Anda di halaman 1dari 8

LEGISLAO QUE REGULA AS EMPRESAS DE FOMENTO MERCANTIL ("FACTORING") NO BRASIL

Guilherme Jurema Falco

2001

LEGISLAO QUE REGULA AS EMPRESAS DE FOMENTO MERCANTIL (FACTORING) NO BRASIL


Guilherme J. Falco
Consultor Legislativo da rea VII Finanas, Direito Comercial, Direito Econmico, Defesa do Consumidor

ESTUDO
OUTUBRO/2001

Cmara dos Deputados Praa dos 3 Poderes Consultoria Legislativa Anexo III - Trreo Braslia - DF

NDICE

1) O QUE SO AS EMPRESAS DE FACTORING ? .................................................................. 3 2) O QUE FAZEM AS EMPRESAS DE FACTORING ? ............................................................. 4 3) QUAL A LEGISLAO QUE AMPARA AS EMPRESAS DE FACTORING ? ...................... 5 4) AS EMPRESAS DE FACTORING SO TEIS COMO INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO AO COMRCIO OU SO MEROS INSTRUMENTOS DE AGIOTAGEM ? ......................................................................................................................... 6

2001 Cmara dos Deputados.


Todos os direitos reservados. Este trabalho poder ser reproduzido ou transmitido na ntegra, desde que citados o(s) autor(es) e a Consultoria Legislativa da Cmara dos Deputados. So vedadas a venda, a reproduo parcial e a traduo, sem autorizao prvia por escrito da Cmara dos Deputados.

LEGISLAO QUE REGULA AS EMPRESAS DE FOMENTO MERCANTIL (FACTORING) NO BRASIL


Guilherme J. Falco

1) O QUE SO AS EMPRESAS DE FACTORING? reliminarmente cabe-nos fazer uma fundamental distino entre uma instituio financeira e uma empresa de factoring. Factoring no banco, nem instituio financeira. Banco capta recursos, empresta dinheiro e necessita de autorizao do Banco Central para funcionar. Factoring presta servios e compra crditos. Empresa que capta recursos no mercado, empresta dinheiro com juros, faz crdito direto ao consumidor ou crdito pessoal ou, ainda, administra consrcios, embora se rotule de factoring, uma empresa conhecida como marginal de mercado, porque est margem da lei. Quem no estiver autorizado a funcionar pelo BACEN, exercendo as atividades acima mencionadas, est sujeito s penalidades previstas no art. 44, 7, da Lei n 4.595/64, e no art. 16 da Lei n 7.492/86. Neste caso, o BACEN tem competncia legal para punir todos quantos praticam operaes com caractersticas daquelas privativas das instituies financeiras. Diferentemente das instituies financeiras, que so tuteladas pela Lei n 4.595/64, sendo fiscalizadas pelo BACEN, a empresa de factoring uma sociedade mercantil, limitada ou annima, cuja existncia legal nasce com o arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial. O funcionamento de uma sociedade de fomento mercantil, que se prope efetivamente a praticar o factoring, no necessita de autorizao do BACEN. Com a fundao da Associao Nacional de Factoring- ANFAC, em 1982, sediada em So Paulo, as empresas de factoring passaram a contar com um rigoroso programa de treinamento para operadores, alm da transmisso de know-how, que envolve elaborao de contratos, definio de mercado-alvo, estrutura organizacional, dentre outros itens importantes.

Convm esclarecer ainda que, como empresa, a factoring tem diretores, gerentes, operadores e funcionrios, contabiliza seus negcios regularmente e paga impostos. A receita operacional das empresas de factoring tem dois componentes: a comisso cobrada dos servios que tem de prestar (de 0,5% a 3% ad valorem) e o diferencial na compra dos crditos mercantis oriundos das vendas de seus clientes. Sobre a nota fiscal de servios emitida em cada operao, a empresa de factoring recolhe o ISS Prefeitura local. Em relao ao imposto de renda, ele incide sobre toda a receita bruta auferida. Finalmente, vale insistir na diferenciao das atividades de factoring, que no devem se confundir com um simples emprstimo, desconto de duplicatas, adiantamento de recursos, compra de duplicatas ou de faturamento, crdito pessoal ou crdito direto ao consumidor, captao de recursos em real ou dlar, administrao de consrcios, etc. Todas essas atividades so desempenhadas ora por instituies financeiras, ora por administradoras de consrcio, sendo que esto sob a gide da Lei n 4.595/64 e da Lei n 8.177/91, respectivamente, e se subordinam fiscalizao e controle do Banco Central. Na verdade, o factoring uma atividade comercial mista atpica, resumindo-se na equao de prestao de servios + compra de crditos (direitos creditrios) resultantes de vendas mercantis. Factoring , pois, fomento mercantil, porque expande os ativos de seus clientes, aumenta-lhes as vendas, elimina seu endividamento e transforma as suas vendas a prazo em vendas vista.

2) O QUE FAZEM AS EMPRESAS DE FACTORING? Compreendida a clssica distino entre as empresas de factoring e os bancos, fica mais fcil entender a operacionalidade de suas atividades. Por sua definio e filosofia operacional, as empresas de factoring no podem fazer a intermediao de dinheiro no mercado financeiro. So empresas comerciais de atividade complexa que conjugam prestao de servios com compra de direitos. Dependem fundamentalmente de seus recursos prprios e o segredo de seu sucesso reside na administrao eficiente do seu passivo. O factoring uma atividade complexa, cujo fundamento a prestao de servios, ampla e abrangente, que pressupe slidos conhecimentos de mercado, de gerncia financeira, de matemtica financeira, de estratgia operacional e de contabilidade, para exercer suas funes de parceiros dos clientes. A filosofia operacional do factoring pode produzir profundas mudanas na estrutura organizacional, financeira e produtiva do cliente: a) elimina o endividamento; b) melhora a competitividade de seu produto; c) provoca uma reduo de custos e otimiza o tempo do administrador da empresa, que diminui a necessidade de buscar recursos junto aos bancos, num processo desgastante de negociao. Consagrado o princpio de que banco capta e empresta dinheiro e a empresa de factoring presta servios e compra direitos, no resta dvida de que esto bem demarcadas as fronteiras de atuao de ambas instituies. Bancos emprestam dinheiro que antecipado ou adiantado. H o direito de regresso permitido atravs do endosso que feito pelo sacador ao banco. O pagamento pelo uso do dinheiro feito atravs da cobrana de juros a seus clientes. A empresa de factoring faz a compra definitiva dos ativos representados por ttulos de crdito (sendo que, no Brasil, 90% desses ttulos so duplicatas) a preo certo. Bancos prestam servios creditcios ou no. fundamental a
4

empresa de factoring colocar disposio do cliente uma srie de servios no-creditcios. A empresa de factoring se organiza sob a forma de sociedade mercantil e trabalha com poucos clientes. H quem entenda as empresas de factoring como filtros seletores dos riscos do sistema econmico, pois o factoring atende um nicho de empresas que no normalmente cliente dos bancos e presta servios que os bancos no tm interesse em faz-lo. Enquanto os bancos tm por atividade bsica e essencial fazer a intermediao de recursos no mercado, cobrando um spread (que a diferena entre o custo de captao e o de aplicao de recursos feita pelos bancos); o factoring como atividade comercial cobra um preo certo pela compra de sua mercadoria (crditos).

3) QUAL A LEGISLAO QUE AMPARA AS EMPRESAS DE FACTORING? O factoring comeou no Brasil em 1982. A Circular BACEN n 703, deste mesmo ano, foi um documento confuso, ambguo e injurdico, que no definiu nem proibiu o factoring, mas atrasou e distorceu sua prtica no Brasil. A Circular BACEN n 1.359/88 foi, enfim, a normatizao competente que estabeleceu os parmetros das empresas de factoring, revogando a Circular n 703/82. Todavia, o BACEN continuava sem poder tutelar as empresas de factoring no Brasil, apenas evitando que suas atividades se confundissem com as das instituies financeiras. Assim, o BACEN, na Circular n 1.359, de 30 de setembro de 1988, liberou o factoring no Brasil, com a condio de que no fosse praticada nenhuma operao que tivesse as caractersticas daquelas privativas das instituies financeiras que tm autorizao do BACEN para funcionar, de acordo com a Lei n 4.595/64. O balizamento legal do factoring no Brasil est definido nas normas do direito legislado vigente no Pas, consubstanciado principalmente nos seguintes textos legais: a) Cdigo Civil Brasileiro (Lei n 3.071, de 01.01.1916), art. 1.216, no tocante prestao de servios; b) Cdigo Comercial Brasileiro (Lei n 556, de 25.06.1850), arts. 191 a 220; e Cdigo Civil Brasileiro, arts. 1.065 a 1.078, referentes compra de crditos mercantis; c) Lei n 5.474/68, referente s duplicatas envolvidas na compra e venda mercantil e na prestao de servios; d) Infra-legal: Resoluo do Conselho Monetrio n 2.144, de 22.2.95; e) Legislao tributria: Leis ns 8.981, de 20.01.95, 9.249, de 26.12.95, e 9.430, de 27.12.96. A Lei n 9.430/96, que Dispe sobre a legislao tributria federal, as contribuies para a seguridade social, o processo administrativo de consulta e d outras providncias, endossando conceito anteriormente j presente na Lei n 9.249/95, consolidou no ordenamento jurdico nacional uma definio mais precisa para a prtica da atividade de fomento mercantil, quando, em seu art. 58, descreveu a atividade das empresas de factoring como sendo a atividade de empresas que explorem as atividades de prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios.

Sendo o factoring uma atividade comercial mista e atpica, no-financeira, reconhecida pelo BACEN, atravs da Circular n 1.359/88, no necessita de uma lei especfica para sua operacionalizao. O factoring, atualmente, est bem amparado pelo ordenamento legal vigente no Pas. Os contratos de factoring so remetidos s legislaes civil e comercial j citadas acima, mas possuem forma especfica no que recorrem aos princpios do instituto jurdico da cesso civil de direitos. Inicialmente estes contratos s se configuravam em contrato de cesso de crdito, a ttulo oneroso (arts. 1.065 a 1.068 do Cdigo Civil), sendo questionado, no incio, o direito da empresa de factoring cessionria, uma vez que, sob esta forma de transferncia, os ttulos de crdito adquiridos no podiam estar vinculados, por constiturem uma obrigao autnoma. Com a evoluo da ANFAC, foi surgindo um novo contrato, com modelo e forma prprios adaptado cultura, aos costumes e praxes comerciais e jurdicas vigentes no Brasil, substituindo, paulatinamente, os contratos de cesso de direitos a ttulo oneroso. Assim, com base nas fontes tradicionais do Direito, foi idealizado o contrato de fomento mercantil. Este novo contrato permitiu, portanto, uma adaptao ao ordenamento jurdico brasileiro para contornar a inadequao da disciplina do instituto civil da cesso e para oferecer segurana s partes envolvidas nas transaes de factoring, cuja funo ultrapassa, certamente, os limites da cesso de crdito.

4) AS EMPRESAS DE FACTORING SO TEIS COMO INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO AO COMRCIO OU SO MEROS INSTRUMENTOS DE AGIOTAGEM? A necessidade de conquistar novos mercados e o rpido processo tecnolgico tm conduzido os pequenos e mdios empresrios busca de novas alternativas de recursos para fomentar os seus ativos e expandir suas vendas sem fazer dvidas. O mercado-alvo das empresas de factoring , historicamente, o segmento das pequenas e mdias indstrias. Atualmente, no Brasil, as empresas de factoring possuem mais de 10.000 clientes, sendo que 80% so indstrias. A ANFAC congrega hoje 320 sociedades de fomento mercantil (factorings), as quais, em 1990, realizaram negcios da ordem de US$ 400 milhes, administrando mais de 7 mil contratos com seus clientes, com uma mdia de vinte compradores finais, cada um, o que representa um movimento mensal de 140 mil ttulos de crdito (includos neste nmero, alm das duplicatas, notas promissrias rurais, warrants, conhecimentos de transporte) resultantes de suas vendas. Em levantamento realizado pela ANFAC, em abril de 1998, o mercado-alvo das empresas de factoring, que so indstrias de pequeno e mdio porte, se apresentava com a seguinte caracterizao: 1 - indstria metalrgica .........22 % 2 - indstria qumica................20 % 3 - indstria grfica................17 % 4 - indstria txtil/confeces...............15 % 5 - empresas comerciais........................14 % 6 - empresas de prestao de servios.............4 % 7 - indstria sucroalcooleira...........................3 %
6

8 - ind. de plsticos, calados, tica, laticnios, eletrnica e frigorficos...........................................3 % 9 - empresas de transporte................2 % As sociedades de fomento mercantil, profissionalmente administradas, prestam importantes servios s pequenas e mdias indstrias, assessorando-as na compra de matria-prima, na avaliao de riscos, no acompanhamento de contas a receber e a pagar, na administrao do fluxo de caixa, no oramento de custos, na anlise de novos produtos, no desenvolvimento mercadolgico e no acompanhamento da atividade dos compradores finais, que so os devedores da operao. Diante das dificuldades que atravessa o Brasil, oportuno lembrar que as factorings so mecanismos genuinamente da iniciativa privada, independente do governo, que podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento econmico, a modernizao tecnolgica do parque industrial brasileiro, o aumento da produo e a gerao de mo-de-obra. A prpria atividade de fomento desenvolvida pelas empresas de factoring, tem por objetivo priorizar a produo. Todavia, h uma parcela da sociedade brasileira que ainda associa o factoring s prticas onzenrias, vulgarmente conhecidas como agiotagem. Tambm, em outros pases, ocorreu o mesmo fenmeno, na implantao do factoring, por ignorncia e m informao. As empresas de factoring, que atualmente esto associadas ANFAC, apresentam performance eficiente, exibindo importantes ganhos de produtividade, liquidez e rentabilidade. Observa-se j um elevado nvel de profissionalizao na maioria das empresas de factoring existentes no Pas e associadas ANFAC, que lhes permite efetuar compra dos direitos das vendas mercantis de seus clientes, a preos abaixo dos parmetros normalmente praticados pelo mercado. Outras empresas, travestidas da roupagem de factoring, que se dedicam a prticas de agiotagem, definitivamente no fazem factoring, mas extorquem sua clientela. Enquadram-se na contraveno, estando submetidas s penalidades e sanes da lei. Da vale o entendimento de que qualquer pessoa fsica ou jurdica- no precisa ser empresa de factoring - que realize operaes com caractersticas daquelas privativas das instituies financeiras podem ser fechadas pelo BACEN e classificadas como mercado marginal, sujeitas s penalidades previstas no art. 44, 7, da Lei n 4.595/64 e processo administrativo e penal. Assim, afirma-se ainda que existem empresas que esto desvirtuando o factoring. O factoring , por excelncia, o mecanismo destinado a prestar apoio e assistncia ao pequeno e mdio empresrio e suprir-lhe as deficincias de capital de giro. Para estabelecer um padro tico e formalizar clusulas contratuais nas operaes de factoring, a ANFAC votou e determinou a vigncia, a partir de 1987, de um Cdigo de tica. Este cdigo consiste na sistematizao de todas as normas, procedimentos, contratos e regulamentos operacionais, que servem de respaldo a todos aqueles negcios que so praticados efetivamente como factoring e que no conflitam com o que dispem as Leis ns. 4.595/64, 4.728/65 e 8.177/91.

111802

Anda mungkin juga menyukai