Anda di halaman 1dari 3

Equao de Bernoulli

A Equao Bernoulli expressa por: p V2 + gZ = constante 2

- Restries:

(1)

1) escoamento em regime permanente; 2) escoamento incompressvel; 3) escoamento sem atrito; 4) escoamento ao longo de uma linha de corrente1.

A Equao de Bernoulli um instrumento til e poderoso porque ela relaciona as variaes de presso com as de velocidade e elevao ao longo de uma linha de corrente. Todavia, ela fornece resultados corretos apenas se aplicada a uma situao de escoamento onde todas as quatro restries so razoveis.

Relao Entre a Primeira Lei da Termodinmica e a Equao de Bernoulli A Primeira Lei da Termodinmica para um volume de controle:

QVC +

dE V2 me he + e + gZ e = VC + dt 2

V2 me he + e + gZ e + WVC 2

(2)

Vamos considerar um escoamento em regime permanente na ausncia de foras de cisalhamento. Alm disso, consideraremos um volume de controle limitado por linhas de corrente ao longo de sua periferia. Tal fronteira chamada de tubo de corrente.

Na Mecnica dos Fluidos, freqentemente vantajoso obter uma representao visual do campo de escoamento. Tal representao provida pelas linhas de tempo, de trajeto, de emisso e de corrente. As linhas de corrente so aquelas desenhadas no campo de escoamento de forma que, num dado instante, so tangentes direo do escoamento em cada ponto do escoamento. Como as linhas de correntes so tangentes ao vetor velocidade em cada ponto, no pode haver escoamento atravs delas. Aula 6 Complementos de Mecnica dos Fluidos
Equao de Bernoulli

Figura 1. Escoamento atravs de um tubo de corrente.

Com isso, tem-se que:

V2 V2 QVC + m1 h1 + 1 + gZ1 = m2 h2 + 2 + gZ 2 2 2 - Restries: a) escoamento em regime permanente; b) escoamento e propriedades uniformes em cada seo; c) WVC = 0

(3)

Sabe-se ainda, que h = u + pv e da Equao da Continuidade (Conservao da Massa) que m1 = m2 = m , logo,


2 2 u1 + p1v1 + V1 + gZ1 = m2 u 2 + p2 v2 + V2 + gZ 2 + m1 2 2

QVC

(4)

Alm disso, tem-se que:


QVC =

QVC
dt

QVC dm
dm dt

QVC
dm

(5)

Portanto, a Primeira Lei da Termodinmica (Conservao da Energia), pode ser escrita como:
V2 V2 m + m u1 + p1v1 + 1 + gZ1 = m u 2 + p2 v2 + 2 + gZ 2 2 2 dm

QVC
ou ainda,

(6)

Q V12 V22 p1v1 + + gZ1 = p2 v2 + + gZ 2 + u 2 u1 VC dm 2 2


- Restrio adicional: d) escoamento incompressvel, ou seja, v1 = v2 = 1 .
Aula 6 Complementos de Mecnica dos Fluidos
Equao de Bernoulli

(7)

Com isso,
p1

Q V12 p V2 + gZ1 = 2 + 2 + gZ 2 + u 2 u1 VC dm 2 2

(8)

A Equao (8) reduzir-se-ia Equao de Bernoulli (Eq.(1)) se o termo entre parnteses fosse zero. Ento, sob a restrio adicional,

Q e) u 2 u1 VC = 0 dm
a Eq. da Energia reduz-se a: p1 ou ainda,
p

V12 p2 V22 + + gZ1 = + + gZ 2 2 2

(9)

V2 2

+ gZ = constante

(10)

A Equao (10) idntica em forma Equao de Bernoulli (Eq. (1)). A Equao de Bernoulli foi reduzida a partir de consideraes de Quantidade de Movimento (Segunda Lei de Newton) e vlida para escoamento em regime permanente, incompressvel, sem atrito, ao longo de uma linha de corrente. A Equao (10) foi obtida pela aplicao da Primeira Lei da Termodinmica a um volume de controle em forma de tubo de corrente, sujeito s restries a) a e), mencionadas anteriormente. Assim, a Equao de Bernoulli (Eq. (1)) e a forma idntica da Equao da Energia (Eq. (10)) foram desenvolvidas partindo-se de modelos inteiramente diversos e envolvendo diferentes restries. Note ainda, que a restrio e) foi necessria para obter-se a Equao de Bernoulli a partir da Primeira Lei da Termodinmica. Essa restrio pode ser satisfeita se QVC dm for zero (no h transferncia de calor para o fluido) e u 2 = u1 (no h variao na energia interna trmica do fluido). A restrio tambm ser satisfeita se (u 2 u1 ) e QVC dm forem diferentes de zero, desde que os dois termos sejam iguais (isso verdadeiro para o escoamento incompressvel, sem atrito).

Fonte:

Fox, R.W. & McDonald, A.T., 2005. Introduo Mecnica dos Fluidos. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 5 Edio.

Aula 6 Complementos de Mecnica dos Fluidos


Equao de Bernoulli

Anda mungkin juga menyukai