Anda di halaman 1dari 3

Experimento 1 Medidas Eltricas e Leis de Kircho e

Instituto de F sica
Universidade de Bras lia O presente ensaio tem como objetivo desenvolver habilidades bsicas para a montagem e anlise de a a um circuito eltrico elementar. Espera-se que o estudante crie uma familiaridade com dois dos mais e importantes instrumentos de medidas eltricas, a saber, o amper e metro e volt metro. A aplicaao c desses conhecimentos ser utilizada para se vericar as duas leis de Kircho, fundamentais em toda a anlise de circuitos. a MATERIAIS

Utilize os resistores de 390, 1K e 1M. Para cada resistor varie a tenso de 0 a 20V com a passos 4V. Anote o valor da corrente lida no amper metro e da tenso lida no volt a metro. Construa uma tabela relacionando tenso e cora rente. Faa um grco I vs. V para cada valor de rec a sistncia. e
2 - LEI DAS MALHAS

2 mult metros 1 fonte controlada de tenso/corrente a 1 resistor 390, 5W 1 resistor de 1K, 5W 1 resistor de 1M , 2W
ATENCAO!!!

Comece todas as medidas com o maior fundo de escala dispon no aparelho. De posse do valor estimado vel para tenso e corrente aumente a preciso da medida aos a a poucos at obter a escala correta. e
1 - VOLT IMETRO E AMPER IMETRO

Deseja-se obter as curvas caracter sticas de resistores como forma de se aprender a utilizar o volt metro e o amper metro. A gura 1 mostra como as ligaes devem ser feitas. co Note que a maneira correta de se inserir um volt metro e sempre em paralelo em relao ao elemento sobre o qual ca se deseja obter a queda de tenso. J o amper a a metro dever ser sempre posicionado em srie, no ramo onde se a e deseja obter a corrente.

Agora que j temos familiaridade com o uso de a volt metros, podemos usar esse conhecimento para se vericar a segunda lei de Kircho para um caso simples de dois resistores. Monte o circuito indicado na gura 2. E importante ressaltar que a gura representa apenas a posio de monca tagem do volt metro, devendo ser trocada aps a anlise o a do valor de tenso de forma que seja necessrio apenas a a um aparelho.

Figura 2: Etapa 2

Figura 1: Etapa 1

Para uma dada tenso da fonte posicione o a mult metro sobre o resistor de 390 e anote o valor registrado.

2 Retire o mult metro dessa resistncia e posicione-o e sobre o resistor de 1K. Compare os valores obtidos com aquele fornecido pela fonte (nesse caso pode-se ligar o mult metro em paralelo com a fonte). Repita o procedimento para outro valor de tenso a da fonte e note que tal tenso igual ` soma das a e a quedas de tenso medidas nos resistores indepena dentemente do valor utilizado.
4 - LEI DOS NOS

Da mesma forma que aplicamos o conhecimento de medida em um volt metro para a anlise de malhas, nesta a etapa utilizamos o amper metro para vericar a primeira lei de Kircho. Monte o circuito conforme a gura 4 abaixo representada.

3 - RESISTENCIA EQUIVALENTE SERIE

Em muitos aspectos da teoria de anlise de circuitos a util trocar um conjunto de resistores por um unico ree sistor que produza o mesmo efeito. Esta etapa se presta a estudar como tal associao feita para resistores em ca e srie. e Inicialmente monte o circuito indicado na gura 3.

Figura 4: Etapa 4

Utilize uma tenso de 10 V. a Mea a corrente de sa da fonte. c da Alternadamente mea as correntes em cada ramo c dos resistores. Compare os valores medidos com aquele do ramo da fonte.
Figura 3: Etapa 3 5 - RESISTENCIA EQUIVALENTE PARALELO

Aplique uma tenso de 10 V na fonte. a Mea a queda de tenso entre os terminais da asc a sociao entre os resistores de 390 e 1K. ca Anote tambm o valor da corrente na malha do e circuito. Usando a expresso V = Req I determine o valor a que Req deve assumir na presente situaao. c Compare o valor anterior com a soma dos valores dos resistores utilizados. Repita o procedimento para um outro valor de tenso e observe o ocorrido. a

Levando a dualidade srie/paralelo alm, esta etapa se e e dedica ` investigao da resistncia equivalente para um a ca e circuito paralelo. O circuito a ser montado nesta etapa representado e na gura 5 abaixo. Aplique uma tenso inicial de 10V e mea a cora c rente no terminal da fonte. Mea agora, alternadamente, a corrente que ui pec los ramos do resistor de 390M e de 1K. Usando a expresso V = Req I determine o valor a que Req deve assumir na presente situao. ca Compare o rec proco do valor obtido com a soma dos rec procos das resistncias utilizadas. e

3
Figura 6: Etapa 6

Variando a tenso da fonte conforme feito na a primeira etapa, mea a tenso nos terminais da asc a sociao resistor de 1M e amper ca metro.
Figura 5: Etapa 5

6 - RESISTENCIA INTERNA

Nesta etapa deseja-se investigar a inuncia das ree sistncias interna dos dispositivos utilizados sobre o come portamento do circuito. Construa o circuito da gura 6.

Para cada um dos valores de tenso medidos, ana ote a corrente na malha do circuito de forma a se levantar a curva de carga deste sistema.

Compare esta curva com a obtida na primeira etapa do experimento.

Anda mungkin juga menyukai