Anda di halaman 1dari 3

TEXTO I

A Civilizao do Nilo

O vale e o delta do rio Nilo j eram habitados desde 5000 a.C. L existiam pequenas unidades polticas autnomas chamadas nomos. Os nomos do Norte formaram o reino do baixo Egito, e os do Sul, o reino do Alto Egito. Por volta de 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por um governo centralizado na pessoa do Fara. Comeava a longa histria do Egito Antigo, que se estendeu at 525 a.C. Os egpcios acreditavam ter recebido dos deuses os conhecimentos e as tcnicas da civilizao. Sua religio era politesta. Entre as numerosas divindades contava-se: R ou Amon- R, Osris, sis e Anbis. Consideravam o fara com encarnao do deus Hrus. Havia tambm numerosos deuses locais, e muitos animais eram considerados divinos, como o crocodilo, o babuno, o gato e o escaravelho. Conhecemos muito sobre a vida do Egito Antigo graas s informaes escritas em papiros e nas paredes de seus tmulos e monumentos. Existiam trs tipos de escrita: a hieroglfica (considerada sagrada e reservada para os templos e tmulos), a hiertica (uma simplificao dos hierglifos) e a demtica (escrita popular usada no comrcio). A escrita egpcia foi decifrada em 1822 pelo sbio francs Champollion. Em meio as areias do deserto do Saara, erguem-se as pirmides. So construes imponentes, que h cerca de 5 mil anos maravilham o mundo. (...)
Adaptado de IONS, Vernica. Egipto. Biblioteca de Grandes Mitos e Lendas Universais.1982

De acordo com os estudos sobre a Arte Egpcia, julgue os itens das questes abaixo: Questo 01 Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO: 1. ( ) Em termos de evoluo artstica, podemos comparar a Arte Egpcia com a Arte Moderna, pois tanto uma quanto a outra era agressivamente convulsiva, e uma tcnica se sobrepunha a outra num piscar de olhos. 2. ( ) A maior preocupao dos egpcios era garantir uma vida aps a morte confortvel para seus soberanos, que eram considerados deuses. 3. ( ) A religio era o aspecto mais significativo da cultura egpcia. Tudo era orientado por ela. 4. ( ) A principal caracterstica da Arte Egpcia foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espao das igrejas catlicas.

Questo 02 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) A Arte Egpcia concretizou-se, desde o incio, nos tmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados juntos aos mortos. 2. ( ) A arquitetura egpcia se realizou sobretudo nas construes morturias. 3. ( ) No Egito, o emprego do ferro e do vidro levou a um excesso de floralismo decorativista, cujo exemplo mais claro so as famosas pirmides egpcias. 4. ( ) A civilizao egpcia imitou muito a Arte Cretense, mas a sua arquitetura apresentou traos prprios. Suas construes so longas e retangulares.

Questo 03 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) Os egpcios acreditavam que Ka, o esprito do Fara, era imortal, e assim depositavam em sua tumba todos os seus bens terrenos para que ele os usasse na eternidade. 2. ( ) As esculturas egpcias eram feitas para durar um determinado tempo, pois acreditava-se que assim como o esprito, as imagens deveriam ser sempre renovadas como um novo flego de vida. 3. ( ) Nas pinturas em paredes, as superfcies eram divididas em painis verticais e tambm, s vezes, diagonais. 4. ( ) As imagens representadas nos famosos painis egpcios raramente eram separadas por linhas, mas sim sobrepostas.

Questo 04 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) A imponncia das construes egpcias eram feitas para atestar a grandiosidade do poder poltico do Fara. 2. ( ) A Lei da Frontalidade era rigidamente obrigatria. Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de perfil, enquanto sua cabea, pernas e ps eram vistas sempre de frente. 3. ( ) No incio, as tumbas dos primeiros Faras eram rplicas das casas em que moravam. As pessoas mais simples eram sepultadas em construes comuns denominadas Mastabas. 4. ( ) Foram as mastabas que deram origem s grandes pirmides construdas mais tarde.

Questo 05 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) De acordo com a Lei da Frontalidade, a arte no deveria apresentar uma reproduo naturalista que sugerisse iluso de realidade. 2. ( ) As esttuas egpcias revelavam dados particulares do retratado: sua fisionomia, seus traos raciais e sua condio social. 3. ( ) A Arte Egpcia era bastante padronizada, no dando margem criatividade ou imaginao pessoal, pois a obra deveria revelar um perfeito domnio das tcnicas de execuo e no estilo do artista. 4. ( ) Feitas para durar eternamente, as esttuas egpcias eram esculpidas em substncias flexveis. A pose era sempre de perfil com os braos prximos ao dorso. TEXTO II

Acrpole O poder e a arte


(...) Toda a cidade grega venerava seus deuses protetores e seus heris e acreditava que seu destino dependia deles. Respeit-los e homenage-los era uma atitude cvica. Ofend-los era ofender a cidade. Religio e poltica eram, portanto, inseparveis. Os templos eram construdos na acrpole, a parte mais alta da polis, e a escolha desse lugar confirma a importncia dos deuses na vida dos gregos. O mais belo templo grego e orgulho dos atenienses foi construdo nessa poca: o Partenon, dedicado deusa Atena. O projeto da obra ficou a cargo dos arquitetos Ictnio e Calcrates, e a responsabilidade da construo foi entregue a Fdias. Reconhecido como o maior escultor da Grcia Antiga, Fdias usou marfim e ouro para fazer a esttua de Atena e decorou o templo com um friso de 167m de comprimento representando a procisso da Panatenias, um festival realizado em homenagem deusa. Toda a populao acompanhava essa procisso, que percorria a cidade e subia at o Partenon. A cada quatro anos, fazia-se uma homenagem especial: um manto bordado, o peplo, era ofertado deusa. Competies esportivas eram organizadas no itinerrio da procisso e os vitoriosos dedicavam seu triunfo a Atena. Era a maior festa cvica ateniense.
Rodrigues, Estr Joelza. Histria em Documento. FTD. 2001

Questo 06 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) A arte grega preocupa-se basicamente em expressar apenas sentimentos agradveis, dominando a tcnica de uma execuo perfeita. 2. ( ) No estilo grego houve o predomnio do sentimento sobre a razo, na criao artstica, maior espontaneidade e liberdade na composio e na tcnica. 3. ( ) As obras gregas romperam o equilbrio entre a razo e a emoo ou entre a arte e a cincia. 4. ( ) A arte grega estava intimamente ligada religio, servindo de veculo de difuso dos preceitos e das crenas religiosas.

Questo 07 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma produo cultural mais livre foram os gregos. 2. ( ) Os gregos no se submeteram s imposies de sacerdotes ou de reis autoritrios, e valorizaram especialmente as aes humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo. 3. ( ) Durante o perodo do desenvolvimento da cultura grega, houve uma exploso de criatividade, resultando em um nvel de excelncia sem paralelo nos campos da arte, poesia, drama, filosofia, governo, leis, lgica e matemtica. 4. ( ) A pintura, a escultura e arquitetura gregas, foram movidas por concepes muito parecidas das que os egpcios tiveram de vida, da morte e das divindades.

Questo 08 - Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:


1. ( ) A pintura grega de um modo geral, est voltada pesquisa das cores e das sombras luminosas. 2. ( ) Os contrastes de luz e sombra comuns na pintura grega eram obtidas de acordo com a lei das cores complementares. 3. ( ) Os gregos buscavam uma sntese dos dois polos do comportamento humano paixo e razo e por meio da representao artstica da forma humana (frequentemente em movimento), chegaram muito perto de conquist-la 4. ( ) Enquanto o nu masculino sempre foi aceitado na escultura grega, as esttuas femininas evoluram de totalmente vestidas para o nu sensual.

Questo 09 - No perodo Clssico da Grcia uma nova caracterstica marcou sua escultura.
Quanto a esta caracterstica assinale a alternativa CORRETA: a) As figuras masculinas eram apresentadas em rigorosa posio frontal. b) As esttuas masculinas eram nuas e buscavam a imobilidade. c) Os braos e a cabea passaram a ser representados levantados. d) Surge a escultura em bronze.

Anda mungkin juga menyukai