Anda di halaman 1dari 2

Aplicaes para Cmeras Termogrficas

Inspeo de motores eltricos


Nota de aplicao
Os motores eltricos so a espinha dorsal da indstria. O Departamento de Energia dos EUA calcula que, apenas nos EUA, existam 40 milhes de motores em operao na indstria, e o fato de esses motores utilizarem 70% da eletricidade consumida pela indstria indica sua importncia.

As cmaras termogrficas so muito teis tanto para a soluo de problemas de motores como para o monitoramento de condies, alm da manuteno preventiva de longo prazo. Utilizando uma cmara termogrfica porttil, voc pode capturar medies de temperatura infravermelhas do perfil trmico de um motor como uma imagem bidimensional. Agora, as cmeras termogrficas da Fluke contam com o IR-Fusion*, uma tecnologia que combina uma imagem visual, ou luz visvel, com uma imagem infravermelha para melhorar a identificao, a anlise ea gesto de imagens.
* O Fluke Ti20 distribudo com o software SmartView de anlise e emisso de relatrios, com atualizaes gratuitas durantea vida til do produto.

O que voc deve verificar?


Em condies ideais, voc deve verificar os motores quando eles estiverem funcionando em condies normais de operao. Ao contrrio de um termmetro infravermelho, que capta a temperatura em um nico ponto, uma cmera termogrfica pode capturar as temperaturas em milhares de pontos ao mesmo tempo, em todos os componentes essenciais: motor, acoplamento do eixo, rolamentos do motor e do eixo, e caixa de velocidades. Lembre-se: cada motor projetado para operar com uma temperatura interna especfica. Os outros componentes no devero estar to quentes quanto o alojamento do motor.

As imagens trmicas de motores eltricos revelam sua temperatura superficial, um componente fundamental de sua condio de operao. esse monitoramento de condies importante como forma de evitar muitos defeitos inesperados do motor em sistemas essenciais para processos fabris, comerciais e institucionais. Essas aes preventivas so importantes porque, quando um sistema essencial falha, ele inevitavelmente aumenta os custos, exige o remanejamento de funcionrios e materiais, reduz a produtividade e, se no for corrigido, pode ameaar a rentabilidade das empresas e, possivelmente, o bemestar dos funcionrios e/ou clientes.

O que se deve observar?


Todos os motores devem indicar a temperatura normal de operao na placa de identificao. Embora a cmera infravermelha no seja capaz de ver o interior do motor, atemperatura da superfcie externa um indicador da temperatura interna. medida que o esquenta por dentro, ele tambm esquenta na parte externa. Assim, um termgrafo experiente que tambm conhea sobre motores pode utilizar as imagens trmicas para identificar condies tais como fluxo de ar inadequado, falha iminente de rolamentos, problemas no acoplamento do eixo e deteriorao do isolamento do rotor ou do estator em um motor.

Rolamentos em bom estado de funcionamento devem apresentar temperaturas baixas.

Para obter mais informaes sobre Cmaras Termogrficas, acesse www.fluke.com/thermography

Esta imagem trmica mostra um motor frio esquerda e uma caixa de velocidades quente direita, com uma anomalia especialmente incandescente.

Em geral, uma boa idia criar um roteiro de inspeo regular que inclua todas as combinaes essenciais de motor/acionamento. Ento, salve uma imagem trmica de cada um em um computador e acompanhe as medies ao longo do tempo. Dessa forma, voc ter imagens de referncia para comparao, que ajudaro a determinar se um ponto quente incomum ou no, e, aps os reparos, ajudaro a verificar se os reparos foram bem-sucedidos.

Qual o custo potencial de uma falha?


Para um motor especfico, possvel fazer uma anlise com base no custo do motor, na mdia de tempo de inatividade de uma linha em virtude de uma falha em um motor, na mo de obra necessria para trocar um motor, etc. Naturalmente, as perdas de produtividade causadas pela inatividade variam de acordo com o setor de atividade. Por exemplo, a perda de produo de uma mquina de fabricao de papel pode chegar a $3.000 por hora, ao passo que na indstria de fundio de ao as perdas podem chegar a $1.000 porminuto.

O que representa um alerta vermelho


Qualquer problema de equipamento que ponha em risco a segurana deve ter a prioridade mais alta no momento dos reparos. Depois disso, observe que cada motor tem uma temperatura mxima de operao que normalmente indicada em sua placa de identificao, representando o aumento mximo permitido na temperatura do motor acima da temperatura ambiente. (A maioria dos motores projetada para operar a temperaturas ambientes no superiores a 40 C). De modo geral, cada aumento de 10 C acima da temperatura prevista reduz pela metade a vida til de um motor. Inspees infravermelhas periodicamente programadas de motores eltricos identificam os motores que esto comeando a se superaquecer. Mesmo uma imagem trmica inicial revelar se um motor est funcionando a uma temperatura mais elevada do que um motor semelhante que realiza um trabalho semelhante.

Aes de acompanhamento
Se voc suspeitar que o superaquecimento causado porumadas seguintes situaes, considere a ao descrita: a. Fluxo de ar inadequado. Se for possvel realizar um desligamento breve sem afetar o processo da planta, desligue o motor pelo tempo suficiente para realizar uma pequena limpeza nas grades de admisso de ar. Programe uma limpeza completa do motor durante o prximo desligamento planejado da planta. b. Tenso desequilibrada ou sobrecarga. A causa mais comum, uma conexo de alta resistncia no disjuntor, no interruptor ou na caixa de conexes do motor, geralmente pode ser identificada com uma inspeo termogrfica

econfirmada com um multmetro, alicate ampermetro ou analisador de qualidade de energia. c. Falha iminente do rolamento. Quando as imagens trmicas indicarem superaquecimento do rolamento, emita uma ordem de manuteno para substituir ou lubrificar o rolamento. Embora seu preo seja um pouco elevado e exija um especialista, a anlise de vibrao pode, muitas vezes, ajudar a determinar a melhor providncia. d. Defeito de isolamento. Se no afetar demasiadamente aproduo, reduza o desempenho do motor de acordo com as normas da NEMA. Emita uma ordem de servio para substituir omotor assim que possvel. e. Desalinhamento do eixo. Namaioria dos casos, a anlise de vibrao confirmar um acoplamento desalinhado. Se odesligamento for possvel, podem ser utilizados comparadores de dispositivos de alinhamento alaser e o desalinhamento pode ser corrigido imediatamente. Sempre que voc descobrir um problema usando uma cmera termogrfica, use o respectivo software para documentar suas concluses em um relatrio que inclua uma imagem trmica e uma imagem digital do equipamento. a melhor forma de comunicar os problemas que encontrou e os reparos sugeridos.

Fluke. Mantendo seu mundo funcionando.


Fluke Corporation PO Box 9090, Everett, WA 98206 U.S.A. Fluke Europe B.V. PO Box 1186, 5602 BD Eindhoven, Holanda Para saber mais, ligue para: Nos EUA (800) 443-5853 ou Fax (425) 446-5116 Na Europa/Or. Mdio/frica +31 (0) 40 2675 200 ou Fax +31 (0) 40 2675 222 No Canad (800)-36-FLUKE ou Fax (905) 890-6866 De outros pases +1 (425) 446-5500 ou Fax +1 (425) 446-5116 Acesso pela Web: http://www.fluke.com 2005-2008 Fluke Corporation. As especificaes esto sujeitas a mudanas sem aviso prvio. Impresso nos EUA. 8/2011 4061459 A-PT-BR-N Rev B

Uma dica de captura de imagens:


s vezes difcil obter uma viso direta do componente que voc deseja inspecionar, como um motor ou uma caixa de velocidades instalada no alto de uma mquina. Tente usar um espelho trmico para ver o reflexo do componente. Uma folha de papel de alumnio (3 mm de espessura) funciona muito bem. Ou deslize-a com cuidado temporariamente at o lugar ou instale-a permanentemente em um lugar que facilite a inspeo. O alumnio no precisa ser extremamente polido para ser eficaz. No entanto, se estiver tentando garantir leituras de temperatura verdadeiras (e no comparativas), voc deve aprender a caracterizar o espelho e ajuste suas leituras de emissividade da maneira adequada. Para que essa tcnica funcione, asuperfcie do espelho deve estar limpa, pois o leo e outros revestimentos alteram as propriedades reflexivas do espelho.
2 Fluke Corporation Aplicaes Trmicas: Inspeo de motores eltricos

Anda mungkin juga menyukai