Anda di halaman 1dari 8

Seminrio de psicologia Tema: TDAH (Transtorno de dficit de ateno)

TDAH
O que o TDAH? O Transtorno do Dficit de Ateno com Hiperatividade (TDAH) um transtorno neurobiolgico, de causas genticas, que aparece na infncia e freqentemente acompanha o indivduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desateno, inquietude e impulsividade. Ele chamado s vezes de DDA (Distrbio do Dficit de Ateno). Em ingls, tambm chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. O TDAH comum? Ele o transtorno mais comum em crianas e adolescentes encaminhados para servios especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianas, em vrias regies diferentes do mundo em que j foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Quais so os sintomas de TDAH? O TDAH se caracteriza por uma combinao de dois tipos de sintomas: 1) Desateno 2) Hiperatividade-impulsividade O TDAH na infncia em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianas, pais e professores. As crianas so tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou ligados por um motor (isto , no param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos so desatentos. Crianas e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desateno para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memria (so muito esquecidos). So inquietos (parece que s relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e tambm so impulsivos ("colocam os carros na frente dos bois"). Eles tm dificuldade em avaliar seu prprio comportamento e quanto isto afeta os demais sua volta. So freqentemente considerados egostas. Eles tm uma grande freqncia de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e lcool, ansiedade e depresso. Quais so as causas do TDAH? J existem inmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil demonstrando que a prevalncia do TDAH semelhante em diferentes regies, o que indica que o transtorno no secundrio a fatores culturais (as prticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicolgicos. Estudos cientficos mostram que portadores de TDAH tm alteraes na regio frontal e as suas conexes com o resto do crebro. A regio frontal orbital uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparao com outras espcies animais e responsvel pela inibio do comportamento (isto , controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar ateno, memria, autocontrole, organizao e planejamento. O que parece estar alterado nesta regio cerebral o funcionamento de um sistema de substncias qumicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informao entre as clulas nervosas (neurnios). Existem causas que foram investigadas para estas alteraes nos neurotransmissores da regio frontal e suas conexes. A) Hereditariedade: Os genes parecem ser responsveis no pelo transtorno em si, mas por uma predisposio ao TDAH. A participao de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observaes de que nas famlias de portadores de TDAH a presena de parentes tambm afetados com TDAH era mais freqente do que nas

famlias que no tinham crianas com TDAH. A prevalncia da doena entre os parentes das crianas afetadas cerca de 2 a 10 vezes mais do que na populao em geral (isto chamado de recorrncia familial). Porm, como em qualquer transtorno do comportamento, a maior ocorrncia dentro da famlia pode ser devido a influncias ambientais, como se a criana aprendesse a se comportar de um modo "desatento" ou "hiperativo" simplesmente por ver seus pais se comportando desta maneira, o que excluiria o papel de genes. Foi preciso, ento, comprovar que a recorrncia familial era de fato devida a uma predisposio gentica, e no somente ao ambiente. Outros tipos de estudos genticos foram fundamentais para se ter certeza da participao de genes: os estudos com gmeos e com adotados. Nos estudos com adotados comparam-se pais biolgicos e pais adotivos de crianas afetadas, verificando se h diferena na presena do TDAH entre os dois grupos de pais. Eles mostraram que os pais biolgicos tm 3 vezes mais TDAH que os pais adotivos. Os estudos com gmeos comparam gmeos univitelinos e gmeos fraternos (bivitelinos), quanto a diferentes aspectos do TDAH (presena ou no, tipo, gravidade etc...). Sabendo-se que os gmeos univitelinos tm 100% de semelhana gentica, ao contrrio dos fraternos (50% de semelhana gentica), se os univitelinos se parecem mais nos sintomas de TDAH do que os fraternos, a nica explicao a participao de componentes genticos (os pais so iguais, o ambiente o mesmo, a dieta, etc.). Quanto mais parecidos, ou seja, quanto mais concordam em relao quelas caractersticas, maior a influncia gentica para a doena. Realmente, os estudos de gmeos com TDAH mostraram que os univitelinos so muito mais parecidos (tambm se diz "concordantes") do que os fraternos, chegando a ter 70% de concordncia, o que evidencia uma importante participao de genes na origem do TDAH. A partir dos dados destes estudos, o prximo passo na pesquisa gentica do TDAH foi comear a procurar que genes poderiam ser estes. importante salientar que no TDAH, como na maioria dos transtornos do comportamento, em geral multifatoriais, nunca devemos falar em determinao gentica, mas sim em predisposio ou influncia gentica. O que acontece nestes

transtornos que a predisposio gentica envolve vrios genes, e no um nico gene (como a regra para vrias de nossas caractersticas fsicas, tambm). Provavelmente no existe, ou no se acredita que exista, um nico "gene do TDAH". Alm disto, genes podem ter diferentes nveis de atividade, alguns podem estar agindo em alguns pacientes de um modo diferente que em outros; eles interagem entre si, somando-se ainda as influncias ambientais. Tambm existe maior incidncia de depresso, transtorno bipolar (antigamente denominado Psicose Manaco-Depressiva) e abuso de lcool e drogas nos familiares de portadores de TDAH.

B) Substncias ingeridas na gravidez: Tem-se observado que a nicotina e o lcool quando ingeridos durante a gravidez podem causar alteraes em algumas partes do crebro do beb, incluindo-se a a regio frontal orbital. Pesquisas indicam que mes alcoolistas tm mais chance de terem filhos com problemas de hiperatividade e desateno. importante lembrar que muitos destes estudos somente nos mostram uma associao entre estes fatores, mas no mostram uma relao de causa e efeito.

C) Sofrimento fetal: Alguns estudos mostram que mulheres que tiveram problemas no parto que acabaram causando sofrimento fetal tinham mais chance de terem filhos com TDAH. A relao de causa no clara. Talvez mes com TDAH sejam mais descuidadas e assim possam estar mais predispostas a problemas na gravidez e no parto. Ou seja, a carga gentica que ela prpria tem (e que passa ao filho) que estaria influenciando a maior presena de problemas no parto.

D) Exposio a chumbo: Crianas pequenas que sofreram intoxicao por chumbo podem apresentar sintomas semelhantes aos do TDAH. Entretanto, no h nenhuma necessidade de se realizar qualquer exame de sangue para medir o chumbo numa criana

com TDAH, j que isto raro e pode ser facilmente identificado pela histria clnica.

E) Problemas Familiares: Algumas teorias sugeriam que problemas familiares (alto grau de discrdia conjugal, baixa instruo da me, famlias com apenas um dos pais, funcionamento familiar catico e famlias com nvel socioeconmico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianas. Estudos recentes tm refutado esta idia. As dificuldades familiares podem ser mais conseqncia do que causa do TDAH (na criana e mesmo nos pais). Problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas no caus-lo.

F) Outras Causas Outros fatores j foram aventados e posteriormente abandonados como causa de TDAH: 1. corante amarelo 2. aspartame 3. luz artificial 4. deficincia hormonal (principalmente da tireide) 5. deficincias vitamnicas na dieta.

Todas estas possveis causas foram investigadas cientificamente e foram desacreditadas. Diagnstico Silva (2003) aponta que como ocorre em quase todos os distrbios psiquitricos, um desafio muito grande tanto para a psiquiatria estabelecer critrios para a identificao do TDAH, uma vez que no existem caractersticas fsicas, marcadores laboratoriais e to menos exame de imagens que comprovem o diagnstico.

Ballone (2005) enfatiza a necessidade de uma equipe multiprofissional, e alerta que uma observao da criana em diferentes contextos como na escola e entre amigos de fundamental importncia, uma vez que os sintomas do transtorno so observados em vrias situaes.

Tratamento Segundo Ballone (2004), o tratamento especfico para os quadros de TDAH envolve uma abordagem mltipla com professores, pediatras, psiclogos, psiquiatras a fim de englobar intervenes psicofarmacolgicas e psicossociais. O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinao de medicamentos, orientao aos pais e professores, alm de tcnicas especficas que so ensinadas ao portador. A medicao, na maioria dos casos, faz parte do tratamento. A psicoterapia que indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental. No existe at o momento nenhuma evidncia cientfica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH. O tratamento com fonoaudilogo est recomendado nos casos onde existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expresso Escrita (Disortografia). O TDAH no um problema de aprendizado, como a Dislexia e a Disortografia, mas as dificuldades em manter a ateno, a desorganizao e a inquietude atrapalham bastante o rendimento dos estudos. necessrio que os professores conheam tcnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho (Obs: A ABDA oferece cursos anuais para professores). Em alguns casos necessrio ensinar ao aluno tcnicas especficas para minimizar as suas dificuldades. Perguntas Mais Freqentes e Suas Respostas Crianas com TDAH podem ter outros transtornos associados? Como se o TDAH por si s j no fosse o bastante para uma criana e sua famlia, sabe-se que na maioria das vezes o portador apresenta pelo menos mais uma distrbio associado. As pesquisas estimam que 70% das crianas

com TDAH apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam trs ou mais comorbidades. As comorbidades coexistentes podem gerar forte influncia em como os sintomas de TDAH iro se manifestar afetando o modo, o comportamento e o desempenho acadmico. A maneira pela qual o paciente ser tratado, portanto, depender das desordens secundrias. O TDAH pode surgir em adultos, mesmo quando estes no apresentam sintomas durante a infncia? No.O TDAH pode persistir at a vida adulta, porm ele reconhecido como um transtorno que tem incio na infncia. Considera-se ento que alguns sintomas trazem comprometimento para a criana, como por exemplo, agitao ou dificuldade para concentrao, j presentes desde os 7 anos de idade. Em algumas crianas os sintomas de hiperatividade e impulsividade podem tornar evidentes problemas na escola, ou em casa, desde muito jovens, enquanto ainda esto nas primeiras etapas da alfabetizao. Outras crianas, muitas vezes predominantemente desatentas, podem passar desapercebidas at que seu desempenho escolar piore com o aumento da cobrana caracterstica da entrada da criana no ensino mdio. Quanto tempo dura o tratamento para o TDAH? O tratamento deve sempre levar em conta o controle dos sintomas. Suspende-se o tratamento quando o paciente apresenta-se assintomtico por pelo menos o perodo de um ano, ou quando h melhora significativa dos sintomas. Vale lembrar que cada caso nico. Pessoas que so portadoras de TDAH tem muitas coisas em comum, mas no so necessariamente iguais no seu comportamento. Os portadores tem realmente vrios problemas parecidos, seja durante a infncia e a adolescncia, seja na vida adulta.

Referencias Bibliogrficas BALLONE GJ Metilfenidato. In: PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br,. Acesso em : 16/05/2012. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distradas, impulsivas e hiperativas. 24. ed. So Paulo: Gente,2003. BARKLEY, Russel A. Transtorno de dficit de ateno/ hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002. Associao Brasileira do Dficit de Ateno. Internet

Anda mungkin juga menyukai