Anda di halaman 1dari 28

LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA.

Subsdio para Lio Bblica - 2 Trimestre/2012


Marcadores: ASSEMBLEIA DE DEUS, IGREJA, MINISTRIO E LIDERANA CRIST, VIDA CRIST

A Fundao da Igreja em Laodiceia


Laodiceia recebeu este nome em 250 a.C, aps ser conquistada pelo governador srio, Antoco II, em homenagem a sua esposa Laodice. Em 133 a.C. os romanos fizeram da cidade um centro judicial e administrativo, investindo tambm em sua infra-estrutura, cooperando dessa forma para que se transformasse num rico centro comercial. Suas atividades econmicas envolviam a industria de l negra, o manufaturamento de vestimentas comuns e caras, e a inveno e produo de um colrio eficaz para os olhos. 1 [1] Essas atividades, e a riqueza material delas advindas ser utilizada por Jesus como metfora para descrever a real condio espiritual da igreja em Laodiceia. Uma caracterstica bem peculiar da cidade, que ser tambm citada metaforicamente por Jesus, era a qualidade de sua gua. A cidade era abastecida pela gua que vinha de Helipolis, que ficava a uma distncia de aproximadamente dez kilmetros, que chegava em Laodiceia morna e saturada com carbonato de clcio, onde bebida naquelas condies induzia ao vmito.2[2] O templo para o culto ao imperador ocupava um lugar central na cidade.3[3] Assim como no caso de feso, Esmirna, Prgamo, Tiatira, Sardes e Filadlfia, o Evangelho pode ter chegado em Laodiceia atravs da obra missionria de Paulo (At 19.10), mas no devemos descartar a hiptese de que testemunhas e convertidos no dia de 1[1] KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. So Paulo: Cultura Crist, 2004, p. 223.
2 3

Pentecostes poderiam ter sido os primeiros a levar o Evangelho para aquela regio (At 2.5-11).

A Condio da Igreja em Laodiceia Conheo as tuas obras, que nem s frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque s morno e nem s quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; (Ap 3.15-16)
A condio espiritual da igreja em Laodiceia se assemelhava com a mornido da gua da cidade. Laodiceia vivia um modelo de cristianismo to aptico, que as suas obras no eram sequer dignas de serem mencionadas. Pregao, ensino, evangelizao, discipulado e outras realizaes parecem no fazer parte da agenda da igreja em Laodiceia. nesse ponto que encontramos na carta o primeiro sinal da manifestao da graa de Jesus operando em favor dos crentes laodicenses. Ele declara: estou a ponto de vomitar-te da minha boca. O tempo verbal no grego implica uma ao ainda no executada, ou seja, apesar da condio da igreja, a graa de Jesus estava dando aos crentes em Laodiceia tempo para se arrependerem aps a leitura da carta. 4[4] Muitas igrejas locais ao longo da histria j foram vomitadas pelo Senhor, por desprezarem ou abusarem da graa, que sempre precede o juzo de Deus.

[...] pois dizes: Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu s infeliz, sim, miservel, pobre, cego e nu. (Ap 3.17)
Os comentaristas esto divididos se a declarao de Jesus aqui diz respeito a um sentimento de auto-suficincia espiritual ou material da igreja em Laodiceia. Na realidade, os dois tipos de sentimento so perniciosos. Nossa Assembleia de Deus, assim como qualquer outra denominao evanglica, precisa estar alerta para esse tipo de postura. Nenhuma igreja pode se vangloriar do poder do Esprito e dos dons que nela opera, do capital teolgico e cultural que possui, de sua riqueza musical, nem de qualquer outra riqueza espiritual. O que temos e somos, temos e somos pela graa de Jesus. E o que falar das coisas materiais? Mas uma vez temos aqui um alerta contra os perigos das ideias fomentadas pela Teologia da Prosperidade e da Vitria Financeira. Ser rico no pecado (nem ser pobre tambm), mas implica em muitos perigos:

Ora, os que querem ficar ricos caem em tentao, e cilada, e em muitas concupiscncias insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na runa e perdio. Porque o amor do dinheiro raiz de todos os males; e alguns, nessa cobia, se desviaram da f e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. [...] Exorta aos ricos do presente sculo que no sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperana na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo
4

nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, slido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. (1 Tm 6.9, 10, 17-19)
A prosperidade espiritual, ministerial, financeira e material, quando graciosamente, e no barganhosamente adquirida, no deve alimentar nossas loucas concupiscncias, nem fortalecer nenhum sentimento de orgulho e auto-suficincia. A igreja em Laodiceia no apenas vivenciava, mas tambm verbalizava a sua aparentemente rica, mas na realidade infeliz, pobre e miservel condio. A igreja em Laodiceia foi vitimada tambm pelo auto-engano, tendo uma viso equivocada de si mesma. A igreja em Laodiceia estava cega ao ponto de no perceber a sua nudez espiritual. Uma coisa aquilo que pensamos de ns mesmos, e outra o que Deus pensa e diz sobre ns. Precisamos nos ver como Deus nos v. Precisamos nos perceber como Deus nos percebe. Foi percebendo tal necessidade, e se achando incapaz de ter uma viso real de sua prpria condio, que o salmista orou ao Senhor:

Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao, prova-me e conhece os meus pensamentos; v se h em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Sm 139.23-24)
Oremos ao Senhor, para que Ele comunique nossa conscincia o nosso real estado espiritual, para que assim possamos ser poupados do vmito divino.

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que no seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colrio para ungires os olhos, a fim de que vejas. (Ap 3.18)
Mas uma vez temos aqui a graa de Jesus agindo em favor da igreja. O texto se equipara ao que encontramos em Isaas 55.1:5[5]

Ah! Todos vs, os que tendes sede, vinde s guas; e vs, os que no tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preo, vinho e leite.
Como podemos comprar alguma coisa do Senhor? Somente atravs da graa possvel obter dele ouro refinado, vestiduras brancas e colrio. A fala de Jesus assume o tom de um amvel conselho.

Eu repreendo e disciplino a quantos amo. S, pois, zeloso e arrepende-te. (Ap 3.19)

O amor de Jesus no implica numa tolerncia conivente. Quando se faz necessrio ele nos disciplina, e faz isso ainda em amor (Hb 12.5-11). Os crentes em Laodiceia tinham abandonado o zelo pelas coisas do Senhor. O termo grego zelos em sentido figurado positivo (Jo 2.17; Rm 10.2; 1 Co 14.1; 2 Co 7.7,11; 11.2; Cl 4.13) implica em ardor, cuidado, fervor, caractersticas que deveriam ser buscadas pela igreja. A necessidade de arrependimento aqui tambm declarada. O arrependimento que possibilita novamente o perdo e aceitao de Deus mais do que simples verbalizao de frases prontas e impressionistas. O termo grego para arrependimento metanoeo, que implica em mudana de pensamento ou mentalidade que resulta em mudana de sentimentos e atitudes. uma mudana plena de uma condio que desagrada a Deus, para uma outra condio que o alegra. Arrependimento tristeza diante do pecado, e no simples remorso (2 Co 7.10).

Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Ap 3.20)
Que imagem forte. O Senhor da igreja, que pela altivez e orgulho dos crentes fora dela excludo, graciosamente e pacientemente bate sua porta buscando oportunidade de cear, comungar e celebrar. Em congregaes, lares e vidas, o quadro se repete na atualidade. Que o alerta e a promessa de Jesus aos crentes laodicenses possa reverberar e encontrar guarida em vidas auto-suficientes, apticas, indolentes e mornas:

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como tambm eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. (Ap 3.2122).
http://www.altairgermano.net/2012/04/laodiceia-uma-igreja-morna-subsidio.html

Laodiceia, uma igreja morna. Subsdio para Lio Bblica 2 Trimestre/2012


Escrito por Pr. Altair Germano

Tamanho do texto

A Fundao da Igreja em Laodiceia Laodiceia recebeu este nome em 250 a.C, aps ser conquistada pelo governador srio, Antoco II, em homenagem a sua esposa Laodice. Em 133 a.C. os romanos fizeram da cidade um centro judicial e administrativo, investindo tambm em sua infra-estrutura, cooperando dessa forma para que se transformasse num rico centro comercial. Suas atividades econmicas envolviam a industria de l negra, o manufaturamento de vestimentas comuns e caras, e a inveno e produo de um colrio eficaz para os olhos. [1][1] Essas atividades, e a riqueza material delas advindas ser utilizada por Jesus como metfora para descrever a real condio espiritual da igreja em Laodiceia. Uma caracterstica bem peculiar da cidade, que ser tambm citada metaforicamente por Jesus, era a qualidade de sua gua. A cidade era abastecida pela gua que vinha de Helipolis, que ficava a uma distncia de aproximadamente dez kilmetros, que chegava em Laodiceia morna e saturada com carbonato de clcio, onde bebida naquelas condies induzia ao vmito.[2][2] O templo para o culto ao imperador ocupava um lugar central na cidade.[3][3] Assim como no caso de feso, Esmirna, Prgamo, Tiatira, Sardes e Filadlfia, o Evangelho pode ter chegado em Laodiceia atravs da obra missionria de Paulo (At 19.10), mas no devemos descartar a hiptese de que testemunhas e convertidos no dia de Pentecostes poderiam ter sido os primeiros a levar o Evangelho para aquela regio (At 2.5-11). A Condio da Igreja em Laodiceia Conheo as tuas obras, que nem s frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque s morno e nem s quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; (Ap 3.15-16) A condio espiritual da igreja em Laodiceia se assemelhava com a mornido da gua da cidade. Laodiceia vivia um modelo de cristianismo to aptico, que as suas obras no

eram sequer dignas de serem mencionadas. Pregao, ensino, evangelizao, discipulado e outras realizaes parecem no fazer parte da agenda da igreja em Laodiceia. nesse ponto que encontramos na carta o primeiro sinal da manifestao da graa de Jesus operando em favor dos crentes laodicenses. Ele declara: estou a ponto de vomitar-te da minha boca. O tempo verbal no grego implica uma ao ainda no executada, ou seja, apesar da condio da igreja, a graa de Jesus estava dando aos crentes em Laodiceia tempo para se arrependerem aps a leitura da carta.[4][4] Muitas igrejas locais ao longo da histria j foram vomitadas pelo Senhor, por desprezarem ou abusarem da graa, que sempre precede o juzo de Deus. [...] pois dizes: Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu s infeliz, sim, miservel, pobre, cego e nu. (Ap 3.17) Os comentaristas esto divididos se a declarao de Jesus aqui diz respeito a um sentimento de auto-suficincia espiritual ou material da igreja em Laodiceia. Na realidade, os dois tipos de sentimento so perniciosos. Nossa Assembleia de Deus, assim como qualquer outra denominao evanglica, precisa estar alerta para esse tipo de postura. Nenhuma igreja pode se vangloriar do poder do Esprito e dos dons que nela opera, do capital teolgico e cultural que possui, de sua riqueza musical, nem de qualquer outra riqueza espiritual. O que temos e somos, temos e somos pela graa de Jesus. E o que falar das coisas materiais? Mas uma vez temos aqui um alerta contra os perigos das ideias fomentadas pela Teologia da Prosperidade e da Vitria Financeira. Ser rico no pecado (nem ser pobre tambm), mas implica em muitos perigos: Ora, os que querem ficar ricos caem em tentao, e cilada, e em muitas concupiscncias insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na runa e perdio. Porque o amor do dinheiro raiz de todos os males; e alguns, nessa cobia, se desviaram da f e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. [...] Exorta aos ricos do presente sculo que no sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperana na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, slido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. (1 Tm 6.9, 10, 17-19) A prosperidade espiritual, ministerial, financeira e material, quando graciosamente, e no barganhosamente adquirida, no deve alimentar nossas loucas concupiscncias, nem fortalecer nenhum sentimento de orgulho e auto-suficincia. A igreja em Laodiceia no apenas vivenciava, mas tambm verbalizava a sua aparentemente rica, mas na realidade infeliz, pobre e miservel condio. A igreja em Laodiceia foi vitimada tambm pelo auto-engano, tendo uma viso equivocada de si mesma. A igreja em Laodiceia estava cega ao ponto de no perceber a sua nudez espiritual. Uma coisa aquilo que pensamos de ns mesmos, e outra o que Deus pensa e diz sobre ns. Precisamos nos ver como Deus nos v. Precisamos nos perceber como Deus nos percebe. Foi percebendo tal necessidade, e se achando incapaz de ter uma viso real de sua prpria condio, que o salmista orou ao Senhor:

Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao, prova-me e conhece os meus pensamentos; v se h em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Sm 139.23-24) Oremos ao Senhor, para que Ele comunique nossa conscincia o nosso real estado espiritual, para que assim possamos ser poupados do vmito divino. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que no seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colrio para ungires os olhos, a fim de que vejas. (Ap 3.18) Mas uma vez temos aqui a graa de Jesus agindo em favor da igreja. O texto se equipara ao que encontramos em Isaas 55.1:[5][5] Ah! Todos vs, os que tendes sede, vinde s guas; e vs, os que no tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preo, vinho e leite. Como podemos comprar alguma coisa do Senhor? Somente atravs da graa possvel obter dele ouro refinado, vestiduras brancas e colrio. A fala de Jesus assume o tom de um amvel conselho. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. S, pois, zeloso e arrepende-te. (Ap 3.19) O amor de Jesus no implica numa tolerncia conivente. Quando se faz necessrio ele nos disciplina, e faz isso ainda em amor (Hb 12.5-11). Os crentes em Laodiceia tinham abandonado o zelo pelas coisas do Senhor. O termo grego zelos em sentido figurado positivo (Jo 2.17; Rm 10.2; 1 Co 14.1; 2 Co 7.7,11; 11.2; Cl 4.13) implica em ardor, cuidado, fervor, caractersticas que deveriam ser buscadas pela igreja. A necessidade de arrependimento aqui tambm declarada. O arrependimento que possibilita novamente o perdo e aceitao de Deus mais do que simples verbalizao de frases prontas e impressionistas. O termo grego para arrependimento metanoeo, que implica em mudana de pensamento ou mentalidade que resulta em mudana de sentimentos e atitudes. uma mudana plena de uma condio que desagrada a Deus, para uma outra condio de o alegra. Arrependimento tristeza diante do pecado, e no simples remorso (2 Co 7.10). Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Ap 3.20) Que imagem forte. O Senhor da igreja, que pela altivez e orgulho dos crentes fora dela excludo, graciosamente e pacientemente bate sua porta buscando oportunidade de cear, comungar e celebrar. Em congregaes, lares e vidas, o quadro se repete na atualidade. Que o alerta e a promessa de Jesus aos crentes laodicenses possa reverberar e encontrar guarida em vidas auto-suficientes, apticas, indolentes e mornas: Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como tambm eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. (Ap 3.21-22).

[1][1]KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. So Paulo: Cultura Crist, 2004, p. 223. [2][2]Ibid., 224. [3][3]Ibid. [4][4]Ibid., 227. [5][5]Ibid., p. 230.

Fonte: http://www.altairgermano.net/2012/04/laodiceia-uma-igreja-mornasubsidio.htmlAcesso em 20 maio 2012. http://www.portalebd.org.br/principal/estudos-biblicos/item/1362-laodiceia-uma-igrejamorna-subs%C3%ADdio-para-li%C3%A7%C3%A3o-b%C3%ADblica-2%C2%BAtrimestre/2012

Lio 09 - Laodiceia, Uma Igreja Morna (10) - Ev Caramuru Afonso Francisco


A carta igreja de Laodiceia mostra-nos o perfil dos que no sero arrebatados pelo Senhor. INTRODUO - Na carta igreja de Laodiceia, vemos o perfil daqueles que, embora sedizentes cristos, no sero arrebatados pelo Senhor. - O Senhor no Se agrada daqueles que so autossuficientes e, embora se digam cristos, j deixaram Cristo do lado de fora de suas vidas. I O CENRIO DA CARTA IGREJA DE LAODICEIA - Concluindo o estudo das sete cartas que o Senhor Jesus mandou enviar s igrejas da provncia romana da sia e, com ele, o segundo bloco de nosso trimestre, que constitui a parte substancial do estudo proposto pela CPAD para este trimestre no livro do Apocalipse, estudaremos a stima e ltima carta, a carta encaminhada ao anjo da igreja e, por conseguinte, igreja de Laodiceia. - Laodiceia, palavra que significa que pertence a Laodice, em referncia mulher do rei da Sria, Antoco II, que a refundou entre 261 e 253 a.C. Era situada aproximadamente 160 km a leste de feso, 17 km a oeste de Colossos e 10 km ao sul de Hierpolis, situada no longo espigo entre os vales estreitos dos pequenos rios Asopus e Caprus, que desguam no rio Lico (Laodicea on the Lycus. In WIKIPDIA. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/Laodicea_on_the_LycusAcesso em 17 abr. 2012) (traduo nossa de texto original em ingls). Como Antoco II fundou vrias cidades com o nome de sua mulher, ela passou a ser conhecida como Laodiceia do Lico, j que ficava

prxima a este importante rio da Frigia (hoje Turquia). Anteriormente, Laodiceia chamava-se Diospolis, isto , cidade de Zeus e, posteriormente, Rhodas. Atualmente faz parte da regio ocupada pela moderna cidade turca de Eskihisar. - A palavra Laodice, nome da mulher de Antoco II, por sua vez, palavra que vem da composio de suas outras palavras gregas, a saber, laos, que significa povo no sentido de pessoas comuns, o que hoje costumamos chamar de povo e edice, cujo significado costumes, opinies. Temos, pois, que Laodice significa costumes ou opinies populares, costumes ou opinies do povo. - A cidade foi destruda por um violento terremoto em 62 d.C. Foi reconstruda por seu prprio povo, que se orgulhava de hav-la reconstrudo sem auxlio do Estado. As riquezas da cidade eram provenientes da excelncia de suas ls (OLIVEIRA, Jos Serafim de. Desvendando o Apocalipse: o livro da revelao, p.27). Nesta reconstruo, construiu-se um aqueduto, trazendo gua tanto de Colossos quanto de Hierpolis, cidades prximas. A cidade de Colossos, que ficava a menos de quinze quilmetros de Laodiceia, era conhecida pelas suas guas frias e refrescantes. A cidade de Hierpolis ao norte era famosa por suas benficas fontes de gua quente. Laodiceia tinha um aqueduto de nove quilmetros de extenso que trazia para a cidade tanto a gua fria como a quente e, no momento em que as guas chegavam cidade elas estavam mornas. (KUHATSHEK, Jack. Trad. de Douglas M. Ferreira. Os sete pecados mortais dos estudos bblicos e como voc pode evit-los.Disponvel em: http://www.moiseslira.xpg.com.br/ossetepecados.htmAcesso em 17 abr. 2012). - Laodiceia tambm era conhecida por seu gosto requintado nas artes e na cincia, tendo sido bero de grandes filsofos como os cticos Antoco e Theoidas, discpulos de Enesidemo. Tinha tambm uma conhecida escola de medicina. - O evangelho chegou a Laodiceia por intermdio de discpulos formados pelo apstolo Paulo em feso, mui especialmente Epafras (Cl.4:12,13), sendo que, pelo que se depreende do que o apstolo escreveu em sua epstola aos colossenses, jamais ali esteve, como tambm nunca esteve em Colossos, embora tenha se esforado para doutrinar aqueles crentes, tanto que, assim como fez com os colossenses, tambm escreveu uma carta aos laodicenses, carta que no chegou at ns (Cl.4:16), embora haja um escrito apcrifo que seria tal carta e que, inclusive, chegou a ser traduzida por Jernimo para o latim. - Nada se sabe sobre a identidade do anjo da igreja em Laodiceia, mas, lamentavelmente, era ele o que se encontrava em pior estado espiritual de todos os sete pastores a quem o Senhor Jesus destinou as cartas ditadas a Joo na ilha de Patmos, pois, nesta carta, no h qualquer elogio da parte de Cristo, somente reprovao. - Jesus Se identifica para o anjo da igreja e, por extenso, igreja de Laodiceia da seguinte maneira: Isto diz o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus (Ap.3:14). - Notamos, de pronto, que a identificao do Senhor Jesus inicia-se com a expresso Amm, com a qual o Senhor Jesus encerrou a fala de nimo ao apstolo Joo quando este, ante o esplendor da glria revelada de Cristo, cara prostrado aos ps do Senhor (Ap.1:17,18). Vemos, logo de incio, que o Senhor Jesus est a finalizar o Seu ditado, est a indicar que se est diante da ltima carta, do ltimo aspecto que v em Sua Igreja, no limite mesmo do que se observa entre os que se dizem cristos, na extrema periferia da Cristandade. - A palavra Amm veio sem traduo do hebraico para o grego e do grego para o portugus. Seu significado original traz a ideia de cuidar ou de edificar. O sentido derivado, que chegou at ns, traz a ideia de alguma coisa que afirmada ou confirmada positivamente; este o seu sentido original. O termo aplicado aqui pessoa de Cristo,

por ser Ele o sim de Deus em todas as promessas (cf. II Co.1:19,20) (SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse versculo por versculo. 3.ed., p.59). - Isto diz o Amm significa que Ele o verdadeiro (na verso do padre Antonio Pereira de Figueiredo diz: Isto diz aquele que a mesma Verdade, onde a palavra Verdade aparece em lugar de Amm). Querendo aceitar Sua mensagem ou no, aquela igreja precisava ouvir a verdade, e ouviu. (SILVA,. Osmar Jos da. Reflexes filosficas de eternidade a eternidade, v.7, p.52) (destaques originais). - Ao Se identificar como o Amm, o Senhor Jesus est a rememorar aquele pastor e, por conseguinte, aquela igreja de que Ele era fiel e que Sua Palavra se cumpriria, ainda que os homens no a cumprissem. Como costuma dizer o pastor Severino Pedro da Silva (Assembleias de Deus Ministrio do Belm So Paulo/SP), embora nem todos os homens cumpram a Palavra de Deus, a Palavra de Deus se cumpre na vida de todos os homens. Era um alerta para aquela igreja de estado espiritual to lamentvel, e para ns tambm: Passar o cu e a terra, mas as Minhas palavras no ho de passar (Lc.21:33). - Nos dias difceis em que estamos a viver, muitos tm se iludido com os enganos deste mundo e tm achado que o que o Senhor Jesus deixou registrado na Sua Palavra so apenas mitos, lendas, smbolos, uma literatura ultrapassada para os nossos dias. No sejamos daqueles que esto a escarnecer da Bblia Sagrada, mas nos lembremos que o Senhor vela pela Sua Palavra para a cumprir (Jr.1:12). Ele o Amm, queridos irmos, e, por isso, jamais deixemos de crer nas Escrituras. A igreja de Laodiceia j no cria mais na Palavra de Deus e, por isso, se encontrava num estado espiritual extremamente lamentvel. Ser que no estamos do mesmo jeito? - O Senhor Jesus tambm Se identifica como sendo a testemunha fiel e verdadeira. Esta expresso lembra-nos uma bem similar, com a qual o Senhor Jesus identificado por Joo na abertura do prembulo das sete cartas e do prprio livro do Apocalipse, em Ap.1:5, quando o Senhor apresentado como a fiel testemunha. Aqui, temos uma reforo a esta ideia, sendo Ele visto como a testemunha fiel e verdadeira. - o Senhor, pela Sua oniscincia, estava testemunhando pessoalmente o estado espiritual daquela gente. Fiel, porque ainda os crentes de Laodiceia sejam infiis, Ele, todavia, continuar sendo fiel e, em hiptese alguma, ousaria bajular os indiferentes espirituais, mas, na Sua fidelidade, estar dizendo aquilo que precisam ouvir, mesmo que no lhes seja agradvel, pois no pode negar a Si mesmo. (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., p.52). - Ao Se identificar como testemunha fiel e verdadeira, o Senhor Jesus tambm lembra aos laodicenses que todo discpulo Seu tem de ser testemunha (At.1:8) e, para tanto, faz-se mister que seja um fiel cumpridor da Bblia Sagrada, pois ela que testifica de Cristo (Jo.5:39). O verdadeiro cristo no um ouvinte esquecido das Escrituras, mas um cumpridor do que nela est; no algum que se contenta com falsos discursos, mas algum que vive da forma determinada por Deus na Sua revelao ao homem, que o que se encontra no Divino Livro (Tg.1:22-25). - Somente se pode ser testemunha fiel e verdadeira de Jesus se honrarmos o compromisso assumido com o Senhor, quando de nosso batismo nas guas, de Lhe ser fiel at a morte, obedecendo-Lhe em tudo, como tambm de seguirmos tudo quanto se encontra na Sua Palavra, que a Verdade (Jo.17:17). Temos sido assim, amados irmos? - Mas, por fim, o Senhor Jesus Se identifica como sendo o princpio da criao de Deus, expresso que nos remete ao que o apstolo Paulo havia escrito aos colossenses, carta que, por sinal, foi lida tambm aos crentes de Laodiceia (Cl.4:16), quando afirmou que o Senhor Jesus imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; porque nEle foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades, tudo foi

criado por Ele e para Ele. E Ele antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele. E Ele a cabea do corpo, da igreja: o princpio e o primognito dentre os mortos, para que, em tudo, tenha a preeminncia (Cl.1:15-18). - O Senhor Jesus como que relembra queles crentes de Laodiceia este ensino do apstolo, fazendo-os rememorar que o Senhor a razo de ser de nossa existncia, que, sem Ele, no h como pensarmos em ter vida espiritual, que, sem Cristo, nada importa, nada tem significado, algo que, como haveremos de verificar, os crentes laodicenses haviam se esquecido para sua prpria desgraa. II O EXAME DOS DEFEITOS DA IGREJA DE LAODICEIA PELO SENHOR JESUS - Como j tivemos ocasio de anotar, inclusive nesta lio, a igreja de Laodiceia a nica igreja em que o Senhor Jesus no aponta qualquer qualidade, no faz qualquer elogio. Das sete mensagens, a mais triste. Enquanto as igrejas de Esmirna e Filadlfia no tm coisa alguma de censura, Laodiceia no tem nada de aprovao. (OLIVEIRA, Jos Serafim de.op.cit., p.27). Encontramo-nos aqui no outro extremo do quadro apresentado pelo Senhor para a totalidade da Igreja: o extremo da apostasia, o extremo do desvio espiritual. - No havendo o que elogiar quele pastor e, por extenso, quela igreja, o Senhor Jesus, aps repetir a frase que sempre antecede ao Seu exame imparcial em todas as igrejas, a saber, Eu sei as tuas obras, vai direto ao ponto: a mornido espiritual ali existente: nem s frio nem quente: oxal foras frio ou quente! Assim, porque s morno, e no s frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca (Ap.3:15,16). - Conheo as tuas obras, que no s frio nem quente. Se a mensagem do Senhor tivesse se reduzido apenas a estas palavras, teramos a impresso de ser um elogio. Nem frio, nem quente. No incomoda ningum, est tudo bem. Conforma-se com qualquer situao. Deus nos guarde do conformismo com as coisas que desagradam ao Senhor, muitas vezes, ou via de regra, por convenincia prpria. A este comportamento, o Senhor chama de morno. () precisamos fugir da mornido, do indiferentismo. (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.27). - Est em foco o indiferentismo. Quer ser salvo, mas no quer viver como salvo. Quer ser cristo, mas no quer levar a cruz. Quer ir para o cu, mas no admite andar pelo caminho do Evangelho. Gosta de ouvir o Evangelho, desde que no lhe fira a conscincia. Prefere sermes requintados de palavras boas, menos doutrina. Diz que tem o Esprito Santo, mas no permite algum glorificar a Deus. Abandona a idolatria, mas idolatra seus prprios bens. Rejeita o culto ao imperador, mas traz para dentro dos cultos os mesmos cerimoniais. No aceita as msicas mundanas, mas traz a msica mundana para dentro da igreja. Rejeita a doutrina dos nicolatas, mas permite seus crentes viverem em fornicao e adultrio etc.. (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., p.53). - Em toda a extenso da Bblia, a palavra morno usada somente aqui. Trs temperaturas so mencionadas neste versculo: Frio, Quente e Morno. Mas a intermediria foi considerada por Jesus Cristo a pior de todas elas, pois expressa apatia espiritual (SILVA, Severino Pedro da. op.cit., p.60). - Jesus refere-Se mornido, nesta passagem exclusiva das Escrituras, pois sabe que est a falar com um grupo de crentes que bem entendia o significado de ser morno. Como j vimos, Laodiceia, aps ser vitimada por um terremoto, construiu um aqueduto para lhe trazer gua das duas cidades mais prximas, Colossos e Hierpolis. No entanto, as guas de Colossos eram frias, enquanto as de Hierpolis, quentes. O resultado que as

referidas guas, ao se misturarem em Laodiceia, tornaram-se mornas e imprprias para o consumo. - A mornido aqui, portanto, revela o desagrado do Senhor Jesus com a mistura que se verificava naquela igreja, a comear de seu pastor. Se os pastores de Tiatira e de Prgamo foram repreendidos porque deixavam que o mundo se infiltrasse nos rebanhos do Senhor sob os seus cuidados, embora, pessoalmente, fossem homens santos e fiis a Deus, aqui o quadro ainda pior: o prprio pastor havia se misturado com o mundo, ele prprio tinha uma vida sem santidade e de comunho com o pecado. - A mistura com o mundo aqui reprovada pelo Senhor Jesus. Muitos, equivocadamente, acham que melhor ser frio espiritual do que ser morno. No isto que o Senhor Jesus est a dizer aqui! Frio, no contexto, no diferente de quente. O frio refere-se s guas de Colossos, que eram naturalmente frias; o quente, s guas de Hierpolis, que eram naturalmente quentes. - O frio e o quente indicam aqui o que natural, o que genuno, o que autntico. Jesus quer que sejamos verdadeiros, autnticos, sinceros, que mantenhamos a natureza que recebemos quando O recebemos como Senhor e Salvador, quando nascemos de novo (Jo.3:3). Assim como Ele, temos de ser testemunhas fiis e verdadeiras. - No entanto, o pastor de Laodiceia e, por extenso, aquela igreja haviam se descuidado espiritualmente e estavam, agora, misturados com o mundo, com o pecado. Embora tivessem nascido de novo, no tinham prosseguido como novas criaturas e passaram a ter uma mentalidade mundana, passaram a se envolver com as coisas desta vida, passaram a ter comunho com o pecado e, por causa disto, estavam mornos, i.e., misturados, no tinham mais a autenticidade e a sinceridade de uma vida santa e baseada na Palavra de Deus. - Haviam se envolvido com o pecado e com os valores mundanos e, por amarem o mundo, o amor do Pai no mais neles estava (I Jo.2:15). Havendo sido iluminados uma vez pela luz do evangelho da glria de Cristo (II Co.4:4), tendo provado o dom celestial e sido feitos participantes do Esprito Santo, tendo provado a boa Palavra de Deus e as virtudes do sculo futuro, tinham recado (Hb.6:4,5), amando o presente sculo, a exemplo de Demas (II Tm.4:10). - A mornido espiritual, portanto, no um estado de esfriamento da f ou do amor to somente, no se confunde com o abandono do primeiro amor verificado na igreja de feso, mas algo mais tenebroso e grave, visto que o envolvimento com o mundo, a perda da pureza, a perda da santidade, a perda da separao do pecado. o mundanismo que, apenas tolerado nos casos de Prgamo e Tiatira, agora passa a ser a prpria conduta, a prpria maneira de viver da igreja. - Se em Prgamo, o ensino do mundanismo era permitido pelo pastor; se em Tiatira, o ensino do mundanismo era tolerado e j dominava boa parte da igreja; se em Sardes, a morte espiritual do lder estava a se alastrar pelo povo, em Laodiceia, o mundanismo era o cotidiano, o dia-a-dia do lder e da igreja. Que tristeza! - Em nossos dias, esta a principal marca da esmagadora maioria dos que cristos se dizem ser. A apostasia, ou seja, o desvio espiritual, a contaminao com o pecado e com o mundo, a mistura com o mundanismo a caracterstica principal dos derradeiros dias da Igreja sobre a face da Terra. - O apstolo Paulo foi bem incisivo ao mostrar aos crentes de Tessalnica que a vinda do Senhor no precederia a apostasia generalizada (II Ts.2:1-3), cujo pice se dar com o surgimento do Anticristo, que centralizar na sua abominvel pessoa todo o desvio espiritual, toda rebelio contra Deus. - A consequncia da mornido espiritual terrvel. O Senhor Jesus diz que vomitar da Sua boca aquele pastor e, por extenso, aquela igreja. Certamente, esta imagem era bem

conhecida pelos laodicenses que, com o episdio das guas mornas de seu aqueduto, devem ter presenciado centenas e centenas de concidados vomitando por causa da ingesto daquela gua morna. At hoje, alis, comum se utilizar de gua morna para estimular o vmito quando este necessrio em qualquer ocasio. - Vmito ou mese a expulso ativa do contedo gstrico pela boca. O vmito , ao mesmo tempo, um sinal e um sintoma bastante desagradvel que pode assustar muito a pessoa atingida. Pode ocorrer nas doenas do labirinto, nas intoxicaes, nas obstrues intestinais e como resposta do organismo a dores muito intensas. (Vmito. In: WIKIPDIA. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%B4mitoAcesso em 17 abr. 2012). Como se verifica, trata-se de uma expulso ativa de algo que se encontra no interior do organismo, como resposta a um mal-estar gerado. - O Senhor Jesus diz, claramente, que os crentes de Laodiceia, por terem abandonado a verdade do Evangelho, por terem se misturado com o mundo, seriam expulsos do interior do corpo de Cristo, seriam manifestados como nocivos ao corpo num determinado momento. O prprio Senhor Jesus, como cabea da Igreja, Se encarregar de retirar do interior do Seu corpo elementos que no fazem parte do organismo, que esto apenas a causar mal-estar, a desagrad-lO. - Enquanto que a igreja de Filadlfia recebe a informao da parte do Senhor de que ser poupada da hora da tentao que h de vir sobre todo o mundo, a igreja de Laodiceia avisada de que, ao contrrio, ser lanada no mundo, ser expulsa do corpo de Cristo, ser jogada, com todo o seu odor, com toda a sua acidez, no meio do mundo que ela tanto ama, para ali sofrer a ira divina. Que Deus nos guarde, amados irmos! - Esta dura expresso do Senhor Jesus encontra um paralelo no que escrito pelo salmista no Sl.1. Ali, deixa-se bem claro que os mpios no subsistiro no juzo, nem os pecadores, na congregao dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos mpios, perecer (Sl.1:5,6). No nos iludamos, amados irmos, o Senhor est a ver claramente quem crente ou quem apenas finge s-lo. - O estado de mornido na criatura que aceita a Cristo e no O segue com sinceridade muito triste sob vrios aspectos: (a) fica coxeando entre dois pensamentos (I Rs.18:21), semelhana da onda do mar (Tg.1:16); (b) O seu corao est dividido (Os.10:2a); (c) Ele serve ao Senhor, porm no com o corao inteiro (II Cr.25:2b); (d) um bolo que no foi virado (Os.7:8b). So eles, em nossos dias, os que querem servir a Deus e s riquezas (Mt.6:24) e, por cuja razo, ficam pendurados entre o cu e a terra como Absalo, o jovem ambicioso (cf. II Sm.18:9). (). Laodiceia, em suma, representa a igreja morna que Jesus vomitar no dia do arrebatamento (SILVA, Severino Pedro da. op.cit., pp.60-1). - Como se no bastasse esta situao espiritual de envolvimento com o mundo que selava o destino daquela igreja para fora do corpo de Cristo, havia, ainda, um sentimento de autossuficincia inadmissvel para quem cristo se diz ser. O Senhor Jesus afirma que aquele pastor e, por extenso, aquela igreja, dizia: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (Ap.3:17a). - Tal expresso do anjo da igreja em Laodiceia mostra como a mistura com o mundo havia se tornado uma maneira de viver, como aqueles crentes haviam se amoldado mentalidade mundana. A mistura com o mundo lhes havia feito perder a prpria conscincia espiritual, estavam totalmente dominados por uma mente voltada nica e exclusivamente para as coisas desta vida, tinham deletado de suas vidas a perspectiva da eternidade. - Laodiceia, como vimos, era uma cidade materialmente prspera, a ponto de, no terremoto de 62 d.C., ter dispensado qualquer ajuda do governo romano para a sua reconstruo. Esta opulncia material tinha, tambm, atingido, pelo que se pode observar,

a igreja que, ao contrrio de Esmirna, no sofria qualquer restrio material por parte do governo romano, at porque era uma igreja completamente integrada na maneira de viver daquela cidade. - realmente triste quando, para ter popularidade, simpatia, para desfrutar das benesses que o mundo oferece, o que cristo se diz ser prefere se amoldar mentalidade mundana para levar vantagem em tudo. lamentvel quando algum abre mo da sua santidade, dos valores da Palavra de Deus, para ter posio, fama, reconhecimento, prestgio ou, simplesmente, para ter aceitao entre os que no servem a Deus. trgico quando algum no quer ser radical, para ser um cristo esclarecido, um cristo moderno, um cristo antenado com o seu tempo. - A mentalidade da mornido espiritual materialista, busca, antes de mais nada, um bem-estar material, corre atrs, a exemplo dos gentios, do suficiente para comer, beber e vestir (Mt.6:31,32). - A mentalidade da mornido espiritual hedonista, busca, antes de mais nada, a satisfao das necessidades instintivas, que no so postas sob controle, procurando o prazer e a satisfao como metas a serem alcanadas. Quer-se a felicidade aqui e agora. , como ouviu de alguns o professor Aristteles de Alencar Torres Filho (Assembleia de Deus Ministrio do Ipiranga So Paulo/SP), a turma que quer curtir primeiro para depois subir. - A mentalidade da mornido espiritual egocntrica, busca, antes de mais nada, satisfazer o prprio eu, eu que se encontra bem pronunciado nos dizeres do pastor de Laodiceia, que mostra estar preocupado com a sua riqueza, o seu enriquecimento e a sua suficincia. , precisamente, a mentalidade encontradia nos ltimos dias, onde as pessoas so amantes de si mesmas, mais amigas dos deleites do que de Deus (II Tm.3:1-4). - A mentalidade da mornido espiritual satnica, pois est a atender proposta que o diabo fez a Eva no den, na medida em que defende que se busque uma vida independente de Deus (Gn.3:4,5), em que se defende que o homem, sem Deus, pode viver sem qualquer problema ou dificuldade. De nada tenho falta, dizia o pastor de Laodiceia, esquecido do que Jesus havia dito: sem Mim, nada podeis fazer (Jo.15:5 in fine). O homem posto no centro, como se ele pudesse se fazer Deus. Temos aqui um falso humanismo, que tanto tem caracterizado o nosso tempo. OBS: Perspicazes, a este respeito, so as palavras do atual chefe da Igreja Romana, que vale a pena aqui transcrever: Como afirmou meu predecessor o Papa Joo Paulo II, temos que nos perguntar se o homem, enquanto homem, no contexto deste progresso, est melhor, quer dizer, mais maduro espiritualmente, mais consciente da dignidade da sua humanidade, mais responsvel, mais aberto aos demais (Redemptor hominis, 15). O antropocentrismo que caracteriza a modernidade no pode jamais se separar de um reconhecimento da plena verdade sobre o homem, o que inclui a sua vocao transcendente( BENTO XVI. Discurso aos participantes do Encontro Europeu de Professores Universitrios. 23 jun. 2007. Disponvel em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2007/june/documents/hf_benxvi_spe_20070623_european-univ_sp.htmlAcesso em 17 abr. 2012) (traduo nossa de texto original em espanhol). - A mornido espiritual representa o oposto daquilo que o Senhor Jesus veio trazer para a humanidade. Como semente da mulher, Jesus veio trazer inimizade entre o homem e o inimigo de nossas almas, restaurando a amizade entre Deus e o homem. A mornido espiritual representa a assuno de uma postura de independncia em relao a Deus, ou seja, precisamente o se fazer inimigo de Deus, uma vez que se opta por ser amigo do mundo (Tg.4:4). Por isso, a adoo de uma conduta anticrist e, por

isso mesmo, os que assim agem so vomitados pelo Senhor para fazer companhia ao Anticristo. - No entanto, a situao espiritual daquele pastor e, por extenso, daquela igreja, era bem diferente daquela iluso de tica. Enquanto aqueles crentes se achavam ricos e autossuficientes e que de nada tinham falta, o Senhor Jesus apenas via um desgraado, e miservel, e pobre, e cego, e nu (Ap.3:17). - A primeira caracterstica real daquele pastor era ser um desgraado. Na Bblia de Jerusalm, inclusive, esta expresso considerada como sendo a suma de todas as demais caractersticas. Ali consta: No sabes, porm, que s tu o infeliz: miservel, cego, pobre e nu!. - Com efeito, o primeiro e principal problema daquela igreja foi a de terem perdido a graa de Deus. Haviam deixado o Senhor Jesus de lado e, sem Cristo, no h como desfrutarmos da graa de Deus, porque Ele a graa de Deus que Se manifestou trazendo salvao a todos os homens (Tt.2:11). Quando abandonamos a Cristo, o que acontece quando no mais observamos a Sua Palavra, pois Ele o Verbo (Jo.1:1-3), ficamos sem graa, ficamos desgraados. - Quantos desgraados existem no mundo atualmente! Quantos que no mais levam Cristo Jesus em conta no seu dia-a-dia, na sua maneira de viver. Quantos que j no mais tm tempo para sequer ler a Palavra de Deus, quanto mais lev-la em considerao em suas decises, em suas atitudes! So desgraados, pessoas que podem ter alguma relevncia social, poltica ou econmico-financeira, mas que, espiritualmente, esto completamente irrelevantes. Ser que estamos deste jeito, amados irmos? - A primeira das caractersticas do desgraado que ele miservel. Enquanto aquele pastor se achava enriquecido, fazendo parte da nata da opulncia material daquela cidade, o Senhor o via como um miservel. Havia misria, ou seja, estado de sofrimento muito grande; infelicidade, desgraa, desventura; estado de carncia absoluta de meios de subsistncia; indigncia, penria (Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa). Enquanto o pastor dizia que nada tinha falta, o Senhor estava a lhe dizer que ele tinha falta de tudo. Espiritualmente, ele era um verdadeiro zero esquerda, assim como a sua igreja. Em Sardes, embora o pastor estivesse morto espiritualmente, ainda havia alguns que estavam para morrer. Em Laodiceia, ningum mais estava vivo. Que desgraa! - A segunda das caractersticas do desgraado que ele pobre. Conceito de riqueza do mundo no o mesmo conceito de riqueza de Deus. Alguns podem ser muito ricos de bens materiais, e pobres para Deus, como foi o caso da igreja de Laodiceia; ou carentes de bens materiais, e ricos para com Deus, como foi o caso da igreja de Esmirna. (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.28).Esta igreja pensava ser rica e no ter falta de nada, porque estava confiando no seu potencial econmico e financeiro, pensava que sua vida espiritual do jeito que era estava bom demais. Nela imperava a lei do isso no faz mal. (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., p.54) (destaque original). - O pastor de Laodiceia havia sido um despenseiro infiel (cf. I Co.4:1,2) e, em virtude disto, a igreja estava pobre, sem qualquer recurso espiritual. A busca pelas coisas desta vida e o envolvimento com o pecado e com o mundo acarretaram a perda de todos os recursos. No havia mais quaisquer mistrios de Deus naquela igreja, que, voltada para o mundo e para o pecado, voltada para o bem-estar material, j no desfrutava de qualquer mistrio de Deus, a comear do principal e fundamental, de onde todos os demais decorrem, que o prprio Cristo, em quem esto escondidos todos os tesouros da sabedoria e da cincia (Cl.2:2,3), como os laodicenses tinham conhecimento desde quando a carta aos colossenses havia sido lida para eles dcadas atrs.

- A terceira das caractersticas do desgraado que ele cego. Tendo havido o abandono da Palavra de Deus, no havia outro destino seno a cegueira, pois a Palavra de Deus lmpada para os nossos ps e luz para o nosso caminho (Sl.119:105). Tendo havido o envolvimento com o mundo e a aceitao da proposta diablica de uma vida independente de Deus, no havia outro destino seno a cegueira, pois a mente envolvida pelo deus deste sculo, que impede o homem de ver a luz do evangelho da glria de Cristo (II Co.4:3,4). muito triste verificar que pessoas que, uma vez j haviam sido iluminadas pelo Evangelho, estavam agora novamente sem viso espiritual! - A quarta das caractersticas do desgraado que ele nu. Tendo havido o abandono de Cristo e de Sua Palavra, o envolvimento com o pecado, a consequncia inevitvel a perda das vestes da salvao (Is.61:10). Assim como ocorrera no den, quando, aps o pecado, o primeiro casal percebeu que estava nu (Gn.3:7), do mesmo modo, aqueles crentes, por terem se envolvido com o pecado e o mundo, estavam novamente nus. - A nudez espiritual resultado da falta de vigilncia na vida espiritual e, por conseguinte, do envolvimento com o mundo (Ap.16:15). O envolvimento com as coisas desta vida, a falta de ateno eternidade, o esquecimento do que nos aguarda no alm desta vida terrestre caracteriza bem a nudez espiritual, pois se no levarmos em conta a eternidade, se no nos mostrarmos atentos e vigilantes com a vida espiritual, seremos achados nus (II Co.5:1-3). Que Deus nos guarde, amados irmos! - Na perspectiva histrica que faz corresponder cada carta a um perodo da histria da Igreja, vemos que a igreja de Laodiceia, conforme visto na lio anterior, convive com a igreja de Filadlfia, faz parte do ltimo perodo da Igreja sobre a face da Terra, iniciado em meados do sculo XVIII, quando os avivamentos do incio retomada da misso, agora em escala mundial, e ao ressurgimento do fervor espiritual com a retomada do batismo com o Esprito Santo e os dons espirituais. - No entanto, ao mesmo tempo em que se tem tal movimento extraordinrio, de recuperao completa do que havia na igreja primitiva, h, tambm, o incio de uma apostasia nunca antes observada. - Se, ao longo da histria da igreja, surgiram os graves desvios doutrinrios que levaram ao surgimento de movimentos como o Romanismo, o fato que, a partir do sculo XVIII, vemos, com grande intensidade, a contaminao da igreja com valores, princpios e filosofias que, mais do que desvios doutrinrios, representam a prpria negao da doutrina crist. - Assim, muitos que cristos se dizem ser se envolveram com o racionalismo que surgiu no movimento conhecido como Iluminismo ou Ilustrao, que, inclusive, chegou at mesmo teologia, passando muitos a duvidar das Escrituras como Palavra de Deus, passando a ver a Bblia como um livro qualquer, quando no, como um conjunto de mitos e de lendas. Surge da o chamado liberalismo teolgico, que tantos males causaram e tm causado igreja. - No podemos falar da apostasia da Igreja crist no contexto mundial sem mencionar aquilo que acredito ser a sua principal causa, pelo menos em tempos mais recentes. Refiro-me prevalncia do liberalismo teolgico nos seminrios das principais denominaes histricas a partir do sc. XVIII. Existe algo no liberalismo teolgico que conduz a igreja inevitavelmente a separar-se e afastar-se daqueles pontos principais que sempre identificaram a Igreja crist desde o perodo apostlico, em maior ou menor medida (LOPES, Augustus Nicodemus. A apostasia na Igreja no contexto mundial. In: SANTANA, Uziel (org.). Apostasia, Nova Ordem Mundial e Governana Global, pp.801).

- Como afirma Augustus Nicodemus Lopes, este liberalismo teolgico o responsvel direto pela promoo do chamado macroecumenismo, i.e., a unidade essencial das diferentes religies, validando sistemas de crenas bastante diferentes do cristianismo, que nada mais , dizemos ns, que a antessala da religio nica a ser promovida pelo Falso Profeta para que haja a adorao do Anticristo. - deste liberalismo teolgico, tambm, temos o abandono de concepes e novas posturas dentro da Igreja a respeito do feminismo, do homossexualismo e de tantas outras questes que levaram muitos segmentos a partir para uma mentalidade mundana e a aceitar, em suas igrejas, coisas como a ordenao de mulheres e a prpria aceitao do homossexualismo como algo que no seja pecaminoso. - Muitos que cristos se dizem ser se deixaram tomar pelo individualismo crescente que comeou a imperar e a entender-se como verdadeiros deuses. A mentalidade revolucionria, surgida com o Iluminismo e que, depois, se desenvolveu com o socialismo e suas variaes, tambm chegou at os que cristos se dizem ser, que passaram a se revoltar contra tudo e contra todos, inclusive contra Deus. So pessoas que, embora se digam servas do Senhor, so orgulhosos espirituais, arrogantes, que no aceitam seguir a Cristo, ter-Lhe por Senhor, mas se acham donos de seus prprios narizes. Desprezam, por completo, a Verdade, passam a ser eles prprios os construtores de suas verdades, querendo que Deus Se amolde a eles, em vez de eles se amoldarem a Deus. - Como diz Watchman Nee: A opinio da maioria a opinio aceita; uma vez que a maioria esteja a favor, est tudo bem. Esta a Laodiceia. Em outras palavras no so os padres que dominam, nem os pastores nem o Esprito Santo, mas a opinio da maioria que conta. Aqui, no so irmos, mas homens. Laodiceia no se posiciona na posio de irmo; antes, so homens que esto aqui concordando com a vontade da carne. Todos levantam a mo, e isto tudo. (A ortodoxia da Igreja. 5.ed. E-book doado por Samuel Cardoso Espndola exclusivamente para http://ebooksgospel.blogspot.comAcesso em 08 mar. 2012 , p.38). - Muitos dos que cristos se dizem ser se deixaram levar pelo orgulho espiritual e o resultado disto foi o surgimento de um sem-nmero de heresias e seitas (Testemunhas de Jeov, Mormonismo, Moonismo, Teologia da Prosperidade, Teologia da Libertao etc. etc. etc.), a tumultuar grandemente a vida espiritual de muitos e a complicar grandemente a evangelizao do mundo. - Tais movimentos, que crescem assustadoramente, esto a se enlaar com o movimento Nova Era, este sutil movimento que j prepara a instalao da Era de Aqurio, ou seja, do perodo ps-cristo, com ele envolvendo-se de forma perigosa e que selar o vmito do corpo de Cristo por ocasio do arrebatamento da Igreja. No admira, pois, o envolvimento cada vez maior de lideranas que se dizem crists com segmentos como a Maonaria, o Ecumenismo, o Dilogo Interreligioso e suas bandeiras de absoluta tolerncia com o pecado e do relativismo tico e moral. - No toa que, em uma srie de estudos realizados no Vaticano em 2007, o cardeal italiano Giacomo Biffi, afirmou que o Anticristo se apresenta como ecologista, pacifista e ecumenista e que reduzir o Cristianismo a apenas um conjunto de valores, dispensando o encontro pessoal com Cristo como condio para a salvao. este movimento que, convivendo com os cristos autnticos e genunos, ser deixado por Cristo aqui na Terra por ocasio do arrebatamento. - O que se pode perceber pelos ensinamentos que h, nestes ltimos tempos, duas igrejas intitulando-se seguidoras de Cristo. A de Filadlfia e a de Laodiceia. Embora todas as sete igrejas representem, em certo sentido, alguma unidade crist ou vida de pessoas da igreja crist em todos os tempos. Destacam-se, porm, estas duas ltimas neste tempo do

fim. Uma perseverante, guardando a Palavra de Deus, Filadlfia. Outra morna, coitada, miservel, pobre, cega e nua, Laodiceia. Independentemente de denominao religiosa, estes dois tipos esto andando juntos. Vamos chamar aqui de Igreja Fiel, a de Filadlfia. E Igreja paralela, a de Laodiceia. (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., pp.51-2) (destaques originais). - Hoje, podemos encontrar Filadlfia e tambm Laodiceia. Ambas so bastante parecidas em sua posio como igreja. A diferena que Filadlfia tem amor, enquanto Laodiceia tem orgulho. No h diferena na aparncia exterior; a nica diferena que Laodiceia uma Filadlfia orgulhosa (NEE, Watchman. op.cit., p.38). - lamentvel observar que muitos cristos, nos dias atuais, esto em Laodiceia e muitos de Filadlfia esto de malas prontas para mudar-se para a igreja de Laodiceia. Pelos frutos conhecereis. Crentes acomodados, satisfeitos, so meros espectadores no culto, no oram, no adoram ao Senhor, no O glorificam, no buscam os dons espirituais, so indiferentes, vivem sem entusiasmo; podem ser bons religiosos, mas esto em Laodiceia, fazem parte da igreja paralela. (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., p.55) (destaque original). III A MENSAGEM DO SENHOR JESUS PARA A IGREJA DE LAODICEIA - Diante de um quadro to nefasto, onde no h seno reprovao, poder-se-ia esperar, da parte do Senhor Jesus, uma mensagem de condenao, como, alis, no so poucos os que cristos se dizem ser costumam transmitir para os que caem da f, para os que se desviam espiritualmente. - O Senhor Jesus, porm, o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb.13:8). Est glorificado, assim Se apresentou a Joo, mas continua sendo o mesmo Cristo que no veio para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (Jo.3:17). O quadro era grave, mas no era irreversvel, porque o Senhor ainda no tinha vomitado aquele pastor e, por extenso, aquela igreja. Ainda estava aberta a oportunidade para que retornassem graa de Deus, ainda estvamos no ano aceitvel do Senhor (Lc.4:19). - O Senhor falou duramente porque repreende e castiga a quem Ele ama. Ele usa da Sua misericrdia, bate porta da conscincia, deseja entrar em sua casa, isto , em sua vida e fazer uma reconciliao com o crente morno. Jesus tem interesse de reavivar espiritualmente e aquecer a presena do Esprito Santo na vida dos cristos da igreja paralela (SILVA, Osmar Jos da. op.cit., p.54). - Por isso, o Senhor, em vez de trazer uma sentena de morte quele pastor e, por extenso, quela igreja, a exemplo do que fez com as demais igrejas, apresenta uma mensagem de salvao, de esperana: Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueas; e vestidos brancos, para que te vistas, e no aparea a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colrio, para que vejas. (Ap.3:18). - Como que um desgraado, e miservel, e pobre, e cego, e nu pode comprar alguma coisa? Porque a moeda celestial no a mesma deste mundo. O dlar, o euro, o real, ou qualquer outra moeda corrente neste mundo nada valem para Deus. Elas s tm valor aqui, mas de nada valem para aquisio de bens espirituais (At.8:18-23; Is.55:1) (OLIVEIRA, Jos Serafim de.op.cit., p.28). - O ouro representa a divindade, a glria de Deus. Era necessrio que os crentes de Laodiceia buscassem a glria de Deus, buscassem as coisas que so de cima, e no as que so da terra; porque j estais mortos, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus (Cl.3:2,3). Comprar ouro provado no fogo era pagar o preo para ter uma vida de intimidade com Deus, era dar prioridade s bnos espirituais, comunho com o

Senhor, mesmo que, com isso, sofressem as mesmas agruras que estavam a sofrer os esmirnitas. abandonar tudo para servir Aquele que tudo abandonou por ns. Estamos dispostos a pagar este preo, ou estamos a preferir o comodismo daqueles que s desejam agradar a si mesmos e ao mundo? - O ouro, ademais, era provado no fogo, ou seja, era puro. No h como convivermos com o pecado, se quisermos entrar no cu. No h como servirmos a Deus se no nos apartarmos do pecado, pois, seno, por mais que tenhamos feito neste mundo, receberemos de Cristo um no vos conheo, j que no houve, de nossa parte, o apartarse da iniquidade (Mt.7:22,23): O Senhor conhece os que so Seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2:19b). - Somente buscando a glria de Deus, dando prioridade s coisas de cima e se mantendo em santidade, que poderemos enriquecer espiritualmente. As riquezas espirituais nada tm que ver com o bem-estar material. Aprendamos isso enquanto tempo! - O Senhor Jesus manda, tambm, que aquela igreja tambm comprasse vestidos brancos. A santificao indispensvel para quem quer ser arrebatado por Cristo Jesus e, assim, ser poupado da ira vindoura. preciso pagar o preo da santificao, preo este que representa a mortificao da carne, da natureza pecaminosa que existe em ns e que somente ser tirada no dia da glorificao. Devemos estar crucificados com Cristo e vivermos uma vida na f do Filho de Deus (Gl.2:20). Sem estas vestes brancas, no seremos achados dignos de andar com o Senhor Jesus para sempre (Ap.3:4,5). - Os que no se vestissem de branco, teriam a sua nudez espiritual denunciada. Todos veriam a vergonha da tua nudez. Coisa triste, amados irmos, observar, nos cada vez mais frequentes escndalos a envolver cristos que se dizem ser, como muitos tm deixado aparecer a vergonha de sua nudez. No se arrependeram quando admoestados pelo Senhor e agora so mostrados em toda a sua nudez para todos os homens. Que jamais venhamos a ser veculo de tais escndalos, pois, como disse o Senhor Jesus, era melhor que os tais se tivesse atirado ao mar com uma pedra no pescoo (Mt.18:6). - Por fim, o Senhor Jesus aconselha aquele pastor e, por extenso, aquela igreja que adquirissem colrio para ungir os seus olhos, a fim de que pudessem novamente ver o reino de Deus. A aluso aqui ao colrio tem a ver com a cidade de Laodiceia, que, como j vimos, tinha uma grande escola de medicina e, segundo alguns historiadores () em Laodiceia, havia uma escola de medicina que fabricava p oftlmico. Mas a terra frigia (cinza da Frigia?) no curava a cegueira espiritual da Igreja (SILVA, Severino Pedro da. op.cit., p.62). - Aqui est se falando de cegueira espiritual, perda da viso das coisas celestiais (Sl.119:18). No nos convm permitir que bens materiais ou preocupaes com coisas transitrias turvem a nossa viso de bens superiores, daquilo que Deus preparou para os fiis. (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.29). - Colrio um medicamento para ser aplicado nos olhos e plpebras, ou seja, de uso tpico. basicamente composto de gua e outros componentes como cloridato de nafazolina e sulfato de zinco heptahidratado, para assim estar umidecendo o globo ocular. O colrio tambm pode ser usado por oftalmologistas para a dilatao da pupila (Colrio. In: WIKIPDIA. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%ADrioAcesso em 17 abr. 2012). Como se verifica, o colrio tem a funo de tirar a secura dos olhos. Composto basicamente por gua e outras substncias, faz com que se tenha uma viso saudvel. - O colrio espiritual aqui mencionado por Cristo , basicamente, a aplicao da Palavra de Deus e do Esprito Santo vida espiritual do crente, a fim de que, nascendo ele de novo, possa ver o reino de Deus e, nascendo da gua e do Esprito, possa

entrar no reino de Deus (Jo.3:3,5). Sem estes meios de santificao, jamais poderemos ver o Senhor (Hb.12:14). - O Senhor afirmava que havia repreendido aquela igreja porque a amava, apesar de toda a apostasia ali existente. Deus nos ama, queridos irmos, por isso no temos de ter vergonha de nos reconciliarmos com Ele e voltarmos a ter uma vida reta e sincera diante dEle. - Muitos tm tido uma vida espiritual miservel, porque receiam confessar seus pecados, tendo em vista que sero discriminados na igreja local, perdero seus postos e cargos. Nada disso importa! O importante que Deus nos ama e est pronto a nos perdoar, se deixarmos os nossos maus caminhos e pensamentos e nos convertamos a Ele de todo o corao (Is.55:6,7). Se os homens, por causa de nossa confisso, no nos perdoarem mais, se no se esquecerem de nossos pecados, pouco importa. O importante saber que Deus deles nunca mais Se lembrar (Mq.7:18,19; Hb.8:12; 10:17). - O Senhor ama at os mornos que esto para serem vomitados da Sua boca. O Senhor no deseja que algum se perca, que ningum se desvie da verdade. Ele quer aquecer os frios e despertar os mornos. (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit.,, p.29). - Para que se fizessem tais aquisies, era mister que aquela igreja fosse zelosa e se arrependesse (Ap.3:19). Era necessrio que os laodicenses voltassem a observar a s doutrina, retornassem a guardar a Palavra de Deus e se arrependessem, mudassem de atitudes, mudassem de mentalidade. Mais uma vez vemos que chave de tudo o arrependimento dos pecados. - Jesus, ento, mostra toda a Sua disposio para restaurar espiritualmente aquele pastor e, por extenso, aquela igreja. Ele diz: Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele coMigo (Ap.3:20). - A famosa pintura de Holman Hunt, em que Cristo aparece diante da porta, a bater, no mostra a maaneta do lado de fora. Quando Sir Noel Paton pintou o famoso quadro representando o Rei coroado de espinho batendo porta, foi censurado porque se esquecera de incluir a maaneta na porta. Mas o clebre pintor disse que de propsito omitira a maaneta. que s pode ser aberta pelo lado de dentro. (SILVA, Severino Pedro da. op.cit., pp.62-3). - Esta passagem bblica, que muito repetida em apelos aos incrdulos para que recebam a salvao, foi dirigida pelo Senhor Jesus no a incrdulos, mas aos crentes desviados de Laodiceia. Eles haviam posto Jesus para o lado de fora de suas vidas e, por isso, Ele, amoroso, estava a bater porta, a fim de que pudesse, novamente, entrar nas vidas daquelas pessoas. A porta qual Cristo bate a porta da vida do indivduo, da igreja ou da comunidade (SILVA, Severino Pedro da. op.cit., p.62).Esta mensagem no foi dirigida a pessoas descrentes. Ela foi dirigida igreja, o que mostra claramente que, naquela igreja, no havia mais lugar para Jesus: Ele j estava do lado de fora (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.29). - Que triste situao de um que cristo se diz ser a de ter despejado Jesus de sua vida. Mas o Senhor, com Seu to profundo amor, no abandona uma criatura to ingrata, mas, humildemente, bate porta, pedindo para novamente entrar na vida daquele que O deixou. Este o nosso Salvador. Aleluia! - A iniciativa do Senhor bater porta. Caberia quele pastor e, por extenso, quela igreja, abrir a porta para voltar a ter comunho com o Senhor. Entendamos isto, amados irmos, quando formos evangelizar os apstatas, os desviados. A atitude tem de vir da parte deles, eles que tm de se levantar e ir ao encontro do Pai celestial, a exemplo do que fez o filho prdigo (Lc.15:17-20). Basta-nos afirmar, com f, que o Senhor est porta, aguardando o gesto de abertura.

- Alguns no ouvem Jesus chamar, porque so surdos espirituais e, por mais que o Senhor insista, eles no ouvem mesmo. Outros at ouvem Jesus chamar, mas no abrem o corao, no querem que Deus entre em suas vidas; preferem viver uma vida dissoluta e sem Jesus, certamente tais pessoas tero um tristssimo fim. Mas, graas a Deus, que h quem ouve o Senhor bater e abre o corao, deixando Jesus entrar em suas vidas. Com estes, disse o Senhor: Eu cearei com ele e ele coMigo. Ceando com o Senhor significa estar em comunho com o Senhor, uma vida de gozo espiritual e plena de alegria (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.29). - A comunho com Cristo pode ser restabelecida apesar do estado de apostasia. Enquanto no houver o vmito da boca do Senhor, possvel ao que se desviou dos caminhos do Senhor retornar a ter comunho com Ele. No entanto, faz-se preciso que se d ouvido ao Senhor e Sua Palavra, que no haja o endurecimento dos coraes, como ocorreu com o povo de Israel em Mass e Merib (Ex.17:7; Sl.95:8), que no se mantenha o esprito de rebelio e de revolta contra o Senhor. Que estejamos dispostos a ser servos de Deus, que no ditemos o que devamos fazer, mas que faamos o que Ele ditar. este o caminho do zelo e do arrependimento que nos far voltar comunho com o Senhor. Estamos dispostos a isto? IV AS PROMESSAS QUE O SENHOR JESUS FEZ IGREJA DE LAODICEIA - Assim como no deixou de dar uma mensagem de salvao e esperana para a igreja de Laodiceia, apesar de sua apostasia, o Senhor Jesus tambm no deixou de fazer promessas aos vencedores, seguindo, assim, a mesma estrutura que seguira em todas as demais cartas. possvel ser vencedor, mesmo estando em uma igreja como Laodiceia. No importa a situao ou as circunstncias em que vive o verdadeiro servo de Deus; porque tudo parece perdido, o Senhor estar sempre ajudando o verdadeiro cristo a ser vencedor. (OLIVEIRA, Jos Serafim de. op.cit., p.29). - Isto nos mostra que o Senhor Jesus imparcial, que no faz acepo de pessoas (At.10:34) e que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Tm.2:3,4). Por isso, amados irmos, jamais faamos acepo de pessoas e deixemos de pregar o Evangelho mesmo para aqueles que apostataram da f! - O Senhor Jesus promete o seguinte aos vencedores: Ao que vencer lhe concederei que se assente coMigo no Meu trono; assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono (Ap.3:21). - Quem vencer, reinar com Cristo. Estar para sempre unido com o Senhor, desfrutando da mesma dignidade que Cristo tem como homem vencedor sobre o pecado e a morte, que Se encontra destra do Pai. Estaremos unidos com o Filho, atingindo, assim, o propsito delineado pela obra redentora de Jesus (Jo.17:21), e, por estarmos unidos com o Filho, tambm estaremos para sempre em comunho com o Pai e o Esprito Santo. - Quem aceitou se submeter a Cristo neste mundo, quem negou a si mesmo e fez nica e exclusivamente a vontade de Deus, quem se humilhou e suportou toda a afronta por causa do nome de Cristo, receber, assim como Jesus homem recebeu, a glorificao, passando a ter um estgio na hierarquia celestial superior a dos anjos, j que estar no trono de Cristo. - No se trata aqui, em absoluto, amados irmos, de uma divinizao dos salvos. No, no e no! Continuaremos a ser homens, mas seremos homens glorificados, assim como o Senhor Jesus o desde que ascendeu aos cus. Continuaremos a ser servos, mas em estado glorioso, compartilhando da glria de Deus. Que maravilha podermos desfrutar desta glria, ns, miserveis pecadores! Aleluia!

- Entretanto, todos quantos quiseram, neste mundo, ser deuses, quiseram ter uma vida independente de Deus, no quiseram se submeter ao senhorio de Cristo, estes, embora se dizendo cristos, no tero esta alegria, este gozo. Pelo contrrio, sero vomitados do corpo de Cristo e, por serem orgulhosos e rebeldes, estaro para sempre apartados do Senhor. Que tristeza! Que Deus nos guarde, amados irmos! - Aqui temos uma evidncia da verdade bblica que quem se exalta, ser humilhado e quem se humilha, ser exaltado (Mt.23:12). Quem se humilhar vontade de Deus, quem aprender de Cristo, Que manso e humilde de corao (Mt.11: 29), ser exaltado como o Senhor Jesus, por ter Se humilhado at a morte e morte de cruz, tambm foi exaltado sobre todo nome (Fp.2:5-11). Quem, porm, na sua soberba, se exaltar, no querendo se submeter ao Senhor, ser terrivelmente humilhado, sendo vomitado do corpo de Cristo e lanado fora, levado s trevas exteriores onde s h pranto e ranger de dentes (Mt.25:30). - Jesus nos ama tanto que no ocupou o Seu trono nos cus. Est no trono do Pai, Sua direita e somente Se assentar no Seu trono quando chegar a Sua Noiva e, em a desposando, assentar-se- no Seu trono com ela. Sirvamos a Deus fielmente, pois vale a pena todo sofrimento e dor que hoje aqui passamos, pois nada se pode comparar com a glria que em ns h de ser revelada (Rm.8:18). Aleluia! - Por fim, o Senhor Jesus retoma a expresso que utilizou em todas as cartas: Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas (Ap.3:22). Esta a ltima advertncia que o Senhor faz para que no endureamos os nossos coraes, mas estejamos prontos a ouvir o Esprito Santo. Em a narrativa do livro do Apocalipse, a palavra igreja doravante desaparecer, para apenas ressurgir em Ap.22:16, j na concluso da revelao. - Isto nos diz, claramente, que, quem se mantiver soberbo e autossuficiente, misturado com o mundo, ainda que se diga servo do Senhor, no ter outra oportunidade para se arrepender, visto que no deu ouvidos ao Esprito Santo, quando Ele est a nos falar tudo quanto Jesus tem anunciado, sem medida e de forma plena. Se no ouvirmos a Sua voz, fatalmente seremos vomitados no dia do arrebatamento e no teremos mais como nos arrepender. Tomemos cuidado, pois, amados irmos, para guardarmos a Palavra e nos encontrarmos com o Senhor nos ares, e no com o Anticristo na terra. - O Senhor nos disse que aquele que tem ouvidos e pode ouvir a palavra do Senhor, que oua. H muitos que no tm ouvidos e no podem ouvir a palavra do Senhor. Se voc tem ouvidos, deve ouvir. Ore para que Deus nos conceda andar num caminho reto. Em qualquer situao, acontea o que acontecer devemos escolher o caminho de Filadlfia. (NEE, Watchman. op.cit., p.46). Fonte: Portal EBD Postado por Escola Bblica Dominical da ADPAR s 08:33 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Links para esta postagem Marcadores: 2 Trimestre de 2012, Jovens e Adultos

Lio 09 - Laodiceia, Uma Igreja Morna (9) - Ev Jos Costa Jnior


LAODICIA UMA IGREJA MORNA CONSIDERAES INICIAIS

Esta preciosa lio dar oportunidade ao leitor de refletir sobre sua vida e a comunidade evanglica ao qual pertence (igreja local), sob a tica de uma igreja chamada morna; Laodicia. A Igreja de Filadlfia se caracterizava por duas coisas: ter guardado a Palavra de DEUS e no ter negado o Nome do SENHOR JESUS. Estas so caractersticas de poderosos movimentos operados pelo ESPRITO SANTO desde Lutero at incio do sculo XX. Em muitos pases, nas igrejas locais, o ESPRITO de DEUS vivificou montes de ossos secos. Decerto, nem todos romperam inteiramente com as organizaes e sistemas humanos; nem todos tinham igual medida de luz acerca dos pensamentos de DEUS. Em Apocalipse 3;7-13 vemos o que o SENHOR pensava acerca destes movimentos. Filadlfia e Esmirna so as nicas cartas nas quais no se mencionam coisas reprovveis. Porm, como em tudo, tambm aqui o homem fracassou. Embora Filadlfia fique at a vinda do SENHOR JESUS para ser levada por ELE, trata-se de um pequeno remanescente. A maioria de Filadlfia no guardou o que tinha. De Filadlfia nasceu Laodicia (digo isto numa tica espiritual e no geogrfica). De todas as cartas s igrejas da sia, esta a mais severa. Jesus no faz nenhum elogio igreja de Laodicia. A nica coisa boa em Laodicia era a opinio da igreja sobre si mesma e, ainda assim, completamente falsa. A cidade de Laodicia foi fundada em 250 a.C, por Antoco da Sria. A cidade era importante pela sua localizao. Ficava no meio das grandes rotas comerciais. Era uma cidade rica e opulenta. Destacava-se por quatro caractersticas: 1) Centro bancrio e financeiro - Era uma das cidades mais ricas do mundo. Lugar de muitos milionrios. Em 61 d.C, foi devastada por um terremoto e reconstruda sem aceitar ajuda do imperador. Os habitantes eram jactanciosos de sua riqueza. A cidade era to rica que no sentia necessidade de Deus. 2) Centro de indstria de tecidos - Em Laodicia produzia-se uma l especial famosa no mundo inteiro. A cidade estava orgulhosa da roupa que produzia. 3) Centro mdico de importncia - Ali havia uma escola de medicina famosssima. Fabricava-se ali dois ungentos quase milagrosos para os ouvidos e os olhos. 0 p frgio para fabricar o colrio era o remdio mais importante produzido na cidade. 4) Centro das guas trmicas - A regio era formada por trs cidades: Colossos, Hierpolis e Laodicia. Em Colossos ficavam as fontes de guas frias e em Hierpolis havia fonte de gua quente, que em seu curso sobre o planalto tornava-se morna, e nesta condio flua dos rochedos fronteiros a Laodicia. Tanto as guas quentes de Hierpolis, como as guas frias de Colossos eram teraputicas, mas as guas mornas de Laodicia eram intragveis. A igreja tinha a cara da cidade. Em vez de transformar a cidade, ela tinha se conformado cidade. Laodicia era a cidade da transigncia e a igreja tornou-se tambm uma igreja transigente. Os crentes eram frouxos, sem entusiasmo, dbeis de carter, sempre prontos a comprometerem-se com o mundo, descuidados. Eles pensavam que todos eles eram pessoas boas. Eles estavam satisfeitos com sua vida espiritual. A igreja de Laodicia a

igreja popular, satisfeita com a sua prosperidade, orgulhosa de seus membros ricos. A religio deles era apenas uma simulao. Laodicia onde se apropriou a graa e se tem arrogado a posio crist; onde a linguagem crist de uso corrente e exteriormente a posio da igreja est em ordem. Porm, onde se encontra tudo isso, mas sem influncia sobre a alma. No est o nosso estado presente descrito aqui de maneira comovedora; aquele estado que resultou de Filadlfia? Hoje h muita cincia e filosofias de auto ajuda; pronunciam-se palavras e frases formosas, vibrantes e contagiantes; elaboram-se magnficos credos e confisses; criam-se extruturas nababescas para convenes, shows chamados gospel, marchas e concentraes de grande apelo emocional. Mas onde est a piedade ntima? Onde est o poder de f dos nossos pais? Onde est a sujeio Palavra de DEUS nas pequenas coisas da vida diria? Onde est a disposio para sofrer ultrage pelo nome de JESUS? Acaso no nos tornamos mornos e mundanos? A vida regalada, as comodidades, a prosperidade material no nos tornaram receosos de sofrer e no nos tornamos amantes da comodidade? o SENHOR JESUS a testemunha fiel e verdadeira, uma realidade prtica na vida da nossa assemblia ou enganamos a ns mesmo achando que podemos ficar a uma distncia segura de CRISTO para podermos flertar com o pecado? A verdadeira igreja, na inteno de Deus, nada menos que a presena de CRISTO, manifestada atravs da igreja, dando continuidade a SUA obra, sem as limitaes terrenas de SUA vida antes de SUA morte e ressurreio. Laodicia se torna um alerta para avaliarmos o testemunho que DEUS nos confiou. O objetivo deste estudo trazer algumas informaes, colhidas dentro da literatura evanglica, com a finalidade de ampliar a viso sobre o presente tema: Laodicia, uma Igreja Morna. No h nenhuma pretenso de esgotar o assunto ou de dogmatiz-lo, mas apenas trazer ao professor da EBD alguns elementos e ferramentas que podero enriquecer sua aula. I. A IDENTIFICAO DE JESUS

1. JESUS tem competncia para fazer a promessa - v. 14 CRISTO o Amm e a Testemunha Fiel e Verdadeira - Para uma igreja marcada pelo ceticismo, incredulidade e tolerncia, JESUS se apresenta como o Amm. Ele a verdade, fala a verdade e d testemunho da verdade. Seu diagnstico da igreja verdadeiro. Seu apelo igreja deve ser levado a srio. Suas promessas igreja so confiveis. Em face da vida morna e indiferente da igreja, JESUS a verdade absoluta que tudo v, tudo sonda, tudo conhece. ELE cumpre o que diz. ELE nunca inconstante. absolutamente consistente. Para uma igreja morna, inconstante, CRISTO se apresenta como aquele preciso e confivel. JESUS no apenas jura, ELE o prprio juramento. 2. JESUS tem autoridade para tornar a promessa realidade - v. 14 CRISTO o princpio da criao de DEUS - Em face da vida catica da igreja, JESUS aquele que a origem da criao. Como ELE deu ordem aos caos do universo, ELE pode arrancar a igreja do caos espiritual.

3. Jesus tem poder para conduzir os vencedores ao seu trono de glria - v. 21.22 Quando CRISTO entra em nossa casa recebemos a riqueza do Reino. Recebemos vestes brancas de justia. Nossos olhos so abertos. Temos a alegria da comunho com o FILHO de DEUS. Mas temos, tambm, a promessa que excede em glria a todas as outras promessas. Reinaremos com ELE. Assentaremos em tronos com ELE. Um Trono smbolo de conquista e autoridade. A comunho da mesa secreta transformada em comunho de trono pblica. Como CRISTO participa do trono do PAI, tambm participaremos do trono de CRISTO. Quando abrimos a porta para CRISTO entrar em nossa casa, recebemos a promessa de entrar na Casa do PAI. Quando recebemos CRISTO nossa mesa, recebemos a promessa de sentarmos com ELE em SEU trono. II. A SITUAO ESPIRITUAL DA IGREJA DE LAODICIA

O CRISTO que est no meio dos candeeiros e anda no meio dos candeeiros, sonda a igreja de Laodicia e chega ao seguinte diagnstico: A igreja tinha perdido seu vigor (v. 16-17), seus valores (v. 17-18), sua viso (v. 18b) e suas vestimentas (v. 17-22). Vejamos o diagnstico de CRISTO: 1. JESUS identificou a falta de fervor espiritual da igreja - v. 15 Na vida crist h trs temperaturas espirituais: 1) Um corao ardente (Luc 24:32); 2) Um corao frio (Mt 24:12), e 3) Um corao morno (Ap 3:16). JESUS e Satans conhecem a mar espiritual baixa da igreja. Nada se informa sobre tentao, perseguio, negao, apostasia ou abalos nessa igreja. O problema da igreja de Laodicia no era teolgico nem moral. No havia falsos mestres, nem heresias. No havia pecado de imoralidade nem engano. No h na carta meno de hereges, malfeitores ou perseguidores. O que faltava igreja era fervor espiritual. A vida espiritual da igreja era morna, indefinvel, aptica, indiferente e nauseante. A igreja era acomodada. O problema da igreja no era heresia, mas apatia. Nosso fogo espiritual ntimo est em constante perigo de enfraquecer ou morrer. O braseiro deve ser cutucado, alimentado e soprado at incendiar. Hoje no se busca mais, com tanta intensidade, o batismo com o ESPRITO SANTO. Muitos fogem do fervor com medo do fanatismo. Mas fervor no o mesmo que fanatismo. Fanatismo um fervor irracional e estpido. um entrechoque do corao com a mente. Jonathan dwards disse que precisamos ter luz na mente e fogo no corao. A verdade de Deus lgica em fogo. Muitos crentes tm medo do entusiasmo. Mas entusiasmo parte essencial do Cristianismo. No podemos ter medo das emoces, mas do emocionalismo. 2. JESUS identificou que um crente morno pior do que um incrdulo frio - v. 15 melhor ser frgido do que tpido ou morno. E mais honroso ser um ateu declarado do que ser um membro incrdulo de uma igreja evanglica. A queixa de JESUS contra os fariseus era contra a hipocrisia deles. Algum que nunca fez profisso de f e tem a conscincia de sua completa falta de vida moral muito mais fcil de ser ajudado que algum outro que se julga cristo, mas no tem verdadeira vida espiritual. Uma pessoa

morna aquela em que h um contraste entre o que diz e o que pensa ser, de um lado, e o que ela realmente , de outro. Ser morno ser cego sua verdadeira condio. 3. JESUS identificou que a autoconfiana da igreja era absolutamente falsa - v. 17 a) A tragdia do auto-engano (v. 17) - Laodicia se considerava rica e era pobre. Sardes se considerava viva e estava morta. Esmirna se considerava pobre, mas era rica. Filadlfia tinha pouca fora, mas Jesus colocara diante dela uma porta aberta. O fariseu deu graas por no ser como os demais homens. Muitos no dia do juzo vo estar enganados (Mt 7:21-23). A igreja era morna devido iluso que alimentava a respeito de si mesma. b) A tragdia da auto-satisfao (v. 17) - A igreja disse: "No preciso de coisa alguma". A igreja de Laodicia era morna em seu amor a CRISTO, mas amava o dinheiro. O amor ao dinheiro traz uma falsa segurana e uma falsa auto-satisfao. A igreja no tinha conscincia de sua condio. c) A tragdia de no ser o que se projetou ser e ser o que nunca se imaginou ser (v. 17c) Estava orgulhosa do seu ouro, roupas e colrio. Mas era pobre, nua e cega. A congregao de Laodicia fervilhava de freqentadores presunosos. Eles diziam: Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma. Os crentes eram ricos. Freqentavam as altas rodas da sociedade. Eram influentes na cidade. A cidade era um poderoso centro mdico, bancrio e comercial. O orgulho de Laodicia era contagioso. Os cristos contraram a epidemia. O esprito de complacncia insinuou-se na igreja e corrompeu-a. Os membros da igreja tornaram-se convencidos e vaidosos. Eles achavam que estavam indo maravilhosamente bem em sua vida religiosa. Mas CRISTO teve de acus-los de cegos e mendigos nus. Mendigos apesar de seus bancos, cegos apesar de seus ps frgios e nus apesar de suas fbricas de tecidos. So mendigos porque no tm como comprar o perdo de seus pecados. So nus porque no tem roupas adequadas para se apresentarem diante de DEUS. So cegos porque no conseguem enxergar a sua pobreza espiritual. 4. JESUS revelou que um crente morno em vez de ser o seu prazer, lhe provoca nuseas - v.16 Voc s vomita, o que ingeriu. S joga fora o que est dentro. A igreja de Laodicia era de CRISTO, mas em vez de dar alegria a CRISTO estava provocando nuseas NELE. Uma religio morna provoca nuseas. JESUS tinha muito mais esperana nos publicanos e pecadores do que nos orgulhosos fariseus. Fomos salvos para nos deleitarmos em DEUS e sermos a delcia de DEUS. Somos filhos de DEUS, herdeiros de DEUS, a herana de DEUS, a menina dos olhos de DEUS, a delcia de DEUS. Mas, quando perdemos nossa paixo, nosso fervor, nosso entusiasmo, provocamos dor em nosso SENHOR, nuseas no nosso Salvador. CRISTO repudiar totalmente aqueles cuja ligao com ele puramente nominal e superficial. A igreja de Laodicia desapareceu. Da cidade s restam runas. A igreja perdeu o tempo da sua oportunidade. III. COMO REAVIVAR UMA IGREJA MORNA

1. CRISTO se apresenta igreja como um mercador espiritual - v. 18 CRISTO prefere dar conselhos em vez de ordens. Sendo soberano do cu e da terra, criador do universo, tendo incontveis galxias de estrelas na ponta dos dedos, tendo o direito de emitir ordens para que lhe obedeamos, prefere dar conselhos. ELE poderia ordenar, mas prefere aconselhar. Mostra que a suficincia est NELE. A igreja julgava-se auto-suficiente, mas os crentes deveriam encontrar sua suficincia em CRISTO. "Aconselho-te que compres DE MIM.... CRISTO se apresenta igreja como um mercador espiritual. Seus produtos so essenciais. Seu preo de graa. H notcias gloriosas para os mendigos cegos e nus. Eles so pobres, mas CRISTO tem ouro. Eles esto nus, mas CRISTO tem roupas. Eles so cegos, mas CRISTO tem colrio para os seus olhos. CRISTO exorta a igreja a adquirir ouro para sua pobreza, vestimentas brancas para sua nudez e colrio para sua cegueira. O ouro que CRISTO tem o Reino do cu. A roupa que CRISTO oferece so as vestes da justia e da santidade. O colrio que CRISTO tem abre os olhos para o discernimento. CRISTO est conclamando os crentes a no confiarem em seus bancos, em suas fbricas e em sua medicina. Ele os chama ELE mesmo. S CRISTO pode enriquecer nossa pobreza, vestir nossa nudez e curar a nossa cegueira. 2. CRISTO chama a igreja a uma mudana de vida - v. 19 Vemos aqui uma explanao e uma exortao: "Eu disciplino e repreendo a quantos amo. S, pois, zeloso e arrepende-te". CRISTO no desiste da igreja. Apesar da sua condio, ELE a ama. Antes de revelar o SEU juzo (vomitar da sua boca) ELE demonstra a SUA misericrdia (repreendo e disciplino aqueles que amo). A pedra precisa ser lapidada para brilhar. A uva precisa ser prensada para produzir vinho. Inegavelmente porque anseia salv-los do juzo final que os repreende e disciplina. A base da disciplina o amor. Porque ELE ama, disciplina. Porque ama, chama ao arrependimento. Porque ama, nos d oportunidade de recomear. Porque ama, est disposto a perdoar-nos. Arrepender-se dar as costas a esse cristianismo de aparncias, de faz de conta, de mornido. A piedade superficial nunca salvou ningum. No haver hipcritas no cu. Devemos vomitar essas coisas da nossa boca, do contrrio, ELE nos vomitar. Devemos trocar os anos de mornido pelos anos de zelo. 3. CRISTO convida a igreja para a ceia, uma profunda comunho com ele - v. 20 CRISTO, o Senhor da igreja, est do lado de fora. A igreja no tem comunho com ELE. A salvao uma questo totalmente pessoal. Enquanto muitos batiam a porta no rosto de JESUS, outros so convidados por ELE. CRISTO vem visitar-nos. Coloca-SE em frente da porta do nosso corao. ELE bate. ELE deseja entrar. E uma visita do Amado da nossa alma. "Estou porta e bato, se algum abrir a porta entrarei...". JESUS bate atravs de circunstncias e chama atravs da sua Palavra. Embora CRISTO tenham todas as chaves, ele prefere bater porta. A PORTA - a famosa pintura de Holman Hunt, CRISTO batendo porta, mas a porta no tinha maaneta do lado de fora. "Estou porta e bato. De que

maneira ELE bate? Atravs das Escrituras, pregaes, hinos, acidentes, doenas. preciso ouvir a voz de JESUS. Que ELE nos convide a vir e cear com ELE demasiada honra; mas que ELE deseje participar da nossa humilde mesa e cear conosco to admirvel que ultrapassa nossa compreenso finita. O hspede transforma-se em anfitrio. No somos dignos que ELE fique embaixo do nosso teto e ELE ainda vai sentar-SE nossa mesa? Somos convidados para o banquete do casamento do CORDEIRO. CONCLUSO Veja como o mundo avana gradualmente e como ns, imperceptivelmente, podemos nos deixar levar por essas coisas - pela maneira como as pessoas pensam e vivem; o que elas possuem, sua popularidade e sucesso material. Tais produtos contaminam nossas igrejas. Isto o mundo, diz o apstolo; o esprito do mundo; como o mundo age e vive. Esses so valores aos olhos de uma igreja morna, mas no aos olhos do CRISTO ressurreto. Para a Igreja do SENHOR, uma s coisa determina o que tem valor: a medida de Cristo em tudo. Absolutamente nada mais tem valor, no importa quo popular possa ser, quo favoravelmente os homens possam falar sobre; do lado de CRISTO isso tudo no tem qualquer importncia. O que interessa quanto de Cristo h. Voc e eu, na cruz do Senhor Jesus, devemos chegar ao ponto onde estejamos crucificados para todas essas coisas. Ns dizemos que amamos o Senhor; sim, mas tambm amamos ter a nossa vida particular, e no queremos que a nossa vida seja anulada. Como ento dizer que estamos crucificados com CRISTO? Ou podemos ter uma poro de doutrinas de primeira classe, de verdade, de ideias Divinas, podemos ocupar um elevado nvel de ensino, e, contudo, ao mesmo tempo, pode haver muita coisa na vida particular, na vida pessoal que no santo, que no puro, isto no poder suportar a luz da presena de Deus. Que o SENHOR nos d um corao contrito e esprito quebrantado (Sl 51) para que nos sujeitemos e LHE confessemos os nossos pecados. S assim, depois de combatermos aqui o bom combate e completarmos a nossa carreira, iremos nos juntar Igreja triunfante, na grande multido que ningum poder contar, vinda de toda nao, tribo, povo e lngua e ali estaremos com eles perante o trono de DEUS. Ali nossas lgrimas sero enxugadas, depositaremos nossas coroas diante do trono e adoraremos AQUELE que digno, para sempre. Mas longe de mim esteja me gloriar, a no ser na cruz de Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim, e eu para o mundo. Glatas 6.14 Elaborao:- Ev. JOS COSTA JUNIOR Igreja Evanglica Assemblia de Deus Ministrio Belm Em Dourados MS Fonte: Estudos Bblicos EBD http://adparebd.blogspot.com.br/

Anda mungkin juga menyukai