistores, capacitores, indutores, etc.).

Filtro de Graves (Low Filter; Lo Filter, Lo Cut)


Circuito para eliminar sinais de freqncias baixas, tais como roncos, zumbidos de C.A., etc. Esse filtro muito comum em mesas de som profissionais, cortando todos os sons abaixo de uma determinada freqncia (comumente 100 ou 75Hz, em alguns casos selecionvel). Isso elimina, por exemplo, a captao de sons muito graves, abaixo da resposta de freqncia esperada. Por exemplo, a voz humana, mesmo dos baixos, no consegue responder menos de 100Hz. Ento o corte das freqncias abaixo disso evitam o surgimento de microfonias de grave.

Fio Balanceado
Tipo de fio coaxial onde h 2 condutores internos malha. Tambm chamado de fio coaxial duplo. O nome origina-se do fato de ser usado em sistemas balancedos.

Fio blindado
Nome dado aos cabos coaxiais (simples ou duplo) pelo fato da malha externa funcionar como uma blindagem contra interferncias externas, protegendo assim o sinal de rudos diversos.

Fio Coaxial
Tipo de fio em que um ou mais condutores (devidamente isolados) envolvido por outro, geralmente chamado de malha. Pode ser "mono" ou "simples", onde h um condutor interno apenas, ou "duplo", quando h dois condutores internos.

Fio Paralelo
Fio que possui dois ou mais condutores (isolados individualmente) lado a lado, sem malha de blindagem. So utilizados para conexo de aparelhos rede de energia eltrica ou para interligar a sada de potncia dos amplificadores s caixas acsticas. Pode ser apresentado com isolao simples (cada condutor com seu isolante individual) ou com isolao dupla (isolantes individuais mais um isolante externo). Em udio, fios paralelos onde os condutores so de mesma cor so indicados apenas para interligao rede eltrica. Entre caixas e amplificadores, indicado o uso de fios pararelos bicolores (2 cores), como os comuns fios preto-e-vermelho, tambm chamados fios flamenginhos, de forma a se manter sempre a polaridade correta das ligaes.

Fio PP
Tipo de fio paralelo onde os condutores tem, alm dos seus isolantes individuais, um terceiro isolante, que funciona como uma capa protetora, que lhe confere grande resistncia mecnica.

Fio Terra
Fio que interliga as tomadas de conexo de equipamentos eltricos com o aterramento de uma instalao eltrica. Por norma, o fio terra sempre verde ou verde com listra amarela.

Fones (Headphones; Phones)


Pequenos falantes para audio direta na cabea do ouvinte. A finalidade proporcionar uma audio privada, minimizando as interferncias de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidos simultaneamente em um mesmo recinto.

Fonte de Programa (Source)


qualquer um dos componentes de um sistema de som capaz de fornecer sinais para a reproduo (CD player, MP3 player, gravadores, sintonizadores, etc.).

Freqncia de Amostragem
ver Amostragem.

Freqncia de Corte (Cut Off Frequency)


Freqncia a partir da qual um dispositivo deixa de atuar, ou passa a sofrer uma reduo em seu rendimento. Tambm a freqncia na qual um filtro passa a atuar, eliminando as freqncias acima ou abaixo desta. Usado em divisores de freqncia e crossovers.

Freqncia de Transio (Crossover Frequency)


a frequncia-limite entre uma faixa de freqncias e a seguinte (transio graves-mdios, mdios-agudos). Em um sonofletor de dois canais (normalmente dois alto-falantes) a freqncia escolhida na qual um dos falantes comea a no apresentar linearidade, enquanto que o outro entra no trecho linear de sua curva de resposta. Termo usado em divisores de freqncia e crossovers.

Full-range
Diz-se do dispositivo que abrange todas as frequncias do espectro sonoro, ou pelo menos tenta fazer isso.

O termo usado em caixas acsticas, quando full-range designa uma caixa com diversos tipos de falantes, de forma a abranger todo (ou aproximadamente isso) o espectro sonoro. Tambm se aplicada a alto-falantes. Falantes full-range tentam ter uma resposta que abrange tanto os graves quanto mdios e agudos. So os falantes mais comuns; equipam televises, caixas acsticas simples (inclusive as de computador), pequenos aparelhos de som (microsystems), etc.

G
G
Em notao musical, a letra "G" maiscula representa o acorde musical Sol maior.

GND (Ground)
Terra, aterramento, terminal de terra, fio terra.

Gooseneck
Haste flexvel e articulada. O termo refere-se haste, mas atualmente mais usado referindo-se a um tipo de microfone que possui uma longa haste flexvel e articulada. Mas algumas mesas de som tambm possuem lmpada (para operao no escuro), e essas lmpadas so goosenecks tambm.

H
Harmnicos (Harmonic)
Freqncias geradas que so mltiplas de uma freqncia fundamental. Por exemplo, a corda mais grossa de um contrabaixo gera 40Hz, mas tambm gera 80Hz (2x), 120Hz (3x), 160(4x), etc. Os harmnicos vo perdendo potncia at sumirem. Os harmnicos so produzidos por qualquer "coisa". Um instrumento musical (onde os harmnicos vo fazer parte do timbre) e mesmo outros equipamentos que produzam frequncias. Um microfone sem fio com frequncia de 200MHz produz harmnicos em 400MHz, por exemplo. Por isso que motores eltricos, transformadores, etc. podem produzir interferncias em microfones sem fio, e tambm explica porque microfones sem fio UHF so melhores: a frequncia de trabalho muito alta (400MHz ou mais), longe dos harmnicos gerados por outros equipamentos.

Headphone
Fone de ouvido, em geral os modelos maiores, cujo suporte preso por cima da cabea.

Heat Sink
Dissipador de calor, em geral modelo que dissipa o calor por conveco de ar, sem o auxlio de ventiladores (fans ou coolers).

Hertz (Hz)

Unidade de medida de freqncia, Nmero de vibraes (ciclos) de uma onda senoidal em um segundo. ( som, ondas de radio, luz etc. O nome homenageia o fsico alemo Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894). Representada pelo smbolo: Hz. Usam-se tambm os mltiplos: kHz (1 Hz x 1.000) e MHz (1 Hz x 1.000.000).

High
Agudo. Denominao das altas freqncias, em geral acima de 5KHz. Nas mesas de som o High o controle que aumenta ou diminui os agudos de um canal.

Horn
Corneta. Pea plstica usada na frente de um alto-falante, para espalhar o som. Pode ser usado como sinnimo de alto-falante. Ex: a caixa tem um woofer e uma corneta.

Hum
Ronco ou zumbido grave. Tipo de rudo constante de baixa freqncia. Pode ser causado por falta de aterramento ou interferncias da rede eltrica. como motores, ar condicionado, luzes non ou lmpadas florescentes.

I
IEC (Internacional Eletrotechnical Comission)
Comisso internacional que prope normas para fabricao e teste de aparelhos eletrnicos, inclusive udio e vdeo.

In, Input
Entrada de conector, "para dentro".

Indutor
Mesmo que bobina.

Infrasom (Infrasonic)
Freqncias sonoras abaixo de 20 hertz. No so percebidas pelo ouvido humano, mas muito amplificadores "comeam" a trabalhar a partir dessas freqncias. Tal situao no boa, porque perde-se potncia em algo que no conseguimos ouvir. Tambm so chamadas erroneamente de freqncias subsnicas.

Insert

Conector existente em mesas de som que permite enviar o sinal de udio para processamento externo (por um equalizador, compressor, gate, mdulo de efeitos) e depois retornar com o sinal j processado novamente para a mesa. muito comum encontrar Inserts nos canais, mas mesas de grande porte tambm tem inserts para submasters e masters.

Intensidade
Mesmo que volume, nvel, amplitude de um som. a quantidade de energia acstica (som) irradiada por uma determinada unidade de rea. Medida em watts/cm.

Interferncia (lnterference)
Distoro causada ao sinal de udio a partir de sinais externos, tais como zumbidos de corrente alternada, motores eltricos, ignio de automveis, radiofreqncias, etc. Para combater as interferncias, usa-se cabos blindados (coaxiais e balanceados) e, em sistemas sem fio, captao do tipo True Diversity (2 antenas).

J
Jewel Case
Estojo plstico transparente onde guardado o CD.

K
K-7
Gira para "Compact Cassete". Pode ser uma referncia a fita (Tape) ou ao aparelho gravador e reprodutor de fitas cassete.

Karaok
Palavra japonesa que significa numa traduo livre "Somente Orquestra". Lanado pelos japoneses no incio dos anos 70 era feita com msicas sem as vozes gravadas em K-7 onde o cliente cantava. Depois passou a ser feita com fitas de vdeo VHS que continham tambm as letras e atualmente em DVDs ou cartuchos. At hoje, algumas gravaes so feitas com a msica em um canal e a letra em outro, de forma que se a pessoa quiser ouvir s a msica possvel.

Keyboardist
Tecladista. Msico que toca teclados.

Kick Drum
Bumbo de bateria. s vezes chamado somente de kick.

Kick Drum Mic


Microfone especfico para bumbo de bateria.

L
Lamp
1. Lampada. 2. Soquete encontrado em mesas de som e luz profissionais, mixers de DJs ou rack onde ligado a luminria tipo gooseneck do operador ou a luz de servio.

Largura de Banda (Bandwidth)


Largura de uma determinada faixa de frequncias. O espectro sonoro, com banda de 20Hz a 20kHz, tem largura de banda de 19.980Hz. A faixa VHF, de 30MHz a 300MHz, tem largura de 270MHz. O termo pode se relacionar com a faixa de frequncias que um dispositivo pode manipular sem degradao de sinal. Um microfone sem fio pode ter cpsula com resposta de 80Hz a 18KHz, mas por limitaes de largura de banda, pode trabalhar apenas com sinais entre 100Hz e 16kHz. Em comunicao digital, o termo largura de banda usado para definir a quantidade de dados que pode ser transmitida em determinado perdo de tempo (bits por segundo - bps). Por exemplo, as redes padro Ethernet tem velocidade de 10Mbps, as redes Fast Ethernet tem velocidade de 100Mbps e as redes Gigabit Ethernet tem velocidade de 1.000Mbps.

Lavalier Mic
Microfone de lapela. Usado em estdios TV e peas teatrais, fica fixado discretamente na roupa do locutor. Nas igrejas, um tipo muito apreciado pelos pregadores, por ser discreto. O lugar certo para fix-lo, para um orador com terno, na gravata, logo abaixo do n.

Limiar de Audibilidade (Audibility Threshold)


a menor intensidade (volume) de som que o ouvido humano pode captar. Seu valor de aproximadamente 0,0002 microbar a uma freqncia de 1.000 Hz. menos que um alfinete caindo no cho.

Limiter
Limitador. Processador de dinmica que trabalha de forma semelhante ao compressor, no permitindo que um sinal de udio ultrapasse um valor pr-estabelecido. O compressor ainda preserva um pouco da dinmica, ao reduzir o valor que ultrapassa em propores (2:1 - para cada 2dB a mais, o compressor s deixa passar 1dB, mas existem outras relaes, como 4:1, 8:1), mas o limiter simplesmente probe a ultrapassagem do valor. Muitos amplificadores de primeira linha tem limitadores, para no permitir exceder a potncia mxima do aparelho e evitar a queima do alto-falante. Muitos compressores tambm so limitadores, basta ajustar uma proporo grande, por exemplo 14:1.

Linha Balanceada
Uma linha de transmisso feita de dois condutores mais uma blindagem tranada, capaz de funcionar de forma que as tenses dos dois condutores estejam em mesma amplitude (tenso) e polaridade invertida ao terra.

Live Console
Mesa de som especifica para sonorizao ao vivo.

Low
Grave. Denominao de "baixas freqncias"

Low Battery Indicator


Indicador de bateria fraca. Normalmente um Led (luzinha vermelha) que acende para indicar que a bateria esta fraca e necessita ser substituda. Muito encontrado em microfones sem fio profissionais, a luz sinal para o sonoplasta que a bateria vai acabar logo, mas em geral dura ainda de 10 a 30 minutos, dependendo do modelo. Microfones sem fio de baixo custo no tm essa luz, mas sim uma indicando o funcionamento. Quando esta fica fraca, sinal de que a bateria est acabando.

Low Control
Controle de graves ou boto que controla a tonalidade de graves.

Low Frequency
Baixas Freqncias. Graves

Low Mid Control

Controle de Mdio grave. Boto que controla a tonalidade de mdio grave. Em mesas som e painis de aparelhos usado apenas palavra "Low-mid". Comum em canais estreo.

Low-Z
Baixa Impedncia. Normalmente refere-se a um sinal de microfone de at 600 ohms, ou a um nvel de sinal de microfone.

M
MD
Abreviao de "MiniDisc". Sistema de gravao e reproduo tico desenvolvido pela Sony Co - Japan. O disco igual aos de CD, mas encaixado em um cartucho do tamanho de um disquete de computador. Ainda hoje comum encontr-lo, por ser muito mais portvel que qualquer DAT.

Measurement Mic
Microfone de medio. Usado em conjunto com analisadores de espectro para medio e aferio de equipamentos de udio. So especiais, de resposta de freqncia de 20 a 20KHz e totalmente lineares.

Mdias
1. Funo matemtica que expressa o valor mediano de uma srie de fatores. 2. Relativo ao espectro sonoro, referente a mdias frequncias, os sons mdios. Podemos encontrar os termos mdias-baixas (sons mdiograves) e mdias-altas (sons mdio-agudos).

Medusa
Apelido dado a um multicabo montado como se fosse uma extenso, com caixa de conectores (banheira) de um lado e plugues do outro.

Mesa de Som
Equipamento que junta sinais equilibrando nveis e processando sinais antes de serem enviados para outros equipamentos de udio, como amplificadores e alto-falantes. So tambm conhecidos como "Mixers" (quando com poucos canais) ou "Consoles" (com dezenas de canais) ou mesmo "Misturador".

MIC, Microfone (Microphone)


Equipamento transdutor (que traduz) energia sonora (som) em sinais eltricos para posterior uso (amplificao, gravao, etc). Em geral, os microfones se classificam no formato e no tipo de cpsula. Podem ser com fio (wired) ou sem fio (wireless ou cordless).

Microfone Onidirecional ou Omnidirecional (Omnidirectional Microphone)


Microfone que possui uma rea de captao de 360o. Note que o prefixo grego "omni" foi aportuguesado para oni.

Microphone Level
Nvel de Microfone. O nvel de um sinal de microfone igual ou inferior a - 40dBu.

Mid Control
Controle de mdios. Boto que controla a tonalidade de mdios. Em mesas som e painis de aparelhos usado apenas a palavra "Mid"

Mid Range
Alto falante especializado em frequncias mdias. A construo a mesma que um woofer, mas em geral de tamanho menor, 6 ou 4 polegadas. A maioria responde de 500Hz a at 6KHz. So mais usados em caixas de som domsticas, pois em sonorizao profissional ou se usa drivers de mdios (fenlicos) ou drivers titnio.

Mixagem
1. Em apresentaes ao vivo, a regulagem da mesa de som, atravs da mistura dos volumes dos canais. Quem opera mesa de som est mixando o som. 2. Em gravaes, a mistura final, onde todos os canais gravados so reduzidos a apenas dois canais estreo (ou at mais, vide sistemas Dolby, DTS, THX, 5.1, 7.1, AC3, e tantos outros que fazem a festa dos home-theaters).

Modos
As dimenses de qualquer ambiente fechado (quarto, sala, estdio, auditrio) influenciam na acstica obtida. Com o objetivo de se evitar a formao de ondas estacionrias (e com isso melhorar a acstica), feita a anlise dos modos da sala, descobrindo-se quais frequncias sero realadas, aplicando-se assim o tratamento acstico correto (material absorvente, armadilhas de graves, etc).

A anlise modal tem papel especial antes mesmo da construo do local. Dada uma rea disponvel para a construo, pode-se determinar as dimenses ideais, poupando-se o trabalho de tratamento acstico depois.

Mesmo em locais j construdos, o tratamento acstico depende da prvia anlise dos modos, sob pena de se atenuar frequncias erradas.

Monaural (Monaural)
Referente a um s ouvido. Por exemplo: fone monaural - um s transdutor. Alguns DJs usam, pois permite em um ouvido escutar o som vindo do aparelho e o outro permanece livre, para se escutar o som em relao acstica local. Ou ento escutar em um ouvido uma fonte sonora (a msica que vai comear) e no outro a msica que est tocando.

Monitor
Caixa de som virada para o msico, onde ele tem o seu prprio som e/ou o som completo, de todos os instrumentos (ou somente algum instrumento que deseje). o retorno de palco do msico.

Monitor Mix
Terno que se refere ao conjunto de console(s), amplificador(es) e perifrico(s) de onde o operador de audio responsvel pelo som do palco controla o som dos monitores e in-ears.

Monitoria, Monitorao (Monitoring)


Ato de escutar um programa a fim de julgar a qualidade sonora do mesmo. Em gravao, feita a monitorao antes da gravao e mesmo durante a mesma, para o correto ajuste dos controles de nvel. Em sonorizao ao vivo, a monitorao feita em geral por uma pessoa munida de rdio, que fica se movendo pelo ambiente, e informando a qualidade e solicitando os ajustes necessrios. Quem monitora tem que ser algum com muito conhecimento de udio e msica, pois precisa saber qual instrumento ou mesmo qual voz est sobressaindo e precisa ser atenuado. um trabalho muito importante.

Mono, Monofnico (Monophonic)


Relativo ao processo de gravao, transmisso ou reproduo do som, utilizando apenas um canal de udio. Muita gente acha que monofnico tem menos qualidade que estereofnico. No h: sonorizao ao vivo quase sempre monofnico e no h problema algum nisso. Estreo para dar uma sensao de espacialidade no som quando reproduzido em casa, por exemplo. Em um evento ao vivo, no necessria essa sensao.

Mostrador Digital (Digital Readout)


Denominao usada para designar o tipo de leitura fornecida atravs de dgitos e no por um ponteiro sobre uma escala graduada. Em geral e mais fcil de ser lido tambm.

Moving Coil
Bobina mvel. Transdutor eletromagntico onde uma bobina flutua dentro de um forte campo magntico. Encontrada em geral em dois lugares: 1. Parte interna do alto-falante responsvel pela movimentao do cone. a pea que arrebenta quando a potncia exagerada. 2. Parte interna microfones e capsulas de toca disco com a funo de transformar o som em sinais de eltricos de udio.

Multicabo (Snake)
Cabo mltiplo. Para transportar vrios sinais (microfones, instrumentos) por grandes distncias, o uso de vrios cabos independentes entre si ruim, tanto no fator preo quanto pelo dimetro individual do fio. Para resolver isso, existem os multicabos, vrios condutores montados como se fossem um s cabo. como se vrios cabos balanceados (sempre balanceados) fossem retirados dos seus isolantes de borracha individuais e reunidos todos em um nico isolante. Cada conjunto balanceado chamado de via. Existem multicabos de 2,4,6, 9, 12, 15, 20, 30, 64, etc. vias. O preo por metro muito alto, mas quando levamos em conta a quantidade de vias, sai muito mais barato que o uso de cabos individuais.

Multipistas (Multitrack)
Termo que se refere a gravao, onde cada canal de udio (cada microfone e instrumento) gravado em uma pista independente. Esse o sistema de gravao atual, onde podemos regular os volumes e equalizaes de cada pista independentemente dos outros. um dos motivos que um DVD e CD gravados tem um som muito melhor que uma apresentao ao vivo, pois defeitos que possam ter acontecido na apresentao (um instrumento sobressair demais, faltar volume em um microfone, etc) podem ser corrigidos alterando-se os valores nas multipistas.

Mute
Mudo. Chave que corta o sinal (liga/desliga). Esse controle excelente, ajuda muito o sonoplasta, que no precisa com isso ficar alterando o volume do fader. Deveria ser obrigatrio em todas as mesas de som dedicadas a apresentaes ao vivo: o custo de implementao mnimo (uma chave liga/desliga no caminho do

sinal) e o benefcio muito grande.

N
Nvel
Valor do sinal em relao a uma dada referncia, expressa em decibis. Termo usado para descrever amplitude ou intensidade de um sinal.

Nvel de Entrada
Mximo sinal de entrada aceito por um equipamento. Classificado em sinal mximo (acima do qual ocorre distoro) ou nominal (nvel mdio enviado entrada em condies de funcionamento normal).

Nivel de Instrumento
O nvel de um sinal de instrumento. Pode ser guitarra, violo, baixo, teclado, etc. Est entre -20dBu a -10dBu.

Nvel de Linha
O nvel de um equipamento. Da sada de uma mesa de som, de um equalizador, compressor, de um CD Player, etc. Em geral compreendido entre -10dBu e +4dBu. Existe uma confuso enorme sobre nvel de linha e nvel de instrumento. Isso causado pelos fabricantes de mesa de som, que colocam o termo LINE onde para se entrar com instrumento musical. Na verdade, no h problema algum em se ligar um instrumento em uma entrada line e vice-versa, funcionar perfeitamente.

Nvel de Microfone
Sinal com nivel de microfone igual ou inferior a - 40dBu. Esse sinal muito mais baixo que os outros, e exige um pr-amplificador mais elaborado para funcionar, em geral com um controle de ganho com uma amplificao muito maior. Se voc colocar um microfone em uma entrada de instrumento/linha, o volume que ser obtido ser muito, muito baixo, pois o pr-amplificador no tem a potncia necessria para elevar o sinal nveis suficientes para o equipamento trabalhar. Por outro lado, se voc colocar um instrumento/linha em uma entrada de microfone, o pr-amplificador de microfone o amplificar em nveis altssimos, ocorrendo o fato de que com somente um pouco de volume j se tem um som muito alto, e em geral distorcido. Isso pode causar a queima do canal e da mesa de som.

Nvel de Presso Sonora


o som que realmente ouvimos. Refere-se normalmente a medio de energia sonora, expressa em dB. O mais comum o uso do termo ingls SPL - Sound Pressure Level.

Noise
Rudo. Refere-se a tudo que de indesejado em sonorizao: o rudo, a interferncia. O rudo tanto pode ser externo (cabos ruins, interferncia eletromagntica) quanto interno, pois todo equipamento insere um pouco de

rudo (prprio do funcionamento do aparelho) no sistema de sonorizao.

Noise Gate
Processador de dinmica usado para reduo de rudos. Em geral encontrado em conjunto com compressores (no mesmo equipamento), o Noise Gate funciona como uma porta: quando o nvel de sinal est abaixo de um valor pr-determinado, situao ento em que no h msica, o noise gate corta a sada de som, para que o amplificador no fique amplificando o rudo dos equipamentos.

Noise Reduction
Reduo de rudo. Tipo de processador de dinmica que analisa o sinal e reduz o rudo. Os sistemas Dolby A, B e C, para fitas cassete, trabalhavam assim. A Cygnus lanou o nico aparelho de Noise Reduction j lanado no Brasil. Em sonorizao ao vivo, rudos de fundo (chiados, etc) podem ser minimizados com equalizadores.

Noiseless
Alguns equipamentos, at mesmo cabos, aparecem com esta expresso, para indicar "livre de rudos". Em geral usado por fabricantes menores, sem tradio. Bons fabricantes nem a colocam.

O
Off
Desligado. Marcao do interruptor liga/desliga dos aparelhos, para indicar a posio desligado.

Ohm
Unidade de medida da resistncia eltrica (impedncia). A maioria dos alto-falantes profissionais so de 8 Ohms, e os automotivos so de 4 Ohms. Os amplificadores por sua vez, aceitam 4 Ohms por canal (ou seja, duas caixas de 8 Ohms ligadas em paralelo) ou 2 Ohms por canal (duas caixas de 4 Ohms em paralelo ou quatro caixas de 8 Ohms em paralelo). Lembrando que cabos tambm tem resistncia medida em Ohms, em geral por kilometro. O cabo coaxial RG-50 tem 50 Ohms por kilmetro ou 5 Ohms a cada 100 metros.

Oitava
A oitava relaciona-se com a freqncia da seguinte forma: dobrando-se a freqncia tem-se uma oitava acima da referncia, dividindo-se a freqncia por dois tem-se uma oitava abaixo. Por exemplo, uma freqncia de 400 Hz est em uma oitava abaixo de outra de 800 Hz, e uma oitava acima de uma de 200 Hz.

On
Ligado, acionado, aceso, funcionando. Marcao do interruptor liga/desliga dos aparelhos, para indicar a posio ligado.

Onda
Variao regular no nvel de sinal eltrico ou nvel de presso sonora. Caracterza-se por: equilbrio, compresso e rarefao.

Onidirecional (Omnidirectional)
Qualquer dispositivo cujas caractersticas de irradiao ou captao sejam multidirecionais. Ex.: antena que recebe igualmente sinais transmitidos de diversas direes, sonofletor que irradia em todas as direes, microfone que capta ondas de fontes sonoras em toda sua volta, etc.

Operating Range
rea de Operao. Parmetro que determina a rea de alcance de um transmissor ou receptor. comum essa especificao em microfones sem fio, indicando o alcance mximo do aparelho. Considere um alcance efetivo de 50% do alcance mximo, que s alcanado se as condies forem favorveis (no campo, plano, longe de tudo, todos os planetas alinhados).

Operating Temperatur
Temperatura de Funcionamento. Especifica qual a temperatura adequada ao funcionamento do aparelho. Exemplo: De -10 graus at +50 graus Celsius. Muitos amplificadores tm proteo trmica: se a temperatura chegar at um valor pr-estabelecido, o aparelho se desliga automaticamente, s voltando a operar quando cai abaixo desse valor (e o operador j caiu fora, demitido).

Ortofnico
1. Permite a passagem do som sem alterar a qualidade. A tela que "esconde" os alto-falantes em uma caixa de som feita de tecido ortofnico. 2. Local ou sala com acstica correta.

Out, Output
Sada. Indica qualquer tipo de sada de som. Por exemplo, Master Output = sada dos master. Aux Out = sada de auxiliar. Line Out = sada, em nvel de linha.

Over
Acima de tudo. Em shows define os microfones que so colocados acima dos pratos da bateria ou do grupo de cantores.

Overdub
Gravar em cima. Parmetro usado em processadores de efeitos que grava um novo efeito sobre um j gravado. Efeito tambm conhecido como "som sobre som". Em alguns aparelhos como cmeras de vdeo significa regravar sobre o udio original da fita.

Overload (OL)
Acima da capacidade. Quando um sinal de udio ultrapassa a capacidade de um circuito eletrnico causando a sobrecarga, saturao e distoro. Clippagem.

Owners Manual
Manual do usurio. Aquele pedao de papel com informaes importantssimas que s se olha uma vez na vida, que quando se desembala o aparelho.

P
PA
Abreviao de "Public Address". Som endereado ao pblico. Esse termo no Brasil define todos sistemas de som, mas no exterior o termo usado apenas para as grandes platias. Sistema para pequenos lugares chamado de "Sound Reinforcement."

PA Speakers
Caixas de P.A.

Pad
1. Pequeno circuito ou resistncias que atenua o sinal de entrada em mesas de som, mixers, processadores evitando assim possveis distores por excesso de volume. 2. Disparador. Dispositivos de borracha com sensores (triggers). Imitam peas de bateria. So usadas normalmente para bateria de estudos ou em baterias eletrnicas.

PAN (Panoramic)
Panorama, refere-se distribuio do sinal entre os diversos canais, normalmente esquerdo e direito.

Paralelo
Um tipo de ligao de alto-falante que diminui a impedncia de carga medida que mais falantes sejam ligados. Por exemplo, se dois falantes de 8 Ohms so ligados em paralelo, a impedncia de carga geral 4 Ohms. Na maioria das caixas com mltiplos soquetes de entradas estes so ligados em paralelo para permitir ligaes de caixas adicionais.

Paramtrico (Parametric)
Tipo de equalizador em que possvel escolher a frequncia central de atuao e o fator Q (largura de banda). raro de encontrar, sendo mais comum em mesas o semi-paramtrico, onde possvel escolher apenas um dos fatores, sendo o mais comum a escolha da frequncia.

Passive
Todo equipamento eletrnico que no precisa de alimentao eltrica externa para funcionar. O dispositivo funciona com a energia do prprio sinal de udio. O melhor exemplo so os divisores de freqncia (crossovers) dentro de uma caixa acstica.

Passivo
Dispositivo que no necessita de energia eltrica para funcionar. Em geral, o termo utilizado em contraponto a dispositivos ativos, que precisam de energia eltrica para funcionar. Por exemplo: Direct Box passivo no precisa de energia para funcionar, mas o Direct Box ativo precisa, em geral Phantom Power ou baterias. A desvantagem dos equipamentos passivos que eles produzem perdas de sinal (acabam "gastando" parte do sinal para os prprios equipamentos funcionarem), enquanto os aparelhos ativos conseguem manter o nvel de sinal igual ou at mesmo refor-lo.

Peak
Pico. Ponto mais alto no volume de um sinal de udio. Muitos equipamentos tm luzes indicativas de pico. um alerta que o sinal est no nvel mximo que o aparelho pode suportar, e a partir da o aparelho entrar em distoro.

Peazeiro
Gria para "Tcnico de P.A.". Tcnico que monta e opera sistemas de P.A.

Perda por Insero


Reduo do nvel de sinal causado pela insero de um equipamento eletrnico no caminho do sinal.

PFL
Abreviao de "Pre Fade Listen". Recurso encontrado em mesas de som onde o tcnico operador pode monitorar o sinal de udio que entra em um canal selecionado antes de passar pelo fader de volume. O tcnico pode monitorar o som mesmo com o canal "fechado". Isso bom, pois possvel saber se o som est chegando mesa, se est afinado, etc.

Phantom Power
Energia fantasma. Chave comum em mesas de som, que aciona um circuito que fornece corrente (energia) para microfones de condensador e a DI Box atravs de cabos balanceados. A tenso do Phanton Power pode variar de 9v a 48v. Desenvolvido nos meados dos anos 60 chama-se fantasma porque fica totamente invisvel aos outros microfones no causando nenhum dano caso um microfone dinmico (por exemplo) seja conectado a um canal com o Phanton Power ligado. Mas deve ser usado em sistemas totalmente balanceados (cabos balanceados e plugues balanceados). Fora isso, corre-se o risco de danificar a mesa de som ou o microfone.

Phone Level
Volume da sada de fone de ouvido.

Phone Plug
Apelido do conector telefnico "1/4 TRS". Tambm conhecido pelos nomes: plugue de fones, banana, P-10, plugue de guitarra e etc. O nome dado pela origem do plugue, utilizado nas centrais telefnicas antigas. A telefonista fazia a ligao de um nmero com outro interligando-os atravs de um cabo coaxial com plugues P10.

Phono
Toca disco. Aparelho que reproduz antigos discos de vinil muito apreciados e cultuados pelos "Djs". Tambm chamado no Brasil de "Pick-up".

Phono Input
Entrada para toca-discos. Entrada de udio existente em mixers e amplificadores especficas para ligao de antigos toca-discos. Normalmente essas entradas so calibradas para cpsulas magnticas que emitem um sinal de udio de baixo nvel e necessitam de pr amplificao.

Pick
Palheta de violo, guitarra, baixo, etc.

Piezo
Tipo de cristal que vibra quand lhe aplicada tenso. So utilizados nos tweeters piezoeltricos, em geral de baixa qualidade e baixo custo.

Pitch, Pitch Bender


Afinao, Controle de afinao. Nos teclados, o pitch bender muda a afinao dos mesmos. Normalmente aparece na forma de joystick ou pad (roda)

Plano (Flat)
Diz-se de um sistema que responde igualmente a todas as freqncias. Nos controles de tonalidade dos equipamentos de udio, a posio na qual no h reforo nem atenuao dos graves (mdios, se houver controle) e agudos . Regra geral esta posio a central (0, zero). O termo "flat" tambm utilizado para denominar uma chave que desativa os controles de tonalidade. Tem-se ento resposta plana (nem reforo, nem atenuao).

Plugar

Gria para Ligar um plugue, inserir, conectar.

Plugue (Plug)
Conector que se constitui na terminao de um cabo, e que serve para fazer a ligao de um componente (fones, microfone, etc.) a um equipamento (gravador, amplificador, etc.).

Polaridade (Polarity)
Sentido assumido por uma tenso em relao a um referencial. Diz-se tambm dos terminais positivo e negativo de uma pilha, bateria, fonte de alimentao, etc. Tambm pode ser referente aos plos norte e sul de um m. usada ainda na indicao do faseamento de diferentes componentes de um sistema, por exemplo, entre altofalantes. Todo alto-falante (e caixa acstica) tem uma polaridade, positiva ou negativa, que determinar o movimento do cone para frente ou para trs. No h problemas de danificar o falante em caso de inverso, mas todos os falantes devem estar com a ligao na mesma polaridade para evitar problemas de fase.

Pop
Gira americana. Som grave captado pelos microfones produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Aparecem mais ao pronunciar as letras "p", "b" e "t". O som semelhante a pequenos estouros.Tambm chamado de Puff.

Pop Filter
Filtro do Pop ou Puff. Normalmente feito de metal ou espuma um filtro para diminuir a passagem do vento no microfone. Muito usado em estdios de gravao.

Prtico (Port, Vent)


Nos sonofletores, uma abertura, geralmente feita na face dianteira, por onde so reforadas determinadas ondas sonoras emitidas pela parte posterior do (s) alto-falante(s). o duto.

Ps
Refere-se a um ponto no sistema de udio aps alguma coisa. Por exemplo, um mdulo de efeitos geralmente vem depois dos controles de equalizao, por isso so conhecidos como ps-Eq.

Pot
Gria americana. Abreviao de potencimetro ou boto de volume.

Potncia AES
Padro de medida de potncia adotada por engenheiros da AES. Em geral usado para aferir altofalantes e/ou caixas acsticas. Este padro pede um teste de 2 horas usando rudo rosa como

referncia onde se obtm uma curva de resposta fiel do alto falante.

Potncia Contnua
Classificao de potncia que mede a quantidade de potncia que um amplificador pode responder continuamente sem problema. normalmente medido com uma frequncia de 1KHz a uma determinada distoro. Tambm chamada de Potncia RMS

Potncia Mxima Permissvel (Power Handling Ability)


a potncia mxima que pode ser aplicada a um alto-falante, sem danific-lo.

Potncia Musical (Music Power)


Potncia mxima fornecido por um amplificador de udio durante um curto perodo de tempo, antes da tenso de alimentao cair de valor e, consequentemente, limitar a potncia de sada.

Potncia Nominal de Sada (Rated Output Power)


Potncia mxima fornecida por um amplificador de udio durante um perodo de tempo relativamente longo (pelo menos 10 minutos), com todos os canais operando simultaneamente. medida em watts RMS.

Potncia PMPO
Abreviao de "Peak Music Power Output". Medida mxima de potncia, em milsimos de segundo. Significa de 3 a 150 vezes a potncia RMS. Sem padronizao regulamentada, cada empresa estipula o valor que quiser. O valor PMPO no deve ser usado em avaliaes para compra de equipamentos. No popular, utilizado o termo "Potncia Musical Para Otrios", pois os vendedores (e at os fabricantes) tentam vender pequenos aparelhos de som (microsystens, etc) dizendo que os mesmos tem centenas ou milhares de Watts PMPO, e na verdade tem dezenas ou centenas de Watts RMS.

Potencimetro
Circuito eletrnico formado por uma resistncia varivel, que facilita ou dificulta a passagem do sinal de udio. As mesas de som so compostas por inmeros potencimetros. Alguns so rotativos, controlando a equalizao, ganho, auxiliares, enquanto outros so deslizantes, como os faders (volumes) dos canais.

Power
1. Energia ou fora eltrica. 2. Abreviao de "Power Amp". Amplificadores. 3. Abreviao de "Main Power". Transformadores.

Power Consumption
Define o consumo de energia eltrica (em Watts) de um aparelho.

Power Cord
Cabo de energia eltrica

Power Mixer
Mixer amplificado. Pequenas ou mdias mesas de som que possuem um amplificador interno acoplado. Uma opo interessante para sonorizao de pequenos espaos.

Power On
Energia Ligada. Termo utilizado para designar a chave liga-desliga.

Power Requirements
Energia Requisitada. Determina as necessidades de energia para o bom funcionamento de um aparelho eletrnico. Exemplos: Ac 110v ou 220v, Dc 9v, 52v etc.

Power Supply
Fontes de energia. Transformadores de energia AC para DC. Em alguns casos significa eliminadores de pilhas ou baterias.

Pr
Refere-se a um ponto no sistema de udio antes de alguma coisa. Por exemplo, uma sada de monitores geralmente vem antes dos controles de equalizao e por isso so conhecidos como pr-Eq

Pr-amplificador
Muito comum nos anos entre 1970 e 1990, os pr eram peas separadas cuja funo principal seria nivelar todos os nveis de sinal (microfones, toca-discos LP, etc), selecionar qual a entrada ativa no momento (tape, CD, tuner), equalizao da entrada ativa (geralmente graves e agudos) e sadas para o amplificador. Hoje, esto praticamente extintos como peas isoladas, mas continuam existindo nos equipamentos domsticos: microsystems, receivers, etc.

Preamplificador (Preamplifier)
o estgio de um amplificador de udio que recebe o sinal fornecido pela fonte sonora (gravador, toca-discos, sintonizador, etc.), em baixo nvel e corrige-o, entregando em sua sada um sinal suficientemente elevado para excitar o amplificador de potncia. Geralmente composto de um estgio preamplificador, filtros, controles de tonalidade, amplificador, controle de volume, etc.

Presbiacusia

Perda natural, lenta e gradual da capacidade de ouvirmos sons de maior frequncia. Em geral, at 20 anos, ouve-se at 20.000Hz. Dos 20 aos 30 anos, o limite mximo cai para 17kHz. Dos 30 aos 40, o limite mximo cai para 15kHz. Dos 40 aos 50, cai para 13kHz e dos 50 anos em diante cai para 12kHz ou menos. A perda acontece porque as clulas especializadas nesse tipo de som vo morrendo e o organismo no consegue replas.

Processamento paralelo
Tipo de processamento comum aos mdulos de efeito. O sinal original somado em maior ou menor quantidade a um sinal modificado. Ambos os sinais coexistem, em maior ou menor grau.

Processamento serial
Tipo de processamento comum aos equalizadores e compressores. O sinal original modificado pelo aparelho e deixa de existir, s restando o sinal processado na sada do aparelho.

Public Address
Endereada ao pblico. No caso do udio refere-se ao sistema de caixas de som direcionada ao pblico. Conhecido apenas como P.A.

Puff
Veja em Pop. Som grave ou vento captado pelos microfones. Tambm conhecido por "Puff" ou "pop". Som grave captado pelos microfones, produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Aparecem mais ao pronunciar as letras "p", "b" e "t". O som semelhante a pequenos estouros.

Pumping
Mesmo que Breathing (respirao).

Q
Q
Indce de mrito, indica por quantas oitavas um filtro atua. um termo comum em equalizadores grficos. Um equalizador de Q constante aquele em que cada faixa trabalha na mesma "proporo de quantidade de

freqncias" que as outras. O valor de Q um nmero inteiro, que indica o fator de multiplicao. Q de 0,5 indica meia oitava acima e abaixo, Q igual a 3 indica 3 oitavas acima e abaixo. Algumas mesas, como a Pallas da Staner, tem equalizao com Q varivel, ou seja, possvel alterar a "quantidade de freqncias" a serem alteradas por um comando. Por exemplo, o Agudo fixo em 12KHz, podendo variar entre 4K a 20KHz em Q mximo e de 10 a 14KHz quando Q no mnimo, formando assim um equalizador semi-paramtrico. Se fosse possvel escolher o ndice Q e a frequncia central, teramos um equalizador paramtrico.

Quadrifonia (Four Channel Stereo)


Sistema de reproduo sonora, idealizado nos anos setenta e atualmente em desuso, que utiliza quatro canais de udio (dois dianteiros e dois posteriores). A finalidade da quadrifonia recriar, com o mximo de fidelidade, as condies de audio durante uma apresentao "ao vivo", reproduzindo os sinais que vm do palco, bem como aqueles que vem da parte posterior (sons refletidos). A quadrifonia nunca foi realmente comercial, pois necessitava de equipamentos muito caros (4 caixas, amplificadores de 4 canais), mas foi a base para os atuais sistemas Surround: Dolby, THX, AC3, etc.

R
Rack
Suporte metlico, geralmente em padro 19", para montagem de equipamentos. Existe o padro "meio rack" (9,5") e existem racks de 21". Em sonorizao, o mais usado o de 19" mesmo.

Rack Mounting
Montagem em rack. Informa que um aparelho pode ser montado em racks

Radiador Passivo
Tipo de caixa acstica que, alm dos alto-falantes usuais, utiliza um suplementar (passivo) que no recebe energia do amplificador, servindo para atuar em conjunto com a energia das ondas sonoras internas do gabinete acstico. Foi usado entre 1970 e 1980, mas muito poucas caixas foram montadas usando essa tecnologia.

Range
Extenso, faixa de atuao. Por exemplo, um alto-falante full-range um que tenta "falar" todas as faixas de freqncias de udio.

Rarefao
Semiciclo da forma de onda onde as partculas do ar (ondas sonoras) ou eltrons (ondas de udio) relaxam; parte negativa do semiciclo.

Ratio
Taxa. Termo usado em compressores, para definir a taxa de compresso que um sinal ir sofrer. Uma

compresso 2:1 quer dizer que para cada dois decibis acima de do limite pr-estabelecido, o compressor deixa passar 1dB e corta 1dB. Existem taxas 4:1, 8:1, etc. Quanto mais baixa a taxa, menos o sinal comprimido e a dinmica preservada. Quanto mais alta a taxa, mais o sinal comprimido e menos dinmica ele tem.

Rca Connector
Conector RCA. Tipo de conector padro em udio e vdeo domsticos. Desenvolvido em 1950 pela empresa americana RCA Victor usado inicialmente para ligaes de toca discos em rdios e amplificadores. Conhecido tambm como "Phono Plug", "Phono Connector" ou "CINCH/AV connector".

Rca Inputs
Entrada de udio ou vdeo com conectores RCA.

Real Time
Em tempo real.

Real Time Analyzer (RTA)


Analisador com amostragem de parmetros em tempo real. Um analisador de espectro RTA utilizado para fazer alinhamento de P.A. Coloca-se o PA para falar rudo rosa e com o analisador obtm-se as freqncias que esto sobrando e ou faltando.

Realimentao Acstica (Feedback)


Efeito em forma de um forte silvo de alta freqncia que ocorre quando as ondas sonoras emitidas por um sonofletor so captadas e reamplificadas pelo microfone que as originou. Este efeito, tambm conhecido como microfonia, pode acontecer com freqncias graves e comum causa de danos a alto-falantes e amplificadores.

Realimentao Eletrnica
Componente do projeto de um amplificador que retorna parte do sinal de sada para a entrada. Aumenta a estabilidade e reduz a distoro.

Rear Painel
Painel traseiro. Parte de trs de um aparelho.

Rec Out
Abreviao de "Record Out Put". Sada de sinal de udio ou vdeo para gravao.

Receiver

Mdulo de udio que incorpora em um s gabinete um sintonizador, um preamplificador e estgio de potncia. Regra geral, o sintonizador de AM/FM-estreo, o preamplificador possui vrias entradas, controles de tonalidade, audibilidade, filtros, etc., e o estgio de potncia estereofnico

Recording
Gravao

Recording Engineer
Engenheiro de gravao. Profissional responsvel pelas gravaes em estdios.

Refletora de Graves
Tipo de caixa acstica na qual as ondas sonoras traseiras do alto-falante saem atravs de um duto ou prtico para reforar as respostas de baixas frequncias.

Rgua de AC
Gria. Extenso de fora. Extenso de energia eltrica com vrias tomadas.

Relao Sinal/Rudo (Signal-To-Noise Ratio)


a relao existente entre um sinal de referncia de udio de determinada freqncia e nvel e o rudo existente na sada de um equipamento. expressa em dB e, quanto maior o seu valor, melhor ser esta caracterstica.

Relaxamento (release)
O ltimo dos componentes da dinmica de um som, parte do envelope sonoro de um instrumento musical. Correponde ao tempo em que o nvel de sustentao comea a cair, at chegar a um nvel mnimo (em geral, zero).

Resistor
Componente que oferece resistncia passagem de corrente eltrica alternada ou contnua. Pode ser de carvo, fio, pelcula ou outro material, e variar de tamanho em funo da potncia que pode dissipar.

Respirar
Um fenmeno perceptvel quando um compressor utilizado para controlar um sinal complexo ou mesmo uma voz na presena de rudo de fundo. "Respirar" uma modulao dos sons de fundo. Devido ausncia de um sinal forte, o ganho do compressor aumenta, fazendo com que os sons de fundo aumentem. O compressor ento reage ao som fortalecido enfraquecendo-o, resultando no efeito de respirao percebido. Respirar no desejvel e pode ser minorado alterando o tempo de ataque ou liberao do compressor e s usando o compressor quando necessrio.

Resposta a Transientes (Transient Response)


Capacidade de um equipamento de som em reproduzir mudanas bruscas do nvel de sinal de udio.

Resposta de Freqncia (Response; Frequency Response)


Faixa de freqncia que um equipamento pode reproduzir dentro de um certo parmetro limite. Por exemplo, um bom sistema de som deve responder de 20Hz a 20.000Hz, com uma variao de at aproximadamente 0,5dB.

Resposta Polar
Um grfico do som emitido por um falante ou da captao de um microfone, com relao frequncia e ngulo de cobertura.

Retardo
Dispositivo que atrasa um sinal de udio por um determinado tempo, geralmente at 1 segundo. Este retardo

pode ser feito de 3 formas: "Analgo" utiliza um processo eletrnico que armazena as tenses verdadeiras de sinal. "Digital" funciona eletronicamente atravs do armazenamento de um nmero binrio que representa tenses analgicas verdadeiras. "Fita" utiliza gravao magntica e simplesmente reproduz o sinal gravado.

Return
Retorno. Normalmente a volta de um INSERT ou sada de efeito (Send).

Reverb Time
Tempo de reverberao. o tempo que uma reverberao leva para terminar.

Reverberao
Fenmeno acstico em que o som se reflete, de maneira sucessiva, pelas paredes de uma sala sem ser absorvido. Seu controle fundamental para um bom resultado acstico.

RF, Radio Frequency


Radiofreqncia, sinal de rdio.

Rigth Channel
Direito ou lado direito. Canal direito de um equipamento

RMS
Abreviao de "Root Mean Square". Potncia Real do Produto. uma medida de potncia contnua, usado como padro mundial e representa a potncia real de um equipamento de som. obtido pela mdia das aferies em um sinal de udio.

Roadie
Tcnicos Auxiliares especializados em montagens, afinao de instrumentos e assistncia aos msicos e banda durante as apresentaes. fundamental para um roadie conhecer instrumentos e o funcionamento bsico de equipamentos de udio.

RT60
Defini-se tempo de reverberao (Reverberation Time - RT) de um recinto como o intervalo de tempo, expresso em segundos, necessrio para que a energia acstica (o som) nesse recinto decresa 1/1.000.000 (-60dB, da RT60) de seu valor original a contar do momento em que a fonte que produz a energia desligada.

Rudo (Noise)
Sinal indesejado e presente em um programa juntamente com os sinais de udio. Pode estar presente tanto na gravao como na reproduo, na transmisso ou na recepo. Pode ser de alta freqncia (chiados, estalidos, interferncia atmosfrica por eletricidade esttica ou descargas eltricas, etc.) ou de baixa freqncia (zumbido, vibraes, etc.).

Rudo Branco (White Noise)


Tipo de rudo com densidade espectral constante. Sua tenso efetiva (RMS) por unidade de largura da banda constante e independente da freqncia. Por exemplo, a faixa de frequncias entre 5KHz e 10KHz ocupa banda de 5K frequncias. A faixa de frequncias entre 10KHz e 15KHz coupa a mesma banda de 5K frequncias. Porque a oitava de 10K 20K, ela contm o dobro da energia que a oitava de 5KHz a 10KHz. Assim sendo, rudo branco aumenta 6dB por oitava com o aumento da frequncia.

Rudo de Fundo (Background Noise)


Nvel mnimo de rudo presente em uma gravao, aparelho eletrnico, estdios, auditrios. O rudo de fundo define o patamar da relao sinal/rudo.

Rudo Rosa (Pink Noise)


Tipo de sinal muito usado para medir parmetros da resposta em freqncia de um equipamento. O rudo rosa apresenta um nvel de energia constante por oitava. Apesar de existirem 10.000 frequncias entre 10KHz e 20KHz, ele modificado para que tenha a mesma energia que a oitava de 200 a 400Hz que tem 200 frequncias.

Rumble
Ronco, zumbido. Rudos graves e contnuos originados na rotao do prato ou do motor de antigos toca discos. Tambm ocorre na parte mecnica de transporte da fita em gravadores.

S
Sabin, Sabines
Medida de absoro acstica de som por um determinado material. O nome homenagem ao seu criador, Wallace Clement Sabine. Um sabin corresponde quantidade de absoro oferecida por uma rea de um metro quadrado de espao aberto. usada para definir os coeficientes de absoro de som de um material em relao s frequncias (um mesmo material pode apresentar coeficientes diferentes em relao a frequncias diferentes). Plural: sabines.

Sada de C.A. (AC Outlet)


Tomada fmea encontrada nos equipamentos de udio para alimentar com a rede de corrente alternada (energia eltrica da concessionria) aparelhos auxiliares ("tape-decks", toca-discos, sintonizadores). Poder ser comutada ("switched") ou no ("unswitched") pelo interruptor geral do aparelho.

Sada de Linha (Line Output)


Jaque de sada de sinal em um preamplificador ou outro equipamento que fornece um sinal de carter idntico ao aplicado entrada da unidade, porm com um certo nvel de amplificao e equalizao. Serve para monitorao, gravao ou para ser aplicado a um amplificador de potncia.

Seletividade (Selectivity)
A habilidade de um receptor em receber somente a emissora sintonizada e rejeitar as demais prximas quela. medida pelo quociente (em dB) do nvel de sinal que produz uma sada padro no canal desejado em relao a um sinal no canal vizinho, necessrio para produzir uma sada atenuada de 30dB em relao ao padro. Normalmente medida em relao ao chamado canal alternado, distanciado de 400kHz do sintonizado. Quanto maior o nmero, melhor.

Send
Enviar um sinal. Sada de sinal de udio.

Senide
Forma de onda fundamental de um tom puro de udio, que no possui harmnicos.

Sensibilidade
O sinal na entrada de um equipamento necessrio para conseguir-se um nvel pr-determinado na sada do mesmo. Quanto menor o nmero, mais sensvel o aparelho. Em sonofletores, o volume em decibis que o mesmo produzir a um metro quando submetido a um sinal de 1 watt (2,83 volt). Por exemplo, 95 dB/ 1W / 1metro. A sensibilidade de um falante to importante quanto a sua potncia. Um falante de 100 W RMS com 98 dB/1W/1m produz o mesmo som que um falante de 200W RMS com 95 dB/1W/1m, pois a cada 3dB de diferena, a relao o dobro ou metade da potncia. O mesmo se aplica a microfones. Quanto maior a sensibilidade, mais som produzir ou ento conseguir captar o som de mais longe.

Separao entre Canais (Channel Separation)


Nvel de separao entre os sinais presentes em cada um dos canais de um sistema de som estereofnico ou com mais canais. Expressa-se em dB.

Srie
Um tipo de ligao de alto-falante que aumenta a impednica de carga medida que mais altofalantes sejam ligados. Por exemplo, se dois falantes de 8 Ohms so ligados em srie, a impedncia de carga geral 16 Ohms.

Srie-Paralelo
Tipo de ligao de falantes que faz uso de conexes em srie e em paralelo. Geralmente utilizada para manter constante a impedncia de carga nominal do amplificador.

Shield
Corresponde malha de cabos coaxiais e balanceados. a blindagem do cabo.

Side
Refere-se um tipo de monitorao (retorno) geral no palco, como uma espcie de PA projetado

para o prprio palco.

Side Fill
Side colocado lateralmente. Muito comum em shows.

Sinal (Signal)
Corrente eltrica que transporta informaes de udio, na forma de pulsos (sinais analgicos) ou de dados codificados (sinais digitais)

Sintonizador (Tuner)
Receptor de AM ou FM que no possui estgio de amplificao de udio. Necessita de um amplificador para operar.

Slave
Escravo. Determina que este aparelho controlado por outro dispositivo eletrnico chamado "MASTER". Comum em MIDI, com um teclado controlando outro, por exemplo.

Slew Rate
Capacidade de um amplificador acompanhar a subida rpida de uma forma de onda sem distorcer. Medida em volts por microssegundo. Quanto maior, melhor

Snake Cable
Multicabo

Snake Channel
Canal ou via do multi-cabo

Snare
Caixa da bateria

Sobrealimentao
Quando a fonte de sinal excede a capacidade do equipamento que est alimentando. Geralmente ocorre a saturao.

Sobrecarga
Quando "pedido" que um equipamento entregue mais potncia do que capaz de fornecer; geralmente causada ao ligar uma impedncia muito baixa sada do equipamento. Pode causar distoro ou danos ao equipamento.

Solo
Mesmo que PFL, tipo de monitorao feita atravs de fones de ouvido. O termo mais utilizado em determinadas

Sonofletor (Baffle; Enclosure)


Gabinete ou painel, geralmente construdo em madeira com aberturas, onde so instalados altofalantes. Uma das finalidades do sonofletor impedir que as andas sonoras dianteiras e posteriores emitidas pelo alto-falante se misturem. Basicamente, uma caixa acstica, ou caixa de som.

Sonofletor Dipolo
Sonofletor que irradia igualmente pela parte frontal e traseira, geralmente construdo em forma de painel plano.

Sonofletor Infinito (Infinite Baffle)


Sonofletor onde o ar existente na parte posterior do alto-falante no tem comunicao com o existente na parte dianteira. Uma caixa acstica selada um sonofletor infinito.

Sonometria
Medio de vibraes sonoras. Anlise usada normalmente em engenharia e laboratrios acsticos.

Sound Check
Checagem de som, ensaio geral onde so testados todos os equipamentos e instrumentos e tambm a qualidade de som de um show. Tambm chamado de "passagem de som"

Sound Reinforcement
Reforo Sonoro. Nome dado sonorizao de ambientes de pequeno e mdio portes, incluindo igrejas, teatros, casas de show, etc. O termo mais usado P.A.

Speaker
Caixa acstica. Pode designar qualquer coisa que tenha a ver com caixa acstica. Por exemplo, Speaker cable = cabo para caixa.

Speakon
Conector com trava de 4 plos para especialmente desenhado para caixas acsticas. Lanado em 1987 pela Neutrik. Confeccionado em plstico(SPX) ou metal (STX) o modelo de conector adotado como padro por diversas empresas fabricantes de caixas e amplificadores.

Spectrum Analyser
Analisador de espectro. Aparelho que mede todas os sinais sonoros de um ambiente e os relaciona quanto potncia audvel, mostrando quem est "sobrando" e "faltando".

Speedy Key
Chave metlica no formato de manivela. usada para afinao rpida e precisa de tambores de bateria. Tambm chamada de chave Z ou " Z key" .

SPL
Abreviao de "Sound Pressure Level". Nvel de presso sonora. o volume do som que ouvimos.

Split
Dividir ou separar. Dividir um sinal de udio atravs de dispositivo eletrnico ou cabo - Y.

Spot
Dirigido, Direcionado. Caixas acstica usadas em sistemas de monitor direcionadas a um msico, artista, locutor etc

Squelch
Pequeno circuito eletrnico que diminui os rudos de interferncias em receptores de microfone sem fio (UHF ou VHF). Existem modelos automticos digitais e alguns com ajuste manual. O ajuste de squelch feito assim: menos squelch, o alcance aumenta mas tambm a possibilidade de interferncias. Mais squelch diminui a possibilidade de interferncias e tambm a distncia. A presena de squelch sinal de microfone de boa qualidade.

Stage

Palco

Stage Box
Caixa feita de alumnio ou chapa instalada na ponta do multicabo onde so ligados os cabos de microfones (Jacks XLR ou TRS 1/4). conhecido no Brasil pelo nome de banheira do multicabo.

Stage Mix
Mesa de palco. Mesa de som onde feita a mixagem do som para os monitores ou sistemas de "in ear phones" de palco.

Stage Monitors
Sistema de monitores de palco.

Straps
Correias de instrumentos baixo, guitarra, sax, etc

Strings
1. Cordas. Encordoamento feitos em ao ou nylon para guitarras, violes, pianos, baixos e etc. 2. Cordas. Define uma orquestra de cordas ou um naipe de violinos

Sub Snake
Pequeno multicabo secundrio usado nas ligaes de baterias, percusses e outros instrumentos distribudos pelo palco, trazendo at o multicabo principal.

SubMaster ou SubMix
Um barramento da mesa de som usado para agrupar entradas relacionadas tais como vocais, metais, bateria, etc. A existncia de Subs muito importante em mesas grandes, pois facilita o trabalho do operdor de udio.

Subwoofer
Falante de sub grave. Sistema de caixas ou falantes que reproduzem freqncias muito baixas, ou seja graves abaixo de 125 hz.

Surround

Envolvente. Sistema de som que d ao ouvite a sensao de estar envolvido pela imagem sonora, simulando um ambiente. O efeito Surround obtido mediante a colocao fsica de um sistema som com 4, ou mais, caixas acsticas e um processador de sinal que simula a persepo psicoacstica de 3D. No inico o projeto era exclusivo para salas de cinema e posteriormente passou a fazer parte integrante de Home Theaters.

Suspenso Acstica
Sonofletor construdo em caixa hermeticamente selada no qual a fora restauradora ao movimento do woofer proporcionada em sua maior parte pelo volume de ar da caixa. Para isso necessrio que o alto-falante apresente suspenso muito macia e linear ao movimento. Uma variao do sonofletor do tipo infinito.

Sustain Pedal
Pedal de sustentao. Permite que uma nota musical "soe" por mais tempo.

Sustentao (sustain)
Um dos componentes da dinmica, faz parte do envelope sonoro de um instrumento. Corresponde ao tempo em que a nota musical sustentada no mesmo nvel aps o ataque e o decaimento. Instrumentos de sopro, por exemplo, tem grande tempo de sustain (depende da forma de tocar).

Alguns instrumentos no possuem nvel de sustain, como os sons percussivos, onde o decay leva o nvel de som at zero, no havendo fase de sustain. Em alguns instrumentos, possvel aumentar o nvel de sustentao, como nos pianos, atravs do uso de pedais de sustain.

Switches
Chaves eletrnicas ou mecnicas

Switches On-Off
Chave liga - desliga

T
Tablatura
Sistema de escrita simplificado para violo, guitarra, cavaquinho e baixo. Seis linhas correspondem s cordas, sendo a primeira linha a primeira corda, e os nmeros representam s casas onde as notas devem ser tocadas. Os nmeros que aparecerem fora das linhas, so os dedos que sero usados no instrumento.

Talkback
Pequeno microfone embutido (ou conector para microfone externo) existente em mesas e mixers, permitindo o operador de som na sala de controle de um estdio se comunicar com os msicos, j que ambos esto isolados acusticamente. Os DJs utilizam para transmiitr pequenos avisos para a platia.

Tape
Abreviao de "Magnetic Tape". Fita magntica. A traduo genrica pois pode definir fita de vdeo, mini DV, fita cassete, DAT, Adat, tanto a fita quanto o prprio equipamento gravador/reprodutor.

Tape Deck
Aparelho que grava e reproduz uma fita magnetica.(exemplo: Fita cassete)

Tape In
Abreviao de "Tape Deck Input". Entrada para ligao de tape deck. Tambm pode ser ligado um Cd player, sintonizadores e etc.

Tape Out
Sada de udio para gravao. Pode ser ligado um gravador cassete (tape-deck), um MD (MiniDisk), um VCR (vdeo-cassete), etc.

Tela
Grade usada na frente de caixas acsticas ou em sistemas de P.A. que permite a passagem do som sem alterar a qualidade. Algumas telas tambm so revestidas de tecido ortofnico, que serve para esconder e proteger os falantes.

Temp
Abreviao de temperatura. Em alguns aparelhos indica que a temperatura do circuito esta acima do permitido acionando o cooler (ventoinha) ou desligando temporariamente o circuito.

Terra
Nome genrico que dado tanto para o aterramento eltrico de uma instalao quanto para o fio terra.

THD
Abreviao de "Total Harmonic Distortion". Distoro harmonica total.

Threshold
Limiar, limite mximo. Nvel a partir do qual uma determinada funo acionada (compresso, por ex.).

THX
Abreviao de "Tom Holmans eXperiment". uma verso melhorada do Dolby Pro-Logic com uma melhor separao entre os canais e otimizao do timbre e dinmica. Esta marca foi desenvolvida pela "Lucas Film" de George Lucas, para ser usada pela indstria de cinema, como um sistema de certificao e forma a manter a qualidade das trilhas Dolby Digital no ambiente domstico. Um sistema THX apresenta as seguintes caractersticas: 1. crossover eletrnico: Graves mais presentes e uso de caixas menores; 2. reequalizao: Resposta em altas freqncias mais uniforme; 3. acerto de timbre: melhora da movimentao sonora frente/traseira; 4. decorrelao: Restaura a espacialidade no surround.

Timbrar
O mesmo que equalizar um instrumento ou voz.

Time Delay
Tempo para a repetio. Parmetro usado em processadores de efeitos que controla o espao de tempo entre uma repetio e outra seguinte. Pode ser medido em segundos, milsimos de segundos ou em metros.

Tobog
Nome popular das caixas JBL modelo 4530 e 4520, amplamente copiadas pelo Brasil todo. O apelido devido

ao formato de seu exponencial que se assemelha a um escorregador.

Tom
Frequncia percebida de um som. Tons alto so os agudos e tons baixos so os graves, por exemplo.

Tracks
Trilhas, Pistas. Canais em placas de udio digital. Em uma gravao em estdio, grava-se cada instrumento em um track diferente.

Transdutor (Transducer)
Qualquer dispositivo capaz de transformar um tipo de energia em outro. Por exemplo: uma lmpada "traduz" energia eltrica em energia luminosa; o laser de um leitor de CD converte a energia luminosa em sinais eltricos, o alto-falante converte energia eltrica em acstica, o microfone converte energia acstica (som) em energia eltrica, a cabea de reproduo converte energia magntica em eltrica, etc.

Transformador
Componente eletrnico que transforma energia eltrica em magntica e novamente em eltrica. Depois que essa transformao realizada, o novo sinal eltrico pode ser menor, maior ou igual ao sinal anterior. A tenso resultante servir para alimentar o circuito dos equipamentos.

Transformador de Linha
Em sistemas de shoppings, aeroportos, a grande quantidade de caixas, mesmo que de pouca potncia (em geral, sonorizao ambiente e avisos) faz a impedncia subir muito. Para que no seja necessrio utilizar vrios amplificadores ou equipamentos muito potentes (e caros), so utilizados transformadores de linha. O sinal do amplificador, na casa de 25 a 30Volts, transformado para 110Volts ou mais, e essa voltagem alta "mascara" a impedncia das caixas. S que na hora de dar manuteno, a voltagem alta torna-se em risco de choque eltrico.

Transformador de Sada (Output Transformer)


Nos amplificadores a vlvula, o transformador usado para acoplar a sada do amplificador de potncia aos alto-falantes.

Transiente (Transient)
Mudana rpida de um estado para outro. Na reproduo de um programa, temos transientes decorrentes da mudana brusca de nvel de sinal. uma caracterstica desejada nos amplificadores ter boa resposta de transientes, ou seja, circuitos rpidos que consigam responder essas mudanas, no atrapalhando a dinmica da msica.

Treble

Agudos. Termo usado mais em sonorizao domstica, em equipamentos onde encontra-se apenas dois controles de equalizao: Bass (graves) e Treble (agudos).

Trmolo
Variao de amplitude (volume), recurso usado em guitarras, teclados e voz humana.

Trim
Controle de sensibilidade. Controla o volume de entrada de sinal em uma mesa de som ou placa de udio. Mesmo que Ganho.

TS, TRS
Padro aplicvel a conectores P10. TS indica Tip (+) e Sleeve (malha), comumente chamado de P10 mono, usado com cabos coaxiais. TRS indica Tip (+) Ring (-) e Sleeve (malha), comumente chamado de P10 estreo, usado com cabos balanceados.

Tube
Abreviao de "Vacuun Tube". Vlvula eletrnica. Vindo antes do nome de um equipamento, indica que o mesmo valvulado. Tube Amplifier = amplificador valvulado.

Tuner Input
Entrada de sintonizador. Entrada comum existente em amplificadores ou mixers domsticos antigos, para a ligao de um sintonizador de AM ou FM. Normalmente uma entrada de alta impedncia que pode servir para ligar outro tipos de sinais de udio como cd players, Vdeo, Dvd, etc. Hoje,a maioria dos sintonizadores de rdio j vem integrados aos amplificadores domsticos, em um equipamento chamado Receiver.

Tweeter
Alto-falante para reproduo de agudos. Os tweeters de cone de papel parecem um pequeno woofer, de poucos centmetros. Tambm existem modelos piezoeltricos, que utilizam um cristal que vibra em vez de m e bobina mvel. Muito comum so os supertweeters, onde o diafragma est diretamente acoplado a uma corneta.

U
UHF
Abreviao de "Ultra High Frequency". Radio Freqncias muito altas na faixa 300 a 3.000 Megahertz. Esta faixa de freqncia so usadas em microfones e transmissores sem fio profissionais porque so menos sujeitas a interferncias eletromagnticas. Os microfones sem fio profissionais atualmente fabricados so todos UHF.

Ultrasnico
Descreve frequncias acima da faixa de audio humana; geralmente entre 20KHz e 100KHz.

Unbalanced
Desbalanceado. Sinal carregado em um condutor (+) mais um condutor terra (malha de proteo). Tipo de ligao que costuma utilizar cabos coaxiais com conectores P10 TS (mono) ou RCA.

Unidade De Rack (U)


Padro de medida internacional usado em equipamentos que sero instalados em racks. O tamanho padro de cada unidade de rack : 48,5 cm x 4,4 cm - 19" x 1.75" inch (polegadas). Costuma aparecer muito pela sigla U: o amplificador ocupara apenas 1U de altura. O rack tem 8U de espao.

Unplugged
Desplugado, desconectado, desligado. O termo tambm define um show musical acstico onde no usado nenhum instrumento eletrnico.

Vacuun Tube, Valve, Vlvula Eletrnica


Dispositivo que regula o fluxo de eltrons em um tubo de vidro no interior do qual se faz vcuo e serve para amplificar e controlar correntes eltricas. Era usada nos dispositivos eletrnicos antigos, fabricados at 1970, quando foi substituda pelo transistor (circuitos integrados). Da muitos equipamentos fabricados a partir de 1960 at 1980 tinham o nome de "Transistorized" ou "Solid State", para indicar o uso de transistores e no vlvulas. A partir de 1990, notou-se que alguns equipamentos muito antigos (a vlvula) tinham uma sonoridade excepcional, mesmo quando comparado com equipamentos recentes. Isso porque as vlvulas tm a propriedade de deixar os sinais de udio agradveis aos ouvidos e por isso vrios fabricantes lanaram equipamentos com vlvulas: microfones, prs amp, amplificadores e transmissores de rdio. So muito caros.

Vazamento
Diz-se vazamento quando: 1. O microfone de um instrumento ou voz consegue captar tambm outros e isso no desejado. 2. O sinal de um canal de qualquer equipamento tambm pode ser escutado em outro (vaza para outro). Em mesas, pode acontecer do canal vazar para os que esto imediatamente antes e depois dele, ou um Auxiliar "vazar" para outro, etc. As mesas Ciclotron costumam "vazar" muito mais que outras importadas.

Very Low Frequency (VLF)


Freqncias muito baixas. Em udio so freqncias de sub-graves compreendidas entre 20Hz a 40Hz.

VHF
Abreviao de "Very High Frequency", que significa freqncia muito alta. Designa a faixa de radiofreqncias de 30 MHz at 300 MHz. uma freqncia comum para propagaes de sinais de televiso (canais 2 ao 13), rdio FM, rdio e transceptores. Muitos microfones sem fio utilizam essa freqncia, mas os equipamentos profissionais j usam UHF, menos sujeita a interferncia.

Vibrato
Variao de frequncia regular, comumente usada em guitarras, teclados e at voz humana. No confundir com trmolo, que variao de amplitude.

Vivo
1. Energizado. Significa que um cabo tem energia eltrica ligada. 2. Plo positivo (+) de um cabo ou de um conector. 3. Ambiente reverberante. Com muita reflexo sonora (muito eco) tambm chamada de "sala viva".

Voice Coil
Bobina mvel. Localizada na parte interna de alto-falantes responsvel pela movimentao do cone.

Volt
Unidade de tenso eltrica. Traduz a diferena de tenso entre dois plos: 110Volts porque um plo tem 110 e outro tem zero volt.

Vu Meter
Medidor destinado ao controle do sinal de udio. Em amplificadores mostra o nvel de sada em unidades de volume (Volume Unit - VU). O VU Meter comumente feito com mostradores analgicos (de ponteiro), que por causa da sua inrcia so ruins para mostrar picos e excelentes para mostrar o nvel mdio da msica. J os Bargrafh Meter (atravs de leds) so excelentes para mostrar picos mas no so bons para mostrar o nvel mdio. Muitos equipamentos novos tem os dois tipos de VU.

W
W RMS
Abreviao de "Watt Root Mean Square". Indica a potncia RMS do aparelho.

W, Watt
Smbolo de Watt ou Wattage. Unidade de potncia eltrica. O nome Watt homenageia o engenheiro escocs James Watt (1736-1819) inventor da mquina a vapor.

Warning
Advertncia, aviso. Quando aparece em aparelhos eletrnicos indica algum item ou procedimento de segurana deve ser seguido ou observado com ateno.

Warranty
Garantia, carto de garantia. No Brasil, o carto de garantia no tem muito uso, pois o equipamento s atendido com a nota fiscal.

Wave
Onda.Em udio representa "onda sonora". Arquivo de som padro do sistema operacional "Windows". Os arquivos possuem a extenso ".wav". Em geral, so necessrios 10Mbytes para cada 1 minuto de udio em qualidade CD.

Wedge
Formato clssico de caixas de monitor, onde o falante fica inclinado aproximadamente 45 em relao ao solo. Embora existam vrias caixas no palco com formato wedge, ns chamanos de wedge a caixa que fica exclusivamente para o operador da monitor mix,na qual o tcnico de audio pode ouvir nela um sinal igual a qualquer outro monitor.

Weight
Peso. Aparece em todos os manuais de instrues e informa o peso do equipamento. Pode ser mostrado em libras (lbs) ou em kilogramas (kg).

White Noise
Rudo Branco. Sinal eletrnico de udio que contm todas as freqncias do espectro auditivo utilizado para calibrar equipamentos eletrnicos com auxilio de um osciloscpio.

White Noise Generator


Gerador de Rudo Branco. um circuito eletrnico que produz o "White Noise" que usado para calibrar sistemas de udio.

Wide Band
Faixa Larga. Som ou rudos que esto dentro da faixa auditiva humana. Compreendidas entre 20 hertz a 20.000 hertz

Wind Screen
Proteo de espuma para microfones concebidas para uma atenuao dos rudos provocados pelo vento, "Pop" ou "Puff" som grave captado pelos microfones produzido por pessoas que expelem grande quantidade de ar ao falar. Tambm protegem os microfones da umidade que sai da boca ao falar.

Wire
Fio ou cabo condutor

Wire Brushes
Baquetas de bateria especiais, com cerdas de ao nas pontas, semelhante a vassourinhas. Muito apreciadas por bateristas e percussionista para tocar Jazz.

Wire Free
Livre de cabos. Define qualquer equipamento sem fio. O termo semelhante a "Wireless".

Wireless
Sem fio. Denomina qualquer aparelho sem fio. Tambm usado o termo Cordless. Um microfone sem fio um Wireless Microphone. Um sistema sem fio (transmissor e receptor para instrumento, por exemplo) chamado Wireless System.

Woofer
Sonofletor de graves. Alto-falante prprio para reproduzir baixas freqncias (graves). Em geral, ou so bass-reflex (para caixas dutadas) ou so de suspenso acstica (para caixas seladas). Quanto maior o dimetro, mas prximo a 20Hz conseguir reproduzir o falante.

X
X
utilizado para abreviar a palavra "cross" (cruzar/cruzado), "x-over", por exemplo, o mesmo que crossover.

X-Over
Abreviao de "Crossover". Divisor de freqncia

XLR Conector
Abreviao de "Xtended Locking Round".Conector de trs pinos padro AES/EBU. Usado em microfones e seus cabos. Tambm conhecido por plugue "Cannon" que uma das marcas mais famosas. Conector indicado para cabos e ligaes balanceadas de 600 ohm (microfones). Existe tambm o XLR de 5 pinos, usados em microfones estreos e alguns usados em iluminao.

XLR DI-Output
Sada com sinal balanceado para cabo XLR encontrado em aplificadores de guitara e baixo. Esta sada substitui o uso de DI Direct Box.

XY Microphone
Modelo de microfone prprio para captao e gravao em estreo utilizando a tcnica X Y com duas cpsulas coincidentes sobrepostas. Alguns modelos permitem a modificao do ngulo de abrangncia diminuindo ou aumentando o raio de captao do microfone.

XY Technique
Tcnica de captao X,Y. Opo simples e econmica para gravao em estreo. Consiste no uso de dois microfones semelhantes (coincidentes) colocando as cpsulas uma sobre o outra de forma a abranger um raio de aproximado de 90 a 130 graus

Y-cable, Y-cord
Cabo Y, cabo que utiliza trs conectores, um para entrada e sada, conectado a uma entrada do tipo "insert", do qual saem dois cabos com um conector cada; um destes conectores ligado a uma sada e o outro a uma entrada. usado em mesas de som, enviando o sinal de um canal para processamento externo (compressores, efeitos, equalizadores) e retornando ento com o sinal aps processado.

Z
Z
A letra Z maiscula o smbolo da impedncia. Exemplos: Low-Z = Baixa impedncia e High-Z = Alta impedncia. Em geral, microfones so de baixa impedncia e linha (instrumentos/equipamentos) de alta impedncia.

Zeppelin
Modelo de "Wide Screen" prprio para microfones do tipo "Shotgun". Protetor de microfones destinado a reduzir os rudos causados pelo vento em gravaes externas de cinema e TV. Reduz rudos em at 25 dB.

Zerar
Colocar todos os potencimetros em zero (Flat). Tambm muito comum o uso da gria "Fletar". Pode ser aplicado mesas de som, equalizadores, etc.

Zumbido
Ronco grave ou rudo constante de baixa freqncia normalmente entre 50 ou 60 Hz ou suas harmnicas. Pode ser causado por mau contato de conectores, cabo de m qualidade, por falta de aterramento no sistema ou por interferncia na rede eltrica (como ligaes prximas a luzes non, florescentes e motores). Note que 60Hz a freqncia da corrente alternada (energia eltrica) disponibilizada pelas concessionrias brasileiras.

Zunido

Define rudos agudos, chiados e microfonia em algumas regies do Brasil.

Anda mungkin juga menyukai