Anda di halaman 1dari 2

Histrico

A BHS finalizou recentemente a compra de dez aeronaves produzidas pela francesa Eurocopter. O negcio, avaliado em US$ 225 milhes, um dos maiores j feitos no setor e marca a entrada em operao no mercado brasileiro das robustas aeronaves, cuja verso militar foi adquirida recentemente pelas Foras Armadas. Essa a principal arma da BHS, que passa a contar com uma frota de 30 helicpteros, para buscar a viceliderana do setor de txi areo. A BHS foi fundada em 1992 e passou a prestar servios Petrobras em 1996. O primeiro acidente com um helicptero da empresa e que deixou mortos aconteceu em 5 de julho de 2003. poca, um Sikorsky S-76 caiu ao tentar pousar em um navio em alto-mar, prximo plataforma P-33. Morreram cinco pessoas --dois pilotos da BHS, o comandante Cludio Belloni e o co-piloto Marcos Miranda de Souza; e os passageiros Csar Marques de Oliveira, empregado da Petrobras, Juliano Alves da Silva, empregado da empresa Mycom, e Kenneth Ward, da empresa Stolt Offshore S/A. A aeronave foi localizada no fundo do mar, a uma profundidade de 820 metros, com os corpos dos tripulantes e dos passageiros, informou poca, a Petrobras. O segundo acidente ocorreu pouco mais de um ano depois, em 24 de julho de 2004, e deixou seis mortos. Tambm envolveu um modelo S-76 da Sikorsky. O aparelho havia sado do navio-plataforma FPSO, no campo de Roncador, e seguia para a plataforma P-31, no campo de Albacora, quando caiu no mar. Estavam na aeronave dois tripulantes e nove passageiros. No acidente morreram Adilson Alves de Paula, Eleomar Rossi, Higor Neves da Silva, funcionrios da empresa Krontec, Anidalmom Moraes Siqueira, da BSM, Ricardo Antnio da Silva, funcionrio da Promontest, e o mecnico Carlos Augusto Rodrigues, empregado da Siemens. Acidentes envolvendo helicpteros da empresa BHS (Brazilian Helicopter Service) fornecidos Petrobras provocaram a morte de 14 pessoas desde que ela comeou a prestar servios estatal, em 1996. O ltimo deles ocorreu por volta das 16h30 de ontem (26/02/2008), nas guas da Bacia de Campos (RJ), a 109 km da costa. A aeronave, um Super Puma L2, prefixo PP-MUM, realizou o pouso forado logo aps decolar da P-18 --no campo de Marlim, bacia de Campos-- com destino a Maca. A aeronave transportava 20 pessoas --17 passageiros e trs tripulantes. Aps o acidente, 15 pessoas foram resgatadas com vida. A empresa informou que trs ocupantes morreram e outros dois ainda so procurados nas guas.

A Petrobras o principal cliente da BHS. Das 15 aeronaves que a empresa possui, 11 delas esto a servio da estatal. A BHS informou que ocupa um hangar da Votec Taxi Areo, em Maca, no entanto, no h qualquer relao entre as duas empresas. Segundo a BHS, a manuteno das aeronaves feita diariamente de acordo com o manual de manuteno do equipamento. A cada 15 dias feita uma auditoria pela equipe de inspeo de segurana da Petrobras. A empresa informou que informaes referentes manuteno dos equipamentos j foram passadas ao Cenipa (Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos). 12 JAN 05 - BHS Txi Areo - Sikorski SK- 76 A - PP-MCS O helicptero estava realizando giros de manuteno no ptio da empresa no Aeroporto de Maca - RJ (SBME), com dois pilotos e trs passageiros a bordo. O piloto conduzia a aeronave em rolamento a 10 ps de altura, quando ocorreu a perda de controle seguida de coliso com o solo, o que fez com que a mesma tombasse para a esquerda, sofrendo danos graves. Os cinco ocupantes, porm, permaneceram ilesos. 22 JUL 04 - BHS - Brazilian Helicopter Services Txi Areo - Sikorski S-76 - PP-MYM O helicptero decolou do Heliponto So Tom (SBFS), em Campos - RJ, com dois tripulantes e dez passageiros a bordo s 07:35 h (local). Pousou no navio FPBRASIL, onde desembarcou um passageiro e seguiu em direo plataforma P-31 da Petrobras. Aps cerca de 5 minutos, j configurado para o pouso e a 500 ps sobre a gua, acendeu-se a luz de limalha do motor esquerdo, seguida de um estrondo nesse motor. Na seqncia, ocorreu perda de rotao do rotor principal e queda na potncia de ambos os motores. O helicptero bateu na gua com baixa velocidade, mas grande razo de descida e atitude cabrada, afundando rapidamente. Seis passageiros morreram, dois passageiros e dois tripulantes sofreram ferimentos graves e um passageiro feriu-se levemente. O helicptero teve perda total. 05 JUL 03 - BHS - Brazilian Helicopter Services - Sikorski S- 76 A - PT-YVM O helicptero, que transportava pessoal da Petrobrs na Bacia de Campos - RJ, havia decolado do Farol de So Tom e pousado na plataforma petrolfera Marlim, decolando em seguida com dois tripulantes e trs passageiros para o navio de apoio Toisa Mariner.

Chegando ao navio, colidiu o rotor de cauda com o mastro da embarcao, perdendo o controle e caindo no mar, onde afundou. Os destroos e os corpos dos cinco ocupantes foram localizados a 820 metros de profundidade.

Anda mungkin juga menyukai