Anda di halaman 1dari 11

Manual de orientao nutricional enteral em domiclio.

ndice

01. Introduo 02. Alimentao enteral: o que ? 03. Tipos de nutrio enteral 04. Vias de administrao da alimentao enteral 05. Tipos de administrao 06. Equipamentos, materiais e utenslios necessrios 07. Preparao para administrao de dietas 08. Preparao do paciente 09. Como administrar medicamentos 10. O que fazer nas intercorrncias? 11. Ficha de acompanhamento

04 05 06 07 08 08 09 11 14 15 18

1 Introduo

2 Alimentao enteral: o que ?

O objetivo deste manual ajudar voc e sua famlia a compreender o que nutrio enteral, como se administra, os cuidados necessrios e como atuar diante de algumas situaes especiais. Durante sua estada no hospital, tanto voc quanto sua famlia devem ter tido a oportunidade de aprender como se administra e quais so os cuidados necessrios com a nutrio enteral. Mas sempre podem surgir dvidas e esperamos que este manual os ajude a esclarec-las. A manuteno de um bom estado nutricional fundamental para assegurar uma resposta adequada a seu tratamento. Sem dvida, a terapia nutricional enteral, quando utilizada em pacientes que no conseguem ingerir diariamente a quantidade de nutrientes necessrios para atingir suas necessidades nutricionais, constitui uma importante ferramenta que a nutrio moderna utiliza em diversas situaes clnicas. Nos ltimos tempos a terapia nutricional teve um grande avano em relao s tcnicas de administrao de nutrio enteral, aos produtos de nutrio enteral industrializados e aos servios prestados s pessoas que fazem uso desses produtos, proporcionando a certeza de que a nutrio enteral em domiclio um suporte nutricional eficaz e seguro.

Quando a alimentao pela boca insuficiente ou impossvel de ser realizada, suas necessidades nutricionais podem ser satisfeitas atravs da nutrio enteral. A nutrio enteral uma alternativa para a ingesto de alimentos e pode ser feita atravs de uma sonda posicionada ou implantada no estmago, no duodeno ou no jejuno. Os alimentos esto na forma lquida ou em p e contm o mesmo valor nutricional (protenas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais) que uma alimentao normal e equilibrada. Se voc no est conseguindo se alimentar da forma como fazia antes de ser hospitalizado, saiba que muito importante que a sua alimentao seja adequada e suficiente para que no haja perda de peso, infeces e para que voc se sinta mais forte e nutrido. A terapia nutricional enteral um mtodo simples, seguro e eficaz, que ajudar a manter o seu estado nutricional adequado, com uma melhor qualidade de vida.

3 Tipos de nutrio enteral

4 Vias de administrao da Alimentao enteral

A nutrio enteral pode apresentar-se das seguintes formas:


Via Nasogstrica ou Orogstrica : Via Nasoentrica ou Oroentrica :

Caseira: dieta preparada base de alimentos na sua forma original (in natura) que dever ser liquidificada, coada e ser administrada apenas em pacientes que possuem gastrostomia. Caso seja administrada via sonda nasoenteral, necessitar de maior diluio para passar pelo tubo fino e, neste caso, haver perda de nutrientes. Dever ser preparada seguindo uma srie de recomendaes, a fim de evitar contaminao. Industrializada: uma dieta pronta, completa em nutrientes e balanceada, onde h menores chances de contaminao. Pode ser encontrada nas seguintes formas: P: necessitando de reconstituio ou diluio com gua; Lquidas em Sistema Aberto: prontas para uso, devendo ser envasada em um frasco plstico (descartvel); Lquidas em Sistema Fechado: prontas para uso, sendo necessrio somente conectar o equipo diretamente no frasco da dieta.

a sonda passada pelo nariz ou pela boca e se direciona at o estmago.

a sonda passada pelo nariz ou pela boca e se direciona at o intestino delgado.

Gastrostomia :
a sonda implantada cirurgicamente ou via endoscpica e permanece em um orifcio (estoma) diretamente no intestino delgado (jejuno).

Jejunostomia :
a sonda implantada cirurgicamente ou via endoscpica e permanece em um orifcio (estoma) diretamente no estmago.

importante que as embalagens das dietas sejam mantidas em lugar fresco e seco.
6

Seu nutricionista ou mdico indicar qual a melhor alimentao enteral para o seu caso.

5 Tipos de administrao

As dietas enterais podem ser administradas de forma intermitente ou contnua, de acordo com a tolerncia digestiva do paciente e dos meios que se encontram disponveis no domclio. A forma intermitente mais parecida com a alimentao habitual. Consiste em administrar cerca de 250 mL de dieta enteral de 5 a 8 vezes ao dia. O volume de cada etapa dever ser proposto em funo do volume total no dia e da tolerncia digestiva do paciente.

2- Gravitacional
Administrao da dieta em frasco por gotejamento, suspenso em suporte.Permite uma utilizao mais lenta que o bolus e muitas vezes melhor tolerada. Procedimento: conectar o equipo ao frasco plstico descartvel ou diretamente no frasco da dieta (se for o sistema fechado). A pina do equipo deve estar fechada. Suspender o frasco pelo menos 60 cm acima da cabea do paciente. Abrir a pina para permitir que o lquido escorra at o outro extremo do equipo, fechar a pina, conectar o extremo do equipo na sonda e regular a velocidade de administrao com o equipo.

A administrao intermitente pode ser realizada de 2 maneiras: 1- Bolus


Administrao da dieta enteral com o auxlio de uma seringa de 50 mL Mtodo que deve ser utilizado com muito rigor para evitar transtornos digestivos devido a uma administrao rpida demais. Procedimento: aspirar a dieta com a seringa; conectar a seringa na sonda. Lentamente, empurrar o mbolo da seringa, para que aos poucos a dieta seja infundida. No ultrapassar 20 mL por minuto. Aps a administrao de cada etapa da dieta enteral, aspirar 20 mL de gua com a seringa e injetar na sonda para lav-la.

A administrao contnua
A forma contnua consiste numa administrao por gotejamento contnuo com bomba de infuso. A dieta pode ser administrada em perodos de 12 a 24h, em funo da necessidade do paciente. Procedimento: conectar o equipo da bomba com a pina fechada ao frasco da dieta enteral. Suspender o frasco pelo menos 60 cm acima da cabea do paciente. Abrir a pina para permitir que a dieta corra at o outro extremo do equipo. Fechar a pina. Colocar o equipo na bomba de infuso e seguir as instrues corretas de cada bomba. Conectar o extremo do equipo sonda e regular a velocidade de administrao da dieta enteral. Abrir a pina do equipo e iniciar a infuso.

Observao geral: as dietas enterais devem ser armazenadas em local


100 mL

seco, fresco, temperatura ambiente e longe do calor. Mantenha fora do alcance de crianas. Uma vez envasadas no frasco plstico, devem ser imediatamente utilizadas, caso contrrio, devem ir para a geladeira, preferencialmente em prateleira exclusiva, por um prazo mximo de at 24h aps sair da embalagem original. Depois deste perodo, a dieta enteral j preparada deve ser desprezada.

6 Equipamentos, materiais e utenslios necessrios

7 Preparao para administrao das dietas

Sonda: tubo fino (sonda gstrica ou entrica) ou mais calibroso (sonda


de gastrostomia ou jejunostomia) e flexvel, de material tipo poliuretano ou silicone que permite ao alimento chegar ao estmago ou instestino.

Frasco plstico (para dietas de sistema aberto): recipiente


de plstico, graduado, com capacidade para 300 ou 500 mL, para acondicionamento da dieta enteral.

muito importante que alguns cuidados com a higiene sejam tomados para que a sua dieta no se contamine e possa ocasionar algum tipo de problema. Essa contaminao pode ser proveniente dos equipamentos, utenslios e superfcies higienizadas inadequadamente, de ingredientes mal armazenados e utilizados na preparao da dieta, do armazenamento inadequado da dieta enteral e das condies higinicas dos manipuladores.

Equipo: tubo de PVC que permite o transporte da dieta enteral do


frasco sonda do paciente.

Seringa de 50 mL: para higienizao da sonda. Esparadrapo hipoalergnico: para fixao da sonda. Bomba de infuso (se solicitado pela equipe que acompanhar o paciente):
equipamento que controla o volume de dieta enteral a ser infundido no paciente.

A higiene fundamental para o preparo da dieta enteral.

Lave sempre as mos com gua e sabo antes de manusear qualquer utenslio. Depois sequeas bem com papel toalha descartvel. O local do preparo da dieta dever ser limpo com lcool 70%.

gua filtrada e/ou fervida:


em temperatura ambiente.

A) No caso de dieta em p: separe os utenslios necessrios (funil, liquidificador, colher, copo graduado). Higienize todo o material com lcool 70% antes de us-lo e espere secar. Preparar apenas a quantidade de dieta em p prescrita pelo seu nutricionista e a quantidade de gua filtrada e/ou fervida recomendada em temperatura ambiente. Verificar a data de validade do produto.

10

11

7 Preparao para administrao das dietas

8 Preparao do paciente

B) No caso de uma dieta lquida pronta para uso:


embalagens de sistema aberto (necessitam de envase no frasco descartvel): verificar a data de validade do produto, higienizar a embalagem da dieta com gua, sabo e lcool 70% e agitar o produto antes do envase; embalagens de sistema fechado (dieta que no necessita envase): verifique a data de validade e agite o produto antes de us-lo.

Orientaes para uma administrao correta da dieta enteral


Coloque o paciente na posio correta.

Mnimo 60 cm

Se o paciente estiver acamado:


eleve a cabeceira da cama de 30 a 45 graus, durante a administrao da dieta; mantenha o paciente nesta posio de 20 a 30 minutos aps a infuso da dieta, se a administrao for intermitente ou por bolus (com seringa); se o paciente estiver recebendo nutrio enteral de forma contnua, mantenha a cabeceira da cama elevada durante todo o tempo de 30 a 45 graus.

45

Nunca utilize produtos com data de validade vencida


Independente do tipo de dieta que voc vai utilizar, a administrao deve ser feita temperatura ambiente. Se a dieta estiver guardada na geladeira, preciso retirar o frasco e deix-lo em temperatura ambiente por 30 minutos antes de administr-lo. Agite antes de usar. Anote no frasco a data e o horrio em que a dieta comeou a ser administrada, para que no ultrapasse o prazo de validade microbiolgica que o fabricante recomenda.

As dietas em sistema aberto (envasadas no frasco plstico descartvel) devem ficar temperatura ambiente para serem infudidas por um perodo mximo de 4h. No caso do sistema fechado, verificar o perodo de infuso com o fabricante.
Dieta em sistema fechado 12

Se houver orientao da equipe, deve-se aspirar o resduo gstrico antes de cada etapa de administrao da dieta enteral. Esta manobra no precisa ser realizada em pacientes com alimentao duodenal ou jejunal.

Se o paciente no estiver acamado:


mantenha-o sentado durante toda a administrao da dieta.

Dieta em sistema aberto

13

9 Como administrar medicamentos

10 O que fazer nas intercorrncias?

A administrao de medicamentos triturados ou na forma lquida atravs da sonda, em conjunto com a dieta enteral, poder causar algumas alteraes nas caractersticas e na estabilidade da dieta enteral ou nas propriedades qumicas dos medicamentos. Alm disso, pode causar obstruo da sonda e desconforto digestivo no paciente. Para evitar que isto ocorra, alguns cuidados devero ser tomados: a administrao dever ser sempre feita por bolus com seringa. D preferncia aos medicamentos na forma lquida; caso o medicamento se apresente da forma slida (comprimidos/drgeas), ele dever ser triturado at virar p e deve ser reconstitudo em gua. Aspirar o contedo com uma seringa e injetar na sonda;

Causa
A diarreia caracteriza-se pela presena de fezes lquidas em grande quantidade, trs vezes ou mais por dia, gerando desconforto, perda de nutrientes e estado de m nutrio. Vrios so os motivos que podem gerar diarreia (uso de antibiticos, medicaes que aumentam os movimentos intestinais, etc), no entanto, o no cumprimento das recomendaes de higiene, administrao e conservao da dieta enteral tambm pode propiciar a diarreia.

Recomendao
Entrar em contato com seu mdico ou nutricionista.

Diarreia

lavar a sonda com gua antes e aps a administrao dos medicamentos para evitar a obstruo da mesma; recomenda-se administrar 1 hora antes ou 2 horas depois da dieta enteral.

Existem medicamentos que no devem ser administrados pela sonda ou junto com a dieta. Verifiique sempre com seu mdico.
14

Nuseas e vmitos

administrar a medicao lentamente na sonda;

Deve-se tomar cuidado para que o paciente no aspire as secrees eliminadas e tenha complicaes respiratrias.

Posio do paciente incorreta, posio da sonda incorreta, administrao rpida da dieta enteral.

Verique com seu mdico a posio correta da sonda, mantenha o paciente em posio de 45 graus durante a administrao da nutrio enteral, administre a dieta lentamente e certique-se quanto ao esvaziamento gstrico atravs da aferio do resduo gstrico.

15

10 O que fazer nas intercorrncias?

Chame seu mdico, nutricionista ou enfermeiro caso:

Causa
Interfere no fluxo adequado da alimentao enteral. Limpeza inadequada da sonda e administrao incorreta de medicamentos.

Recomendao
Manter os cuidados de limpeza e higiene da sonda, injetando 50 mL de gua temperatura ambiente aps cada administrao da dieta enteral e dos medicamentos.

as nuseas, vmitos, diarreia e dor abdominal no cessarem em 24 horas; o paciente tenha febre acima de 38C; ocorra o rompimento ou a sada da sonda de alimentao; haja inchao excessivo da face ou das pernas; ocorra arroxeamento ou ferimento na regio onde a sonda est instalada; ocorra priso de ventre por mais de 5 dias;

Obstruo da sonda

Sada da sonda

Prejudica a oferta da dieta enteral proposta.

Nuseas, vmitos e sada acidental.

Repassagem da sonda por uma pessoa capacitada ou contactar o mdico/enfermeiro responsvel. Nunca tente fazer este procedimento sem a ajuda de um profissional.

haja suspeita de broncoaspirao.

Nome do profissional:

No h motivos para assustar-se, mas entre em contato com o seu mdico, enfermeiro ou nutricionista.

Desidratao

Refere-se perda excessiva de lquidos do corpo.

Diarreia, vmitos ou febre. Pacientes com idade avanada ou crianas requerem maior ateno.

Controle da administrao e eliminao dos lquidos, ter ateno nas alteraes da pele (pele seca) e administrar a quantidade de lquidos recomendada pelo seu mdico.

Hospital:

Telefone:

16

17

Data

18

11 Ficha de acompanhamento
Prescrio
Dieta prescrita: Volume a ser administrado: ______ mL _____ vezes ao dia de dieta enteral. Hidratao: ______ mL de gua _____ vezes ao dia. Peso (kg) Apresentou vmitos? Volume de dieta administrada em 24h Volume de outros lquidos administrados Nmero de evacuaes em 24h Consistncia das fezes Maior temperatura do corpo nas ltimas 24h

Renata Penetti CRN: 6590

Nara Lopes CRN: 981003800

Maria Rosa dos Santos CRN: 2655

Flvia Lopes Fonseca CRN: 99100137/0

Cleide Menezes Salvador COREN: 83266

Este manual foi elaborado com o apoio de:

Ana Cristina Teixeira dos Santos CRN: 94100185/7

Observaes

19

Dieta lquida pronta para uso

Indicaes: Alimentao entera l padro Geriatria Desnutrio

Mais nutrio, menos complicao.


Tabela Nutricional IsoSource Soya Quantidade por 1000 mL Valor Energtico Carboidratos Protenas Gordura total Sdio Clcio Ferro Potssio Fsforo Magnsio Zinco Mangans Cobre Molibdnio Iodo Cromo Selnio Vitamina A Vitamina D Vitamina E Vitamina C Niacina cido Pantotnico Vitamina B6 Vitamina B2 Vitamina B1 Biotina cido Flico Vitamina K Vitamina B12 Colina 1200 kcal 170 g 44 g 41 g 1200 g 1000 g 12 mg 1640 mg 700 mg 260 mg 8,0 mg 2,4 mg 900 mg 48 mg 132 mg 36 mg 36 mg 600 mg 6,8 mg 20 mg 48 mg 16 mg 5,2 mg 1,4 mg 1,4 mg 1,2 mg 30 mg 400 mg 65 mg 2,4 mg 552 mg

Osmolalidade: 360 mOsm/kg de H2O

Apresentao: 1 litro, embalagem Tetra Square.

Anda mungkin juga menyukai