Anda di halaman 1dari 3

Patricia Gubert Neuhaus

Robert Musil e a tarefa do artista na elaborao do sensvel e do intelectual" Com sua obra muitas vezes, no passado, incompreendida e taxada de excessiva agudez, Robert Musil, quando devidamente estudado e compreendido, revela-se como um escritor a frente de seu tempo. Em uma poca de intensas mudanas cientificas e fervilhantes idias fascistas na Alemanha e ustria, Musil deixa claro que seu engajamento com a arte concebida como domnio autnomo e jamais como meio para outros fins. Sua busca, diferentemente das vises epistemolgicas tradicionais de sua poca, era baseada em uma epistemologia atomista, onde no h elementos apenas, ou uma nica perspectiva, mas sim variadas configuraes possveis, dependentes apenas do espao-tempo onde se encontram. So estas configuraes possveis e diferentes perspectivas que Musil chama ateno em seus escritos, onde, para ele: A literatura no tem como tarefa descrever o que , mas aquilo que deve ser, ou aquilo que poderia ser, enquanto soluo parcial daquilo que deve ser. Em outras palavras: Literatura fornece imagens simblicas para a reflexo. Ela interpretao da vida. A realidade para ela material. (Mas ela d tambm modelos. Ela oferece propostas parciais.)1 Esta realidade, que para ele [o artista] material, encontra-se, segundo ele, apenas com o esforo preciso e metdico da observao da sociedade, dos indivduos e da realidade em si, como material bruto a ser trabalhado, e, principalmente da vasta complexidade humana que envolve tanto o lado racional

Musil, Robert, Prefcio suprimido de Nachlass zu Lebzeiten, publicado em 1936.

quanto o lado sentimental, entendendo estes como lados no opostos, mas representantes de diferentes perspectivas. Desta forma, as histrias de Musil sempre eclodem, de um pano de fundo despretensioso, personagens enigmticos e complexos, alm de sentimentos grandiosos e inquietantes. neste exerccio, senti-mental, que Musil faz com que o leitor, sensvel e pensativamente, compreenda o mundo e ele mesmo de um modo diferente, sob outra perspectiva, vislumbrando seu eu e sua alteridade como possibilidades de uma mesma realidade. Desta forma, o autor, ao mesclar precisas reflexes e intensos sentimentos, busca um estado de entendimento que possibilite a razo, o intelecto, a adentrar em um campo aparentemente alheio a si, a saber, o campo do sentimento. Este outro estado, como ele mesmo chama, (Andere Zustand), trs em si a idia de um estado, onde os sentimentos, embora vagos, efmeros e subjetivos, so intimamente compreendidos e, por esta razo, passveis de anlise e explicitao. Somente desta forma, atravs da penetrao neste outro campo, neste outro estado, que o autor [artista] consegue elevar tambm o leitor a esta outra dimenso. confrontando reflexes precisas e sentimentos, atravs de novos mtodos, novas possibilidades cientficas, que Musil encontra a formula necessria da unio entre razo e sensibilidade, que ir conduzir seu leitor a no mais um mundo ou uma realidade apenas, mas vrias. Assim, a tarefa do artista , em posse destes mecanismos de entendimento, anlise e sntese, guiar o leitor ao entendimento destas provisrias e possveis realidades, colocando-o em contato com padres estticos, ticos e intelectuais, da mesma forma com que relaes fsicas, emocionais, morais e racionais inerentes a experincia humana e explicitadas nestas situaes de contato com outras realidades.

Desta maneira, na forma de possveis realidades, Musil acreditava que a literatura, embora indireta e autnoma, deveria fornecer, justamente devido a este contato com padres propostos e possveis relaes inerentes ao ser humano, um melhor entendimento dos desafios morais, sociais e polticos do seu tempo e de sua realidade, assim como um melhor entendimento tanto sensvel quanto intelectual (ou senti-mental) de si mesmo de dos outros.

Anda mungkin juga menyukai