Anda di halaman 1dari 11

BIOLOGIA: 08/03/12

"No o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta s mudanas" (Charles Darwin)

A composio qumica das clulas.

Compostos qumicos: Substncias inorgnicas (gua e sais minerais) Substncias orgnicas (carboidratos; aucares/ lipdios; gorduras e leos/ protenas/ vitaminas/ cidos nuclicos).

Molcula polar que apresenta forte tenso superficial. No adere a molculas apolares como o leo e a gordura. nico fluido que ao congelar se expande e se torna menos denso que em sua forma lquida. A gua atua em diversas reaes do organismo. atua tambm na transformao de grandes molculas orgnicas em outras menores. Hidroflicas: substncias que se dissolvem na gua. Hidrofbicas: substncias que no se dissolvem na gua.

Substncias que quando em contato com a gua se dissociam em ons Clcio: manuteno de ossos e dentes. Fsforo: faz parte do trifosfato de adenosina (ATP). Potssio: participa do processo de contrao muscular, da regulao da presso sangunea e da sntese de glicognio e protenas. Sdio: regulao do equilbrio hdrico. Ferro: componente da hemoglobina e da mioglobina, pigmentos que tem grande afinidade com gases respiratrios, principalmente o oxignio. Iodo: componente dos hormnios da glndula tireidea, que regula o metabolismo. Sua falta pode determinar o hipotireoidismo. Essa doena pode ser corrigida com uma alimentao rica em iodo, o que aconteceu com a adio do iodo ao sal de cozinha (sal iodado).

Hidrossolveis: solveis em gua. Lipossolveis: solveis em lipdios. O termo vitaminas empregado para substncias orgnicas necessrias em pequenas quantidades para as atividades metablicas de um organismo. Avitaminoses: doenas causadas pela falta de vitaminas. Exemplo: escorbuto. Vitaminas importantes: C- cido ascrbico/ escorbuto. A- retinol/ problemas de viso (principalmente cegueira noturna), atua nas reaes de renovao de clulas da epiderme humana, e por isso o cido retinico, uma das formas da vitamina A, tem sido usado para a renovao da epiderme. D- produzida na pele sob a ao dos raios solares/ raquitismo. E- esterilidade. K- hemorragia. B1- beribri. B2- fotofobia. B12- anemia perniciosa. PP- dermatite.

Monossacardeos: acares simples. Dissacardeos: acares formados pela combinao de duas molculas de monossacardeos. Polissacardeos: glicdios formados pela combinao de vrias molculas de monossacardeos. Monossacardeos: Triose: com trs tomos de carbono (C3H6O3). Tetrose: com quatro tomos de carbono (C4H8O4). Pentose: com cinco tomos de carbono (C5H10O5). Ribose e desoxirribose (constituintes dos cidos nuclicos). Hexose: com seis tomos de carbono (C6H12O6). Frutose e glicose (importantes fontes energticas).

Dissacarideos: Sacarose (acar da cana)= glicose + frutose. Lactose (acar o leite)= glicose + galactose. Os dissacardeos se formam por um processo, no qual duas molculas de monossacardeos se juntam, havendo a perda de uma molcula de gua, falando-se ento em sntese por desidratao.

Polissacardeos: Por serem insolveis em gua, permite que participem como componentes estruturais da clula ou que funcionem como armazenadores de energia. Sendo que podem ser desdobrados em acares simples. Funo Estrutural Energtica Principais polissacardeos Celulose Quitina Amido Glicognio Fonte Origem vegetal (parede celular das clulas das plantas) Origem animal (parede celular de fungos e exoesqueleto de artrpodes) Encontrado nas plantas e em alguns protistas Fungos e animais (principalmente nas clulas do fgado)

Obs: quando ingerimos alimentos de origem vegetal, a celulose no digerida, sendo denominada fibra. Na dieta humana a ingesto de fibras importante para o bom funcionamento dos intestinos.

So caracterizados pela insolubilidade em gua e solubilidade em solventes orgnicos (ter, lcool, clorofrmio) Carotenides (atuam como pigmentos acessrios na fotossntese) Carotenos: pigmentos alaranjados (colorao da cenoura). Xantofilas: amarelo a marrom-avermelhado. Precursor da vitamina A (importante para a viso e para a renovao de clulas da pele). Triglicerdeos (ou cerdeos)- gordura e leos. Estrutura: reunio de trs molculas de cido graxo com glicerol (um lcool), nessa unio ocorre perda de gua, o que caracteriza sntese por desidratao.

(Esquema de uma molcula de triglicerdeo) Obs: os triglicerdeos funcionam como importantes reservas de cidos graxos (substncia que participa de importantes processos metablicos). Alm disso, as gorduras (que um tipo de triglicerdeo) se acumulam principalmente em clulas adiposas, estas por sua vez podem formar tecidos adiposos bem desenvolvidos. Este tecido tem funo energtica e tambm funciona como um timo isolante trmico, reduzindo as perdas de calor sofridas por um corpo. Fosfolipdios: So formados por duas molculas de cido graxo e uma contendo fosfato, ligadas a uma molcula de glicerol. Cabea hidroflica Calda hidrofbica Devido a essa propriedade (cabea hidroflica e calda hidrofbica), quando em contato com a gua os fosfolipdios tendem ase dispor naturalmente em duas camadas. Por isso a membrana plasmtica das clulas constituda basicamente por esse lipdio. Cerdeos (ceras): impermeabilizam as folhas, frutos e ptalas das plantas reduzindo a perda de gua. Tambm so produzidas pelas abelhas.

Grupo de complexos compostos, dos quais o principal o colesterol. Colesterol: Produzido pelo fgado, participa da composio qumica das membranas celulares das clulas animais, precursor dos hormnios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrgeno), da vitamina D e dos sais biliares. No sangue o colesterol transportado associado a lipoprotenas, que podem ser de baixa densidade (LDL) ou alta densidade (HDL). A LDL fornece colesterol aos vasos sanguneos, mas quando h excesso deposita-o na parede dos vasos sanguneos, causando o acmulo de gorduras nos vasos, que por sua vez, perdem a elasticidade causando o quadro da aterosclerose. Da a denominao mau colesterol. J a HDL remove esse excesso, transportando-o para o fgado onde degradado e excretado na forma de sais biliares. Da bom colesterol. Os cidos graxos insaturados colaboram reduzindo o mau colesterol enquanto os saturados produzem efeito contrrio.

Macromolculas formadas pela unio de molculas menores, os aminocidos. Desempenham principalmente funo plstica (pois participam da composio de vrias estruturas do corpo) alm da funo energtica e de outras tantas funes que variam de protena para protena. Veja algumas protenas importantes: Enzimas: aumentam a velocidade das reaes. Anticorpos: mecanismo de defesa. Alguns hormnios como a insulina que atua no metabolismo dos acares. Aminocidos NH2 O R C H C OH

Curiosidade: O hbito no Brasil de comer arroz com feijo propicia a ingesto de todos os aminocidos essenciais ao nosso organismo. A maior parte das protenas ingeridas numa dieta, serve como fonte de aminocidos para a sntese de outras protenas em nosso corpo. Apenas uma pequena parte desse aminocidos usado na respirao celular como fonte de energia. Anemia falciforme: Doena causada por conta da substituio, determinada geneticamente, de um aminocido glutamato pela valina na molcula de hemoglobina. As hemcias portadoras dessa alterao apresentam-se sob a forma de foice. Desnaturao proteica: o aumento da temperatura ocasiona alteraes na forma das protenas que se tornam inativas. Um exemplo quando cozinhamos um ovo. Com o aquecimento a albumina sofre desnaturao e a clara endurece. Classificao das protenas: Simples: so formadas apenas por aminocidos. Conjugadas: alm dos aminocidos existem outros grupos de substncias, os chamados grupos prostticos. Algumas protenas importantes: Insulina: produzida no pncreas participa da reduo do nvel de acar no sangue. Albumina: nutrio do embrio (clara do ovo). Fibrinognio: componente do plasma sanguneo, participa do processo de coagulao sangunea. Queratina: formao de estruturas como unhas, pelos, chifres e cascos. Colgeno: encontrado na pele humana fornece elasticidade. ( a protena mais abundante do corpo humano).

DNA: principal constituinte dos cromossomos. Os genes so segmentos de molculas de DNA responsveis pelas caractersticas dos indivduos. RNA: participa principalmente do processo de sntese proteica. Nucleotdeos: unidades que formam o DNA e o RNA. Os nucleotdeos so compostos por um grupo fosfato, um grupo acar que no DNA a desoxirribose e no RNA a ribose, e uma base nitrogenada que pode variar de nucleotdeo para nucleotdeo. DNA RNA

Bases pricas Bases pirimdicas Pentose

Adenina(A) Guanina(G) Citosina(C) Timina(T) Desoxirribose

Adenina(A) Guanina(G) Citosina(C) Uracila(U) Ribose

Regra: Adenina(A) se liga apenas a Timina(T)-DNA- ou a Uracila(U)-RNA. Citosina(C) se liga a Guanina(G) em ambos os casos. Regra da porcentagem: DNA e RNA. DNA: A + T + C + G=100%; A=T e C=G/ A e T =20%, C e G =30% RNA:A + U + C + G=100%; A=U e C=G/ A e U =12,5%, C e G =37,5% Duplicao: DNA: autoduplicao semiconservativa, denominada desse modo, pelo fato de utilizar apenas a 2 hlice do DNA como molde para a duplicao. RNA: transcrio.

Falar de alimentos diet e light////////////////////////////////////////////////////???????????????????????????????????

Introduo citologia e superfcie das clulas.

"A natureza o nico livro que oferece um contedo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

Envoltrios celulares: Membrana plasmtica: Envoltrio lipoproteico (protenas incrustadas na bicamada lipdica) presente em todos os tipos celulares. Seu modelo de estrutura mais aceito foi proposto por Nicholson e Singer e chama-se modelo do mosaico fluido. Segundo esse modelo a membrana formada por duas camadas de fosfolipdios com protenas incrustradas constituindo um revestimento fluido. Essas protenas funcionam como verdadeiros porteiros, possibilitando que algumas substncias entrem ou saiam da clula, conferindo o que se chama permeabilidade seletiva (h uma seleo do que pode ou no entrar na clula) Caractersticas: Mantm meio intra e extracelulares independentes. Controla a sada e a entrada de substncias. Flexibilidade e regenerao.

Envoltrios externos membrana: Glicoclix: Envoltrio externo membrana das clulas animais e de alguns protistas decorrente de suas evolues biolgicas. formado por uma rede frouxa de glicdios que esto associados as protenas ou aos lipdios da membrana. uma estrutura que confere maior resistncia a membrana. Caractersticas: Alm de propiciar maior resistncia membrana, uma barreira contra agentes fsicos e qumicos do meio. Possibilita que as clulas se reconheam, pois clulas iguais tem glicoclix formados por glicdios iguais. Forma uma malha que retm nutrientes e enzimas formando um meio externo adequado.

Parede celular: Estrutura semirrgida presente nas bactrias, cianobactrias, em alguns fungos e nas plantas. Em algumas bactrias existe alm desse envoltrio, um outro envoltrio externo a parede celular, chamado cpsula. Nas plantas a parede celular tambm chamada de parede celulsica. Quando a planta jovem essa parede recebe o nome de parede primria. Ao longo do tempo vai ocorrendo deposio de material por dentro e esse envoltrio torna-se espesso chamando-se parede secundria. caracterstico das clulas das plantas a presena de pontos onde no h deposio de celulose entre duas clulas vizinhas chamando-se pontes citoplasmticas ou plasmodesmos. por meio delas que as clulas trocam materiais entre si.

Processos de troca entre a clula e o meio externo: 1. Processos passivos: Sem gasto energtico (difuso simples, difuso facilitada e osmose). 2. Processos ativos: Com gasto energtico (bomba de sdio e potssio). 3. Processos mediados por vesculas: com gasto energtico (endocitose e exocitose). 1. Processos passivos: Difuso simples: Consiste no movimento de partculas de onde esto mais concentrada para onde esto menos concentradas, a fim de igualar a concentrao. Na membrana plasmtica o movimento de pequenas molculas como o oxignio e o gs carbnico alm de certos ons.

Difuso facilitada: Nesse processo algumas protenas denominadas permeases, atuam facilitando a entrada de certas substncias na clula que por difuso simples demorariam muito tempo. um processo que ocorre a favor do gradiente de concentrao.

Osmose: Processo de difuso de molculas de gua atravs da membrana semipermevel. A gua difunde-se em maior quantidade da soluo hipotnica para a hipertnica. Comparao da osmose em clulas animais e vegetais:

2. Processo ativo: Bomba de sdio e potssio: Processo que ocorre contra o gradiente de concentrao. Nesse processo ocorre o bombeamento dos ons sdio (Ca) para fora da clula e dos ons potssio (K) para dentro, ocorrendo um gasto energtico. Esses ons se movimentam normalmente por difuso simples, mas a clula por meio do processo de bombeamento mantm uma concentrao diferencial, sendo que o meio interno rico em potssio e o meio externo rico em sdio. Essa manuteno

fundamental para o metabolismo celular. Os ons potssio so necessrios na sntese proteica e em algumas etapas da respirao, da a necessidade da maior concentrao desse on dentro da clula. Entretanto essa alta concentrao de potssio gera um problema osmtico. A clula resolve esse problema por meio do bombeamento de sdio para fora da clula. Alm de tudo isso esse processo importante na produo de diferenas de cargas eltricas nas membranas, especialmente nas membranas de clulas envolvidas nos processos de transmisso de impulsos nervosos.

3. Processos mediados por vesculas: Endocitose: Processo de entrada realizado de duas formas bsicas; fagocitose Processo de ingesto de molculas grandes tais como micro-organismos e restos de outras clulas. A clula projeta-se sobre o que vai ser ingerido com a formao de pseudpodes. O material ingerido fica no interior de vacolos digestivos denominados fagossomos. A fagocitose um mecanismo empregado por muitos protistas, em especial as amebas, para a obteno de alimento, englobando outros microorganismos. Nos multicelulares, a fagocitose exercida apenas por certas clulas especializadas, como o caso dos macrfagos e neutrfilos que atuam no mecanismo de defesa do corpo humano contra infeces. A pinocitose um processo de ingesto de molculas pequenas dissolvidas em gua, tais como polissacardeos e protenas. comum em todos os tipos celulares. As partculas ingeridas por pinocitose por meio de um mecanismo de invaginao da membrana, ficam no interior de pequenas vesculas denominadas pinossomos e podem servir como alimento para as clulas. Exocitose: Processo pelo qual so lanados para fora da clula secrees importantes que atuam em diversas etapas do metabolismo de nosso corpo. Portanto um processo frequente em clulas com funo excretora, como as do pncreas, que secretam insulina e glucagon. Essas substncias so produzidas no interior das clulas e ficam armazenadas em vesculas intracelulares. Por exocitose, essas vesculas lanam o seu contedo para fora da clula. Tambm por exocitose so eliminados resduos do material digerido dentro da clula. Esse tipo de exocitose denominado clasmocitose.

Citoplasma

"A natureza usa o mnimo possvel de tudo." (Johannes Kepler)

Anda mungkin juga menyukai