Anda di halaman 1dari 6

No Brasil, o governo composto por trs poderes.

. A existncia de trs Poderes e a idia que haja um equilbrio entre eles, de modo que cada um dos trs exera um certo controle sobre os outros sem dvida uma caracterstica das democracias modernas. A noo da separao dos poderes foi intuda por Aristteles, ainda na Antigidade, mas foi aplicada pela primeira vez na Inglaterra, em 1653. Sua formulao definitiva, porm, foi estabelecida por Montesquieu, na obra "O Esprito das Leis", publicada em 1748, e cujo subttulo "Da relao que as leis devem ter com a constituio de cada governo, com os costumes, com o clima, com a religio, com o comrcio, etc."

A Constituio Federal do Brasil determina trs poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judicirio, os quais so independentes e funcionam em harmonia uns com os outros. O Poder Executivo tem a funo de executar as leis j existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo. Em um pas presidencialista como o Brasil, o poder executivo representado, a nvel nacional, pelo Presidente, mas h outros nveis de governo. Vamos entender as funes do presidente (nvel Federal), do governador (nvel Estadual) e do prefeito (nvel Municipal) de acordo com a lei brasileira. Presidente: Como Chefe de Estado, ele representa o povo e a nao do pas. Ao tomar posse no comando do Poder Executivo Federal, um dos trs poderes do Estado, o Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Embora, conceitualmente, o Poder Executivo faa executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, o Presidente da Repblica pode iniciar o processo legislativo. A Constituio permite que adote medidas provisrias em caso de relevncia e urgncia, proponha emendas Constituio, projetos de leis complementares e ordinrias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matrias j aprovadas pelo Legislativo.

Nomear ministros que o auxiliam na administrao do pas, sem consultar o Congresso para isso. Executar o oramento formulado, em conjunto, com o Congresso Nacional (composto por deputados federais e senadores). Cabe ao Presidente administrar e aplicar os recursos do pas de acordo com sua plataforma de governo (explicitada na carta programa durante as eleies) Chefe Supremo a comandar as Foras Armadas (Marinha, Exrcito e Aeronutica) Nomear o cargo de Presidente do Banco Central, alm dos rgos mximos do Poder Judicirio como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos demais Tribunais Superiores Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execuo Vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua considerao ao Congresso Nacional Manter relaes com pases estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos Decretar o estado de defesa, o estado de stio e a interveno federal, nos termos da Constituio

Elaborar um plano macro de governana, a ser articulado e executado principalmente pelos ministrios, cada um atuando dentro de sua rea

Governador: o chefe mximo do poder executivo de um Estado, como no caso do Brasil, onde somos uma Unio Federativa, isto , os Estados integrantes possuem determinada autonomia. Embora isso no se configure muito bem na prtica, j que o governo central (ou a Unio) centraliza em si a maioria dos recursos arrecadados com impostos a serem distribudos, minando a autonomia dos Estados. O dinheiro gerado dentro de um Estado e que pertence exclusivamente a ele, vem de impostos estaduais, como o ICMS ou IPVA. Ao governador cabe:

Nomear a equipe de secretrios que o auxiliar na administrao do Estado o principal porta-voz do Estado junto aos poderes federais (Presidente da Repblica, Ministros, Congresso etc.) Executar o oramento estadual formulado, em conjunto, com os deputados estaduais. Cabe ainda ao Governador administrar e aplicar os recursos do estado de acordo com sua plataforma de governo Propor e aprovar (sancionar) as leis votadas pela Assemblia Legislativa estadual

Prefeito: Por ser um agente poltico, conduzido ao cargo por eleio popular com o apoio de uma parcela considervel do eleitorado local, o Prefeito se torna o porta-voz natural dos interesses e das reivindicaes municipais perante a Cmara, as outras esferas de Governo e quaisquer foras que possam contribuir para o bem-estar da populao e o progresso do Municpio. Ao prefeito cabe:

Apresentar projetos de leis Cmara Municipal, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Cmara, quando necessrio, e representar o Municpio em todas as circunstncias Requisitar autoridade policial mais graduada no Municpio a fora necessria para fazer cumprir a lei e manter a ordem Prestar contas de sua administrao, na forma estabelecida na Lei Orgnica do Municpio, na Constituio e na legislao especfica

Segundo o art. 2 da constituio federal, so 3 poderes da republica federativa do brasil. O poder legislativo, o poder executivo e o poder judicirio. Mas nem sempre foi assim. Na primeira constituio brasileira, eram 4 poderes. Poder executivo, legislativo, judicirio e moderador (exercido pelo rei). Com o advento da Republica que ocorreu em 1889, acabou a monarquia, acabou, portanto o poder moderador. -Funo principal/funo tpica: -Funo atpica: medida provisria Arf.62 CF/88 Julga atravs dos processos administrativos Chefe do poder executivo: -municipios: prefeito -estados: governador -distrito federal: governador -unio: presidente da republica Duas funes: ser o chefe de estado (representa o pas externamente) Chefe de governo, responsvel pela administrao federal, dita as regas politicas, econmicas. Sistema majoritrio de eleio: ganha quem tiver o maior nmero de votos vlidos (presidente e governador) Municpios menores, com menos de 200 mil eleitores, basta que o primeiro colocado tenha maior nmero de votos. Municpios com mais de 200 mil eleitores, o prefeito ganha com maioria absoluta dos votos ou a eleio vai para segundo turno. Linha sucessria do Presidente da republica. Desde a sada temporria sada definitiva. Quem assume? Qual a ordem: Presidente, Vice, Presidente da cmara dos Deputados (casa do congresso nacional que representa o povo), Presidente do Senado, Presidente do STF. (todos esses cargos devem ser ocupados por brasileiros natos)

Introduo Segundo o art. 2 da constituio federal, so 3 poderes da republica federativa do brasil. O poder legislativo, o poder executivo e o poder judicirio. Mas nem sempre foi assim. Na primeira constituio brasileira, eram 4 poderes. Poder executivo, legislativo, judicirio e moderador (exercido pelo rei). Com o advento da Republica que ocorreu em 1889, acabou a monarquia, acabou, portanto o poder moderador. O Poder Executivo em sua funo tpica tem a funo de executar as leis j existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo. funo atpica que a possibilidade de instituir medidas provisrias para regular determinados assuntos (funo legislativa) ou de julgar processos administrativos de sua alada (Funo julgadora) . Em um pas presidencialista como o Brasil, o poder executivo representado pelo Presidente (nvel Federal) Governador (nvel Estadual) Prefeito (nvel Municipal) de acordo com a lei brasileira.

Presidente: Como Chefe de Estado, ele representa o povo e a nao do pas (encarregado da representao protocolar e diplomtica do Estado Brasileiro perante a comunidade internacional) Ao tomar posse no comando do Poder Executivo Federal (chefe de governo), Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Embora, conceitualmente, o Poder Executivo faa executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, o Presidente da Repblica pode iniciar o processo legislativo. A Constituio permite que adote medidas provisrias em caso de relevncia e urgncia, proponha emendas Constituio, projetos de leis complementares e ordinrias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matrias j aprovadas pelo Legislativo.

Nomear ministros que o auxiliam na administrao do pas, sem consultar o Congresso para isso. Executar o oramento formulado, em conjunto, com o Congresso Nacional (composto por deputados federais e senadores). Cabe ao Presidente administrar e aplicar os recursos do pas de acordo com sua plataforma de governo (explicitada na carta programa durante as eleies)

Chefe Supremo a comandar as Foras Armadas (Marinha, Exrcito e Aeronutica) Nomear o cargo de Presidente do Banco Central, alm dos rgos mximos do Poder Judicirio como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos demais Tribunais Superiores Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execuo Vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua considerao ao Congresso Nacional Manter relaes com pases estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos Decretar o estado de defesa, o estado de stio e a interveno federal, nos termos da Constituio

Impedimento e Vacncia
De acordo com o art.79 da CF/88 o Vice-Presidente substituir em caso de impedimento ,e suceder, no caso de vacncia do Presidente da Repblica. Importante destacar os verbos substituir e suceder Substituir no dispositivo constitucional, traz consigo a ideia de temporariedade (como nos casos de doena ou frias) Suceder Traz a ideia de definitividade para ocupar ou assumir o cargo (como nos casos de cassao, renuncia ou morte) No s o Vice, entretanto que pode vir a substituir o Presidente da Repblica, mas tambm os Presidentes da Cmara dos deputados, Do Senado federal Do Supremo Tribunal Federa (STF) respectivamente nessa ordem, sero chamados a faz-lo quando necessrio.

Governador: o chefe mximo do poder executivo de um Estado, como no caso do Brasil, onde somos uma Unio Federativa, isto , os Estados integrantes possuem determinada autonomia. Embora isso no se configure muito bem na prtica, j que o governo central (ou a Unio) centraliza em si a maioria dos recursos arrecadados com impostos a serem distribudos, minando a autonomia dos Estados. O dinheiro gerado dentro de um Estado e que pertence exclusivamente a ele, vem de impostos estaduais, como o ICMS ou IPVA. Ao governador cabe:

Nomear a equipe de secretrios que o auxiliar na administrao do Estado o principal porta-voz do Estado junto aos poderes federais (Presidente da Repblica, Ministros, Congresso etc.) Executar o oramento estadual formulado, em conjunto, com os deputados estaduais. Cabe ainda ao Governador administrar e aplicar os recursos do estado de acordo com sua plataforma de governo Propor e aprovar (sancionar) as leis votadas pela Assemblia Legislativa estadual

Prefeito: Por ser um agente poltico, conduzido ao cargo por eleio popular com o apoio de uma parcela considervel do eleitorado local, o Prefeito se torna o porta-voz natural dos interesses e das reivindicaes municipais perante a Cmara, as outras esferas de Governo e quaisquer foras que possam contribuir para o bem-estar da populao e o progresso do Municpio. Ao prefeito cabe:

Apresentar projetos de leis Cmara Municipal, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Cmara, quando necessrio, e representar o Municpio em todas as circunstncias Requisitar autoridade policial mais graduada no Municpio a fora necessria para fazer cumprir a lei e manter a ordem Prestar contas de sua administrao, na forma estabelecida na Lei Orgnica do Municpio, na Constituio e na legislao especfica

Eleies
Sistema majoritrio de eleio: ganha quem tiver a maioria absoluta de votos vlidos (presidente e governador) Municpios menores, com menos de 200 mil eleitores, basta que o primeiro colocado tenha maior nmero de votos. Municpios com mais de 200 mil eleitores, o prefeito ganha com maioria absoluta dos votos ou a eleio vai para segundo turno.

Anda mungkin juga menyukai