Anda di halaman 1dari 14

1.

GERAO

DO

MODELO

quantitativos

objetivam

auxiliar

DIGITAL DE ELEVAO (MDE)

estudos hidrolgicos e de outra natureza.

Voc ir aprender a trabalhar com ferramentas especifcas de anlise espacial (Spatial Analyst Tools) que iro possibilitar a caracterizao Para resoluo das atividades

previstas para este tpico, voc dever abrir um projeto em branco no ArcMapTM e adiciona o shapefile

morfolgica e ambiental. Os sistemas de Informaes vm para sendo esta

Curvas_Nvel.shp,

que

ser

Geogrficas amplamente finalidade.

(SIGs) usados Os SIGs

fundamental. Pelo fato de o modelo numrico de elevao (MDE) ser uma variao do modelo numrico do terreno (MNT), o mapa resultante da interpolao das curvas de nvel ser chamado de MNT. 1.Clique sobre o boto Iniciar da barra de estado do Windows. 2.Clique sobre o nome Todos os programas. 3.Clique sobre o nome ArcGIS. 4.Clique sobre o nome ArcMap.

constituem

conjuntos interativos de subsistemas orientados organizao da

informao espacial como o objetivo de subministrar elementos de apoio tomada de decises. Entre os componentes da modelagem hidrolgica assistida por SIG citamse os dados provenientes da anlise do terreno, caracterizao

morfolgica das bacias hidrogrficas e da rede de drenagem, a partir do Modelo Digital de Elevao (MDE). Os MDEs tm sido utilizados para delinear redes de drenagem e limites de bacias hidrogrficas, calcular as caractersticas de rea, declividade e orientao de terreno e para produzir modelagem do fluxo superficial, dentre outros. Estes ndices

5.Clique sobre a opo A new empty map. 6.D um clique sobre o boto OK.

12.Na caixa de dilogo Salvar como, clique sobre a seta amarela e v para o subdiretrio de interesse. 13.Digite o nome MDE na caixa de entrada Nome do arquivo. 14.Clique sobre o boto Salvar. 15.No menu View, aponte para Toolbars e clique na barra de ferramentas Spatial Analst.

A primeira vez que voc inicia o ArcMapTM , a caixa de dilogo inicial ir aparecer. A caixa de dilogo inicial lhe oferece vrias opes por comear uma sesso no ArcMapTM. Para esta etapa, voc ir abrir um projeto em branco. 7.Na barra de ferramentas Standard, clique sobre o boto Add Data. 8.Na caixa de dilogo Add Data, clique sobre a seta amarela e v para ao diretrio de interesse. 9.Selecione Curva_Nvel.shp. 10.Clique sobre o boto Add. 11.No menu File, clique sobre a opo Save para salvar seu mapa. 17.Na caixa de Dilogo Options, clique sobre a guia General. 18.Na caixa de entrada Working directory, clique na pasta amarela e v para o diretrio Dde interesse. os shpefile 16. No menu Spatial Analyst, clique sobre a opo Options.

19.No dropdown da opo Analysis mask, selecione o shpaefile Distrito. Logo, aps os processamentos

interpolao dos dados espaciais, as imagens matriciais resultantes sero representadas por clulas com

realizados neste captulo, todas as imagens resultantes sero cortadas em relao ao polgono do distrito de Arac.

resoluo espacial de 10 metros, depende da escala cartogrfica de trabalho, pois quanto menor o valor da resoluo espacial, menor ser o erro mdio quadrado e maior ser o tempo de processamento

computacional, necessitando de um comutador de melhor qualidade, pois as imagens resultantes iro ocupar mais espao em disco, alm de necessitar de um bom processador e de mais memria RAM.

20.Clique sobre a guia Extent. 21.No dropdown Analysis extent, selecione o shapefile Distrito. 24.Clique sobre o boto OK.

22.Clique sobre a guia Cell Size. 23.Na caixa de entrada Cell size, entre com o valor 10. Logo aps a 3

Aps configurar as opes do Spatial Analyst, voc pode, ento, iniciar a anlise topogrfica da rea.

pode ser estimado a partir das faces triangulares,utilizando interpoladores.

25. Na tabela de contedos, clique O prximo passo ser a interpolao das curvas de nvel (eqidistncia de 20 em 20 metros) com o intuito de gerar uma ou estrutura TIN de (do grade ingls com o boto direito do mouse sobre o shapefile curvanivel e, na janela de menu rpido, clique sobre a opo Open Attribute Table. 26.Na tabela que se abrir, observe que o campo que contm as cotas altimtricas que se deseja interpolar para gerar o TIN chama-se COTAS, sendo localizado no final da tabela (ltimo campo).

triangular

Triangular Irregular Network). A grade triangular do tipo (TIN) uma com

estrutura

vetorial

topologia do tipo n-arco e representa uma superfcie por meio de um conjunto de faces triangulares

interligadas. Para cada um dos trs vrtices da face do tringulo so armazenadas as coordenadas de

localizao (x,y) e o atributo z, correspondente ao valor de elevao ou altitude. Em geral, nos SIGs que possuem pacotes para MDE, os algoritmos para a gerao da grade triangular baseiam-se na triangulao de Delaunay com restrio de regio. Quanto mais eqilteras forem as faces triangulares, maior ser a exatido com que se descreve a superfcie. O valor de elevao em qualquer ponto dentro da superfcie 27.Feche a tabela. 28.No menu View, aponte para Toolsbars e clique na barra de ferramentas 3D Analyst.

29.No menu 3D Analyst, aponte para Create/Modify TIN e clique sobre a opo Create TIN From Features.

34.Na tabela de contedos, clique com o boto direito do mouse sobre a grade trinagular Tin e, na janela de menu rpido, clique em Properties.

30.Na janela Create TIN From Features, marque o shcpefile 35.Na caixa de dilogo Layer Cruvas_Nvel. 31.No dropdow da opo Height Source, escolha o campo COTAS. 32.Na caixa de entrada Output TIN, digite o nome Tin dentro do diretrio de interesse. Properties, clique e sobre a guia Symbology. 36.No painel Show, desmarque a opo Edge Types para retirar as curvas de nvel de cima do Tin.

37.Clique sobre o boto OK. 33.Clique sobre o boto OK. Aps alguns segundos, as curvas de nvel sero interpoladas gerando um TIN. Observe na legenda que a menor cota altimtrica 460 m e a maior 1900 m.

Abaixo, mostrada a grade triangular Tin que ser de fundamental

importncia para a elaborao dos mapeamentos a serem elaborados. 38.Na barra de ferramentas Tools, clique sobre a ferramenta Identify e clique em pontos alternados sobre a grade triangular Tin, e observe que qualquer ponto do mapa agora representado por uma cota 40.Na caixa de dilogo Convert TIN to Raster, selecione tin no dropdown da opo Input TIN. 41.No dropdown da opo Attribute, selecione o campo Elevation. 42.Na caixa de entrada Output raster, digite o nome Mnt dentro do diretrio de trabalho interesse. 43.Clique sobre o boto OK.

altimtrica. Como exemplo, abaixo mostrado o valor da altitude de um ponto localizado sobre a rea mais elevada da regio.

39.Clique no menu 3D Analyst, aponde para Convert e clique sobre a opo TIN to Raster. 44.Na tabela de contedos, clique com o boto direito do mouse sobre a grade triangular tin e, na janela de menu rpido, clique sobre a opo Remove. 45.Feche a barra de ferramentas 3D

Analyst.

de elevao do Sol de 45 grau e o modelo numrico do terreno (MNT).

Agora que voc preparou a base de dados necessria para a elaborao dos prximos mapeamentos, voc est pronto para iniciar a anlise topogrfica do distrito de Arac. 1.2. REALIZANDO A ANLISE TOTPOGRFICA Uma possibilidade de representar o relevo por meio de um mapa do sombreamento ou iluminao da topografia. Neste caso, a varivel representada uma simulao do nvel de luz (ou de sombra) refletida pelo relevo ao ser iluminado pelo sol situado numa posio geogrfica determinada. As reas de maior declividade que se encontram

1.Aps disponibilizar a barra de ferramentas Spatial Analyst, clique no menu Sptial Analyst, aponte para Surface analysis e clique sobre a opo Hillshade.

expostas ao Sol refletiro muita luz e sero, portanto, muito visveis;

aquelas reas que se encontram nas encostas no iluminadas diretamente pelo Sol no refletiro a luz e aparecero escuras no modelo. Como exemplo prtico, esta representao do terreno ser obtida utilizando um ngulo azimutal de 315 graus, ngulo

6.Clique com boto direito do mouse sobre a imagem sombra e, na janela de menu rpido, clique sobre a opo Properties.

2.Na caixa de dilogo Hillshade, selecione a imagem matricial mnt no dropdown Input surface. 3.Aceite o valor de azimute e de altitude e, na caixa de entrada Output raster, digite o nome sombra dentro do diretrio de trabalho de interesse. 7.Na caixa de dilogo Layer Properties, clique sobre a guia Symbology.

4.Clique sobre o boto OK. 8.Selecione o contraste Standard 5.Arraste a imagem matricial sombra para cima de mnt e desabilite todas as imagens, exceto sombra e distrito. Deviations no dropdown da opo Type do painel Stretch. 9.Clique sobre o boto OK.

10.Na Data.

barra

de

ferramentas

Standard, clique sobre o boto Add 11.Na caixa de dilogo Add Data, v para o diretrio de trabalho interesse. 12.Selecione o shapefile rios.shp. 13.Clique sobre o boto Add. Veja o resultado dos rios da regio sobrepostos sobre o modelo abaixo. 15.Na caixa de dilogo Contour, selecione mnt no dropdown Input surface. 16.Na caixa de entrada Contour interval, digite 40. Logo, o mapa resultante ter curvas de nvel

variando de 40 em 40 metros. 17.Aceite todas as outras opes e, na caixa de entrada Output features, digite o nome Contorno_40m dentro Nesta etapa, voc est pronto para utilizar o modelo numrico do terreno para gerar um mapa vetorial de linhas de curvas de nvel com eqidistncia de 40 metros. No entanto, qualquer outro intervalo de curva de nvel pode ser utilizado antes de iniciar o processamento. do diretrio de trabalho interesse.

14.Clique no menu Spatial Analyst, aponte para Surface Analysis e clique sobre a opo Contour.

18.Clique sobre OK.

em 1979, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa): 0-

Abaixo, mostrado o resultado do

3% (relevo plano), 3-8% (relevo suavemente ondulado), 8-20%

(relevo ondulado), 20-45% (relevo fortemente ondulado), 45-75%

(relevo montanhoso) e > 75% (relevo fortemente montanhoso). Porm, existe a possibilidade de dividir o terreno em outras de classes com de as

declividade, processamento com curvas de nvel variando de 40 em 40 metros.

acordo

necessidades do estudo em particular. Esta operao ser realizada

utilizando a tcnica de reclassificao com base numa tabela ASCII, gerada para este propsito. A estrutura da tabela utilizada com o comando ser

Uma

outra

possibilidade

de

a seguinte: 03 08 8 20 20 45 45 75 > 75 1 2 3 4 5 6

representar o relevo por meio da declividade do terreno, que

expressa como a variao de altitude entre dois pontos do terreno em relao distncia que os separa. O modelo numrico do terreno ser utilizado como imagem de entrada para a gerao A do mapa de de

declividade.

imagem

19.Clique no menu Spatial Analyst, aponte para Surface Analysis e clique sobre a opo Slope.

declividade gerada ser do tipo contnua, por apresentar valores reais. Esta imagem ser fatiada, e as classes de declividades sero discriminadas em seis intervalos distintos, sugeridos 10

24.Na tabela de contedo, arraste a imagem matricial declive para cima de Contorno_40m, desmarque todas as outras imagens matriciais e

vetoriais e clique sobre a ferramenta Full Extent.

20.Na surface.

caixa

de

dilogo

Slope,

selecione mnt no dropdown Input 21.Selecione a opo Percent em Outuput measurement. 25.No menu Spatial Analyst, clique sobre a opo Reclassify.

22.Aceite todas as outras opes e, na caixa de entrada Output raster, digite o nome declive dentro do diretrio de trabalho interesse. 23.Clique sobre o boto OK.

26.Na caixa de dilogo Reclassify, selecione declive no dropdown da opo input raster. 27.Clique no boto Classify. 11

28.Na

caixa

de selecione

dilogo 6 no

33.Veja o resultado da reclassificao e, na tabela de contedo, clique na tabela de contedo, clique com o boto direito do mouse sobre a imagem matricial declive_Emb e clique sobre a opo Properties. 34.Na caixa de dilogo Layer Properties, clique sobre a guia Symbology. 36.Clique sobre o boto OK.

Classification,

dropdown da opo Classes.

Veja, na figura abaixo, o resultado da formatao da legenda de acordo com 29.No painel Break Values, entre com os valores 3, 8, 20, 45, 75 e 99999. 30.Clique sobre o boto OK. 31.Na caixa de dilogo Reclassify, aceite todas as outras opes e, na caixa de entrada Outuput raster, digite o nome Declive_Emb dentro do diretrio de trabalho interesse. 32.Clique sobre o boto OK. Agora, voc ir elaborar o mapa de orientao do terreno ou exposio. A orientao do terreno definida como sendo o azimute em graus (ou ponto cardinal na rosa dos ventos) para o qual se encontra orientado o padronizadas pela Embrapa, 1979. as classes de declividade

12

plano de mxima declividade nesse ponto. Na Figura 6.10, esto diretrio de trabalho de interesse. 40.Clique sobre o boto OK. 41.Arraste a imagem Aspecto para o topo da tabela de contedos. 42.Clique com o boto direito do mouse sobre a imagem matricial 37.Clique no menu Sptial Analyst, aponte para Surface Analysis e clique sobre a opo Aspect. 43.Na caixa de dilogo Layer Properties, clique sobre a guia Symbology. Aspecto e, na janela de menu rpido, clique em Properties.

indicadas as posies convencionais das classes de exposio do terreno (oito pontos cardinais mais

destacados) junto com o valor (em graus) atribudo a cada um.

44.No

painel

Show,

clique

em

Classified. 38.Na caixa de dilogo Aspect, selecione mnt no dropdown Inut surface. 45. Digite os pontos cardeais

mostrados na figura. 46.Clique sobre o boto OK.

39.Aceite todas as outras opes e, na caixa de entrada Outuput raster, digite o nome Aspecto dentro do

13

47. Na tabela de contedo, na legenda da imagem matricial Aspecto, clique lentamente sobre a opo <VALUE>, apague esta opo > e pressione a tecla ENTER. Neste momento, voc est pronto para utilizar um comando que ir possibilitar a visualizao do relevo em relao a pontos predeterminados. Data. 49.Na caixa de dilogo Add Data, v para o diretrio de trabalho de interesse.

14

Anda mungkin juga menyukai