Anda di halaman 1dari 4

1.

Definio
O fogo uma manifestao de combusto rpida com emisso de luz e calor. O fogo constitudo por trs entidades distintas, que compem o chamado "Tringulo do Fogo". So eles o combustvel (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxignio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, no pode haver fogo.

Fogo em Madeira

2. Fundamento Qumico
Chama-se de fogo ao resultado de um processo exotrmico de oxidao. Geralmente, um composto orgnico, como o papel, a madeira, plsticos, gs de hidrocarbonetos, gasolina e outros, suceptveis a oxidao, em contato com uma substncia comburente, como o oxignio do ar, por exemplo, ao atingirem a energia de ativao, tambm conhecida como temperatura de ignio entram em combusto. A energia para inflamar o combustvel pode ser fornecida atravs de uma faisca ou de uma chama. Iniciada a reao de oxidao, tambm denominada combusto ou queima, o calor desprendido pela reao mantem o processo em atividade. O fogo tem inco e ir durar se houver suprimento contnuo de um cobustvel, de calor e de um comburente (oxignio). O calor de ignio necessrio para se iniciar o fogo, na prtica dado por uma fonte de calor como uma fasca, um fsforo, um raio, etc. Na falta de pelo menos um dos componentes, didaticamente descritos notriangulo do fogo o fogo no se inicia, ou se estiver aceso, se apaga. Com efeito, pode-se extingiur o fogo retirando-se o calor, por resfriamento (jogando-se gua, que faz com que o fogo perca calor) ou removendo-se o oxignio (usando-se CO2 ou abafando-se o fogo) ou ainda retirando-se o combustvel (madeira, gasolina, gs, etc).

Tringuilo do Fogo

Os produtos da combusto (principalmente vapor de gua e gs carbnico ), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reao, emitem luz visvel. O resultado uma mistura de gases incandescentes emitindo energia. A isto denomina-se chama ou fogo. O fogo no portanto nem slido, liquido ou gasoso, energia.
A composio dos gases que se desprendem, assim como a sua temperatura e disponibilidade do comburente, determinam a cor da chama. No caso da

combusto de madeira ou papel a chama roxa, amarela ou alaranjada. Na queima de gases de hidrocarbonetos obtem-se uma chama azulada, e cores exticas so obtidas quado so queimadas substncias que contm elementos metlicos. A cor do fogo tambem usada para estimar a temperatura de autofornos industriais, uma vez que a temperatura do fogo tambem varia de acordo com a cor da chama. Deve-se considerar aqui que h ento varios fatores, entre eles o tipo de combustvel e a temperatura do fogo que fazem o fogo ter determinada cor.

Mais recentemente na histria do estudo do fogo foi aceito um novo componente necessrio para existir o fogo, a chamada reao em cadeia. Com a incluso da reao em cadeia surgiu um novo modelo para estudo do fogo, o qual se denominou o Tetraedro do Fogo.

Tetraedro do Fogo

3. Classes de Fogo Classe de Fogo uma classificao do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustvel onde ocorre. As classes de fogo so as seguintes: Classe A denomina-se Fogo Classe A quando ele ocorre em materiais de fcil combusto com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, e que deixam resduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.
Fogo Classe A

Classe B denomina-se Fogo Classe B quando o fogo ocorre em produtos inflamveis que queimem somente em sua superfcie, no deixando resduos, como leo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.
Fogo Classe B

Classe C denomina-se Fogo Classe C quando o fogo ocorre em equipamentos eltricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuio, fios, etc.
Fogo Classe C

Classe D denomina-se Fogo Classe D quando o fogo ocorre em elementos pirofricos como magnsio, zircnio, titnio, entre outros.
Fogo Classe D

4. Influncia Histrica O fogo tem fascinado a humanidade durante milhares de anos. Ao seu redor, e graas ao seu calor, tem vivido centenas de geraes. O fogo a maior conquista do homen pr-histrio. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a fora do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefcio. Entre muitos fatores. o fogo foi um dos maiores responsveis pelo grau de desenvolvimento que a humanidade atingiu, apesar de que , durante muitos perodos da histria, foi utilizado como fora destrutiva para a produo de armas.

5. Temperaturas importantes dos gases

Ponto de Fulgor: a temperatura (uma para cada combustvel), na qual um combustvel desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas no em quantidade suficiente para manter a combusto. Ponto de Combusto: a temperatura do combustvel acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor. Ponto de Ignio: a temperatura necessria para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustvel. Aps ter visto tudo isto, podemos concluir que se abaixarmos a temperatura de um combustvel, ou da regio onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignio, cessar a combusto. Este o segundo mtodo bsico de extino de incndios, e conhecido como resfriamento.

6. Classificao dos Combustveis


6.1 Quanto ao Estado Fsico

Slidos: carvo, Lquidos:

madeira, plvora, etc. gasolina, lcool, ter, leo, etc. Gasosos: metano, etano, etileno, etc.

6.2 Quanto a volatilidade

So aqueles que, temperatura ambiente, so capazes de se inflamar (lcool, ter, benzina, etc.) No Volteis: So aqueles que, para desprenderem vapores capazes de se inflamar, necessitam aquecimento acima da temperatura ambiente (leo combustvel, leo lubrificante, etc.)
Volteis:

Anda mungkin juga menyukai