Anda di halaman 1dari 5

Voc sabia que quem sofre na hora de dormir tem mais chances de ter problemas cardacos e de imptencia?

E que 10% dos acidentes de carro ocorrem por causa de pessoas que dormiram ao volante? O Fantstico mostrou 10 dicas para dormir bem e no ter insnia. Dormir bem to importante quanto dormir e comer 1. Para quem sofre de insnia uma alternativa a Terapia de choque. Domini que sofria de insnia teve que reduzir o tempo que passa na cama para 6 horas por recomendao mdica. Sonecas em outros lugares da sua casa foram proibidas. Independente do tempo que ele conseguiu dormir, ele deveria sair da cama sempre no mesmo horrio. Menos de uma semana depois, ele conseguiu dormir uma noite inteira e ficou muito mais humorado. O tratamento durou 4 semanas. 2. Repor o sono depois de uma noite mal dormida. O melhor horrio para repor o sono de uma noite mal dormida entre 2 e 5 da tarde. Sonecas fora desse horrio no so restauradoras. 3. Ter cuidado com o ronco. O ronco ocorre por causa da vibrao do palato mole do cu da boca. O problema pode ser evitado atravs de um aparelho que colocado na boca e traz a mandbula para frente e tensiona o cu da boca. Outra forma atravs da implantao de hastes no cu da boca para evitar a vibrao. 4. Em viagens de avio, a dica para se adaptar ao novo fuso horrio no se alimentar no avio e deixar para fazer a refeio no horrio certo do local que voc vai. Assim, ser mais fcil para dormir na hora certa. Para outras dicas de como evitar o jet lag clique emvamosviajar/2009/07/19/mudanca-no-fuso-horario-como-evitar-o-jetlag/. 5. O cheiro da lavanda pode melhorar a qualidade do seu descanso. O uso de valeriana (erva de So Jorge) para tomar um ch antes de dormir bom. A erva de So Jorge um calmante natural e no causa dependncia. 6. Cuidado com o que voc vai comer antes de dormir. Carboidratos liberam a serotonina que um hormnio que induz o sono. J as protenas diminuem a produo de serotonina. Um ponto importante fazer a ltima refeio de 2 a 3 horas antes de dormir. 7. Respeite o ciclo do sono. Foi feita uma pesquisa por cientistas para verificar o efeito do caf e do vinho no sono. Holly tomou 3 xcaras de caf antes de dormir e James tomou 3 taas de vinho. Holly custou a dormir e ficou mais tempo no sono superficial do que no sono profundo. J o James dormiu em poucos minutos e acordou exausto. Ele chegou ao sono profundo menos vezes que a Holly. 8. Dica para induzir o sono. Tomar um banho morno antes de dormir. Quando se toma um banho morno, a temperatura do corpo sobe e assim que a temperatura do corpo comea a diminuir, o resfriamento induz ao sono. 9. A luz azul pode ajudar a acordar mais rpido. Foi feito um teste com uma jornalista que precisa acordar s 3 da manh e ela tomou o caf da manh diante de uma lmpada azul. Foi verificado que o hormnio responsvel pelo sono diminuiu em 60%. A luz azul reconhecida pelas clulas do corpo humano como sendo a luz do dia e o cerbro para de produzir o hormnio do sono.

10. Para os estressados e aqueles que ficam pensando no trabalho e custam a relaxar, a tcnica simples. Quando estamos estressados, os msculos ficam tensionados. Para diminuir a tenso, contraia e relaxe os msculos do corpo a partir dos ps at o rosto. Em 20 minutos o sono comea a chegar e o hormnio relacionado ao estresse diminuiu. 11. Neste artigo: 12. - O que insnia? - Causas de insnia - Conseqncias da insnia - Diagnstico - O que fazer para acabar com a insnia? 13. "A insnia no simplesmente passar a noite toda acordado, ela definida como um sono inadequado ou de baixa qualidade. Poder ser transitria ou crnica e ter causas diversas. O tratamento da insnia ir depender do seu tipo e causa, mas existem alguns cuidados importantes que ajudam na obteno de um bom sono." 14. O que insnia? 15. A insnia no definida pelo nmero de horas de sono ou pela dificuldade de dormir. As pessoas normalmente variam na sua necessidade e na sua satisfao com o sono. A insnia o sono inadequado ou de baixa qualidade devido a um ou mais dos seguintes fatores: 16. Dificuldade para iniciar o sono; Acordar freqentemente durante a noite com dificuldade para voltar a dormir; Acordar muito cedo pela manh; Sono no revitalizante. 17. A insnia pode causas problemas durante o dia, tais como cansao, falta de energia, dificuldade de concentrao e irritabilidade. 18. A insnia pode ser classificada como transitria, intermitente e crnica. A insnia por uma nica noite ou por poucas semanas chamada de transitria. Se os episdios de insnia transitria ocorrerem de tempo em tempo, a insnia chamada de intermitente. A insnia considerada crnica quando ocorre na maioria das noites e por um ms ou mais. 19. A insnia ocorre em homens e mulheres de todas as idades, embora parea ser mais comum nas mulheres (especialmente aps a menopausa) e em pessoas com 60 anos de idade ou mais velhas. 20. Causas de insnia 21. Existem muitas causas de insnia. A insnia transitria e intermitente geralmente ocorre em pessoas que esto temporariamente passando por uma ou mais dessas situaes: 22. Estresse Barulho no ambiente Temperaturas extremas Mudana no ambiente Problemas com os horrios de sono Efeitos colaterais de medicamentos. 23. A insnia crnica mais complexa e freqentemente resulta de uma combinao de fatores, incluindo distrbios fsicos e mentais. Uma das causa mais comuns de insnia crnica a depresso. Outras causas incluem artrite, doena nos rins, insuficincia cardaca, asma, apnia do

sono, narcolepsia, sndrome das pernas inquietas, doena de Parkinson e hipertireoidismo. 24. Entretanto, a insnia crnica pode tambm ser devido a fatores comportamentais, incluindo o abuso de cafena, lcool, ou outras substncias; interrupo do ciclo sono/viglia e pode ocorrer tambm com mudanas no trabalho ou outras atividades noturnas e estresse crnico. 25. Alm disso, os comportamentos a seguir podem perpetuar a insnia em algumas pessoas: 26. Expectativa e preocupao com a dificuldade para dormir; Ingesto excessiva de cafena; Ingerir bebida alcolica antes de ir pra cama; Fumar cigarros antes de ir pra cama; Cochilos excessivos durante o dia; Horrios irregulares ou interrupes freqentes do ciclo sono/viglia. 27. Esses comportamentos podem prolongar a existncia da insnia, e podem tambm ser os causadores primrios do problema com o sono. Parar com esses comportamentos pode eliminar a insnia. 28. Conseqncias da insnia 29. Uma nica noite sem dormir bem j pode trazer prejuzos e quanto maior a privao do sono maior sero os efeitos da insnia. A falta do sono pode afetar mltiplos aspectos de uma pessoa, sendo a habilidade de ateno o maior deles. So freqentes os lapsos, popularmente chamados de "pescadas", durante o dia, que podem atrapalhar nas atividades dirias. 30. A insnia crnica mais complexa. freqente entre as insnias secundrias o aumento da fadiga e sonolncia diurna. Entretanto, algumas pessoas com insnia crnica so muito alertas durante o dia mesmo com a diminuio das horas de sono, o que suporta a hiptese de que a insnia seja um distrbio de hiperatividade. 31. Os distrbios mais comumente associados insnia so os psiquitricos, entre os quais, a depresso mais freqente. A prevalncia de distrbios psiquitricos est em torno de 40 a 50%. tradicionalmente aceito que a insnia seja secundria aos distrbios psiquitricos, mas em alguns casos a insnia pode preceder o distrbio psiquitrico. 32. As pessoas com insnia apresentam maiores taxas de faltas na escola e trabalho, acidentes, diminuio da produtividade, diminuio da qualidade de vida, e piora da memria. 33. Diagnstico 34. As pessoas com insnia devem ser avaliadas por um mdico, que ir avaliar sua histria mdica e de seu sono. Estudos do sono podem ser recomendados, mas apenas se houver a suspeita de que o paciente tenha um distrbio primrio do sono, como apnia obstrutiva do sono ou narcolepsia. 35. O que fazer para acabar com a insnia? 36. O tratamento da insnia ir depender do seu tipo e causa. Quando a insnia secundria a um outro distrbio, esse deve ser tratado. 37. Alguns medicamentos podem ser usados no caso de insnia transitria como os benzodiazepnicos, no devendo ser usados por mais de uma semana. Quando a dor aguda for causa da insnia deve-se utilizar analgsicos para o controle da dor. 38. Na insnia crnica, os antidepressivos podem ser apropriados em caso de distrbios psiquitricos. O uso prolongado de benzodiazepnicos deve ser evitado devido possvel tolerncia e dependncia.

39. Alguns cuidados importantes devem ser tomados para se obter um bom sono: 40. Manter um ciclo regular de sono/viglia. Levantar cedo da cama pela manh, mesmo que no tenha tido um bom sono. Evitar cochilos durante o dia e no lugar dos cochilos, fazer exerccios. Preservar a cama para o sono e sexo. Evitar outras atividades na cama, como ler ou assistir televiso. Minimizar o consumo de lcool e evitar a cafena a tarde e a noite. No comer alimentos de difcil digesto logo antes de ir para a cama. Garanta um ambiente propcio para o sono com temperatura agradvel, silncio e escuro. Se alguma coisa o preocupa e est te tirando o sono, coloque o problema para descansar escrevendo-o em um papel e ponha-o de lado at de manh. No fique tentado cair no sono por muito tempo, isso s ir piorar as coisas. Se voc no conseguir dormir aps 20 a 30 minutos, levante da cama, faa algo relaxante, e volte para a cama quando voc sentir sono. E por ltimo, evite a automedicao. Procure sempre um mdico que ir avaliar o tipo de insnia e indicar o melhor tratamento.

Ambos os autores relatam o processo que o trabalho passou para chegar aos dias atuais. Segundo Ivo Tonet Durante o perodo renascentista o trabalho era visto pela classe baixa como uma forma de castigar as classe desprivilegiadas. O individuo que no precisavam trabalhar pois tinham regalias vindas do bero, apenas se destinavam a dedicar- se ao espiritual. A classe privilegiada tinha seu alicerces na classe baixa ou desprivilegiada, pois era atravs dela que a classe dominante podia se dedicar apenas ao espiritual sem se preocupar com o exerccio fsico, porem a classe desprivilegiada via isso como um castigo, eles no se orgulhavam de serem trabalhadores. Com a entrada do capitalismo em cena o trabalho passa a ser visto no como um atividade criativa e estimuladora, mas como um meio de produzir mercadorias, e a maior delas, o dinheiro, sendo assim houve uma grande mudana, o trabalho se torna uma forma de diguinificar o homem, pois atravs dele que vem seu sustento.

Para cortela O individuo nasce como uma tela em branco,Onde o meio em que ele vive faa com que ele busque um ambiente que o favorea sendo que ele utiliza o trabalho como instrumento para molda-lo as suas vontades.

E j nos dia atuais o trabalho se tornou uma forma de identidade humana, pois o individuo se orgulha do que faz, se tornou uma forma recproca , onde ele trabalha , remunerado, e ao mesmo tempo ajuda no desenvolvimento econmico.

Anda mungkin juga menyukai