Anda di halaman 1dari 3

PRESIDNCIA DA REPBLICA SECRETARIA- GERAL

COMISSO NACIONAL DE DILOGO E AVALIAO DO COMPROMISSO NACIONAL PARA APERFEIOAR AS CONDIES DE TRABALHO NA CANA-DE-ACAR RESOLUO N. 1, DE 23 DE MAIO DE 2012 (DOU de 24/05/2012 Seo I Pg. 1) Dispe sobre o mecanismo de reconhecimento de empresas que aderirem ao Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar e cumprirem as prticas empresariais nele contidas. A COMISSO NACIONAL DE DILOGO E AVALIAO DO COMPROMISSO NACIONAL PARA APERFEIOAR AS CONDIES DE TRABALHO NA CANA-DE-ACAR, no uso das atribuies que lhe confere o art. 2, inciso IV, do Decreto de 24 de novembro de 2010, resolve: Art. 1 s empresas que aderirem ao Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar e cumprirem as prticas empresariais nele contidas ser concedido Selo de Reconhecimento, nos termos desta Resoluo. CAPTULO I DA CONCESSO E CASSAO Art. 2 O Selo de Reconhecimento s empresas que aderirem ao Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar e cumprirem todas as prticas empresariais nele estabelecidas ser concedido pela Comisso Nacional de Dilogo e Avaliao do Compromisso Nacional mediante processo concessrio estabelecido nesta Resoluo. Art. 3 O processo concessrio do Selo de Reconhecimento a que se refere o art. 2 ser iniciado com requerimento da empresa interessada, conforme modelo constante no Anexo desta Resoluo. 1 O requerimento de que trata o caput dever ser dirigido Comisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar e instrudo com o Relatrio de Verificao vlido, nos termos do anexo I do Edital de Chamada Pblica n 01/2011 - SG/PR, publicado no Dirio Oficial da Unio de 15 de julho de 2011. 2 Os custos das verificaes e auditorias sero de responsabilidade das empresas aderentes ao Compromisso Nacional. Art. 4 Caber Comisso Nacional decidir sobre a concesso do Selo de Reconhecimento no prazo mximo de trinta dias, prorrogvel por igual perodo. Pargrafo nico. A Comisso Nacional poder, sempre que entender necessrio, solicitar informaes adicionais aos rgos de fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, bem como proceder a consultas perante a Justia do Trabalho, quanto empresa requerente, antes de colocar o requerimento de concesso em pauta de votao. Art. 5 O Selo de Reconhecimento ser concedido somente mediante aprovao unnime dos membros presentes na reunio da Comisso Nacional. Art. 6 A validade do Selo de Reconhecimento poder ser confirmada em consulta ao stio eletrnico da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica.

Art. 7 O Selo de Reconhecimento ser de uso e responsabilidade exclusivos da empresa que o detenha, sendo vedada sua utilizao pelo grupo econmico a que pertena ou por outra empresa do mesmo grupo. Art. 8 Havendo denncia comprovada de descumprimento do Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar, a Comisso Nacional conceder o prazo de quinze dias para apresentao de justificativa pela empresa. 1 No sendo aceitas as justificativas, a Comisso Nacional instaurar procedimento administrativo para apurao dos fatos e, verificada a irregularidade, a empresa ter o prazo de quinze dias para regularizar sua situao. 2 No comprovado o saneamento das irregularidades denunciadas no prazo assinalado no 1, a Comisso Nacional cassar o selo concedido empresa. 3 Uma vez cassada a concesso do selo pela Comisso Nacional, esta determinar a excluso da empresa da lista a que se refere o art. 11, constante no stio eletrnico da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica. Art. 9 A Comisso Nacional ter autonomia e independncia para apurar eventuais irregularidades no cumprimento das prticas empresariais necessrias manuteno das condies que ensejaram a concesso do Selo de Reconhecimento s empresas. Art. 10. Aps a cassao do selo, a empresa interessada poder requerer nova concesso de Selo de Reconhecimento, desde que seja apresentado novo Relatrio de Verificao vlido e juntada a documentao exigida nesta Resoluo. Art. 11. As decises relativas concesso ou cassao do selo sero comunicadas empresa interessada e registradas no stio eletrnico da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica. CAPTULO II DO RECURSO ADMINISTRATIVO Art. 12. Das decises da Comisso Nacional sobre a concesso e a cassao do Selo de Reconhecimento caber recurso no prazo de dez dias, a ser dirigido Comisso Nacional e julgado por seu Coordenador. Art. 13. A interposio do recurso no possui efeito suspensivo, salvo deciso unnime em contrrio dos membros presentes na reunio da Comisso Nacional. CAPTULO III DA VIGNCIA Art. 14. O Selo de Reconhecimento de que trata esta Resoluo ter validade pelo prazo de vigncia do Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar, com suas eventuais prorrogaes. CAPTULO IV DAS DISPOSIES FINAIS Art. 15. A concesso do Selo de Reconhecimento e a publicao, em stio eletrnico da SecretariaGeral da Presidncia da Repblica, de lista com o nome das empresas, no devem ser utilizadas para concesso ou restrio, por terceiros, de crditos ou outros benefcios s empresas detentoras do selo e, caso sejam utilizados para estes fins, a Comisso Nacional ficar isenta de quaisquer responsabilidades. Art. 16. Na hiptese de uso indevido, pela empresa, do Selo de Reconhecimento de que trata esta Resoluo, caber Comisso Nacional a adoo das medidas cabveis. Art. 17. Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Nacional.

Art. 18. Ficam convalidados os procedimentos de auditoria instaurados, com base no Edital de Chamada Pblica n 01/2011 - SG/PR, que tiverem sido realizados anteriormente vigncia desta Resoluo. Art. 19. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. GILBERTO CARVALHO Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica Coordenador da Comisso Nacional

ANEXO

Comisso Nacional de Dilogo e Avaliao do Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar A empresa _______________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nmero ____________________________,unidade ___________________________________ com endereo na________________________________________________________, vem, por meio do presente, REQUERER a concesso do Selo pelo cumprimento do Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Cana-de-Acar, conforme Relatrio de Verificao anexo, atendidos os requisitos do Edital de Chamada Pblica n 01/2011 - SG/PR, publicado no Dirio Oficial da Unio de 15 de julho de 2011.

(Local) __________, ___ de _________ de _____.

Assinatura Responsvel Legal

Deciso da Reunio da Comisso Nacional conforme Ata em anexo, ocorrida no dia ___ de _________ de ________.

Assinatura Membro da Comisso Nacional

Anda mungkin juga menyukai