Anda di halaman 1dari 7

Projeto Ser Humano

Mediunidade Relacionamento com Espritos

Isto pode parecer algo essencialmente religioso. A religio Esprita. Mas, no . Como vamos ver. caminho para a espiritualizao do ser humano.

Enfatizar a relao com Espritos, os viventes do mundo Espiritual, exige que tenhamos informao sobre como a vida fora do corpo.

Introduo

O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estar de maneira permanente aps a morte. Os Espritos que logo se desprendem da matria, ao morrerem, tiverem sonhos inteligentes. Esses Espiritos quando dormem, procuram a sociedade dos que lhes so superiores: viajam, conversam, e se instruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concludas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a no ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segundo a expresso de um sbio. Isto para os Espritos elevados; pois a massa dos homens que, com a morte, devem permanecer longas horas nessa perturbao, nessa incerteza de que vos tm falado, vo a mundos inferiores terra, onde antigas afeies os chamam, seja procura de prazeres talvez ainda mais baixos do que possuam aqui; vo beber doutrinas ainda mais vis, mais ignbeis, mais nocivas do que as que professaram entre vs.

E o que engendra a simpatia na terra no outra coisa seno esse fato de o homem se sentir, ao acordar, ligado pelo corao queles com que acabou de passar oito ou nove horas de liberdade ou de prazeres. O que explica tambm as antipatias invencveis que sentimos, no fundo do corao, que as pessoas em causa tm uma conscincia diversa da nossa, porque as conhecemos sem jamais as ter visto com os nossos olhos. ainda o que explica a indiferena, pis no procuramos fazer novos amigos, quando sabemos ter os que nos amam e nos querem. Numa palavra: o sono influi mais do que pensais, sobre a vossa vida.
in O Livro dos Espritos, questo 402, Allan Kardec

Projeto Ser Humano


Sobre o Espiritismo Tema 17

O mundo espiritual e a vida dos Espritos


in questes de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec

401. No, o Esprito jamais est inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo no mais necessitando do Esprito, ele percorre o espao e entra em relao mais direta com os outros Espritos.

A vida esprita Tema 17


Formao Esprita de mdiuns Textos da Filosofia Esprita interessantes ao trato da mediunidade

Em negrito os trechos interessantes para discusso.

RELAES DE ALM TMULO

As diferentes ordens de Espritos estabelecem entre elas uma hierarquia de poderes; e h entre eles subordinao e autoridade relativa a sua superioridade, e a exercem por meio de uma ascendncia moral irresistvel. (274) - O poder e a considerao de que um homem goza na terra no lhe d alguma supremacia no mundo dos Espritos. Pois que os Espritos so de diferentes ordens, segundo os seus mritos. Pois bem: o maior na terra pode estar na ltima classe entre os Espritos; enquanto o seu servidor estar na primeira. (275-a) O ttulo no nada; a superioridade real tudo. (277) - Os Espritos de diferentes ordens se vem, mas se distinguem uns dos outros. Afastam-se ou se aproximam segundo a semelhana ou divergncia de seus

sentimentos, como acontece entre vs. todo um mundo do qual o vosso o reflexo obscuro. Os da mesma ordem se renem por uma espcie de afinidade e formam grupos ou famlias de Espritos unidos pela simpatia e os propsitos; os bons, pelo desejo de fazer o bem; os maus, pelo desejo de fazer o mal, pela vergonha de suas faltas e pela necessidade de se encontrarem entre os seres semelhantes a eles. (278) - Os bons Espritos procuram combater as ms tendncias dos outros, a fim de os ajudar a subir; uma misso (280) Os Espritos inferiores se comprazem em nos levar ao mal, pelo despeito de no terem merecido estar entre os bons. Seu desejo o de impedir, tanto quanto puderem, que os Espritos ainda inexperientes atinjam o bem supremo. Querem fazer os outros provarem aquilo que eles provam. (281) - Os Espritos se vem e se compreendem; a palavra material: o reflexo da faculdade espiritual. O fluido universal estabelece entre eles uma comunicao constante; o veculo da transmisso do pensamento, como o ar para vs o veculo do som; uma espcie de telgrafo universal que liga todos os mundos, permitindo aos Espritos corresponderem-se de um mundo a outro. (282) - Os Espritos no podem dissimular reciprocamente os seus pensamentos; no podem esconder-se uns dos outros. Tudo permanece descoberto, principalmente quando so perfeitos. Podem distanciar-se uns dos outros, mas sempre se vem. Esta no uma regra absoluta, porque certos Espritos podem muito bem tornar-se invisvel para outros, se julgam til faz-lo. (283)

Comentrio Livre
Comentrios interessantes sobre a relao dos Espritos alm tmulo

Estabelecer nossas atitudes e intenes a nvel espiritual significa que, pra tomarmos as nossas decises, devemos contar com a forma como expressamos nossos pensamentos e nossas vontades. Acima de tudo, lembrarmos que a vida fsica absolutamente aparente. Ao Esprito, aparatos materiais inexistem, pois que, em se sentindo livre dos laos que o prendem ao corpo, tm acesso a todos os recantos e atividades pr onde levem seus interesses comuns. Se ao homem encarnado como estamos ns, podemos deixar de falar algo, ou dizer algo com intenes diferentes daquilo que pensamos, aos Espritos, com quem nossas comunicaes se processam de pensamento a pensamento, essa possibilidade no existe. A mscara material da linguagem inexiste para entre os Espritos. A linguagem regular entre Espritos, encarnados e no encarnados, o pensamento puro. Ao trocarmos impresses, transformamos essas impresses recebidas e processadas como linguagem que nos seja comum ao dilogo terreno. Os Espritos, por terem as sensaes espalhadas por todo o ser, tm como linguagem essas impresses, que compartilham entre si, e que devem transformar em relatos verbais com a ajuda das habilidades verbais do mdium, quando em contato medinico com encarnados. Garantida por essa livre comunicao estabelece Deus a formao de hierarquia entre Espritos, de acordo com a ascendncia intelectual e moral de cada um de ns. Nessa hierarquia a ascendncia sobre os que esto em escala inferior irresistvel, de tal forma isso se torna real a ns que a sentimos, mesmo que em muitas ocasies no entendamos o temor que pessoas e Espritos exercem sobre. Como consequncia disso, cada um de ns responsabilizado por tudo o que pensa, sugere, e intenciona realizar na comunidade onde vive. Como consequncia tambm, formamos as famlias espirituais pela fora das ideias e das atividades de pensamento que nos anima incessantemente. Pelo contedo do pensamento nos igualamos e divergimos uns dos demais. Com aquilo que pensamos, agregando conquistas intelectuais, afetivas e ticas, formamos amizades e fazemos projetos para a vida espiritual, onde estabelecemos nossa vida e interesses reais. H, para a vida material, quando disso tudo ganhamos conscincia, o estabelecimento da misso de progresso: ajudar a evoluo de todos aqueles que dependem de ns e que possam receber nossa influncia benfica. Preservando a misso de progresso, a relao espiritual que se estabelece entre mdiuns e Espritos, e com aqueles que fazem parte da situao medinica, deve seguir nessa mesma inteno de progresso geral. A mediunidade no pode ser separada da vida real, da vida comum, e com ela nos entretermos para atividades deslocadas de nosso esforo de progresso. Agregar a mediunidade, a sensibilidade medinica, vida, mais uma atitude do progresso que visualizamos, muito salutar aos nossos esforos de melhoria comum.

Orientaes Prticas
Utilizando os conceitos, como conceitos de vida.

Comentrios aplicados.

Vida espiritual Ganhar a vida espiritual, por mrito prprio, exerccio aplicado ao dia-a-dia na Terra. como continuarmos sendo ns mesmos, sejamos na fartura ou estejamos na carncia vestindo-nos andrajosamente, e ou com todos os aparatos sociais. Na verdade, encarnados e aprisionados aos sentidos plenamente, nos arrastamos em termos de sensibilidade. Nossos sentidos nos deixam lentos e primitivos. Vemos, ouvimos, sentimos, de forma absolutamente apagada, e limitada. A nica forma de superarmos essa barreira fsica nossa sensibilidade espiritual, e superando isso acessarmos nossos plenos processos mentais, pela busca nos domnios do entendimento a respeito das leis e das foras disponveis na vida, da realidade espiritual em todas as nossas experincias. Pelo treinamento e exerccio constante do ponto de vista espiritual no enfrentamento dos desafios da vida terrena, podemos nos afastar e olhar de forma mais clara e mais ampla os acontecimentos, valorizando de forma diferente a mesma situao, porque a vemos por um outro prisma. Somos os mesmos sempre, mas fazendo diferente as mesmas coisas em que os outros estejam ocupados. No nos diferenciamos por ocupaes diferenciadas, mas pela forma crist e espiritual de proceder com tudo e com todos. Afastarmos de uma situao significa que podemos dar aos acontecimentos valores menos pessoais, e podemos assim nos envolver com os acontecimentos de forma mais livre, como sendo cada experincia pessoal misso de progresso que se estabelece a todo Esprito. Por exemplo, quando somos atingidos pelo nascimento e pelo desencarne de um familiar. Que estes acontecimentos no sejam golpes pessoais do destino, mas o destino natural de todo ser humano, compartilhado naturalmente. Ao fecharmos os olhos na prece, quando nos preparamos para a comunicao medinica, pode acontecer de no nos desligarmos de nosso jeito habitual de ver a vida. Continuamos com os mesmos problemas, com as mesmas preocupaes, com as mesmas concepes de viver, no uso dos quais passamos em seguida a discutir temas na relao medinica. Contudo, se disso tudo nos afastarmos, e vermos essas ocupaes de vida como algo que deve ser estabelecido de forma crist e espiritual, e no devam ser levadas pr nossas relaes espirituais no processadas espiritualmente, ento podemos discutir temas de interesse pr evoluo comum de todos, sem nos fixarmos em revelaes, em explicaes de cunho particular. Estudamos experincias comuns, como Espritos fazendo a lio de casa.

Manter ansiedades que permeiam nossa vida na terra nos dilogos com os Espritos, quando no contato medinico, manter-nos encarnados, mesmo que em situao de relativa liberdade oferecida pela prece, e pela conversa com Espritos errantes. Dessa forma, vemos como possvel, mesmo perdendo o corpo, pelo desencarne, mantemos os elos rsticos com a vida terrena. Disso tudo - exerccio que se nos oferece cada encarnao - devemos nos distanciar, at que, mesmo encarnados, sejamos Espritos livres.

Jos Fernando Vital


vital.pai.family@gmail.com

www.scribd.com/espacotempo2461

Lembrete, de O Evangelho, segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Cap. XXI- Falsos cristos e falsos profetas item 11, Lus, Esprito Protetor, Carisruhe, 1861: sobre essa passagem do profeta Jeremias, que quero vos entreter, meus amigos. Deus falando pela sua boca, disse: a viso do seu corao que os faz falar. Essas palavras indicam claramente que j naquela poca, os charlates e os vaidosos abusavam do dom de profecia e o exploravam. Abusavam, portanto, da f simples e quase cega do povo, predizendo por dinheiro coisas boas e agradveis. Essa espcie de embuste estava bastante generalizada entre os judeus, e fcil compreender que o pobre povo, em sua ignorncia, estava impossibilitado de distinguir os bons dos maus, e era sempre mais ou menos enganado pelos impostores ou fanticos que se diziam profetas. Nada mais significativo do que estas palavras: Eu no enviava estes profetas, e eles corriam, no lhes falava nada, e eles profetizavam. Mais adiante encontramos: Tenho ouvido o que disseram os profetas que em meu nome profetizaram a mentira, e dizem:'Sonhei, tenho sonhado. Indicava, assim, um dos meios ento empregados para explorar a confiana do povo. A multido, sempre crdula, no pensava em lhes contestar a veracidade dos sonhos ou das vises, porque achava tudo aquilo muito natural e convidava sempre os profetas a falarem. Depois das palavras do profeta, ouvi os sbios conselhos, do apstolo So Joo, quando diz: No creiais em todos os Espritos, mas provai se os Espritos so de Deus. Porque entre os invisveis, h tambm os que se comprazem em enganar, quando encontram oportunidade. Os enganados so, bem entendido, os mdiuns que no tomam as necessrias precaues. Temos nisto, sem dvida, um dos maiores escolhos, contra o qual muitos se chocam, sobretudo quando so novatos no Espiritismo. uma prova, de que no podem triunfar seno com muita prudncia. Aprendei, pois, antes de tudo, a distinguir os bons dos maus Espritos, para no vos tornardes vs mesmos em falsos profetas.

Anda mungkin juga menyukai